Existem 2 vagas na Equipa do Wrestling PT para publicar notícias. Contacta-nos!

Smoke and Mirrors #59 – Ring of Honor: The True School of Talents

Sejam muito bem-vindos á última edição do Smoke and Mirrors de 2012, espero que tenham tido um Natal agradável junto das vossas famílias, e antes de mais desejo desde já que tenham uma excelente passagem de ano na próxima segunda-feira. Mas passemos ao wrestling, e quando pensei no tema para finalizar o ano estava completamente bloqueado até que fui iluminado e decidi abordar uma empresa que não a WWE e a TNA, e que não é a CZW ao contrário que outros iluminados disseram. Esta semana e para finalizar o ano de 2012 no Smoke and Mirrors irei falar dos talentos “dessa escola” de wrestling que é a Ring of Honor.

E não podia começar um artigo sobre a Ring of Honor sem explicar a importância que ela tem para mim como fã de wrestling para a indústria. Mesmo sendo a terceira companhia mais importante do mundo de wrestling, a ROH consegue fazer algo que a valoriza, ou seja é uma Indy que dá primazia ao wrestling no seu estado mais puro, o wrestling entusiasmante e de altíssima qualidade técnica. Claro que muitos criticam o estilo de wrestler da ROH porque a maioria dos seus wrestlers são baixos e não são fisicamente imponentes, e como todos sabemos sobretudo na WWE muitas vezes esse factor é determinante. Porém já começam a existir casos de wrestlers que passaram na ROH e que foram bem sucedidos ou que tem potencial para fazerem boas carreiras quer seja elas na TNA ou WWE. E por isso sem dúvida que a ROH é uma escola de talentos de sucesso, e posso garantir-vos que muitos dos jovens talentos que agora estamos a ver a ascender na principais empresas foram-me revelados em excelentes combates na ROH.

E desde da sua fundação em 2002 já passaram pela ROH alguns dos wrestlers mais importantes da indústria da actualidade, aliás da sua lista de alumnis temos nomes como: AJ Styles, CM Punk, Samoa Joe, Bryan Danielson( Daniel Bryan), Claudio Castagnoli( Cesaro), Chris Hero( Kassius Ohno),Tyler Black ( Seth Rollins), Christopher Daniels, Austin Aries, Abyss, Colt Cabana, Christian York, Amazing Red, Alex Shelley, Chris Sabin, Doug Williams, Hernandez, Jack Evans, James Gibson , Jerry Lynn, Jimmy Yang, Joey Ryan, Joey Mercury, Kenny Omega, Justin Credible, Low Ki(Kaval), Matt Skydal(Evan Bourne), Paul London e Brian Kendrick, Sunjay Dutt e  Kenny King.  Estes nomes são quase todos nomes que salvo excepções estão ou estiveram com algum sucesso em empresas como a WWE e TNA, ou mesmo com passagens na antiga ECW, sendo que alguns destes nomes são mesmo dos nomes mais importante da empresa em que se encontram, e escuso de dizer nomes porque todos nós sabemos quem são esses casos.

Sendo que na minha opinião, o ponto em comum entre estes wrestlers é o nível que qualidade técnico, que já tinham mas que numa empresa como a ROH que dá primazia a esse aspecto do wrestling foi ainda mais desenvolvido, e esse factor de qualidade nota-se no momento em que chegam a empresas como a TNA e WWE. E esse factor fez com que muitos que saíram da ROH e que referi atrás tenham tido títulos nessas empresas, e irá fazer com que outros wrestlers do actual roster tenham possivelmente esse sucesso quando saírem da ROH para voos mais altos. E é sobre os wrestlers mais talentosos do roster actual da ROH que se irá debruçar o artigo daqui em diante, apresentando sintetizadamente aqueles que na minha opinião poderão um dia ser superstars num roster de uma main-company, quer seja ela a TNA ou a WWE, até porque existem wrestlers que se adequam melhor a um estilo de empresa do que a outro.

Começo por falar de dois wrestlers mais veteranos dos roster : Rhino e Steve Corino, ambos veteranos das Indys e igualmente com experiências na WWE e na TNA, e em qualquer um dos casos falo de dois wrestlers talentosos mas com dois estilos diferentes de wrestling. Steve Corino é um dos mais experientes wrestlers da ROH, e tem passagens pela ECW onde foi campeão mas também faz parte do seu curriculum passagens na TNA e na WWE. Ele é um wrestler muito bom do ponto de vista técnico, e com ele, podes ter um combate mais extreme mas igualmente excelente no que diz respeito á técnica no ringue. Já o Rhino é o oposto do típico wrestler que associa-se ao nome ROH por não ser somente bom tecnicamente mas também por ser um powerhouse agressivo e rápido, sendo reconhecido por igualmente ter um Spear como finisher(o Gore) . Sobre o curriculum e o passado dele pouco mais posso acrescentar porque todos nós o conhecemos da ECW, TNA e da WWE, aliás ele é um dos símbolos da Attitude Era e da The Invasion com a qual ganhou um título dos Estados Unidos. No entanto e apesar do seu talento não ter sido reconhecido devidamente em ambos os casos nas suas passagens pelas empresas principais (sobretudo no caso do Rhino que é bastante underrated), são do tipo de veteranos que são úteis num roster porque permitem que tenhamos bons combates do ponto de vista técnico e simultâneamente com a sua experiência ajudam os mais jovens no seu desenvolvimento como wrestlers.

Mas a ROH tem veteranos com experiência, também é verdade que tem alguns mais jovens com experiência nomeadamente na TNA como é o caso do Homicide e do Jay Lethal, e ambos tiveram na sua passagem pela TNA algum sucesso sendo que pelo talento que tem nunca percebi bem o porquê do seu afastamento do roster da TNA. O Homicide é um wrestler que tem bastante talento sobrtetudo do ponto de vista técnico, e sem dúvida devido ao seu passado na TNA como X-Division Champion e sobretudo como Tag Champion com Hernandez nos LAX, que Homicide merecia uma oportunidade de regresso á TNA não digo que seria main-eventer mas seria um excelente valor para a X-Division na minha opinião. Já o Jay Lethal até sair da TNa era uma das caras da X-Division pela qualidade técnica que tinha nos seus combates como pelas suas gimmicks que eram bastante eficazes, sendo ainda uma incógnita os motivos pelo qual saiu da TNA porque ele é claramente o wrestler que assenta claramente numa X- Division da TNA.E por essa razão ele é claramente dos wrestlers que mais espero que algum dia volte á TNA, até porque sendo um high flyer com o talento e carisma que ele tem são do tipo de wrestlers que podem ajudar a valorizar uma empresa como a TNA, e sobretudo a sua X-Division como referi anteriormente.

