Sejam muito bem-vindos a mais uma edição do Smoke and Mirrors, esta semana dedicada tal como tinha anunciado á minha análise dos Vencedores do Wrestling.Pt Awards 2012, que foram escolhidos por vós durante a semana passada. E se pensavam que por ser Natal não iam ter artigo ou que eu iria ser mais brando nas análises? Pois enganam-se as vossas escolhas para os prémios anuais do nosso site, vão ser sujeitos ao meu crivo e será analisada a justiça ou injustiça da vossa escolha. Essa análise será feita através da apresentação daqueles que eu considero que deveriam ter sido os vencedores justificando a minha escolha, que poderá coincidir com a vossa votação ou não. Mas deixemo-nos de conversas e passemos a análise dos vencedores dos prémios.

Vencedores da TNA

Best Gutcheck Challanger

Smoke and Mirrors #58 - Análise: Wrestling.PT Awards 2012

Vencedor: Joey Ryan / A Minha escolha seria: Joey Ryan

Na primeira categoria da TNA o meu vencedor para melhor concorrente do GutCheck seria exctamente o mesmo que o que vocês escolheram. Até porque mesmo que o Christian York tenha talento porque tem, o Joey Ryan é o justo vencedor porque mesmo que não tenha sido logo aprovado no GutCheck, toda a storyline criada em torno dessa situação conjugada com o talento que ele tem fazem com que tenha sido sem dúvida o melhor concorrente do ano do TNA Gutcheck. Para 2013 espero que o Gutcheck nos traga mais e melhores surpresas em termos de concorrentes, e quanto ao Joey Ryan ele arrisca-se a ser uma das figuras da X-Division do próximo ano.

Knockout of the Year

Smoke and Mirrors #58 - Análise: Wrestling.PT Awards 2012

Vencedora: Gail Kim / A Minha Escolha seria: Gail Kim

Aqui a minha escolha seria condizente com a vossa, sobretudo porque estamos a falar de uma das Knockouts mais talentosas do Pro-Wrestling, e na minha opinião a melhor tecnicamente no roster da TNa. Claro que a Tara e a Miss Tessmacher também tem muito talento mas quando vemos alguém como a Gail Kim a lutar percebes que ainda existe algum talento no wrestling feminino, apesar de muitos afirmarem que o número desses talentos é cada vez menor. Para reforçar para mim a justiça deste prémio quero referir os combates de boa qualidade que teve com Mickie James e Miss Tessmacher pelo título durante este ano, e espero que durante 2013 volte á rota do título das Knockouts porque todos já percebemos que o seu talento é mais valorizado na TNA do que na WWE.

X-Division Wrestler of the Year

Smoke and Mirrors #58 - Análise: Wrestling.PT Awards 2012

Vencedor: Austin Aries / A Minha Escolha seria : Austin Aries

Aqui a escolha é mais do que unânime e percebo porque também o foi para vós porque o ano do Aries foi fantástico, e eu coloquei-o como nomeado nesta categoria porque parte do ano de 2012 dele foi como campeão da X-Division, sendo que a outra parte foi passada na sua afirmação no main-event da TNA. Mas como na parte do ano em que esteve na X- Division teve um reinado fantástico e foi tão dominante onde se destacam as vitórias ao Samoa Joe e ao Austin Aries, é absolutamente inquestionável que a figura da divisão no ano de 2012 seja Austin Aries.

Rookie of the Year

Smoke and Mirrors #58 - Análise: Wrestling.PT Awards 2012

Smoke and Mirrors #58 - Análise: Wrestling.PT Awards 2012

Vencedor: Chavo Guerrero / A Minha Escolha seria : Joey Ryan e DOC (empatados)

Na minha opinião os Rookie do ano na TNA foram o Joey Ryan e o DOC empatados e não o Chavo Guerrero como os votantes escolheram. Mas primeiro gostaria de dizer que percebo a vossa escolha porque o Chavo é nome com alguma reputação, mas para defender-me eu coloquei-o como Rookie porque ele é estreante Rookie na TNA, e só por isso é que o coloquei na votação, porque em caso de não ter sido o primeiro ano dele na TNA não estaria certamente nomeado. Por isso é que não tenho dúvidas que a vossa escolha nele foi pelo “nome” do Chavo e não pelo reinado que tem como TNA Tag Team Champion com Hernandez. E por isso a minha escolha seria em Joey Ryan e DOC porque não conseguiria escolher só um deles, porque tanto um como outro dentro do seu estilo individual de gimmick e de luta marcaram a TNA no seu primeiro ano na empresa mostrando um talento que na minha opinião justificariam essa distinção de melhores rookies da TNA de 2012.

Feud of the Year

Smoke and Mirrors #58 - Análise: Wrestling.PT Awards 2012

Vencedor: TNA vs Aces and Eights / A Minha Escolha seria: TNA vs Aces and Eights

Na categoria da feud do ano, aí a minha escolha não seria diferente da vossa, porque considero que em parte existe um ano de 2012 antes da estreia dos Aces and Eights e um ano depois da estreia dos Aces and Eights. Ou seja o impacto dos Aces and Eights na TNA durante este ano é tão grande que seria impossível passarem ao lado dos melhores momentos e feuds do ano. E como é impossível apresentar somente os Aces com uma feud concreta a melhor forma de apresenta-los é numa feud com toda a TNA e basicamente tem sido isso que fizeram durante este ano porque seja heel ou face eles atacam, eles tem um preço como já podemos ver mas também podem no final do dia borrifarem-se para isso e fazerem o que quiserem mediante os seus objectivos que ate agora ainda permanecem praticamente ocultos. Ah gostaria de ter uma palavra de atenção para a feud entre Bobby Roode e James Storm que foi igualmente uma das melhores do ano.

