Smoke and Mirrors #68 – The Grandest Stage Of Them All

 31 de Março de 1985, Madison Square Garden, Nova Iorque

Foi a 31 de Março de 1985, que começou a revolução no wrestling enquanto modalidade e enquanto produto comercial de entretinimento, pois essa é a data da primeira Wrestlemania. E concordemos ou não é a partir dessa data que o Wrestling começa o seu verdadeiro crescimento em termos de público e da qualidade no seu produto. Por isso é que mesmo que Bruno Sanmartino tenha tido importância na WWF ela nunca será tão grande quanto o papel de Hulk Hogan no crescimento mediático do produto do Wrestling da WWF.

Existe uma WWF pré-Hulk  que tinha shows no Madison e alguns outros pavilhões mas a verdade é que não tinha o alcance mediático do wrestling actual, nem sequer tínhamos uma organização tão forte e com produtos semanais e mensais televisionados de Wrestling. A WWF com Hulk e pós Hulk é totalmente diferente porque o mediatismo e a qualidade do produto da WWF aumentou proporcionalmente com o crescimento da popularidade do Wrestling. Por isso é que por mais que não gostemos do estilo dele, é verdade que ele é o lutador mais importante da história da WWF/E, e sem ele o produto nunca tinha evoluído da forma como cresceu. Ele é a figura dessa era do Wrestling e a prova da sua importância está patente na quantidade de main-events de Wrestlemanias em que esteve presente.

Assim e apesar de ainda não o ter referido, esta semana o tema do Smoke and Mirrors é a Wrestlemania. Por isso esta semana vamos fazer uma viagem na máquina do tempo, e irei fazer um resumo e análise das anteriores 28 Wrestlemanias, apresentando uma síntese da qualidade do evento e dos principais combates de cada Wrestlemania, pelo menos na minha opinião. E se as Wrestlemanias a partir de 2004 assisti como fã e tempo real, as anteriores assiti por necessidade de aprender sobre Wrestling, até porque seria difícil assistir como fã desda da primeira edição. Desse modo, apertem os cintos e deixem-se guiar por mim nesta viagem pela história do maior evento do Pro-Wrestling.

A primeira paragem é como já referi no dia 31 de Março de 1985, e estamos na Wrestlemania I, que teve como palco o mítico Madison Square Garden. Quanto ao evento propriamente dito destaco os combates entre Junkyard Dog e Greg Valentine( acompanhado por Jimmy Hart) pelo título Intercontinental, o combate pelo titulo de Tag Team entre a equipa de Iron Sheik e Nikolai Volkoff e os U.S Express de Barry Windham e Mike Rotundo. Destaco ainda o combate por 15000 dolares entre Andre The Giant e Big John Studd, e ainda o combate de David Sanmartino( com Bruno Sanmartino como manager) contra Brutus Breefcake. Além destes quatro combates tivemos ainda mais cinco combates onde se destaca o main-event onde tivemos um Tag Team entra a tag de Mr.T e Hulk Hogan com Jimmy Snuka como manager contra a equipa de Roddy Pipper e Paul Odernoff com Bob Orton como manager, num combate de boa qualidade mas onde o resultado era previsível até porque tínhamos uma equipa face muito carismática e popular. Aliás quem vê esta Wrestlemania percebe a necessidade de utilizar celebridades como Mr.T ou Bonnie Tyler para cativar a audiência e criar impacto mediático que permite-se repetir o evento no ano seguinte. Por essa razão esta Wrestlemania é marcante por ser a primeira mas não é das que considero que tenha tido maior qualidade, no entanto os meus combates preferidos são os do título de Tag Team e Intercontinental, e o main-event porque são bons combates de wrestling e permitem observar o nível do wrestling em 1985.

Um ano depois na Wrestlemania II, a WWF decide diversificar o produto e temos a Wrestlemania dividida em três cidades: Nova Iorque, Los Angeles e Rosemont, tendo cada uma das cidade quatro combates do evento.  Na parte de Nova Iorque destaco o bom combate pelo título Intercontinental onde Randy Savage defendeu o título contra George “The Animal” Steel, e como não podia deixar de ser no main-event deste palco tivemos a vitória de Mr.T perante Roddy Piper num combate de boxe. Em Rosemont o destaque na minha opinião foi para a Battle Royal de 20 homens vencida por Andre The Giant que eliminou em último lugar Bret Hart, e ainda o fantástico Tag Team title match onde os British Bulldgs venceram a The Dream Team de Greg Valentine e Brutus Breefcake. Por fim em LA destaco o combate de Tag entre a equipa de Terry e Hoss Funk e a equipa de Junkyard Dog e Tito Santana, e como é óbvio o Main-Event onde Hulk Hogan novamente venceu desta feita o seu oponente foi King Kong Bundy num Steel Cage pelo título da WWF.

Mas sintetizando a ideia dos três palcos foi inovadora mas não resultou na perfeição em termos de show, é claro que a Wrestlemania ganhou mais público e com isso a popularidade da WWF e de wrestlers como Jake Roberts, Jimmy Snuka, Andre the Giant, Randy Savage, Terry Funk crescia. Aliás estes seriam os símbolos desta era juntamente com a estrela maior da primeira fase da Wrestlemania Hulk Hogan, no entanto podem ver que o recurso a vedetas fora do Wrestling continuava na Wrestlemania II, mas a verdade é que o objectivo com a presença de Mr.T tinha sido conseguido, uma vez que a popularidade da empresa tinha novamente aumentado.

Em 1987 a Wrestlemania III ocorreu no Michigan e teve 12 combates, e apesar da quantidade de combates só consigo destacar como combates qualidade 4 combates neste evento. Sendo que destaco o fantástico combate e vitória de Ricky Steamboat face a Randy Savage, o Tag Team onde oss Hart Foundation e Danny Davis defrontaram e venceram os British Bulldogs e Tito Santana, o combate onde o Honky Tonk Man bateu Jake Roberts. E por fim o duelo de titãs pelo título da WWF entre Andre the Giant e Hulk Hogan numa das feuds do ano e onde novamente e pelo terceiro ano consecutivo Hulk Hogan saía como vencedor de um combate na Wrestlemania. Por isso mesmo esta Wrestlemania é mesmo mais um marco não de um conjunto de excelentes combates, mas do crescimento da popularidade da WWF, e nesta altura a Era da Hulkmania parecia não ter fim á vista nos anos seguintes.

No entanto,e apesar de tudo, o ano seguinte fica marcado por uma pequena pausa nessa Hulkmania, uma vez que a Wrestlemania que ocorreu em Atlantic City ficou marcada por ser o palco de um mega torneio pelo título da WWF que nessa altura se encontrava de vago. Sendo o main-event da Wrestlemania IV a final desse torneio, onde tivemos Ted Di Biase e Randy Savage como finalistas. Mas apesar de não estar como finalista Hulk Hogan teve no main-event ao apoiar o seu parceiro dos Mega-Powers Randy Savage. E esse apoio foi fundamental para que Randy Savage vencesse Ted di Biase e saísse da Wrestlemania IV como campeão, e assim a Hulkmania tinha uma mini-pausa( apesar de quase nem se notar essa pausa). No entanto aconselho-vos a ver o torneio todo porque todo ele teve bons combates e a Wrestlemania IV na minha opinião consegue ser melhor que as anteriores edições.

Em 1989, a Wrestlemania V foi novamente em Atlantic City, num evento onde tivemos 14 combates, um número de combate impossível nos dias que correm numa Wrestlemania, e apesar de nem todos terem tido uma grande duração, a grande maioria deles foi de boa qualidade. Além do main-event destaco o combate entre as Twin Towers e os The Rockers, Brutus Breefcake que defrontou e derrotou Ted Di Biase, Mr.Perfect contra o The Blue Blazer, Rick Rude que venceu o Ultimate Warrior pelo título Intercontinental, os Demolition que venceram os Powers of Pain pelo titulo de Tag Team, os Hart Foundation contra Honky Tonk Man e Greg Valentine, e os Brain Busters( Arn Anderson e Tully Blanchard) contra os Strike Force(Rick Martel e Tito Santana).  Por fim o main-event opôs os ex-parceiros dos Mega Powers, Hulk Hogan ao campeão da WWF na altura Randy Savage, num combate muito esperado porque estávamos perante uma das feuds mais mediáticas desse ano. E foi essa intensidade da feud que esteve presente durante o combate que foi de boa qualidade, e que acabou como os anteriores main-events onde Hulk Hogan lutou, ou seja com uma vitória e mais um reinado de Hulkmania começava naquela noite, numa Wrestlemania de boa qualidade e com combates interessantes.

