Sharpshooter #45 – Chris Benoit

“Segundo o F4Wonline, a WWE enviou recentemente uma mensagem interna a afirmar que filmagens envolvendo Chris Benoit irão ser permitidas nas transmissões da WWE Network. Contudo, irá haver um aviso relativamente ao uso da sua imagem antes de todos os episódios em que este aparecer. Tal como noticiado anteriormente, espera-se que a WWE anuncie a WWE Network em Las Vegas, na próxima semana.” E pronto, aí surgia a inspiração para o artigo desta semana, que irá focar em Chris Benoit!

Chris Benoit é um dos melhores lutadores técnicos de todos os tempos, nascido em Montreal no Canadá, ele foi treinado na escola dos Harts, a Stampede Wrestling, fundada pelo pai de Bret e Owen, Stu. De lá não só surgiram Bret Hart e Owen Hart, mas outros nomes como Chris Benoit, Chris Jericho e Natalya.

Após passar por circuitos independentes, Chris Benoit foi contratado pela WCW em 1992, mas não obteve muito sucesso por lá e acabou voltando ao circuito independente, mas migraria em 1994 a ECW, onde conquistou o ECW Tag Team Championship com Dean Malenko. Na ECW ele ganharia o apelido de “Clipper” ou “mutilador” em uma tradução livre. Em 1995, Benoit retornaria a WCW e lá ele conheceria sua esposa Nancy, a história é um tanto quanto… engraçada:

Benoit entrava em uma feud com Kevin Sullivan (também conhecido como “Taskmaster”) e passaria tempos com a esposa de Kevin, Nancy, tendo que dividir quarto de Hotel, andar de mãos dadas e passar tempos juntos, tudo isto em história e para parecer mesmo um relacionamento real entre ambos… e não é que a coisa se encaminhou? Nancy e Benoit iriam mesmo se juntar, Sullivan e Benoit passaram a ser inimigos de verdade desde então.

Chris Benoit teve muito sucesso em sua segunda passagem pela WCW, conquistando até mesmo o WCW World Heavyweight Championship por uma vez, mas acabou abandonando a companhia, por principalmente ter problemas internos com a diretoria e por Kevin Sullivan ter sido promovido a roteirista-chefe. Ele saiu junto com amigos como Eddie Guerrero e Dean Malenko, semanas depois Chris Benoit estaria na WWE.

Em 2000 estaria na WWE, em 2001 se lesionaria e em 2002 começaria a alavancar-se na WWE, seria United States Champion (ganharia por três vezes o cinturão), em 2004 seria o ano de Benoit, ganharia o Royal Rumble daquele ano sendo o primeiro a entrar. Na WrestleMania XX venceria no main-event Shawn Michaels e Triple H pelo World Heavyweight Championship, comemorando ao final com seu amigo pessoal Eddie Guerrero aonde só perderia o cinturão no SummerSlam daquele ano, frente a Randy Orton.

Hoje tudo na WWE ligado a Chris Benoit está esquecido e você pergunta: porque uma carreira de tanto sucesso seria esquecida? Simples, em 2007, mais precisamente no dia 27 de Junho, Benoit tinha estrangulado a esposa Nancy, asfixiado o filho Daniel e de seguida se mataria, uma brutalidade e um dos casos mais negros da história do Wrestling Mundial. O lutador, agora era assassino, mas devemos olhar por seres-humanos e vamos descobrir o porque disto.

O dia em que isto aconteceu era um Domingo, Benoit enfrentaria CM Punk pelo vago ECW Championship, mas ele ligou a WWE avisando que não poderia comparecer, pois estava com problemas familiares e o filho estava doente, assim sendo liberado. Com isto, Johnny Nitro (atual John Morrison) substituiu-o e venceu o combate, foi revelado depois que se Benoit comparecesse, ele venceria o combate contra Punk.

Vários fatos, como a morte de Eddie Guerrero e este caso de Chris Benoit fizeram com que a WWE apertasse cada vez mais a Wellness Policy e deixasse-a mais rigorosa. O caso foi arquivado e a hipótese mais provável das mortes tenha sido o duplo homicídio-suicídio, mas Chris usava muitos esteroides que mexiam muito com o corpo de qualquer um, sem contar que Benoit era bastante viciado em cafeína, mas… ainda há a questão emocional, que não só envolve estes anabolizantes, mas como as mortes de amigos dentro e fora do Wrestling são questões que levaram Benoit a fazer isto.