Tag Team of the Year

Smoke and Mirrors #58 - Análise: Wrestling.PT Awards 2012

Vencedores: Bad Influence / A Minha Escolha seria: Bad Influence

Nas Tag do ano da TNA penso que a vossa escolha foi certíssima, aliás se existia categoria onde não tinha dúvidas de qual seria a vossa votação esta era uma delas. Porque a qualidade técnica de Kazarian e Christopher Daniels quer individualmente como equipa é tão alta que na minha opinião não existe outra tag no roster actual da TNA ao nível deles, e foram sem dúvida a melhor equipa do ano, com um reinado fantástico como tag Champions sempre com grandes combates. Aliás se a votação fosse para tag do ano do pró-wrestling o meu voto iria para os Bad Influence porque na minha opinião é a melhor tag dentro das principais companhias de wrestling mundial. E sei que afirmar isto é arriscado mas acho mesmo que não existe nenhuma tag tão boa como eles na WWE poderá existir não muito inferior mas técnicamente superior a eles não existe. Por essa razão a vossa votação é justa e seria exactamente para eles que o meu voto iria caso a decisão depende-se de mim.

PPV of the Year

Smoke and Mirrors #58 - Análise: Wrestling.PT Awards 2012

Vencedor: Bound For Glory / A minha escolha seria: Bound for Glory

No caso do PPV do ano na TNA, eu votaria igualmente no Bound fo Glory tal como vocês fizeram. Aliás salvo algumas excepções nas categorias da TNA eu concordo com a maioria das vossas votações. E no caso do PPV do ano não existe nada a dizer tivemos 3 combates de topo: Storm vs Roode, Aces and Eights contra Bully vs Sting, e Jeff Hardy vs Austin Aries. Tudo isto conjugado ainda com bons combates pelo título de Tags e da TV Championship, e o combate do Joey Ryan e ainda a revelação do Devon como membro dos Aces. Tudo isto são razões suficientes para fazer do Bound for Glory o melhor PPV do ano da TNA sem margem para dúvidas, porque o conjunto do produto, nível dos combates e card foi superior aos outros PPV´s nomeados.

Moment of the Year

Smoke and Mirrors #58 - Análise: Wrestling.PT Awards 2012

Vencedor: Estreia dos Aces and Eights / A minha escolha seria: Estreia dos Aces and Eights

A momento do ano é mais uma categoria onde o meu voto coincide com a vossa escolha que foi uma vez mais acertada perante as escolhas que tinham. Antes de mais gostava de dizer que não pus mais momentos dos Aces porque queria que outros momentos tivessem oportunidades de forma a evitar que tivesse 5 momentos nomeados e todos dos Aces, acho que não daria pluralidade de escolha, mas isto é a minha perspectiva com a qual poderão discordar. Quanto ao momento em si eu escolhia este simplesmente porque foi o primeiro e logo marcante para uma história que tem sido inovadora e de um nível absolutamente fantástico e aí todo o mérito para a TNA. Por essa razão este prémio é justo porque simboliza o início de uma história que nem sequer se encontra perto de estar concluída.

Match of the Year

Smoke and Mirrors #58 - Análise: Wrestling.PT Awards 2012

Vencedor: Bobby Roode vs James Storm (Bound For Glory) / A minha escolha seria: Bobby Roode vs Austin Aries (Destination X)

Nesta categoria o meu voto seria no combate entre Bobby Roode e Austin Aries no Destination X simplesmente porque do ponto de vista de qualidade no ring na minha opinião foi o melhor combate do ano na TNA. Aliás qualquer dos 5 nomeados foram excelentes combates, e percebo que a vossa votação escolheu aquele Street Fight porque um excelente combate Hardcore e de facto foi. Mas aquele combate teria sido igualmente fantástico sem o lado hardcore é facto que ajudou na construção do combate, mas do ponto de vista técnico não sendo uma diferença gigante eu achei o combate entre o Roode e Aries superior do ponto vista técnico por pouca diferença sim mas melhor na minha perspectiva. Até porque marcou a ascensão ao main-event de um Wrestler de um talento brutal e foi um embate de alto nível entre os dois melhores wrestlers do ponto de vista técnica do roster da TNA na actualidade. Por isso mesmo aceitando a vossa escolha, o meu voto seria diferente.

Superstar of the Year

Smoke and Mirrors #58 - Análise: Wrestling.PT Awards 2012

Vencedor: Bobby Roode / A minha escolha seria: Bobby Roode

Nesta categoria o meu voto seria igualmente no Bobby Roode porque na minha opinião, e já disse isto num comentário á duas semanas atrás o Roode é o melhor heel da actualidade do pró wrestling, estando ao mesmo nível e nunca inferior ao CM Punk. Nele tudo são argumentos para votar para superstar do ano vejamos: tem carisma, tem boas ring skills, excelentes promos e uma excelente gimmicks e ainda teve o reinado mais longo de sempre do TNA World Championship.  Acho que todos estes argumentos chegam mas se não chegarem posso acrescentar os combates que teve nos PPv´s deste ano que foram quase sempre de topo, por isso sem dúvida que Bobby Roode é a superstar do ano da TNA. Aliás cometendo uma inconfidência a minha surpresa na votação foi a proximidade de votos entre Roode e Aries, sendo que foi uma diferença muito curta de percentagem que impediu o Aries de vencer, claro que seria justo mas na minha opinião apesar da proximidade de qualidade o ano de 2012 na TNA é o ano Roode, ou seja é o ano do “It Factor”, o “Lider da Geração Egoista”

Premiados na WWE

NXT Wrestler of the Year

Smoke and Mirrors #58 - Análise: Wrestling.PT Awards 2012

Vencedor: Seth Rollins / A minha escolha seria: Seth Rollins

Assim na primeira categoria de vencedores na WWE a minha escolha para melhor wrestler do ano no NXT iria igualmente para Seth Rollins. Por essa razão penso que a vossa votação foi totalmente justa, porque o Rollins foi o primeiro campeão da nova versão do NXT e depois foi um dos melhores talentos do ponto de vista técnico que passou este ano primeiro na FCW e depois no NXt até se estrear no roster principal da WWE nos The Shield. Claro que em termos de mic skills ele ainda tem que melhorar sobretudo para estar preparado para a altura em que a Stable se separar e ele tiver que se assumir como um wrestler a nível individual na WWE. Aliás apesar de ser justa a vitória de Rollins quero deixar aqui uma menção honrosa para a melhor gimmick do NXT deste que é a de Bray Wyatt, pois já foi elogiada por todos inclusive Paul Heyman sobretudo pelas promos que fez. Aliás o ano dele no NXT não é mais marcante por causa da lesão que o impediu de estar no ringue durante parte deste ano. No entanto o próximo ano poderá ser o ano em que Wyatt sobe ao roster principal da WWE com esta gimmick que é muito melhor e com mais potencial que a anterior (Husky Harris).

