Existem 2 vagas na Equipa do Wrestling PT para publicar notícias. Candidata-te!

Piledrivin’ Everyone #3 – Botches: descuido ou falta de treino?

Bem vindos a mais um Piledrivin’ Everyone! Desta vez vamos tratar de um assunto que vem afetando vários lutadores (inclusive alguns renomados e experientes), tornando os shows, em partes mais “feios”, e em alguns casos, coloca em risco sua própria integridade física ou a de outros.

Resolvi começar com um lutador que vinha sendo muito criticado pelos seus constantes erros: Sín Cara. Vindo da companhia de lucha libre mexicana CMLL, estreou na WWE no dia 25 de março de 2011, em um combate contra Primo em Champaign/Illinois, em um live event da RAW. Na TV, fez duas aparições, atacando Sheamus (RAW 4 de abril) e Jack Swagger (SmackDown 8 de abril), demonstrando que seria face. Seu primeiro combate foi no dia 11 de abril, onde em uma RAW, derrotou Primo novamente. Logo foi para o roster da SmackDown, devido ao WWE Draft.

Quanto aos sous botches, alguns são bem notáveis. Vamos a alguns: três cometidos em luta em que fez equipe com John Cena, contra os então parceiros Miz & Riley. No primeiro, um leve erro de cálculo na volta do Handspring Back Elbow. No segundo, um pequeno “delay” na sequência da luta e o outro, muito mais visível, quando executa um Springboard Moonsault em Miz, errando claramente o oponente. Sigam para os seguintes tempos: 6:15 | 6:37 | 10:13

Sín Cara, em combate. Começo difícil…

O que dizer, então, da luta contra Chavo Guerrero, no Over the Limit do mesmo ano? Foi algo medonho. Siga até o tempo 8:50.

Sín Cara X Chavo Guerrero: sem dúvida um erro grotesco.

Também neste combate, agora contra Christian. Tempos: 0:16 | 6:28

Sín Cara com dificuldades de adaptação na WWE.

Somente mais um, pra não ficar tão grande o artigo e acharem que estou a persegui-lo, este até engraçado, pois ele errou na entrada no ringue, com seu salto no trampolim!

Pô, Sín Cara, até na entrada?

O que dizer depois de ver tudo isso? Sinceramente, considero pura falta de adaptação, visto que todos são vídeos de seu início na WWE. Alguns, como o que ocorreu na luta contra Chavo Guerrero poderiam inclusive culminar em uma lesão, que felizmente não aconteceu. Mas a sua ruptura do tendão patelar no Survivor Series o afastou dos combates, causando o fim de uma sequência em que já cometia menos erros. Treino árduo que estava a surtir efeito.

Felizmente houve outros combates em que ele conseguiu mostrar seu valor, mas ainda não conseguiu dar consistência às suas atuações.

Nem as Divas escapam dos botches (aliás, se analisarmos bem, muitas os cometem até com certa frequência). Alicia Fox, na RAW de 19 de Dezembro, após um Somersault Leg Drop mal executado, proporcionou uma lesão em um dos olhos de Beth Phoenix, que só fez seu retorno aos ringues em 26 de Janeiro. Veja no tempo 1:58 o finalizador e a cara que Beth faz.

Combate em que a finalização de Alicia Fox que rendeu um belo olho roxo a Beth Phoenix.

Alguns botches são até perigosos. Na RAW de 06 de fevereiro, The Miz não segurou R-Truth depois de um Springboard Splash, o que repercutiu muito mal no mundo do wrestling, sendo que muita gente, pelas redes sociais culpou The Miz pelo erro, que poderia tê-lo tirado do Elimination Chamber. Já outros disseram que o erro foi de Killings, mas estes foram uma minoria. O certo é que foi uma queda plasticamente feia, chegando a assustar os espectadores mais próximos e os telespectadores.

The Miz erra o “catch”.

Na semana seguinte, foi a vez de um consagrado superstar cometer um erro: Randy Orton. Ao aplicar um RKO em Big Show, ele sofreu uma concussão, o que tirou suas chances de participar na Elimination Chamber. Após o golpe mal aplicado, ele ainda aplicou um segundo RKO a Big Show, e depois disso ainda foi atingido por Daniel Bryan, que o atacou com o World Heavyweight Championship. Há rumores que esta lesão, na verdade, seja para que ele se recupere de outra lesão, no ombro ou nas costas.

