Smoke and Mirrors #5 – Cursed ou Blessed Money

Bem vindos é edição 5 do Smoke and Mirrors , e como nos encontramos no Natal, e este implica presentes, vamos falar de um presente especial que a WWE dá a determinados lutadores. Assim este semana iremos abordar os lados positivos e negativos de vencer um Money In The Bank.

O combate tem a sua primeira edição no Wrestlemania 21, num conceito que em termos de história foi atribuída a Chris Jericho e nesse primeiro combate como toda a gente sabe ganhou o Edge a famosa mala, que fez o cash in em 2006 no New Year’s Revolution, começando dessa forma a ascensão para o main-event de Edge, e uma das melhores feuds da carreira de John Cena sem dúvida alguma.

No ano seguinte temos a vitória de Rob Vam Dam, que faz o cash in no One night Stand sendo novamente o Cena a vítima do cash in. Tendo a particularidade deste ter sido a única vez que este foi feito com combate anunciado, tornando-se nessa mesma altura RVD campeão da WWE e ECW simultaneamente. Em 2007 ganha a mala na Wrestlemania Mr.Kennedy que anuncia que faria o cash-in na Wrestlemania, mas no decorrer do ano perde a mala para o Edge, após uma lesão, sendo o único vencedor da mala até agora a perde-la.

Os dois anos seguintes marcam o inicio da ascensão dessa grande figura que é actualmente CM Punk, uma vez que é o único que venceu o combate dois anos seguidos, fazendo no primeiro ano o cash-in a Edge e no segundo faz o seu heel turn contra Jeff Hardy, na feud que o tornou na altura um dos melhores heel main-event da WWE.

Mas ano passado tudo mudou, porque tivemos três vencedores no mesmo ano, o primeiro na Wrestlemania que foi Swagger que faz o cash-in dias depois na Smackdown, mas tendo um reinado curto e relativamente fraco no que disse respeito á sua afirmação como uma das caras do futuro da empresa. Os outros dois vencedores foram encontrados no novo PPV temático dedicado a Money in the Bank, sendo Kane( Smackdown) e Miz( Raw) os vencedores. Ambos tiveram bons reinados e contruiu-se relativamente bem os reinados. Já este ano tivemos como vencedores Alberto Del Rio pela Raw e pela Smackdown Daniel Bryan.

Mas o grande problema até agora e fora o caso do Edge e o CM Punk, foi sobretudo o pós-reinado porque no caso do RVD este saiu da empresa um ano depois de ter ganho a mal e em pouco serviu para a sua afirmação como main-eventer fixo de uma das brands principais ficando na sua brand de sempre na WWE até sair a ECW. No caso do Edge e do Punk apesar da duração curta dos seus reinados pós cash-in estes continuaram sempre próximos das principais brands em que estavam, e nesta altura sem duvidas que todos vemos o Edge retirado mas como uma futuro Hall of Fame, e CM Punk é o actual campeão da WWE, já ganhou títulos de tag, mundiais,interncontinental, e ECW, sendo uma das caras da empresa.

Já no caso dos mais recentes vencedores o Swagger não conseguiu aproveitar a mala para criar impacto e sustentar-se em rivalidades próximas do main-event. E isso não aconteceu por falta de talento dele, mas em parte por parte de uma colagem a uma gimnick próxima de Kurt Angle, e uma menor capacidade dele ter boas promos, sendo que como já disseram mesmo a associação a alguém com boas promos como a Vickie devia ter sido feita com o Ziggler fora da asa dela. Já o Kane parece ter potencial para voltar a ser um óptimo heel após uma face turn parvo que não acrescentou nada além do título a ele e ao Big Show de tag. Enquanto o Miz parece ter perdido o gás de óptimo heel que poderia ser, mas ressalvando que a responsabilidade no caso dele é totalmente da WWE que o tem posto na maioria do tempo após a perda do titulo em feuds laterais e pouco importantes, quando ele poderia ser de facto um top heel da Raw.