Diva of the Year

Smoke and Mirrors #58 - Análise: Wrestling.PT Awards 2012

Vencedora: AJ Lee / A minha escolha seria: AJ Lee

No caso da Diva do ano a minha escolha não seria tão clara porque estaria dividido entre a qualidade técnica da Beth Pheonix como lutadora e a importância que a AJ teve na WWE durante este ano. Mas a minha escolha acabou por recair na mesma opção que a vossa porque é impossível passar ao lado da importância da AJ neste ano na WWE, porque sem ela o Daniel Bryan não tinha a importância que tem agora, e gostem ou não essa é a verdade. Sem AJ não tínhamos os Hell No! , nem as cenas da terapias de grupo e por final não teríamos o momento” Stealing the Show and your girlfriend” no TLC onde Ziggler ganha graças á ajuda de AJ. Claro que a Beth foi a melhor diva em termos de combates do ano até porque não podemos esquecer que metade deste ano foi com ela como a diva mais importante da empresa, no entanto e perante o impacto que a AJ teve este ano sem dúvida que ela foi a Diva do ano.

Rookie of the Year

Smoke and Mirrors #58 - Análise: Wrestling.PT Awards 2012

Smoke and Mirrors #58 - Análise: Wrestling.PT Awards 2012

Vencedor: Ryback / A minha escolha seria: Damien Sandow e Ryback (empatados)

Nesta categoria ao contrário da vossa votação, não consigo destacar o Ryback como o debutante mais importante do ano da WWE, pelo menos não de forma tão destacada quanto a vossa votação fez.  Ou seja na minha opinião os rookies do ano da WWE no mesmo patamar são Damien Sandow e Ryback. E digo o mesmo patamar porque vejo em ambos um potencial de main-event no futuro, e no caso do Ryback o potencial de dominação e pop que o Ryback tem vindo a revelar como um powerhouse face sem dúvida que foi dos marcos do ano da WWE. Aliás goste-se ou não, é impossível ser indiferente e não ter opinião sobre o Ryback, que para mim tem talento e o TLC revelou isso, aliás eu já achava que ele tinha talento nos Nexus apenas tinha a gimmick errada, e agora a WWE tem construído a personagem dele com paciência e o futuro parece ser promissor para esta superstar.

Já no caso do Sandow eu considero que o impacto dele foi tão importante quanto o do Ryback mas no lado dos heels, porque em um ano conseguiu definir a sua personagem, aliás ele conseguiu isso em poucas promos, e é impossível não ouvir uma promo dele e não achar que não é convincente porque sem dúvida que é. Depois ele tem tudo tem qualidade nas rings skills que aliadas às suas promos fazem dele um dos casos sérios da WWE nos próximos ano, aliás arrisco-me a dizer que até poderá atingir o main-event primeiro que o seu parceiro de Tag o Cody Rhodes. Por fim uma menção honrosa também aos Shield que em um mês apenas já começaram aos poucos a deixar uma imagem muito forte junto do público da WWE e para Cesaro que só não é um candidato mais forte ao prémio porque falta-lhe juntar á qualidade que tem no ring e no seu reinado qualidade nas promos que o permita estar preparado para uma futura aposta da WWE nele para main-eventer.

Feud of the Year

Smoke and Mirrors #58 - Análise: Wrestling.PT Awards 2012

Vencedora: CM Punk vs Chris Jericho / A minha escolha seria: CM Punk vs Chris Jericho

Quanto á feud do ano na WWE na minha opinião eu votaria exctamente igual á vossa escolha, e como é lógico votaria na feud entre CM Punk e Chris Jericho. Já falei desta feud em vários dos meus artigos durante este ano e sempre para elogia-la, porque foi uma feud que combinou tudo o que podíamos pedir para uma feud entre estes dois wrestlers. Tivemos excelentes combates na Wrestlemania e ainda melhor no Extreme Rules, mas igualmente tivemos promos e segmentos de picardias entre eles de altíssimo nível.  Numa feud que começou por ser para determinar quem era o verdadeiro Best in the World e acabou por ter um cariz mais pessoal e familiar devido ao uso por parte de Jericho de factos familiares de CM Punk na feud, claro que foram consentidos mas mesmo assim temos que admitir que é necessária coragem para permitir que esses tipos de situações sejam expostas numa feud.

Assim e tal como referi a quando do artigo de antevisão do combate para a Wrestlemania esta feud foi mesmo a feud do ano, e mesmo que alguns na altura tivessem dito que era cedo para dizer isso, parecia-me lógico que durante este ano não existiria outra feud na WWE com esta qualidade e a verdade é que na minha humilde opinião nenhuma outra feud da WWE este ano teve a qualidade que teve esta entre Jericho e CM Punk.

Moment of the Year

Smoke and Mirrors #58 - Análise: Wrestling.PT Awards 2012

Vencedor: Ataque de CM Punk ao The Rock na Raw 1000 / A minha escolha seria: Regresso do Chris Jericho

No que diz respeito ao momento do ano da WWE a minha escolha seria diferente da vossa e escolhia o regresso do Chris Jericho. Claro que podem dizer que muitos já achávamos que aqueles vídeos eram para o regresso do Chris Jericho mas todo o contexto que se criou, e aquela dúvida que ele gerou ao inicio se sobre seria face se seria heel, acho que todo esse jogo foi o melhor momentos do ano da WWE. Claro que podem dizer que está a falar mais alto o facto de ser fã do Jericho, e talvez seja verdade, mas na minha opinião o momento do ano é aquele em que como fã te sentes mais entusiasmado porque aconteceu algo que não esperavas ou se esperavas superou as tuas expectativas. No meu caso como fã o meu momento do ano foi o Regresso do Jericho porque mesmo que a minha aposta fosse nele, no momento antes de ele regressar quando as luzes ficaram escuras eu fiquei com aqueles nervos de fã e quando regressou fiquei com a minha adrenalina no máximo e isso em wrestling acontece-me muito raramente e só em momentos especiais.

