Existem 2 vagas na Equipa do Wrestling PT para publicar notícias. Candidata-te!

Sharpshooter #55 – Horas Dedicadas

Tempo, tempo, tempo… O Wrestling, queiramos ou não, toma um pouco do nosso tempo na semana, não que isto seja um problema, mas queria estudar um pouco mais a fundo e comparar o que as majories fazem com a gente, o quanto a WWE e a TNA nos tomam de tempo e se isto é abusivo ou não, se o tempo tomado por nós é necessário ou não. É claro que haverá grandes diferenças aqui, mas veremos o que tem a dizer. Prazer, este é o Sharpshooter:

A WWE nos apresenta na semana quatro programas, a Raw, SmackDown, Superstars e o Main-event (aqui não conto o NXT, por ser a divisão de base da WWE). A Raw é o programa semanal das Segundas-feiras, com a duração de três horas, a SmackDown, gravada na Terça-feira, é o programa que vai ao ar nas Sextas-feiras, a segunda linha da WWE. Já o Main-event e o Superstars possuem a duração de quase uma hora, sendo mais usados para dar tempo de antena aos menos utilizados, principalmente o Superstars.

Agora venhamos aos pay-per-views, doze ao todo: Royal Rumble, Elimination Chamber, WrestleMania, Extreme Rules, Payback, Money in the Bank, SummerSlam, Night of Champions, Battleground, Hell in a Cell, Survivor Series e TLC. Cada um a sua temática com combates valendo o título e feuds mais quentes, com mais uma duração de cerca de três a quatro horas conforme o pay-per-view.

Covenhamos que tenhamos um pay-per-view no mês com a duração de três horas e meia (três horas de show e meia-hora de pré-show), em uma semana normal, se fossemos para ver todos os programas a fio da WWE, sem contar o NXT, temos que gastar mais 400 minutos da nossa semana para tudo, o que dá mais de seis horas semanais para vermos. Em semanas de pay-per-view, com o tempo médio citado, este tempo pode chegar até a dez horas, é bastante tempo vendo WWE na semana, não concordas?

E em um ano? Sem contar pay-per-views e o NXT este tempo chega a mais de 350 horas anuais para acompanharmos a programação da WWE completa, se implementarmos os pay-per-views, podemos ficar tranquilamente mais de 400 horas a ver WWE no ano, isto fazendo um calculo bastante superficial. Com as histórias que vemos, um pay-per-view no mês e tempo “de sobra” para realizar determinadas feuds, não achas que tudo vem a ser construído as pressas na “maior companhia de Wrestling do mundo”? São raras as vezes que vibramos com uma excelente feud construída em seus grandes conformes e com corretas decisões, ou vão dizer que dar a vitória a Batista no Royal Rumble foi das melhores ideias? Ou colocar Big Show como contender ao WWE World Heavyweight Championship de Orton no Survivor Series foi também? Como acompanhantes assíduos que somos, fãs de Wrestling assumidos e apoiadores de grandes histórias, somos o público que a WWE (e qualquer empresa) tem que agradar, e com o tempo que a WWE tem na semana, acho que algo melhor nós merecíamos apreciar.

Agora nosso tempo semanal tende a cair, e muito quando comparado com a WWE. Assim como não contei o NXT, aqui não irei contar os One Night Only da TNA, mas, ainda sim, iremos calcular o tempo do Impact semanal e dos quatro pay-per-views que a TNA nos oferece ao ano: LockDown, Sacrifice, Slammiversary e Bound for Glory.

Assim como na WWE e em qualquer outra empresa que usufrua de pay-per-views, nestes se encontram um card mais quente e com feuds alimentadas, sem contar as já conhecidas Titles Matches que podemos de ter nestes eventos pagos. Colocarei uma duração média de três horas para cada pay-per-view da TNA, que ocorrem em tempos bem mais longos que o da WWE, onde as feuds podem sempre serem construídas sem pressa e com a tranquilidade necessária para sempre termos cards invejáveis.

É claro, sempre há decisões da equipe criativa que não agradam e podem retardar isto, seja em qualquer companhia. Mas isto não vem ao caso agora, nem mesmo os Impact especiais com os temas que já foram pay-per-views da TNA, mas vejamos o tempo que temos que gastar ao todo para acompanhar o produto da TNA por completo: apenas duas horas na semana são necessárias para vermos ao Impact, e caso tenha um dos quatro pay-per-views, aumenta mais umas três horas, resultando um total de cinco horas semanais.

Aquilo que acompanhamos na WWE que leva uma semana, pode levar quase um mês na TNA, sua agenda é mais leve e folgada, não oprimindo tanto a nós para ver o programa e acompanhar uma feud por completo. Se fossemos contar em um ano, mal gastaríamos 100 horas para ver todos os Impacts no ano e um pouco mais que isto se formos contar os pay-per-views. São tempos que vemos a TNA oferecer um belo produto a nós, com tempo para desenvolver feuds até os pay-per-views e com tranquilidade para construir bons cards.

