Sharpshooter #38 – Tamanho é documento?

Olá, a todos do Sharpshooter! O artigo desta semana vai falar sobre naquilo que qualquer promoção de Wrestling tem e a WWE tem investido forte ultimamente para possuí-los em alta no futuro, falo dos lutadores de grande-porte, tanto é que há rumores que a WWE já mostrou interesse em ter o ex-TNA Matt Morgan no território de desenvolvimento da companhia.

Algo que já era projeto da WWE há anos era investir em lutadores de grande porte para dar ares maiores de “lutadores”. Todos nós já sabemos que Vince McMahon é grande fã de Daniel Bryan, que o apoia bastante, mas houve boatos que Vince disse a Shawn Michaels que considerava enorme talento técnico em Daniel Bryan, mas não via nele potencial para main-eventer e como alguém que lhe desse retorno financeiro considerável.

Amado por uns, odiado por outros… estou falando de Kevin Nash. Enquanto Punk estava tendo um de seus vários momentos de glória na carreira em seu último reinado como WWE Championship, Kevin Nash alfinetou a WWE por si só, disse: Quando Benoit e Guerrero se abraçaram, foi o fim do negócio do Wrestling. O negócio permaneceu o mesmo após aquela edição da WrestleMania XX? Chegou perto dos tempos de Steve Austin? Dos tempos nWo e de Hulk Hogan? Você dá destaque a dois homens que eram grandes wrestlers, mas que tinham o mesmo tamanho dos juízes?

Não teria porque dizer o período em que ele disse isto, Punk também foi criticado por Kevin Nash. CM Punk não é um dos wrestlers maiores, mas é um excelente wrestler, seja dentro ou fora dos ringues; seu reinado como WWE Championship foi o que mais valorizou o principal cinturão da WWE nos últimos tempos, que reinado! Mas Kevin Nash comparou o fato da WWE dar campeonatos mundiais a wrestlers pequenos (tais como Punk) o mesmo que colocar um ator pornô com um pênis de 10cm para fazer um filme. Simplesmente, alguém “pequeno” como campeão mundial, por mais que seja um grande wrestler, não faz parte do roteiro.

Um dos fatores para a busca e desenvolvimento de lutadores com porte considerável é o simples fato de vendas e marketing, principalmente a IMAGEM, seja ela dentro ou fora das programações. Os “pequenos técnicos” se tornaram um problema (?) dentro da WWE, pois estão a procura de wrestlers com grandes portes físicos; tais como Daniel Bryan, o principal citado por pessoas dentro da WWE, pois se um fã o ver no mercado vestido normalmente, sem roupa de wrestler e/ou cinturão jamais acreditará que ele é um lutador.

Em concordância com o que foi noticiado recentemente diz-se agora que Triple H tem planos de contratar, pelo menos, 30 lutadores para o território de desenvolvimento ao longo dos próximos dois meses. Contudo, Triple H ordenou que a procura desses 30 lutadores fosse focada em lutadores de grande porte físico. […] Com o lançamento da WWE Network ainda por confirmar e o programa sobre cruiserweights em espera, Triple H sente que já foram contratados suficientes lutadores “pequenos” e que está na altura de procurar outro tipo de talentos.

(WWE à procura de mais lutadores para contratar?)

A IWC (Internet Wrestling Community) adora os lutadores “técnicos”, não são muito fãs de outros tipos de lutadores com um move-set um pouco mais limitado ou básico. Para mim, o Wrestling tem que de fato ser variado, com high-flyers, giants e todos os tipos de move-sets, mesmo alguns sendo limitados, são bons. Mas afinal, quem não gosta de ver um wrestler técnico com capacidade in-ring boa? Estes wrestlers conseguem ser de tudo um pouco, um pouco high-flyers, brawlers, grapplers e até mesmo, realizar golpes de gigantes.

Agora temos tudo para falar o porquê de se escolher este tema. Já são de nosso conhecimento as diversas notícias de que a WWE tem tido o enorme interesse em investir em lutadores de grande porte, principalmente por já possuírem lutadores considerados pequenos. A questão principal é: apesar dos investimentos e grandes procuras nos grandes, será que é possível “fabricar” os wrestlers perfeitos e desejados?

Vamos voltar no tempo e relembrar wrestlers que venceram as barreiras impostas pelos conceitos do Wrestling e hoje são incríveis lendas da WWE. Vejamos, era o que Vince procurava e o mundo esperava ao ver nomes como Bret “the Hitman” Hart e Shawn Michaels se tornarem main-eventers e os maiores WWE Champions de sempre? São exemplos daqueles que usufruíram do wrestler técnico e do talento que possuem, provaram que há muito mais do que apenas a imagem que cabe em cada um.