Por isso respeito e compreendo que para a maioria dos fãs do Wrestling.Pt, o heel turn do Punk foi o momento que mais vos marcou porque de facto o Road to Wrestlemania e a feud para o Rumble começou logo ali, no entanto para mim o que me faz votar numa categoria como esta é a minha vivencia como fã e aí escolho o Regresso do Chris Jericho., aliás acho-o com mais impacto e importância que o regresso do Lesnar (segundo momento mais votado) mas respeito a vossa votação embora não fosse essa a minha escolha.

Midcard superstar of the Year

Smoke and Mirrors #58 - Análise: Wrestling.PT Awards 2012

Vencedor: The Miz / A minha escolha seria: The Miz

Nesta categoria o meu voto para a melhor superstar do Midcard deste ano seria para o The Miz, no entanto mais que justificar porque escolho o Miz vou igualmente justificar porque coloquei-o nesta categoria de votação. Sendo assim eu coloquei o The Miz neste categoria por uma razão simples: porque parte deste ano do The Miz foi passado na luta e como campeão do título Intercontinental, e como mesmo que muitos o considerem o The Miz um main-eventer, a verdade é que durante este ano foi ligeiramente despromovido ao midcard, pelo menos aos títulos do Midcard. E aparentemente será aí que continuará durante a primeira fase do ano de 2013, e como teve uma evolução fantástica nas performances no ring, como está a ter um bom face-turn, o meu voto nesta categoria teria que ser mesmo no The Miz porque mesmo que não o considerem-no verdadeiramente um midcarder então o mais justo é considerar um up-midcarder que poderá ser um dos tops faces durante 2013. E por estas razões que apresentei considero justo este prémio nesta categoria.

WWE Tag Team of Year

Smoke and Mirrors #58 - Análise: Wrestling.PT Awards 2012

Vencedores: Hell No! / A minha escolha seria: Hell No!

No caso das tags teams nem tenho dúvidas que votaria da mesma forma que vocês, e sem dúvida que os Hell No! , foram a tag do ano na WWE. Até podemos questionar se é a Tag com maior química e qualidade técnica como equipa, mas mesmo assim a genialidade da forma como foram construídos como parceiros, os segmentos de terapia, as birras entre eles nos combates, e depois a qualidade dos combate respondem a essas dúvidas. Aliás foi graças aos Hell No!, que se desencadeou o renascimento da divisão de Tag da WWE que voltou a ser competitiva e a ter visibilidade este ano. Aliás se tenho um receio para o ano de 2013 é nesta divisão porque mais importante que este renascer da divisão de Tag Team, será a forma como será desenvolvido o pós fim dos Hell No!, nesta divisão porque tenho receio que a divisão volte ao nível de visibilidade que tinha antes dos Hell no!. Espero bem que seja só um receio e não se concretize esse regresso às sombras da divisão de Tag, mas também essa resposta será dada logo nos primeiros meses de 2013 porque é provável que os Hell No! terminem ou no próprio Rumble ou nas semanas seguintes ao Rumble.

PPV of the Year

Smoke and Mirrors #58 - Análise: Wrestling.PT Awards 2012

Vencedor: WrestleMania 28 / A minha escolha seria: Extreme Rules

Na categoria do PPV do ano a minha votação seria completamente diferente da vossa porque ao contrário do disseram o Extreme Rules foi o melhor PPV do ano. Aliás na minha opinião a Wrestlemania poderia ficar perfeitamente atrás do TLC( caso fosse a votação) e mesmo do Survivor Series e da Night of Champions.

E digo isto porque sinceramente acho que votaram na Wrestlemania pelos nomes do card porque o PPV em si foi bom mas não foi superior ao Extreme Rules. Primeiro tivemos um Sheamus vs Bryan que foi vergonhoso, Cena vs Rock é claramente inferior ao combate entre Cena e Brock Lesnar, e mesmo o combate entre Jericho e Punk é superior no Extreme Rules. Claro que a Wrestlemania tem um dos melhores ( se não o melhor combate do ano), mas só isso não faz dele o melhor PPV do ano, porque o pontos negativos são suficientes para o fazer inferior aos PPV que referi. Então em comparação com o Extreme Rules não existe qualquer dúvida que em termos de qualidade dos combates o Extreme Rules foi superior porque um combate da Wrestlemania (Taker vs Triple H) não pode só por si fazer da Mania o PPV do ano sobretudo quando comparado a consistência na qualidade dos combates do Extreme Rules é superior, porque simplesmente tivemos um bom PPV com bons combates e onde pontificam o combate do Jericho vs Punk e do Sheamus vs Daniel Bryan.

Match of the Year

Smoke and Mirrors #58 - Análise: Wrestling.PT Awards 2012

Vencedor: Triple H vs Undertaker( WrestleMania 28) / A minha escolha seria: Triple H vs Undertaker( WrestleMania 28)

No caso do combate do ano o meu voto seria premiar o mesmo vencedor que vocês escolheram, mas admito que teria dúvidas entre escolher entre o combate Triple H e Undertaker e o combate de CM Punk e Chris Jericho. E seria difícil porque de um lado temos o combate mais intenso do ano, e que mais emoção gerou nos fãs por se tratar o fim de uma era. Do outro lado temos o combate de melhor qualidade técnica do ano no combate de Jericho vs CM Punk.

Mas aqui o meu voto vai para o combate da Streak entre Triple H e Undertaker com HBK como arbitro, porque foi um Hell in the Cell fantástico com emoção, grande qualidade e sobretudo assistimos a um espectáculo de wrestling de primeira qualidade entre grandes mitos do wrestling que se encontram no fim das suas carreiras. Aliás este combate merece este prémio nem que não fosse pela forma como acabou e por aquele segmento final onde mostrou o respeito que qualquer um dos 3 tem pelos outros enquanto maiores símbolos de uma geração em que a maioria dos wrestlers já concluiu a carreira sendo estes três (sobretudo Triple H e Undertaker) os últimos resistentes dessa era.

