Existem 2 vagas na Equipa do Wrestling PT para publicar notícias. Contacta-nos!

Signature Move #14 – O homem teimoso com o nariz de batata

…e são 23h28 de sexta! Por pouco não cumpria com o dia de postagem no Wrestling.PT, e apesar de ser muito tentador e até recomendável não o fazer… há sacrifícios que merecem ser feitos e é uma maneira de vos retribuir todo o apoio que me têm dado ao longo desta jornada fantástica que já vai para o 14º capitulo.

PS: Este post foi colocado no Wrestling.PT na Sexta à noite mas apenas colocado online agora no Sábado.

Esta semana trago uma história que me fascina desde há algum tempo e da qual se tem ouvido falar mais nos últimos tempos. O texto não é muito comprido nem muito exaustivo… é como eu acho que deve ser, e contem o essencial com toda a honesta admiração que tenho pelo senhor responsável pelo artigo e pela sua história. Alguém que, ao contrário de metade das pessoas deste mundo, não se prostituiu.

“O homem teimoso com o nariz de batata”

A expressão fraterna, o sorriso fácil, aquele nariz de batata e o olhar vago nasceram com ele num cantinho de uma província italiana. Tal como a teimosia… mas enquanto foi crescendo, foi moldando convicções, crenças e doutrinas à sua maneira de ver a realidade. Caiu, errou e aprendeu, e consoante as feridas dos buracos que a estrada da vida lhe foi provocando  foi construindo uma personalidade forte, e a teimosia evoluiu apoiada numa inflexibilidade vista por dois prismas -“chata” para os senhores de mala na mão e gel no cabelo; “genuína” para as suas gentes.

Quem nos verdadeiramente conhece, dizem, são aqueles que vêem o nosso desenvolvimento e estão connosco desde o berço. E aquele rapaz do nariz de batata que mais tarde viria a ser conhecido como o “Teimoso” por quem tinha a ousadia de colocar alcunhas em público era reconhecidamente bom rapaz para as pessoas da terra.

De lá saiu, e imigrou. Conquistou estatuto, alcançou vitórias e foi passeando classe pelos ringues de wrestling espalhados pelos Estados Unidos fora. Tornou-se num dos melhores de sempre, com a legítima ousadia de se poder designar o melhor de sempre.

E assim foi que se fez a lenda, a estrela mor de um céu minado de cadentes. Ele era a que mais brilhara e aquela que, depois do seu nascimento, jamais tinha sido modificada. O homem podia ficar mais gordo, podia mudar de roupa ou até de corte cabelo, mas jamais mudara nas suas convicções e no que achava estar certo, sacrificasse-se aquilo que fosse preciso, incluindo, claro, o seu estatuto!

Podia passear pelas ruas de Pizzoferratto, de Abruzzi e de Pittsburgh com o peito inchado e olhar as pessoas como meros mortais a rondar o seu estatuto lendário… mas isso teria de significar concordar com aquilo em que se tornara a companhia que o tornou grande. E este homem de nariz de batata não era assim, e preferia ser visto como um comum mortal do que o campeão dos campeões, o maior de sempre porque há coisas muito mais importantes que o ruído da multidão, os dólares na conta ou o comodismo, e essa era a dignidade. Assim, o homem do nariz de batata aceitou ficar sobre o anonimato sem nunca se queixar das marcas que a indústria lhe deixara no corpo – não conseguia estar mais de 5 minutos em pé, algo que o impedia de coisas tão básicas como ir buscar a correspondência à caixa de correio. Foi tratado sem nunca se queixar, ninguém soube de nada, passou quase como anónimo em contraste com o que um dia fora.

Não se importava com a falta de reconhecimento. Tinha a família, tinha as convicções e as crenças… e sabia que o tempo daria razão a quem acredita de forma suficientemente forte em si mesmo…

… ainda não aconteceu. Bruno tem 77 anos e merece muitíssimo mais que a distinção de um Hall of Fame que já perdeu a credibilidade há muito e a sua indução é mais um presente para a WWE que para ele mesmo por isso mesmo.

Vai voltar a casa, ainda bem, e espero que a justiça seja feita quando fôr chamado ao palanque como o wrestler mais importante de todos os tempos.

