Existem 2 vagas na Equipa do Wrestling PT para publicar notícias. Contacta-nos!

Smoke and Mirrors #84 – The Latino Villain

“(…) Remember THIS @WWEUniverse , WE didn’t turn our backs on you! YOU turned your back on US!”- Ricardo Rodriguez, Twitter 18/06/2013

Bom, Mau, Bom Vilão ou simplesmente o Vilão? Esta é a pergunta da semana no Universo WWE, uma vez que todos querem saber qual é a verdadeira faceta e atitude actual de Alberto Del Rio. Isto depois da vitória que chocou parte dos fãs da WWE, e que devolveu o título Mundial a Alberto Del Rio, uma decisão muito debatida entre os fãs durante a semana mesmo entre aquele que não seriam os maiores defensores de Dolph Ziggler.

Por isso esta semana, debruçar-me-ei sobre as diversas facetas que Del Rio teve na sua carreira e procurarei descortinar as motivações por detrás da decisão da WWE. Tentando igualmente perspectivar qual poderá ser o futuro de Alberto del Rio como campeão Mundial, enquanto heel quais as consequências desse turn no seu futuro e no produto da WWE, mais concretamente na feud com Dolph Ziggler.

Del Rio quando se estreiou em 2010 fez logo impacto na estreia ao vencer e atacar Rey Mysterio. Mas esse hype já vinha das vignettes em que se apresentava como “um homem Honesto” e um wrestler de grande qualidade e estatuto. E com esse hype a estreia dele era bastante esperado, e claramente a personagem dele dizia main-event e a estreia dele confirmou exactamente essas expectativas. Aliás lembro-me perfeitamente que como fã estava muito curioso para ver a estreia dele porque essas promos iniciais tinham-me deixado curioso sobre o potencial de Del Rio no main-roster.

E os primeiros meses de Del Rio na WWE foram fantásticos e cheios de grande hype e heat com promos interessantes, com interacções muito boas com Rey Mysterio e mesmo com o Christian. Aliás esses estragos iniciais criaram logo Impacto, tanto impacto quanto a sua entrada e o seu Personal Ring Announcer. Aliás esta primeira fase de Del Rio na WWE é marcada pela feud com Rey Mysterio que durou até depois do TLC onde lutou pelo título Mundial e perdeu, mas saiu por cima da rivalidade com Rey Mysterio ao vencê-lo num 2 out of 3 falls.

Graças a este grande momentum ele partia para o Rumble como o principal favorito, mas perante um Rumble de 40 pessoas tudo poderia acontecer. Mas quando chegamos ao evento, Del Rio confirmou esse estatuto de favorito entrando quase no final do combate e vencendo ao eliminar como último homem Santino Marella. E perante esse push todos acreditávamos (eu incluído) que teríamos Del Rio vs Edge na Wrestlemania e que seria muito provável que Del Rio saísse de Atlanta como campeão Mundial, como o seu destino definia.

Mas a reforma de Edge(que poucos prevíamos) mudou o jogo, e devido a esse factor acredito que a WWE deu a vitória a Edge na Wrestlemania para coroar o fim da sua carreira com a posse do título na Wrestlemania. E de certeza que Edge teve um papel na decisão da WWE dar o título a Christian no Extreme Rules, e graças a essa decisão Del Rio viu a sua afirmação como main-eventer adiada, e logo no quando o timing para o fazer era o ideal. Sendo essa a principal razão pela qual a sua personagem como heel nunca se ter afirmado totalmente enquanto um dos principais main-eventers da WWE.

E nem a vitória da mala da Raw, nem o cash-in ajudaram á sua afirmação uma vez que foi colocado no meio do turbilhão do Summer of Punk, e como toda as atenções estavam concentradas em Cena e Punk as suas duas primeiras conquistas como campeão da WWE foram muito curtas, e nunca valorizaram a sua personagem. E perante essa não consolidação a personagem de Del Rio passou um resto de 2011 muito negativo, porque estava estagnada e sem rumo.

E quando regressa pouco antes da Wrestlemania já não chega a tempo de combater no evento, mas regressa á rota do título depois da Rematch de Daniel Bryan contra Sheamus no Extreme Rules. Esse regresso é com uma Fatal 4 Way pelo Título Mundial no Over The Limit onde perdeu a hipótese de ser tornar campeão Mundial, mas esta não seria a última tentativa durante este ano. Pois após uma lesão que o impediu de lutar pelo titulo no No Way Out, Del Rio voltou á feud contra Sheamus pelo título Mundial lutando por ele até ao Night of Champions perdendo sempre para Sheamus.