“Já comentei diversas vezes, mas irei falar de novo, sou fã do Benoit, mas ele não merece ir para o Hall of Fame, como você vai premiar uma pessoa que assassinou a sangue frio duas pessoas? Nunca mesmo, concordo 100% com o Vince nesse aspecto, se ele tivesse somente se matado como muitos outros com certeza teria sido um Hall of Famer, mas tirar a vida dos outros é imperdoável, independente do que ele tenha passado, mas também acho que o nome dele não devia ser apagado dos registros, só não acho que ele mereça essa premiação de Hall of Famer.”

(Adaptação do comentário de Roberto Barros no Sharpshooter #12)

O comentário do escritor Roberto Barros aqui do quadro Wrestling for All, aqui do WPT também, resume minha opinião sobre Chris Benoit e sua indução ao WWE Hall of Fame, mas em relação ao que ele representou dentro da companhia e tudo o que havia conquistado, acho que isto não deveria ser esquecido. O caso de Chris Benoit seria como o de O. J. Simpson, é reconhecido pelo que fez, mas não ganha premiações devido ao seu assassinato. Por exemplo, você vai no Site da WWE e encontra o Royal Rumble de 2004 sem uma foto sequer do vencedor da Royal Rumble Match, assim como não se encontra nem uma foto sequer do main-event da WrestleMania XX. A WWE quer apagar a história, mas isto é impossível.

Imagine para o restante da família de Chris Benoit como não foi, procurei depoimentos de seu pai, Michael Benoit, e encontrei frases polêmicas do mesmo e mostrando a situação dele quando constataram o duplo homicídio-suicídio:

“Os próximos quatro dias foram um pesadelo, assisti a televisão o dia inteiro, à espera de alguém para dizer algo agradável sobre o meu filho, o que não aconteceu. Tudo era ruim.”

Assim como alega também ao fato dos objetos usados no Wrestling, como cadeiras e escadas causarem sérias complicações em Chris Benoit em seus 22 anos como wrestler, inclusive nos sete anos em que esteve na WWE:

“Cabos, escadas, cadeiras… os objetos que eles estavam usando quando foram sendo atingido na cabeça. É uma cadeira real, é uma cadeira de aço”.

Falar sobre Chris Benoit é complicado, temos as opiniões distintas e sempre uns vão defender seu reconhecimento, outros não. Mas e você, leitor: Qual sua opinião sobre Chris Benoit?

Quero agradecer a todos que sempre leem e comentam no Sharpshooter desde o Universo, agradecer ao Luís Salvador e ao Kapitas por me integrarem junto com os meus talentosos colegas do site na equipe de topo do WPT, quando escrevia no Universo, sempre me imaginei na equipe de topo e 2014 começou tão bem que este sonho torna-se realidade! Quero desejar sucesso a todos os visitantes, a todos do site e que este ano seja repleto de Wrestling e bênçãos de Deus a todos! Muito obrigado e sempre leiam o Sharpshooter.

Sobre o Autor

- Curitibano, brasileiro e torcedor do Grêmio Foot-ball Porto Alegrense e colaborador no WPT, como escritor do quadro Sharpshooter. A quem gostar dos artigos e quiser me adcionar ao Facebook para ter mais de Wrestling e demais assuntos do nosso cotidiano, sinta-se à vontade! Apenas procure por: Bruno do Nascimento Costa. Peço apenas que, caso adicione, me mande uma mensagem, se identificando como leitor assíduo do WPT.

46 Comentários

  1. JoãoRkNO - há 3 anos

    Excelente biografia Bruno.

    Bem, Benoit foi sempre daqueles que mexia comigo match after match. O seu estilo de luta técnico e de submissão é algo que poucos conseguem ter, talvez por isso é que aprecie tanto o Bryan in ring.

