Sharpshooter #29 – Deveriam ser proibidos ou não?

Olá, pessoal do Sharpshooter! O artigo de hoje irá tratar de golpes no Wrestling, nós sabemos que o Wrestling é constituído por manobras, que podem ser arriscadas dependendo de como é aplicada. Companhias do esporte já proibiram golpes alegando que eles são perigosos e nem sempre o lutador pode se prevenir de forma correta, ocasionando o que nós já vimos, as diversas lesões. Ninguém é perfeito, sabemos que podem ocorrer erros no Wrestling, o problema é quando estes erros continuam sendo cometidos de forma repentina, ocasionando os “botches”.

O artigo de hoje vai trazer três movimentos que foram banidos e que causaram polêmica e ainda causam discussões sobre ser banido ou não. É um assunto que divide opiniões e causa discussões, não sendo muito convencional no que se trata de estar em ênfase. Acredito eu, que possam ser arriscados, mas são grandes movimentos.

PILEDRIVER:  começando pelo Piledriver, é um dos meus movimentos que mais gosto no Wrestling, consiste em deixar o oponente de cabeça para baixo e forçar a parte superior da cabeça do oponente ao chão, vários já o utilizaram, seja na forma normal ou como uma variação. Bret Hart usava a variação conhecida como Spike Piledriver, seu irmão, Owen, usava o Reverse Piledriver, uma manobra bastante arriscada que até lesionou gravamente Steve Austin no Summerslam de 1997, o Tombstone Piledriver de The Undertaker e o Piledriver mais polêmico que já vi, o Vertebreaker (ou Underhook Piledriver) usado por Hurricane.

É um grande movimento, o problema é a dificuldade do wrestler que está levando o golpe em se proteger do mesmo, por isto é um movimento bastante polêmico. Exemplos que tivemos recentemente foram dois: o primeiro é da imagem acima, em que Punk aplicou o Piledriver em John Cena, como Cena e Punk são influentes na WWE nada aconteceu com eles, apenas foram alertados, mas boatos que Vince ficou furioso. Outro exemplo foi no ROH All Star Extravaganza, em que Michael Bennett aplicou um Piledriver na apron do ringue, ao final o oponente BJ Whitmer ficou cerca de quinze minutos sem dar sinais de movimento.

Depois de tantos o usarem e o verem ser aplicados, foi colocado em discussão e até a WWE o proibiu, mas deveria?

PUNT KICK: Movimento ficou muito conhecido por Randy Orton o usá-lo como finisher, sendo um chute no rosto do oponente, bastante semelhante aquelas “bicudas” dadas pelos jogadores de futebol americano na bola do jogo. Com o passar do tempo e da preocupação na segurança dos lutadores, a WWE decidiu proibir o movimento por apresentar riscos a cabeça e de quebrar o pescoço de quem o recebe.

No Extreme Rules deste ano, Orton aplicou o Punt Kick em Big Show e finalizou a luta, mas foi uma situação especial e nunca mais foi usado, tanto que o movimento foi treinado inúmeras vezes antes da luta para que se houvesse certeza que não haveria lesões a Big Show (de fato não houve, tudo ocorreu bem e Orton ganhou aquela luta com o golpe). Entretanto, depois de tanto haver utilizado, a WWE o proibiu de o usar.

GOLPES NO APRON: bem, esta imagem mostra Undertaker aplicando seu Leg Drop em Big Daddy V na borda do ringue, sendo um dos exemplos mostrados aqui. Há vários golpes que são aplicados no apron e causam discussões. O apron (ou borda) é um lugar do ringue pequeno, sendo difícil de haver uma proteção mais segura por ambas as partes.

Até voltando um pouco no artigo, lembrem da lesão no ROH All Star Extravaganza já citada? É um exemplo de como estas manobras podem ser perigosas, sejam elbow drops, leg drops e outros golpes que colocam a cabeça do adversário em risco, deixando-o muito exposto a lesões por efeitos “chicotes”. É claro que se bem aplicado não tem problemas, mas ainda causam muita polêmica.