Independente de qual lesão seja a verdadeira, resta saber se o botch em questão foi real ou proposital, para vender a história da lesão.

RKO desastrado de Orton a Big Show.

O mais recente acometido pela “Doença dos Botches” foi Daniel Bryan, no Elimination Chamber. Quem não percebeu que, ao tentar se desvencilhar de um ataque de Wade Barret com um Corner Backflip, deixou escorregar um dos pés, ocasionando uma queda e a consequente colisão de Barret contra ele? Como os vídeos estão escassos, fiz três “prints”:

dbryan1 dbryan3 dbryan2

D. Bryan e seu erro no Corner Backflip

Pois bem, há quem diga que pode ser falta de treinamento, há quem pense que possa ser por descuidos, ou simples falta de atenção. Ou poderia ainda ser por falta de ânimo. O certo é que hora ou outra acontecem, e sejam muito visíveis ou quase imperceptíveis, podem colocar em risco a integridade física de um ou outro lutador, ou simplesmente a plasticidade de um combate.

Como sempre, deixo-vos alguns questionamentos:

Há alguém que, no roster atual da WWE, consideres um “Rei do Botch”? Há algum botch que tenha “marcado época” no tempo em que assistes à WWE?

C ya next week!

Sobre o Autor

Foto de perfil de Facebook
- Professor e futuro Analista de Sistemas. Amo música de qualidade, computadores, wrestling e um bom futebol (não necessariamente nessa ordem).

31 Comentários

  1. Anónimo - há 5 anos

    Parabéns belo artigo!
    Há alguém que, no roster atual da WWE, consideres um “Rei do Botch”? Há algum botch que tenha “marcado época” no tempo em que assistes à WWE?

    Sinceramente Sin Cara é o “Rei do Botch” actualmente xD
    Um botch que tenha “marcado época” na wwe eu vi um video e lembro me perfeitamente deste combate entre Chris Benoit e Booker T julgo que estavam a lutar pela posição de serem o candidato principal ao titulo dos U.S.A. e eis que Benoit faz este “suicide” botch xD

    http://www.youtube.com/watch?v=UTcZRliHut8

  2. – Há alguém que, no roster atual da WWE, consideres um “Rei do Botch”?

    Rei do Botch é um nome muito feio mas actualmente não á ninguem que tenha botchado mais que Sín Cara, o que é pena.

    – Há algum botch que tenha “marcado época” no tempo em que assistes à WWE?

    Tem uns quantos botches que já assisti que podiam ter tido consequências muito graves.

    Brock Lesnar quando aplicou um Shooting Star Press na WrestleMania XIX
    Aquele momento senão me engano no Summerslam em que Owen Hart partiu o pescoço a Stone Cold.
    Cheguei também a ver um em que Sid Vicious salta das cordas e o pé que entra em contacto entra mal e partiu, um combate na WCW em que aplicar o move no Steiner.

  3. BrunoBomb15 - há 5 anos

    Sin Cara é o Rei do Botch.

    Agora 1 botch que ficou para a vida foi o Shotting Star Press do Brock Lesnar em Kurt Angle na WrestleMania XIX.

  4. RJ Wild - há 5 anos

    De botches que me lembro e de facto tiveram impacto, e deram mote ao “Não tentem isto em casa”, foi o caso de Sid Vicious e Marty Garner, para quem não sabe, Triple H preparava-se para fazer um Pedigree e Marty pensou que se tratasse dum double underhook powerbomb, ao qual não ficou muito bem no pescoço mais tarde.

    Mas para mim daqueles que vi mesmo, Batista continua no topo do trono como o Rey dos Botches.

  5. Blaze - há 5 anos

    O botch do Lesnar foi erro de cálculo mesmo. Lesnar já conseguia usar o SSP perfeitamente antes do botch. Mas aquilo podia ter acabado com ele.

    E quanto ao Sin Cara, foi erro da WWE tê-lo trazido pro main roster direto. O estilo de luta, lucha libre, é bem diferente do chamado “WWE style”. Deveriam ter levado ele pra FCW por uns tempos, depois levar ele pro main roster.

