Sharpshooter #1 – The winner: Marketing!

Primeiramente quero me apresentar, meu nome é Bruno do Nascimento Costa e acompanho o site há algum tempo, porém comecei a comentar a menos e vocês podem me achar sobre o apelido de AwesomeTheMiz. Como já era de se imaginar, meu atual wrestler favorito é o The Miz, mas, também, admiro muito outros wrestlers como Jeff Hardy, Bobby Roode e Wade Barrett. No primeiro artigo vou falar sobre um assunto sucinto e simples, em que o marketing exercido pela WWE atrapalha muito o produto que oferece.

Enquanto o Monday Night Raw tem quedas de audiências, nós vemos uma grande decadência no atual produto. Vamos começar a falar da PG Era, que surgiu para trazer os jovens aos programas da WWE e para trazer uma grande decadência de qualidade. Os superstars vem e vão, chegam aos 45-50 anos e se aposentam, com algumas exceções como Ric Flair.

Quando a WWE viu que mais da metade da sua audiência era constituída por mulheres e crianças resolveu criar um produto mais adequado para os mesmos. Mais precisamente, com pesquisas mais detalhadas, no ano de 2008. Até agora nós vimos poucos que elogiam a PG Era, um destes poucos é John Cena: elogia a PG Era porque tornou a WWE um programa livre para todos os públicos e que é um bom negócio para a empresa. Não me convenceu.

Não posso dizer que a ideia é ruim, mas não posso dizer que a ideia de criar um produto livre para todas as idades seja excelente. Vejamos, a ideia é que a família não seja desvalorizada, mas porque a WWE insiste em lutas de Jinder Mahal contra The Great Khali? Porque no Royal Rumble insistiu em um confronto de eliminação entre Goldust e Cody Rhodes? As falhas na ideia já começam por aí. Não tenho muito a comentar de Mahal e Khali, acho que ambos não vão passar muito a frente ao que já estão. Entretanto, acho que Goldust e Cody formariam uma grande dupla, principalmente como heels (recapitulando, não estou criticando Cody, Mahal, Goldust e Khali. Estou criticando o produto).

Outro ponto negativo são nos combates, apenas no começo da PG Era nós tínhamos o prazer de acompanhar combates Hardcore, isto, claro, por causa de Tommy Dreamer. Após a saída de Dreamer em 2009, só temos vistos combates hardcore de uma forma comum, que aparecem apenas no Extreme Rules e algumas vezes em outros pay-per-views (Geralmente no Elimination Chamber, no WWE TLC e no Survivor Series).

Como comentei no Perguntas e Respostas #21 com José Sousa, a questão do Pay-per-views também caiu a qualidade, baseando-se na minha ideia daquele Perguntas e Respostas, vejamos: A WWE possui grandes pay-per-views, mas, como é de se esperar, alguns tem mais destaque que outros, neste caso são: Royal Rumble, WrestleMania, SummerSlam e Survivor Series, tem outros Pay-per-views bons como o Night of Champions e o No Way Out. Porém, temos Pay-per-views “sem sal” como o Hell In a Cell e o WWE TLC.

Uma das ideias que a WWE poderia copiar da TNA é criar um Pay-per-view com um tipo de combate, mas que todos os combates sejam no mesmo. Exemplo: A TNA tem o LockDown, onde todos os combates são feitos dentro de uma Steel Cage; enquanto a WWE tem o Elimination Chamber, o WWE TLC e o Hell In a Cell (quero ressaltar que o Elimination Chamber deste ano achei ridículo) enquanto o TLC e o Elimination Chamber são Pay-per-views que não seguem a temática, já que são apenas os combates principais do título que vai de acordo com o Pay-per-view. Vemos que a WWE teve grandes pay-per-views, mas quero citar os três que mais tive oportunidade de acompanhar:

– Armageddon: Um grande Pay-per-view, que caracteriza o fim e o início de novas feuds. Veio para substituir um Pay-per-view mais próprio que temático, no caso o pay-per-view D-Generation X. Gerando grandes combates, se caracterizava pelo Armageddon Hell In a Cell (seis wrestlers dentro de um Hell In a Cell) em busca de um cinturão. Mas se caracterizava pelos combates fora do padrão, em que não eram apenas Singles.