E perante este cenário a personagem de Del Rio encontrava-se num nó que parecia não ser capaz de ser desatado nos próximos tempos. E uma mudança de atitude ou de gimmick parecia ser a atitude mais correcta para tentar salvar uma personagem que estava estagnada desde que o seu cash-in foi desvalorizado. Mesmo com uma feud longa com Sheamus ele nunca saiu valorizado em nenhum dos embates, e por isso mesmo a personagem dele não era mais credível nem importante como heel, e por isso os próximos meses pediam mudanças para Del Rio na WWE.

Mas depois desta feud a WWE ainda tentou valoriza-lo com uma feud com Randy Orton onde perdeu o combate com ele no Hell in The Cell, e onde perdeu os restantes combates com Randy Orton. E mesmo no Survivor Series onde a Team Ziggler venceu, Del Rio acabou por ser eliminado por Orton. Mas a tentativa de o tornar o novo Apex Predator da WWE saiu novamente falhada, e os dias de Del Rio como heel pareciam findos e último PPV de 2012(TLC) iria confirmar isso mesmo.

Desse modo o Del Rio fez o face turn ao defender os comentadores espanhois e Ricardo Rodriguez dos 3MB no TLC, e acabando por vencê-los no próprio PPV ao lado do Miz que também tinha feito o face turn há pouco tempo.  E no início do ano de 2013 conquista o título a Big Show e entra numa feud com ele que culminou em dois combates no Royal Rumble e no Elimination Chamber, onde em ambas as situações derrotou Big Show.

E esse turn parecia ter caído do céu porque Ricardo Rodriguez estava ajudar a que este face turn resultasse, e Del Rio parecia um face credível durante esta feud. O grande problema veio com a Wrestlemania onde teve uma feud de boa qualidade com Jack Swagger mas onde se expôs demasiadamente a angles de maior entretinimento. E como a distância entre o face gozão e demasiado “palhaço” é curta muitos fãs começaram a saturar-se da personagem de Del Rio.

Mas temos que ser sinceros e admitir que a WWE foi inteligente ao fazer o Del Rio campeão Mundial como face, porque conseguiu com que alguns fans criassem empatia com Del Rio e sobretudo voltou a trazer Del Rio a um nível de impacto significativo que não tinha conseguido a quando dos seus reinados como campeão da WWE. E nessa altura todos especulavam que tínhamos em Del Rio, o novo herói latino, uma nova versão face de “Eddie Guerrero”.

Mas depois da defesa do título na Wrestlemania, e quando Del Rio parecia consolidado como campeão Mundial ele sofreu o cash-in de Dolph Ziggler na noite seguinte, num momento onde o pop do publico a Ziggler foi brutal. Mas Del Rio continuou como face durante a feud a 3, e foi como face que venceu o I Quit Match entre ele e Swagger para determinar o contender pelo título de Ziggler no Payback.

Porém na noite de Domingo tudo parecia diferente, e Del Rio surgiu no ringue agressivo e disposto a recuperar o seu Título Mundial procurando expor as fraquezas de Dolph Ziggler fora do ringue. Aproveitando claramente a lesão de Ziggler para ganhar vantagem, e usando expressões faciais claramente de heel( tais como os sorrisos de gozo).  E a sua vitória deixou os fãs de Ziggler e da WWE revoltados porque alguém com talento tinha sido desvalorizado como campeão, e muitos acreditavam que Del Rio não iria mesmo confirmar um heel turn e que aquela derrota serviria apenas para valorizar o Del Rio e não Dolph Ziggler. Mas se dúvidas existiam desse turn a Raw dissipou todas essas questões, e colocou pela primeira vez em muitos anos o título Mundial no centro da conversa dos fãs da WWE, e como uma das principais atrações dos programas da WWE. E tudo graças a um acto simples e polémico da WWE: Dar o título Mundial a Del Rio mas através de actos e palavras heels.