Superstar of the Year

Smoke and Mirrors #58 - Análise: Wrestling.PT Awards 2012

Vencedor: CM Punk / A minha escolha seria: CM Punk

Na última categoria o meu voto nem teria outra alternativa além de ser em CM Punk. Ele é a figura do ano da WWE quer ela queira reconhecer isso ou não, e pelos vistos não quer. A WWE prefere reconhecer como estrela do ano, um wrestler que durante um ano vence só ao Kane( num combate fraco, gostem ou não aquele Ambulance match foi fraco), depois vence ao Big Show e ao Lesnar, de resto nos restantes PPV´s do ano perde todos os combates onde está envolvivido e mesmo assim é o melhor wrestler do ano? Tem que estar a gozar! Não façam desta votação um manifesto anti-Cena, até porque reconheço o esforço e talento nele a questão é que ele não tanto não foi a superstar do ano, como o que me irrita mais nele é que na maioria das situações ele perde e depois não reage parece que não foi nada de grave. Ele perdeu com o The Rock, falhou o cash-in, perdeu com o Ziggler e é traído e no entanto ele não reage com alguma agressividade nas promos, parece que nunca tem problema perder a sua oportunidade. E é sobretudo essa atitude que faz com que os fãs se saturem do Cena porque sentem que ele não é humano porque ele não se revolta nas adversidades, e isto já vem detrás, porque como é possível que o Cena seja “despedido” por causa dos Nexus e mesmo assim não se revolta? No fundo as promos do Kane do ano passado continuam actuais, o Cena mesmo sendo face tem que abraçar o ódio que existe nele, e passado um ano e tendo a oportunidade para mudar a personagem do Cena, a WWE mantêm a mesma personagem exactamente com as mesmas virtudes dessa gimmick mas igualmente com os mesmos defeitos que tinha quando fiz o artigo há um ano a pedir que aceitasse o ódio.

Mas falando do Punk acho que não é preciso argumentar muito porque merece este prémio e merecia o reconhecimento este ano da WWE, pelas feuds que teve e o reinado dele justificam esse prémio. Aliás referir esses aspectos uma vez mais não é nessário porque todos os fãs se lembram deles menos a própria WWE. Aliás a WWE nem é amiga dela própria á primeira vista porque em vez desta situação colocar o Punk com mais fãs contra ele na luta contra o Rock, vai pelo contrário colocar mais fãs do lado do Punk nesse combate o público estará claramente divido no apoio entre o face e o heel. Aliás a WWE errou a pensar nessa rivalidade porque ao invés de colocarem um campeão heel forte que o é já há mais de um ano contra o The Rock, estão a rebaixar a imagem do Punk ao máximo para esse embate, esperando que a maioria dos fãs ache justo esse castigo que o Punk vai receber no Rumble. Mas a verdade é que o Punk devia vir para o Rumble com um build-up mais forte e culpa dessa situação é claramente  da WWE que está a preferir humilha-lo como fez naquele segmento de segunda-feira com o Ric Flair. No entanto e para maioria dos fãs nem se questiona que a superstar do ano na WWE é CM Punk, mas pelos vistos moramos numa ilha diferente da que mora a WWE.

E assim concluo esta edição do Smoke and Mirrors,  espero que tenham gostado desta edição e da análise dos vencedores do Wrestling.Pt Awards, e sendo assim desejo-vos um bom fim-de-semana e para semana voltamos para a última edição do ano 2013, isto é se o mundo não acabar na sexta (mas nesse caso nem este artigo será publicado). Piadas de lado, até para a semana no mesmo dia e no mesmo local, e para todos vós e para as vossas famílias: um Bom Natal!

Momento do PPV e da Semana WWE

Smoke and Mirrors #58 - Análise: Wrestling.PT Awards 2012

Momento TNA da Semana

Smoke and Mirrors #58 - Análise: Wrestling.PT Awards 2012

Perguntas da Semana

Concordas com a análise feita aos premiados dos Wrestling.Pt Awards 2012?

Qual a tua opinião sobre estes prémios? O que gostaste mais e menos? Que categorias acrescentarias ou substituías?

Concordas com os momento da semana da TNA e da WWE ? Ou escolhias outro momento diferente para cada uma das empresas?

49 Comentários

  1. Em relaçao ao primeiro topico concordo plenamente;
    Tenho a dizer que estes resultados foram justos e bem merecidos, penso que gostei de tudo o que esta referido enao acrecentaria mais nenhuma categoria, acho que estas ja sao suficientes;
    O momento da semana da WWE? concordo, esta vitoria dos the shield foi bem merecida, fizeram um excelente combate, que estreia fabulosa. O da TNA nao vou comentar porque esta semana nao tive oportunidade de ver a TNA;

  2. Concordo que o Extreme Rules tenha sido o melhor PPV de 2012 porque acabou por surpreender pela positiva na qualidade dos combates e a Wrestlemania desiludiu um pouco a nível de alguns combates e porque teve uma promoção gigante e ficou a ideia que em alguns aspectos podiam ter sido melhores a começar com os tais 18 segundos que ironia das ironias até acabaram por fazer bem ao Daniel Bryan e depois tivemos outros combates desinteressantes como o Team Laurinaitis vs Team Teddy, etc mas Wrestlemania 28 atrás do TLC, Survivor Series e Night of Champions? Oh c’mom José não tas a ver bem as coisas… Wrestlemania é grandeza mesmo que seja um PPV que tenha desiludido é sempre o maior palco de todos e considero um insulto achar um TLC melhor? Magnífico não era?

    Aliás deixem me dizer que mais de metade dos PPV’s em 2012 da WWE foram maus só se salvaram 3 ou 4 e isto mostra que este é dos piores anos da história desta empresa…

    Quanto às votações tirando alguma ou outra nomeação concordo com tudo.

    • Lá temos mais um momento á “little CM Punk” sinceramente pelo menos o Survivor Series é melhor que a Wrestlemania. Também não podemos endeusar a Wrestlemania quando não é verdade. É a minha opinião se calhar não vejo tão bem as coisas como tu, mas em nenhum dos PPV que referi teve aquela vergonha do Bryan e do Sheamus

    • Frederico

      Aprenda a respeitar a opinião dos outros e leia com mais frequência os artigos no WPT.

      Já esta ficando chato este teu estigma de “Dono da Verdade” e que sabes sobre tudo a mais que os outros.

      Engraçado como só tu consegues enxergar as coisas que todos os outros não estão a enxergar, és um visionário da WWE.

      Te faço um desafio: Me diz que combate em PPV de 2012, foi mais magnífico do que The Shield vs Ryback e Hell No. Aguardo resposta.