    Quando acertaram com Alberto del Rio, erraram feio com Sin Cara. E por favor, furem olhos na máscara dele. rs

  6. FábioVaz - há 5 anos

    Grande Flávio Bruniera, belíssimo artigo.

    Quanto aos botches mostrados e citados realmente foram feios, a cara da Beth me fez ter pena kkk.

    Há alguem que, no roster atual da WWE, consideres um “Rei do Botch”?
    Acho que Sin Cara era realmente o que estava a cometer mais botches atualmente, espero que ele volte um pouco mais focado nas lutas, embora seu estilo nao seja tao adaptativo, ele tem de se esforçar pra se adaptar.

    Há algum botch que tenha “marcado época” no tempo em que assistes à WWE?
    Já vi vários, Jeff Hardy ao aplicar um salto em Jhonny Nitro (Morrison) numa luta mixed tag, a maioria do corpo nao acertou o alvo.
    O Beautiful Bulldog aplicado por Maria que quebrou o nariz da Maryse.

    Mas botches são muito frequentes, seja em golpes simples ou mais elevados (como o de R-Truth), não acho que todos sejam por falta de treino, no calor da luta o templo de cálculo é pequeno, as vezes o botch é quase inevitável.

    Enfim, mais um belo artigo apontando um tema polêmico, boa escolha, parabéns.

    • Foto de perfil de Facebook

      Flavio Bruniera - há 5 anos

      Olá FábioVaz!

      Obrigado pela contribuição!
      Sempre estás por aqui pra contribuir com a discussão!

      • FábioVaz - há 5 anos

        Imagina, Piledrivin’ Everyone é um dos artigos que mais me chamou a atenção por aqui, gosto da forma que escreve e da forma que expõe os assuntos, fora que são assuntos bem escolhidos, realmente é um belo trabalho.

  7. 619 D-generation X - há 5 anos

    voces nao achavam que o sincara dava aquele pulo sem o trampolin certo??
    eu rachei de rir com o RKO zuado

  8. Master of Chaos - há 5 anos

    Ótimo artigo Flávio. A situação se Sin Cara era incrível, eu gostava de vê-lo atacando o Sheamus, mas depois vi sua luta de estréia contra Primo, ele deu um show, mas depois eu vi o combate de Cena e Sin Cara vs. The Miz & Riley. Sin Cara cometeu 3 erros e o terceiro foi claramente errado, depois do salto, imagino que ele queria cair com as pernas sobre The Miz, e caiu com os braços.
    O terceiro vídeo eu ri um pouco no erro do trampolim, mas acho que não seria tão grave assim (mentira, é grave).
    O vídeo da luta entre Phoenix e Alicia foi incrível, acho que elas não tinham combinado uma pancada daquelas. loooool.
    Estava a assistir justamente este vídeo quando li o artgio, R-Truth se machucou depois do salto, impressionante, um vôo destes é impressionante.
    O RKO de Orton foi outra coisa impressionante, realmente o erro de um RKO pode ser grave, mas no gigante Big Show, foi “sinistro”.
    É Bryan, pisar errado pode te causar danos morais.

    A minha resposta é: Acho que o rei do botch é R-Truth, depois de analisar vídeos antigos dele.

    Não me lembro de um que chegue a marcar época, mas dou o título a R-Truth.

  9. David Simão - há 5 anos

    A lesão do Orton foi no segundo RKO, e não no do botch!

  10. João Macedo - há 5 anos

    Excelente artigo, de facto este é o maior perigo no wrestling. Se um lutador falhar uma manobra, coloca a sua e a carreira do seu adversário em jogo. Por vezes até a própria vida.
    Há alguém que, no roster atual da WWE, consideres um “Rei do Botch”?
    O Sin Cara, obviamente. Penso que ele deveria preparar-se mais durante alguns meses e só depois voltar aos ringues.

    Há algum botch que tenha “marcado época” no tempo em que assistes à WWE?
    O Shawn Michaels ter tocado no chão no Royal Rumble de 1995!
    Minuto 1:54 – http://www.youtube.com/watch?v=Yjdue7qR2Is

    • Amaury - há 5 anos

      Não vejo nenhum botch na luta do royal rumble epica de 1995, se nao sabes, a regra do royal rumble e que pra ser eliminado o participante tem que encostar os 2 pes no chão, nessa luta, Shawn Michaels so encostou UM pe no chão, entao , nao sendo eliminado.

