Existem 2 vagas na Equipa do Wrestling PT para publicar notícias. Contacta-nos!

Smoke and Mirrors #6 – Ignore The Ratings And Accept The Hate

Bom fim-de-semana e bem-vindos á sexta edição do Smoke and Mirrors, e como esta é a última edição do ano decidi abordar uma questão que poderá em parte definir o que será o futuro da WWE, a guerra Ratings contra o heel turn do John Cena, e as suas implicações numa aposta em novas geração de main-eventers, e criação de um refresh num estilo da WWE.

Começando por analisar a questão dos Ratings, nas últimas semanas tem surgido notícias sobre os dados dos Ratings dos show da WWE, nomeadamente das Raw que são ao vivo e estas tem verificado uma quebra de audiência televisiva. Na minha sincera opinião esta situação tem duas razões:

1. Uma primeira ligada á pouca credibilização dada aos campeões da nova geração por parte do público que vê as Raw em casa ou seja os campeões até são quem os fãs de wrestling queriam mesmo ver nesta altura, o grande problema é que não tem acompanhamento por arrasto por parte de quem vê pela televisão. Mas isso acontece em parte pelo factor Michael Cole que tem a sua personagem demasiado valorizada como heel ou seja ele faz tão bem o papel que abafa pessoas como o Bryan ou Ryder nos seus comentários e quem vê em casa não vê alguns deste novos talentos como de facto deviam ver ou seja como o futuro da empresa. E alguns deles caso do Bryan, o Ziggler, Rhodes, Barrett, Miz; McIntyre (um pouco esquecido infelizmente) fazem parte de uma geração de novos wrestlers capazes de nos dar bons main-eventers, mas própria empresa não tem conseguido passar isso no produto televisivo.

2. E isto leva-nos ao segundo factor que considero estar por detrás desta problemática, que foi um uso excessivo da lógica da Cenation. Sem qualquer mark ou hate considero que o Cena tem sido usado abusivamente como a cara da empresa, sendo que desde 2008 quando ganhou o Royal Rumble, ele não faltou a nenhum PPV, estando na maioria como campeão ou a lutar pelo título, e tudo isto tornou o produto televisivo demasiado dependente da sua imagem. O que leva a situações como as que temos visto de quando o Del Rio ganhou o título e perdeu por perda de audiências, e tenho medo que aconteça o mesmo ao Punk e ele o perca no Royal Rumble ou no máximo no Elimination Chamber. Levando o Cena o titulo para a Wrestlemania para o combate contra o The Rock, tornando-o mais prevísivel, e fazendo com o que vencedor do RR seja da Smackdown e desafie o campeão do Smackdown, ficando a escolha para mim entre Sheamus ou Barrett, caso o plano seja Cena WWE Champion.

Mas no meio deste abuso da Cenation para ter audiência a WWE orientou-se para uma situação na qual Cena passou de adorado a semi-odiado menos pelos putos e mulheres nas audiências,  e que para mim culminou na passada segunda-feira com o apelo do Kane ao Cena aceitar o Ódio e dessa forma fazer o seu heel turn. E isto leva-nos a nós espectadores a pensar o que é que ele fará na próxima semana, e a WWE sinceramente fica numa situação de escolha de caminho porque chegou claramente a um beco com duas escolhas.

A primeira que seria a mais óbvia e que com qualquer outro wrestler como o Orton, ou Punk, não teriam tantas dúvidas seria fazer o Heel turn, ou através de uma promo onde aceitava o ódio do público e revoltava-se e insultava o público. Isso deveria ser feito pelo Cena já nesta segunda-feira. Mas a questão que se põem é será que a WWE irá fazer isso, sinceramente adorava, mas tenho dúvidas. Mas isso cria outro problema é que um não heel turn do Cena após esta promo do Kane só vai piorar a visão do público do próprio Cena. Eu sei que o Cena virar heel significaria uma viragem de Era de perspectiva na WWE e seria uma mudança quase radical, porque mostrava que qualquer um está sujeito a mudar, não existiriam super-heróis, mesmo que isso implicasse uma perda de audiência nas primeiras semanas, estou convencido que posteriormente estas seriam recuperadas porque o Face que travasse o Cena heel seria muito mais valorizado e esta nova geração começaria a ser olhada de outra forma.