Aliás já no Payback as palavras e expressões de Del Rio na promo depois de vencer o combate eram heels. Claro que podíamos dizer que podia ser uma promo onde ao apelar aos latinos procurava manter-se face, mas a verdade é que também foi arrogante para os fãs nessa promo. Claro que compreendo quem achava que ele não iria fazer um turn porque afinal ele tinha feito um turn ainda em Dezembro de 2012, e todos os indícios que a WWE dava era que queria o Del Rio como a nova superstar latina de topo e queria fazer isso tornando-o um face popular.

Porém no final das contas esse turn confirmou-se mesmo na Raw, e nesse show vi um heel como já não via há muito tempo. Claro que Henry é brutal e foi impressionante nessa Raw com o momento da falsa reforma, mas Del Rio esteve igualmente fantástico. Aliás eu diria diabólico, porque as expressões faciais dele durante o combate e a promo na Raw foram tão fantásticas que o fã comum fica com vontade de ver o Ziggler a vingar-se de Del Rio. E isso é a essência de um top heel, é criar a vontade de odia-lo por ser tão bom em ser mau, e Del Rio tornou-se exactamente nesse tipo de vilão no Payback.

E naquele momento, naquela promo na Raw o Del Rio fez-me lembrar o Jericho heel de 2007 e 2008, o Randy Orton da feud com Triple H, o Edge da feud com o Undertaker. Ou seja o heel que é agressivo e que faz tudo para criar impacto e ganhar vantagem com isso, e usa as suas promos para que criar heat no público. E nos últimos anos a WWE nem sempre conseguiu isso, e um bom exemplo é o papel de CM Punk na feud com The Rock onde o Punk raramente foi um heel odiado porque nem todos os fãs conseguiam estar do lado de Rock, nem desejavam que fosse ele a fazer Punk pagar pelos seus actos enquanto vilão.

Sendo que esse aspecto começou a ser notório durante o Payback onde a cada acto vil de Del Rio correspondia uma revolta maior do público, e um aumento do respeito e defesa de Ziggler por parte dos comentadores faces como Lawler e Michael Cole. Aliás esses comentários foram o primeiro sinal que o heel turn tinha mesmo acontecido, até porque dificilmente ouviriam o Cole face a defender um Ziggler heel, tal como o Cole heel nunca apoiou ou apoiaria Daniel Bryan enquanto face. Por isso o papel dos comentadores na confirmação do turn no Payback e na Raw foi muito importante porque colocou os fãs ainda mais contra os actos de Del Rio.

Aliás outra prova que esse turn aconteceu mesmo no Payback foi o foco da WWE nos apupos para Del Rio depois do combate e durante a sua promo, uma vez que se a WWE pretendia manter o Del Rio face não precisava de focar esses apupos. Nesse caso a WWE iria evitar focar os apupos dos fãs, e tentava usar os comentadores para justificarem os actos de Del Rio enquanto apenas Payback mas continuava a ser um face, mais agressivo mas ainda um face que apenas se tinha vingado do cash-in que tinha sofrido.

E não deixou de ser uma vingança mas suja, e tão suja que o plano da WWE resultou de forma magistral uma vez que todos acreditamos que o Ziggler iria uma vez mais ser desvalorizado com aquele angle e com aquela perda do título. Mas poderá vir a ser o contrário, e Del Rio no meio disto tudo poderá sair consolidado como um dos top heels da WWE, e simultaneamente criar um top face da companhia no Dolph Ziggler. Isto porque para que uma vitória de um face ser valorizada é preciso um heel que a dificulte numa primeira fase, para que quando o face vence a contenda ambos tenham sido valorizados.

Por isso mesmo aquele face turn acabou por ser útil a Del Rio porque tornou minimamente importante para que este heel turn tivesse impacto e relevo. E relevo é a palavra que melhor poderá descrever o que aquele reinado como face deu a Del Rio, porque ele estava estagnado e a partir daí foi construído de forma relevante. E sem esse trabalho nunca este turn teria tido o impacto que teve, e que permitirá elevar o Del Rio para o patamar de top heel e que por certo tornará esta feud numa das melhores feuds deste ano.

E sobretudo poderá vir a ser uma das feuds que irá simbolizar esta mudança no produto da WWE que temos vindo assistir, e que teve na passada Raw um dos momentos altos. Mas espero que aquela Raw não tenha sido o momento alto do ano porque se assim fosse era sinal que o produto poderia vir a descair, e que esta aposta na nova geração tinha descaído, e eu acredito que somente com esta aposta na nova geração é que a WWE poderá voltar a ter uma geração brilhante de wrestlers com destaque e capazes de estarem á altura do passado da empresa.

