Existem 2 vagas na Equipa do Wrestling PT para publicar notícias. Candidata-te!

Smoke and Mirrors #145 – O “Mestre” e a “Besta”

Todos os mestres têm os seus discípulos, mas como é óbvio alguns destacam-se mais que outros, seja pelo seu talento natural para o sucesso, pela sua capacidade atlética, ou mesmo pelo seu carisma e carisma, e nisso Paul Heyman é igual a qualquer outro mestre, e já teve boas e más escolhas de protegidos. Até porque numa carreira tão longa quanta a que ele tem, é óbvio que nem todos os seus escolhidos atingiram o topo da carreira, mas verdade seja dita não existe muitos managers com tantos wrestlers a atingir o topo da WWE quanto Paul Heyman.

Ninguém pode negar o privilégio que é poder ter sido o homem que lançou CM Punk, Stone Cold e Brock Lesnar, todos estes nomes são grandes talentos e estrelas de topo da indústria do wrestling, e todos eles têm o mesmo mestre: Heyman. Mas, desses três o Lesnar ocupa um espaço “especial “ na carreira deste manager, porque foi ao seu lado que conquistou os títulos mais importantes que poderia ter enquanto profissional.

Aliás, se todos os mestres têm a sua obra-prima, o disciplino preferido então sem dúvida que o Lesnar é exactamente isso para o Heyman. E é não porque seja mais importante que o Stone Cold ou que o Punk( mesmo que o seja), mas também porque é aquele onde o trabalho do Heyman tem mais impacto, mesmo que ele seja uma autêntica máquina de destruição, aliás como ficou á vista de todos no Summerslam.

O que pretendo dizer é que eles formam uma dupla imparável, e é o trabalho dessa dupla que irei analisar neste Smoke and Mirrors, até porque é uma dupla que terá muito impacto na WWE nos próximos tempos, gostemos ou não do facto do Lesnar ter um reinado. Claro que a legitimidade dos últimos feitos do Lesnar poderão ser questionados, mas a principal razão para isso é sobretudo por ser um part-timer e não pela falta de talento do Lesnar. E é exactamente uma análise da dupla, dos seus pontos positivos e negativos, e do potencial impacto do reinado da Besta no produto da WWE.

1. Principais características da dupla

Quando me refiro a este tópico, refiro-me simultaneamente aos aspectos positivos da dupla, uma vez que são praticamente sinónimos, ou pelo menos são aspectos que são coincidentes neste caso. Sendo que na minha opinião a principal vantagem desta dupla é que ela é praticamente perfeita e complementar, sendo que se fossem a mesma pessoa estariam muito próximo de ser o wrestler perfeito.

Mas como são pessoas diferentes eles têm aspectos diferentes que os torna uma das melhores (se não a melhor) duplas Wrestler e manager da história da WWE. Vejamos primeiro o Lesnar, ele é claramente o melhor atleta powerhouse da história do wrestling, porque combina poder e força com agilidade, e técnica. Sendo que, isto combinado numa só pessoa dá claramente um dos atletas mais dominantes do wrestling, e a carreira e os feitos falam por ele.

E como é óbvio, mesmo sem o Heyman seria sempre um prazer gigante ter um atleta com a qualidade e talento do Lesnar no roster da WWE mesmo que seja em part-time. Claro que os part-timers não devem ser o centro do produto, mas dependendo da forma como sejam utilizados também não é totalmente negativo que tenham uma participação no produto, e sobre isso falarei mais adiante no artigo quando falar em concreto do reinado do Lesnar.

Quanto ao Heyman ele é verdadeiramente o mestre do Heyman, o homem que o controla quase como se de uma marioneta se trata-se, e que vai orquestrando os planos de ataque que a Besta acaba por concretizar de modo brutal e eficaz na maioria das ocasiões. Além disso, ele é um verdadeiro mestre na obra de vender uma conquista ou um combate como se fosse a coisa mais importante da história.

E a prova disso é a forma como contou a história do fim da Streak, tornando algo que seria muito negativo num momento histórico e aparentemente natural. Ou seja, claro que nem todos concordamos com o fim da Streak, mas o facto de ela ter acontecido para alguém com o heat desta dupla tem vantagens. Sendo que a principal delas é o facto deste feito valorizar quem derrubar esta dupla, e isso irá criar uma nova estrela quando acontecer, e por isso não é impossível encontrar aspectos positivos nesta dupla.

Até porque ela tal como referi consegue distribuir de forma tão perfeita os papeis de cada um deles que é impossível não ver o potencial enorme desta parceria. Porque o Heyman promove-se a si mesmo e aos seus parceiros de forma notável, e só isso faz metade do trabalho para o seu protegido. Protegido, que dessa forma só tem mesmo que aproveitar as deixas e promessas do Heyman e colocá-las em prática.

Sendo que no caso do Lesnar, essa complementaridade entre o discurso do manager e acção do wrestler é praticamente perfeita. E é isso que faz esta parceria única, porque ao contrário de outros Guys ele precisa das promos do Heyman e por isso mesmo é que as potencia ao máximo no ringue. E faz isso graças a performances notáveis, dominadoras, e onde sobretudo conta sempre uma história de forma notável, aliás essa capacidade de storytelling que a dupla possuí é claramente um dos grandes trunfos da dupla.

E quando consegues fazer passar para os espectadores que esta química é natural, e que de facto estamos perante uma parceria de sucesso e temível, então é esse o momento em que sabemos claramente que a missão foi cumprida. Por isso, mesmo é inegável que o Brock e o Heyman fazem tudo isto parecer a coisa mais natural do mundo, e como o fazem com sucesso isso torna-se algo imprescindível, e sobretudo rentável para o produto que a WWE quer apresentar.

2. Pontos negativos da dupla

Nem tudo é um mar de rosas naquela dupla, apesar da maioria dos aspectos mais negativos da parceria provem de situações que derivam do tipo de contrato do Lesnar, que propriamente deficiências que a dupla apresente nas suas performances. Claro que alguns dizem que o Lesnar é limitado nas suas performances, um super-homem, mas a verdade é que ele tecnicamente não é limitado e mesmo quando limita o seu arsenal nunca o deixa de o aplicar de forma eficaz.