    Eu não o critico por ele ter feito o que fez, claro que sei perfeitamente que foi um acontecimento desumano, mas este tipo de doenças psicológicas levam, por vezes, as pessoas a fazerem coisas que são completamente inimagináveis. Acredito plenamente que ele não queria isto para a sua mulher ou para o seu filho, mas como já trabalhei com alguns casos deste género, sei bem o que as pessoas passam até cometerem algo assim, é muito fácil criticar quando não se sabe do que se fala, mas é muito mais difícil lidar com este tipo de situações.

    E por mim devia ser introduzido no HOF, visto que toda a sua carreira na WWE nada teve a ver com o seu final trágico, e pelo menos uma vez na vida, acho que este senhor devia ser homenageado.

    • AwesomeTheMiz - há 3 anos

      Muito obrigado, JoãoRkNO! É muito fácil mesmo criticar e dizer que ele era desumano sem ir a fundo no que levou a fazer isto, também acredito que o mesmo não queria isto para a família dele, até mesmo disse: nada é mais importante para mim do que minha família.

      Se ele deveria ser introduzido no Hall of Fame eu não sei, mas acredito que tudo o que fez deva ser reconhecido!

    • Coisa - há 3 anos

      Discordoa entrada para o HOF, não se deve homenagear um assassino

  2. Bad News Barrett - há 3 anos

    Christopher Michael é um assassino!! Chris Benoit é um dos melhores wrestlers da historia!

    • AwesomeTheMiz - há 3 anos

      Excelente visão Bad News Barrett! A personagem dele não tem nada a ver com o ser-humano. Por isto mesmo que defendo o reconhecimento de Chris Benoit na WWE, a história não pode ser apagada!

    • Miguel - há 3 anos

      O Christopher Michael matou a mulher e o filho mas nao devemos esquecer que ele tinha um cérebro de um homem de 70 anos,ele as vezes nao tinha controlo sobre o corpo.Mas nao devemos esquecer que ele deu todo por nos e merece ser reconhecido nao tou a dizer que devia para o HOF isso é outra historia,mas a wwe esta a ser cega e nao compreende que a uma diferença entre a wwe(world wrestling ENTERTAINMENT)e a vida real.

  3. MR Perfection André Santos - há 3 anos

    Bruno na minha opinião, uma das melhores edições!

    Concordo com o Roberto, como tu também concordas e, a maioria partilha.O episódio com Sulliven já conhecia e, fizeste muito bem em evidencia-lo no artigo

    Parabéns!

    • AwesomeTheMiz - há 3 anos

      Obrigado, André! O episódio com Kevin é fundamental, pois foi assim que ele conheceu a Nancy e o pior! Durante as investigações do crime, Kevin foi um dos suspeitos do assassinato porque ele havia prometido matar Benoit.

      Mais uma vez obrigado, MR Perfection André Santos!

  4. BRRM - há 3 anos

    Gostei muito do artigo.

    Qual sua opinião sobre Chris Benoit?
    A minha opinião é que aquele horrível acontecimento impede-o de ter o reconhecimento que merece, porque mesmo que ele não quisesse que aquilo tivesse acontecido (e acredito que não), aconteceu e ninguém pode negar isso. Mas também ninguém pode negar que ele era um dos wrestlers mais técnicos da história.

    • AwesomeTheMiz - há 3 anos

      Obrigado, BRRM! Ninguém pode negar, Benoit foi um dos melhores, mas o fato ao final de sua vida barra muita coisa do que ele fez.

  5. Tunes9 - há 3 anos

    Muito Bom artigo, Parabéns AwesomeTheMiz!!!. :-)

    O que o Christopher Michael (nome real) fez, foi um acto horrível e foi uma tristeza para quem o respeitava e o admirava, não podemos julgar porque não sabemos o que se passou, mas, foi surpreendente e terrível.

    Quanto ao Chris Benoit, foi um dos melhores Wrestlers da história, um lutador técnico do melhor que houve, para além disso era uma pessoa que dava tudo em ringue e que se via a sua dedicação e “combatividade”, era muito competitivo, foi um dos melhores e um dos meus preferidos e merece todo o nosso respeito enquanto performer na WWE, merece que lhe reconheçam a sua capacidade na WWE, foi fantástico.

    • AwesomeTheMiz - há 3 anos

      Obrigado, Tunes9! Chris Benoit e Christopher Michael são duas “coisas” muito distintas, por isto que defendo o reconhecimento de Benoit como wrestler.