      • Subscrevo. Frederico, a ver se te acalmas 🙂

      • Mário, The Undertaker vs Triple H, Chris Jericho vs CM Punk no Extreme Rules, CM Punk vs Daniel Bryan… Mas sem dúvidas que o combate do TLC foi fabuloso. Estou certo de que cada vez que observar esse combate vou sentir arrepios na espinha.

        • Daniel e não o viste live, imagina como é que eu me estava a sentir, eu estava mesmo arrebatado a ver o combate.

          • EnigmAA11 anos

            Eu fui ver só no outro dia e spoilado ainda por cima mas mesmo assim, um dos 10 melhores combates TLC de sempre.

            Mas toda vez que penso nessas 3 letras, lembro-me da Wrestlemania X7, que espetáculo foi aquele.

          • Sem dúvida o melhor de sempre é esse combate. E o Bully fez questão de o recordar esta semana e ainda bem. Mas valeu porque todos mostraram o seu talento no TLC o que foi positivo

          • EnigmAA11 anos

            E as interferências do Rhino, Spike Dudley e Lita? Sem esquecer do brutal spear que o Jeff Hardy tomou.

            Concordo, pra mim o melhor TLC de sempre…

            A Crowd:
            “We Want Tables”

            Bully:
            “Devon…Get The Table!!!”

            Não tem preço que pague momentos como esse.

            O TLC do SummerSlam 2000 também foi brutal, foi o primeiro TLC de sempre.

            Mas reparaste que só ganhavam E&C? Haha 😀 Mas mesmo assim, era perfeito.

          • Sem dúvida que grandes combates. E lembraste do ladder match entre os MNM os Hardyz, o Regal e David Taylor e ainda o Kendrick e o London. Que combate lindo também.

            Ai mas para mim ganhar o Edge e o Christian era bom, eu era fa deles.Aí sou como o Daniel o Edge é dos meus favoritos de sempre. Eu quase chorei quando ele acabou a carreira.

          • EnigmAA11 anos

            Sim, lembro-me perfeitamente deste combate,principalmente pelo Mercury, coitado.

            Eu também tenho o Edge como um dos meus favoritos.

            O que você acha do Tables Match no Royal Rumble 2000, Dudley Boyz vs Hardys?

          • Brutal que grande combate adoro. Tudo o que era a divisao de tag dessa altura é brutal! Eu já disse muitas vezes , alias quando comparei os roster desta altura com essa que essa foi a era dourada das Tags e mantenho. As actuais não são más mas o nível daquela altura era súblime.

            Ai coitado do Mercury, ele a fazer a promo sobre a cara estar estragada. Olh nessa altura o Morrison ate era suportável em promos, ele como heel até tem melhores tiradas do que como heroí.

      • Oh Mário o problema é que ele ficou mais Mark que um puto, o que chega a ser rídiculo. Eu não tenho aqui uma personagem face ou heel, sou o José Sousa, que quando é fã é fã e quando tem que ser imparcial é. Até acho parvo ele querer ver-se como um wrestler dentro do site. Mas pronto deixa-o estar.

      • Chama se a isso Mário dar uma opinião… para o bem ou para o mal é uma opinião não o deixa de ser mas cara já viu que sou mesmo um visionário obrigado pelas palavras e eu leio todos os artigos do W.PT porque o melhor tem que estar no melhor site de Wrestling que é precisamente este site.

  3. José bom artigo mais uma vez e no caso da TNA nem vou discutir, pois concordo com tudo que disseste, até deu um aperto na categoria rookie of the year, demorei muito para escolher o DOC e o Joey Ryan, escolhi o Joey por ter que escolher um mesmo, mas qualquer um dos dois que ganhasse eu acharia justo, só que nenhum dos dois ganhou, infelizmente.

    Na WWE começo a discordar do rookie of the year, pra mim o melhor é claramente o Ryback, e olhe que eu gosto muito mais do Sandow, mas o Ryback teve uma evolução estupenda, pois ele foi de lutadores locais, para lutadores de low-card, para lutadores de mid-card, para Intercontinental-Champion, para a ser nº1 contender pelo título da WWE., ou seja nem mesmo o Sandow conseguiu subir tão rápido no roster, e creio que os planos da WWE serão maiores no primeiro semestre de 2013 que os de Sandow.

    Moment Of The Year pra mim foi o ataque do Punk no Rock no Raw 1000, pois eu não esperava o ataque nem o heel-turn, e esse momento definiu o Rumble e deve definir a Road To Wrestlemania de 2013, então esse ataque foi deveras importante, pois definiu esse ano e vai definir até a Wrestlemania de 2013. E em termos de retorno o do Brock Lesnar pra mim foi mais impactante, pois ele voltou com a crowd completamente louca e ainda atacou o Cena de maneira excelente, e era óbvio que o Jericho ia retornar sinceramente, naquela altura e ele só estava fora a mais ou menos um ano e meio, já o Lesnar eram 7, 8 anos fora.

    Mid-Card Superstar Of The Year, por incrível que pareça eu discordo, claramente o Cesaro foi melhor, pois este salvou o cinturão do Santino, e está tendo um bom reinado com o USA Championship, só falta melhorar as promos mesmo, e daqueles que estrearam logo após a Wrestlemania 28 ( Sandow, Ryback, ele e Tensai) foi o primeiro a ganhar o cinturão, isso fora a grande qualidade em ringue dele, é uma das melhores ring-skills do roster. Já o Miz, melhorou sim suas ring-skills, só que teve um reinado com IC que só perdeu, jobbou para o Brodus Clay e para o Santino, a sua primeira vitória em singles match foi só na Raw após a Wrestlemania, e no talk-show dele, o mesmo só apanha.

    O resto eu concordo plenamente, nem tiro nem ponho, espero ter conseguido fundamentar minha opinião nesse testamento.

    • Sobre os momentos da semana, concordo plenamente, não escolheria outros.

    • Até te digo mais o Cesaro tem boas promos aquela do Tribute to the Troops é bastante boa diga-se. Falta em ser coerente nesse processo.Sim acredito que aches o Cesaro, e olha que ai fui menos fã, porque eu prefiro o Cesaro no ring ao Miz.

