Existem 2 vagas na Equipa do Wrestling PT para publicar notícias. Contacta-nos!

Smoke and Mirrors #208 – First Round

Esta semana começou o torneio que irá consagrar o novo campeão da WWE no Survivor Series, no entanto ele tem sido alvo de críticas desde do momento em que nos foi revelada os nomes e combates da primeira fase. Com os críticos a argumentarem, e com razão, que alguns dos nomes do torneio não estariam ao nível que devia ser exigido para um campeão da WWE. Ou pelo menos acho que todos concordarão que nomes como Kalisto, Titus O´Neill ou mesmo Stardust não são propriamente nomes com star power e impacto para poderem lutar pelo título principal da companhia neste momento.

Isto torna-se ainda mais estranho quando nomes como os New Day ficam de fora do torneio quando são claramente três dos elementos mais overs e com maior importância no Roster neste momento. E nem falo dos membros da Wyatt Family porque esses estão numa rivalidade com o Undertaker, e era do interesse da WWE que não os envolvessem no torneio devido a essa situação.

No entanto, e apesar destas lacunas não consigo chegar ao ponto de considerar que o torneio sofre de falta de credibilidade, porque mesmo não sendo o formato ideal a verdade é que foi a solução possível nestas circunstancias. Claro que ele revela as limitações do actual roster, ou pelo menos a forma como a WWE não criou estrelas suficientes para situações como a que ocorreu com o Rollins.

O resultado é um torneio onde apenas cinco a seis nomes seriam credíveis enquanto campeões, e mesmo assim dois deles ( Cesaro e Ziggler) teriam que ter um booking mais cuidadoso caso fossem campeões da WWE. Até o actual dono da mala ( Sheamus) seria um campeão cujo o impacto seria praticamente nulo, e caso venha a ser campeão em breve fruto do cash-in duvido que o seu reinado suscite algum interesse nos fãs da WWE.

Em todo o caso a WWE não nos revelou unicamente limitações nesta primeira semana do torneio, ela apresentou-nos igualmente combates interessantes e de boa qualidade, e ainda uma surpresa. Todavia, e quando olhamos para os nomes dos Quartos finais percebemos que quase todos eles são escolhas óbvias, mesmo que sejam as escolhas mais acertadas em casa um dos casos.

Assim esta primeira ronda deu-nos oito qualificados, sendo que o primeiro de todos foi aquele que todos sabíamos que iria conseguir vencer o seu combate praticamente sem qualquer dificuldade: Roman Reigns. Até porque ninguém acreditaria que o principal favorito a vencer o torneio seria eliminado pelo Big Show, quando já o venceu vezes suficientes durante este para que este não pareça uma ameaça para Reigns.

No entanto, este torneio será mais importante do que parece para a sua carreira, porque muito está em jogo muito mais do que apenas a vitória final e tornar-se campeão da WWE. Ele joga a sua carreira neste torneio, porque tal como disse Triple H ele pode ser um campeão que é fiel aos princípios e ser criticado pelos fãs, ou ser um vilão e atingir o sucesso. E essa a principal resposta que este torneio nos dará em relação ao Reigns, e só conheceremos o conteúdo na noite do Survivor Series.

O segundo nome a qualificar-se para os quartos de final foi o actual campeão Intercontinental Kevin Owens que garantiu o seu lugar facilmente ao vencer limpo Titus O´Neill, no que foi um dos combates mais fracos desta primeira fase e onde não existiria dúvida alguma do vencedor. E caso existisse dúvidas creio que a diferença de qualidade técnica e de carisma entre Owens e o Titus fala por si, e seria muito estranho e parvo caso o campeão Intercontinental perdesse este combate.

Sendo que no caso dele este torneio serve sobretudo para consolidar o seu nome enquanto estrela em ascensão, e não tenho dúvidas que é uma questão de tempo até que seja presença fixa no main-event da WWE. A sua ascensão lenta, calma e sempre protegido por um óptimo booking indica exactamente isso, e duvido que tudo isto não acabe com Kevin Owens como um dos principais vilões da companhia, e este torneio será apenas um indicador do seu futuro.

Quem também se qualificou para a fase seguinte foram dois dos favoritos dos fãs: Cesaro e Dolph Ziggler. Ambos tiveram performances de boa qualidade e acabou por não surpreender o facto de terem vencido os seus combates, pelo menos no caso do Ziggler. No caso do Cesaro o resultado até poderá ter surpreendido alguns, mas não tanto a mim porque o Sheamus tem outras formas de chegar ao título que não por via de um torneio. Contudo é importante referir que este foi na minha opinião o melhor combate da primeira fase.

Porém, e mesmo sabendo que ambos dificilmente vencerão os seus combates de segunda eles não deixarão de ser momentos importantes para ambos, especialmente para o Cesaro. Este pode ser um combate onde ele pode deixar impacto contra uma das principais apostas da companhia, e ele tem de ver esta derrota como uma janela de oportunidade para provar que além de ser um wrestler de excepção consegue igualmente criar reacção junto dos fãs.