Parabéns a Paul Levesque, que intermediou esta negociação e usou persuasão suficiente (e não deve ter sido pouca) para que Bruno Sammartino fosse induzido no Hall of Fame da WWE, e à WWE por terem finalmente no seu suposto quadro de honra o lutador mais importante da sua vida.

Sobre o Autor

-

20 Comentários

  1. MR Perfection André Santos - há 4 anos

    Bom artigo Parabéns.

    Realmente este icon devia de ser nomeado logo na primeira edição , mas tal como tu escreveste a sua personalidade e teimosia devida a coisas que ele não aceitava na industria.
    certo ou errado , tarde mas merecido para o lutador mais famoso da era Old School

  2. danielLP21 - há 4 anos

    Lutador mais importante da história da WWE?

    • Frederico_WWE - há 4 anos

      Dos inícios na World Wide Wrestling Federation ele é decerteza o mais importante. Mas da história mesmo da WWE que já tem mais de 50 anos não acho que ele seja o mais importante. Ele só foi campeão o tempo que foi porque aqueles tempos eram outros… com um roster bem limitado aposto e se fosse de há 30 anos para cá já não se via nada disso.

      • danielLP21 - há 4 anos

        O lutador mais importante da história da WWE é o Hulk Hogan… Acho que isso é óbvio e não é uma questão de opiniões. São factos… Pelo menos, é assim que eu olho para isto!

        Lutador mais importante- Hulk Hogan
        Personalidade mais importante- Vincent Kennedy McMahon

      • Anónimo - há 4 anos

        temos de respeitar os outro e tudo mas este homem e o mais importante da wwe reinado histórico kuase 10 anos acho k hulk hogan não chegou a esse patamar.

      • Bruno - há 4 anos

        o hulk hogan foi importante e e uma lenda do wrestling mas este homem esta acmima de hogan sem duvida alguma

      • FranciscoAP - há 4 anos

        “sem dúvida alguma”, pimbas Daniel arruma lá com esta.. Enfim, quando é preciso explicar o quanto o Hogan ajudou a mediatizar o wrestling nem vale a pena… Não é uma questão de quanto tempo o deixaram o Sammartino ter o título, é a quantidade de pessoas que levou a verem Wrestling e nisso ninguém bate o Hogan.

      • danielLP21 - há 4 anos

        Bruno, então o CM Punk é mais importante do que o Undertaker, o Rock, o Steve Asutin, o Shawn Michaels, o Triple H… Teve um reinado maior que qualquer um deles!

        Eu não gosto do Hulk Hogan. Nunca gostei e duvido muito que algum dia venha a gostar. Mas comparar a IMPORTÂNCIA que ele teve no Wrestling àquela que o Sammartino teve é quase um crime…

        O Hulk Hogan não chegou ao patamar dele? Pois não, que ideia :D

      • CM Punk SES - há 4 anos

        Acho que no futuro o Hogan vai ser ultrapassado pelo Cena…

      • danielLP21 - há 4 anos

        Não não vai. Antes do Hogan, o Wrestling era uma coisa. Depois dele, tornou-se numa coisa completamente diferente.

        O Cena não causou nenhuma mudança radical no Wrestling.

      • Gorilla - há 4 anos

        Hey génio, pensa onde vias o Hogan se o Sammartino não tivesse sido um sucesso nacional? E já agora o Sammartino defendia o titulo 12x por ano no MSG, mas há mais shows que o MSG, de facto muitos mais mesmo e é só procurares a lista de eventos que o mesmo fez parte.

        E tem mais, explica-me por favor como é que tu, um miudo com quinze anos no máximo sabe como era a decada de 50/70 nesta modalidade? Se fores pesquisar pelo Sammartino ves que ele era tão popular como o Babe Ruth na América e não tenhas duvidas que se o Vince McMahon Jr. tivesse arranjado um Sammartino para usar quando foi a TV Nacional, tinha tido um nivel de sucesso talvez superior.

        Para teres noção do impacto do Sammartino, o dia que ele perdeu o seu primeiro titulo da WWWF tu ves na plateia homens adultos, homens de barba mesmo, senhores de fato a CHORAR! Tipo, ninguém teve um impacto nos fãs como o Bruno, ninguém mesmo.