Assim Del Rio foi apenas um dos destaques desta semana, e escolhi abordá-lo porque toda a sua performance durante a semana justificam este destaque. E temos que admitir que desde de Domingo que o World Heavyheight recuperou o espaço de destaque que tinha perdido e com isso esta feud tornou-se num dos vários pontos de interesse do produto da WWE. E comecei por abordar o vilão mas mais á frente abordaderei noutro artigo o lado do “herói” Dolph Ziggler nesta feud, porém para a semana o Smoke and Mirrors abordará outro tema da actualidade da WWE, que se encontra profícua em temas interessantes. Assim despeço-me até á próxima semana, com votos de um bom-fim-de-semana e de uma semana de wrestling tão entusiasmante quanto a transacta.

Momentos da Semana

O que mais gostaste na Raw?

Perguntas da Semana

Qual a tua opinião sobre o heel turn de Del Rio? Consideras uma boa decisão? E quais os motivos pelos quais achas que foi uma boa ou má decisão?

Quais serão as consequências desse turn no futuro de Del Rio? E que efeitos terá no produto da WWE?

Concordas com os momentos da semana ou escolhias outros?

Sobre o Autor

- Escritor do artigo “Smoke and Mirrors”.

103 Comentários

  1. mangala22 - há 3 anos

    bom artigo :)

  2. Tibraco - há 3 anos

    É dificil abordar esta questão. Por um lado defendo que um turn não pode durar apenas 6 meses, o que foi o caso da faceta face do Del Rio. Por outro, neste contexto de adoração a Ziggler, a melhor opção é sem dúvida colocar Del Rio a heel. Ou seja, no meio de uma situação um pouco confusa e que pode queimar os dois, a WWE tem aqui uma história de grande potencial. Se fizer tudo bem feito pode lançar Del Rio como o principal heel da empresa e Ziggler como o mais apoiado pelo público, talvez só acompanhado por CM Punk.

    De resto, mais um excelente artigo José e surpreendeste-me com a escolha do tema, algo que é sempre positivo.

    Tenho uma pergunta para ti. Com Del Rio a ser extremamente apupado e odiado, com Mark Henry a ter este destaque e os The Shield em alta, parece-me que a curto prazo a WWE está bem servida de personagens heel. Pelo menos durante 2/3 meses. A minha questão é se neste enquadramento a estreia da família Wyatt terá o mesmo impacto de que se tivessem estreado numa altura mais “morna”?

    • Rubinho16@ - há 3 anos

      Acho que realmente a estreia da Wyatt Family numa altura mais “morna” teria sido melhor, até porque o número de heels na WWE é “vasto”. Se podermos considerar os 3MB como uma stable, acho que a Wyatt Family podia “feudar” com eles, pois não vejo mais maneira de os bookar.

      • José Sousa - há 3 anos

        Espera por Segunda e já podemos começar a avaliar Rubinho. A qualidade deles vem ao de cima não me acredito que a WWE tenha feito este hype sem ter um alvo para eles. Olha quem sabe se não é o Jericho

      • Rubinho16@ - há 3 anos

        Sim, é o melhor que podemos fazer, e concordo que a WWE possa já ter um alvo, mas não acho que o Jericho seja o melhor, pelo menos agora, pois gostava de o ver numa tripla feud com o”Ziggy” e o Del Rio. Já agora, vi-te comentar com outras pessoas que tens um artigo. Não sei se vi bem, mas se tens um artigo diz qual é para eu poder ler sff.

      • Rubinho16@ - há 3 anos

        OMFG!!! Nem reparei que era este lol desculpa xD

      • José Sousa - há 3 anos

        Loool é verdade é este o meu artigo;) Podes ler na boa e comenta loool. ;).

        Por mim podia ser com eles sabes porque? porque o Jericho baza depois do PPV por isso se os Wyatt fossem os ” responsáveis” pela sua saída davam-lhe a credibilidade que precisam.

      • danielLP21 - há 3 anos

        LOOOOL Rubinho ahahahah descobriste o Pólo Norte hoje xD

      • LuisMPBO - há 3 anos

        Grande momento! xD

      • Rubinho16@ - há 3 anos

        Pelo menos ainda admiti a tempo xD

      • MicaelDuarte - há 3 anos

        Ahahah xD

      • José Sousa - há 3 anos

        Esta equipara-se ao momento em que alguns descobriram que a Salgado era uma mulher. Pois pensavam que ela recolhia a Opinião Feminina na rua com mulheres.