Mas sinceramente eu acho que a opção da WWE será uma segunda, que será colocar o Kane como se fosse um Darth Vader a puxar o Cena para o lado Negro e o  Cena que nem Luke Skywalker a resistir até ao combate final que será no Wrestlemania contra The Rock. Sendo que no decorrer desse percurso ele teria muitas tentações, mas tentará sempre mostrar que está do lado do Universo WWE, tentar no final do combate com o The Rock, voltar a conquistar toda a simpatia que tem perdido dos fãs. Ou no máximo fazendo o turn ai, mas mesmo assim ainda me custa a acreditar.

Assim os meus desejos para 2012 é que comece com um heel  turn do Cena, porque apesar das possíveis impactos em audiência inicialmente acho que seria o melhor para WWE em termos de reformulação de produto e aposta na nova geração.

Boas entradas em 2012, até para semana no local e dia do costume, e por favor deixo um pedido:

Accept the Hate Cena and join the dark side of the force!

Sobre o Autor

- Escritor do artigo “Smoke and Mirrors”.

20 Comentários

  1. Frederico_WWE - há 5 anos

    Oh pah óptimo artigo diga – se desde ja!
    Os ratings nas próximas semanas a partir da próxima segunda feira penso que vão aumentar, vejo muitos comentários de pessoas de diversos países a dizerem que mal podem esperar pela segunda feira e até contam as horas o que é bom sinal xD
    Michael Cole vai ter que desempenhar um papel diferente o homem bota abaixo os campeões e alguns futuros da empresa e valorizar o trabalho de Bryan ou Ryder era melhor e há que passar a mensagem as pessoas que ha futuro ali.
    Em relação ao heel turn de Cena disseste uma coisa totalmente correcta dado que revejo me quando dizes que o ódio por Cena vai piorar ainda mais se ele não faz o heel turn.
    Adorava também mas tenho muitas dúvidas além de que seria muita emoção para uma Raw xD
    Mas era uma Raw ideal para fazer isso dado que estamos a iniciar o ano e era começar em grande!
    Ao inicio acredito que as audiências baixassem mas depois subiam porque as pessoas afinal de contas há muito que querem um Cena diferente dado que este está gasto (menos para bebezinhos e mulheres) e quem parasse o heel Cena também concordo que saia muito valorizado mesmo!
    Fazer de Kane uma passagem para Cena ir lançado para a Wrestlemania era triste quando Kane voltou mascarado e precisa de se afirmar (já agora aquela promo de Kane foi das melhores de 2011) por favor não façam isto a Kane ele não merece ser maltratado é dos melhores que lá está e é um orgulho vê lo e ouvi lo.
    Se Kane é usado para Cena ir lançado para o combate com The Rock e não serviu para a wwe mudar Cena para que este deixe de ser um super herói (entenda se) I QUIT WWE!

    • José Sousa - há 5 anos

      Eu não desistiria, mas que acharia uma péssima escolha acho, o público já não adora o Cena, não quer dizer que um dia ele não possa voltar a ser face. Só que nesta altura ele não o fazer é parvo por parte dos bookers e argumentistas e mesmo ele deveria-o sugerir já que aparentemente tem poder de influência. Sim não acho que o heel turn aconteça segunda acho que tem que acontecer até ao Wrestlemania, porque como disse no artigo as pessoas estão cansadas de ver o Cena numa redoma de vidro intocável, e isso não pode continuar por muito mais tempo, porque parte dos problemas das audiências deve-se ao produto ser durante muito tempo Cenation e isso tem que mudar para que a WWE possa fazer storylines em main-event com outros e eles serem aceites.