Combate seleccionado:

No Desqualification Triple Threat Match: Jeff Hardy vs Triple H vs Edge pelo WWE Championship

– Bragging Rights: Outro grande Pay-per-view que saiu do ar pelo fato do Survivor Series, em que havia combates de Tag Elimination, de sete contra sete (No Survivor Series é cinco contra cinco). Entretanto, ficou apenas dois anos no ar, caracterizado pela feud entre a brand da SmackDown e do Raw, nos dois anos o SmackDown foi o vencedor. Fora isto, o Bragging Rights também tinha grandes combates que fugiam das regras rígidas, um qual quero deixar é:

Combate seleccionado:

Ironman 60-minutes: John Cena vs Randy Orton pelo WWE Championship

– Unforgiven: o último e melhor pay-per-view que quero citar. Não só quero citar que deixou saudades pelos grandes combates que o mesmo proporcionava, mas pelo fato dos Championships Scrambles sumirem depois da retirada do pay-per-view. Acompanhamos vários combates de singles e um grande combate de Tag Team que deixarei para vocês depois e outros, por achar o melhor Pay-per-view. Como disse o leitor Enigma, “um pay-per-view que nunca me decepcionava nos Domingos de Setembro”. Alguns combates:

Combates seleccionados:

Tag Team Steel Cage: The Hardys vs Edge & Christian pelo World Tag Team Championship

Steel Cage Match: Matt Hardy vs Edge (com Lita)

TLC Match: John Cena vs Edge pelo WWE Championship

Mas o principal fator é o uso indevido de suas superstars. Os haters que me perdoem, mas eu vejo talento em Santino Marella e Zack Ryder, não com a atual giminck deles, mas acho que com reformulações de personagem e desenvolvimento mais sério de ambos, podem se tornar bons wrestlers. Vejo isto principalmente em Ryder, para mim ele consegue cativar o público com as mic-skills, mas ele precisa melhorar e muito!

O pior é que a WWE prefere usar e investir em superstars ridículos como Khali e Otunga, enquanto eles não investem em outras grandes superstars que tem como Alex Riley, que já mostrou potencial, e Justin Gabriel, que mostrou muito potencial como heel. Seguindo a linha é o WWE Championship, a WWE prefere arrecadar dinheiro desnecessário colocando um ator no topo, enquanto dentro do próprio roster se têm grandes superstars preparados para se tornarem WWE Champions, nisto não falo dos que já foram, posso citar dois principais nomes de talento: Daniel Bryan e Wade Barrett. Além do mais, os main-events dos últimos pay-per-views só mudam um adversário, pois o outro é John Cena: ano passado vimos que a WWE preferiu dar lugar a Cena do que ao principal cinturão. Visto que John Cena é o superstar que mais vende, o Marketing nos vence mais uma vez!

Quero concluir o meu primeiro artigo dizendo: a WWE teve seus grandes momentos e pode retomá-los, a PG Era tem seus pontos positivos (apesar de eu ter apresentado somente os negativos), mas quero concluir dizendo que a WWE precisa melhorar o produto, que se desgastou muito e regrediu em vez de evoluir. Quero concluir que sinto falta dos combates Hardcore e acho que a WWE precisa sempre estar investindo no NXT, como vem fazendo recentemente.

Quero dizer que podia ter citado mais pay-per-views como No Mercy e Cyber Sunday, que poderia dar mais motivos para reformulação do produto, mas para não encher a paciência de vocês, acho que já escrevi o suficiente. Quero agradecer a todos que leram meu artigo, espero que gostem e comentem.

Estou aberto a sugestões!

Sobre o Autor

- Curitibano, brasileiro e torcedor do Grêmio Foot-ball Porto Alegrense e colaborador no WPT, como escritor do quadro Sharpshooter. A quem gostar dos artigos e quiser me adcionar ao Facebook para ter mais de Wrestling e demais assuntos do nosso cotidiano, sinta-se à vontade! Apenas procure por: Bruno do Nascimento Costa. Peço apenas que, caso adicione, me mande uma mensagem, se identificando como leitor assíduo do WPT.

16 Comentários

  1. Rodrigo Mysterio - há 4 anos

    Gostei muito do teu artigo!
    A WWE devia arranjar um Pay-Per-View igual ao LockDown da TNA, onde todos os combates seguem a tematica.
    O Hell In A Cell so tem dois combates numa cela.
    O TLC, o normal e tambem ter dois.
    O Extreme Rules depende. Este ano passado houve o Punk e o Jericho, pelo titulo da WWE, e o Lesnar vs Cena.
    O Elimination Chamber, so pelos dois titulos principais, mas este ano foi n° 1# contender ao titulo mundial.

    Concordo com as escolhas de Pay-Per-Views, especialmente o Armaggedon, o Unforgiven, o No Mercy e o Bragging Rights, que eram simplesmente “Awesome”.