A Wrestlemania VI em 1990 foi a primeira no Canada, e teve novamente catorze combates, no entanto não destaco tantos combates nesta Wrestlemania quanto na anterior edição. Assim na minha opinião os destaques desta edição vão para os combates entre Brutus Breefcake e Mr.Perfect,  os Demolition contra os Colossal Connection( Andre the Giant e Haku), Os Hart Foundation contra The Bolsheiviks, os The Rockers contra os Orient Express e ainda Ted DiBiase contra o Jake Roberts pelo título de Million Dollar. Por fim o main-event foi um combate onde o Ultimate Warrior venceu o Hulk Hogan pelo título da WWF, que desse modo juntou este título ao título Intercontinental. Ficando desse modo a Wrestlemania VI pelo facto de ser a primeira onde Hulk Hogan perdeu numa Wrestlemania cedendo o protagonismo durante algum tempo a Ultimate Warrior.

Um ano depois a Wrestlemania 7 foi especial por diversos motivos, porque em Los Angeles tivemos reformas e sobretudo o início de uma epopeia.  Os destaques desta Wrestlemania foram os combates dos Rockers contra o Haku e o Barbarian, Nasty Brothers contra os Hart Foundation pelo título de Tag Team, o combate entre o British Bulldog e o Warlord, Jake Roberts contra o Rick Martel, e ainda os combates entre Big Boss Man e Mr.Perfect pelo título Intercontinental, o combate entre Virgil e Ted DiBiase, o combate de estreia do Undertaker com Jimmy Snuka, e o combate de retirada Ultimate Warrior contra o Randy Savage. Além destes combates a Wrestlemania 7 culminou com o combate entre Hulk Hogan e Sgt.Slaughter pelo título da WWF e onde num combate interessante Hulk Hogan venceu e dessa forma a Hulkmania voltava á Wrestlemania, e o Hulk voltava a ser campeão da WWF.

A Wrestlemania VIII em Indiana fica marcada pela redução do número de combates que passa dos quatorze combates para os nove combates. Nesta Wrestlemania destaco o combate entre HBK e o El Matador, Bret Hart e Roddy Piper pelo título Intercontinental, o Undertaker contra o Jake Roberts, e Randy Savage contra Ric Flair pelo título da WWF onde o Randy reconquistou o título. Por fim o main-event foi novamente dedicado a Hulk Hogan que voltava novamente a vencer numa Wrestlemania desta feita contra Sid Justice, e dessa forma a Era da Hulkmania na Wrestlemania continuava e cada vez mais o impacto de Hogan no crescimento da popularidade do produto WWF era cada vez maior. Mas devo referir que se isto acontecesse agora muitos achariam o produto enfadonho uma vez que apesar dos diversos talentos de main-event a WWF dava toda a atenção mediática a Hulk Hogan.

Na Wrestlemania IX, a WWF instalou-se em Las Vegas e o evento foi uma verdadeira Roleta Russa. Nesse evento destaco o combate entre Tatanka e Shawn Michaels pelo título Intercontinental, o combate do Undertaker com o Giant Gonzaléz, o combate pelo título de Tag Team onde os Mega-Maniacs perderam por DQ contra os Money Inc, e o combate entre Lex Luger e Mr.Perfect. Por fim o main-event onde Yokozuna venceu o título da WWF a Bret Hart, num combate interessante mas que teve um final lamentável uma vez que Yokozuna perdeu o título logo de seguida para Hulk Hogan em apenas 22 segundos, numa das páginas mais negras de um main-event em Wrestlemania.

Um ano depois e no Madison Square Garden Yokozuna voltava á Wrestlemania como campeão da WWF e iria defender o título no evento por duas vezes nesse evento. A primeira defesa foi a meio do event e foi contra Lex Luger com Mr.Perfect como Árbitro Especial, sendo que Yokozuna defendeu o título por DQ. Mas além deste combate destaco os fantásticos combates de ladder Match pelo título Intercontinental entre Razor Ramon e HBK, e ainda o combate entre Owen Hart e Bret Hart. Por fim o main-event foi uma vez mais entre Yokozuna e Hulk Hogan e num combate que novamente não foi nada de especial, Hulk Hogan voltou a conquistar o título da WWF na Wrestlemania e a história voltava-se a repetir um ano depois, mas esse seria um dos últimos capítulos da Hulkmania na Wrestlemania.

A Wrestlemania XI fica marcada pelo facto de ter tido melhores combates durante o evento do que o próprio main-event que na minha opinião foi de fraca qualidade, ainda pior que alguns que tivemos nos últimos anos. Os destaques foram para um mediano Undertaker contra King Kong Bundy, e depois um bom combate pelo título da WWF entre Diesel( acompanhado por Pamela Anderson) e Shawn Michaels, e os combates pelo título Intercontinental entre o campeão Razor Ramon e Jeff Jarrett, o combate pelo título de Tag Team entre Owen Hart e Yokozuna e os  Smoking Gunns, e por fim o meu combate preferido desta Mania que opôs Bob Backlund a Bret Hart. O main-event foi entregue a um combate mediano entre o Futebolista da NFL Lawrence Taylor e Bam Bam Bigelow que venceu o combate, mas o main-event tinha sido entregue a uma celebridade quando o combate pelo título da WWF merecia esse destaque.

Mas um ano depois em Anaheim a WWE compensava e dava um dos melhores main-events de sempre da história de uma Wrestlemania. E numa Wrestlemania com 6 bons combates como Stone Cold contra Savio Veja, Ultimate Warrior contra o Hunter Hearst, Roddy Piper contra o Goldust, e Undertaker contra o Diesel, o destaque esteve no main-event e no fantástico Iron Man de um hora entre HBK e Bret Hart pelo título da WWF. Esse combate é dos meus preferidos de uma Wrestlemania, e culminou uma feud fantástica, e é sem dúvida alguma um hino ao wrestling técnico, e quem gosta de um excelente combate nesse ponto de vista tem ver este combate pelo menos uma vez na vida, porque é inesquecível. E por isso a Wrestlemania XII marca uma viragem porque depois de três Wrestlemania mais fracas esta é sem dúvida das mais consistentes em termos da qualidade dos combates.

Um ano depois a Wrestlemania XIII mantêm a qualidade da edição anterior com vários combates de boa qualidade. Entre os quais destaco o combate entre Rocky Mavia e The Sultan pelo título Intercontinental, mas igualmente o combate Hunter Hearst Helmsley e Goldust, o submission entre Bret Hart e Stone Cold, e ainda o combate pelo título de Tag Team entre British Bulldog e Owen Hart contra Vader e Mankind. Por fim o main-event apresentou um combate de boa qualidade entre Undertaker e Sycho Sid onde pela primeira vez o Deadman tem um main-event de Wrestlemania e logo para conquistar um título da WWF.

Em 1998 a Wrestlemania XIV, proporciou-nos novamente um bom evento e com vários combates a destacarem-se quer pelas storylines como pela qualidade dos combates. Mas os meus destaques vão claramente para o combate entre Triple H e Owen Hart, o combate pelo título Intercontinental entre The Rock e Ken Shamrock, o Tag Team entre Cactus Jack e Chainsaw Charlie contra os New Age Outlaws, e o fantástico primeiro embate entre Kane e Undertaker numa Wrestlemania. Mas o main-event estava guardado para um fantástico combate pelo título da WWF onde Stone Cold bateu Shawn Michaels num combate com Mike Tyson como Special Enforcer e que é mais um dos main-events mais épicos da história da Wrestlemania.

Mas a Wrestlemania XV em 1999 fica marcada pela estreia de vários wrestlers que vinham da WCW. Assim os destaques desta edição vão todos para o combate entre Mankind e “The Big Show” Paul Wright, o combate pelo título de Hardcore entre Hardcore Holly e Billy Gunn, o combate entre Kane e Triple H, o four corners Elimination pelo título Intercontinental entre Road Dogg, Ken Shamrock, Goldust e Val Venis, e ainda o Hell in The Cell entre Undertaker e Big Boss Man. Mas o main-event e melhor combate da noite estava guardado para o primeiro embate em Wrestlemania entre Stone Cold e The Rock numa luta pelo título da WWF entre dois dos principais símbolos da Attitude Era. E num excelente combate Stone Cold venceu este primeiro embate e saiu da Wrestlemania XV como campeão da WWF retirando o título ao The Rock.

A décima sexta edição da Wrestlemania, a Wrestlemania 2000 acontece no apogeu da Attitude Era e volta novamente a ser uma edição inesquecível cheia de combates fantásticos, mesmo sendo uma das edições onde o Undertaker não esteve presente. Nesta Wrestlemania o destaco três combates que marcaram o evento, e para muitos estão entre os melhores combates da história da Wrestlemania: os dois primeiros foram o 2 falls Triple Threat pelo título Intercontinental onde Chris Jericho faz a segunda fall a Kurt Angle que tinha já tinha sofrido a primeira de Chris Benoit, e ainda o mítico e fantástico Ladder Match pelo título de Tags entre Edge e Christian, os Dudleyz Brothers e os Hardyz Brothers. E por fim tivemos um excelente main-event em termos de qualidade de combate e storyline, e onde o título da WWF foi defendido por Triple H num Fatal Four Way Elimination contra The Rock, Big Show e Mick Foley, sendo de referir que cada um dos quatro teve um membro diferente do clã McMahon do seu lado durante o combate.