Falando nos vencedores deste ano, o vencedor da Raw foi Del Rio,sendo que a mal lhe foi dada para se estabelecer como top main-eventer na Raw como campeão. E será que o conseguiu? Vendo o prisma do coumum adepto da WWE claro que não porque devido a maus bookings e pressão pelos ratings de audiências deram-lhe dois reinados curtos, quando poderia ter sido um e bem consistente afirmando-se como um perigo para todos os seus adversários faces . Claro que ainda existe oportunidade para emendar este erro, mas que ele poderia ter sido evitado e que teriamos um Del Rio muito mais forte isso teriamos, e seriaa nesta altura visto pelo público como grande heel, ou seja verdadeira ameaça para o titulo.

Isto leva-nos ao último homem a fazer um cash-in Daniel Bryan no TLC, eu sei que foi um cash-in mais cedo do que seria previsto, pois deveria ter sido só no Elimination Chamber. Mas o que desejo é que ele retenha o titulo até á Wrestlemania, mesmo que o perca lá de forma a que seja mesmo o inicio da sua ascensão como main-event. Sinceramente estou curioso para ver como será gerido o seu reinado e quem será o seu rival, sobretudo após defender no Royal rumble contra o big Show, sinceramente se for ele o campeão no Wrestlemania gostaria de ver ou um one-on-one contra o Barrett ou um triple threat onde seria acrescentado o Orton. Mas isso só com o decorrer do tempo é que saberemos, mas dentro de um mês teremos uma imagem melhor do que poderá ser o seu primeiro reinado de campeão mundial e se este será o inicio do topo, ou uma desilusão e um regresso ao midcard.

E já quais são os pontos positivos e nagativo de ser Mr. Money in the Bank para vós?
E qual o modelo por vós preferido? PPV ou Wrestlemania?

Até para a semana, e Bom Natal a todos os colaboradores e leitores do PTWrestling.

Sobre o Autor

- Escritor do artigo “Smoke and Mirrors”.

16 Comentários

  1. Hugo Graça - há 5 anos

    Formato PPV sem duvida que eu acho que é o melhor. Na wrestlemania acho que torna um pouco secundário.

  2. Frederico_WWE - há 5 anos

    Para mim a invenção do Money in The Bank na wwe na wrestlemania 21 foi do melhor que já fizeram foi um big thing mesmo é uma oportunidade enorme para wrestlers olhem como o Edge que a partir do New Years Revolution ganhou uma nova dimensão na wwe já agora foi numa Elimination Chamber penso e Cena estava todo sangrado covido vos a recordar no video.
    http://www.youtube.com/watch?v=1vRmiCGlvJY

    Em formato PPV é muito bom mas numa Wrestlemania também gostava de ver dado que há já uns 2 anos não fazem e tinha aquele encanto de começar a Wrestlemania com um combate brutal e ter momentos como neste video a cabeçada voadora de Chrios Benoit que lhe abriu a testa.
    http://www.youtube.com/watch?v=_gxN8tCLc8U&feature=related
    Vejam vale mesmo a pena acreditem e Bom Natal a todos já agora!

    • Luiz F. - há 5 anos

      Realmente, concordo perfeitamente com tudo o que dizes. Relembrei pelos vídeos esses momentos de ficar na mente mesmo.

    • José Sousa - há 5 anos

      Eu lembrava-me sim foi claro que foi num Elimination Chamber, que o Edge. Sinceramente eu preferia o combate na wrestlemania porque tinhas sempre a questão ele vai fazer o cash in em que campeão. Nesta altura a questão é mais na altura. Mas já agora concordo que não sejam main-eventers com estatuto os vencedores. claro que tem como disse no artigo a desvantagem de terem primeiro reinados curtos, mas se como no caso de Edge e do CM Punk mostrares que tás apto acabas por afirmar-te mais tarde ou mais cedo mesmo como main-event. E não tenho duvidas que o Bryan vai conseguir.

