Existem 2 vagas na Equipa do Wrestling PT para publicar notícias. Contacta-nos!

Smoke and Mirrors #215 – O que esperar de 2016?

O ano de 2016 ainda agora começou, e promete ser um ano onde teremos por certo alguns motivos de interesse e desinteresse no produto da WWE. Os próximos tempos serão decisivos para se perceber qual o impacto dos part-timers no card da Wrestlemania, e sobretudo qual serão as principais aposta da companhia para os meses que se seguirão ao evento propriamente dito.

E isto é tão verdade para o roster principal como para o NXT, uma vez que um novo ano é sempre sinónimo de renovação, e crença que poderá trazer novas oportunidades e estrelas para ambas as Brands. Porque por vezes criamos expectativas para determinada superstar e acabamos por ver as mesmas se desvanecerem. Seja porque o wrestler em questão não consiga desenvolver o seu potencial do melhor modo, ou mesmo porque a equipa criativa deixou de apostar nele.

Assim, e começando pela divisão de Tag Team este será um ano importante tanto para o NXT como para WWE, uma vez que ambas acabarão por consolidar a renovação que foi iniciada o ano passado. Apesar de essa renovação ser sobretudo notada no NXT do que no main-roster, até porque o segundo teve um ano dominado pelos New Day. E a questão para 2016 é : Será que alguém derruba os New Day?

Obviamente que algum dia isso acontecerá, mas a verdade é que não sei quando acontecerá mas gostaria que essa aposta fosse feita na dupla de Sin Cara e Kalisto: os Lucha Dragons. Eles são entusiasmantes dentro do ringue, estão numa fase onde possuem cada vez mais popularidade, e sobretudo gostaria de ver o efeito de um reinado de equipas num wrestler como o Kalisto.

Em todo o caso, o mais provável é que os próximos campeões sejam os Usos e que este seja mais um ano dominado pelos gémeos, por mais que isso não seja do agrado de muitos. Como surpresa do main-roster nesta divisão a minha escolha vai possivelmente para os SAWFT que acredito que subirão para o mesmo em breve, e o farão com algum destaque junto dos fãs da WWE.

Já no NXT a equipa a ver este ano é sem margem dúvida alguma Chad Gable e Jason Jordan. Eles já são a equipa mais over do roster, e acredito que em breve serão os campeões de Tag Team do NXT. E essa conquista quase de certeza que os catapultará para um patamar de destaque ainda maior, e sobretudo para performers de maior qualidade.

Até porque não existe dúvida que este será o ano deles no NXT, sendo por isso enorme a curiosidade para perceber o quão dominante serão como campeões e o seu desenvolvimento pessoal e colectivo. Uma palavra também para a dupla Dash e Dawson que poderá surpreender muitos fãs com as suas performances durante 2016, mesmo possuindo um estilo de wrestling que não é atractivo para todos os fãs.

Já no que ao wrestling masculino diz respeito, o NXT por certo que nos continuará a oferecer excelentes rivalidades e combates. Em todo o caso quase de certeza que este será o ano onde Finn Bálor acabará por subir ao main-roster, mas isso deverá acontecer apenas depois do verão( em principio). E por isso mesmo a primeira metade do ano do NXT será dominada pelo “Demon”, sendo que se espera que perca o título para alguém que seja aposta.

Tendo em conta isso, a minha aposta vai para uma transição para o Hideo Itami que assim venceria o título no Takeover que se segue ao de Dallas, iniciando o reinado do japonês no NXT. Porém, o NXT é feito de surpresas, e na minha opinião os principais candidatos a surpresas do ano são: Rich Swann, Elias Samson, e como é óbvio Apollo Crews que deverá receber uma forte promoção durante 2016.

