Existem 2 vagas na Equipa do Wrestling PT para publicar notícias. Candidata-te!

Smoke and Mirrors #195 – All In

Com apenas duas semanas até ao Summerslam continuamos com um card com apenas um combate oficializado, embora a maioria deles esteja a apenas à distância da confirmação por parte da WWE. E na verdade não me parece um mau card, claro que estará longe da perfeição mas será composto por alguns pontos interessantes, e onde a WWE terá nas suas mãos decisões que poderão desde já condicionar o caminho para a Wrestlemania.

Não que se torne claro quem vence o Rumble, ou qual será o Title Match, mas parece-me evidente que o reinado do Rollins se aproxima do fim, e que isso trará mudanças ao produto. Porque se o que segue é realmente um novo reinado do Cena então isso fará com que a WWE possa apostar em outro tipo de nomes para contenders, ou para lhe retirar o título.

Mas será mesmo a vitória do Cena o cenário mais provável? Se sim quais as consequências para o Título dos Estados Unidos e da WWE?

Se me perguntassem neste momento, e com a construção que tivemos não teria muitas dúvidas em afirmar que é muito provável que o Cena saia de Brooklyn com o record de títulos Mundiais, e como campeão da WWE e dos Estados Unidos. Até poderiam existir mais dúvidas caso o combate fosse unicamente pelo título da WWE, mas como é um Winner Takes it All aparentemente estamos num beco sem saída por reinado do Rollins.

Claro que essa situação começou a ser criada no Battleground no modo como a WWE apresentou o Rollins enquanto campeão naquele main-event. Não que tivesse obrigatoriamente de ficar numa situação onde teria obrigatoriamente de perder o título, no entanto o modo como a WWE introduziu este confronto entre o Cena e o Rollins colocou o actual campeão numa situação onde é quase impossível que saia vencedor.

O que não deixa de revelar uma estratégia de booking um pouco desajeitado da WWE, porque se a ideia era esta então teria sido preferível o Rollins não ter perdido o primeiro combate, e suavizaria a sua derrota no Summerslam e possivelmente na Night of Champions. Ou seja, no meio ponto de vista não estamos num cenário onde o Rollins ficará “na lama” depois de perder o título, mas a WWE poderia ter enquadrado esta perda de modo mais suave.

Além que dar um combate no Summerslam com o mesmo resultado da Raw acaba por ser contraproducente, uma vez que não me parece ser muito inteligente em termos criativos repetir o mesmo resultado e o mesmo resultado em menos de um mês. É verdade que será pelos dois títulos, e até poderá ser um combate melhor que o primeiro, mas a forma como a companhia colocou as fichas torna a aposta dos fãs muito mais fácil e óbvia.

Porque uma coisa é apostar num combate onde está apenas um título em jogo, outra completamente diferente é o Rollins fazer um “All In” e tentar recolher as fichas todas. Porque neste as possibilidades disso acontecer são tão ínfimas que só vejo o Rollins a sair como campeão da WWE do Summerslam se tivermos novamente um DQ, ou alguma interferência que o favoreça.

Mas mesmo nesse cenário, não consigo visualizá-lo enquanto Duplo Campeão nem acredito que a WWE o queira nessa posição, e ficaria surpreendido se a WWE arrisca-se e colocasse o Rollins nesse lugar de superioridade. Isto porque no momento em que a WWE deu uma vitória clara ao Cena não só o colocou na rota do título principal, como também o colocou como “Campeão Virtual”.

E por mais que a companhia promova a lesão que o Rollins infligiu ao Cena a verdade é que essa propaganda acaba por jogar contra o campeão da WWE. Mesmo que isso lhe crie o heat necessário para o combate, é daquelas situações onde reforçar uma ideia acaba por “cavar mais o buraco”, e com isso aproxima-o cada vez mais do fim do seu reinado.

Claro que a ideia de rentabilizar o Rollins usando o acidente que envolveu o nariz de Cena é inteligente, mas tal como referi esse uso apenas auxilia no desenvolvimento da personalidade do Rollins como heel.   Porque se excluirmos este facto as hipóteses do Rollins são reduzidas, porque a própria estipulação assim o determina, e isso não se altera com promos ou idas a programas como o Jon Stewart.