  3. WWE Universe - há 5 anos

    Concordo, Hugo Graça

    O ponto positivo de ser Mr. MITB é fazer com que os world champions tenham medo de ficarem incosecientes no fim de um combate, o que dá um cash-in;
    O negativo é que como os Mr. MITBs nao sao lutadores de topo, podem ter um reinado curto

    Só uma duvida, os mr. MITBs podem ir atras de outros titulos (da sua brand) ou so podem ficar com os titulos mundiais (claro que perferia um titulo mundia, mas é so para saber

  4. Fábio - há 5 anos

    perferia como estava antes na wrestlemania, porque quando sair o undertaker a wrestlemania vai ser um ppv como os outros so se arranjarem mais dream match.

  5. Flavio Bruniera - há 5 anos

    Gosto muito de um PPV com tal temática, sendo que dois lutadores ganham a mala. Mas como seria bom ver uma MitB numa Wrestlemania…

  6. Jerry Tyler - há 5 anos

    Um dos pontos positivos de ser um Mr.MITB´é que a qualquer hora ele pode fazer o cash-in, o ponto negativo é que dependendo de quem ganha, pode ter um reinado menor, oque não foi o caso de Kane, que combateu contra Undertaker e The Miz que derrotou Orton no Royal Rumble e TLC: Tables, Ladders e Chairs e Wrestlemania, agora se é melhor PPV ou Wrestlemania, ja acho o PPV, porque vai que um lutador da Smackdown ganhe o MITB e queira conquistar o WWE Championship, então ainda acho que fizeram muito bem ter criado este PPV e espero que dure muito tempo

  7. Frederico_WWE - há 5 anos

    Olhem CM Punk merece ter todo o destaque que hoje em dia está a ter e o Money in the Bank foi como uma rampa de lançamento mas por esta vocês não esperavam ora leiam lá algo que li:
    Segundo a F4W os oficias da WWE estão a considerar retirar o título da WWE a CM Punk devido aos maus ratings que o RAW tem tido estando Punk como campeão

    A gota de agua que originou essa discussão foi o fraco rating que o main-event do RAW teve onde o combate CM Punk, Daniel Bryan e Zack Ryder contra The Miz, Alberto Del Rio e Dolph Ziggler somente ganhou 59 mil espectadores.

    O main-event teve rum rating de 2.67 e que é o pior rating que um main-event de um RAW teve em 2011 e possivelmente o mais baixo desde 1997 num show regular.

    Perante isto vou dar a minha opinião é assim: WWE é muito grande é uma empresa sem igual no que toca a wrestling e não precisamos de sangue para ficar todos contentes temos que apreciar a essência deste desporto mas queremos mais hardcore e não é só quando o rei faz anos.
    Punk opinou dizendo que a wwe está bem assim é legitimo deu a sua opinião e eu tenho a minha: A wwe não está bem assim e li algo que me diz muito:
    Punk é o melhor wrestler da companhia actualmente mas por exemplo entre 2004 a 2008 por exemplo as Raw’s chegavam a ser mais emocionantes que os PPV’S de hoje,a culpa é de Punk ? a culpa é de Daniel Bryan ? a culpa é de Zack Ryder ?.Eram esses campeões que o público queria ver. Fãs de wrestling querem acompanhar a luta com os ingredientes que os cativaram há anos atrás e neste sentido a culpa é muito da PG Era muita gente diz que não e eu digo o roster também podia ser melhor mas ninguém é eterno olhem a feud entre The Rock e Mick Foley atingiu o maior rating do Raw,a culpa é do raw todo aonde ta mais emoção da anterior era? Não existe mais.O Mundo evoluiu mas a WWE regrediu para os interesses das pessoas para mim não porque continuo a adorar mas ainda podia ser melhor. Que grandes combates que Punk mostrou em alguns PPV’s deste ano desde logo Money in the Bank. Querem deixar John Cena novamente como campeãopara aumentar os ratings deixem tar estendam mais a PG ERA. Agora o rating foi ruim porque os fãs mais antigos ligam a tv todas as segundas feiras torcendo para que a emoção a que tavam habituados volte, mas veem que não e o produto torna se pouco atrativo. A PG ERA tem culpa desculpem mas é o mais lógico para pensar quando se vê uma noticia como esta e se o WWE title mudar de mãos novamente a wwe não tem pulso firme.
    Não é por acaso que 90 % das pessoas diz uma das medidas para a wwe é mudar a classificação onde há fumo há fogo.
    Dêem as pessoas aquilo que elas realmente querem!