No que ao wrestling feminino diz respeito o NXT deverá continuar o padrão de qualidade do ano transacto, e nesse sentido o próximo Takeover poderá ter o combate feminino do ano quando a Asuka defrontar a Bayley pelo título. Aliás, é bem possível que a máquina de wrestling que dá pelo nome de Asuka seja a figura do ano da divisão no NXT, e deverá ter quase de certeza um reinado dominante como campeã.

No entanto, é inevitável que acabe por ter competição mais cedo ou mais tarde, até porque todos os campeões acabam por perder o título por mais dominante que sejam. Assim, gostaria de ver nomes como Alicia Bliss, Billie Kay ou Adrien Reese a surgirem como principais oponentes da Asuka, até porque qualquer uma das três tem o potencial de nos oferecer excelentes combates pelo título.

Já no main-roster este deverá ser um ano marcado pelas Four Horsewoman, as Bellas e a Paige. Não quero dizer que todas elas serão campeãs durante este ano, mas dificilmente nomes como Nikki Bella e Paige não terão oportunidades pelo título durante 2016, por mais que não conquistem o mesmo. Ambas já possuem um estatuto suficientemente importante na companhia para que não tenham este tipo de destaque.

Contudo o título deverá estar na posse da Charlotte até à Wrestlemania, momento onde deverá perder o título para a” Boss” Sasha Banks, que assim começará o seu reinado como campeã feminina do main-roster. Reinado esse que possivelmente terminará para a Bayley ou mesmo novamente para a Charlotte, mas apenas depois do verão. Uma vez que acredito que a WWE quererá dar um reinado relativamente longo à Sasha, até para valorizar a wrestler que a irá derrotar.

O midcard possivelmente assistirá ao aparecimento de novas figuras na rota do título, figuras essas provenientes sobretudo do NXT que poderão conquistar títulos durante o ano de 2016. Alguns deles já estão no main-roster, outros aparecerão este ano no roster principal e possivelmente terão conquistas relevantes.

Assim sendo, e contando com um reinado relevante do Ambrose como campeão Intercontinental, este ano poderá ser o ano onde o Neville, Bálor e Zayn poderão perfeitamente conquistar algum um dos títulos de midcard como forma de iniciarem com sucesso a sua carreira na WWE.

E se no caso do Bálor e do Zayn uma conquista deste tipo funcionará como rampa de lançamento para conquistas ainda maiores, e isso é fundamental para que se consolidem como apostas sérias da WWE para o futuro. Já no caso do Neville, e mesmo que o ano de estreia tenha sido mais calmo e sem grande destaque, acho que começa a surgir uma vaga a favor dele e que poderá culminar com a conquista de algo durante o ano de 2016.

Por fim, falta-me falar daqueles que considero ser os destaques do main-event da WWE em 2016: Roman Reigns, Rollins e Kevin Owens. Claro que outros nomes como Cena, e o Brock serão destaques durante este ano, mas a verdade é que no que diz respeito a jovens em ascensão creio que estes serão os nomes que serão falados para o main-event no próximo ano.

Aliás, no caso do Rollins e do Reigns estamos a falar de uma consolidação desse mesmo papel, até porque ambos já foram ou são campeões da WWE. E por isso mesmo 2016 será apenas o ano onde ficarão firmados nesse papel, e isso será visível no caso do Reigns porque muito possivelmente estará num dos principais combates da Wrestlemania 32 pelo segundo ano consecutivo. Além disso é bastante provável que tenha um reinado longo e dominante enquanto campeão da WWE.

No caso do Rollins creio que o seu regresso será imediatamente em grande, e possivelmente com um face turn até porque outro nome irá ocupar o papel de top heel da WWE nos próximos meses. E isso deixa-o livre para assumir uma postura que nunca assistimos no main-roster, e que por certo que o tornará bastante interessante, e uma das figuras de 2016.