Arriscar, independentemente de ser golpes ou não, pode sempre ser uma alternativa, visto que os momentos que mais recordamos do Wrestling são aqueles que envolveram um certo perigo e acabou por sair tudo bem. Estes golpes mostram que não é à toa que fazem propagandas para não treinar nada em casa, pois imagine se quem já é rigorosamente treinado se lesiona, imagine quem não é. Quero encerrar dizendo que não vou deixar a minha opinião, alegando qual deveria ser proibido ou não, pois acho fácil falar sobre segurança, difícil é executá-la, além de não achar a forma mais correta proibir de uma vez algum movimento. Deixo as perguntas pra vocês:

– Independente de qual seja, achas que o Piledriver deva ser banido?

– O Punt Kick, é realmente perigoso ou pode ser um movimento legalizado?

– Sobre os golpes no Apron, qual sua opinião?

Espero que gostem e comentem, estou aberto a sugestões.

Sobre o Autor

- Curitibano, brasileiro e torcedor do Grêmio Foot-ball Porto Alegrense e colaborador no WPT, como escritor do quadro Sharpshooter. A quem gostar dos artigos e quiser me adcionar ao Facebook para ter mais de Wrestling e demais assuntos do nosso cotidiano, sinta-se à vontade! Apenas procure por: Bruno do Nascimento Costa. Peço apenas que, caso adicione, me mande uma mensagem, se identificando como leitor assíduo do WPT.

34 Comentários

  1. MicaelDuarte - há 3 anos

    Tu perguntaste se o “Piledriver” deveria ser banido independentemente de qual fosse a sua variação, mas, a meu ver, não podemos ir por aí. Aquele “Piledriver” que o Punk aplicou ao Cena, embora seja uma manobra que, na altura, me deu um gozo tremendo de ver, é um “move” bastante perigoso e, por isso, existe sempre grande risco quando alguém decide aplicar essa manobra dessa forma. Já o “Tombstone Piledriver” do Taker, é um “move” que é algo protegido – não que eu alguma vez tenha entrado num ringue de “wrestling”, mas a julgar pela forma como vejo a manobra ser executada -, pois o Taker coloca a cabeça do adversário à medida dos seus joelhos, dando-se a queda de joelhos do Taker, cabeça do adversário nunca ficará com todo o peso sobre o corpo. Já para não falar que a forma como o Undertaker agarra os adversários na sua manobra é diferente e mais segura do que a forma que o Punk agarrou o Cena. Com isto, penso que nem todas as variações de “Piledriver” deveriam ser banidas.

    Em relação ao “Punk Kick”, acho que a manobra não deveria ser banida. Já foi usada inúmeras vezes e o Orton parece-me ser alguém bastante competente com os colegas em ringue (erros acontecem com todos, portanto, não falemos da campainha na cabeça do Rhodes xD) para aplicar o pontapé em segurança.

    Relativamente ao “Vertabreaker”, não sei como expressar a minha opinião. A verdade é que só de imaginar que quem sofre a manobra, por algum motivo, pode não colocar o pescoço correctamente durante a queda, “assusta-me”…em relação a este não sei dizer, sinceramente.

    • MicaelDuarte - há 3 anos

      Ah, em relação aos “moves” na borda do ringue, acho que não existe grande perigo para a maioria das manobras que lá são aplicadas.

    • MicaelDuarte - há 3 anos

      correção (1º parágrafo): o adversário nunca ficará com todo o peso sobre a cabeça*

    • AwesomeTheMiz - há 3 anos

      Exatamente! O Piledriver depende muito da variação e de quem o aplica, talvez nem todas poderiam ser banidas, mas algumas sim. Eu, para ser sincero, a versão que mais gosto é a mesma aplicada por Punk, que divide muitas opiniões.

