Existem 2 vagas na Equipa do Wrestling PT para publicar notícias. Candidata-te!

Smoke and Mirrors #250 – Último Capítulo

Sempre pensei que o dia em que decidisse concluir este espaço fosse difícil, um peso que me custaria bastante a libertar devido à ligação emocional que criei com este projecto pessoal. E em parte não posso dizer que foi fácil tomar esta decisão, porém já venho a pensar nela há bastante tempo, sendo que este momento é apenas o culminar de um processo, de uma reflexão que agora chegou ao fim.

Contudo e ao contrário do que seria normal esta decisão não surge por falta de disponibilidade ou vontade de acompanhar Wrestling, muito pelo contrário estou numa fase em que consigo acompanhar wrestling de forma divertida. Assim não podia concluir esta etapa sem explicar aos que me acompanharam durante quase cinco anos os motivos que levaram ao meu desgaste enquanto cronista, as razões pelas quais tenho de abdicar do Smoke and Mirrors.

E digo abdicar porque estava a chegar a um ponto em que teria de optar entre ser fã de wrestling ou escrever, e caso continuasse a escrever sobre o tema deixaria inevitavelmente de ser fã e perderia a paixão pelo tema e que não quero perder. Não digo que essa paixão não possa um dia acabar, mas neste momento escolho ser fã e não cronista.

E o principal motivo é simples: cansaço com o estado actual do debate online. Sem querer ofender ninguém ou apontar culpas, a minha personalidade lida mal com a postura da generalidade da comunidade nos dias que correm. Não quero dizer que as pessoas não têm direito a ter opiniões próprias, contudo acho que actualmente a tónica do debate foca-se excessivamente em criticar só porque sim, e em temas laterais (polémicas e rumores).

E isso faz com que o tom das conversas enverede por caminhos onde existe incapacidade de aceitar opiniões fundamentadas provenientes de outras pessoas, debate destrutivo, e por vezes ofensas pessoais. Não digo que não existam elementos na comunidade que sejam capazes de falar sobre wrestling de modo educado e racional mas infelizmente esses casos são cada vez mais escassos.

Com a agravante deste ser um problema comum a quase toda a internet e que na minha opinião intoxica as conversas. Existe um excesso de debate extremado e onde o desrespeito pelos outros é cada vez mais a regra, e no qual ninguém ganha com isso. Todos os dias e sobre vários assuntos as pessoas cada vez mais tem opinião sobre tudo, percebem de todos os temas e nem precisam de se informar para os comentar. São tempos onde temos acesso a muita informação mas onde o nosso debate fica sempre pela superfície e pelos escândalos. Escândalos que já nem nos lembramos na semana a seguir porque já foram substituídos por outra polémica que domina as nossas interacções sociais.

E é esse o tipo de atitude que domina o debate no mundo do wrestling, e não vale a pena iludir e acreditar que ela mudará nos próximos tempos, e por isso mesmo é que decidi acabar com este espaço. A minha tolerância a esse tipo de debate mais agressivo e raramente positivo é neste momento praticamente nula, e acabaria por comprometer o lado de fã.

Eu tenho paciência para esperar pelos resultados da Brand Split, tenho paciência para me introduzirem histórias de forma lenta e coerente, até para alguns erros e desperdícios da WWE consigo ter paciência. Só não tenho para a atitude da maioria dos fãs actuais que não têm calma e são incapazes de esperar, que num dia desejam algo e no outro já desejam outra coisa completamente diferente.

Vivemos num tempo em que é difícil não gostar de algo quando todos gostam de algo porque está na moda, mas no qual também podes ser crucificado caso gostes de algo num produto que mais ninguém gosta.

Não digo que não existam pessoas equilibradas, e que os fãs não têm direito a uma opinião própria, porém essa não deve contaminar o ambiente nem a opinião dos restantes fãs. O debate sobre wrestling( e não só) está excessivamente polarizado e isso cria um ambiente que não é aquele no qual gosto de desenvolver um debate sobre qualquer tipo de tema.

Tudo este ambiente “negativo” levou a que durante praticamente um ano esse debate afectasse o modo como vejo wrestling e comecei a sentir sinais de fadiga, seja na vontade de escrever sobre o assunto como na postura a assistir .