      Eu não queria que voces concordassem com tudo o que eu fosse dizer, neste artigo. Eu explico eu escolhi empatados porque se ambos tivessem 50% dos vossos votos seriam ambos vencedores. Para mim o Rookie do ano como fã é o Sandow, mas racionalmente é o Ryback eu escolhi dois porque um é uma escolha como fã e outra como comentador. Se tenho que dizer um digo Sandow. E na TNA Joey Ryan.

      Sim os planos são mais altos que o Sandow, mas o Sandow é capaz de ter um push para main-event mais cedo do que imaginamos se calhar. O período pós-WM vai dizer muito.

      Sim mas eu no momento do ano admito que quis ser do contra de prepósito;)

      • É claro que o Cesaro é melhor que o Miz, mas não é só de ring-skills que se vive um wrestler, e nos outros aspectos The Miz é muito melhor que o Cesaro.

        Sobre o Sandow é óbvio que foi uma escolha de fã, e se fosse assim também seria o meu escolhido, ele tem a minha gimmick favorita do pro-wrestling, mas o Ryback conseguiu provar que é mais que “Feed me more”, e é um wrestler que me surpreendeu muito pela positiva esse ano.

        A escolha do momento do ano é de fã e para ser do contra mesmo, porque dos indicados, o retorno do Jericho para mim foi o terceiro ou o quarto momento…

        • Sim sem dúvida aliás são quatro qe serão parte do futuro da empresa se tudo correr bem. Sim o Ryback acho que com o TLC conseguiu mudar a opinião que muitos tinham sobre ele.

  4. Concordo com praticamente tudo. Só não acho que o regresso do Jericho tenha sido o momento do ano. Na minha opinião, foi mesmo o ataque do CM Punk ao The Rock na Raw 1000. Nunca a Road To WrestleMania tinha começado tão cedo, pelo menos do meu ponto de vista.

    Acho que as categorias estão boas assim, não tirava nenhuma. Em relação a acrescentar alguma, não vejo nenhuma assim de repente, mas é uma questão de se pensar no assunto.

    Concordo com os momentos da semana.

    Por fim, deixa-me só dizer-te que não concordo que escolhas dois lutadores empatados. Percebo que seja difícil ,mas para nós ( os que votaram), provavelmente, também era difícil escolher entre dois nomeados mas tivemos que nos restringir a apenas um, visto que essas eram as regras. É apenas a minha opinião.

    • Concordo Daniel, e sobre as categorias eu não mudava também nem acrescentava, e concordo principalmente sobre os lutadores empatados, o trabalho que tive pra escolher entre DOC e Joey Ryan…

    • Eu quis ser do contra literalmente nesses aspectos, claro eu queria escolher um mas são estilos diferentes, mas se quiseres eu digo-te Rookie TNA para mim: Joey Ryan e da WWE: Damien Sandow. Podem não concordar mas é a minha opinião.

      Tal como disse no texto eu escolhi o momento pela minha sensação como fã, o heel turn era imprevísivel mas nessa noite se reparares tens pequenos sinais que ele ia acontecer.

  5. Nao concordo com o momento do ano! para mim foi claramente o regresso do brock e explico porquê:

    também sou grande fã do Y2J mas a recepção que teve o brock foi absolutamente espectacular pareceu-me até maior que a que teve o rock quando voltou! além de que o brock estava à muito mais tempo sem aparecer na wwe e foi meio que de surpresa que tudo aconteceu! por isso acho que foi sem dúvida o momento mais marcante do ano!!!

    também nao concordo com a nomeação do miz! sou grande fã dele e do seu trabalho, ele é awesome mas acho que nao merecia o premio! andou grande parte do ano a perder para santinos, brodus clay… e acho que claramente o cesaro merecia ter ganho esse premio!

    quanto ao resto tudo mais ou menos de acordo!!!

    • Sim mas no caso do The miz não fui só eu que votei a maioria dos visitantes também não é verdade.
      Sobre o momento do ano sem dúvida eu acho que cada um tem a sua opinião e sobretudo cada momento marca-nos de formas diferente.

  6. Tomás Carneiro11 anos

    Um novo award, Move of the Year! Acho que seria interessante…

  7. Opportunist11 anos

    Jose concorco praticamente tudo q disses so q o moment na TNA pra mim foi a apresentacao de Sting ao Hall of Fame pois o mesmo merecia muito e uma homenagem a esse q e um dos maiores nomes da historia do pro wrestling eo maior da TNA.Na WWE tbm nao concordo com a escolha do moment of year tbm pois para o Ataque de Punk ao Rock foi o momento do ano pois esse momento deve definir muito do Road to Wrestlemania de resto concorco com tudo tanto na TNA quanto na WWE.Por concordo com o momento do PPV e da TNA.

    • Sim começou o Road to Wrestlemania só é pena que va acabar como o ano passado e com o título no The Rock

  8. EnigmAA11 anos

    Concordas com a análise feita aos premiados dos Wrestling.Pt Awards 2012?
    Concordo com a grande maioria.

    Qual a tua opinião sobre estes prémios? O que gostaste mais e menos? Que categorias acrescentarias ou substituías?
    Gostei bastante da ideia,
    Eu gostei de quase todos os vencedores, não gostei de quem ganhou o Rookie of The Year da TNA,
    Não acrescentaria nenhuma categoria, só acho que a descoberta do Devon ser um membro dos Aces&8s em pleno BFG foi muito melhor do que a estréia do grupo, acho que no lugar da estreia, podia ter sido este o momento para ser votado, porque pra mim o “Moment of the Year” da TNA não tem como ser outro.

    Concordas com os momento da semana da TNA e da WWE ? Ou escolhias outro momento diferente para cada uma das empresas?
    Pra mim o momento da Semana na TNA foi o Bobby Roode interferir no combate no Main Event do iMPACT, eu colocaria como “Moment of the Week” a imagem em que o “It Factor” está a fazer a contagem do pin e no 2 para e mostra o dedo do meio ao Aries, pra mim este foi o momento da TNA na semana e o da WWE foi a tão esperada por mim, separação de Ziggler e Vickie no Raw.

    Ando sem tempo pra quase nada, atolado no trabalho mas mesmo assim não deixo de ler o S&M, que gosto bastante.

    Bom trabalho José, sabes que considero muito sua opinião e continue sempre inovando o seu espaço e evoluindo.