Assim sendo, provavelmente só posso apontar claramente como defeito do Lesnar do ponto de vista técnico são as suas promos, que não sendo más são o seu ponto negativo. Ou seja, eu não acho que o Lesnar não tenha a capacidade de comunicar de forma eficaz ao microfone, mas o seu tom de voz extramemente agudo acaba por o prejudicar, tornando por vezes mais difícil de tolerar uma promo dele quando ele necessita de colocar a sua voz nesse tipo de tons.

Assim sendo, o principal defeito que aponto à dupla é mesmo relativo às datas muito limitadas do contrato do Lesnar. Uma vez que estas datas trazem consigo uma série de limitações, limitações estas que acabam por ser consequências do facto de Lesnar não ter uma agenda a full time na WWE, e isso acaba por prejudicar o reinado dele, mas sobre isso falarei mais á frente.

O pior destas datas limitadas é que na maioria das situações obriga a condensar toda a promoção das rivalidades nos dias em que ele participa. Sendo que isso traz alguns riscos menos positivos, uma vez que estando em tão poucas datas ficamos obrigados a que os segmentos em que o Lesnar participe sejam mesmo muito bons e que desenvolvam feuds, caso o contrário poderão facilmente suscitar algumas criticas á sua presença na programação.

Até porque as promos do Heyman por melhores que sejam não conseguem debelar estas pequenas limitações que advêm da já referida agenda do actual WWE Champion. Claro que podem fazer um bom trabalho na promoção de combates, como o fez com o Cena e sobretudo com o Punk, mas mesmo assim se a dupla tivesse a tempo inteiro seria muito melhor para o produto e para o reinado do Lesnar. Mas isso são aspectos que aconteceriam em cenários idílicos e como isso não é a realidade, não vale pena continuar a insistir por ai, e é melhor ir para a análise do potencial do reinado do Lesnar.

3. Impacto do Reinado do Brock Lesnar na WWE

O Reinado do Brock começa por ser aquele que foi conquistado de forma mais dominante de sempre, e isso só por si trás consequências ao produto e á credibilidade do título. Porque sejamos sinceros, a partir de agora a WWE está numa situação complicada porque quem tirar o título ao Brock tem que ser alguém credível, e sobretudo terá que o fazer de modo igualmente credível.

Porque alguém que termina com o Cena como ele fez no Summerslam, não pode perder o título no PPV seguinte de forma arrasadora, ou pelo menos se perder terá que ser de forma convincente e não apenas através de um simples comeback. Até porque isso banalizaria as suas duas últimas conquistas, e isso é tudo o que a WWE deveria querer, pois é muito importante que a WWE coloque a dúvida nos fãs sobre quem irá parar a “Besta”.

E aí entra o factor tempo, ou seja, deverá a WWE dar um reinado curto ou mais longo ao Lesnar, tendo em conta o push que o Reigns irá ter na altura da Wrestlemania, e que por isso mesmo seria conveniente que o Rollins tivesse o cash in e o reinado antes do grande evento do ano. Desse modo penso que a WWE terá que escolher entre dar um reinado mais longo e valorizar directamente um jovem talento, ou dar um mais curto do e valorizar indirectamente outro novo talento. De qualquer modo, e apesar de não ser tão claro quanto no caso do reinado do Rock quem irá retirar o título ao Lesnar, parece-me evidente que irá ser a rampa para o reinado de um novo talento.

Porque vejamos se for de forma directa eu aposto claramente numa vitória do Reigns, que venceria por altura do Survivor Series ou na Wrestlemania, mas duvido que a WWE dê um reinado em part-time ao Lesnar até á Mania. Por isso mesmo, inclino-me claramente para que ele perca o título no máximo no Survivor Series, e sim acho bem mais provável que seja o Reigns o conquistador da Besta que o Batista, embora isso não seja impossível, mas dessa forma não valorizaria um jovem. E por mais que se vale no Rock, não acredito que a WWE esteja a promover tanto o seu “primo” Reigns para depois não lhe dar o título máximo.

A outra hipótese passa pela possibilidade do Cena definir alguma estipulação para o embate do Night of Champions, e sendo uma que o beneficie a WWE consiga bookar o combate de modo a que este conquiste o titulo de novo, e simultaneamente volte a levar uma tareia do Lesnar, mas que perderia de forma que não desvaloriza-se a anterior conquista. Nesse cenário, o Cena seria uma vez mais campeão, mas estaria tão débil que sofreria o cash-in do Rollins, que aproveitaria a ausência do Ambrose para conseguir fazer o cash de forma bem sucedida.

Em suma, qualquer um dos cenários é possível e as próximas semanas revelarão qual deles será o mais viável de ocorrer no próximo evento da WWE. Uma coisa é certa enquanto durar o reinado do Lesnar durar temos incerteza, e isso traz riscos mas também cria dúvidas nos fãs que acabam por ter aspectos positivos para o produto. Mas isso é algo que por certo voltarei a abordar nos próximos Smoke, mas não o da próxima semana. Desejo-vos uma óptima semana, e não se esqueçam de ler o próximo Perguntas e Respostas e Match of the Week onde terão uma vez mais a minha colaboração.

Figuras da Semana

Bram – Vitória fantástica, num combate igualmente de boa qualidade. Sendo que cada vez mais se torna na revelação do ano da TNA, e sem dúvida um talento a seguir nos próximos tempos.

Gail Kim – Espectacular vitoria por parte da melhor Wrestler da industria na actualidade, e digo isto sem algum problema porque é verdade.

Samoa Joe – Excelente combate entre ele e o Low Ki, num embate onde cada um dos intervenientes demonstrou o porquê de serem dos melhores de sempre desta divisão.

Roode e Eric Young – Outro belíssimo combate, no qual venceram os wrestlers certos. A questão que fica para a próxima semana é claramente: Qual deles será o verdadeiro nº1 contender ao título de Lashley?