Até que na passada Terça-feira a assistir à Raw senti algo que já não sentia há algum tempo: estava a divertir-me a ver wrestling simplesmente porque sim e sem pensar em histórias. Basicamente deixe-me levar e envolvi-me quando quis e discordei quando foi necessário, mas sem nunca pensar que teria de desenvolver uma teoria para apresentar à comunidade.

Não quero ofender ninguém, mas neste momento preciso mesmo de me afastar da posição de cronista e abraçar o lado de fã e ver Wrestling com o espírito que via no momento em que comecei a ver: Diversão.

Claro que não conseguirei ser tão inocente como naquele tempo, mas preciso de fazer isto para ter o direito de me surpreender. Quero voltar a sentir a paixão que me fez querer escrever sobre o tema, não para voltar a escrever sobre ele mas simplesmente para ter a adrenalina de assistir a um bom combate de wrestling.

Quero voltar a ser o José que assiste ao produto com a postura de alguém que vê o que quer e o que gosta, mas que não nega a possibilidade de ser conquistado por uma personagem que não é “adorada pelos smarks”.

Desejo poder afastar-me do mundo dos rumores e spoilers constantes que acabam por diminuir a diversão que extraio de certos momentos. Quero escolher não ver o “tsunami” diário de noticias e polémicas que criam guerrilhas entre elementos da comunidade e que em nada contribuem para uma conversa positiva.

Escolho ser surpreendido, seja com novos títulos, pushes, rivalidades, e regressos. Quero emocionar-me com conquistas e derrotas sem pensar o que vou dizer ao Sábado. É uma opção pessoal e tenho todo o direito de a efectuar.

Sendo que em parte a ausência do factor surpresa é um dos motivos pelos quais os fãs acabam por criticar o produto actual, e consequentemente elogiar o passado. Mas acabamos por nos esquecer que no passado não tínhamos o acesso a este tipo de informação e isso acabava por beneficiar todos e criar momentos mais especiais. Agora sabemos que alguém regressa com antecedência o que nos leva a relativizar alguns desses momentos.

Acima de tudo estou a dizer que quero escolher a informação que acedo previamente  e desfrutar do mesmo. Não quero saber de rumores, quem é o namorado de quem, porque simplesmente são temas que não sendo irrelevantes para alguns acabam por ser sobrevalorizados e colocados como fundamentais quando deviam ser secundários.

Eu não quero saber do debate sobre aumento ou diminuição de audiências simplesmente porque não me afecta minimamente nem decide se vejo algo ou não. Em primeiro lugar alguém fora dos USA debater isso parece-me irrelevante porque não contribuímos minimamente para elas.

Em segundo lugar audiências, boxoffice, vendas não significam produto de qualidade, apenas popularidade e eu não assisto a algo simplesmente porque é popular. Eu vejo séries com muita audiência e outras com pouca. Já vi filmes que são verdadeiros blockbusters e outros que muito poucos assistiram, ou que pelo menos não são “os filmes da moda”.

Eu vejo produtos nos quais me revejo, e acompanho as histórias que me interessam envolvendo-me emocionalmente nas mesmas. E é essa a atitude que quero ter para com o wrestling e será essa que adoptarei independentemente da postura que reine na comunidade online.

Não estou a dizer que vou hibernar ou afastar da comunidade, apenas que vou debater os temas que me apetece e com quem me apetecer e para isso tenho de me soltar do lugar de cronista. E não estou a apresentar criticas à equipa do Wrestling.Pt, muito pelo contrário sempre me senti acolhido por ela durante estas 250 edições do Smoke and Mirrors, e sempre consegui desenvolver conversas saudáveis com os membros da equipa.

Esta é uma decisão única e exclusivamente pessoal, e que está puramente relacionada com a forma como pretendo assistir a wrestling neste momento. E tenho a plena noção que só conseguirei fazê-lo caso não escreva uma crónica sobre o assunto. Porém quis explicar os meus motivos porque sinto que quem me acompanhou durante este tempo não merecia que este espaço desaparecesse sem uma explicação.