O próximo talento da ROH que quero falar é Adam Cole, um wrestler que além de ser o actual Television Champion da ROH é igualmente World Champion noutra Indy( a Pro Guerrilla Wrestling). Mas acima de tudo Adam Cole é um talento com boas qualidades no ring do ponto de vista técnico, aliás ele tem claramente o estilo de wrestling e carisma que habitualmente se associa a este empresa. Se algum dia vai chegar ao patamar do seu ídolo Shawn Michaels?  Sinceramente não sei, mas sendo novo ainda pode evoluir bastante, até porque nenhum de nós sabe como será o percurso dele quando estiver na TNA ou na WWE, mas que o talento para grandes combates existe é verdade, e as feuds com Matt Hardy e Eddie Edwards comprovam isso mesmo. Claro que posso dizer que provavelmente como a maioria dos wrestlers da ROH, o estilo de Cole adequa-se mais ao estilo da TNA e sem dúvida que ele seria uma boa aquisição para a X-Division. Mas a opção de Adam Cole pode ser a WWE, e mesmo sabendo-se da dificuldade de afirmação para os wrestlers mais técnicos na WWE, a verdade é que existem casos de sucesso, e não podemos saber se Adam Cole teria ou terá maior sucesso na WWE ou na TNA.

E seguidamente passemos para o nemésis de Adam Cole no último PPV da ROH: Matt Hardy. E sobre Matt Hardy não existe muitos dados a dizer sobre a carreira dele, e sobre os problemas que teve ao longo dessa mesma carreira, até porque eles são conhecidos da maioria dos fãs de wrestling. Por estas razões o regresso da reforma para a ROH acabou por ser surpreendente para muitos fãs, mas no entanto mesmo regressando aos poucos aos combates de bom nível, a verdade é que muitos ainda não acreditam numa redenção de Matt ao contrário do que aconteceu com o seu irmão Jeff. E por essa é que o futuro de Matt Hardy deverá passar mesmo só pela ROH, e muito dificilmente voltará para a WWE ou para TNA, porque dificilmente alguma delas o quererá contratar nos próximos tempos, e por essa razão ser uma figura na ROH já é bastante positivo para Matt Hardy depois dos contratempos e asneiras que fez nos últimos anos da sua carreira.

Já Roderick Strong encontra-se claramente naquela fase da carreira onde está preparado para o “salto” para uma das duas empresas de topo de Wrestling. Talvez possa dizer que perante o seu estilo de wrestling gostaria mais de o ver na TNA, e é verdade porque acho que o seu estilo adequa-se mais á TNa. Mas a verdade é que ele está preparada para qualquer uma das duas empresas, pois é um bom wrestler no ring, tem carisma e depois tem boas promos, que é o aspecto que os melhores das indys muitas vezes têm que trabalhar quando chegam a uma TNA ou a uma WWE. A isto tudo junta-se uma gimmick bastante carismática na ROH “ The Messiah ou Master of Brackbreaker”, e a verdade é que ele desempenha essa gimmick de forma muito convincente, e talvez por essa razão é que preferia que fosse para a TNA, pois muito provavelmente lá seria mais fácil ele afirmar-se com esta gimmick, enquanto se fosse para WWE seria provável uma reformulação de personagem. Não é que essa reformulação fosse menos interessante mas a verdade é que gostaria de ver o Strong a afirmar-se numa dessas empresas com esta gimmick actual, porque parece-me suficiente para que consiga afirmar-se numa empresa mais importante, até porque a outra parte do talento no ring ele tem e é inquestionável.

Bem e depois de falarmos de wrestlers individuais, nada melhor que falar de Tags da ROH, e comecemos pelos Briscoe Brothers, que têm neste momento em sua posse os títulos dessa divisão. Para começar o melhor elogio que posso fazer a eles é que foram campeões de Tag em todas as Indys que trabalharam até agora, e além disso tiveram o segundo reinado mais longo de Tag Team da ROH só suplantado pelo reinado dos King of Wrestling. Mas deixando os números de parte, quando falamos dos Briscoes falamos de um wrestling de Tag de qualidade do ponto vista técnico, onde se nota a química dentro do ring entre os dois parceiros, sendo claramente uma Tag “à moda antiga”.  Eles seriam sem dúvida devido á sua qualidade uma excelente aquisição para a divisão de Tag da WWE ou da TNA, mas sobretudo da TNA que nos últimos tempos têm tido mais problemas em formarem tags de nível semelhante às que tinham na divisão há 2 a 3 anos atrás onde tinham uma das divisões de tags mais fortes do pro wrestling. E por essa razão os The Briscoe Brothers serviam perfeitamente nessa reconfiguração da divisão de Tag Team que a TNA necessita de fazer no próximo ano, e para isso nada melhor que ir buscar a melhor tag das Indys na actualidade.

Outro dos wrestlers que se destaca dentro do roster da ROH dá pelo nome de Tommaso Ciampa, que é um dos wrestlers com bastante talento do ponto de vista técnico no roster. Tommaso já teve uma experiência falhada na WWE onde fez de “advogado” de Muhammed Hassan na feud contra Undertaker, mas após essa aparição foi para OVW onde tentaram reconfigurar a sua gimmick, mas essa tentativa não resultou e saiu da WWE. Mas após essa saída continuou a sua carreira nas Indys onde é um dos nomes mais respeitados, e um dos talentos mais valorizados. E actualmente é um dos membros do roster da ROH com maior experiência nas Indys, e por isso mesmo e face ao seu talento no ring creio que se encontra na altura de tentar uma experiência na TNA, porque tendo em conta o seu estilo de wrestling creio que poderia ser bem aproveitado quer em Stable, como foi na Embassy da ROH com a solo na X-Division. Aliás seria sobretudo na X-division que um nome como o de Ciampa ficaria bastante bem porque seria um belo reforço para melhorar ainda mais a qualidade da divisão que é sem dúvida um dos símbolos da TNA.