Paige, Ziggler, e Nikki Bella – Decidi juntar os três por mais estranho que pareça, porque tanto o turn da Nikki, como a vitória do Ziggler e da Paige foram destaques e surpresas da semana, apenas não foram a SURPRESA da semana.

Bray Wyatt – Bom combate e vitória no Summerslam, colocando de novo a feud nos eixos de interessante. Agora para o próximo PPV espera-se um combate mais intenso e que culmine a feud da melhor forma, tornando o Bray uma força temível.

Rollins vs Ambrose – Excelente combate na Raw, depois de um bom combate no Summerslam. É verdade que o Ambrose não venceu, mas a feud parece estar longe do fim, sí não sei se quando voltar Ambrose se isto continuará como está ou se poderá ser por algo mais importante.

Brock Lesnar – É a figura da semana. Não tenho que explicar muito o porquê, até porque o disse ao longo de todo o texto.

Surpresa da Semana

Tareia no Main-Event – Todos sabíamos que o Lesnar vencia, porém ninguém saberia que seria de forma tão esmagadora e logo sobre o Cena. Foi sem dúvida um booking arriscado e surpreendente, e sem dúvida a surpresa da semana.

Desilusão da Semana

Samuel Shaw – Sinceramente vejo todo o potencial do mundo nele, mas dificilmente atingirá esse patamar se continuar sempre a perder os grandes combates onde está envolvido.

Perguntas da Semana

Qual a tua opinião sobre a dupla Heyman e Lesnar? E quais os seus principais pontos fortes e fracos?

Qual será o impacto do reinado de Lesnar? E quando consideras que perderá o titulo? E para quem?

Concordas com as figuras, surpresa, e desilusão da semana?

Sobre o Autor

- Escritor do artigo “Smoke and Mirrors”.

55 Comentários

  1. Miguelfcarlos - há 2 anos

    Muito bom artigo.

    Concordo com os pontos fortes e fracos da dupla.

    Quanto ao reinado do Lesnar, acho que também há a possibilidade do Ambrose vencê lo e o Rollins fazer o cash-in, ou o Cena vencer o Lesnar e fazer o heel-turn, gabando se de ter vencido o homem que acabou a streak. Porém, acho as duas opções extremamente improváveis de acontecer. Há também a possibilidade do Cena simplesmente vencer o Lesnar e ter outro reinado, afinal, estamos a falar da WWE. Eu acredito que o Lesnar possa ir à WrestleMania como campeão, sendo que aparecia em metade das Raw’s, e nas outras o Heyman tratava do assunto. É triste, mas se for para valorizar um jovem talento (algo que não tenho fé que vá acontecer), valerá a pena.

    Concordo plenamente com as figuras e a surpresa da semana, e estou totalmente de acordo com a desilusão da semana, o Shaw tinha de ter ganho o combate.

    • José Sousa - há 2 anos

      Sinceramente não acho nada que o Cena vá ter outro reinado por ter, e o Ambrose não vence o Lesnar como é óbvio. Acho mesmo que é entre o Reigns ou o Cena vencer no próximo ppv e levar o cash-in.

      • Miguelfcarlos - há 2 anos

        Já vi que muita gente acha que é isso que vai acontecer. Eu estou dividido, porque não acho que dar a vitória ao Cena depois daquele squash match, MESMO QUE A TAREIA SE REPITA, seja a melhor forma de aproveitar a derrota. Mesmo com o Rollins a fazer cash-in, penso que ele consegue hit e credibilização de formas melhores, até porque mesmo que o arquitecto dos Shield consiga a vitória sobre ‘the 1 that beat the 1 in 21-1’, será depois do Cena estar praticamente morto. E isso não é a melhor forma de aproveitar tudo o que o Lesnar conquistou porque na verdade foi o Cena que derrotou o Lesnar, e o Rollins só venceu o Cena porque este último não estava a 100%.

        Eu acho que a melhor forma de valorizar um jovem talento era se o Cesaro vencesse o Lesnar, mas como este se tornou um jobber, a WWE deveria pôr o Reigns a vencer o Lesnar na WrestleMania ou mesmo nos próximos meses, porque o Reigns pode na mesma ir ao main-event da WrestleMania e vencendo-o, já com o título.

        Quanto ao Ambrose vencer o Lesnar, é claro que não vai acontecer, estava só a pôr o baralho todo em cima da mesa.

      • José Sousa - há 2 anos

        Mas o Rollins tem que fazer o cash, e antes da Mania. Nós dizemos isto por um motivo simples: O Lesnar depois do Night of Champions só se conhece que lute no Rumble. percebes? E não acho que a WWE vai arriscar ter um campeão de setembro ao final de Janeiro sem defender o titulo em PPV.

      • Miguelfcarlos - há 2 anos

        Eu percebo, mas não acho que seja a melhor opção de tirar proveito desta situação. Lá está, tal como disseste, o maior ponto negativo desta dupla é a agenda do Lesnar.

        O Rollins podia fazer o cash-in no Roman Reigns depois da ‘Mania, mas acho que a WWE prefere dar um reinado longo ao Reigns, e faz sentido.

      • José Sousa - há 2 anos

        Pois faz. Claro que o publico até lá pode já estar num Roman Sucks, Let´s Go Roman, mas mesmo assim acho que ele terá um reinado longo, e por longo digo mais ou menos até ao Summerslam.