  2. 35antonio - há 5 anos

    Gostei de tudo o que tu disseste mas para mim, se Cena não se tornar Heel mais valia não terem começado a rivalidade entre ele e Kane visto que se tal acontecer só vai descredibilizar o Kane e também os fãs que viam a Raw para ve-lo simplesmente perdem o interesse

    • José Sousa - há 5 anos

      Sim como eu disse ele tem que aceitar o ódio provocar o público nas promos dele, se não for nesta segunda que seja em breve, mas que o faça, esta ideia do menino perfeito que ultrapassa tudo o que lhe dizem sem passar a acção é cansativa até o Orton como face responde mais que ele. O Cena tem que uma personagem mais reactiva e nesta altura só se for heel. E não tenho dúvidas que em um ano ele já seria reconhecido como um bom heel, e os verdadeiros fãs já o aceitariam mais.

  3. “Accept the Hate Cena and join the dark side of the force!”

    É excelente frase e penso que Kane disse aquilo que muita gente quer que John Cena sofra o heel turn, isto é daquelas coisas que quero ver algum tempo e depois da promo de Kane na última Raw e ter visto a cara de Cena pensem que isso estaria perto mas pouco depois saiu a noticia dos grandes problemas de ratings e isso vai estragar o que Kane fez e vai dar tudo numa simples feud e o que tenho mais receio é que CM Punk seja prejudicado por tudo isto por ele não merece, eu gostava de ve-lo campeão pelo menos até á Wrestlemania.

    E acho que o público não querer evoluir, não quer ver caras novas no topo da empresa. Só querem Undertakers, Triple Hs, Randy Ortons, etc depois metem novas caras que são excelentes para os objectivos da empresa, ou seja, são a nova geração da empresa e o público simplesmente não liga nenhuma. O público tem que perceber que tudo tem que evoluir, nada pode ficar preso no passado, a evolução é o caminho certo para tudo na vida. E o problema disto tudo é que a WWE só se interessa pelos ratings e ás custas do público que não sabe o que é bom os novos talentos é que se prejudicam. Enfim.

    • José Sousa - há 5 anos

      Concordo contigo, mas a mentalidades podem ser mudadas basta eles quererem. A WWE tem que lembrar que todos os que ele têm como referências já foram um dia aquilo que o Ziggler, o Rhodes, o Ryder são para eles,wrestlers de mid-card que não eram a cara da empresa. Não tem que ter medo de apostar neles, para muitos não se lembram o Orton já foi um midcard é verdade que se afirmou rápido mas já foi um potencial talento antes de ser o que é agora. Tem que existir isto uma revitalização do main-event, porque algumas das novas caras são capazes de o ser e tu e eu, muitos fãs sabem disso, mas infelizmente o produto televisivo não passa isso.

      • Eu percebo mas se também sempre que a WWE apostar nos jovens e sempre que os ratings forem baixos voltar a meter tudo como antes nunca mais passaram nada decente e não vão evoluir.

    • Joao Marcos - há 5 anos

      “Accept the Hate Cena and join the dark side of the force!”

      John Cena vai ser o Anakin da WWE LOOOOL.

      Se ele virar Heel, vai sair daqui uma boa história

  4. Frederico_WWE - há 5 anos

    E o público tem que perceber que Triple H, Undertaker, Randy Orton têm um estatuto que foi ganho ao longo dos anos ou seja eles não tinham o estatuto que têm hoje em dia quando se foram iniciando na WCW, WWF e WWE.
    Os de hoje em dia daqui a uns anos espero que adquirem um estatuto muito bom tambem.
    Agora muitos destes grandes lutadores que as pessoas só querem elevaram se com grandes feuds, comabates brutais e grandes adversários e a wwe tem que “tentar” fazer o mesmo a estes.
    E para mim os combates brutais ficam na memória não sou sádico mas ha lutas que fazem crescer aos olhos do público os wrestlers!