O campeão dos Estados Unidos Del Rio também garantiu facilmente o seu lugar na fase seguinte de modo muito simples vencendo Stardust na Smackdown. O combate até conseguiu ter alguma qualidade, mas a verdade é que ninguém imaginou a possibilidade do Stardust vencer, uma vez que o Cody Rhodes não possuiu nenhuma credibilidade para lutar pelo título máximo da companhia neste momento, pelo menos com esta gimmick.

Quanto ao Del Rio parece-me certo que a companhia pretende que continue com o título e com a personagem de MexAmerican por mais algum tempo, e por isso a sua presença no torneio servirá sobretudo para valorizar o homem que irá derrubar. No entanto, devo expressar que não sou particularmente fã do novo finisher dele uma vez que a sua credibilidade depende muito da forma como o seu adversário o vende. Em todo o caso estas semanas serviram para confirmar o potencial da parceria com Zeb Colter, e sem dúvida que a avaliação é positiva.

A estes cinco nomes juntaram ainda os dois high flyers da competição, ou seja Neville e Kalisto, que para se qualificarem para esta fase derrotaram respectivamente o King Barrett e Ryback. Sendo que no caso do Kalisto estivemos perante uma enorme surpresa porque ninguém imaginaria que arriscassem neste resultado.

Não que ele não seja um wrestler talentoso, e provou isso no combate, mas a verdade é até agora a companhia nunca o tinha apresentado como ameaça. Por isso mesmo tem que olhar para o embate com Del Rio como um momento para se mostrar, e quem sabe se não recolherá frutos no futuro em termos de midcard ou mesmo Tag Team.

Já no caso do Neville, o caso é completamente diferente. Ele teria todo o potencial para ser contender por títulos de midcard , no entanto até agora a WWE só o tem colocado em feud menores. É verdade que não perdeu muitas rivalidades, mas é igualmente verdade que a aposta não foi tão grande quanto muitos poderia imaginar.

Por fim resta apenas abordar o potencial na competição do último dos oito magníficos: Dean Ambrose. Ele conquistou o seu lugar ao vencer Tyler Breeeze com um Small Package, porém este foi dos combates onde esse tipo de vitória fez sentido para mim. Sendo esta a estreia de Breeze no main-roster a WWE não o podia desvalorizar, mas simultaneamente não podia deixar de fora deste torneio numa fase inicial o Ambrose.

E não podia porque mesmo que não o vença ele é um dos principais favoritos à vitória, ficando apenas atrás de Roman Reigns na hierarquia de possibilidades de se tornar campeão no Survivor Series. Além disso, ele poderá ser parte activa do ângulo que poderá resolver o mesmo, e só por isso a sua presença na Final 4 é indispensável e ficarei muito surpreendido ser perder o seu combate com o Ziggler na Raw.

Deste modo este torneio está destinado a ser previsível porque dificilmente os quatro finalistas não serão aqueles que todos acham que serão: Del Rio,Roman Reigns, Kevin Owens e Dean Ambrose. E esta escolha é previsível porque são os únicos nomes do mesmo com impacto e credibilidade suficiente para lutarem pelo título máximo.

Mesmo assim facilmente se elimina os nomes dos campeões de midcard da lista de possíveis vencedores. Aliás arrisco-me a dizer que o próximo campeão da WWE estará entre um destes três nomes: Reigns, Ambrose ou Sheamus. E essa escolha dependerá dos planos que a WWE definiu para o título principal na Wrestlemania. Em todo o caso farei a minha antevisão sobre o desfecho deste torneio na minha antevisão do Survivor Series na próxima edição do Smoke and Mirrors.

Perguntas da Semana

Qual a tua opinião sobre esta primeira ronda? E quem pensas que serão os quatro finalistas?

Sobre o Autor

- Escritor do artigo “Smoke and Mirrors”.

22 Comentários

  1. rafaelmush - há 1 ano

    WrestlingPT, ativem o Disqus aqui no site.

    • paige jadbevis - há 1 ano

      Prefiro gravatar

      • #MrMoneyInTheBank - há 1 ano

        Prefiro gravatar²

      • Brun Sandrik - há 1 ano

        Eu prefiro Disqus pois não consigo meter foto com o gravatar.

    • BRUNOju - há 1 ano

      Porquê ativar o Disqus se tem Gravatar?

      • rafaelmush - há 1 ano

        Se ativar o Disqus, e Gravatar se conectará a ele.
        O Disqus já está ativado em zilhões de sites, então ficaria mais padrão.

    • HHH - há 1 ano

      eu tambem preferia o disqus

    • FrancisDreezPT - há 1 ano

      O Disqus já esteve ca durante bastante tempo… Mas parece que houve uns problemas e voltaram ao gravatar… Assim está fixe..