Outros dos destaques da ROH são as equipas dos The World Greatest Tag de Shelton Benjamin e Charlie Haas, e os American Wolves de Eddie Edwards e Davey Richards. Benjamin e Haas são das tags mais experientes e rodadas do pró wrestling, sendo que já foram campeões e Tag quer na WWE como na ROH por isso o seu talento enquanto wrestlers e tags é indíscutivel. Mas se existe um defeito nesta tag são as promos, sobretudo no caso do Shelton porque é provavelmente o factor que o afastou de atingir o main-event na WWE, porque enquanto o talento técnico de Shelton no ring não se discute já as promos são bastante discutível. No entanto a ideia de trazer a equipa para a TNA ou WWE parece cada vez mais longe uma vez que aparentemente Shelton Benjamin poderá estar próximo de regressar á WWE nos próximos tempos. Se o futuro dele no regresso será brilhante ou se passará por mais reinados com títulos intermédios não sei sinceramente, mas acredito que numa primeira fase se ele regressa, regressará para o midcard e só poderá atingir o main-event se melhorar mesmo as promos. Porque ele até pode ter o talento no ring de main-event mas os restantes factores ele tarda claramente em melhorar e isso poderá ser o factor que poderá levar a que Shelton seja apenas um grande talento que não atingiu o potencial total que poderia ter atingido.

Já os American Wolves são igualmente dos melhores wrestlers individuais do ponto de vista técnico e de carisma do roster.  Aliás quando temos um combate que envolva os dois podemos ter a certeza que do ponto de vista técnico vamos ter um combate de altíssimo nível. Aliás um dos factores que mais aprecio em ambos, mas sobretudo no Davey Richards é capacidade de nos darem um excelente combate do ponto vista técnico mas simultâneamente e se necessário também consegue ser agressivo e com alguns traços mais hardcore. Aliás um dos grandes combates que vi de ambos os wrestlers foi o combate pelo título Mundial da ROH onde Edwards perdeu o título para Richards. Desse modo são dois wrestlers que se uma WWE ou TNA quisesse teriam talento suficiente para vingar dentro dos seus roster, quer fossem com a Tag como a solo, porque em qualquer das situações já deram provas suficientes que são dos melhores wrestlers técnicos do pró wrestling actual.

E quando fala-se da ROH temos que falar do seu mascarado de serviço, o Canadiano El Génerico. Quando conheci pela primeira o El Génerico no ringue fiquei impressionado pela forma como um canadiano conseguiu treinar-se técnicamente para o estilo de luchador. Mas a verdade é que ele conseguiu e é de facto um excelente wrestler do ponto de vista técnico, os seus combates são sempre espectaculares e sem dúvida que tem uma das gimmicks mais carismáticas junto dos fãs da ROH. Mas mesmo sendo um dos wrestlers mais conhecidos, experientes e talentosos das Indys, a verdade é que Generico nunca teve uma experiência na TNA ou na WWE, mas a verdade é que é um dos wrestlers do roster da ROH que mais gostava que tivesse essa oportunidade, quer fosse com esta gimmick ou com outra. E no caso dele não consigo dizer se preferia a TNA ou a WWE, porque não consigo definir se seria mais benéfico para ele arriscar uma experiencia com esta gimmick de luchador ou com uma nova gimmick onde demonstrasse que é mais que esta gimmick. Por isso o que peço é que os olheiros da TNA e da WWE um dia arrisquem um contrato com este homem porque o talento dele merece que seja vista além dos Rings da ROH.

Mas falar da ROH e não falar do seu maior talento era quase parvo, porque actualmente um dos maiores talentos da ROH é sem dúvida Kevin Steen. Na minha opinião Steen tem tudo para ser uma grande estrela do wrestling, ele é fantástico no ring do ponto de vista técnico, é agressivo, tem bom carisma e promos. Não é por ser o actual campeão da ROH,mas a verdade é que ele tem das gimmicks heels mais bem trabalhadas da ROH e das Indys, e isso é uma crítica muito comum ás Indys. Pois são mais conhecidas por terem excelentes wrestlers mas com fracas promos e com necessidade de desenvolver esse carisma quando chegam a empresas como a TNa ou a WWE. Mas no caso do Steen isso não acontece porque mesmo sendo jovem, ele é quase um “complete package”, que estaria perfeitamente preparado para dar o salto para a WWE ou TNA e em qualquer um dos casos dificilmente ele não seria um sucesso. A única diferença é que provavelmente na TNA poderia afirmar-se mais rápido num percurso que poderia ser em tudo semelhante ao de Austin Aries na TNA. Mas em todo o caso, caso achem que estou a exagerar sobre o valor de Steen, aconselho que vejam alguns dos combates que teve pelo seu título da ROH, nomeadamente o Ladder contra El Generico, o combate contra Davey Richards e o combate contra outro bom talento das Indys o campeão da Chikara Eddie Kingston.

Por fim gostaria de falar de um dos wrestlers mais talentosos que vi nos ringues da ROH mas que infelizmente por motivos de doença concluiu a sua carreira cedo demais sem nunca ter tido a afirmação que merecia, e esse homem é Nigel McGuinness. Este homem trabalhou e lutou com os melhores que passaram na ROH desde Chris Hero, Claudio Castognoli, Daniel Bryan, Aries, Kevin Steen etc. E fê-lo sempre de forma fantástica desenvolvendo quer na ROH quer na TNA personagens heels bastante carismáticas. Aliás um dos dados mais marcantes dele para mim foi quando falha um contracto com a WWE por questões físicas e por isso foi assina com a TNA, e onde estreia-se logo em grande como Desmond Wolfe e com uma feud e um foi aquele fantástico combate “Three Degrees of Pain” ou seja um 2 out of 3 falls contra Kurt Angle. Ele ainda teve uma feud onde se aliou a Ric Flair e aos Fortune contra Team Hogan, e compôs os London Brawling com Magnus mas quando eles iam ter a sua oportunidade pelo título de Tag ele descobriu que tinha Hepatite B doença que o afastou para sempre do ringues.