Assim, estamos a meros 15 dias do fim do primeiro reinado do Rollins e pouco podemos reter de importante ou histórico. Não que tenha sido um mau reinado, mas em termos de histórias foi relativamente indiferente, e só não foi pior porque ele valorizou todas as suas pequenas conquistas com boas promos.

Ao contrário do reinado do Cena como campeão dos Estados Unidos que tem sido recheado de excelentes combates, e que tem valorizado o título como não se via há alguns anos. Mas como é óbvio se for novamente campeão da WWE, o booking não será igual ao que assistimos nos últimos meses, e de certeza que não teremos Open Challenges pelo título da WWE. Não que isso seja algo que não posse ser replicado, mas não sei até que ponto a WWE iria colocar os mesmos wrestlers do USA a responderem agora.

E por isso, em caso de novo reinado do Cena a minha aposta é claramente para que este seja um reinado mais tradicional, e dentro do que já nos habituou nos últimos anos. Ou seja, basicamente terá mais um reinado de transição para alguém, que até poderá perfeitmente o Reigns, ou mesmo o Mr.Money in the Bank Sheamus.

Mais do que isso parece-me esperar demais, apesar de gostar mais de um cenário onde ele seria campeão até à Wrestlemania e acabaria por perder o título para um face que vencesse o Rumble. O que pretendo dizer é que perder o título numa Wrestlemania, por pin e para um novo talento faria muito pela carreira desse escolhido e sem dúvida alguma que colocaria esse nome num patamar bem mais elevado.

Mas o que acontecerá ao título dos Estados Unidos?

Existem três possibilidades, embora duvide que uma delas seja verdadeiramente uma possibilidade, mas foi apresentada por alguns fãs nos últimos dias também a irei analisar.

Em primeiro lugar poderá existir sempre a hipótese do Cena vencer o título da WWE e ficar como duplo campeão por pouco tempo, alias neste cenário seria apenas por um dia. Por outras palavras, o Cena no dia a seguir ao Summerslam viria ao ringue falar da sua conquista e diria que em nome da oportunidade que simboliza o título dos Estados Unidos que o deixaria de vago para que outro o pudesse conquistar.

E muito embora esse cenário seja possível, e coerente com a ideia que ele nos apresentou no reinado, ela não deixaria de ser um pouco anti-climática. Uma vez que a oportunidade de excelência que ele apresentou durante meses era a possibilidade de o vencer, e perder o título sem ser efectivamente num combate acabaria por ser uma desilusão após este bom reinado.

Num segundo cenário, o título seria reformado pelo Cena que assim só teria um cinturão consigo. E a ideia seria possível se existissem rumores que as ideias da WWE passariam por uma redução dos títulos individuais. No entanto não consigo ver este cenário a acontecer porque seria a contradição das bases do reinado do Cena enquanto campeão dos Estados Unidos.

Pelo menos se acontecesse seria muito desapontante, porque acabaria por criar a sensação que o reinado do Cena foi apenas o último daquele titulo e não uma janela de oportunidade para o voltar a credibilizar. Foi essa a mensagem que foi difundida durante estes meses, e é essa que eu gostava que ficasse no final do reinado, mesmo que já possa ser feito o cenário ideal.

Assim sendo, o cenário que considero ser o mais provável é aquele onde o Cena perde efectivamente o título dos Estados Unidos, mas por interferência do Rollins num Open Challenge. E nem seria muito difícil de se posto em prática, bastaria para isso que o Cena dissesse numa Raw que continuaria com os Desafios Abertos, e durante o combate o Rollins surgisse e custasse o título ao Cena tal como ele lhe teria custado o dele.

Seria algo simples, rápido e eficaz de ser efeito, e sobretudo cumpria a missão que foi definida com o reinado do Cena como campeão dos Estados Unidos. Claro que não seria a solução ideal, mas nenhuma destas será e duvido que seja possível que a hipótese do Cena perder o título dos Estados Unidos por pin de forma limpa venha a acontecer.