Tal como não me posso despedir do Smoke and Mirrors sem agradecer em primeiro lugar ao Luís Salvador pela confiança que depositou em mim no momento em que me deixou criar o meu próprio espaço neste site, quando mal era conhecido no interior da comunidade.

Depois tenho de agradecer a todos os que leram este espaço ao longo destes quase cinco anos, e com os quais tive o prazer de debater wrestling. Criando uma ligação pessoal com alguns, sendo que inclusive alguns se tornaram cronistas neste site. E sinceramente esse é o aspecto positivo desta experiencia: conhecer pessoas.

E se os meus textos motivaram alguém a escrever sobre o tema, ou simplesmente mudaram ou criaram um debate positivo, então sinto que a minha missão foi conseguida. Porque o meu objectivo foi sempre debater os aspectos relevantes do wrestling, e acima de tudo promover um debate saudável sobre algo que todos nós gostamos.

Foi por paixão que comecei a escrever sobre wrestling, e foi essa mesma paixão que fez com que demorasse mais tempo a tomar esta decisão. Por vezes é preciso ceder para conseguirmos manter a paixão por algo, e neste momento preciso de deixar o meu “ menino” para continuar a ser fã e manter essa paixão.

250 Edições depois chega ao fim a minha aventura enquanto cronista, e o sentimento que fica é de gratidão e realização. Saio por vontade própria, não deixo de acompanhar este site nem de debater com as pessoas que gosto de debater dentro da comunidade. Porém 250 textos depois este é o momento em que a cortina se põem sobre o Smoke and Mirrors, e nada melhor que concluir um capitulo numa data especial.

Despeço-me agradecendo uma vez mais a todos os que possibilitaram que esta ideia que surgiu na minha ideia sobrevivesse quase cinco anos. Muito obrigado pelo vosso apoio a uma crónica que sempre foi feita com simplicidade e paixão.

Até sempre,

José Sousa

Sobre o Autor

- Escritor do artigo “Smoke and Mirrors”.

51 Comentários

  1. José, compreendo perfeitamente a tua decisão.

    Para sermos fãs e vivermos realmente o Wrestling, temos que esquecer a parte racional (dos textos, das discussões, do “certo e errado”) e viver a parte emocional da modalidade. Talvez por isso nunca me tenha aventurado em escrever artigos semanais durante um grande período de tempo.

    Apesar da maior parte das vezes assistir aos shows com spoilers, consigo abstrair-me do “certo e errado” (racional) e viver emocionalmente o que está a acontecer. A análise vem depois, na maior parte das vezes apenas para reflexão própria e não para partilhar com a Comunidade.

    Por falar em Comunidade, o Wrestling PT tem uma missão: unir a Comunidade de Wrestling online na língua portuguesa. Infelizmente, todas as comunidades têm os seus totós (da net). Compreendo que por vezes seja complicado lidar com os mesmos, eu próprio me esforço e não consigo.

    Felizmente, por outro lado, dentro da Comunidade conseguimos sempre criar o “nosso grupo” e é dentro desse grupo que espero continuar a encontrar-te, para discutir, saudavelmente, sobre Wrestling. Porque, como tu dizes, no fim do dia o mais importante disto tudo são as pessoas e as amizades criadas.

    Quanto à oportunidade, não tens nada que agradecer! O Wrestling PT é que tem a agradecer todo o trabalho, esforço e dedicação ao longo dos últimos 5 anos. Foram 250 edições de um espaço que fica marcado na história do projecto.

    Estás de parabéns e sabes que terás sempre uma porta aberta!

    Obrigado por tudo,
    Luís Salvador

    • José Sousa - há 3 meses

      Eu é que agradeço o privilegio de escrever e aprender com todos os vós. Eu sei que tenho lugar na comunidade, e sei que tenho voz. Há 5 anos não acreditava minimamente nisso, mas agora sei disso, e seja aqui ou no “grupo” podes acreditar que a minha presença continuará a acontecer.

      Sou fã de wrestling com todo o orgulho. E sou parte deste site e sentirei sempre que o site é parte da minha vida.

      Obrigado pelas palavras.