Por fim resta-me falar daquela que será a supertar em ascensão no próximo ano: Kevin Owens. E digo em ascensão não porque não tenha sido uma das figuras que mais desenvolveu o seu estatuto em 2015, mas sobretudo porque 2016 será uma continuação do ano transacto. O percurso dele na WWE é bastante similar ao do CM Punk, e se isso for um sinal então é bem provável que em Junho ou Julho ele tenha na sua posse uma mala que mudará o seu futuro.

Essa mala fará dele uma das figuras do ano da WWE, e um dos nomes capazes de mudar o produto a qualquer altura. Sendo que não me surpreenderia nada caso a segunda metade de 2016 fosse marcada por um Kevin Owens Show.

Sobre o Autor

- Escritor do artigo “Smoke and Mirrors”.

34 Comentários

  1. Jorge - há 11 meses

    Excelente artigo. Parabéns!

  2. ReiSupremo - há 11 meses

    Estou ansioso é por ver o Finn Balor no main roster, e gostava de ver este ano talvez no ultimo trimestre o regresso do Jeff Hardy.

  3. @JohnBrumCena - há 11 meses

    pra mim, quando o rollins voltar, o reings fica heel,

    • José Sousa - há 11 meses

      Não sei. Acho que é preferível lançar um novo heel do que fazer o turn neste momento.

    • OwensBestOfWWE - há 11 meses

      Eu sempre achei que o Rollins face seria melhor que o Reings, porque Rollins tem mais carisma O jeito durão do Reigns que chega quebrando geral daria um bom heel.

  4. BRUNOju - há 11 meses

    Excelente artigo. Concordo com você em vários pontos, só tenho minhas dúvidas quanto ao Kevin Owens. Não que ele não seja talentoso, mas não sei se é uma aposta para o Main Event em 2016. Acredito que ele vai ficar envolvido em rivalidades pelo Intercontinental Title, junto com Sami Zayn, Dolph Ziggler, Dean Ambrose e Neville. Eu não vejo os The Usos ganhando os títulos de duplas, acho que será SAWFT a derrotar o The New Day, aliás já estou ansioso por essa feud… XD

    Quanto a divisão feminina eu concordo contigo, pra mim na WrestleMania vai ter Sasha Banks Vs. Charlotte com a Boss ganhando o título, e depois deverá perder o título para Becky Lynch ou Paige. Que venha um excelente ano, ah… Seth Rollins volta face!

    • José Sousa - há 11 meses

      Eu não. Pensa em quem vês a ganhar a mala? Eu não vejo mais ninguém que não o Owens. Não creio que vá para um veterano porque nenhum precisa dela, depois não creio que seja o Neville. É o Owens o principal candidato, e se tiver mesmo a feud com Brock na WM então não terei muitas duvidas que a aposta será enorme.

      Sim, ou para a Bayley.. A Bayley depois da WM está no main-roster, claro que a personagem pode falhar, mas se resultar não terão muitas soluções que não investir nela e inevitavelmente será campeã no roster principal.

      • BRUNOju - há 11 meses

        Exato, mas eu preferiria que apostassem na Bayley com calma, como foi feito no NXT. Queria ver ela campeã na Wrestlemania 33, ela merece um momento como este.

        Quanto ao Owens é esperar, espero que você esteja certo! ;)

      • José Sousa - há 11 meses

        Sim. Lentamente mas sem ridicularizar a imagem da Bayley e da gimmick. Ela é um talento enorme, e tem a capacidade de juntar todo o tipo de fãs, e adorava mesmo que isso acontecesse. Eu acredito mais no sucesso dela que a maioria dos críticos, mas sei que me posso desiludir. Mas a verdade é que os Takeovers estão a ajudar a que alguns fãs já a conheçam e pode ser que não seja tão incompreendida na estreia.

      • BRUNOju - há 11 meses

        Sim, Bayley já possui muitos fãs e espero que isto ajude-a. Acho ridículo comparar ela com a Emma, XD.