Já a possibilidade de ser o próximo campeão da WWE é muito alta, e se calhar até fará sentido pela história que nos foi contada e pelo estilo de campeão que o Rollins é. No entanto, e mesmo que o motivo seja o Cena traz mais audiências duvido que seja um reinado tão consensual junto dos fãs como o do USA que poderá estar a acabar.

Porém, esta história não acabará no Summerslam e possivelmente a campanha Anti-Cena do Rollins continuará no Night of Champions, porque não acredito que seja uma rivalidade para apenas um PPV. Até lá só espero que a rivalidade se intensifique e melhore de qualidade, embora saiba que isso só acontecerá quando o Cena regressar e fique focado a 100% no título da WWE.

Uma coisa parece ser certa: o relógio parece estar em contagem decrescente para novo reinado como campeão da WWE.  E isso significa dinheiro, audiências, e debate.

Tenham uma óptima semana, e até à próxima edição do Smoke and Mirrors.

Perguntas da Semana

Quais as tuas expectativas para o combate entre campeões no Summerslam?

E o que pensas que acontecerá ao título dos Estados Unidos?

Sobre o Autor

- Escritor do artigo “Smoke and Mirrors”.

37 Comentários

  1. FabioPereira - há 1 ano

    Pelo amor de Deus, Cena como novo e de novo campeão, não!!!

    • José Sousa - há 1 ano

      Sinceramente acho que temos que ser realistas, e sim o Cena deve ser o próximo campeão da WWE.

  2. Reigns one versus all - há 1 ano

    Excelente artigo, José.

    Espero um grande combate digno de main event,mas tenho duvidas que o cena chegue ao summerslam campeão dos EUA.
    Acho que na ultima semana antes do summerslam o cena vai colocar o titulo em jogo e ai o Rollins prejudica o Cena,de maneira a ele perder o titulo.E assim o combate seria apenas pelo WWE WHC.

    Eu acho que o titulo vai ter novo campeão antes do summerslam,como referi em cima,e não me importava que o no campeão fosse o owens ou cesaro,para dar ainda mais interesse a feud,que já por si esta a ser boa,com o titulo a mistura ficava espetacular.

    • José Sousa - há 1 ano

      Eu acho que isso acontecerá apenas depois do Summerslam. Não criem expectativas que o Rollins sobrevive a isto tudo porque é muito improvável.

  3. Fernando - há 1 ano

    Ótima análise, mas eu colocaria ainda alguns pontos que não entendo.
    1 – Não seria muito previsível um cash in no momento?
    2 – Seth Rollins não iria também iniciar uma feud com Sheamus caso ele fizesse o cash in?
    3 – Tirar o título de Rollins agora não iria tirar o foco da autoridade e possível feud com triple hhh ou kane?

    abraços!

  4. HHH - há 1 ano

    Para mim a melhor opção era Rollins como vencedor no SS, Sheamus faria o cash in e Rollins ficaria apenas com o usa tittle, e no NOC temos uma triple threat match pelo título com Sheamus a ganhar e a rivalzar com Cena depois, e Rollins entraria numa feud pelo usa tittle, talvez com Kane.

    • José Sousa - há 1 ano

      Pois talvez possa ser uma alternativa. Neste momento parece ser complicado prever uma saída para esta situação além da mais segura: Vitória do Cena.

  5. cm bitch - há 1 ano

    sinceramente nao gostei do artigo, por muito bom que seria o cena perder para um face na wrestlemania, ter cena como campeão ate a wrestlemania era terrível, perfiro muito mais que fique a credibilizar midcard, gostava que o moster kane interferisse e que tivesse uma boa feud com rollins tal como aconteceu com daniel bryan e depois hall of fame 2016…. rollins mantinha ate a wrestlemania e la perdia para o babyface vencedor da royal rumble

    • danielLP21 - há 1 ano

      Não gostaste do artigo apenas porque não concordas com ele?