  5. Mario Magalhaes - há 5 anos

    Muito bom artigo, também concordo contigo, Cena tem que realizar o Heel Turn. Mas penso que no momento em que ele for realizar, ele será interrompido pelo retorno do lutador misterioso.

  6. Frederico_WWE - há 5 anos

    Mario Magalhães vou continuar a tua previsão se não te importas xD
    Cena é interrompido pelo lttador misterioso que acaba por ser Undertaker e este junta se a Kane e dão cabo do canastro a Cena xD

  7. Flavio Bruniera - há 5 anos

    Foste muito feliz na comparação da história de Cena com a possível history line que estão a colocar pra ele. Essa história de ir para o lado negro da força realmente traduziu bem sua visão.

    Creio que esta será a história a partir de 2012 até a WM mesmo: a de lutar contra o “assédio” do ódio, proposto por Kane. Um heel turn de Cena é menos lucrativo que um “superface” Cena.
    Do jeito que está, eles conseguirão sempre vender a marca Cenation, e com os bônus das vendas de Cena Sucks!

    • José Sousa - há 5 anos

      Sim eu sinceramente que vamos ter este assédio pelo lado negro durante muito tempo pelo menos na Wrestlemania infelizmente o heel turn não será tão rápido quanto seria desejável. Gostaria de estar enganado mas a acontecer o heel turn, este acontece no The Rock na Wrestlemania após ver uma personagem que aparece só quando quer a ter mais impacto que ele.

  8. CM PauloFranco - há 5 anos

    um sinal que eles querem fazer o turn, é as t-shirts da Cena Sucks, porque assim, os “bebes e meninas” irao comprar isso quando ele ficar “mauzinho” e assim tudo fica contente, menos os putos…

  9. Frederico_WWE - há 5 anos

    Meus amigos a esperança é a ultima coisa a morrer xD
    Esta Segunda podemos ter uma Raw fantástica e pra isso o heel turn de Cena ajudava muito

  10. SpikeTaz - há 5 anos

    Grande Texto, continua!

  11. Flavio Bruniera - há 5 anos

    Feliz 2012, amigos!

  12. Malamadre16 - há 5 anos

    Bom artigo e para mim o melhor para John Cena era virar heel e concordo com o que foi dito que Kane lançou tudo muito bem para isso acontecer e espero que aconteça, nem que seja so na Wrestlemania ja me dou contente por ser heel.Quanto as audiencias acho isto muito injusto, na raw seguinte ao TLC onde a nova geraçaão esteve no mainevent foi excelente e nao percebo as baixas audiencias e estes novos talentos serao prejudicados e depois sera mais do mesmo John Cena 11x WWE Champion e o pior é ir campeão para a wrestlemania. Tenho esperanças que ninguem seja prejudicado com isto e com certeza a raw de amanha vai ajudar muito a começar o novo ano em grande.

  13. Master of Chaos - há 5 anos

    Gostei do artigo, bem completo, esta Cenation estarreceu pessoas de todo o mundo, depois de eras como Undertaker, Steve Austin, HBK, Kane, todos estes que foram as lendas que marcaram a WWE, a Cenation está muito grande, e uma pouca audiência para astros como Ziggler e Ryder.

  14. Vinicius - há 5 anos

    Eu creio que com um turn do Cena, tudo vai poder melhorar, pois dependendo de quem for o lutador misterioso que possa ajudar Cena nessa nova escolha dele o que pode render bons frutos a WWE pois a Cenation ja esta muito gasta e um turn fica ate melhor tanto pra WWE quanto para o proprio Cena.

Comentar

Login com Facebook

Editar avatar »

Notificações por email:

Wrestling.PT © 2006-2016 / Política de Privacidade / Disclaimer / Sobre Nós / Contactos / RSS Feed / Desenvolvido por Luís Salvador