      • LuisMPBO - há 3 anos

        Isso era mesmo ridiculo.
        Houve uma fase em que quase todas as semanas havia dois ou tres sempre a dizer que ela era uma mulher ao pessoal no Opiniao Feminina. Ate me lembro de uma vez que alguem chateado no chat disse, acho que foi ao Daniel, para ir chupar a p*** AO Salgado xD parti me todo a rir!

      • danielLP21 - há 3 anos

        Sim, foi a mim xD

        Mas aquela de que o artigo da Salgado se chamava “opinião Feminina” porque ela ia fazer perguntas às pessoas na rua foi, sinceramente, a melhor que já li até hoje. Duvido que alguma coisa ultrapasse isso ahahahah

      • Miguel - há 3 anos

        É muita burrice.

        Eu pela primeira vez que vim ao site estava la o artigo da Salgado no topo.

        Eu li e dizia “Opinião Feminina” e depois penso O quê? Um artigo de uma mulher num site de Wrestling?

        E então vou ler.

        Depois vi que ela percebia de wrestling e que o artigo estava muito bem escrito.

        Mas nunca me passou pela cabeça que fosse um homem. Ou que fosse À rua fazer perguntas Às pessoas.

    • José Sousa - há 3 anos

      Eu sou-te sincero eu tinha outro tema na cabeça(será o da próxima semana) mas quando vi o Del Rio no Domingo e na segunda tinha que falar dele. Senti que tinha base suficiente para falar sobre assunto, se quiserem que seja sincero tenho temas até Agosto até posso rodar a ordem conforme a actualidade do produto. O que por si demonstra a qualidade da WWE na actualidade.

      Sim foi uma jogada inteligente mas arriscada mas a verdade é que o Ziggler nunca seria um top heel, enquanto como face pode ser como dizes um dos top faces dando performances de qualidade. A ideia será valorizar os dois, não sei como conseguirão de forma equitativa. Mas tenho a certeza que o Ziggler não vence a mala da Smackdown.

      É difícil depende do alvo que tenham definido para eles. A menos que sejam eles a história do RVD, e seja ele a elevar os Wyatt Family. Porque tem que ser alguém com história como ele, Kane, ou Sheamus(mas esse está ocupado), ou seja tem que ser com alguém com impacto. A questão é quando é que a situação vai amornar porque como dizes pelo menos até ao Night of Champions a WWE tem possibilidade de manter este ritmo de qualidade. Mas do que conheço dele a qualidade dele vem ao de cima mesmo numa altura como esta.

  3. MicaelDuarte - há 3 anos

    Muito bom artigo, gostei José!

    Confesso que a início não fui muito com o Del Rio. Percebia-se facilmente que a aposta nele iria ser grande, e apesar de ter gostado logo das qualidade in-ring dele, aquele expressão do piscar de olho ao adversário e entretanto atacá-lo e tudo isso, não achei que a aposta deveria ser assim tão brusca.

    Depois viram-se sucessivas tentativas de o colocar no main-event mas na altura errada. Royal Rumble e MITB foram os meios escolhidos para tal, e são perfeitamente legítimos, mas a verdade é que as coisas não correram bem…

    Aquela feud com o Sheamus foi bastante negativa para Del Rio, porque de tantos combates em PPV que eles tiveram, o Del Rio não chegou a vencer o título e saiu totalemente desvalorizado. Depois tivemos algo contraditório, estou pois a falar da feud Del Rio vs Big Show. Ora, o Del Rio não conseguiu vencer o Sheamus nos tantos embates que tiveram, mas venceu o Big Show que tinha tirado o título ao Sheamus no primeiro combate que tiveram, mas percebe-se, pois para mim foi aqui a grande confirmação do face-turn do Del Rio.

    No Payback, a WWE teve uma ideia brilhante e há que admiti-lo. A meu ver e como já tinha dito nos comentários do Payback, esta feud fará de Del Rio o grande heel que inicialmente não conseguiu ser e fará igualmente de Ziggler um grande face. Estou a gostar bastante desta “nova” heel persona do Del Rio pelas mesmas razões que apresentaste no teu artigo, pois para mim, este Del Rio heel não é o mesmo heel que tivemos em 2010-2012.