    • franckcarrazedo05 - há 3 anos

      Uma vez o meu primo queria-me fazer um batista bomb e acsbou num piledriver mesmo no meio do chão do meu quarto

  2. don_ricardo_corleone - há 3 anos

    Todas as manobras do wrestling são perigosas, por isso é que eles treinam arduamente para o fazer de forma segura. A verdade é que as lesões são raras, é óbvio que acontece, mas é raro e pode acontecer com qualquer manobra. Por isso eu acho que não devem ser banidas, pois assim ficamos ainda mais limitados no que a finizhers diz respeito. Quanto ao Punt, não vejo qualquer perigo, foi mais um caso de politicamente correcto, que acho que não deve ter lugar. O mesmo digo dos golpes no apron, esse do Undertaker não tem grande perigo.
    Esse vertebreaker é um espéctáculo, pena ser tão forçado na sua execução.

    • AwesomeTheMiz - há 3 anos

      Disse tudo, don_ricardo_corleone! Todas as manobras tem seu risco e devem ser treinadas, lesões sempre são parte das execuções. O Vertebreaker é muito bom, mas é, de fato, perigoso da forma como termina.

  3. randy savage 345 - há 3 anos

    eu acho que o punt kick do randy orton nao devia ser banido porque assim as lutas do randy orton eram mais intressantes e o piledriver do undertaker nao devia ser punido porque e o golpe final dele.

    • AwesomeTheMiz - há 3 anos

      Sim, muitos perderam nisto. O Punt Kick foi banido, acho que o piledriver não precisava, mas, por questões de segurança, algumas empresas não desejam que seja aplicado.

      • Luiz Just - há 3 anos

        A WWE foi lá e baniu o “Punt Kick”, mas se olhar bem lutas como do Alberto Del Rio,Ziggler,Barrett e alguns outros eles tem um move que colocam o oponenete de joelhos e acertam um “Superkick” na cara do oponente.Se analisar bem ele tem o mesmo efeito do “Punt Kick” ou até vezes pior se depender de onde o chute acerta !

    • Rodrigo_OneOfAKind - há 3 anos

      Que eu saiba o Piledriver do Taker não foi banido… os outros Piledrivers é que foram!

  4. CmPunk_Cult.Of.Personality - há 3 anos

    Acho que tanto o Punt Kick, como o Tombstone Piledriver, são manobras que podem ficar. Devido à experiência tanto do Randy como do Taker, sabem o que fazem.
    Mas todos os outros Piledrivers, já doem só de ver, quanto mais a ser mal aplicado…
    O Leg Drop do Undertaker na borda, também é um perigo… mas desde que vi o Sagna do Arsenal a cair de uma maneira que podia ser fatal, já nem digo nada: http://www.youtube.com/watch?v=UYNEZkbxnBo (para quem não viu)

    • AwesomeTheMiz - há 3 anos

      Uma queda do Sagna foi semelhante a de um Vertebreaker, por isto é uma questão de segurança não o colocar. Em relação aos golpes dependem muito de quem vê e o aplica, se mal aplicado, qualquer golpe, pode se tornar um perigo!

  5. FábioVaz - há 3 anos

    Tema imensamente importante Bruno.

    – Independente de qual seja, achas que o Piledriver deva ser banido?
    Como dito pelo MicaelDuarte, há variações de piledrivers, e uns são mais perigosos do que outros, já vi a Linda McMahon sofrer um Tombstone Piledriver de uma forma totalmente segura (a cabeça dela nem tocou o chão). Creio que a forma com que se executa faz o move ficar perigoso ou nao, o que o Punk aplicou foi sim algo mais arriscado, porem o do Taker é algo bem seguro.

    – O Punt Kick, é realmente perigoso ou pode ser um movimento legalizado?
    Sinceramente, não me faz muita falta o Punt Kick, gosto de golpes com mais criatividade, de maior dificuldade de execução, o punt kick é apenas um chute na cabeça. Por mim não faz falta.