  2. FambroseDxDx - há 3 meses

    Posso ser novo nesta comunidade (que posso dizer que é fantástica) mas não deixo de te agradecer por tudo o que fizeste. Estás a ajudar o wrestling a crescer em Portugal, tal como todos os outros que escrevem artigos, notícias, etc
    Mais uma vez,OBRIGADO!

  3. BRRM - há 3 meses

    Damn, não estava à espera disto… Mas percebo perfeitamente o que dizes sobre a comunidade e sobre quereres voltar a sentir aquela “magia” que todos sentimos quando começamos a ver esta maravilhosa modalidade.

    Comecei a frequentar este site há quase 4 anos e desde aí que aprendi muito e comecei a ver as coisas de uma forma diferente e os teus artigos contribuíram bastante para isso, por isso só tenho que te agradecer: Obrigado!

    • José Sousa - há 3 meses

      Sei que nunca serei tão infantil como naquela altura, seria parvo se acreditasse. Mas quero eliminar alguns factores que me impediram de desfrutar disto da melhor forma. E sei que existem pessoas boas na comunidade, se calhar 3 ou 4 poluem tanto que acabam por desmotivar.

      Obrigado eu.

  4. Tibraco - há 3 meses

    Grande José!

    Tenho pena mas compreendo perfeitamente a tua decisão. Da minha parte, resta-me desejar-te as maiores felicidades, dizer-te que foi um prazer debater contigo e manifestar o desejo de que continues a comentar no site, uma vez que o teu contributo para a, vá lá, “comunidade” é absolutamente indispensável.

    • José Sousa - há 3 meses

      Eu é que agradeço as palavras. Eu continuar a comentar quando sentir que quero apresentar a minha visão de um evento podes ter a certeza que o farei, isto é apenas um adeus à fase cronista. Quem sabe se um dia o bicho nao volta, mas neste momento vai ficar fechado numa gaveta.

  5. danielLP21 - há 3 meses

    Como já te disse antes, foi o “Smoke and Mirrors” que me “prendeu” a este site, quando o conheci, há quase cinco anos. A partir daí, li quase todos os artigos e foi uma honra debater contigo neste espaço. Espero que continues por aqui, porque as tuas opiniões, sobretudo com a tua postura, são sempre válidas.

    Obrigado, José.

    • José Sousa - há 3 meses

      Eu é que também agradeço o teu apoio desde do inicio. E podes ter a certeza que continuarei a ser um membro do do site mesmo nao tendo o meu próprio espaço e o teu artigo será por certo dos que irei acompanhar.

      Muito obrigado.

  6. Stream - há 3 meses

    Não estava a esperar por isso , bom enfim a vida segue . E muito obrigado José , o Smoke and Mirrors é um dos melhores artigos de sempre e sempre concordei contigo pois na maioria das vezes eu pensava exatamente igual a tu , e mais uma vez obrigado

    • José Sousa - há 3 meses

      E não me importo que não concordem. Eu gosto de uma boa troca de opiniões saudável e podem ter a certeza que para isso eu continuarei a aparecer no site, mas agora como leitor como todos vós.

  7. Eu tô por aqui a uns 3 ou 4 anos lendo artigos pq curto pra caramba e esse aqui, cutting Edge e opinião feminina são os favoritos, nunk fui de comentar muito pq tbm nunk quis discutir com a galera, prefiro fikr na minha gritando litro qndo algo surpreendente acontece… mas comecei a comentar após um evento q reflete bastante aquilo que tu disse sobre alguns membros criticam porque sim, no qual fiquei muito P#TO com alguns comentários para duas estratégias da companhia totalmente diferentes, tipo a galera criticou o branco mas também criticou o preto num universo onde não exista outras cores, e se não me engano foi exatamente no seu artigo esse fato, acho que partilho dessa reação sobre alguns comentários realmente duros sobre coisas que talvez nem precisassem ser levadas de tal forma… mas agradeço e muito por todos esses artigos, eh sempre bom ler alguem falar de forma respeitosa mesmo por vezes não partilhando da mesma opinião, mas com argumentos, contextos e tentativa de criar bons debates… mas sempre tem vários comentando embaixo… mim não gostar disso, mim não gostar daquilo… que tenha sucesso e felicidade nas suas escolhas José.. OBRIGADO!