      • d-sept - há 2 anos

        Para mim a melhor solução era criar um novo motivo de interesse, voltando o WHC ou algo do genero, e acredito que o Lesnar lute nos PPV até á Wrestlemania.
        A duvida é, quando, onde e a quem o Rollins fará o cash in, onde entrará o The Rock nisto tudo, e que push estarão a preparar para o Reigns, sendo que há outros dois problemas, que se chamam Daniel Bryan e Batista… Uma coisa é certa, a WWE não terá tarefa facil em bookar esta gente toda até á Wrestlemania…

  2. Filipe Bryan - há 2 anos

    Primeiro tenho a dizer que este foi um dos melhores Smoke and Mirrors.
    Parabéns.
    Heyman e o Lesnar são sem duvida a melhor dupla entre maneger e cliente, pois o Heyman para mim é e continuara o melhor maneger de sempre, pois é muito intelegente e sabe muito bem o que diz e acerta no que diz .
    Os pontos fracos da dupla é mesmo ela só aparecer de 3 em 3 meses praticamente , isso é sem duvida o maior ponto fraco deles. Pontos fortes para mim são as promos que são excelentes por parte do Heyman.
    Eu pessoalmente gosto do Lesnar a muito tempo e acredito que este reinado será o mais dominante porque ele é uma Besta autentica e nao acredito q ele perca o titulo antes da WM. Eu gostava que tivesse o titulo durante um ano mas duvido pois tudo indica que sera o Reigns a tira lhe o titulo , ganhando o Royal Rumble e na WM Best vs powerhouse pelo o titulo da WWE, em vez de ser o Reings a tira lhe o titulo eu gostava que fosse ou o Cesaro,o Bryan ou o CM Punk mas duvido que este volte , infelizmente.
    Enquanto as figuras e as surpresas da semana concorda plenamente.
    Ate para a semana .

  3. MicaelDuarte - há 2 anos

    Bom trabalho, José.

    Eu só espero que a WWE não se esqueça do que fez no SummerSlam. Tal como já tínhamos discutido, acredito mais na hipótese de existir uma estipulação que auxilie o Cena a obter a vitória no Night Of Champions. Neste sentido, também acredito no “cash-in” por parte do Rollins.

    • José Sousa - há 2 anos

      Eu também. Porque na segunda o Cena vai falar e por certo que vai dizer ao Heyman que nunca desiste, que ele “fight back” e que pode ter falhado uma vez, mas que não falha a segunda. E verdade seja dita são muito raras as vezes em que o Cena perde dois combates limpos em PPV. Sinceramente inclino-me mesmo para stip, o Cena leva porrada mas vence, mas está tão frágil que o Seth faz o cash.

  4. José Sousa - há 2 anos

    Sinceramente acho que dura bem menos. Mas se durar tanto será claramente para o Reigns lhe tirar o titulo, sem dúvida alguma.

  5. José Sousa - há 2 anos

    Mas tem a construção que o Cesaro não tem. Se colocassem o Cesaro agora do nada a lutar pelo titulo não teria impacto, ou seja as pessoas saberiam que ele é bom, mas não o viam como ameaça ao Lesnar. Sobre o Bryan eu sou fã, mas nunca na vida o vão colocar a derrubar o Lesnar.

    • Filipe Bryan - há 2 anos

      Vamos esperar para ver , mas eu apostaria em Cesaro em vencer o Royal Rumble. Tambem nao pensavamos que o Cm Punk ia dar luta ao Lesnar e deu e quase que ganhou entao o Daniel Bryan tem capacidades para fazer o mesmo.

  6. Galloway - há 2 anos

    Gostei do tema, há muito que Paul Heyman é uma figura incontornável da WWE, e ainda para mais agora, com o seu cliente principal a ser o campeão indiscutível da empresa.

    Concordo com os pontos abordados, realmente é uma pena o Lesnar não estar presente sempre, agora vai estar 3 Raw’s sem aparecer e só o fará na última antes da NOC.

    Quanto à perda do título, não o faria já na NOC, tentava esticar ao máximo essa possibilidade.

    Afinal de contas, quem conquista o campeão da forma como ele o fez, não pode perder o título tão depressa.

    Esperava até à Survivor Series talvez, numa nova feud, o problema era com quem ela seria.

    Portanto acredito que aconteça o que acontecer podemos vir a presenciar o cash-in do Seth Rollins dia 21.

    Não acredito também que o Lesnar leve o título até à WM31, é muito tempo, mesmo para o perder para o Reigns, que acredito ser um dos senão o principal favorito a ser campeão nos próximos tempos, senão o seu push não faria sentido.

    Aguardaremos para ver o que a WWE tem preparado.

    • José Sousa - há 2 anos

      Que o Reigns vai ser WWE champion na Mania não parece existir alguma duvida disso. Sinceramente é pouco tempo de reinado, mas depois deste evento em teoria ele não tem mais datas até ao Rumble, e dessa forma também é muito tempo sem title defense. Para o cash é preciso que seja um estipulação que não prejudique a derrota do Brock, e simultaneamente deixe o Cena débil para sofrer o cash.

  7. Diogo7 - há 2 anos

    Bom artigo, José.

    Não acredito que a WWE arraste o reinado do Lesnar até à WrestleMania porque ele depois do NOC, não tem mais datas este ano, por isso não estou a ver o Título sem ser defendido em 3 PPV’s. Acredito mais na hipotese do Cena vencer no NOC, para depois o Rollins fazer o “cash-in”. A WWE tem é que fazer isso de maneira credível porque seria muito mau para o homem que acabou com a “Streak” e que deu a maior arreio da vida do Cena, perder de uma maneira sem sentido. Também não descarto a possibilidade do Batista tirar-lhe o Título…

    • José Sousa - há 2 anos

      Exactamente. A mim não me ofende que o Cena vença agora, tem é que o fazer quase com pinças, ou seja, tem que fazer com que o Cena vença levando a sova para o cash, mas o Brock não pode parecer fraco. Eu também não, porém não vejo o Brock a vir para title defense no Hell in the Cell. Até ao Rumble sem 3 defesas? Não me acredito, ficaram todos assustados com o Bryan não puder num e agora iam deixar tanto tempo, muito improvável. Quanto ao NOC, acho que vamos assistir talvez a um Last Man Standing, talvez o Cena coloque isso na mesa na Raw. Um I Quit seria mau para o Brock.

      • Diogo7 - há 2 anos

        “I Quit Match” é que não. Um “Last Man Standing” era uma boa escolha.

      • José Sousa - há 2 anos

        Never! Eveer! Estou curioso para stip do Wyatt vs Jericho, eu ai colocaria Falls Counts Anywhere.

