Existem 2 vagas na Equipa do Wrestling PT para publicar notícias. Candidata-te!

Sharpshooter #33 – Temáticos ou não?

Olá a todos do Sharpshooter! O artigo de hoje vai tratar sobre os pay-per-views, criticando ou elogiando, dando as opiniões daqueles pay-per-views que possuem temas específicos sobre estipulações de combates para os quais ocorram. Entretanto, será apenas alguns combates ou todos ocorrem da maneira que propõem o Pay-per-view? Veremos cinco pay-per-views, descrevendo um pouco de sua história, importância e principais combates, mas o que fazem com ele também.

TNA LOCKDOWN

Steel Cage Pay-per-view, é isto que a TNA fala do LockDown, acreditava neste termo até o ano passado, apesar de já fazer tempo que o mesmo ocorreu, devo dizer que fiquei decepcionado com a edição deste ano. O primeiro LockDown que aconteceu foi em 2005, quando o ringue da TNA ainda era hexagonal, o primeiro LockDown que aconteceu com o ringue que retangular que até hoje a TNA usa foi em 2009.

O pay-per-view LockDown que mais gostei foi, sem dúvida, o LockDown do ano passado, pelos combates entre Jeff Hardy contra Kurt Angle e Bobby Roode contra James Storm pelo TNA World Heavyweight Championship no main-event. Só que este ano eu não gostei muito do TNA, é claro que tivemos um final muito bom quando descobrimos que Bully Ray era o presidente dos Aces & Eights, mas foi o primeiro LockDown em que não foram todos os combates dentro da Steel Cage em si, apenas o main-event e o Lethal LockDown.

Pretendo, claro, que ano que vem tenhamos um pay-per-view que se voltem as regras dos anos anteriores, com todos os combates dentro da cela. Deixo a vocês os combates do ano passado citados neste artigo.

Jeff Hardy vs. Kurt Angle: http://youtu.be/e11DLt6ERuo
Bobby Roode vs. James Storm: http://dailymotion.com/video/xq8fx1

ELIMINATION CHAMBER

Elimination Chamber, é uma cela com seis wrestlers, em que dois começam e a partir de um período de tempo, vão entrando outros wrestlers, ganha quem sobreviver ao final de tudo, sendo eliminados por pin ou submissão. A primeira vez que vimos um combate deste tipo foi no Survivor Series de 2002, depois veríamos no SummerSlam em 2003, no New Year’s Revolution de 2005 e 2006 e no December to Dismember de 2006. Em 2008 e 2009 a estipulação entraria em vigor no No Way Out, em 2008 ganhava o direito de lutar por um cinturão na WrestleMania, sendo feitas um para cada dos mundiais e em 2009 o WWE Championship e o World Heavyweight Championship foram colocados em jogo.

Mas apenas em 2010 haveria um pay-per-view para o combate, com os cinturões mundiais sendo colocados em jogo no evento, John Cena seria o primeiro vencedor do combate no Elimination Chamber, mas perderia três minutos depois o cinturão para Batista, pois Vince McMahon falou que ele só iria para WrestleMania XXVI se defendesse naquele momento o seu WWE Championship contra Batista, Cena recuperaria seu cinturão na Mania. Na mesma noite veríamos o combate pelo World Heavyweight Championship ter um fim surpreendente, com Jericho ganhar ao final de Undertaker após interferência de Shawn Michaels, saberíamos que em na WrestleMania daquele ano, veríamos Michaels encerrar sua carreira.

Este ano só vemos uma Elimination Chamber, com o Number One Contender ao World Heavyweight Championship na WrestleMania XXIX, vencida por Jack Swagger. Eu acho que o pay-per-view está em boas mãos, acredito que apesar de ser temático a um combate e não ser tudo disputado dentro de uma Elimination Chamber mesmo, vejo o rumo certo ao Elimination Chamber. Deixo agora o primeiro combate do World Heavyweight Championship no pay-per-view.