Agora vem a pergunta, é necessário mesmo tantas horas semanais para desenvolver as feuds? É preciso que nós gastemos tanto tempo da nossa semana para a WWE, aonde apenas a Raw possui realmente alguma finalidade decente e assistimos ao SmackDown, Main-event e Superstars perdidos na grade e estão lá apenas “porque sim”? Não achas que está na hora de repensar um pouco na programação seja de um lado ou de outro, achas necessário um programa a mais na semana da TNA ou Impact de três horas uma bela partida? São tantas as perguntas sobre o tempo que sempre estamos a dedicar ao Wrestling, será que, apesar de sermos incríveis fãs do esporte, merecemos aquilo que estamos a receber?

Tempo, tempo, tempo…

Sobre o Autor

- Curitibano, brasileiro e torcedor do Grêmio Foot-ball Porto Alegrense e colaborador no WPT, como escritor do quadro Sharpshooter. A quem gostar dos artigos e quiser me adcionar ao Facebook para ter mais de Wrestling e demais assuntos do nosso cotidiano, sinta-se à vontade! Apenas procure por: Bruno do Nascimento Costa. Peço apenas que, caso adicione, me mande uma mensagem, se identificando como leitor assíduo do WPT.

13 Comentários

  1. José Sousa - há 3 anos

    A WWE a repensar deveria repensar era o Smackdown e a utilidade dele para construir feuds. Isso do tempo é relativo, se o produto for interessante e as histórias boas não deixas de ver o produto porque vai demorar x tempo. Ou seja, o tempo psicológico conta bastante, e podes ter programas de 3 horas que parece que duram muitos, mais. Ou Raws como a de segunda que o tempo parecia que estava a voar.
    Sobre a TNA eu penso o mesmo, não acho que a solução seja um programa a meio da semana, mas não sou da opinião que a TNA gere melhor o tempo das feuds que a WWE. Aliás, por vezes o facto de terem só 4 PPV´s joga contra eles, e contra as histórias mas isso é apenas a minha opinião pessoal.
    O ideal é em ambos os casos maximizar as historias no tempo que cada programa tem disponível, sobretudo o Raw e o Impact. No caso da Smackdown, ou voltam a fazer a brand split, ou usam para construir histórias secundárias importante, e que sabes que serão sempre desenvolvidas ali para trazer interesse.

    • AwesomeTheMiz - há 3 anos

      Verdade, José! A SmackDown deveria ser repensada, uma Brand Split no cenário atual de WWE World Heavyweight Championship acho irrelevante, mas se o produto for bom, o fato de tempo e produto é mera questão gosto e apreciação.

  2. FranciscoAP - há 3 anos

    Bom tema!

    Quanto à WWE, mesmo quando acompanhava habitualmente, nunca houve uma semana em que tenha visto todos os programas ou se quer tenha estado perto disso. É demasiada programação, acaba por ser muito mais do mesmo.

    Já a TNA, não acho que as 3 horas fossem favoráveis. Primeiro, porque não acho necessário programa algum de wrestling ter a duração de um PPV. E em segundo, não acho que conseguissem manter a sua filosofia com mais horas de programação. A TNA procura dar sempre uma história aos combates, uma razão para estarem a acontecer, e com mais horas por preencher isso rapidamente ia cair por terra.

    • AwesomeTheMiz - há 3 anos

      Obrigado, FranciscoAP! Eu acompanho o que quero da WWE xD Há semanas que acabo por acompanhar tudo. A TNA eu gosto do jeito que está, é uma boa carga horária

  3. PedroSWWE - há 3 anos

    Sinceramente, por mais bom que 2013 tenha sido não me cativou muito, também devido a esse assunto que referiste de tempo a mais que a WWE tem nos seus programas semanalmente.

    Penso que ficava mais interessante todo esse tempo gasto, se houvesse brand split.
    Já que o Main Event tem sido um programa mais importante, porque não fazer dele a nova ECW, acabar o Superstars e fazer do Smackdown um show em direto?
    Com a brand split, poderiam desenvolver as feuds no programa em que os Superstars estavam. A maior parte das feuds são construídas apenas no Raw, ou então quando também estão envolvidas no Smackdown, são coisas mínimas que acontecem no Smackdown.
    De que vale ver Superstars, se a maior parte do tempo é para fazer resumo do Raw, para isso, vemos WWE Experience.
    Outra coisa, que é um desperdício de tempo, é por vezes vermos um combate no Raw, e vermos a desforra no Smackdown, e essa desforra contém exatamente as mesmas moves pela mesma ordem.
    Para mim, outro fator para eu não assistir a todas essas horas é a estipulação dos combates. para além de serem 70% combates normais, de que vale ter PPV’s com nomes de estipulação, e nesse PPV só há um combate desses. Exemplos são o Elimination Chamber, Money in the Bank, pois agora só há um título principal, por este andar, também o Hell in a Cell só terá 1 Hell in a Cell match, TLC, antes ainda havia 1 Table’s Match, 1 Ladder’s Match, 1 Chair’s Match e 1 TLC, mas agora apenas há 1 TLC match.