      • #MrMoneyInTheBank - há 1 ano

        Eu lembro. Inclusive, passei a comentar aqui no site quando mudaram para o Gravatar.

  2. Dolph Ziggler - há 1 ano

    O torneio é uma ideia interessante e permite ao fã ver combates que normalmente não vemos, como Del Rio/Kalisto, Regins/Cesaro e por aí fora. No entanto, como disseste, o fato de ser tão previsível acaba por prejudicar um pouco o torneio. Todos sabem que o Reigns vai chegar à final e muito provavelmente enfrentar o Ambrose. Os combates dos oitavos de final foram bastante previsiveis, tirando o Ryback/Kalisto. Ainda assim, a WWE tem aqui uma oportunidade para criar um ótimo angle e trazer algum interesse de volta ao produto. Um heel-turn do Reigns ou do Ambrose na final seria muito bom e uma personal feud entre estes dois até à Road to WM teria tudo para ser uma das melhores deste ano.

  3. Reigns one versus all - há 1 ano

    Bom artigo,José.

    Foi uma boa 1°ronda,os resultados dos combates eram um pouco previsíveis,a excessao do kalisto vs Ryback,onde fiquei agradavelmente surpreendido quando vi que o kalisto venceu o Ryback.
    Pessoalmente esperava ver nomes com mais impacto,isto para mim parece um torneio de mid card,nem os New Day estão envolvidos no torneio!!

    Acho que os 4 finalistas serão o Reigns,Ambrose,Owens e Del Rio.

  4. Jorge - há 1 ano

    Excelente artigo! Concordo plenamente.

  5. The Cobra 619 - há 1 ano

    Ótimo artigo!
    Eu gostei da 1°rodada, os resultados para mim foram bem previsíveis, para mim a única surpresa foi a vitória do Kalisto contra o Ryback, alias acho que todos ficaram surpresos com esse resultado.
    Os finalistas como disse é óbvio que serão Reigns, Ambrose, Owens e o Del Rio
    Bom, o vencedor provavelmente será Reigns, mas acho que Ambrose também tem grande chance de ganhar.

  6. PPKinha - há 1 ano

    a WWE pode suprende dnv e torna Kalisto um cara Over Power que vence Ryback,Del Rio tbm. torna Kalisto um Daniel Brayn com o mesmo fora :v

  7. Miguel Carlos - há 1 ano

    Excelente artigo. Concordo, no geral, contigo. Eu até percebo que os New Day fiquem de fora já que estão envolvidos na divisão de tag team, embora como eles são 3 pudessem perfeitamente ter colocado o Big E, por exemplo, no torneio. E adorei aquela promo do Triple H ao Roman Reigns.

  8. Boa previsão.
    Em relação ao torneio eu penso que a final será entre Roman Reigns e Dean Ambrose, até vejo um heel turn do Ambrose ou do Reigns na final, juntando um deles à Autoridade no lugar do Rollins, mas veremos. Outra final só com o Sheamus a fazer o cash-in após a final, tornando-se ele o favorito da Autoridade.
    Quanto ao finisher do Alberto Del Rio, não percebo qual era o problema do Cross Armbreaker. É o finisher perfeito, tem tudo: espectacularidade, realismo e credibilidade. Não faz sentido esta mudança para um finisher que depende tanto do adversário e que obriga os combates a ser demasiado repetitivos no final.

  9. Artur - há 1 ano

    Ótimo artigo como já de costume.

  10. HHH - há 1 ano

    ativem o disqus, não se vão arrepender

    • FrancisDreezPT - há 1 ano

      O disqus já ca esteve durante bastante tempo…mas depois houve vários problemas e voltou ao gravatar…
      Está bem assim…

  11. paige jadbevis - há 1 ano

    Ótimo artigo
    A final será Ambrose vs Reings, é o mais provável e o que faz mais sentido

  12. RFBM - há 1 ano

    Bom artigo, não tenho nada com que discordar.

  13. you cant see me - há 1 ano

    Bom artigo josé.
    -Esta primeira ronda foi assim boa tivemos dean ambrose vs tyler breeze e entre outros eu sinceramente dava uma oportunidade aos do nxt porque titus o neil,stardust so se for para perder mas eu queria uma ou duas superstars do nxt.
    -Para mim os quatro finalistas vao ser alberto del rio,roman reigns,dean ambrose e kevin owens e explico porquê porque no torneio para mim não há melhores que estes cesaro gostava de ver mas ele tem se desvalorizado muito, ziggler não porque no survivor series acho que vai lutar contra o tyler breeze e o kalisto porque acho daqueles ele é o pior.

Comentar

Login com Facebook

Editar avatar »

Notificações por email:

Wrestling.PT © 2006-2016 / Política de Privacidade / Disclaimer / Sobre Nós / Contactos / RSS Feed / Desenvolvido por Luís Salvador