  6. akujy - há 3 anos

    Bom trabalho. È um wrestler de k gosto bastante e fico satisfeito por ainda haver pessoas dispostas a homenageá-lo como ele merece.

  7. don_ricardo_corlone - há 3 anos

    Em relação ao Benoit faço minhas as palavras de MVP: “…people forget how fragile the human psyche actually is. Everyday people lose their mind, snap, and do horrible things. Up until that point, Chris Benoit was one of the greatest people I’d ever known. He was as good a person outside the ring as he was a performer inside the ring. As much as it pains me to have to consider how he died, I have to consider why. He literally lost his mind, there’s no ifs, ands, or buts about it. My friend and mentor made the ultimate mistake, and then he paid for it with the ultimate sacrifice.”
    Dito isto, não me interessa como ele morreu, interessa-me como ele viveu. O Benoit pertence ao Hall of Fame e a WWE não pode agir como no livro 1984 e mudar o passado!

    • AwesomeTheMiz - há 3 anos

      Booker T mesmo disse, o cérebro humano é uma máquina frágil. Muitos, como MVP e Booker T elogiaram Benoit tanto dentro quanto fora do ringue, mas a partir do momento em que ele decidiu acabar com a família e se matar, tudo tomou um rumo diferente!

      Obrigado, don_ricardo_corleone!

  8. Dolph Ziggler - há 3 anos

    Bom artigo. O Benoit nunca foi um dos meus lutadores preferidos, mas sem duvida que é dos melhores de sempre em termos técnicos e foi sempre um prazer vê-lo lutar. Os combates dele com o Angle são clássicos. Grande performer, pena ter acontecido aquela tragédia. Não fosse isso e talvez andasse pela WWE nos dias de hoje.

    • AwesomeTheMiz - há 3 anos

      Obrigado, Dolph Ziggler! Exatamente como penso, senão fosse aquela tragédia talvez estaria na WWE até os dias atuais.

  9. José Sousa - há 3 anos

    Eu adorava o Benoit mas a verdade é que o fim dele seria um hall of famer, e estaria a ser em conjunto com o Jericho um dos promotores do desenvolvimento de novos talentos.

    • AwesomeTheMiz - há 3 anos

      Com certeza, José! Também acredito que hoje estaria a desenvolver os mais novos e seria um Hall of Famer, mas acredito que ainda teria se tornado World Champion por mais pelo menos uma vez.

  10. Lucas Lameira - há 3 anos

    Chris benoit sem duvida é um dos meus favoritos, mais se vocês pesquisarem no Google ele não iria viver mais tempo o coração dele tinha aumentado muito de tamanho devido aos anabolizantes que ele tomava, acho que fato emocional de ter perdido grande amigo um ano antes foi crucial para essa tragedia… mais sem sombra de duvida Benoit era um dos melhores de sua epoca !

    • AwesomeTheMiz - há 3 anos

      Se ele iria viver por mais tempo ou não, nunca saberemos. Mas o fato é que ele representou bem, foi um bom wrestler e há vários fatores que contribuíram para que Benoit realizasse aquela tragédia… Apesar de tudo: Rest in Peace, Chris Benoit!

  11. Mario Magalhaes - há 3 anos

    Grande artigo Bruno, Benoit sempre foi um grande lutador técnico, mas seu último ato em vida infelizmente manchou sua carreira para sempre, é um grande superstar, mas nuca será valorizado da forma que realmente deveria ser.

    Vou ver Bruno se me espelho em ti e mais adiante neste ano, faço um Visão Brasileira sobre Benoit.

    • AwesomeTheMiz - há 3 anos

      Muito obrigado, Mario! É importante receber elogios de alguém bem mais experiente aqui no quadro. Seu último ato o marcou, sendo crucial para seu futuro.

      Me lembro que ouve a Raw em tributo a Benoit, mas no ECW do dia seguinte vi Vince falando que estava apagando Benoit de todos os registros da WWE…

      Estarei a espera do Visão Brasileira! Mais uma vez obrigado!

  12. Eugen3 - há 3 anos

    Benoit? O melhor.