      • cm bitch - há 1 ano

        sim, nao gosto de ler nada que contenha frases do genero “john cena campeão da wwe”

    • José Sousa - há 1 ano

      Eu não escrevo o que quero como fã. Se a realidade é que o Cena possivelmente será campeão porque não devo dizer?

      • cm bitch - há 1 ano

        dizes o que quiseres, o artigo é teu mas eu ainda tenha esperanças que o cena nao ganhe

  6. João Paulo - há 1 ano

    Mais um bom artigo, e certamente o reinado do Rollins está com os dias contados

    • José Sousa - há 1 ano

      Exacto. Temos que ser realistas e perceber que sim é muito provável que o CEna seja campeão já no Summerslam. A outra alternativa é claramente o Sheamus fazer o cash-in.

  7. Dan Lannister - há 1 ano

    Tenho grandes expectativas para Cesaro vs Owens e Cena vs Rollins. Sinceramente, eu odiaria ver Cena sair do SummerSlam com ambos os titulos! Eu imagino um cenario em que o Rollins vença e Sheamus faça o cash-in, deixando assim Rollins apenas com o titulo dos estados unidos, é pouco provavel, mas seria interessante.

  8. RFBM - há 1 ano

    Quais as tuas expectativas para o combate entre campeões no Summerslam?
    – Apesar de querer que o Rollins vença, penso que será o Cena a vencer o combate e ficar com o título da WWE e dos Estados Unidos, mas apesar disto, estou com um expectativa elevada em relação à qualidade do combate.

    E o que pensas que acontecerá ao título dos Estados Unidos?
    – Penso que o Cena acabará por perder o título dos Estados Unidos num Open Challenge, possivelmente para o KO, com interferência do Rollins, porque havendo tanta gente sem rumo, não acredito que a WWE queira reformar mais um título individual.

    Ótimo artigo.

    • José Sousa - há 1 ano

      Para te ser franco acho que será o Cesaro o próximo campeão dos Estados Unidos. A WWE está a investir nele, e acredito que possam fazer algo neste sentido.

  9. HHH - há 1 ano

    Para mim a melhor opção era, Rollins vencia no SS, Sheamus vinha e fazia o cash in e Rollins ficava apenas com o usa tittle, no NOC temos uma triple threat match pelo título, Sheamus vence e entra em feud com o Cena, e Rollins entra em uma outra feud pelo usa tittle, talvez com Kane ou Cesaro.

    • José Sousa - há 1 ano

      Eu ach que estamos em negação do óbvio, e o óbvio é que o Cena vence. Se o Rollins vencer fico agradavelmente surpreendido, e talvez perca o titulo para um Face numa Raw, quem sabe o Cesaro.

  10. Yoyoyoyo - há 1 ano

    Por favor rollins. Rollins rollins rollins. N estou a compreender e algo. O main event da wm tem q ser triple dos shield. N creio q rollins mantenha ate la. Por isso creio na possibilidade d uma longa feud rollins vs cena. Ambrose tve 2 ou 3 shots e perdeu por isso a otra possibilidade e reigns ms n sei esperemos

    • José Sousa - há 1 ano

      Mas o Rollins vencer implica ser duplo campeão. Ele não vai ser isso, ou pelo menos se o for, não será por muito tempo.

  11. danielLP21 - há 1 ano

    Bom trabalho, José.

    No último artigo antes do PPV falo sobre isto.

  12. pedro - há 1 ano

    mas talvez o sheamus possa aparecer no meio do combate e usar o money in the bank

  13. Dolph Ziggler - há 1 ano

    Bom artigo, José. Penso que o Sheamus deve fazer o cash-in no Summerslam. Sinceramente, não vejo nenhum dos dois (Rollins e Cena) a carregar dois títulos e acho que é uma boa oportunidade para tal acontecer. Este vence o Orton e depois faz o cash-in. Para mim é uma boa altura.

    • José Sousa - há 1 ano

      E que tal o Rollins vencer, e perder o USA no dia Seguinte para um OC para o Cesaro? Só agora é que pensei na hipótese, mas não é de todo impossível.