Por isso é que escolhi o McGuinness para concluir o artigo porque ele é prova que podes ter o maior talento todo do mundo, carisma e qualidades técnicas para ser uma das figuras do wrestling, que por vezes a própria vida trata de estragar o sonho muitas vezes cedo demais. E por isso que guardo dele como wrestler é o seu talento e os fantásticos combates que ele fez e que vencia com a sua Tower of London, e ninguém mais do que ele simboliza esta empresa porque McGuinness foi um Wrestler com talento e com honra. O potencial dele ficou por cumprir mas ficam as memórias de alguns dos melhores combates em Indys que eu vi.

E assim concluo o último artigo do ano de 2013 do Smoke and Mirrors, espero que tenham gostado dos wrestlers que abordei da ROH, eles até poderiam ser muitos mais mas despenderia mais tempo e espaço se falasse de todos outros membros do roster, mas pelo menos espero que tenha sido positivo esta incursão a um universo muitas vezes menos abordado aqui no site. Assim o Smoke and Mirrors despede-se de 2012, e promete voltar em 2013 com mais análises sobre actualidade do pro wrestling, até porque os próximos meses prometem ser quentes quer na WWE como na TNA e aqui estarei para analisar essa ocorrências. Isto tudo com o estilo de sempre e algumas novidades que ja defini para o Road to Wrestlemania, por isso até para semana e não se esqueçam de ter uma boa passagem de ano de 2012 para 2013.

Momento da Semana

Perguntas da Semana

Qual a tua opinião sobre a Ring of Honor?  Quais foram os melhores combates que já assististe na ROH? E quais foram os melhores wrestlers que viste nessa empresa?

Qual a tua opinião em geral sobre os talentos do roster actual que foram analisados neste artigo?

Concordas com o momento da semana? Ou escolhias outro? qual?

Sobre o Autor

- Escritor do artigo “Smoke and Mirrors”.

42 Comentários

  1. Maybeornot - há 4 anos

    Excelente artigo José!
    Há muito tempo que esperava que alguém escrevesse sobre a minha empresa preferida,a maior escola da história do Pro-Wrestling,a ROH! Se não fosse e sta empresa,quem estaria agora no main-event da WWE e da TNA?Seria possivel a existência de Punk,Austin Aries,Bryan e tantos outros nomes quue não.e citaste? Eu acho que não.
    Concordo com quase tudo o que disseste.Na minha opinião o Steen tem talento para ser Main-Event da WWE.Mas a questão é: Seria ele bem aproveitado nesta PG-Era?Eu tenho dúvidas.
    Adorei a maneira como abordaste o assunto do Nigel a.k.a Desmond Wolfe.Ele merecia muito mais sorte do que aquela que teve.
    Espero que continues a fazer artigos excelentes como este!

    • Maybeornot - há 4 anos

      Esqueci-me de acrescentar: Alguém duvida que se a ROH tivesse mais capacidades financeiras,seria neste mo momento a empresa de topo do Pro-Wrestling?

    • José Sousa - há 4 anos

      Foi mesmo o objectivo era surpreender para concluir o ano admito que quis mesmo fazer isso. Para mim o Steen era main-event quer na WWE como na TNA o homem é brutal! Sinceramente é dos meus wrestlers preferidos neste roster.

      O Nigel era brutal eu era fã dele e das feuds dele contra o Daniel Bryan sinceramente aí fugi da imparcialidade mas como fã dele acho que merecia esta homenagem.

  2. Vinícius Nunes - há 4 anos

    A ROH para mim, se fizermos uma comparação com o futebol, seria a melhor e maior categoria de base, ou seja, o talento ROH é aquele tipo que se pode dizer que é sinônimo de técnica, e de show dentro do ringue de pro-wrestling, tanto que os dois melhores wrestlers da atualidade na minha opinião são talentos com sangue da ROH correndo nas veias, falo de CM Punk (WWE) e Austin Aires (TNA), logo, quando eu tenho tempo, é sempre bom assistir, é uma forma de se prever o futuro para as Big Leagues. Os melhores para mim são o: Austin Aires, CM Punk, Christopher Daniels, Daniel Bryan, Samoa Joe, AJ Styles, Chris Hero, Claudio Castagnoli, Tyler Black, entre tantos outros.

    O roster atual da ROH é muito bom, principalmente quando se fala na tag team division: Shelton e Hass, The Briscoes, The Bravados, The American Wolves, são grandes tag teams. Além de Adam Cole (muito novo, tem um futuro grandioso se continuar assim), Kevin Steen (talento nato), o El Generico, Michael Elgin (que não foi citado, mas me agrada), o Strong, o Lethal e o Bennett que é outro que eu gosto de ver no ringue.

    Para mim o momento da semana foi quando o AA e o Roode se aliaram contra o Hebner, essa parte foi muito boa, pena que o Jeff Hardy estragou tudo.

    • Vinícius Nunes - há 4 anos

      Os melhores combates para mim foram estes:

      http://www.youtube.com/watch?v=-qFcFP72s2U (foi o que eu encontrei, esse duelo marcou a ROH)

      http://www.youtube.com/watch?v=P0LL13kGtqg ( Essa também foi histórica)

      Tem Kevin Steen vs El Generico nessa última Final Battle

      E Austin Aires vs Tyler Black ( 60 minute time limit) que acabou em empate a match.

      São as lutas que mais gostei.

      • José Sousa - há 4 anos

        Que grandes combates Vinicius;) Eu adoro o combate do Aries e do Tyler Black são dos meus preferidos da ROH e depois os dos Bryan, CM Punk, Nigel, Samoa Joe são tantos!