    Eu ultimamente tenho andado a assistir a Atittude Era e Ruthless Agression, penso que sempre é melhor do que assistir a tanta hora, sem ter interesse.

    Enfim, se o Vince continuar assim na PG Era por muito mais tempo, acho que vai perder muitos fãs o Wrestling, ou a TNA talvez faça o papel de WCW, ganhe audiencias e compita com a WWE.

    • AwesomeTheMiz - há 3 anos

      Eu acho que o Superstars e o Main-event tem uma ligeira importância por dar um leve tempo aos menos utilizados, mas tens razão quando a maior parte do tempo se resume num “Best of Raw”. A estipulação é outro fator, um combate com estipulação daria mais fogo ao programa e mais audiência, assim como os desmasiados pay-per-views com apenas os combates principais a cumprir o tema que lhe é proposto.

      A PG tem seus bons lados e maus lados na WWE, mas acho que esta era poderia acabar, porque não inovar, né!?

  4. Hildo - há 3 anos

    Bom tema e bom artigo. A WWE tem mesmo que utilizar melhor o Smackdown As construções de feuds seriam bem melhor e seria melhor de acompanhar, quanto aos outros show só estão lá ”porque sim” mesmo.

    • AwesomeTheMiz - há 3 anos

      Obrigado, Hildo! A SmackDown, de fato, tem que ser repensada, assim como os outros programas que estão lá apenas a cumprir um papel fraco.

  5. Afonso.A.Q17 - há 3 anos

    Bom artigo, e um tema curioso este que escolheste. Realmente é muito o tempo que dedicamos ao Wrestling. Se pensarmos bem, ainda é mais do que aquilo que referiste, pois eu por exemplo dedico 30 minutos por dia ao Wrestling PT, e quando tenho tempo, vou vendo uma Raw da Attittude Era. Ou seja vejo Raw, iMPACT, NXT, Smackdown e Main Event. Logo: 3+2+1+2+1= 9horas so para ver os shows. Acrescentando meia hora por dia no Wrestling PT temos 9+3.5= 12,5 horas. Depois eu dedico como ja disse anteriormente algum tempo a ver as Raws da Attitude Era. Como comecei a ver em 1997, o Raw durava apenas 1 hora(!), mas a partir de Março salvo o erro passou a ter 2 horas. Ja vou em Maio por isso a media 1 hora e meia +/-. Como vejo cerca de 4 por semana. 12,5+1,5*4=18,5 horas numa semana. E ainda mais! por vezes pesquiso videos de wrestling no youtube, e dedico o que 1 ou 2 horas por semana. Por isso chegamos às 20 horas por semana! Como a semana tem 168 horas dedico: 12 % do meu tempo por semana so para ver wrestling!

    • AwesomeTheMiz - há 3 anos

      Obrigado, Afonso.A.Q17! Sempre dedicamos muito tempo ao Wrestling, não que isto seja mau, mas é um tempo grande. Se eu for contar, gasto mais umas horas no WPT, sem contar a formulação do Artigo e postagem do mesmo! Espero que volte a comentar aqui e todos sempre tenham gosto pela minha escrita. Obrigado

      • Afonso.A.Q17 - há 3 anos

        Obrigado eu pelo artigo Bruno! Tens melhorado muito os teus artigos, Parabens!

  6. JoãoRkNO © - há 3 anos

    Excelente tema Bruno, algo para desanuviar visto que só se fala da próxima WM. Em relação á WWE realmente tem excesso de horas semanais. E programas como o Main-Event e o Supertars acabam por ser desnecessários, porque era nesses que se devia dar lugar ás superstars menos utilizadas, mas não, conseguem fugir sempre á rotina. Em relação á TNA, não acho que tenham carga horária a mais, com aquele roster um programa semanal com aquele horário é o ideal.

    • AwesomeTheMiz - há 3 anos

      Obrigado, JoãoRkNO! Mais uma vez por aqui. Estou a procurar temas que mudem só a WrestleMania XXX, visto que já vou falar dela dentro de semanas de uma maneira bem abrangente. A TNA, assim como você, considero o tempo dedicado a TNA ideal, mas a WWE poderia repensar a SmackDown, o Superstars e o Main Event, estão perdidos no momento…

Comentar

Login com Facebook

Editar avatar »

Notificações por email:

Wrestling.PT © 2006-2016 / Política de Privacidade / Disclaimer / Sobre Nós / Contactos / RSS Feed / Desenvolvido por Luís Salvador