Em 2001 a Wrestlemania X17 dá-se em Houston no Texas, e na minha opinião é a melhor edição de sempre em termos de qualidade dos combates, uma vez que temos vários destaques a apontar nesta edição. Começo por destacar os combates entre Chris Jericho e William Regal pelo título Intercontinental, o combate pelo título Europeu entre Test e Eddie Guerrero, o combate pelo título Hardcore entre Raven, Big Show e Kane, o combate entre Kurt Angle e Chris Benoit, e o combate Street fight entre Shane e Vince McMahon. No entanto existiram três combates que são simplesmente fantásticos nesta Wrestlemania e este foram: o combate entre Undertaker e Triple H, o combate TLC pelo titulo de Tag Team entre Hardyz, Edge e Christian e Dudleys, e o main-event pelo título da WWF entre The Rock e Stone Cold que se encontravam pela segunda vez numa Wrestlemania. Sendo que uma vez mais tivemos um fantástico combate onde novamente Stone Cold Steve Austin saiu por cima de The Rock saindo de Houston como novo campeão da WWF.

Um ano depois na Wrestlemania XVIII voltávamos a ter o grande evento da WWE em Toronto e o resultado foi novamente uma boa Wrestlemania, que na minha opinião é de boa qualidade no entanto não supera as duas anteriores edições. Neste ano destaco o combate pelo título Europeu entre Christian e Diamond Dallas Page, o combate pelo título Intercontinental entre RVD e William Regal, o combate entre Booker T e Edge, o combate entre Kane e Kurt Angle( que é particularmente o meu favorito), o combate entre Taker e Ric Flair, o Four Corners Elimination pelo título de Tag, e Stone Cold contra Scott Hall. Os outros dois destaques desta edição foram para o embate entre The Rock e Hollywood Hulk Hogan e para o main-event onde tivemos o melhor combate da noite onde Triple H venceu Chris Jericho pelo título da WWF num combate simplesmente brutal do ponto de vista da intensidade e da qualidade técnica do embate.

Mas um ano depois o nível volta novamente a elevar-se e temos uma Wrestlemania simplesmente fantásticas com pelo 5 combates de grande nível e todos eles poderiam ser perfeitamente o main-event do evento. Assim os destaques da Wrestlemania XIX vai praticamente para todo o card que teve Matt Hardy contra Rey Mysterio pelo título de Cruserweight, Undertaker contra A-Train e Big Show, Triple Treath Tag entre Shelton e Haas, os Latinos de Eddie e Chavo Guerrero e equipa de Chris Benoit e Rhino, e Hulk Hogan contra Vince McMahon. Mas os quatro grandes combates desta Wrestlemania são o combate entre Triple H e Booker T pelo título Mundial, o embate final em Wrestlemania entre Rock e Stone Cold (onde o Rock finalmente venceu o Stone Cold em Wrestlemania), mas também um dos meus combates preferidos em Wrestlemania, o embate entre Chris Jericho e HBK. O main-event foi igualmente um combate fantástico do ponto vista técnico e da intensidade do combate, onde Brock Lesnar venceu Kurt Angle pelo título da WWE, isto após ter vencido o Royal Rumble para garantir este combate.

A Wrestlemania XX em Nova Iorque volta a presentear-nos vários combates de excelente qualidade. Entre os quais destaco os dois Fatal Four Ways pelos dois títulos de Tag Team, o combate entre os Evolution e os Rock N´Sock Connection, a estreia de John Cena numa Wrestlemania contra Big Show pelo título dos USA, o open Challenge pelo título de Cruserweight, e ainda os combates entre Christian e Chris Benoit e Golberg e Brock Lesnar. Mas os destaques desta edição vão para o fantásticos três main-events onde Undertaker venceu novamente o Kane, e ainda o combate pelo título da WWE entre Kurt Angle e Eddie Guerrero, e o Triple Threat pelo título Mundial entre Chris Benoit e Triple H e HBK, sendo que qualquer um dos três combates são de excelente qualidade e fazem desta Wrestlemania novamente o melhor PPV desse ano na WWE, e especial para mim porque foi a minha primeira Wrestlemania que vi em directo.

E um ano depois a Wrestlemania XXI volta novamente um evento de excelente qualidade com combates de elevada qualidade. Neste ano destaco o primeiro Money in The Bank vencido por Edge, o combate entre Eddie Guerrero e Rey Mysterio, Undertaker contra Randy Orton, e um fantástico combate entre Kurt Angle e Shawn Michaels. Por fim os main-events foram a defesa do título da WWE de John Cena contra JBL e o fim da rivalidade dos ex-Evolution Batista e Triple H que lutaram pelo título Mundial num combate fisicamente intenso e onde Batista conquistou o titulo após ter vencido o Royal Rumble. 

A Wrestlemania XXII em Rosemont fica marcado pelo início de uma nova era nos main-event de uma Wrestlemania, porque é o início da Cenation como main-event do maior PPV da WWE.  Sendo que na minha opinião os grandes destaques foram para a vitória do RVD no combate de Money in The Bank, para o combate pelo título dos Estados Unidos entre Chris Benoit e JBL, o combate Hardcore entre Edge e Mick Foley,e o combate entre o Undertaker e Mark Henry e HBK contra Vince McMahon. Mas os melhores combates da noite foram para o fantástico combate pelo título Mundial entre Rey Mysterio, Kurt Angle e Randy Orton e para a vitória de John Cena através do STFU a Triple H no main-event, para conseguir defender o título da WWE num bom combate onde John Cena consolidava-se como main-eventers na WWE.

Mas a Wrestlemania XIII, não foi em nada inferior á edição anterior, e em Detroit tivemos oito combates onde
tivemos alguns bons combates. Onde nesta Wrestlemania destaco o combate entre a escolha de Vince Umaga e a de Donald Trump Bobby Lashley, mas igualmente um bom combate pelo título dos Estados Unidos entre MVP e Chris Benoit, o Money in the Bank ganho por Mr.Kennedy, o combate de Tag entre os ECW Originals e os New Breed, e o combate entre Undertaker e Batista pelo título Mundial. Mas o grande destaque foi para o main-event entre Shawn Michaels e John Cena onde Cena venceu um ano depois outro membro dos DX num excelente combate com uma rematch no dia seguinte ainda melhor. Foi um bom main-event de qualidade numa altura onde John Cena se afirmava no main-event e tinha a sua melhor fase na WWE com um grande reinado, bons combates e excelentes feuds.

Em 2008 temos a Wrestlemania 24 que é mais uma das excelentes Wrestlemania, com combates que irão ficar para sempre na história do evento.  Alguns dos destaques da noite foram novamente para o Money in the Bank que teve CM Punk como vencedor, o combate entre Batista e Umaga, e combate entre Floyd Mayweather e Big Show. Mas os melhores combates da noite e main-events foram o combate entre Shawn Michaels e Ric Flair( que foi o combate de despedida da carreira de Flair naWWE), e ainda o bom combate pelo título da WWE entre Randy Orton, Triple H e John Cena onde Orton venceu o combate defendendo o seu título da WWE. Por fim destaco o main-event que foi um excelente combate de uma das minhas feuds preferidas de sempre, ou seja o combate entre Edge e Undertaker pelo título Mundial que foi um dos mais fantásticos embate pela streak do Deadman.

Na Wrestlemania 25 tivemos três combates que salvaram um evento que na grande maioria dos combates foi um flop, nomeadamente o combate entre os Hardys e o combate entre Rey Mysterio e JBL. Mas para compensar tivemos bons combates pelos títulos principais mas com más decisões, uma vez que a vitória de John Cena contra Big Show e Edge surgiu só para aumentar o seu curriculum e pouco acrescentou á feud que Show e Edge tinham na altura, e depois perante a lógica da feud Randy Orton devia ter vencido Triple H na Wrestlemania, e a decisão contrária na minha opinião mancha um bom combate. Mas perante estas más decisões e os flops só salvam-se o Money in the Bank onde novamente CM Punk voltou a vencer, o combate de Chris Jericho contra as lendas, e o hino ao Wrestling entre Shawn Michaels e Undertaker que foi o combate da noite e que salvou o PPV. Sobre o combate não falo muito mais porque já disse tudo sobre ele no artigo sobre a Streak da Wrestlemania.