  13. YO - há 3 anos

    Eu sou suspeito para falar o Benoit,pois é meu seguno wrestler favorito de todos os tempos.Meu lado como fã,deseja que ele seja indicado pro Hall of Fame,mas meu lado racional não acha correto ele ser premiado,devido ao que fez.Benoit foi um dos melhores in ring performers de todos os tempos,mas também foi um assassino.

    • AwesomeTheMiz - há 3 anos

      Entra em choque nosso lado como fã e nossa razão/ emoção. Foi um grande wrestler, mas há muito além de dentro do ring!

  14. jcfc - há 3 anos

    o que se pode dizer???!!!o artigo está perfeito completo e muito bem construído, parabéns.
    existe um documentário que fala sobre o uso de esteróides,falam do caso dele e explicam que para alem de afectar o psicológico os danos causados por algumas manobras e “cadeiradas” não ajudaram a separar as coisas claro que ser reconhecido como hall of famer não vai acontecer mas é impossível ignorar um homem que encheu casas.

    • AwesomeTheMiz - há 3 anos

      Muito obrigado, jcfc! Existem vários documentários que alertam sobre o uso de esteroides e o que fez Benoit a cometer esta tragédia foi os esteroides e o próprio psicológico do mesmo.

      De fato, não se pode esconder a história. O homem representou a indústria e encheu casas, tudo o que fez merece ser reconhecido!

  15. Mario Gonçalves - há 3 anos

    Olá,antes de mais grande artigo.
    Pessoalmente, sou um grande fã de benoit.Para mim,ele foi e sempre será um dos melhores (senao o melhor “tecnicista da historia do Wrestling).Mas acho muito injusto a WWE tentar apagar o que este fez ao longo da sua carreira do wrestling.Por mais que se tente, o passado e impossivel de se apagar,e é com muita desilusão que vejo que tentem esconder o melhor tecnicista da historia da WWE/WWF por causa do que ele fez fora do ringue.E porque não,em vez de tentar escondê-lo pelo que fez fora do ringue, porque não mostrar o quão bom era dentro do ringue,quantas vezes arriscava o seu corpo para entreter os fãs,o nivel de tecnica que este tinha…
    Penso que a razão de ele ter feito isto,tal como referido acima,foi basicamente porque pensem…
    Se o vosso melhor amigo,que vos tivesse acompanhado,e apoiado desde que começaram tivessse morrido devido a misturas de drogas e asteroides etc…,se tivessem problemas familiares,se tivessem apanhado tanta porrada,tanta dor devido aos combates,e tivessem vicio em asteroides e cafeina, não iriam acabar com um estado mental meio psicótico?
    Penso que talvez Se a WWE/WWF tivesse apoiado mais os lutadores naquele tempo,talvez nada disto teria acontecido.
    Não concordo com o que ele fez,mas dentro do ringue, Chris Benoit tem todo o meu respeito.

    • AwesomeTheMiz - há 3 anos

      Obrigado, Mario Gonçalves! Sem dúvida Benoit, era um dos melhores, se doava dentro do ringue e sempre estrava a fim de destruir o adversário, mas drogas, esteroides e fatos com certeza mexeram muito com ele. Também não concordo com o que fez, mas com wrestler, Benoit tem meu respeito também!

  16. B.wylde - há 3 anos

    quando era mais novo era grande fa do Benoit, infelizmente ele deu cabo de tudo quando fez o que fez. Sim, os esteroides e os danos desculpam ligeiramente os seus atos, mas na realidade falamos de um homicida.
    sera sempre um dos melhores lutadores de sempre mas o que fez nao da para desculpar, de certa forma lembra o me o recente caso do cantor dos lostprophets

    • AwesomeTheMiz - há 3 anos

      Sim, B.wylde! Por mais que tenha acontecido, ele matou duas pessoas. Entretanto, como wrestler, sempre será um grande nome! O cantor do Lostprophets (Ian Watkins) é a mesma coisa, deve ser reconhecido pela música, mas não ganhar prêmios pelo mesmo…

  17. gui - há 3 anos

    belo artigo.
    o chris benoit como wrestler sem dúvidas um dos melhores,sua técnica entre muitas outras qualidades com certeza um futuro hall of famer,inesquecível.

    infelizmente não podemos dizer o mesmo sobre o chris benoit “pai de família”

    • AwesomeTheMiz - há 3 anos

      Obrigado, gui! São duas “coisas” distintas, o Benoit wrestler e o Benoit fora dos ringues, por isto se dá estas grandes controvérsias!