    Ziggler sairá (espero eu!) valorizado como um underdog face, por assim dizer, e possivelmente no SummerSlam recuperará o título. Os fãs estam com pena do Ziggler e sentem que foi injusta a perda do título e assim muita gente ficará do seu lado. Não quero que ele se torne num face declarado, mas sim que continue com toda a onda do Show Off mas agora como face. Ver o Ziggler face é algo que eu já esperava há muito e finalmente vou poder vê-lo nesse papel.

    Ver o título mundial de volta à ribalta é também a parte positiva de tudo isto. Por enquanto estou a gostar bastante da situação em torno deles e do título. A julgar pela qualidade do produto nos últimos tempos, espera-se que daqui saiam boas coisas! :D

    Como sabes, sou um grande fã do Ziggler e só espero que recupere mesmo o título brevemente. #SHOW OFF#

    PS: Parece que a Wyatt Family se vai estrear na próxima Raw José!

    • José Sousa - há 3 anos

      Sem dúvida eu acredito que a ideia é a valorizar os dois. Ou seja tornar o Del Rio um verdadeiro Heel como está agora: Agressivo, arrogante e odiado. E não aquele heel cool que acabas por apoiar porque é mais fixe que o próprio face. O Ziggler recupera o título no Summerslam tenho quase a certeza.

      Eu sei. A grande dúvida é quem será o alvo? Quem achas eu já pensei no Jericho porque assim faziam o homem desaparecer no Money in the Bank e faziam logo impacto.

      • MicaelDuarte - há 3 anos

        Olha, eu acho que seria bastante interessante essa ideia de um Jericho vs Wyatt Family. O Jericho mais coisa menos coisa volta a sair, portanto, isso seria o ideal.

        A única coisa que peço é que tenham uma estreia em grande e não sejam, de certo modo, ofuscados por outras coisas.

        Estás a ver o Bray Wyatt a fazer um ritual maluco ao Jericho, ou qualquer coisa assim? xD

      • José Sousa - há 3 anos

        Por mim o Jericho ou luta com os Wyatt ou vai para um Triple Threat pelo titulo Mundial no MITB. E digo isso porque ele vai bazar depois do PPV.

        Se fosse esta semana seria ofuscada claramente, esta Segunda acho que a WWE pode fazer uma primeira parte mais calma e coloca-los do nada para começar a criar mais impacto para o resto do show.

  4. LuisMPBO - há 3 anos

    Otimo artigo Jose!
    Como ja disse noutros comentarios acho que o heel turn do Del Rio foi das melhores decisoes que a WWE fez nos ultimos tempos. Em primeiro lugar, Del Rio e melhor heel do que face, para mim, sendo que quando e face as vezes torna se aborrecido nas promos (isso leva me a um a parte, acho que querias dizer que esteve com Swagger em angles de menor interesse, nao maior). O unico motivo da nao afirmaçao de Del Rio como heel foi um booking menos apostado nele, e que fez com que ele perdesse todo o momentum em ocasioes em que estava em alta. Segundo, o reinado de Ziggler nao estava a ser bom. Esta foi a maneira que a WWE arranjou de tirar o titulo a Ziggler, para ter um melhor reinado mais a frente, sem o desvalorizar e renovando o seu personagem. Terceiro, o titulo mundial esta a ter mais destaque e importancia do que tinha em meses, agora espero que aproveitem isso para nos proporcionar boas feuds e combates por este titulo. Um ladder match no Summerslam seria fantastico, vamos ver se vao por essa via. Tudo depende do que acontecer no MITB. Mas sem duvida foi uma excelente maneira de renovar dois personagens estagnados, dar lhes destaque e valorizar o titulo, tudo ao mesmo tempo. E excelente trabalho de Del Rio ate agora a fazer as pessoas odia lo. De facto todos os sinais foram dados no Payback, mas uma pessoa fica sempre com medo…
    Concordo com os momentos que escolheste. Na WWE de facto era muito complicado destacar UM momento, por isso fizeste bem em destacar todo o show. O momento da TNA, nao e que tenha sido marcante, mas nada de mais relevante aconteceu no Impact (nao digo bom, mas relevante).
    Outra coisa, gosto da maneira como tentas sempre fazer com que as pessoas voltem na semana seguinte
    Vamos ver como e que isto do WHC corre…

    • José Sousa - há 3 anos

      Muito obrigado, é bom saber que também gostaste.