Em 2010 a Wrestlemania 26  ocorre em Glendale, Pheonix Arizona e um ano depois Shawn Michaels e Undertaker voltavam a enfrentar-se desta feita com a carreira de HBK em jogo. Mas antes destaca-se o combate mediano entre Bret Hart e Vince McMahon, e os combates de boa qualidade pelo título da WWE entre John Cena e Batista, o suberbo Edge contra Jericho pelo título Mundial, Rey Mysterio contra CM Punk  e Sheamus contra Triple H. Mas antes de falar do main-event gostaria falar do último Money in the Bank numa Wrestlemania que foi vencido por Jack Swagger, uma decisão surpreendente e que na altura fiquei revoltado porque o vencedor deveria ter sido Drew McIntyre que perante o ímpeto que tinha na altura teria sido quase de certeza um main-eventer da Wrestlemania e nesta altura ninguém iria dizer que ele é bom para o lowcard. Por fim o main-event foi novamente um fantástico Undertaker contra Shawn Michaels onde o Deadman acabou com a carreira de Shawn Michaels em mais um combate para a história da WWE.

No ano seguinte em 2011, temos na minha opinião uma Wrestlemania de qualidade mediana, tendo combate de qualidade lamentável e que eu prefiro nem falar. Onde os destaques foram para o combate de boa qualidade entre Alberto Del Rio e Edge pelo título Mundial, o combate entre Rey Mysterio e Cody Rhodes, CM Punk contra Randy Orton, e o main-event onde o destaque teve no host Rock que ajudou Miz a defender o seu título da WWE contra John Cena. Mas o melhor combate da noite foi o No Holds Barred pela Streak de Undertaker, entre Triple H e Undertaker onde o Taker fez o 19-0 da sua streak.

Já no ano passado a Wrestlemania 28 teve vários altos e baixos, e por isso mesmo voltou a ser apenas um evento de qualidade média tendo bons combates mas também alguns lamentáveis como o combate pelo título Mundial. Mas falando de destaques da Wrestlemania esse foram sem dúvida todos para o bom combate entre CM Punk e Chris Jericho pelo título da WWE, para o combate entre Rock e Cena, e para o fantástico combate do ponto de vista emocional entre Triple H e Undertaker com HBK como árbitro num combate onde as emoções estiveram á flor da pele dos wrestlers e dos fãs, sendo por essa razão sem dúvida o combate do ano de 2012. Mas como é lógico a história continua este ano na Wrestlemania 29.

Notas da Wrestlemania

Esta semana os destaques começam em primeiro lugar para a promo de Punk na Raw onde se intitulou de “lenda” ícone e Deus, sendo que essas expressões serviram para lançar a feud com o Undertaker. E era este tipo de afirmações que me referia quando dizia que tinha que ser o Punk a tomar a iniciativa da feud.

Depois de referir a estreia de Fandango, que poderia ter sido adiada para depois da Wrestlemania, mas como foi antes temo que ainda tenha algum papel na Wrestlemania. No entanto e num primeiro impacto o Curtis esteve bem na intervenção dele, e acho parvo criticar o argumento dele quando parece-me que foi preferível vê-lo a ser arrogante do que estrear e começar logo a dançar danças de salão, até porque isso não iria ajudar em nada para uma personagem heel como esta.

Depois falemos da semana dos Shield que esteve centrada em Sheamus e Orton o que me leva a pensar que estes poderão ser os ponentes dos Shield na Wrestleamania num handicap match ou com a ajuda de outro wrestler, quiçá Ryback. Mas o que me faz mais ter dúvidas neste plano são as interacções entre Barrett e Sheamus, que parecem indiciar uma feud, no entanto a próxima semana poderá esclarecer mais neste aspecto, e também em que será o adversário de Mark Henry na Wrestlemania.

Gostaria de ter uma palavra sobre a divisão de Tag Team que está num impasse que na minha opinião poderia ser resolvido caso a WWE junta-se de novo Kofi e Truth e fazia na Wrestlemania um Fatal 4 Way pelo título de Tag Team entre Hell No!, Rhodes Scholars, PrimeTime Players e Kofi e Truth, assim tinhamos um bom combate e a divisão saia valorizada. E digo isto porque aparentemente e após algumas discussões a separação dos Hell No ainda não é certa. Outra hipótese a curto prazo seria colocar os Shield como campeões até porque já justificam uma aposta a esse nível.

Outro destaque desta semana é a continuação de um bom trabalho de Swagger e do seu manager na feud pelo título Mundial, onde o seu heat parece estar a crescer o que leva a pensar que a aposta nele mantêm-se firme e a verdade é que tem estado bem, e apesar de existirem outros com mais talento esses estão em fases bem mais negativas, como é o caso do Ziggler que está na pior fase desde que é Money in The Bank e creio que a WWE ainda não mediu bem a desvalorização que lhe está a fazer. Falando no heat do Swagger, tenho que falar na falta de heat do Cesaro é impressionante como é fantástico no ring mas perante o público a atitude dele como heel passa totalmente ao lado, e por isso o melhor que lhe podia acontecer era largar a bandeira e colocarem um manager como fizeram ao Swagger para criar heat por ele, até porque vai continuar como campeão dos USA.

Por fim os grandes destaques da semana vão para a Brawl entre Triple H e Brock Lesnar  que apesar de previsível perante aquele segmento foi interessante, e só espero que o build para o combate da Wrestlemania seja melhor que para o combate do Summerslam. Mas o grande destaque foi para aquele fantástico Cena vs Punk que foi o melhor combate tecnicamente entre eles, o que comprova a química que eles têm, e por mais que se confrontem um combate entre eles é sempre de grande qualidade á imagem do que acontecia num Rock vs Stone Cold ou Triple H v HBK.

Bem e assim concluo a edição desta semana do Smoke and Mirrors, a primeira edição desta nova “Era” do Wrestling.Pt, e desde já peço desculpa pela extensão do texto mas era todo impossível abordar este tema de forma mais sintetizada. Nas próximas semanas fazemos umas férias de WWE, e dedicamo-nos á TNA, e mesmo fazendo as Notas da Wrestlemania, o artigo será dedicado á Antevisão do TNA Lockdown. Assim sendo, tenham um bom fim-de-semana e até para a próxima semana.

Momentos da Semana

No momento da TNA esta semana não temos imagem, mas como é lógico o momento é o ataque de Kurt Angle ao Clubhouse dos Aces and Eights onde ele consegue descobrir a identidade do VP da Stable, que o deixa surpreendido, mas que a identidade continua por ser revelada aos fãs.

Perguntas da Semana

Qual o teu top 5 de WrestleManias? E porquê?

Diz qual o teu combate ou rivalidade preferida em cada WrestleMania (que tenhas visto)?

Concordas com os momentos da semana? Ou escolhias outros?

Sobre o Autor

- Escritor do artigo “Smoke and Mirrors”.

54 Comentários

  1. Frederico_WWE - há 4 anos

    YOU STILL GOT IT! YOU STILL GOT IT! Muito bom artigo nem imagino o trabalho que isto te deve ter dado…

    Esta WM 29 promete ser das piores dos últimos 20 anos a construção da mesma está a ser uma completa vergonha e o resto é conversa…

    Qual o teu top 5 de WrestleManias? E porquê?
    1- WrestleMania 17
    2- WrestleMania 19
    3- WrestleMania 20
    4- WrestleMania 21
    5- WrestleMania 18

    Diz qual o teu combate ou rivalidade preferida em cada WrestleMania (que tenhas visto)?
    Vou só dizer das minhas 5 WrestleManias preferidas…

    WM 17 – Hardy Boyz vs Dudley Boyz vs Edge e Christian pelos Tag Team titles
    WM 19 – Kurt Angle vs Brock Lesnar
    WM 20 – Triple H vs Shawn Michaels vs Chris Benoit
    WM 21 – Kurt Angle vs Shawn Michaels
    WM 18 – The Rock vs Hulk Hogan

    • José Sousa - há 4 anos

      Muito obrigado Fred pior dos 20 anos não digo porque aquela Wrestlemania com o Bam Bam e o Taylor foi horrivel acredita que foi.Eu na 18 o meu preferido é HBK e Jericho com todo o respeito.

  2. Frederico_WWE - há 4 anos

    Já agora José para a semana temos no Smoke and Mirrors o número do artigo mais especial portanto o número mais agradável dentro daqueles que estão entre o 0 e o 100… por isso eu espero algo em grande um artigo muito bom quiçá o melhor de sempre para fazer jus há dita data :)

    • José Sousa - há 4 anos

      O melhor de sempre não sei. Para a semana é dedicado a TNA Lockdown aliás já o referi esta semana.

      • José Sousa - há 4 anos

        Aliás a Pamela Anderson que falei no artigo é que devia ser especialista no número da próxima semana.