  8. bruno - há 3 meses

    Olá, tudo o que a dizer é que é uma pena, até porque acompanho o site desde 2010 ou 2011, e as suas crônicas, que de início me chamaram a atenção por gostar da fase do Cody Rhodes na época, me conquistaram ao lado das da Salgado,.
    um pouco por compartilhar de opiniões parecidas ou pela lógica dos argumentos, mesmo quando não concordava com eles
    O fato é que só longo desses anos me tornei um leitor quase religioso das suas opiniões, e por isso mesmo entendo sua decisão, e só queria agradecer pelos minutos semanais que aproveitei lendo seus textos, e desejar sucesso daqui pra frente. Vlw

    • José Sousa - há 3 meses

      Sim todo o conceito do nome foi devido ao facto de eu gostar do Cody Rhodes também. Espero que como o fã o veja campeao nem que nao seja da NJPW ou da ROH.

      Obrigado eu.

  9. fã número 1 - há 3 meses

    Parabéns José
    Provavelmente nunca viste comentários meus por aqui pois não costumo comentar muito mas seguia o teu espaço sempre. Na minha opinião os melhores artigos (sem querer desvalorizar os outros) é o smoke and mirrors e o cutting edge do Daniel. Sois pessoas que percebem bastante de Wrestling e dá gosto ler os vossos artigos. Resta-me desejar-te mais uma vez os parabéns pelo excelente trabalho e tudo de bom para ti.

    • José Sousa - há 3 meses

      Eu nao sei se percebo de wrestling, eu todos os dias aprendo mais quando vejo. Acho que gostaria mesmo que este fosse recordado como o espaço de alguém que ama o wrestling independentemente de concordarem comigo ou nao.

  10. Hildo - há 3 meses

    Espero que continue a aparecer por aqui :)

    Acompanho o site desde 2012 e o Smoke and mirrors foi um dos que mais acompanhei. Apesar de nem sempre comentar para te parabenizar pelo bom texto, compreendo a sua decisão e gostaria de agradecer por todo sábado que você trouxe com bons temas e excelentes textos. Até mais!

    • José Sousa - há 3 meses

      Muito obrigado Hildo. E lembro-me quando acompanhavas eventos direto e comentavas connosco os PPV´s. Sim eu é que agradeço tudo o que voces me deram enquanto cronista.

      Obrigado.

  11. Vitor Oliveira - há 3 meses

    Parabéns José. Pra mim era um dos melhores quadros sempre com boas analises

  12. RFBM - há 3 meses

    Grande artigo de despedida deste espaço que sempre contribui para o debate positivo de wresting, espero que continues por aqui, porque sempre gostei de ler as tuas opinião, obrigado :)

    • José Sousa - há 3 meses

      Eu continuo por aqui. Para um debate positivo sobre o que acontece no wrestling contem comigo, não contem é para um debate negativo. Eu e que vos agradeço pelo vosso apoio a um projecto que me diz muito e que custou muito acabar.

  13. Awesome One - há 3 meses

    Tinha 5 coisas que nao perdia nenhuma semana nesta pagina: o cutting edge, a opiniao feminina, o smarkdown, o battle royal e o smoke and mirrors. Agora so tenho 4.

  14. Gomes - há 3 meses

    Muito obrigado por nos presentear com esse grande artigo, Tudo de melhor sempre.

  15. Reigns one versus all - há 3 meses

    Bem,eu como fui um leitor assíduo deste espaço desde que conheço o site (finais de 2014) tenho que te agradecer por todos os artigos que escreveste,era uma das coisas que gostava mais no site e aprendia sempre qualquer coisa sobre esta cena que é o Wrestling.

    Compreendo os teus motivos para deixares de escrever,so me resta desejar-te felicidades para o futuro.

    Obrigado,José

  16. Afonso Quintela - há 3 meses

    Quando comecei a frequentar o site tu ja estavas (2012).
    É com pena que vejo que abandonas o espaço.
    Resta agradecer te e dizer te obrigado.
    Parabens José!