      • Diogo7 - há 2 anos

        No Wyatt/Jericho não sei que estipulação colocaria, vou esperar pela próxima RAW. Parece que vamos ter mais um Reigns/Orton depois do que se passou na SD. Nesse colocaria uma “Street Fight”.

      • José Sousa - há 2 anos

        Também eu. Mesmo tendo o mesmo vencedor do primeiro embate.

  8. José Sousa - há 2 anos

    Mas lá está não venceu. A WWE tem que escolher alguém para literalmente derrubar o Lesnar. O cesaro para vencer o Rumble teria para mim primeiro que ganhar muito ímpeto.

  9. DX Rules - há 2 anos

    Grande artigo vamos às perguntas.

    Qual a tua opinião sobre a dupla Heyman e Lesnar? E quais os seus principais pontos fortes e fracos?

    Eu também acho que a dupla Heyman/Lesnar é a melhor dupla a nível de wrestler/manager que alguma vez existiu na História. Os pontos positivos são as suas individualidades na sua área (Lesnar no ringue e Heyman no micro) sendo que o Heyman é o melhor talker de sempre e eu costume chama-lo de Titã das promos porque é exatamente o que ele é, e o Lesnar é um grande atleta e um dos melhores atletas do mundo pela forma como se dedica diariamente aos treinos e por todos os desportos que teve ao longo da sua carreira, sendo que quase todos esses desportos o ajudaram a ter um grande move-set para o pro Wrestling. Quero ainda referir a química que eles têm um com o outro que é natural depois destes anos todos juntos. Uma prova dessa química foi dada na última RAW quando o Brock começou-se a rir quando o Heyman disse BROOOOOOOOOOOOOOOCK LEEEEEEEEEEEEEESNAR e pediu para repetir porque adorava quando o Heyman dizia isso (e nós também). De negativo para mim é mesmo apenas o contrato que ele tem com a WWE mas francamente nem me importo muito até porque existe o Heyman para continuar a promover as rivalidades e eu gosto da forma como Lesnar é promovido como o gajo que só luta nos PPV porque dá a sensação que ele nas alturas que tem de lutar vai dar um grande combate.

    Qual será o impacto do reinado de Lesnar? E quando consideras que perderá o titulo? E para quem?

    O impacto do reinado de Lesnar não será enorme, já é enorme. Pela sequencia de vitórias do Lesnar que culminou neste reinado como também pela forma dominante que foi conquistado vai para a História e é algo que nunca ninguém se vai esquecer.
    Eu acho que o Lesnar perde ou no NOC para o Cena só para o Cena levar cash-in ou para o Batista no SS para o Batista depois levar logo cash-in. Afinal não se esqueçam da forma como o Batista saiu portanto a Autoridade não quererá o Batista como campeão durante muito tempo.

    Por fim só quero referir que apesar toda a lógica o mark dentro de mim quer que seja um No DQ match no NOC para que o Cesaro interfira, dê cabo do Lesnar, o Cena ganhe, leve cash-in, e o Lesnar lute contra o Cesaro num próximo PPV. Mas o meu mark tá a sonhar muito xD.

    Bom fim-de-semana!

    • José Sousa - há 2 anos

      Exacto. Eu concordo contigo, isto vai acabar tudo com o Rollins campeão, ou melhor o Reigns será o destaque da Mania, mas o Seth deve ser campeão antes disso tudo. Lá está tanto o Cena como o Batista não agradam á Autoridade, e como Seth está sem o Ambrose á perna( temporariamente) acho que temos o caminho aberto para o cash.

      Esqueci-me por mero lapso de falar dessa promo nos destaques. O Heyman foi gigante, e essa parte do Lesnar pedir para repetir foi fantástica, tal como foi a parte dos Basic of Brocknomics: Eat, Sleep, Suplex, Repeat! Suplex, Repeat! Suplex, Repeat.

  10. JoãoRkNO ® - há 2 anos

    Bom trabalho José .

    Muito sinceramente , não consigo ver de todo o Lesnar como campeão atá ao RTWM , mas também só acredito que haverá mudança no NOC se depois ocorrer o cash-in . Mesmo assim é difícil prever seja o que for , porque como tem sido rumorado , o Batista vai voltar , e será sempre um nome a equacionar para o ME .

    A TNA está a espalhar-se por completo em relação ao Shaw . Eles que revejam os combates dele há um/dois anos atrás , com aquela personagem sem sal . Acho que está mais que altura de investir forte nele , e não me refiro a um face-turn , porque acho que é bastante precoce falar nisso . A personagem dele precisa de ser consolidada como heel , não consigo ver um ” creepy bastard ” adoro por tudo e por todos , não faz qualquer sentido , pelo menos por agora .

  11. José Sousa - há 2 anos

    Sem dúvida. Uma personagem com o potencial que ele tem precisa de vitórias, não basta bons desempenhos, promos e segmentos. Não precisa de vencer as feuds, pelo menos não obrigatoriamente, mas ser valorizado com vitórias.

  12. Luiz "The One Man Band" Justt - há 2 anos

    Excelente artigo (como sempre é)!

    – Concordo com você sobre os pontos fortes e fracos dos dois, um completa o outro. Não adianta colocar vários Paul Heyman Guys, só Lesnar conseguirá ser “a outra metade” de Heyman.

    – Sobre o reinado de Lesnar, acho que ele perderá no Night Of Champions. Até onde sei, Lesnar tinha um contrato de 3 PPVs por ano, e com certeza a WWE e ele fizeram um acordo, pois ele vai para o seu quarto PPV em 2014. Acredito que Lesnar perca no próximo PPV pelo contrato e também o cash-in de Seth Rollins, que acredito eu, acontecerá no RAW pós-PPV.

    – Eu acrescentaria Natalya às figuras da semana, mesmo vencendo duas vezes Paige por interferência de AJ, acredito que as três vão se enfrentar no Night Of Champions.

    – Outro que poderia se encaixar como uma desilusão, é Jack Swagger, o homem em que quase todos acreditavam que sairia vencedor no Summerslam, acabou sendo nocauteado. Não sei porque a WWE colocou uma Flag Match, se a luta poderia acabar por pinfall/sub. Apesar de tudo, foi uma ótima semana no pro-wrestling.