    • José Sousa - há 4 anos

      Mesmo quando eu lembro-me dos wrestlers que eu conheci graças á ROH eu penso: Eles agora são dos melhores fogo! E eles merecem sinceramente todos esses nomes merecem um futuro grande sinceramente.

      Sim se eu falasse de todos ficava um artigo gigante.Mas as tags que falas eu gosto, o Lethal, Cole, e sobretudo o Steen e Generico são fantásticos. E adoro também o “Messias do Backbreaker”.

  3. Vince It Factor - há 4 anos

    Mas que grande artigo José. Muito fora do comum, opa adorei mesmo !

    Qual a tua opinião sobre a Ring of Honor? Quais foram os melhores combates que já assististe na ROH? E quais foram os melhores wrestlers que viste nessa empresa?
    Olha José, a ROH, para mim é essencial no pro-wrestling porque normalmente quem começa nas indys, o topo destas é a ROH e geralmente é da ROH que dão o salto para a TNA e WWE, portanto todos os jovens wrestlers, antes de chegarem a uma das duas grandes, quer sempre afirmar-se na ROH devidamente para dar o salto.

    Os melhores combates.. Assim de memória fresca que me lembre vou nomear 3, Kevin Steen vs El Generico no ladder war, Samoa Joe vs Cm Punk, Cm Punk vs Austin Aries. É natural que possam ter havido melhores, mas não tenho dúvidas que estes 3 foram do outro mundo e são os que me recordo melhor !

    Os melhores wrestlers, Samoa Joe, Kevin Steen, Cm Punk, Bryan Danielson, Austin Aries, Aj Styles, que deram todos em fenómenos e um que me chamou sempre à atenção foi também o Tyler Black. Entre muitos outros, mas estes são os que me marcam mais.

    Qual a tua opinião em geral sobre os talentos do roster actual que foram analisados neste artigo?
    Penso que têm todos as suas qualidades José, que são imensas. Para um roster da TNA, não podendo levar todos, levaria, o Kevin Steen, El Generico, Adam Cole, The Briscoes, American Wolves, Roderick Strong e um regresso do Jay Lethal !
    Kevin Steen porque é um fenómeno simplesmente, adivinho um futuro idêntico aos que referi acima (Samoa Joe, Punk, Aj Styles..), El Generico, Adam cole porque são talentos que numa X-Division só a iriam tornar mais espetacular ! American Wolves porque são do melhor que há no pro-wrestling a nível in-ring e iria ser uma delícia para os olhos de quem vê, sendo eles tag ou individuais. Os Briscoe porque são para mim a melhor tag da ROH e eles na TNA, bem.. (Briscos vs Bad Influence) :), o Jay Lethal porque sempre foi dos meus favoritos da X-Division e fiquei muito triste com a saída dele, pelo que gostava de o ver retornar e o Strong porque tem imenso talento e é também um exemplo de “total package” porque mostra-se completo a todos os níveis já, podendo ao evoluir, também ser uma estrela de qualquer companhia.

    Já para a WWE, é muito mais difícil dizer quem se levava, porque os critérios são outros, muito piores na minha opinião, mas eles tem sucesso assim. Mas penso que pelo menos o Kevin Steen era facilmente um main-eventer e os Briscos uma tag de respeito. Mas lá está, todos os que dizes têm talento mas duvido que encaixassem bem, poucos o conseguiram e admiro imenso, por exemplo, o Bryan e o Punk por isso mesmo.

    Concordas com o momento da semana? Ou escolhias outro? qual?
    Olha José, concordo e não concordo ! Concordo porque foi um grande momento entre os meus dois wrestlers favoritos ! E não concordo porque o momento que me chocou mais e deixou mais curioso, foi o encontro do Anderson com os Aces & Eights ! Que achas ? :p

    E já agora, boas entradas !

    • Vinícius Nunes - há 4 anos

      Realmente eu tinha me esquecido do Anderson e os Aces, foi o momento mais chocante realmente, mas creio que uma menção honrosa para o Kazarian, que imitou o AJ Styles de maneira espetacular, diga-se de passagem.

    • José Sousa - há 4 anos

      Olha eu fico contente aliás super contente, porque empenhei-me a sério neste artigo porque sei que os próximos tempos não me vão deixar fazer deste tipo de artigo. Eu sentia que tinha mesmo de falar da ROH. Sinceramente já te digo adorei o CM Punk vs Samoa Joe é das melhores feuds da historia da ROH.

      Olha concordo contigo a grande maioria deles encaixaria melhor na TNA que na WWE, claramente o Strong, Steen e Briscoe Brothers seriam as excpeções na minha opinião.

      Concordo eu também tive dividido entre os dois mais escolhi este;;)

  4. Pantallica - há 4 anos

    Não posso perder este artigo por nada! Quando tiver tempo irei ler!

  5. danielLP21 - há 4 anos

    Artigo muito bom a concluir o ano de 2012 no que ao “Smoke And Mirrors” diz respeito.

    – “Qual a tua opinião sobre a Ring of Honor? Quais foram os melhores combates que já assististe na ROH? E quais foram os melhores wrestlers que viste nessa empresa?”

    É a melhor empresa indy, da qual saíram muitos dos nossos lutadores favoritos actualmente ( não criançada, o Cena nunca esteve na ROH…). Tenho muita pena de não acompanhar mais vezes ( vi o último iPPV e já não via um show da ROH desde o Verão, penso eu…), mas é impossível acompanhar a WWE, a TNA e a ROH com a mesma assiduidade.

    Os melhores combates? Bem, são alguns. O main-event do último Final Battle é um desses combates. Aquele final foi do outro mundo! Também já vi combates de outros tempos, como CM Punk vs Austin Aries, AJ Styles vs Bryan Danielson, CM Punk vs Samoa Joe… No entanto, devo confessar que os meus combates favoritos ( não são necessariamente os que eu considero os melhores) são os combates entre o “American Dragon” Bryan Danielson e o CM Punk. Acho que não tenho que explicar o porquê dessa escolha…

    Os melhores wrestlers que já vi nesta empresa? Não sei, são muitos… Os meus favoritos são o CM Punk e o Daniel Bryan. Depois, temos o Austin Aries, o Tyler Black ( Seth Roolins), o Samoa Joe, o Paul London, o Claudio Castagnoli ( Antonio Cesaro), Chris Hero, Matt Skydel ( Evan Bourne), etc… Mas os meus favoritos são o Punk e o meu homónimo :D

    – “Qual a tua opinião em geral sobre os talentos do roster actual que foram analisados neste artigo?”