      • João Macedo - há 5 anos

        Peço desculpa pela minha ignorância, sabia que não era um “botch” propriamente dito, mas pensei que não estaria completamente nos planos da WWE Michaels sequer tocar no chão.

  11. The_Great_White - há 5 anos

    Ótimo artigo…mas é uma pena o caso de Sin Cara…um lutador muito bom que se errasse um pouco menos já estaria com algum cinturão com certeza…
    Gostei muito deste novo artigo…meus parabéns Flávio

    • Foto de perfil de Facebook

      Flavio Bruniera - há 5 anos

      Valeu, The_Great_White!
      Eu acho que o que realmente faltou para o Sín Cara foi um tempo na FCW. Mas como foi direto, creio que com um tempo de treino e sequência de combates melhoraria suas performances!

      • The_Great_White - há 5 anos

        Verdade…até estranhei quando vi que ele tinha ido direto para a WWE sem ir para a FCW…acho que isso foi mesmo um erro e a WWE colhe os frutos deste erro nesses botches…

  12. special one - há 5 anos

    nao acho que o do bryan tenha sido botch… foi um acidente, escorregou, e nao uma coisa mal feita… e aquele move é muito dificil de fazer, ele nao usa as maos nem nada…

  13. Jerry Tyler - há 5 anos

    Parabéns Flavio
    Há alguém que, no roster atual da WWE, consideres um “Rei do Botch”?

    Na actualidade realmente o Sín Cara é o
    “Rei do Botch” e acho que daqui alguns meses pode até ser o Hunico

    Há algum botch que tenha “marcado época” no tempo em que assistes à WWE?

    Os mais incrivel Botch que eu acho foi o SSP do Lesnar na WM XIV, o Tombstone Piledriver do Owen Hart no SCSA e o Suicide Dive do Benoit em uma luta contra o King Booker.

  14. The_Great_White - há 5 anos

    Acredito que o rei do Botch seja Sin Cara…já disse isso quando disse que ele entrou direto para a WWE sem pegar experiencia na FCW

  15. The_Great_White - há 5 anos

    Flávio…mesmo eu já tendo visto o combate entre Christian e Sin Cara,fui ver o vídeo e estava removido…para quem quiser ver achei o linkno youtube :D
    http://www.youtube.com/watch?v=Cx8IDDndcEM 2:56,8:27(achei um botch) e 10:27…

  16. XxTheShowstopperXx - há 5 anos

    Grande artigo se eu soubesse já tinha lido á mais tempo mas pronto.
    Parabéns!

    “Há alguém que, no roster atual da WWE, consideres um “Rei do Botch”? Há algum botch que tenha “marcado época” no tempo em que assistes à WWE?”

    Para mim o Sin Cara sem dúvida nenhuma apesar que não devia de haver nenhum.

  17. Blaze - há 5 anos

    Pra mais referências sobre botches, recomendo a série Botchamania, feita por Maffew. Quase todos os episódios estão no YouTube, upada por vários fãs.

  18. Mario Magalhaes - há 5 anos

    Grande artigo Flávio, Sin Cara pode ser considerado atualmente o Rei do Botch, mas penso que ele foi promovido para a WWE, fora de hora, espero que retorne apenas mais adiante e já mais familiarizado com a WWE.

  19. 619 D-generation X - há 5 anos

    volto a repitir que quero o sincara lutando com mysterio na wrestlemania

    • João Macedo - há 5 anos

      Isso também eu queria…mas está difícil.

      • FábioVaz - há 5 anos

        Sin Cara vs Rey nessa wrestlemania é quase impossivel, visto que não se sabe de Rey está totalmente recuperado, e a WWE nao tem promovido Sin Cara, então acho bem improvável

  20. BEMIZ - há 5 anos

    optimo artigo acho que o rei do Botch de sempre e o SABU apesar de ja nao lutar

Comentar

Login com Facebook

Editar avatar »

Notificações por email:

Wrestling.PT © 2006-2016 / Política de Privacidade / Disclaimer / Sobre Nós / Contactos / RSS Feed / Desenvolvido por Luís Salvador