      • Frederico_WWE - há 4 anos

        Ahahahah gostei dessa mas só percebeste a piada umas boas horas depois :D

      • José Sousa - há 4 anos

        Eu percebi logo. Só me lembrei é desta da Pamela Anderson de manhã;). E o que vale é que posso falar dela que os mais novos não sabem quem é ela.

  3. MicaelDuarte - há 4 anos

    Gostei da tua análise às WM’s anteriores até à última, principalmente por me dares a conhecer um combate ou outro que eu não tivesse conhecimento.

    Não vou fazer propriamente um top mas as que mais gostei foram: WM 17, WM 23, WM 20, WM21, WM 24. (A ordem que pus não significa nada…).

    Combates em WM que mais me marcaram (talvez não os melhores de cada edição mas pessoalmente gostei muito):

    WM 17: Hardys vs EC vs Dudley Boys num fantástico TLC;
    WM 19: Lesnar vs Angle. Até o botch do Shooting Star Press por parte do Lesnar foi bom;
    WM 20: HBK vs HHH vs Benoit, um triple threat muitíssimo bom;
    WM 21: HBK vs Angle (combate que revejo vezes sem conta) e Orton vs Taker muito bom também;
    WM 22: Edge vs Foley num grande Hardcore match, Mysterio vs Orton vs Angle (um pouco curto mas grande combate) e também Mickie James vs Trish Stratus (pessoalmente gostei muito, tanto da storyline como do combate em si);
    WM 23: Cena vs HBK: Um bom combate! e também Batista vs Taker;
    WM 24: Flair vs HBK, Edge vs Taker, e para mim foi nesta WM que se deu o melhor Money In The Bank;
    WM 25: O fenomental HBK vs Taker;
    WM 26: Taker vs HBK, Batista vs Cena e o que gostei mais foi Edge vs Jericho;
    WM 27: HHH vs Taker e Rhodes vs Mysterio;
    WM 28: Jericho vs Punk, Taker vs HHH, Cena vs The Rock (o combate não correspondeu ao Hype que teve mas não deixou de ser bom…)
    WM 29: CM PUNK vs THE UNDERTAKER! (Vá estou no gozo, mas sinceramente espero que seja o melhor!)

    Os combates acima até podem não ter sido os melhores, mas foram os que me ficaram mais gravados na memória.

    Se concordo com o momento da semana? Sem dúvida! Quando vi o Sit-Down Powerbomb do Cena foi bom, mas aquele Piledriver foi “meme bom”!

    • José Sousa - há 4 anos

      Ah a ideia do momento da semana não era o Piledriver em si, mas o combate propriamente dito que foi fantástico.

      Ainda bem deu algum trabalho selecionar, e sobretudo fazer tudo o mais curto possível mas creio que consegui perante a extensão que teria sido sempre maior que o normal.

      Gostei bastante das tuas escolhas, eu também escolheria na maioria das Wrestlemanias os mesmos combates. Das mais antigas aconselho mesmo o combate entre HBK e Bret Hart é mesmo dos meus preferidos de sempre.

      • MicaelDuarte - há 4 anos

        Mas tens toda a razão José, o combate do Cena vs Punk na Raw foi muito bom e aliás, considero de todos os embates entre eles o melhor em termos de wrestling! Mas também é verdade que o momento do Piledriver foi muito bom, pois nos tempos actuais seria difícil de assistir e o Punk fê-lo :)

        Sei alguns momentos do combate HBK vs Bret Hart, mas confesso que ainda não vi o combate todo, mas vou seguir o teu conselho! ;)

      • José Sousa - há 4 anos

        Aliás era proibido, mas mesmo só o Punk para o fazer, ele é “god”. Segue não te arrependes mesmo, tal como não te arrependeste de comentar aqui no site;)

  4. Mario Magalhaes - há 4 anos

    Excelente Artigo José, eu escrevi algo semelhante no ano passado, mas acabei separando em três artigos, acho que pode adicionar ainda mais a este teu grande artigo:

    http://wrestling.pt/visao-brasileira-42-historia-da-wrestlemania-parte-1/
    http://wrestling.pt/visao-brasileira-43-historia-da-wrestlemania-parte-2/
    http://wrestling.pt/visao-brasileira-44-historia-da-wrestlemania-parte-final/

    • José Sousa - há 4 anos

      Eu sei eu lembrei-me disso quando tive a ideia e ajudou em parte tambem no meu artigo verdade seja dita. Mas como tinha os temas das próximas semanas já definidas preferi arriscar ja tudo esta semana.

  5. JeanJCS - há 4 anos

    Nssa Wrestlemania devem ficar bastantes mid-cardes e talvez algunas Main-eventers, já que no meximo teremos 9 combates nela + pré show, e já temos confirmado Rock vs Cena pelo WWE Champions, e quase confirmado HHH vs Lesnar e Taker vs Punk, sobram 6 combates, e temos Ziggler, Miz, os Shield, Sheamus, Orton, Henry, Show, Mysterio, Jericho, Ryback, Sandow, Rhodes, Truth, Kofi Sin cara, alem da dupla de gordinhos (que é irelevante), que não tem combates agendados, tambem temos os campeones Intercontinental e USA Barrett e Cesaro respectivamente, sem uma feud ou um combate marcado para la, a e tambem o Team Hell No que não sabemos se irão lutar um contra o outro ou vão fazer um combate de tag team..
    Por isso grande parte do roster ficará de fora, por esse motivo o Money in the Bank deveria voltar a WM, porque ai já iam 6 lutadores.
    Então alguem deve lutar contra Cesaro no pré show com uma feud feita em cima da hora, parece que Sheamus lutara com Barrett pelo titulo intercontinental por causa de um filme, ainda sim sobram muitos nomes, quero ver o que a WWE irá fazer em relação a isso, essa WM esta muito desorganizada, e imagino eu que não sera de tão boa qualidade para não dizer outra coisa.

    • José Sousa - há 4 anos

      Sim é verdade mas nem todos irão ter lugar na Wrestlemania infelizmente mas não. Noutra altura é que abordarei mais o card da Wrestlemania deste ano.

      • JeanJCS - há 4 anos

        Acho que nem combate de divas terá esse ano…

      • José Sousa - há 4 anos

        Isso também não me incomoda nada Jean. Pela qualidade que aquilo tem tido é impossivel alguem querer ver Divas a ocupara o lugar de outros.

      • JeanJCS - há 4 anos

        Descupe a demora a responder :D
        É, com esse divisão atual niguem quer ver mesmo, mais eu queria uma reforma para já, ai sim daria para termos um bom combate de divas.

  6. Ledson Caio - há 4 anos

    ei jose voce disse que na wm 10 o main-event foi de hogan e yokozuna,mas foi de bret hart e yokozuna

    • danielLP21 - há 4 anos

      É verdade…

      • José Sousa - há 4 anos

        O que é verdade? Foi Hogan e Yokozuna porque depois do combate entre o Bret e o Yokozuna surgiu o Hogan para lutar pelo título.

      • danielLP21 - há 4 anos

        Isso foi na WrestleMania 9. Na WrestleMania X foi Bret Hart vs Yokozuna, tal como no ano anterior.

      • José Sousa - há 4 anos

        Tens razão tens;)

      • DegenerateHbk - há 4 anos

        Isso foi na Wrestlemania 9.
        Na Wrestlemania 10, o Bret Hart primeiro combateu com o Owen, e depois ganhou o titulo ao Yokozuna. Acho que nessa altura o Hogan estava na WCW.

      • José Sousa - há 4 anos

        Têm razão desculpem pelo lapso é verdade.

  7. GJD - há 4 anos

    Excelente artigo , torço para essa Mania ser mais ou menos , que além das rematch não termos as squash dos anos anteriores.
    Qual o teu top 5 de WrestleManias? E porquê?: Eu não posso responder essa pergunta porque não vi todas seria uma injustiça com as primeiras, que depois desse artigo procurarei ver mais algumas, ano passado a visão brasileira me incentivou a ver os Main event .
    Diz qual o teu combate ou rivalidade preferida em cada WrestleMania (que tenhas visto)?
    WM 28: Undertaker vs Triple H: Melhor combate da noite , e fim da história de Taker e Dx, menção honrosa Cm Punk vs Jericho que se tivessem mais tempo poderiam ter a melhor luta da Mania
    Wm 27: Triple H vs Undertaker : Sei que está ficando repetitivo , mas o final e a luta em si foram fantásticos , menção honrosa Cody Rhodes vs Rey Mysterio uma luta que eu não esperava muito e foi incrível .
    Wrestlemania 25 : Shawn Michaels vs Undertaker: Para mim foi a única luta boa do Ppv
    Mania 12:Iron Man Hbk vs Hart: Uma das maiores match de todos os tempos.
    Mania 16:Ladder match: Edge e Christian vs Dudleyz Brothers vs Hardyz Brothers, saudades da época em que haviam boas duplas

    • José Sousa - há 4 anos

      Sinceramente obrigado por gostares. E fico contente por gostares do HBK Vs Bret Hart porque é dos combates épicos da Wrestlemania. quanto a Ladder e TLC das tags eu gosto das duas. O Cody eu já via algum potencial mas sei que muitos ficaram conquistados nessa Wrestlemania.