      A questão não é o estagnar, porque o face turn ajudou a sair do marasmo mas ele como face não consegue ser de topo, e com esta faceta de heel consegue ser. Ele é o heel ideal nesta altura porque é o heel odiado e não aquele heel cool que acabas por simpatizar. o Ziggler como heel nunca seria main-eventer afirmado, e como face pode ser porque tem o publico do lado dele. Depois é excelente ver este título de novo a ser respeitado e credibilizado na WWE acredito que esta feud vai durar até ao Summerslam. Os sinais estavam todos lá, aliás vendo o combate atentamente e sem o calor do momento notas mesmo nas expressões do Del Rio.

      • LuisMPBO - há 3 anos

        Tens razao, nao foi bem utilizada a expressao, apesar de se aplicar ao Ziggler. Dizendo mais corretamente, Del Rio nao e um grande face e por vezes aborrece nas suas promos. Como face nao consegue trazer nada de novo e soa repetitivo. Nao e renovar um personagem estagnado, porque foi de pouca duraçao e nao era propriamente pela saturaçao de ver aquilo ha muito tempo, era mais porque, pelo menos para mim, era um personagem desinteressante.

      • José Sousa - há 3 anos

        Mas eu percebi Luis. Acho que assim mataram dois coelhos e valorizam dois wrestlers o que tem os seus riscos mas se for bem feito valoriza os wrestlers e os produtos.

  5. franciscoxb - há 3 anos

    muito sinceramente prefiro o del rio a hell
    http://www.youtube.com/watch?v=Bt1Ws8MeuPA
    exelente

    • Frederico_WWE - há 3 anos

      Ahahahahahahaahaha LINDO! Já nem me lembrava disso… e o Del Rio é sem dúvida um HEEL natural.

      Quizeram fazer dele o novo “Eddie Guerrero” mas não conseguiram.

      • franciscoxb - há 3 anos

        foi o momento mais engreçado da wwe que eu me lembro de assistir,para mim o del rio é um bom face mas como heel e 20x melhor,acho que o del rio poderá perder o titulo com o randy orton perto do survivor series,o damian shandaw ganhará a mala money in the bank do smackdown e fará o cash in no extreme rules,quanto a mala do raw ganha o d-bryan e fará o cash in no tlc ao mark henry

      • Miguel - há 3 anos

        Para mim quem ganha é o Ambrose. E o Cash-in é no Cena.

      • José Sousa - há 3 anos

        Eu devo admitir que concordo com o Miguel. Eu também tenho o feeling que quem ganha é o Ambrose e o cash no Cena ´não será muito demorado.

      • Dolph Ziggler - há 3 anos

        Começo a acreditar que seja o Daniel Bryan. Talvez seja melhor não “pushar” o Ambrose tão cedo. Penso que por agora o Daniel Bryan merece mais esta mala do que qualquer um no roster.

      • José Sousa - há 3 anos

        Eu acho que a vitória será decidida entre eles os dois. Eu não acho cedo para a afirmação do Ambrose, até ajudava os Shield porque todas as grandes stables tiveram um membro como campeão mundial ou da WWE. E isso seria uma ajuda para consolidar mais.

        Depois a grande questão desse combate é: Como vão conseguir para os Shield? Não é parar o Ambrose! é os Shield? Ou seja ou os Shield não tem ninguém a participar no combate ou dificilmente não interferem a favor do Ambrose.

        Depois o Bryan vai ter o Orton em cima dele durante o combate, e um wrestler que vai para este combate com feuds raramente vence porque o seu oponente para-o. Dai eu começar a acreditar numa vitoria do Cesaro na Smackdown.

        Mas entre Bryan e Ambrose é me indiferente porque gosto de ambos e qualquer um dá um campeão da WWE fantástico.

      • Dolph Ziggler - há 3 anos

        Para já é uma grande incógnita o vencedor da mala. Acho que quando soubermos os participantes do combate, é que podemos dar uma opinião mais formulada, porque nós nem sabemos se o Dean Ambrose vai participar. Podem-se lembrar e voltar a fazer outro 3v3 no PPV.