    Devo confessar que o meu lutador favorito da ROH é o Roderick Strong. Desde a primeira vez que o vi, em que ele me conquistou de imediato. É um nome a ter em conta para a WWE.

    Sempre gostei do Rhyno e concordo quando dizes que ele é muito underrated. Por aquilo que tenho visto dele, o Adam Cole também é um nome que pode ter destaque na WWE, ou pelo menos ter uma oportunidade para ficar lá. Mas ele tem tempo, ainda é novo e só tem que ter calma.

    Não acho que um regresso do Matt Hardy à WWE acrescente alguma coisa à empresa, mas não acho que seja impossível ele voltar um dia, sem nunca passar do mid-card evidentemente.

    Os Briscoe Brothers são uma excelente Tag Team ( “à moda antiga, como tu muito bem referiste) e eram capazes de se safar na WWE e/ou na TNA.

    E porque não um regresso dos “World Greates Tag Team” à WWE? Estes sim, podiam acrescentar algo, porque, sejamos realistas, os Hell No e os Rhodes Scholars não vão durar para sempre e a divisão de equipas não se pode perder outra vez. O Haas e o Benjamin não só dariam qualidade nos combates, como ajudariam os mais jovens a aprender o que é uma verdadeira Tag Team. Não vejo futuro para o Shelton como lutador individual na WWE. Para ser um eterno mid-carder? Para isso temos lá o Kofi Kingston, que o está a substituir bem.

    O El Generico podia muito bem ser o tal substituto do Rey Mysterio que a WWE tanto quer, apesar de não ser mexicano. No entanto, o estilo dele adequa-se mais à TNA.

    Já o Kevin Steen é um daqueles que se pode safar tanto na WWE como na TNA. A empresa de Orlando é mais hardcore ( apesar de ultimamente nem estar muito) e o estilo intenso dele adequa-se perfeitamente ao da TNA. Por outro lado, ele é muito completo e tem mic-skills muito boas, o que podia ajudá-lo a subir rapidamente na escada da WWE. O problema é que ele já tem 28 anos, por isso, é agora ou nunca! E claro, só podia ser canadiano :D

    Gostei da referência ao Desmond Wolfe. Daquilo que vi dele, pareceu-me um grande lutador. É triste quando existem situações que nos impedem de seguir os nossos sonhos.

    – “Concordas com o momento da semana? Ou escolhias outro? qual?” Não concordo. Acho que foi o atropelamento do Pai Natal/Papai Noel.

    • José Sousa - há 4 anos

      Olha Daniel eu tinha que acabar em grande o ano. Sinceramente senti que tinha mesmo que sair deste ano em grande nível!

      Melhores combates e nomes são exctamente iguais aos meu caro amigo.

      Sim o Rhyno é mesmo underrated, o Adam Cole tem um potencial fantástico sinceramente.

      Gosto das WGT, American Wolves, dos Briscoe.

      O El Generico é muito bom e podia ser mesmo o novo luchador e canadiano.Os Canadianos são os maiores diz lá?

      Olha o Strong e o Steen também são e são os meus preferidos na ROH para ves dois talentos completos são fantásticos no ring, e nas promos e nas mic skills

      • danielLP21 - há 4 anos

        Edge, Chris Jericho, Christian, Bobby Roode, Kevin Steen, Trish Stratus, El Generico, Chris Benoit ( penso eu)… Yap, Canada Rules!

      • José Sousa - há 4 anos

        Nem duvides no Benoit por favor! Eu apesar de tudo que ele fez é dos meus preferidos de sempre meu caro!Ah e Bret Hart, Tyson Kidd, Owen Hart also Rules!

      • danielLP21 - há 4 anos

        Eu escrevi “penso eu” porque não tinha a certeza se ele era Canadiano. Era o que mais faltava eu ter dúvidas do talento dele!

      • José Sousa - há 4 anos

        Ele fez aquela asneira fez! Eu lembro-me do dia que soube disso como fosse hoje sabes? eu fiquei triste e revoltado porque era mesmo fã. Eu começei a ver wrestling a sério na Road do Rumble que ele ganhou. Eu era um verdadeiro fã dele mas sei que o que fez impede que chegue ao Hall of Pain e respeito isso.

      • danielLP21 - há 4 anos

        Hall Of Pain? Sim, eu percebi que era o Hall Of Fame. Eu já o disse mais que uma vez: ele não merece o Hall Of Fame. No entanto, acho que a WWE podia não fingir que ele não existiu. Podiam evitar ao máximo falar dele, mas fingirem que ele não existiu… Mas pronto, compreende-se.

      • José Sousa - há 4 anos

        Hi Hall of pain! Isto são influencias e saudades do Henry a heel!

        Mas olha uma coisa:Eu quando digo que gosto do Punk desde da ROH não estou a gozar garanto-te! Foi a primeira feud que vi na ROH ele e o Samoa Joe! Acredito que existam alguns que são falsos mas eu simpatizei com ele logo aí. E quando ganhou a primeira mala fiquei super-contente. Olha mais falso do que dizer isso é quem diz que ele agora é treta e eram os maiores fãs dele o ano passado.

      • danielLP21 - há 4 anos

        Ah, como é óbvio, eu estava a brincar. Para mim o momento da semana é o Kazarian a imitar o AJ Styles. Soberbo!

      • José Sousa - há 4 anos

        Sem dúvida foi lindo mesmo;)

  6. Luis Magalhaes - há 4 anos

    Gostei bastante do artigo, mas discordo contigo num aspecto: o Eddie Edwards e o Davey Richards não têm futuro nas “grandes” empresas.