    • José Sousa - há 2 anos

      Exacto Luiz. A menos que o acordo tenha tido alterações que não são do conhecimento geral, mas do que sei o Brock tem contrato para 4 ppv´s por ano, com limite de participações em Raw´s. E seguindo essa logica ele terá que parar antes do Rumble, e por isso se o Lesnar perder é para o cash-in do Rollins no Cena.
      Pelo que nos foi dado a perceber a ideia da WWE foi fazer com que o publico se preocupa-se com o Swagger para que depois sentissem mais a derrota. Se ele agora ficar sem o Colter vai ser muito difícil, ou melhor, será totalmente impossível voltar a levantar-se.

  13. Don_Ricardo_Corleone - há 2 anos

    Qual a tua opinião sobre a dupla Heyman e Lesnar? E quais os seus principais pontos fortes e fracos?

    Para mim é juntamente com a dupla CM Punk/Paul Heyman, a melhor dupla do wrestling. Não vejo pontos negativos. Temos um mestre da controversia e do microfone junto com um dos mestres da luta. Só peca por o Lesnar ser um part-timer que não parece disposto a voltar aos ringues a tempo inteiro a não ser a troco de um bom punhado de dólares.

    Qual será o impacto do reinado de Lesnar? E quando consideras que perderá o titulo? E para quem?
    Penso que servirá apenas para vender a sua imagem como maior monstro da WWE e para levar a um cash-in do Rollins enquanto o constroem como o top heel da WWE.
    Aqui temos o problema do contrato do Lesnar, sendo ele um part-timer com aparições limitadas ele não poderá ter um verdadeiro reinado. Por isso, a não ser que a WWE e o Lesnar cheguem a acordo para que o Lesnar “lute” a tempo inteiro, o Lesnar perderá o titulo já neste próximo PPV de forma a não gastarem as suas aparições. Infelizmente não faz qualquer sentido mas apenas servirá para que o Rollins faça o cash in contra um arrasado John Cena, construindo a sua imagem como top heel da WWE.

    Concordas com as figuras, surpresa, e desilusão da semana?

    Concordo com os destaques mas não considero a Gail Kim melhor que a AJ Lee, a Paige ou a Natalya, no que toca às melhores wrestlers da actualidade, na minha modesta opinião.

    • José Sousa - há 2 anos

      Concordo contigo em tudo o que disseste. A menos que o Lesnar tenha um acordo mais alargado de combates em PPV´s eu não o vejo a ter um reinado mais longo que este PPV. Ou seja a tal ideia do cash-in do Rollins no Cena parece-me pelo menos á partida a hipótese mais provável, porque não acredito que vão deixar o titulo sem ser defendido até ao Rumble( que segundo se sabe é quando o Lesnar voltará a lutar depois do Night of Champions).

  14. Hildo - há 2 anos

    Bom artigo.
    Penso que o ponto fraco do Lesnar atualmente são as promos, não que ele seja ruim, mas tal como você disse a sua voz aguda não ajuda muito.
    Sobre a dupla Heyman/Lesnar acho que eles são o que os Shield eram ou seja: um completa o outro.

  15. Tunes9 - há 2 anos

    Excelente artigo, mais um, os meus Parabéns José Sousa. :-)

    Concordo com praticamente tudo, não tenho nada em especial a acrescentar.

    – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – –

    Quanto às perguntas:

    – Qual a tua opinião sobre a dupla Heyman e Lesnar? E quais os seus principais pontos fortes e fracos?

    R: Subscrevo o que disseste, os pontos fracos da dupla são apenas aqueles, a meu ver, as promos do Lesnar e o facto de ser “part-timer”, de resto, é quase impossível de assinalar algum ponto fraco à dupla, e os fortes são os que disseste, não tenho nada a acrescentar.
    Digo apenas que o Heyman tem muito mérito, mas sem o Lesnar não seria a mesma coisa, basta ver o que aconteceu com o Cesaro e o Ryback, o Lesnar faz o seu papel de forma exemplar, ou seja, dentro de ringue e nas poucas vezes que fala ao microfone, diz o que interessa, e mesmo sem microfone as expressões que faz e o seu falar baixinho e os risos e sorrisos falam por si, e ele está a ser sensacional, mesmo sem microfone, e é isso que os torna tão bons, fazem uma dupla quase perfeita.

    – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – –

    – Qual será o impacto do reinado de Lesnar? E quando consideras que perderá o titulo? E para quem?

    R: Acho que o impacto será enorme, afinal temos o todo poderoso Lesnar, que acaba de quebrar a streak e destruir o Cena, entre tudo o que já fez na sua carreira, portanto só pode ser positivo, é verdade que está em “part-time”, mas se a WWE escolher o booking certo, acredito que pode resultar bem, e depois quem vencer o Lesnar e lhe “roubar” o titulo, ficará igualmente em alta dadas as circunstâncias e isso pode ajudar a WWE a criar uma nova estrela, não tenho duvidas disso.

    Quanto ao próximo campeão, estou de acordo contigo, há quatro hipóteses (Reigns, Rollins, Ambrose e Batista), 1º Cena vence, tem que ser de forma credível (uma estipulação que o beneficie) e Rollins faz o cash-in; 2º Ambrose derrota Rollins e vence a mala MITB e depois consegue o cash-in noutra altura; 3º Reigns vence o Lesnar no Survivor Series, o ideal seria na WM31 depois do ex-Shield vencer a Royal Rumble 2015, mas também não me acredito que a WWE deixe o titulo com o Lesnar durante tanto tempo; 4º o Batista regressa em alta, em boa forma, e como face, temos o aguardado “The Beast” vs “The Animal” e o Batista vence o Lesnar e conquista o titulo.
    No entanto, destas quatro as mais prováveis são a 1 e 3, na minha opinião.

    – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – –

    – Concordas com as figuras, surpresa, e desilusão da semana?