  14. Miguel Carlos - há 1 ano

    Muito bom artigo. O Cena será muito provavelmente quem acabará com o reinado do Rollins, até porque neste momento não hámaos nninguém que este último possa enfrentar. Mas como o Cena o venceu limpo na Raw, até pode acontecer que o Rollins consiga manter o título até ao Night of Champions e aí sim perderia para o US Champion.

    • Miguel Carlos - há 1 ano

      *há mais ninguém

    • José Sousa - há 1 ano

      Miguel coloco a hipótese que coloquei ao Dolph: que tal o Rollins vencer, e perder o USA no dia Seguinte para um OC para o Cesaro?

      • Miguel Carlos - há 1 ano

        Não sei se o Rollins irá fazer Open Challenge’s, acho que ele só fez na última Raw para compensar a a ausência do OC do Cena. E de qualquer das formas acredito que o Cena irá eventualmente ganhar o título, mas sim, seria o cenário ideal, porque assim podíamos ter um final limpo no SumemrSlam mas sem ter o Rollins a perder outra vez para o Cena. Até porque agora que já foi quase oficializado o Winner takes all, não faria sentido o Cena perder o US Championship nas próximas semanas antes do SS.

      • José Sousa - há 1 ano

        E dava o momento heel do Summerslam. Porque o Taker vence, e no Reigns e Wyatt tanto pode dar para um lado como para o outro. E o KO e o Sheamus vencerem não serão propriamente momentos que marcarão o evento. Mesmo que KO e Cesaro venha a ser o combate da noite, pq isso é mto normal.

      • Miguel Carlos - há 1 ano

        Não teria tanta a certeza que o Undertaker ganha, mas quando (e se) fizeres a antevisão do SummerSlam, eu daria a minha opinião sobre isso.

  15. Sorlei Rui Oltramari - há 1 ano

    Ótimo artigo, José. Essa questão da unificação é bastante complexa e uma decisão mal tomada pode afetar bastante o produto no futuro.

    Francamente, não acredito em uma desativação do US Title. O Cena fez um trabalho sublime ao elevá-lo e deixá-lo com um valor quase semelhante ao WWEWHC. E eles certamente não vão fazer um belo trabalho como esse acabar-se de uma hora para outra.

    Essa feud tem como diferencial uma certa imprevisibilidade. É óbvio que todos esperamos que neste tipo de feud o Cena vencerá, mas não podemos esquecer que o Rollins é uma aposta pessoal do Triple H. E se o deram um histórico Cash-in no Main Event de uma Wrestlemania é porque os planos para ele não são poucos. O booking dessa rivalidade tem sido aceitável, embora não goste que façam combates de PPV em RAWs normais. Destaque para a forma de como conseguiram explorar um botch do Rollins e transformar isso quase que no foco da feud (E aquela nova T-Shirt do Seth é Awesome).

    Quanto ao resultado do combate, há algumas hipóteses quanto ao futuro do US Championship.

    * Se o Cena vence, ele pode: ser forçado a abandonar o US Title pela Authority; Renunciar ao US Title ou manter os dois títulos até um Cash-In do Sheamus. Caso o Rollins vença, ele pode dizer que não precisa do US Title e renuncia a este ou igualmente manter ambos os títulos até o Cash-In do Sheamus. Outra possibilidade, embora não tão provável, é um Cash-in já no Summerslam. Mas o Sheamus não parece ter a intenção de usar a mala tão cedo e acho que esse Cash-in só ocorre no fim do ano ou até no Royal Rumble do ano que vem.

    • José Sousa - há 1 ano

      Outra Hipotese além dessas é o Rollins vir gabarolas para o ringue e dizer que faz o que o Cena faz como USA Champion, e perder o titulo logo ao primeiro Open Challenge por ajuda do Cena a alguém tipo o Cesaro.

Comentar

Login com Facebook

Editar avatar »

Notificações por email:

Wrestling.PT © 2006-2016 / Política de Privacidade / Disclaimer / Sobre Nós / Contactos / RSS Feed / Desenvolvido por Luís Salvador