  2. Ledson Caio - há 4 anos

    A PG ERA tem seus pontos positivos,mas eu so acho os negativos
    vou tenta achar os positivos:
    com a pg era toda a familia pode assitir
    menos lutadores lesionados
    agora vamos para os negativos:
    com a pg nao tem sangue
    nao cadeirada na cara
    varios legais sao proibidos
    gimmicks ridiculas
    nao precisa luta, so precisa vende
    lutas com elimination chamber e hell in cell sao super limitadas
    golpes poucos realistas
    e o pior de tudo aumenta os bolsos de vince mcmahon.

    • AwesomeTheMiz - há 4 anos

      Obrigado por ler e comentar, realmente eu abordei alguns dos principais temas negativos da PG Era. Realmente há vários movimentos proibidos e há várias gimnicks ridículas. Como disse no final, poderia dar mais motivos para o término da PG Era, mas acho que os apresentados são suficientes.

  3. Ledson Caio - há 4 anos

    quando eu disse varios legais proibidos na verdade eu disse varios golpes proibidos

  4. GJD - há 4 anos

    Parabéns pela estreia.
    Concordo com a falta de qualidade dos Ppvs temáticos por causa da Pg era e também a patética forma que por exemplo Cena na Mitb sem importância nenhuma foi Main Event e Cm Punk vs Daniel Bryan não.
    Vince só pensa em dinheiro e não na qualidade prefere ver gimmicks como gordos dançarinos do que um face credível e não super herói.
    O meu calendário seria assim:
    Janeiro : Royal Rumble
    Fevereiro : Money in the bank já que quase nada até a Wrestlemania pelo menos teríamos a expectativa de quem ganharia as malas .
    Abril: Wrestlemania
    Maio:WWE Night Of Champions já que pouca coisa muda no primeiro ppv depois da Mania
    Junho :Extreme rules: Só combates desse gênero: First Blood match, NO DQ, Extreme rule Match, Street fight match

    Julho:Fatal 4 way : Para dar oportunidade para todo o plantel mas com lutas desse gênero.
    Agosto: Summerslam
    Setembro: Unforgiven
    Outubro: Tiraria o Over the limit e colocaria o Bragging Rights se acabarem com essa má ideia das duas brand juntas, ou então o No Mercy ou o King of the Ring
    Outubro : Juntaria o Elimination Chamber ao Hell in cell , todas as lutas seriam dentro da jaula e 1 ou 2 seriam Ec match.
    Novembro: Survivor Series
    Dezembro: Tlc

    • Anónimo - há 4 anos

      Obrigado, GJD. Gostei do calendário, se eu fosse o Tio Vince seria um dos calendário a aer seguido. O meu pay-per-view da junção do Elimination Chamber e Hell In a Cell seria no mesmo formato, combates principais no Chamber e secundários no HIAC, com o nome em homenagem a música do Tio Vince: No Chance In Hell.

      Realmente a questão dos gordos palhaços (Tensai e Clay, principalmente) é um dois maiores erros, até como citei e vemos: a WWE tem grandes superstars e prefere investir em m*rdas (desculpem-me minha franqueza). Realmente dinheiro é o que interessa e o resto que se dane!

    • AwesomeTheMiz - há 4 anos

      Obrigado, GJD. Gostei do calendário, se eu fosse o Tio Vince seria um dos calendário a ser seguido. O meu pay-per-view da junção do Elimination Chamber e Hell In a Cell seria no mesmo formato, combates principais no Chamber e secundários no HIAC, com o nome em homenagem a música do Tio Vince: No Chance In Hell.

      Realmente a questão dos gordos palhaços (Tensai e Clay, principalmente) é um dois maiores erros, até como citei e vemos: a WWE tem grandes superstars e prefere investir em m*rdas (desculpem-me minha franqueza). Realmente dinheiro é o que interessa e o resto que se dane!

  5. FábioVaz - há 4 anos

    Ótimo artigo Bruno, é bom ver que você tambem está nessa nova fase do Universo Wrestling

  6. AwesomeTheMiz - há 4 anos

    Obrigado, FábioVaz!

  7. MR Perfection André Santos - há 4 anos

    Bom Artigo parabéns!

  8. Jhonatan - há 4 anos

    Parabéns pelo artigo!

  9. Gonçalo Y2J - há 4 anos

    Bom artigo

Comentar

Login com Facebook

Editar avatar »

Notificações por email:

Wrestling.PT © 2006-2016 / Política de Privacidade / Disclaimer / Sobre Nós / Contactos / RSS Feed / Desenvolvido por Luís Salvador