    R: Sobre a TNA não me pronuncio, na WWE concordo com as figuras e surpresas da semana, apenas acrescento que não me surpreendeu a vitória da Paige, nem o “heel turn” da Nikki, já estava à espera, no caso da Paige porque estava a torcer para tal acontecer e tinha a convicção que ia mesmo acontecer, o que deixou de ser uma surpresa para mim, e no caso da Nikki porque era óbvio que ia haver “heel turn”, mas não estou a criticar as tuas escolhas, estou apenas a complementar de certa forma e a dar a minha opinião, e no caso Ziggler, sim, fiquei totalmente surpreendido e não estava mesmo à espera, mas foi uma agradável surpresa a sua vitória, de resto, mais nada a dizer.

    Bom trabalho. :-)

    • José Sousa - há 2 anos

      Concordo contigo. Mas para mim a hipótese Ambrose não seria ele roubar a mala, seria algo ainda mais arriscado que seria no Survivor Series lutar pelo titulo com o Rollins. Ou seja, eu sei que os cenários dizem Reigns vs Lesnar pelo titulo, mas o Brock teria que reconquistar o titulo. Mas pessoalmente uma Triple Threat entre os Shield pelo titulo seria algo que igualmente valorizaria o Reigns e talvez fosse um momento de maior emoção para os fãs.

      • Tunes9 - há 2 anos

        Sim, também seria bem pensado por o Ambrose contra o Rollins pelo titulo, e uma triple threat entre os ex-Shield seria perfeito, mas a WWE tem que ter cuidado na forma como vai tirar o titulo ao Lesnar e quem o vai fazer porque pode destruir tudo o que construiu até agora e isso pode ser péssimo.

        Qual é a tua sugestão??? como é que achas que o Lesnar deve perder o titulo e contra quem???

      • José Sousa - há 2 anos

        Lá está é uma das hipóteses. Acho que o problema é esse, é que o Lesnar não tem muitas datas disponíveis, e o Reigns deve ser campeão depois da Mania. E esperar o cash para depois é arriscado. Por mim seria o Reigns, mas seria mais cedo lá para o Survivor Series, mas não é isso que irá acontecer.

      • Tunes9 - há 2 anos

        Pois, é arriscado o Rollins fazer o cash-in depois da Mania, e até será uma estupidez se o Reigns conquistar o titulo na Mania, visto que terá um reinado curto e tudo terá sido em vão, mas também acho que o Reigns não está pronto e duvido que esteja na altura do Survivor Series, é pouco tempo, e assim este endeusamento e promoção do Lesnar mais os seus feitos, também terá sido em vão ao perder contra o Reigns que não está à altura, portanto estou curioso e receoso para ver o que a WWE vai fazer, pode resultar e pode dar barraca, estou mesmo à nora, não sei.

        Achas possível o Cena conquistar o WWEWHC no NOC (sendo massacrado, mas tendo alguma sorte) e o Lesnar depois ataca-lo e o Rollins fazer o cash-in, o Lesnar não gostar e entrar em feud com o Rollins pelo titulo, quem sabe uma triple threat com o Cena à mistura no HIAC PPV??? que achas???

      • José Sousa - há 2 anos

        É muito arriscado prever o que poderá acontecer. A Lesnar não pode passar como fraco, mas também um Lesnar vs Rock para o Rock vencer e perder no dia seguinte para um cash do Rollins não me agradava, porque no fundo o Rock teria um reinado de um dia, e seria sobretudo para valorizar a sua introdução no Hall of Fame.

      • Tunes9 - há 2 anos

        Pois, lá está, eu estou à nora e sem saber o que pensar, não faço a mínima ideia do que pode acontecer (tenho alguns pensamentos, mas nada de concreto) e a WWE tem que tomar a decisão correcta ou pode correr tudo mal, não será fácil, mas resta-nos aguardar e esperar que a WWE não lixe tudo mais uma vez, quero acreditar nisso, vamos ver.

  16. danielLP21 - há 2 anos

    Excelente artigo José.

    Também acredito no “cash-in” do Seth Rollins… Vamos ver o que tem a WWE planeado para o reinado do Lesnar, mas não deve ser nada de especial. Só sei que adorei o combate dele contra o Cena no SummerSlam.

    • José Sousa - há 2 anos

      Eu também, em termos de booking e história contada foi mesmo notável. E foi porque contou o que o Heyman tinha prometido, o que em última instancia é o mais importante, ou seja os matches têm que ser o que as promos nos dizem antes.

      Também me cheira, não descarto que defenda e dure mais tempo, mas a agenda do Brock não permite muitas invenções, a menos que esta tenha sido alongada.

  17. Zé Tomé Dias - há 2 anos

    Excelente artigo. Agora respondo ás perguntas:

    -Acho uma dupla interessante e a produzir bem. É boa porque ambos executam bem o seu papel, mas peca porque o heyman abandonou outro lutador que merecia um push (cesaro) e o lesnar, embora lute bem, não trabalha a tempo inteiro

    -Aceito o reinado do lesnar por enquanto, mas preferia que fosse breve. Embora gostasse de ver o reigns a lutar ou o rollins a fazer o cash-in, acho que ainda é cedo. Preferia que o cena se desforrasse no NOC.

    -Concordo com os destaques. Digo que o summerslam teve grandes surpresas, como a luta rollins vs ambrose e a valente castanhada que o cena levou

    • José Sousa - há 2 anos

      Concordo, porém foi a WWE que o afastou do Cesaro. É cedo mas se o Cena se vingar vai levar com o Plano B( Rollins em cima), porque a Autority tem uma mira na cabeça do Cena, e o mesmo seria ou será com o Batista porque ele deve voltar anti-Triple H.

  18. Vinícius Nunes - há 2 anos

    Belo artigo José, sobre Lesnar e Heyman, bem essa é a minha dupla favorita do wrestling, nunca vi uma dupla preencher tão bem as falhas e juntar tão bem os pontos fortes como é o caso de Lesnar e Heyman, por acaso a única falha que vejo é a falta de datas do Lesnar, sele estivesse a tempo inteiro, isso seria lindo e sua história de dominação seria ainda melhor contada, mas não deixam de ser geniais na mesma.