World Heavyweight Championship Elimination Chamber 2010:

WWE TLC

Tables, Ladder and Chairs (Mesas, Escadas e Cadeiras se preferir), é um pay-per-view caracterizado pelos combates que envolvem mesas, escadas e cadeiras, com a estipulação que todos nós já conhecemos e foram utilizadas nos anos de ouro de Tag Team da WWE. O primeiro pay-per-view foi em 2009, em que vimos o que aconteceria nos anos anteriores e se seguiu nos anos anteriores do pay-per-view, apenas os combates principais envolviam a estipulação ou algo semelhante (Ladder Match ou Tables Match).

Tables Match, Ladder Match, Chairs Match ou TLC Match, são as estipulações que caracterizam o pay-per-view, mas, como já citado, apenas os principais combates seguem a estipulação, combates de mid-card são “normais”. Muitos podem concordar comigo, não é um dos melhores pay-per-views, não acho que a WWE precise criar um pay-per-view apenas para colocar estas estipulações, feuds bem construídas já são suficientes! Deixo agora um combate que aconteceu no WWE TLC de 2010.

Edge vs. Kane vs. Alberto Del Rio vs. Rey Mysterio:

HELL IN A CELL

Hell in a Cell é aquela estipulação que nós já conhecemos faz tempo, quem não se lembra dos tempos de Attitude Era em que os wrestlers saíam da cela e lutavam no topo da mesma? Quem não se lembra das inúmeras quedas de Mick Foley no topo do Hell in a Cell? Mas a PG Era e a preocupação com o bem-estar dos seus lutadores faz com que momentos como este sejam difíceis de acontecer. Enfim, Hell in a Cell é a estipulação e o combate em si, mas em 2009 a WWE decidiu criar um pay-per-view próprio para o combate.

Então volta aquela velha história de que nem todos os combates são de fato realizados dentro do Hell in a Cell, apenas os principais. Apesar de gostar da estipulação, não acho o Hell in a Cell um bom pay-per-view, nem mesmo acho necessário que haja um pay-per-view para o combate acontecer, assim como no caso do TLC. Deixo agora que aconteceu e 2009, na primeira edição do pay-per-view.

D-Generation X vs. The Legacy: http://youtu.be/kv3wKSn0EQA

EXTREME RULES

A WWE tem suas regras de segurança para evitar lesões, mas há um pay-per-view no ano em que estas regras são quebradas, e é isto que a WWE nos vende sobre o Extreme Rules. A primeira vez que tivemos o pay-per-view foi em 2009, onde todos os combates tinham uma estipulação, a não ser o cash-in de Punk depois de Edge contra Hardy, mas aí é um momento e outra história.

Este é o pay-per-view continuação da WrestleMania, onde vemos as feuds tomar outro rumo com combates e estipulações diversas. O Extreme Rules é um grande pay-per-view, em que sempre podemos ver grandes combates nele e estipulações até mesmo para um United States Championship, é um pay-per-view temático que tem um bom rumo e deve continuar assim no futuro. Deixo agora um combate que ocorreu em no Extreme Rules de 2010.

The Miz vs. John Morrison vs. John Cena (Steel Cage Triple Threat Match):

Resolvi abordar este tema pois sabemos que o próximo pay-per-view da WWE é o Hell in a Cell, cada pay-per-view tem seu tema e seu objetivo, mas estes são mais centrados aos próprios combates. Mas agora quero saber de você leitor, qual sua opinião sobre os pay-per-views temáticos e estes pay-per-views?

Sobre o Autor

- Curitibano, brasileiro e torcedor do Grêmio Foot-ball Porto Alegrense e colaborador no WPT, como escritor do quadro Sharpshooter. A quem gostar dos artigos e quiser me adcionar ao Facebook para ter mais de Wrestling e demais assuntos do nosso cotidiano, sinta-se à vontade! Apenas procure por: Bruno do Nascimento Costa. Peço apenas que, caso adicione, me mande uma mensagem, se identificando como leitor assíduo do WPT.

18 Comentários

  1. Mr. Anônimo - há 3 anos

    Já foi escrito algum artigo sobre high flyers (não sei se escreve assim) nesse site?