Se a WWE quer investir em lutadores de tamanho grande, que invista! Mas que faça-o com calma e com coerência, que sempre haja as variadas opções de wrestlers, cada um com seu estilo e forma de lutar. Não é possível “fabricar” um wrestler, mas pode o desenvolver para que melhore cada vez mais! Se for para desenvolver, façam decentemente! Haja grandes main-eventers e não façam o mesmo que fizeram com Ryback.

Com os exemplos de wrestlers de ontem e hoje, podemos notar que não importa qual seja o porte do lutador e qual seja o seu move-set, importa se este mesmo possui habilidade dentro do ringue, consegue cativar o público com o carisma e as mic-skills e se encaixa no perfil de um main-eventer. Michaels foi um exemplo de antes, Vince disse que Shawn não poderia causar grandes retornos financeiros e não o via como um wrestler de topo; hoje sabemos que Vince estava errado, mas será que esta obsessão em investir em grandes lutadores hoje não seria o mesmo erro a ser cometido no passado? Criar um perfil muito específico para os principais campeões da companhia está correto?

Então está aí toda a justificativa do tema ser escolhido e debatido hoje: Há a necessidade da WWE investir a fundo em lutadores de grande porte?

Espero que gostem e comentem, estou aberto a críticas e sugestões.

Sobre o Autor

- Curitibano, brasileiro e torcedor do Grêmio Foot-ball Porto Alegrense e colaborador no WPT, como escritor do quadro Sharpshooter. A quem gostar dos artigos e quiser me adcionar ao Facebook para ter mais de Wrestling e demais assuntos do nosso cotidiano, sinta-se à vontade! Apenas procure por: Bruno do Nascimento Costa. Peço apenas que, caso adicione, me mande uma mensagem, se identificando como leitor assíduo do WPT.

10 Comentários

  1. danielLP21 - há 3 anos

    Meu Deus… Que susto quando li o título… Faz-me lembrar uma entrevista que vi há uns tempos no YouTube…

  2. don_ricardo_corlone - há 3 anos

    Um disparate. O tamanho dos wrestlers nada tem que ver com a sua qualidade. Toda esta obcessão da WWE por tipos grandes não faz grande sentido, principalmente quando está à vista de todos que os mais apoiados são os mais pequenos: Daniel Bryan, CM Punk e Shawn Michaels são os maiores exeplos disso mesmo.

    • don_ricardo_corlone - há 3 anos

      *exemplos. lol

      • RVD_77 - há 3 anos

        Concordo, a era dos “Big Guys” já passou à história !!!

      • RVD_77 - há 3 anos

        Tá na altura é de apostar no punk e no bryan pequenos mas bons…

      • AwesomeTheMiz - há 3 anos

        Apostar eles já foram. Entretanto, a qualidade deve ser o principal, não a imagem!

    • "El Pistolero" Luis Suarez - há 3 anos

      Os mais apoiados continuam a ser se sombra de duvidas o Stone Cold, o Rock e o Taker quando aparecem!!

      E o Orton mesmo a heel continua melhor do que muitos faces tb xD !!

    • AwesomeTheMiz - há 3 anos

      Concordo, don_ricardo_corleone! De fato nunca foi sinônimo de qualidade, principalmente quando os menores são apoiados! Obrigado pelos comentários assíduos.

  3. MR Perfection André Santos - há 3 anos

    Haverá sempre lutadores de grande porte…”não há volta a dar” esta no ADN da WWE. As minhas preferências serão sempre os lutadores técnicos e com porte mais pequeno e, apostar em powerhouses que sejam da qualidade de Batista, mas encontrar potencial para tal…mais dificil!

    Bom Artigo

    • AwesomeTheMiz - há 3 anos

      Obrigado, André! Encontrar potencial em powerhouses é mais díficil, mas não impossível. Sempre haverá wrestlers de grande-porte e pretendo que sempre haja wrestlers de todas as variedades!

      Meus lutadores preferidos também são técnicos, mas não é a única característica que vejo e admiro. Contanto que sempre haja qualidade nos wrestlers, não há a necessidade de se preocupar na imagem deles…

Comentar

Login com Facebook

Editar avatar »

Notificações por email:

Wrestling.PT © 2006-2016 / Política de Privacidade / Disclaimer / Sobre Nós / Contactos / RSS Feed / Desenvolvido por Luís Salvador