  19. THE_WOLVERINE - há 2 anos

    primeiramente quem disse que será o Roman a enfrentá-lo na WM31??? em todo site EUA eu vejo pessoas reclamando dele falando que ele é um péssimo lutador e que não esta preparado, ou seja, não do 2 meses até ele ser vaiado em ring.

    Qual a tua opinião sobre a dupla Heyman e Lesnar? E quais os seus principais pontos fortes e fracos?

    pontos fracos não existe, pontos fortes bom vc já sitou eles no seu artigo. Para mim Heyman e Lesnar é a melhor dupla Wrestler e Manager da historia, Heyman aliais é o melhor Manager da historia.

    Qual será o impacto do reinado de Lesnar? E quando consideras que perderá o titulo? E para quem?

    Acho que Lesnar como campeão valoriza e muito o WWE WHC Champ e isto é bom para a WWE, acho que alguém como Lesnar merece ser campeão até a WM31 pois assim perdendo no evento iria trazer mais impacto ao vencedor, algo que não iria acontecer se ele perder o titulo agora neste ano para depois recuperá-lo e defende-lo na WM31.

    Bom eu consigo imaginar Dean Ambrose vencendo Lesnar na WM31, Ambrose é o cara que vai levar a WWE durante os próximos 10 a 15 anos ou mais, este cara recebe mais apoio do publico do que qualquer outro lutador jovem, ele me lembra muito SCSA.

    sobre Seth ou ele faz o Cash in no Ambrose na WM31 ou faz o cash in no Lesnar e perde para o mesmo.

  20. José Sousa - há 2 anos

    Talvez. Acho que dificilmente o Ambrose tirará o titulo ao Lesnar, mas o futuro dele é gigante, podem dizer que os oficiais não gostam dele, mas até agora isso são só rumores. Mesmo a forma como o afastaram com o Rollins o protegeu, além que tal como com o Stone Cold ou o Bryan a ascensão dele está a ser natural e com o publico cada vez mais a adorar o homem. Cada vez mais vez cartazes com a cara do ambrose, Believe in Ambrose, ambrose Explicit.

    • THE_WOLVERINE - há 2 anos

      meu único medo é que HHH por estar cedo em proteger Roman, eles fazer Ambrose virar Heel, o que seria muio ruim para ele, não pq ele é ruim como heel longe disso ele é tão foda que consegue ser tão bom quanto heel ou face, mas seria ruim para ele devido o apoio que vem ganhando dos fans, emfim ele vai carregar esta empresa nos próximos anos tem tudo para isso ao meu ver, cabe a WWE se vai querer apostar nele ou não.

      • José Sousa - há 2 anos

        O Ambrose por mim ele pode ser um optimo heel, apenas acho que primeiro merecia ter o momento dele como face. Mas ele como heel vai ser fantástico não haja duvida disso.

  21. José Sousa - há 2 anos

    Sem dúvida. A cara do Brock quando pede para repetir o Broooock Lesnar foi fantástico. Tal como a cara de troll enquanto dava uma tareia no Cena.

  22. Control - há 2 anos

    Ótimo artigo..

    Bem foi ótimo ver o Cena daquele jeito no Summer ,pois quem diria que algum dia iria perder tão feio assim,o que é bom pois mostra (mesmo q não muito)mas que os tempos estão mudando para o Cena e em breve terá que passar a tocha.Concordo com todas as analises sobre essa dupla,como você observou bem foi uma manobra arriscada por parte da WWE terão que ser bem convincentes quando forem tirar o titulo do Lesnar,vamos esperar pelo que vai acontecer,só espero que não estraguem tudo que construíram no Summerslam..

  23. José Sousa - há 2 anos

    Isto é arriscado pelo tipo de contrato do Brock, caso o contrário seria fácil manter o titulo nele durante muito tempo. Para tirar o titulo ao homem terão que ser muito delicados.

  24. Cota do Bigode - há 2 anos

    Acho que o Cena vai vencer,vai ficar muito cansado e débil do combate com o Lesnar e aparece o Rollins e executa o cash-in!!!O Cena vence mas com muitíssima dificuldade,pois assim “vende”a tareia do SS,e o Lesnar tem a “desculpa” de que aceitou a estipulação do Cena e mesmo assim perdeu por pouco.Assim ninguém lhe tira o crédito de ter sido o único a quebrar a streak e a vencer o Cena no combate em que o verdadeiro “face of wwe” foi pela primeira vez na sua carreira completamente dominado do princípio ao fim pela “beast”!!!!

  25. d-sept - há 2 anos

    Muito bom artigo, e concordo contigo na maioria do que foi dito.

    Quanto á dupla, é sem duvidas a mais dominante de sempre, o Heyman completa o Brock naquilo que lhe falta, que é a comunicação.
    Tocas-te num ponto importante ao referir a voz do Brock, sinceramente quando olhamos para ele, esperamos sempre ouvir uma voz grossa e com poder, e a sua voz não está compativel com o seu fisico e isso por vezes torna-se estranho (como por exemplo aqueles gritos durante a feud com o Taker).

    Percebo os motivos que te levaram a escolher o Samuel Shaw para a desilusão da semana, pois já tinhas colocado o seguinte ponto como surpresa da semana, mas eu colocaria o Cena lá, pois não estamos habituados a ver o que vimos, ele foi banalizado e já á uns 10 anos que não viamos esta personagem ficar tão por baixo. Assim sendo colocaria o Ziggler ou a Paige como surpresa da semana, porque penso que ninguem estaria á espera destas vitórias, pois a WWE não troca de titulos assim tão rapidamente como o fez, é raro…

    Continuação de um bom trabalho José, tens aqui um optimo artigo ;)

Comentar

Login com Facebook

Editar avatar »

Notificações por email:

Wrestling.PT © 2006-2016 / Política de Privacidade / Disclaimer / Sobre Nós / Contactos / RSS Feed / Desenvolvido por Luís Salvador