  17. Afonso Quintela - há 3 meses

    Esqueci me de dizer uma coisa. Falas ni texto em artigo, e eu tenho de aoontar uma coisa à Salgado.
    Dos artigos do site, os unicos que aconoanhi sao o Smoke :(, o cutting edge do daniel, o top ten (que infelizmente nao é todas as semanas) e o artigo da salgado.
    O Top Ten raramente da para lancar discussao.
    O cutting e o smoke davam, e tsnto o daniel como o jose respondem aos comentarios…agradecendo, explicando outros pontas de vista, reagindo a quem nao gosta…isso é de louvar
    No entanto, a salgado nao responde aos comentarios. Compreendo que ja tenha muitas coisas para fazer no site, mas acho que devia responder a quem comenta os artigos dela…

    Ha pessoal que faz criticas construtias (eu inclusive cheguei anfazer uma) mas a salgada nao responde…Como è possivel debater se coisas assim?

    • José Sousa - há 3 meses

      Ainda existe pessoal que faz isso, o problema é que as destrutivas neste momento poluem as construtivas. Por cada 2 boas, aparece 10 más, mesmo que seja o mesmo acaba por complicar o debate.

      Obrigado pelas palavras.

  18. C-2Dot - há 3 meses

    José, tanto o Smoke and Mirrors como o Cutting Edge são os artigos que eu mais me identifico (neste caso, identificava) neste site. Sempre gostei de ler o que escrevias, sempre foste coerente e dava gosto argumentar contigo. No entanto, compreendo e aprecio a tua decisão, foi das mais sensatas que já vi! Muito obrigado por te teres disponibilizado a escrever e a trocar opiniões com outras pessoas! Parabéns!

    • José Sousa - há 3 meses

      Sinceramente foi uma decisão mesmo individual. E entre ficar fã e perder o gosto por isto preferi ficar fã. Estava mesmo a chegar ao ponto de não me divertir a ver e para mim isso foi mesmo o sinal. É complicado para mim que sou alguém que se envolve nas histórias desligar o chip e ver algo a pensar no artigo, infelizmente o desgaste desse processo levou a isto. Eu sei que existem pessoas na comunidade que vale a pena debater, mas ultimamente já levava com algumas que me estavam a enervar.

      Mas uma vez mais obrigado pelas palavras de apreço.

  19. ZigglerRollins - há 3 meses

    Este era um dos espaços no site que eu dava proridade, sempre com artigos muito bons e gosto da forma como escreves. Vou sentir falta deste espaço sem dúvida… Espero que continues por aí, obrigado José!

    • José Sousa - há 3 meses

      Para apresentar a minha opinião sobre o que achei de um evento podem contar comigo. Não vou desaparecer do site, apenas estou a libertar do lado de cronista. Mas acredita que fico feliz por saber que existem pessoas ao qual o Smoke irá fazer falta.

  20. Bom, era o único artigo que eu lia. Nem sou muito de artigos de opinião ou crónicas, até por manifesta falta de tempo mas todos os sábados lia este.
    Não é possível hoje em dia dar a mínima atenção para alguns comentários na internet porque caso contrário acabamos apenas por nos enervar. Quando ao resto, há que saber como desligar quando assistimos wrestling, afinal de contas é a mesma coisa que uma série de televisão, com as noticias acabamos por saber porque determinado wrestler está a ter mais atenção mesmo quando não vemos ali qualidade, porque determinado wrestler desapareceu ou porque estão a ir noutra direcção. Quanto a surpresas a própria WWE gosta de publicitar as estreias, regressos e factos reais pela absurda “aliança” com sites como a TMZ mas também os fãs que parecem incomodados quando o kayfabe não corresponde à realidade, sinceramente esses eu não entendo. Um grande exemplo disso foi a storyline do Rusev, Lana e Summer Rae, o que interessa se foi tornado público que o Rusev e a Lana iam casar? Quantas vezes não se vê uma série ou uma telenovela ou um filme com pares românticos mas sabemos bem que aquela actor é casado com outra atriz?
    Não podemos esquecer que o Wrestling é ficção, como um filme, uma telenovela ou uma série, a diferença é que a acção acontece no ringue e sabemos que as politicas de bastidores, o empenho dos atletas, a sua qualidade no ringue, terá influencia. Ironicamente aqueles que dizem que o wrestling é a fingir são os primeiros a indignar-se com o kayfabe e com a existência de determinados personagens, por exemplo, o R-Truth quando era suposto ser um heel que fuma ou o Muhammad Hassan, o mais engraçado é mesmo alguns fãs se deixam afectar pelo mesmo.
    Eu mesmo sabendo do que acontece e do que irá acontecer consigo ver o wrestling como se de nada soubesse, gosto de ver como se vão “safar”, do que vão fazer, qual a ideia…Mas se o melhor para ti for sair, tudo bem, só temos de respeitar.Muito boa sorte.
    We wish you well on your future endeavors. :P