    – Sobre os golpes no Apron, qual sua opinião?
    Realmente é o que torna a PG Era ser diferente das outras Eras, as preocupações são muitas e os lutadores acabam ficando muito mais limitados in ring. Gosto dos golpes no Apron, e gostaria de ve-los novamente.

    Belo artigo Bruno.

    • AwesomeTheMiz - há 3 anos

      Sim, o Piledriver vai muito de quem aplica e da variação que é. O Punt Kick de fato não era um dos finishers mais criativos, tinha impacto, mas não criatividade. Os golpes no apron, assim como os piledrivers, vem muito de como são aplicados, eu gosto muito deles também!

      Obrigado por gostar e comentar, Fábio!

  6. PunkGuy - há 3 anos

    Eu penso que o piledriver não deveria ser banido , feito pelos certos wrestlers é seguro. Já o leg drop na borda entre outras na borda do ringue deviam ser banidos , até me arrepia.

    • AwesomeTheMiz - há 3 anos

      O problema dos golpes no apron é como deixam os superstars vulneráveis, principalmente quem o sofre.

  7. Rodrigo_OneOfAKind - há 3 anos

    PILEDRIVER – A versão do Taker não é muito perigosa como as outras por isso acho bem nunca ter sido banido, mas as outras variações são bastantes perigosas…

    PUNT KICK – Aqui acho que depende da pessoa que o executa, por isso acho que não deveria ser banido.

    APRON MOVES – Depende e bastante dos moves e dos executantes. Um Piledriver no apron é muito perigoso e deve ser banido, realmente. Um RKO/Outras variações no apron também é perigoso, mas aqui depende do executante. Já vimos o Orton a fazer isto numa SmackDown, Battle Royal e o Del Rio não se lesionou (penso que foi o Del Rio. Mas por exemplo, Leg Drops ou Elbow Drops acho que não é muito perigoso. Enfim, para mim, os apron moves não devem ser banidos.

    • Rodrigo_OneOfAKind - há 3 anos

      Bom artigo, Bruno.

      • AwesomeTheMiz - há 3 anos

        Obrigado, Rodrigo_OneOfAKind! O Piledriver varia muito de cada versão, o caso do Tombstone não apresenta muitos riscos, mas versões como Reverse e Spike são bem mais perigosas… O Punt Kick, pelo menos com o Randy, sempre foi bem executado, não veria problemas em torná-lo legalizado. Os golpes no Apron são assim como os Piledrivers, mas acho que também poderiam ser legalizados…

      • Rodrigo_OneOfAKind - há 3 anos

        Exato, disseste toda a minha opinião. Com o Randy, o Punt Kick sempre foi bem executado, o Piledriver do Taker não é perigoso mas outros são e claro, qual é a ideia de um wrestler fazer um Piledriver no apron? É mesmo bastante perigoso, mas já Elbow Drops e Leg Drops não são tão perigosos, sendo assim, deveriam ser legais.

  8. João Inácio - há 3 anos

    O Piledriver é uma manobra um pouco perigosa mas há duas situações distintas: Uma é de ser executada no “apron” ou seja no tapete do Ringue a Segunda é de ser executada no “floor” ou seja no chão, (Penso que nunca aconteceu no chão!) Sobre esta manobra eu penso que deveria ser banida, apesar de custar muito aos fãs.
    Depois trata-se do Punt Kick que para mim não deveria ser proibido, não acho assim muito perigosa e treinada não terá perigo quase nenhum.
    Por último os golpes no Apron deviam continuar, porque os atletas estão devidamente equipados e além disso estão também seguros com o Tapete! Esta é a minha opinião e até a próxima!!! XD!!!!!!!

    • AwesomeTheMiz - há 3 anos

      Falar de todas é bem complicado, eu sou muito fã do Piledriver, acho que não deveria ser proibida se levar pelo meu gosto. No Punt Kick eu nunca vi perigo, se bem executada nem perigo apresenta! O Apron deixa muito vulnerável o Superstar, sem difícil de se proteger.