      • danielLP21 - há 4 anos

        O Hulk Hogan é o lutador mais importante da história do Wrestling. Ponto final.

  3. EnigmAA_Y2J - há 4 anos

    Nunca nem sequer tive vontade de digitar no Youtube o nome deste senhor para ver alguma coisa á seu respeito.

    Bom texto mas me explica porque ele é o lutador mais importante da história da WWE?

  4. cena sucks - há 4 anos

    Mas um belo artigo mas não concordo que ele foi o mais importante eu acho que foi o hulk hogan que fez o nome da wwf/e se bastante conhecido e stone cold que praticamente ressucitou a wwf/e

  5. Anónimo - há 4 anos

    excelente artigo como é normal,Juarez. Concordo que o Bruno Sammartino tenha sido influente no wrestling e tenha sido o wrestler mais importante da wwe,mas foi-o na sua época porque para mim os wrestlers mais importantes(ou pelo menos os mais reconhecidos,na minha opinião)de sempre foram hulk hogan,the rock,steve austin,dx,undertaker e john cena. PS:já fazia tempo que não comentava os teus artigos mas continuava a lê-los semanalmente simplesmente não tinha tempo para comentar,mas todos eram bons/excelentes tanto que este artigo/espaço é um dos meus preferidos aqui no site.

  6. Adriano Garcia - há 4 anos

    Poxa, essa discussão sobre o nome mais importante da História do Wrestling é complicada…Acho que houveram 3 Divisores A/D Sammartino, Hulk Hogan e Undertaker..

    Sammartino tem todos os méritos de seu tempo..Era o melhor nos tempos em que o Pró-Wrestling era menos físico e mais “Teatral”..

    Hulk Hogan veio com um novo Status de Entretenimento e Capacidade Física…

    E Undertaker veio com um outro nível de Capacidade Física e seus elementos de Entertainer, trouxe um novo caminho ao Pró-Wrestling, e é um dos únicos que raramente tem questionamento..(Ao contrário de Sammartino e Hogan)..

    Eu tenho minhas conclusões, e vocês?

  7. vascosilvavasco - há 4 anos

    Excelente artigo,como é normal Juarez.

    Concordo quando dizes que Bruno Smmartino foi um wrestler muito importante,mas foi-o na sua época.Na minha opinião os wrestlers mais importantes da wwe/f foram Hulk Hogan,The Rock,Stone Cold,The Undertaker,John Cena e os DX,pelo menos acho que estes foram os que mais ajudaram a divulgar o nome da empresa e ao mesmo tempo o wrestling.

    PS:Já faz tempo que não comento os teus artigos,mas tenho os lido todas as semanas simplesmente não tenho tido disponibilidade para os comentar,mas achei todos os teus artigos bons/excelentes o que faz do “Signature Move” um dos meus espaços/artigos favoritos aqui no site.Parabéns :) !!!

  8. gabriel gustav - há 4 anos

    Bom artigo mas acho que Bruno Sammartino não foi o lutador mais importante da história da WWE pois Hulk Hogan fez a WWF/E ser conhecida e Stone Cold ressucitou a WWE com a Attitude ERA

  9. José Sousa - há 4 anos

    Sim para mim ele é importante na era antes de massificação do Wrestling como entretinimento. Eles não tinham metade dos programas que temos agora nem podemos comparar.

    Mas essa mudança surge porque existiu o Hulk Hogan, por isso gostemos ou não o mais importante de sempre é o Hulk.

  10. Mintz - há 4 anos

    ” o lutador mais importante da sua vida.”

    Certo… porque não havia WWE/F sem aquilo que o reinado de Sammartino trouxe e a atenção que o lutador chamou nessa altura. O Hogan ajudou a fazer subir o que já estava construido antes, o Sammartino construiu… somente. Entendo e concordo contigo.

Comentar

Login com Facebook

Editar avatar »

Notificações por email:

Wrestling.PT © 2006-2016 / Política de Privacidade / Disclaimer / Sobre Nós / Contactos / RSS Feed / Desenvolvido por Luís Salvador