      • José Sousa - há 11 meses

        Também acho. A Emma apareceu quando o NXT não tinha esta visibilidade, e sobretudo apareceu do nada a fazer a dança sem que ninguém percebesse a personagem.

      • OwensBestOfWWE - há 11 meses

        Concordo acho que o Owens e o cara ideal para a maleta, mass nunca se sabe o que se passa na cabeça dos oficiais nem de Vince, Steph. o HHH eu sei que gosta do Owens mas não sei se ele sozinho o ajuda a chegar ao topo, so porque ele não tem aspecto ”fisico” padrão WWE alguns oficias não devem querer ele de Main Eventer :(.

  5. ricardo - há 11 meses

    parabens jose como sempre um excelente artigo novamente concordo com tudo que disse

  6. PuraVdd - há 11 meses

    Reigns Sem Sal
    Rollins Face turn seria RUIM
    Kevin merece um titulo mais que o Reigns
    Banks vai ganhar o Championship na wrestlemania contra o Reigns ai começa a revolução do Kralho

    • José Sousa - há 11 meses

      Obrigado pelo comentário.

    • OwensBestOfWWE - há 11 meses

      Reigns falta pra ele melhorar o mic, in ring ja era.
      Rollins Face turn seria Best for Business.
      Kevin realmente merece, but…ROMAN REIGNS… :)
      Banks também vai é vencer o titulo das divas na wm isso sim…

  7. Reigns one versus all - há 11 meses

    Excelente artigo,José.

    Começando pelo NXT:
    Tag Team:Espero que este ano tenhamos a afirmação do JJ e do Gable,eles têm estado super over com o público e isso e um ponto a favor deles,não sei se eles serão campeões já na primeira parte do ano,porque acho que os SAWFT vão ter um reinado longo este ano.Também quero ver mais dos Mechanics,ainda não estou convencido quanto ao seu valor.

    Divas:Espero que este seja um ano de domínio para a Asuka,que tenha um longo reinado,e gostava de ver divas como a Nia Jax,Alexa Bliss ou até a Peyton Royce a afirmarem-se e a ter um papel de destaque na divisão.

    Wrestler masculinos:Nomes como Apollo Crews, Baron Corbin(principalmente estes dois)terão muito destaque este ano,tal como Samoa Joe, serão as caras do NXT depois de o Balor subir.Espero que este ano venham grande nomes dos indies para o NXT.

    Main Roster:

    Tag Team:Espero que não separem os New Day,eles estão a fazer um trabalho incrível,são uns entertainers brutais e são bons em ringue.
    Espero que tenhamos a afirmação dos Lucha Dragons e subidas do Blake e Murphy e dos SAWFT,mais para meio do ano.

    Divas:Sinceramente espero que melhorem o Booking desta divisão. Este será o ano da Sasha,espero bem que sim.Quanto a subidas,acho que será só a Bayley a subir,estão divas suficientes no roster.

    Por fim,espero que nomes como Kevin Owens, Bray Wyatt, Dean Ambrose e Finn Balor(Quando subir),ascendam ao main event progressivamente para ver se fazem mais estrelas.
    A fechar,espero que 2016 seja um ano muito melhor que 2015,e com menos erros de Booking

    • José Sousa - há 11 meses

      Eu acho que os próximos campeões são o Gable e o Jordan sem dúvida alguma. E nas Divas não tenho dúvidas que será o ano da Asuka. Nos homens também tens o Itami a juntar a esses nomes, quanto Indys fala-se do interesse da WWE no Lethal quando acabar o contrato.

      No main-roster concordo contigo. Acho que vai ser o ano da Sasha, Charlotte e talvez Bayley no main-roster, mas tudo dependerá de um bom booking especialmente no caso da Bayley. Espero que ela não seja o fiasco que todos auguram.

      Sobre os nomes que referes só acrescento como é obvio o Sami. Sei que não será logo main-eventer, mas quero que tenha o destaque que merece.