  8. gabrielgustavo23 - há 4 anos

    Muito bom esse artigo bom já para responder suas perguntas
    Qual o teu top 5 de WrestleManias? E porquê?
    1- WrestleMania 17
    2- WrestleMania 19
    3- WrestleMania 20
    4- WrestleMania 21
    5- WrestleMania 25
    Diz qual o teu combate ou rivalidade preferida em cada WrestleMania (que tenhas visto)?
    Vou só dizer das minhas 5 WrestleManias preferidas…
    WM 17 – Hardy Boyz vs Dudley Boyz vs Edge e Christian pelos Tag Team titles
    WM 19 – Chris Jericho VS Shawn Michaels
    WM 20 – Triple H vs Shawn Michaels vs Chris Benoit
    WM 21 – Kurt Angle vs Shawn Michaels
    WM 25 – Shawn Michaels VS Undertaker
    Já no momentos da semana eu concordo com ela pois o combate de Punk VS Cena pode ser uns dos melhores do ano.Eo da TNA concordo plenamente

    • José Sousa - há 4 anos

      Sinceramente nada a acrescentar também são as minhas preferidas, tenho alguns nas anteriores que adoro mas essas wrestlemanias e esses combate são fantásticos.

  9. danielLP21 - há 4 anos

    Excelente artigo! Só uma correcção: na WrestleMania XX foi Christian vs Chris Jericho e não Christian vs Chris Benoit.

    Confesso que até hoje só vi as WrestleManias a partir da edição nº12. E pelos vistos não perdi nada, porque se hoje em dia ficamos enjoados com o Cena, nas primeiras 10 WrestleManias eu teria tido uma diarreia de Hulk Hogan! Credo, tanta vitória em Main-Events de WrestleMania! Na edição nº11 ele não participou, mas pelo que já ouvi/vi muita gente a dizer, foi a pior WrestleMania de sempre.

    O meu Top 5:

    1- WrestleMania X-Seven: 11 combates, dos quais apenas 3 não me despertam a mínima atenção ( Tazz & APA vs Right To Censor, Chyna vs Ivory e a “Gimmick Battle Royal”). Um combate de abertura muito técnico entre Chris Jericho e William Regal, com o primeiro a obter a vitória e a manter o Título Intercontinental. Bons combates como Raven vs Big Show ( que na altura era uma máquina) vs Kane pelo Título Hardcore, com a vitória para a “Big Red Machine”, Eddie Guerrero vs Test, Chris Benoit vs Kurt Angle, Shane McMahon vs Vince McMahon e Undertaker vs Triple H. Mas para mim os destaques são o Main-Event, com a segunda vitória do Austin sobre o Rock e o seu heel-turn e o combate TLC absolutamente espectacular entre Edge & Christian, The Hardy Boyz e os Dudley Boyz pelos Títulos de Tag Team, com os primeiros a vencerem o 3º combate ( 2º em WrestleManias) desta saga épica entre estas 3 equipas, o que eu acho injusto. Ganharam sempre, e as outras equipas ficaram a ver navios… Para além disto tudo, o Paul Heyman esteve nos comentários e a “My Way” dos Limp Bizkit foi a música oficial do PPV!

    2- WrestleMania 2000: destaco o Fatal 4-Way pelo Título da WWF entre Big Show ( apoiado por Shane), Mick Foley ( com a Linda do seu lado), The Rock ( com o Vince) e Triple H ( apoiado pela sua actual esposa), num combate que, a meu ver, consolidou o HHH como Main-Eventer; a Hardcore Battle Royal; o combate entre Chris Benoit, Kurt Angle e Chris Jericho pelos Títulos Intercontiental e Europeu ( no qual o Angle perdeu os dois títulos) e, claro, o Triangle Ladder Match.

    3- WrestleMania XIX: que espectáculo! Um bom opener com Matt Hardy ( heel) a vencer Rey Mysterio pelo Cruiserweight Title. Depois, destaco todos os combates excepto o Hulk Hogan vs Vince McMahon ( apesar de ter a noção de que na altura era um combate muito esperado). O Undertaker a vencer o A-Train ( Tensai ahahahah) e o Big Show num Handicap ( com os Limp Bizkit a tocarem a “Rollin’” na entrada do ‘Taker), o Triple H a vencer o Booker T, a Team Angle a vencer a Triple Threat Tag Team Match, um bom combate feminino, e os 3 maiores destaqes, a meu ver, são a tão esperada vitória do The Rock ( brutal como heel) sobre o SCSA, o main-event soberbo entre Kurt Angle e Brock Lesnar e o melhor combate da noite, para mim, entre Chris Jericho e Shawn Michaels. Pela negativa, o facto de o Kane ter ficado fora do main-card e a theme song desta WM ser a pior que já ouvi dos Limp Bizkit: “Crack Addict”.

    4- WrestleMania 21: confesso que o facto de ter o DVD deste PPV ajuda a que eu coloque esta WM nesta posição :D Os meus destaques: um excelente combate de abertura entre Rey Mysterio e Eddie Guerrero ( Campeões de Tag Team na altura), o primeiro Money In The Bank da história ( ganho pelo Edge, após faltar a duas WrestleManias seguidas…) um grande combate entre Undertaker e Randy Orton, um combate do qual ninguém fala mas que é, a meu ver, um dos melhores de sempre, entre Kurt Angle e Shawn Michaels, o primeiro Título da WWE conquistado por John Cena no combate com o JBL e um Main-Event muito intenso entre Batista e Triple H. Excelente PPV!

    5- WrestleMania XXIV: admito que esta escolha é inflacionada pelo facto de o Edge ter estado no Main-Event frente ao Undertaker, o que me deixou orgulhoso como fã. Além disso, foi um combate de grande qualidade, a fechar um PPV muito agradável. Destaco também o Money In The Bank e o combate entre Shawn Michaels e Ric Flair, muito emotivo e um daqueles que nos deixa orgulhosos de ser fãs de Wrestling. Só é pena que um dos intervenientes tenha tirado toda a credibilidade àquela estipulação e a toda aquela emoção na sua despedida, mas isso já é outra história… O destaque pela negativa vai para o combate entre Kane e Chavo Guerrero.

    As outras WrestleManias que eu vi:

    WrestleMania 12: o destaque tem que ir, como é óbvio, para o primeiro Iron Man Match de sempre, entre Shawn Michaels e Bret Hart.

    WrestleMania 13: para mim, o melhor combate foi Bret Hart vs SCSA, com um épico double-turn.

    WrestleMana 14: nesta destaco a 15-Team Battle Royal, o primeiro combate entre Kane e Undertaker ( espectacular…), o Triple H vs Owen Hart e o Main-Event, entre Shawn Michaels e SCSA. Só é pena que este último combate tenha tido um “enforcer daqueles…

    WrestleMania XV: na minha opinião, houve 4 combates que se destacam: SCSA vs The Rock ( o primeiro de 3), Triple H vs Kane ( a Chyna volta a juntar-se ao HHH), Shane McMahon vs X-Pac ( heel-turn do HHH) e Mankind vs Big Show.

    WrestleMania X8: depois daquelas que foram, do meu ponto de vista, as duas melhores WrestleManias de sempre, tivemos uma de grande qualidade, numa das melhores cidades onde se pode fazer um espectáculo de Wrestling: Toronto. Destaco o combate feminino entre Jazz, Trish Stratus e Lita ( mereciam ter mais tempo de antena…), o Kurt Angle vs Kane ( combate muito underrated…), o Edge vs Booker T( primeira WM “a solo” do Edge, e mais uma vez o meu lado de fã a falar mais alto), um combate interessante entre Undertaker e Ric Flair, o “Dream Match” entre The Rock e Hulk Hogan que valeu sobretudo pelo público e o Main-Event ( também um pouco underrated) entre Chris Jericho e Triple H, com o público a dormir devido ao Rock/Hogan…

    WrestleMania XX: tinha tudo para estar no meu Top 5, e até estive para a colocar lá, mas apesar de um Shawn Michaels vs Triple H vs Chris Benoit que é do melhor que se pode ver no Wrestling ( e aquele abraço arrepiante no final…), um Eddie Guerrero vs Kurt Angle muito bom e de um Christian vs Chris Jericho no qual a Trish trai e humilha o “Y2J”, a existência um Kane vs Undertaker depois de meses de expectativa e durar apenas 6 (!) minutos e aquela vergonha de Brock Lesnar vs Goldberg que valeu apenas pelos dois “Stunners” faz com que eu não consiga colocar esta WrestleMania no Top 5. Fica em 6º…

    WrestleMania 22: destaco a rivalidade ( com beijos à mistura, mnham mnham xD)e o combate Mickie James vs Trish Stratus, o bom Main-Event entre Triple H e John Cena, o combate que teve drama, comédia e emoção entre Shawn Michaels e Vince McMahon e o melhor combate da noite entre Edge e Mick Foley. Íamos em 2006, ano odurado do Wrestling em Portugal…

    WrestleMania 23: destaco o Money In The Bank ( para mim, o melhor de sempre juntamente com o MITB da WM XXIV), o Jonh Cena vs Shawn Michaels, o Bobby Lashlet vs Umaga e o Batista vs The Undertaker. Pela negativa, a derrota do Kane com o Great Khali… Uma vergonha!