    • AwesomeTheMiz - há 3 anos

      Não sei lhe dizer, mas pode ser uma sugestão. Fiz recentemente aqui no Sharpshooter análise aos títulos mundiais da WWE, posso fazer algo do gênero com High-flyers se quiser…

  2. ronai - há 3 anos

    só corrigindo um pequeno erro, o combate entre miz, morrisson e cena foi no extreme rules de 2011. gostei do artigo que fizeste curto o TLC, extreme rules, EC, mas o hell in a cell pra mim ja ta gasto, ano passado só tivemos 1 combate na jaula e pelos rumores esse ano tbm teremos apenas 1… outro que vale a pena citar é o money in the bank.

  3. Luiz Just - há 3 anos

    Aquela luta que você colocou por último é do ano de 2011 !

  4. gui - há 3 anos

    ótimo artigo,outro muito bom também é o money in the bank

  5. QueirosS - há 3 anos

    Falando apenas da WWE…
    Os únicos pay-per-views temáticos que eu gosto e quero que continuem são o Elimination Chamber, Extreme Rules e MITB. O TLC também gosto, mas acho que muitos dos combates que chegam lá, é lhes dado uma estipulação desnecessária à história que por vezes ainda não está no fim, que é a altura ideal para receber TLC matches e combates do gênero. No fundo o TLC é o mesmo que o Extreme Rules, mas como o Extreme Rules é depois da Mania nunca sofre deste problema.

    Se fosse eu a mandar, mudava o Hell in a Cell pelo Cyber Sunday (adoro a gimmick deste PPV) e o TLC pelo Armageddon.

    • AwesomeTheMiz - há 3 anos

      Grandes pay-per-views abandonados, eu ainda tentava trazer o Unforgiven de novo, quem sabe substituindo o MITB…

      • QueirosS - há 3 anos

        Se fosse eu a mandar, era assim:

        Royal Rumble – Elimination Chamber – WrestleMania – Extreme Rules – Payback – Money in the Bank – SummerSlam – Unforgiven – Night of Champions – Cyber Sunday – Survivor Series – Armageddon

  6. Eugen3 - há 3 anos

    Por mim, temáticos era só: Hell in a Cell, Money in the Bank e Elimination Chamber.

    • AwesomeTheMiz - há 3 anos

      Concordo. O Money in the Bank talvez poderia voltar para a WrestleMania, mas com uma maleta só (eu preferia assim).

      • Eugen3 - há 3 anos

        Naaah, eu prefiro que existam 2 malas.
        Assim há mais um lutador que tem uma oportunidade única e destaque.

  7. Jabardo - há 3 anos

    Apesar da fraca qualidade da edição deste ano, acho que o melhor PPV a nível temático, referindo-me somente à WWE, é mesmo o “Night of Champions”, até porque eu defendo a ideia dos títulos serem todos defendidos regularmente, e ter um PPV que obriga todos os wrestlers a defenderem o título é algo que me agrada. Além deste, o “Extrme Rules” também acho que é um projeto que tem futuro e espero que nos próximos anos não acabe nem fique ainda mais “PG” do que é agora, embora aquele combate Lesnar vs Cena no “Extreme Rules” de 2012 tenha sido de uma violência extrema e de uma brutalidade que já não se via na WWE há bastantes anos.

    • AwesomeTheMiz - há 3 anos

      Concordo, Jabardo. Só discordo com o Night of Champions, eu odiei (sério mesmo) o pay-per-view, o que eu mais curti foi o Money in the Bank.

  8. MR Perfection André Santos - há 3 anos

    Bruno acho que encontraste um rumo muito positivo nos teus artigos.

    Gostei dos exemplos e deste a tua opinião pessoal.Sinceramente gostei muito do artigo!

  9. AwesomeTheMiz - há 3 anos

    Muito obrigado, André! Desde do Sharpshooter #24 tenho ampliado mais nas minhas ideias e dar as minhas opiniões. Muito obrigad pelos elogios e por gostar dos exemplos!

Comentar

Login com Facebook

Editar avatar »

Notificações por email:

Wrestling.PT © 2006-2016 / Política de Privacidade / Disclaimer / Sobre Nós / Contactos / RSS Feed / Desenvolvido por Luís Salvador