  8. RFBM - há 11 meses

    Bom artigo José, também gostava muito que o Itami vencesse o título do NXT.

  9. Vinícius Nunes - há 11 meses

    Bom artigo e espero que tenhas um bom 2016, José.

    O ano da WWE na minha opinião começou bem até, e a Wrestlemania foi sensacional, o cash in do Rollins, o Triple H vs Sting, o Rollins vs Orton e o combate pelo título intercontinental foram geniais e o Rollins se mostrou um grande heel e um grande performer, ou seja, ele mostrou realmente que tem promos, que tem carisma, que sabe como ganhar heat, ou seja, é uma aposta acertada do Triple H, pra mim 2015, tirando a lesão, foi todo dele e ele merece.

    Sobre 2016, espero que o Reigns possa defender bem o título dele na Wrestlemania e que tenha um reinado decente para perder o título somente pro Ambrose, em um possível turn, pois acho que o Ambrose tem que ganhar o título no ano que vem, não porque é o meu favorito atualmente, mas pelo talento que possui, o carisma, as promos, tudo que o cerca, tudo nele inspira main-event e topo e espero que 2016 seja o ano dele, como também do Owens que pra mim pode ser sim o próximo Mr.Money In The Bank.

    • José Sousa - há 11 meses

      Também acho que o Owens pode ser o próximo dono da mala. Se ele precisa da mala? Não. Mas também não vejo muito mais nomes capazes de serem credíveis enquanto Mr-MITB. Talvez o Ambrose. Mas não sei primeiro acho que ele vai ter um reinado longo como campeão Intercontinental.

      Bom 2016 para ti também Vinícius.

  10. JPedro - há 11 meses

    Bray Wyatt, anotem esse nome para o MITB.

  11. OwensBestOfWWE - há 11 meses

    Acham que o Owens enfrenta o Lesnar na Wrestlemania? Eu espero que sim seria um dos melhores combates da historia.

  12. Vitor Oliveira - há 11 meses

    Excelente artigo. Espero que 2016 seja um ano da consolidação do KO

  13. The Cobra 619 - há 11 meses

    Bom artigo, espero que 2016 seja um grande ano para Dean Ambrose, Kevin Owens e Bray Wyatt. Outros 2 nomes grandes que eu queria que tivesse destaque são Sami Zayn (quando retornar a WWE) e Finn Balor (quando subir). Também espero que Randy Orton, Cesaro e Seth Rollins voltem pelo menos pouco antes do 2 semestre de 2016. Sobre as Divas espero que Sasha Banks ganhe o título na Mania, e que Bailey suba para disputar pelo título. Nas duplas espero que os New Day só percam o título na Mania para os Lucha Dragons, e que subam Blake e Murphy e os SAWFT.

  14. Exclente artigo. E que 2016 seja um bom ano em termos de wrestling.

  15. Acho que é provável que o Cena vença o Royal Rumble e conquiste o titulo da WWE na Wrestlemania, Reings perca o titulo no Royal Rumble, e a Revanche no Fastlane, com interferência do Triple H, pra justificar o possível combate entre os dois que vem se desenhando na Wrestlemania. Cena não deve ter um reinado longo, essa vitória é só pra valer o que o Ric Flair disse após o SummerSlam, que quer que alguem se iguale a ele, e se igualar a RIc Flair não é algo pra ocorrer em qualquer PPV, tem que ser no PPV, no maior de todos. E se a próxima Wrestlemania for a ultima do Taker, então é provável que o combate principal seja o dele.

  16. lmfcp2012 - há 11 meses

    metade das minhas escolhas para o rumble foram eliminadas agora q vai ser pelo titulo.

Comentar

Login com Facebook

Editar avatar »

Notificações por email:

Wrestling.PT © 2006-2016 / Política de Privacidade / Disclaimer / Sobre Nós / Contactos / RSS Feed / Desenvolvido por Luís Salvador