    • José Sousa - há 3 meses

      Sim eu concordo contigo, vivemos um tempo é que ninguém( a WWE incluida) não proporciona o efeito surpresa. Eu tal como tu vejo como se fosse uma série, e quando sei que acontece algo gosto de me envolver na mesma. Eu é que agradeço a tua presença como leitor e comentador, e quem sabe se um dia não poderei voltar, neste momento é que não consigo mesmo pessoalmente ter condiçoes para tal.

  21. joaop - há 3 meses

    Parece quase cliché mas a verdade é que não é. Pelo menos para mim não o é. Não vai ser a mesma coisa abrir o site ao sábado e não encontrar este artigo. As antevisões dos PPV´s eram a excepção de não leitura dos teus artigos. Não porque não eram boas. Apenas não gosto de antevisões. De resto não tem como não te dar os sinceros parabéns. Conseguiste 250 artigos de inéditos. Conseguiste reinventar-te ao longo do tempo e sem perder a tua audiência. Um facto notável. Obrigado pela tua dedicação, trabalho árduo e paciência de não desistir. O meu muito e muito obrigado.

    • José Sousa - há 3 meses

      Muito obrigsdo eu João. Agradeço todo o vosso apoio dentro da equipa, e claro de quem me acompanhou. Parece cliché mas é verdade sem as pessoas a lerem e comentar não teria sido possível esta aventura.

  22. Gonçalo" the best" - há 3 meses

    Um muito obrigado José por todo o trabalho que fizeste por manter este artigo um “Must-see” do Wrestling.pt.

    Excelente último artigo!

  23. Mr perfection Andre Santos - há 3 meses

    Só digo isto: True legend !

  24. 434 Days - há 3 meses

    Desde que frequento este site que o Smoke And Mirrors é um dos artigos que mais gosto de ler e comentar, e por isso terei saudades de vir aqui ao fim de semana participar neste espaço. Apoio totalmente a tua decisão e espero que reencontres essa tal felicidade de ver wrestling sem a pressão de analisar tudo, pois para mim sempre deste a oportunidade de debater wrestling de forma positiva e pensada através deste artigo. Um grande obrigado e boa sorte com os teus futuros projectos.

  25. Este era um dos meus espaços favoritos no wrestling.pt, tenho pena que acabe mas compreendo perfeitamente a tua decisão, obrigado por todos os grandes artigos que escreveste e que eu tive o prazer de ler.

  26. Caio - há 3 meses

    Valeu José
    Seus artigos são os melhores e acompanho a 2 anos e sempre leio suas cronicas até o fim. desejo felicidades e valeu por tudo.( inclusive pelas sugestões no league apostas)

  27. Malco Canedo (Viciados em Troféus) - há 3 meses

    Compreendo a tua decisão.
    O Smoke and Mirrors foi um espaço que eu acompanhei desde que comecei a vir aqui (eu francamente esqueci qual foi o ano, hehehe, a idade está chegando muito mais cedo do que deveria) e apesar de eu ter parado de comentar muito no site e dado um tempo do wrestling por conta da faculdade, eu voltava e lia os artigos para me manter atualizado.
    Obrigado pelos artigos e até outra hora.

  28. Anónimo - há 3 meses

    sério mano … adorava muito o smoke and mirrors . obrigado por tudo

Comentar

Login com Facebook

Editar avatar »

Notificações por email:

Wrestling.PT © 2006-2016 / Política de Privacidade / Disclaimer / Sobre Nós / Contactos / RSS Feed / Desenvolvido por Luís Salvador