    Por fim, o que achas de um Fatal 4 Way no Genesis pelo World Title? Aries vs Storm vs Roode vs Hardy,

    Mas na verdade penso que no Genesis o Storm luta contra o Daniels, melhor seria um Handcap Match, Storm vs Bad Influence.

    Então provavelmente deve ser Aries vs Roode vs Hardy, o que também seria ótimo.

    Cara, como eu adoro esse Austin Aries.

    • Para semana o tema acho que vai ser surpreendente só te digo isso. Arrisco-me a não ter muitos leitores mas eu gosto do tema que defini.

      O que acho é que seria uma boa ideia mas o provável é que seja um Triple Threat. Olha não és o único eu também adoro o Aries, ma também o Roode são dois heels fantástico.
      Sobre os momentos decidi tornar mais justo e ter um momento de cada empresa quando foi dificil de decidir só um.

      • EnigmAA11 anos

        Eu também adoro o Bobby Roode, sinceramente não consigo decidir quem interpreta melhor o papel de Heel atualmente, se é o Roode ou Punk.

        O Aries, eu me divirto demais com este Wrestler.

        Esperando ancioso pelo próximo S&M desde já então 🙂 Sei que não vais desiludir.

        • Eu até dava uma pista mas prefiro guardar segredo. Este estava preparado há muito. E como a partir de Janeiro vai ser Rumble e Road to Wrestlemania a ocupar o artigo como é logico. Decidi que o último artigo do ano seria diferente e ai para outro tema fora das empresas habituais(pronto tens aqui uma pista vá lá)

          • EnigmAA11 anos

            Pois sim, não de Spoilers 😀 Lembre-se, um Show com Spoilers não é a mesma coisa.

            Só mais uma coisa, adoro a entrada dos The Shield!

            Na verdade gosto de tudo nessa Stable.

            Vejo grande futuro para o Ambrose, dos 3 é o que acho que vai mais longe.

            Mas o Rollins também tem um grande futuro, a WWE tem um roster muito bom é só saber aproveitá-lo e o usar direito, e estão fazendo isso perfeitamente com os The Shield.Quem imaginava esta Stable? Ideia de gênio.

          • Vais falar da saudosa CZW José.

          • Sabes é pena que o Frederico acertou, de tão genial que ele é!. Ou talvez não acertou e está tão longe da minha ideia. Mas se não for a CZW vai dizer que foi ele que deu a ideia para mudar looool.

            Ui nem me fales, sabes que eu já te tinha falado bem deles no ringue, porque não vias o FCW e o NXT, e os 3 valem a pena ser vistos em ringue digo-te mesmo. Ai esqueci-me de dizer adorei a Entrance Theme deles.

            Sobre o Ambrose ele é simplesmente brutal. Eu não tinha razão? As expectativas que eu, Daniel e Salgado entre outros tinhamos porque sabiamos do potencial dele eram verdadeiras e naõ eram exgeradas e isso deixa-me contente.

  9. Vince It Factor11 anos

    Excelente artigo José.

    Concordas com a análise feita aos premiados dos Wrestling.Pt Awards 2012?
    Concordo com praticamente tudo José, é natural que exista sempre pontos que se alteram de pessoa para pessoa.

    Qual a tua opinião sobre estes prémios? O que gostaste mais e menos? Que categorias acrescentarias ou substituías?
    Quanto à TNA, concordo com todas as tuas análises, votei na Tara para KO porque por alturas de setembro/outubro, por essa altura a divisão estava totalmente arrumanda e ela carregou às costas com ela e parece que agora está a reviver denovo e penso que ela foi a peça fulcral nesta recuperação. Mas a Gail é justíssima também. Para rookie votei DOC, o trabalho dele está fantástico e o Ryan deixei somente no prémio da primeira categoria. E no combate do ano, votei no do Roode vs Storm no BFG, embora percebo a tua escolha, foi também foi um combate do outro mundo..
    Quanto a WWE, aqui sim é que estou um pouco diferente. Para Rookie votei Damien Sandow e para mim foi melhor que o Ryback devido ao tempo em que se inseriu, pois apareceu mais cedo e sempre com grande classe e impacto. Para momento do ano votei no que ganhou mesmo, no ataque ao Rock, penso que marcou o ano e deu inicio ao turn da melhor superstar do ano na WWE, o Punk. No mid-card, votei Kofi Kingston, porque ele ano após ano é sempre o nome mais consistente e respeitado no Mid-Card e a quantidade de títulos que possui de Mid-Card é enorme e este ano voltou a acrescer mais conquistas a esse currículo que temo nunca chegar a main-event. Para PPV of the year, votei no ER, por razões obvias que referis-te. E para match of the year, a end of an era foi o meu 2º combate, o primeiro foi o chicago street fight entre o Punk e o Jericho no ER, foi AWESOME.

    Concordo com todas as categorias, poderia acrescentar uma que foi dita acima, de move of the year, podia ser interessante !

    Concordas com os momento da semana da TNA e da WWE ? Ou escolhias outro momento diferente para cada uma das empresas?
    Concordo plenamente com o momento da WWE. Com o da TNA penso que podias ter escolhido o ataque do Roode ao Aries nesse mesmo combate que metes-te :p

    De resto, Feliz Natal !

    • Obrigado:)

      Sim eu pessoalmente acho que o Sandow é uma personagem bem construida, eu adoro a gimmick dele e ele no ringue não desilude, o Ryback evoluiu muito mas ainda não está cimentado no main-event, talvez por isso é que pode ganhar o Rumble se calhar. Mas não faço a minima. O meu combate preferido foi mesmo o do Jericho e Punk técnicamente foi, porque foi algo do outro mundo.

      O momento da TNA é o combate por isso o ataque está incluído!

      Bom Natal para ti também.

  10. Pantallica11 anos

    Fui dos que votou na WRESTLEMANIA para PPV do ano. Mas tempo depois arrependi-me. Deixei-me iludir não por ser a WRESTLEMANIA, mas sim por causa do Hell In A Cell match. Verdadeiramente, pensando bem, O meu voto seria ou para o Night Of Champions ou para o Extreme Rules. O meu voto não foi decisivo e ainda bem.
    Grande artigo! E bom Natal!