    WrestleMania XXV: provavelmente, a pior que já vi. Destaco o Shawn Michaels vs The Undertaker. Esta WM não merecia este combate. Um dos melhores de sempre. O outro destaque é, mais uma vez, o Money In The Bank. De resto, tudo mal. A começar pela mentira que foi chamar 25º Aniversário a esta WrestleMania, quando na verdade foi o 24º… O Orton devia ter vencido o HHH ( era melhor ter perdido na 24 e ter ganho nesta…), o Jericho esteve num combate ridículo ( é a minha opinião), o JBL sofreu aquele “squash” patético no seu último combate, colocaram o combate pela Unificação dos Títulos de Tag Team como dark-match e a “Battle Royal” vencida pela Santina no main-card… O Edge perdeu o Triple Threat com o Cena e o Big Show quando tinha o título há apenas um mês e meio e voltou a ganhá-lo no mês seguinte… Enfim, um desastre!

    WrestleMania 26: a meu ver, a última WrestleMania digna desse nome. Shawn Michaels vs The Undertaker no último combate da carreira do “HBK”, Triple H vs Sheamus, Rey Mysterio vs CM Punk e Edge vs Chris Jericho foram os pontos altos.

    WrestleMania XXVII: candidata a pior, juntamente com a XXV. Teve combates dignos de WrestleMania, como Edge vs Alberto Del Rio ( podia ter sido melhor), Cody Rhodes vs Rey Mysterio, Randy Orton vs CM Punk ( brutal) e Triple H vs The Undertaker ( mereceu o prémio de melhor do ano), mas depois teve um Main-Event em que, apesar da vitória, o Miz não teve destaque nenhum, já que esse mesmo destaque foi para o The Rock… Querem igual ou pior? Então juntem a isso um Michael Cole vs Jerry Lawler, uma presença da snooki num ringue de Wrestling ( WTF?!!!) e um combate entre Sheamus e Daniel Bryan pelo Título dos EUA como dark-match. No ano seguinte conseguiram fazer pior com estes dois…

    WrestleMania 28: sim, foi melhor que a do ano anterior e que a XXV, mas para mim não foi decente o suficiente para ser digna de se chamar WrestleMania… Triple H vs The Undertaker e CM Punk vs Chris Jericho ( já se falou muito sobre eles durante o último ano) foram os únicos combates dignos de WM… Sheamus vs Daniel Bryan foi o destaque mais negativo, mesmo que possa ter ajudado o Bryan…

    Resumindo e baralhando, a WM tem perdido qualidade desde o seu suposto 25º aniversário. Daí para cá só houve uma WM decente… O auge do maior PPV do planeta deu-se em 2000 e 2001, aqueles que, curiosamente, eu penso serem os melhores anos de sempre da WWE/F.

    Este ano espero uma WrestleMania de qualidade semelhante à do ano passado, ou pior…

    Concordo com os momentos da semana e peço desculpa pela extensão do comentário xD

    • José Sousa - há 4 anos

      Tens razão peço desculpa, o meu artigo também foi extenso o tema quase que impede alguem de analisar isto de forma super sintetizada Daniel.

      Sobre a Wrestlemania X-7 concordo quase todos os combates merecem ser vistos o que é notável porque só demonstra a qualidade o PPV.

      Na 2000 nada a acrescentar porque eu sou fã dos combates que tu referes é impossivel eu nao gostar de Angle, Benoit e Jericho diga-se.

      Sobre a 19 também nada a acrescentar eu também adoro o Rollin, e é mesmo um Wrestlemania a ver, nem que seja pelo HBK vs Jericho porque eu adoro mesmo esse combate.

      A 21 é especial para mim por causa do Edge admito, eu sei que o resto do PPV merece destaque mas pronto aquele foi o momento alto para mim, mas aquele Orton vs Taker não demora o tempo do actuais combates da streak mas é fantástico aliás ja falamos isto no artigo do Taker.

      Tal como na 24 aquele combate e aquela feud Edge e Taker é fantástica por isso não me importo que gostes por causa disso.

      Na 12 tens o primeiro e um dos melhores Iron Match da história na minha opinião, é impressionante a quantidade de combates fantástico do HBK nas Wrestlemania por isso na 13 eu concordo contigo.

      Na 15 eu prefiro Triple H vs Owen Hart mas é porque gosto bastante do Owen e sei que preferes o Owen ao Bret.

      Na 18 concordo contigo o Jericho e Triple H é underrated´porque é melhor que o Rock vs Hogan mas o público queria era esse combate.

      Mesmo esses stunner e a curta duração do Kane vs Taker estraga essa Wrestlemania, que até tem dois combate pelos títulos principais de topo.

      Sim o Money in the Bank é fantástico nesse ano e tem como vencedor o Best in the World;)

      Nem me fales a 26 é última digna, e eu que acreditei que Sheamus vs Bryan o ano passado ia ser melhor e com mais destaque mas pelos vistos nao. Este ano fora o Punk vs Taker e a curiosidade com os Shield pouco me deixa entusiasmado claro que vou ver mas acho que não será grande coisa.

  10. Luiz Opportunist Spear - há 4 anos

    Mt bom artigo Jose parabens,imagino o trabalho q deve ter tido pra analisar os melhores combates e os ME desse mas de 25 anos de WrestleMania,para fazer esse artigo.Bem em relacao as melhores Wrestlemanias pra mim sao as seguintes:

    1 WrestleMania 17
    2 WrestleMania 19
    3 WrestleMania 18
    4 WrestleMania 20
    5 WrestleMania 24

    E os meus combates favoritos de WM sao os seguintes:

    WM 5 Randy Savage vs Hulk Hogan
    WM 12 Bret Hart vs Shawn Michaels
    WM 14 Stone Cold vs Shawqm Michaels
    WM 2000 E & C vs Dubley Boyz vs Hardy Boyz Ladder Match
    WM 17 The Rock vs Stone Cold
    WM 17 E & C vs Dubley Boyz vs Hardy Boyz TLC Match
    WM 19 Chris Jericho vs HBK
    WM 19 Kurt Angle vs HBK
    WM 20 Benoit vs HHH vs HBK
    WM 21 Kurt Angle vs HBK
    WM 22 Mick Foley vs Edge
    WM 24 HBK vs Flair
    WM 24 Edge vs Undertaker
    WM 25 HBK vs Undertaker
    WM 26 HBK vs Undertaker
    WM 28 Chris Jericho vs CM Punk
    WM 28 Undertaker vs HHH

    Desculpe a lista extensa e q empolgei pois todos esses sao combates q adoro.Por fim sobre as notas da WM estou esperando como vc Jose o comeco da Feud entre Taker e Punk e espero q a WWE saiba fazer ao grande ao Shield na WM e HHH e Lesnar espero um combate melhor q o do SS.

    Concordo como momentos da Semana.Cena e Punk deram um verdadeiro espetaculo o melhor combate tecnico deles ate agora e um dos melhores da historia do Raw.Sobre o momento da TNA queria q o lider dos Aces fosse o Bully Ray mas pelo visto deve ser o D Lo Brown,espero q esteja errado e seja o Bully.

    PS:Sobre o q vc Jose citou sobre a MITB da WM 26 concordo absolutamente o Drew merecia vencer a MITB pois apesar dos problemas pessoais sou grande fa dele e naquela altura estava pronto pro ME e acho errado alguem com o talento de andar pelo Low card agora e concordo com vc com muito pesar o Ziggler estar a passar por um momemto ruim com a maleta.

    • danielLP21 - há 4 anos

      O “HBK” teve dois combates na WrestleMania 19? :P

    • José Sousa - há 4 anos

      Deu algum trabalho tive que relembrar combates, e pesquisar os artigos do Mário o ano passado sobre isto.
      Olha eu escolhia praticamente as mesmas escolhas que tu. E sobre o Lider dos Aces para semana falo mais sobre isso.