  18. danielLP21 - há 3 anos

    Bom início no W.PT Bruno. Continua assim.

  19. MicaelDuarte - há 3 anos

    Bom trabalho Bruno.

    Na minha opinião, não se pode apagar a carreira do Benoit como se de nada se tratasse. O homem é um assassino, mas o “wrestler” não é. Isto é um daqueles casos, onde tenho alguma dificuldade em formar uma opinião, mas aquilo que sinto agora é que o Benoit não deve entrar no HOF. O HOF é um corredor onde se cruza a realidade com ficção, ou seja, o homem que teve uma carreira brilhante é premiado por tais feitos, mas como é que se congratula um assassino?! Por isso, não concordo com a sua inclusão no HOF.

    Se devem permitir passar imagens e filmagens? Sim. Se devem fazer referências ao seu nome, ao invés de não o mencionar, como se todos os outros “wrestlers” que ele enfrentou tivessem combatido um fantasma? Como se um fantasma tivesse vencido o Royal Rumble 2004? Como se o Orton tivesse ganho o 1º Título Mundial do ar? O nome dele deve ser referido. Hall Of Fame? No meu ponto de vista, não.

  20. AwesomeTheMiz - há 3 anos

    Obrigado, MicaelDuarte! Sua opinião partilha da minha, ser reconhecido pelo que representou na indústria sim, mas não ser um Hall of Fame. Ser reconhecido pelo que fez, mas não ganhar prêmios por isto!

  21. Dreamer - há 3 anos

    Ótimo artigo, Bruno. Parabéns por subir à equipe principal!

    Bem, não acompanhei tanto a carreira de Benoit, mas pelo que eu vi dele, posso dizer que ele é um dos maiores wrestlers técnicos da história.É muito, mas muito difícil mesmo, falar sobre a introdução dele no HOF. Por um lado, esta premiação se dá pelo que ele fez nos ringues, como Chris Benoit. Mas por outro, tem que ser visto que o HOF não é uma coisa que fica mais para a ficção, ela se mistura com a realidade. Por isso, não sei se quem vai ser premiado é o Christopher Michael ou o Chris Benoit. Foi realmente trágico o que ele fez na vida real, mas temos que ver que o HOF se relaciona na vida pessoal, e sim na profissional, onde ele sempre esteve excelente. Portanto, digo apenas que não sei o que seria certo e o que seria errado. Que em 2014 você continue fazendo mais artigos brilhantes!

    • AwesomeTheMiz - há 3 anos

      Obrigado, Dreamer! Obrigado mesmo!

      Foi como até disseram já nos comentários, no Hall of Fame se mistura tudo aquilo que o mesmo representou com a realidade, além de Chris Benoit ganhar prêmios depois do que fez é um pouco esquisito. Por isto defendo o reconhecimento de seus combates e carreira como wrestler, mas já acho um pouco demais ganhar prêmios depois dos assassinatos.

  22. WhoEver - há 3 anos

    “Crippler”… not “Clipper”

  23. Anónimo - há 11 meses

    Na minha opinião,os motivos do duplo-homicidio e suicídio de Chris Benoit foi mais emocional do que mental(claro que envolve problemas mentais,devido às pancadas que recebeu na cabeça ao longo da carreira,e tbm devido aos esteróides).eu falo isso pois além dele na época estar emocionante abalado devido a morte de Eddie Guerrero nas tbm possivelmente ele estava com problemas na família,nunca saberemos,mas na minha opinião a morte do Eddie influenciou muito no assassinato.Bem isso nunca saberemos,essa é a minha opinião

  24. wesley - há 5 meses

    chris benoit foi lutador completo e dificil colocar uma pessoa que matou a familia ou qualquer pessoa por a wwe lidar com a imagem da empresa colocar o benoit hof e manchar a historia dela mesmo entao com dor no coracao por gostar das lutas dele nao merecer ser induzido hof

Comentar

Login com Facebook

Editar avatar »

Notificações por email:

Wrestling.PT © 2006-2016 / Política de Privacidade / Disclaimer / Sobre Nós / Contactos / RSS Feed / Desenvolvido por Luís Salvador