    Apesar de serem os meus 2 preferidos da ROH (e de o circuito independente em si) falta-lhes muita coisa. A falta de carisma e mic skills é notória nos dois; o fisico do Eddie Edwards não é o ideal pelo menos para a WWE; o Davey Richards tem um selling pior que o do John Cena(ou melhor, não tem selling) e a sua psicologia de ringue e o storytelling falha bastantes vezes. Só acompanho a ROH à cerca de um ano e meio e outras empresas indy à uns meses, e já me li muitas vezes que o Davey Richards até 2010 tinha um selling razoável e um storytelling bom e só agora é que começou a falhar. Se isso for verdade então talvez até tenha um futuro nas grandes empresas.

    Em relação aos outros nomes referidos concordo especialmente com o Steen (na TNA podia ocupar o lugar do Bully Ray, já que este virou face), o Adam Cole e o Roderick Strong. Acrescentaria também o Mike Bennet. Fora da ROH, penso que um nome de referência com futuro é Sami Callihan.

    • José Sousa - há 4 anos

      Sim obrigado por discordares de algo;) Sim o Richards tem falhado mais agora por acaso há dois anos atrás o homem era brutal não tens a noção. Sim o Sami Calahan e o PAC( mas esse já está na WWE) são dois dos nomes fantasticos.

      Olha gosto desses tres nomes tanto o Cole, Steen e Strong podem ter um futuro numa companhia de topo.

  7. Covenant - há 4 anos

    A PWG neste momento consegue oferecer um produto de qualidade ainda superior ao da ROH. E atenção adoro a ROH. A ver se agora que o Cornette saiu de booker e passou de novo a ser o Delirious a coisa melhora. Espero que sim, o último IPPV já foi melhor.

  8. Brownsea - há 4 anos

    Mais uma vez o Smoke a suprender, fantastico ja esperava um artigo destes a muito…Vou e so responder a uma pergunta por que nao acompanhei wrestling na ultima semana, ou melhor treinei mas nao vi xd….
    Talentos:
    O rhyno sim muito underrated sempre o disse e continuo, mas de momento a idade nao perdoa por isso ROH vai ser o futuro.
    O CIAMPA nao concordo muito, nao e um lutador para a x-division, encaixa melhor na WWE, parece um fusao do AMBROSE com o ORTON, e psicotico e maluco e tem a joelhada que funciona com o PUNT KICK.
    Os Briscoes e os AMERICAN WOLVES nem tenho nada a dizer, encaixam melhor na TNA, mas e WWE JAAAAAAAAAA!!!!
    O generico talvez a TNA, e fantastico e esquisito, mas este canadiano e luchador perfeito…

    E por fim…KILL STEEN KILL…este para mim e sem duvida o melhor talento neste momento, e um diamante…tanto a TNA como a WWE ficam a ganhar, mas vejo-o como o proximo CM PUNK…ja tou a ver…WRESTLEMANIA 30 KEVIN STEEN VS CM PUNK (PIPEBOMB VS PIPEBOMB)

    • José Sousa - há 4 anos

      Eu fico contente por surpreender, sinto que já não o fazia há muito tempo.

      Conccordo contigo o Rhino é muito velho para merecer esse reconhecimento mas sempre o achei fantástico aliás o spear dele parece mesmo o arranque de um Rhinoceronte rápido e potente.

      Eu gosto do Ciampa por mim pode ser na TNA ou na WWE só não sei se voltava depois do que já lhe fizeram lá mas de resto nada contra.

      Os American Wolves já na WWE? Apoiado sem dúvida!

      Steen sinceramente é complete package tem uma grande capacidade no ringue, promos e carisma. Ele é fantástico. Kill Steen Kill!

      • EnigmAA - há 4 anos

        GORE!

        O Gore é brutal.

        Imagina o “Sell” do Ziggler para o Gore? Haha :D

      • José Sousa - há 4 anos

        Mas olha que é mesmo brutal adorava ver esse sell meu caro

  9. EnigmAA - há 4 anos

    Wrestling não é só WWE e ainda bem que pensas igual á mim José.

    De uns meses pra cá, no S&M você tem dado mais importância para a minha querida TNA, o que acho ótimo pois sempre WWE, wWe, WW& e WwE enjoa.

    Fazes muito bem em falar da ROH.

    Apesar de saber da qualidade do Pro-Wrestling da Ring of Honor, não tenho tempo pra acompanhá-la.Ultimamente to por dentro só da TNA, da WWE só vejo notícias.

    Qual a tua opinião sobre a Ring of Honor? Quais foram os melhores combates que já assististe na ROH? E quais foram os melhores wrestlers que viste nessa empresa?

    Ring of Honor é Pro-Wrestling nu e cru.É o estilo de Wrestling que mais gosto, só tenho pena de não ter mais tempo disponível.Como está no título, é a escola.
    Não posso dizer que foram os melhores mas, gosto bastante do CM Punk vs Austin Aries em 2005, AA vs Bryan Danielson em 2009 e do Kevin Steen vs Davey Richards.

    CM Punk, Austin Aries, AJ Styles, Samoa Joe, Kevin Steen, Bryan Danielson,Davey Richards, Rhino entre tantos outros.

    Qual a tua opinião em geral sobre os talentos do roster actual que foram analisados neste artigo?

    Alguns conheço bem, outros não.
    Sei que nem foi perguntado mas, eu gostaria imenso de ver esses nomes no Roster da TNA:

    Steen é o primeiro da lista, óbviamente.
    Alex Shelley pra X-Division, ou junto com o Chris Sabin novamente como os Moto City Machine Guns, pois a Tag Team Division da TNA, assim como a X, estão desfalcadas demais.
    Low Ki, também pra X.
    Evan Bourne, quando for despedido da WWE, pode bem voltar.
    London e Kendrick.
    Rhino, concordo plenamente, é muito UnderRated.
    American Wolves e Briscoe Brothers.

    Sei que alguns um dia vão voltar mas, gostava de todos estes no roster.