      Até a próxima, João Inácio!

  9. Darth Mordred - há 3 anos

    Imaginem, a WWE investe milhões e milhões em marketing pras suas estrelas, e derrepente elas se lesionam gravemente, quem perde mais dinheiro nesta história? E o atleta? E os fãs que ficaram meses sem ver o atleta?

    Acho os movimentos incriveis, mas depois do Austin…fico com o pé atrás.

    • AwesomeTheMiz - há 3 anos

      Não só a WWE, qualquer empresa de Wrestling. Os golpes são excelentes! Mas eles se lesionando todo mundo perde, o Austin é um grande exemplo disto tudo.

  10. Brunoxp17 - há 3 anos

    Para mim, o punt kick deveria de ser legal, pois quando o Orton usava antigamente os adversários ficavam de fora 3 meses mas só porque a wwe queria salientar a potência do pontapé. Relativamente aos golpes na apron é me indiferente mas não queria que fossem banidos. O golpe “Piledriver” é, de facto, perigoso mas como visto (o cena e o punk) é possível efetuar em segurança.
    Outro movimento que deveria estar no tópico, que foi banido e, que concordo totalmente com a sua decisão, é o “Canadian Destroyer” pois, é de facto bastante perigoso.

  11. Andre_ZiggyNation - há 3 anos

    Depende dos piles drivers..existem variações mais perigosas do que outras, eu acho.

    Relativamente ao Punt Kick não tem problema nenhum se for o Cena a vender (lembrei-me do HIC xD)..fora de brincadeiras,é uma manobra perigosa mas não acho que deva ser banida..existem manobras mais perigosas no move set de alguns superstars.

    Sobre o Apron, isso é tudo muito relativo..é claro que um leg drop no pescoço é perigoso, mas não é menos perigoso do que um Cutter ou um Super Kick mal aplicado no ringue (só para dar exemplos)..sei lá…nunca estive num ringue de wrestling mas acho que eles devem estar sempre atentos a 200 % seja dentro, no apron, na mesa dos comentadores..todo o cuidado é pouco e não é por que não devemos tentar nada disto em casa xD..

    Gostei do Artigo.

    P.s.: aquela lesão na ROH arrepia.,

    • AwesomeTheMiz - há 3 anos

      Obrigado, Andre_ZiggyNation! O Piledriver varia o perigo de acordo com a variação, exemplo é aquele aplicada no Apron na ROH. O Punt Kick não tem problemas, nunca vi perigo como a WWE tem visto nele. Sobre o Apron varia o golpe, assim como o Piledriver.

      O wrestler de fato, sempre está atento ao que acontece, o problema é que erros sempre acontecem. De fato, não é a toa que eles fazem enorme propaganda para não se treinar em casa!

  12. MR Perfection André Santos - há 3 anos

    Bom artigo!

    Na minha opinião são moves que foram bem banidos, apesar de gostarmos de alguns deles.
    O pilledriver é mítico, mas perigoso!

    • AwesomeTheMiz - há 3 anos

      Obrigado, MR Perfection André Santos! São grandes moves, alguns eu concordo com a proibição, outros não. È o caso do Vertebreaker e do Reverse Piledriver, mas não concordo com o Piledriver em si e o Punt Kick.

  13. gui7 - há 3 anos

    Esqueceste-te do Pepsi Plunge,acho eu….

    • AwesomeTheMiz - há 3 anos

      Talvez, pode ser que ele não use por ser parecido com o Pedigree.

      • amaury - há 3 anos

        Ele disse que nao faz mais porque machuca muito os seus joelhos

Comentar

Login com Facebook

Editar avatar »

Notificações por email:

Wrestling.PT © 2006-2016 / Política de Privacidade / Disclaimer / Sobre Nós / Contactos / RSS Feed / Desenvolvido por Luís Salvador