      Sobre o PS, ainda bem que alguem concorda comigo, o Drew naquela altura estava preparado e o Swagger não. Ele naquele momento com aquela gimmick ele estava pronto para o main-event e não tenho dúvidas que se tinha consolidado como tal. Eu sobre o Ziggler nem comento a WWE faz um push ele faz tudo certo e depois de vencer o Cena a WWE colocou-o como lixo em vez de continuar a elevar.

  11. Luiz Opportunist Spear - há 4 anos

    Erro meu xD e WM 21 Kurt Angle vs Shawn Michaels esqueci de botar essr combate WM 13 Bret Hart vs Stone Cold double turn Epico.Deu fail da escrita;)

  12. DegenerateHbk - há 4 anos

    A Wrestlemania 11 foi tão má, que o Vince devia ter reembolsado todos os que pagaram para lá estar. Ok, nestes últimos anos, tem havido WM más, mas não chegam aquela qualidade horrivel de ppv. O main event do teu maior show do ano é uma estrela de futebol contra um mid-carder, e metes a estrela de futebol a ganhar? Qual era a ideia daquele gajo?!! Aliás o ano de 1995 foi uma porcaria, e não aconselho ninguém a ver.
    Por acaso, vou contra a maioria do pessoal, e vou dizer que, as WMs 15 e 2000, podiam e deviam ter sido melhores, nem que seja pelo facto de estarem no meio da Attitude Era.

    • José Sousa - há 4 anos

      Se as pessoas queixam-se das últimas duas, essa edição roça o rídiculo é tão fraca não consigo ver um combate de jeito ali, e com decisões de jeito tens razão. entre ver um gajo do futebol e o Rock prefiro o Rock, mal por mal.

    • danielLP21 - há 4 anos

      Olha mais um a dizer que o ano de 1995 e a WrestleMania desse ano foram uma miséria. Cada vez estou menos tentado a ver essa WM xD

      • José Sousa - há 4 anos

        Não vejas é horrível! Se não gostas de ver o Rock a ser valorizado, então não queiras ver um jogador do NFL a sair em grande de uma Wrestlemania. E o resto é para esquecer bem pior que WM 27 e 28

  13. Luiz Opportunist Spear - há 4 anos

    Tens toda razao Jose quando fala q a WM desse ano nao sera de se esperar muito pois a WWE tendo tanto talento no rosterp oderia muito bem fazer um card sem recorrer em total ao part pra mim os 4 combates principais para WM 29 seriam

    Alberto Del Rio vs Ziggler WH Championship
    Chris Jericho vs Undertaker
    Brock Lesnar vs The Rock
    E no ME John Cena vs CM Punk pelo WWE Championsahip

    Assim nao seria um card surreal nem os partimes dominavam, assim como as novas estrelas teriam seu momento na Mania.

    • José Sousa - há 4 anos

      O único senão é que o Jericho agora só luta para elevar jovens talentos. Para mim e para melhorar tem que marcar Ziggler vs Jericho, o Ziggler precisa desta vitória e de recuperar para que tenha respeito por parte da WWE e dos fãs como main-eventer credivel novamente senão o cash é um desastre.

  14. Ledson Caio - há 4 anos

    Grande artigo jose,a wrestlemania tem muita historia tomara que a deste ano nao decepcione os fãs

  15. Ledson Caio - há 4 anos

    Minhas wrestlemanias preferidas são essas:
    a wrestlemania 17
    a wrestlemania 19
    a wrestlemania 24
    a wrestlemania 13
    a wrestlemania 18 e outras.
    meus 10 combates preferidos são :
    wm 12 shawn michaels vs bret hart
    wm 13 stone cold vs bret hart
    wm 17 stone cold vs the rock
    wm 20 chris benoit vs triple h vs shawn michaels
    wm 25 undertaker vs shawn michaels
    wm 24 ric flair vs shawn michaels
    wm 21 kurt angle vs shawn michaels
    wm 10 shawn michaels vs razor ramon
    wm 28 undertaker vs triple h
    wm 19 chris jericho vs shawn michaels
    todos esses com bates foram bastantes e emocionantes.

    • José Sousa - há 4 anos

      Olha obrigado pelo comentário e sinceramente gostei do teu elenco de combates porque todos eles são fantásticos. Aquele ladder Match do HBK e do Razor Ramon eu aconselho mesmo a ver também.

  16. RuiDionisio - há 4 anos

    Sinceramente acho que as unicas WrestleManias que vi foi desde a 27 até há actualidade :(, mas para o card deste ano fazia algo deste tipo:
    http://www.youtube.com/watch?v=wR-rU9u-t0U

    Se acharem os combates discutiveis digam por favor, da tema de conversa (menos o Pre-Show que isso é claramente Dream match meu XD)

    • José Sousa - há 4 anos

      Olha em directo eu só começei a ver desde do ano do Benoit vs Triple H e HBK, porque foi nesse ano que começei a ver mesmo wrestling. Mas não resisti a ver o que tinha para atrás e acredita que percebes melhor a grsndeza da Wrestlemania, este dois últimos ano não tem correspondido a isso( excepto um ou outro combate).

      • RuiDionisio - há 4 anos

        E do Card do video, acho um bocado estranho ninguem comentar sobre isso

  17. Ledson Caio - há 4 anos

    Obrigado jose, o michaels é mesmo incrivel em meus 10 combates preferidos 7 ele apareceu e continue a fazer artigos os seus artigos são muitos bons.

    • José Sousa - há 4 anos

      Nem me fales ele é fantástico, e talvez antes da Wrestlemania tenham um brinde relacionado com ele, mas não posso dizer mto mais.

  18. Vinícius Nunes - há 4 anos

    Qual o teu top 5 de WrestleManias? E porquê?

    Meu top5 deve ser diferente de todos, tirando o primeiro lugar que é um hino ao wrestling, o PPV todo praticamente, basicamente lírico:

    1- Wrestlemania 17 (falei logo no primeiro parágrafo da resposta.)
    2- Wrestlemania V (acho que as feuds foram bem organizadas, build-up foi legal e os combates em si, a grande maioria foi satisfatória, destacando sempre o Hulkster que é ‘o cara’ do Wrestling na história da indústria.)
    3- Wrestlemania XIX (Foi um evento muito consistente, com grandes feuds terminando com grandes combates, principalmente HBK vs Jericho e Kurt Angle vs Brock Lesnar.)
    4- Wrestlemania XIV (Teve a minha feud favorita de sempre, Taker vs Kane, onde tivemos um grande main-event com HBK e Stone Cold, além de coisas excelentes como HHH vs Owen Hart e The Rock vs Ken Shamrock.)
    5- Wrestlemania 23 (Esse PPV foi extremamente importante para o homem que é a ‘face’ da WWE atualmente, adorei Cena vs HBK, foi um grande main-event e o combate na Raw a seguir foi ainda mais lindo, o combate do Umaga e do Lashley também foi bem legal, com o Hall Of Famer Donald Trump junto com o Lashley, além de Taker e Batista que tiveram uma luta satisfatória.)

    Diz qual o teu combate ou rivalidade preferida em cada WrestleMania (que tenhas visto)?

    Feud eu já disse, Taker e Kane, já o combate, para mim o melhor combate foi entre HBK vs Benoit vs HHH na Wrestlemania XX.

    Concordas com os momentos da semana? Ou escolhias outros?

    Concordo com os momentos, e grande trabalho José, muito bom mesmo.

    • José Sousa - há 4 anos

      Oh meu caro Vinicius como te percebo esse Triple Threat está no meu top 10 também. Aliás sem lugares definidos:
      – HBK, Triple H e Benoit
      -HBK vs Jericho
      -Orton vs Taker
      Taker vs Edge
      -Bret Hart vs HBK
      -HBK vs Taker(WM24)
      Taker vs Triple (WM28)
      -Owen Hart vs Bret Hart
      – TLC: E&C, Hardyz e Dudleyz
      -Taker vs Kane( o primeiro)

      Este são os meus 10 combates preferidos em Wrestlemania, gostem ou não acho que é uma lista forte e com wrestlers cujo o estilo alguns de vocês já previam que eu gostasse como é lógico.

      • danielLP21 - há 4 anos

        HBK vs ‘Taker ( WM 25)*

      • José Sousa - há 4 anos

        Sim tens razão. É o que dá fazer o comentário depois de tomar o pequeno almoço;)

  19. Paulo Bernardi - há 4 anos

    A WWE está tentando, e acho que conseguirá, fazer a pior WestleMania de todas.. Tomara que eu esteja errado!

Comentar

Login com Facebook

Editar avatar »

Notificações por email:

Wrestling.PT © 2006-2016 / Política de Privacidade / Disclaimer / Sobre Nós / Contactos / RSS Feed / Desenvolvido por Luís Salvador