    Concordas com o momento da semana? Ou escolhias outro? qual?
    Nem sequer vi o tal atropelamento do “Pai Natal”.
    Tenho 2 bons momentos da semana, Segmento do Mr.Anderson com os Aces&Ëights e o Kazarian a imitar o AJ Styles, aquilo foi muito… LOL

    Que o S&M em 2013 venha com tudo e esteja cada vez melhor.
    Feliz Ano novo para ti e Boas Festas.

    • José Sousa - há 4 anos

      Olha eu disse ou não que ia ser surpreendente esta semana? eu avisei!

      Sim a maioria deles assentava que nem numa luva na TNA, e são todos muitos talentosos.

      Tivemos sempre grandes combates e grandes wrestlers e muitos são importantes na TNA e na WWE sem dúvida que são a grande escola do wrestling.

      • EnigmAA - há 4 anos

        Pois foi :D

        Te disse que sabia que tu não ia desiludir.

        E agora com o Road to Wrestlemania, vai ter espaço para a TNA no S&M também? :D To ancioso pelo Road to LockDown, espero o Regresso do Abyss e sinto que algo grande com os Aces&Eights deve acontecer neste PPV, espero não sair desiludido.

      • José Sousa - há 4 anos

        Sinceramente nem sei EnigmAA vai ser complicado mas pelo menos prometo que as Antevisões dos PPV´s da TNA vou tentar fazer.Sabes que agoa é a altura onde tens sempre sumo durante todas as semanas. Mas antevivsões dos PPV´s vou fazer prometo.Nem qe tenhaque fundir algumas feuds de midcard da WM num só artigo.

  10. Brownsea - há 4 anos

    Epa voces deixaram completamente maluco, nem me tinha lembrado ainda…o sell do ziggler em relaçao ao GOOOOOOOOOOOORE era brutal…adoro os sells do ziggler o homem parece que e baleado e fica todo torcido no chao e brutal…

  11. Pantallica - há 4 anos

    Excelente artigo!

    Apesar do estilo de wrestling de Adam Cole estar mais proximo da TNA , eu sempre achei que ele tem mais cara de WWE. E gostava mesmo muito que esta o contratasse e que ele ganhasse o NXT Championship.

    O Eddie Edwards e Davey Richards ficavam melhor na TNA, principalmente o Eddie. Acho que ele não conseguiria ter muito sucesso na WWE devido à sua baixa estrutura. Poderia vencer um titulo secundário ou tag team e nada mais. Acho que na TNA ele teria hipótese de chegar ao topo. Já o Richards é fenomenal. Ambos o são, mas acho que o Richards está um pouco mais à frente e acho que conseguiria dar nas vistas quer na WWE quer na TNA, apesar de apostar mais nesta ultima.

    Os Briscoe Brothers fazem imensa falta à divisão de Tag da TNA, que actualmente só tem 3 equipas com destaque (Chavo e Hernandez, Kaz e Daniels, Morgan e Ryan).

    Rhino, Corino e Homicide, Matt Hardy acho que não voltam a chegar ás “top leagues”.

    O Lethal quero que fique pelo menos durante um tempo na ROH e que consiga ganhar o titulo principal, algo que acredito que aconteça em 2013.

    Quanto Charlie Haas e Shelton Benjamim, e como tu disseste, este ultimo deverá regressar à WWE mas também não o vejo a chegar ao main event. O Haas acho que ficará nas Indys.

    Tommaso Ciampa, R. Strong e El Generico – Nao acompanhei grande coisa da carreira deles na ROH.

    Eu não consigo imaginar o Steen na WWE ou na TNA. Não faço ideia porquê. Mas espero que ele consiga chegar a uma das 2, pois, sem duvida tem potencial para ser main eventer de ambas.

    Não falaste dele, mas acho que o Michael Elguin ficava bem na WWE, passando 1º, claro, pelo NXT. Mas antes disso espero o ver ROH champion.

    Boas entradas para ti e para o resto do pessoal! :)

    • José Sousa - há 4 anos

      Gostei das tuas opiniões e concordo em parte contigo sinceramente eu imagino o Steen arriscar mas se for para o fazer terá que o fazer nos próximos 3 anos no máximo também te garanto que se não o fizer fica na ROH para sempre.

      Sim o Elguin é bom eu não podia falar de todos, mas admito que vejo talento nele.

      • Pantallica - há 4 anos

        Sem duvida que ele tem que arriscar, e é uma questão de tempo até que uma das empresas entre em contacto com ele. O que eu estou a dizer é que para mim vai ser esquesito quando ele for para uma das 2. É quase como ver o Cena na TNA ou o Styles na WWE. Ele é Pure ROH. Mas tambem o Punk era e lá esta ele no topo do mundo.

        Sim sim eu percebi! :)

  12. marcos corinthians - há 4 anos

    Os nomes dos lutadores da WWE que já lutaram na ROH
    Antonio Cesaro
    Brad Maddox
    Christian
    CM Punk
    Daniel Bryan
    Evan Bourne
    Hunico
    Seth Rollins
    Tyson Kidd

    • marcos corinthians - há 4 anos

      Ja na TNA o n é maior
      Abyss
      AJ Styles
      Alex Silva
      Austin Aries
      Chris Ssbin
      Christian York
      Christopher Daniels
      Crimson
      Douglas Williams
      Gunner
      Hernandez
      Jeff Hardy
      Joey Ryan
      Samoa Joe
      Kazarian
      Kenny King
      Sam Shaw
      Zena Ion

      • EnigmAA - há 4 anos

        Jeff Hardy?

        Fez apenas uma aparição miserável em 2003 onde o público da ROH o apupou ao extremo, também, com razão.

      • Pantallica - há 4 anos

        A ROH é uma indy, mas não é qualquer um que satisfaz o seu publico. xD Se o Cena um dia la aparecesse seria igual ao pior quando ele lutou contra o RVD no dia em que ECW voltou. É algo que revejo frequentemente. Ele a lançar a t-shirt para o publico e eles a mandarem-nA novamente para o ringue. :D

Comentar

Login com Facebook

Editar avatar »

Notificações por email:

Wrestling.PT © 2006-2016 / Política de Privacidade / Disclaimer / Sobre Nós / Contactos / RSS Feed / Desenvolvido por Luís Salvador