    • BrunoBomb15 - há 5 anos

      Belo comentário, eu concordo contigo. A WWE devia largar a PG Era e dar-nos os programas com aquele simbolo o TV-14 (uando eu comecei a WWE em 2008 era assim acho eu). Mas em PG Era eu so vejo os programas se verem algo de emocionte.

  8. Master of Chaos - há 5 anos

    O que diria que o Money in the Bank do ano passado foi melhor, pelos longos reinados de Kane e The Miz, mas este ano foi péssimo, Del rio conseguiu o WWE chmp, mas Bryan fez um péssimo ano com a maleta, após ficar todos esses meses com o título de Mr. Money in the Bank, ele usou a pasta no final do ano.
    Obrigado ao PTW e Feliz Natal pra todos.

  9. IGOR DIBIASE - há 5 anos

    The Miz foium bom reinado dele de Kane tambem fazendo o cash in no Rey Mysterio

  10. Vinicius - há 5 anos

    Concordo com o Frederico sobre a PG Era, pois a maioria dos fas da WWE são adeptos ao antigo estilo que era mais wrestling e menos frescuragem e lutinhas de criança. Quanto mais o mundo evolui e muda de ano, mais a WWE retrocede quanto a seus shows e bookings e culpa os superstars do rating serem baixos.

    Querem por a culpa em alguem, coloquem em John Laurinatis, GM interino da RAW que faz lutas obsoletas em sua brand e culpam os lutadores por não alcançarem a “meta” imposta pela WWE.

    Teddy Long sendo um dos GM mais velhos, progama lutas com mais qualidade, tanto no Smackdown quanto nos PPV. Foi o tempo quando o GM entrava a luta ia de uma coisa a outra totalmente diferente que mudava o rumo totalmente e deixava muito interresante.

    Eu quero a Era PG fora, quero Triple H como COO e GM da RAW devolta, quero lutas mais intensas, quero Hardcore Champioship de volta, quero ver lutas que ficam marcadas na historia, como Taker vs Mankind no HIAC de 96( se nao me engano), quero ver o velho Iron Man Match que tanto deu trabalho e orgulho pra WWE, mesmo ela estragando essa estipulação tao bunita no Montreal Screwjob, quero McMahon devolta pelo menos pra dar um ar da graça nas noites de Segunda e Sexta.

    PPV Money in the Bank otimo, pode manter que é perfeito, mais nao pode retirar o Money in the Bank do WM pois é uma historia que se mantem la tanto no PPV como no WM ambos são importantes.

  11. WWE Universe - há 5 anos

    nao podia concordar mais frederico e vinicius
    tenho saudades de gauntlet tag team, punjabi prison, first blood, inferno, hell in a cell fora do ppv,Iron

    nao me interessei muito pelo All Stars nao tem piada
    preferi o Raw Rollete 2010

    os tempos passam depressa

  12. Vinicius - há 5 anos

    Como disse um amigo que eu conheci nos Estados Unidos…. ” Quanto mais a WWE tenta crescer e ficar rica, mais os lutadores sao usados para propositos sem rumo e caem no esquecimento”

    Fora PG Era, Fora John Laurinatis, Fora maus bookings, Fora lutadores sem talento. Volte tudo de bom que existia há anos atras como lutas, titulos, feuds incriveis, lutadores, Era 14, McMahon, volta tudo que nos foi tirado que nos dava orgulho de assistir toda Segunda e Sexta!!!

Comentar

Login com Facebook

Editar avatar »

Notificações por email:

Wrestling.PT © 2006-2016 / Política de Privacidade / Disclaimer / Sobre Nós / Contactos / RSS Feed / Desenvolvido por Luís Salvador