        Já agora, o 3º embate entre o Orton e o Bryan foi oficializado para o próximo Raw. Parece-me uma oportunidade perfeita para o heel turn do Orton. O Bryan vence o combate e o Orton faz o heel turn atacando violentamente o Bryan no fim do combate. Ambos participam no Money in the Bank ladder match e o Bryan vence. Ainda no mesmo dia, o Bryan tenta fazer o cash-in no Cena mas o Orton aparece e impede. Assim tinhamos um Cena v Bryan v Orton no PPV com o Bryan a anunciar o cash-in com antecipação. O Bryan vencia no SummerSlam.

        Mas lá está, é uma teoria. Para mim o favorito é o Daniel Bryan, caso participe.

      • José Sousa - há 3 anos

        Claro sem Ambrose o favorito é o Bryan. Com o Ambrose é repartido, e não sei como iriam parar os Shield num combate deste tipo.

      • Miguel - há 3 anos

        José, na smackdown não excluo também o Damien Sandow como vencedor.

        Acho que o Cash in no Cena poderá ser na própria noite mesmo.

      • José Sousa - há 3 anos

        Eu também acho que poderá ser nessa noite ou na Raw seguinte. Porque com o Henry a hipótese é provável porque ele é bem capaz de se revoltar por perder e atacar o Cena. E ai vem o cash-in, se for o Ambrose tenho quase a certeza que o cash será muito rápido.

      • Dolph Ziggler - há 3 anos

        “Damien Sandow and Antonio Cesaro are being pushed because WWE officials are concerned about the lack of good heels on the roster. The company is actually looking long-term in that they need to build more heels.

        – WWE officials felt last years Money in the Bank ladder match was too predictable and are reportedly loading up twists and participants for this years match. This is part of why Christian and Rob Van Dam were brought back in time for the pay-per-view.”

        Good stuff.

      • José Sousa - há 3 anos

        Tudo pode acontecer temos muitos favoritos este ano, o que só é positivo porque torna o PPV cada vez mais apetecível.

    • Dolph Ziggler - há 3 anos

      Fantástico. Ainda bem que me lembraste desse momento. O que me ri na altura. O riso do Michael Cole também ajudou.

      • danielLP21 - há 3 anos

        Yap, o riso do Cole é priceless. Já tenho saudades de o ouvir como heel… E este momento foi épico. O Ricardo Rodríguez também é brutal

      • LuisMPBO - há 3 anos

        Eu nao tenho saudades nenhumas! O Cole e o unico heel de sempre que me irritava genuinamente. Ele era mesmo chato. Nao era como um comentador heel normal (tipo Tazz, JBL, Heyman, King, quando era heel), era exageradamente “comprado” e ainda por cima como tinha uma rivalidade com o Lawler nao podia haver uma conversa normal entre comentadores, tinhamos de aturar as guerras deles o show todo. De vez em quando dava para rir mas nao compensou, para mim. Prefiro 1000 vezes o JBL a ser o comentador heel que o Cole

      • danielLP21 - há 3 anos

        A função do Cole nada tem a ver com a do JBL.

        Pois, é a tua opinião. O Cole, para mim, era um heel espectacular, principalmente no NXT. Era hilariante. A feud entre comentadores foi uma ideia infeliz da WWE, mas não durou durante todo o tempo em que ele foi heel.

      • Dolph Ziggler - há 3 anos

        Daniel, já que admiras tanto o Michael Cole talvez seja do teu agrado veres esta entrevista:

        http://www.youtube.com/watch?v=vVT6p8gwOmQ

        A não ser que já tenhas assistido como é óbvio.

      • LuisMPBO - há 3 anos

        Ate nem era para os comparar como heels, era no sentido de que como e costume so haver um comentador heel, prefiro que seja o JBL a fazer esse trabalho. De facto ele tinha piada mas nao compensou outros momentos para mim. Mas era fixe ve lo a fazer de cheer leader do Miz LOL

      • Miguel - há 3 anos

        Eu agora vejo o Cole como um palhacinho…

        Quando o Miz entrava batia palmas e o and i quote…

      • danielLP21 - há 3 anos

        Não o vejo como um palhacinho, mas que o preferia como heel, lá isso preferia.

  6. Miguel Silva - há 3 anos

    Excelente artigo José :)
    Eu nunca olhei para o Del Rio e vi um face credível. Já como heel a história muda completamente de figura, o Del Rio como heel é fantástico e pode estar próximo de atingir a perfeição.
    No Payback, com os comentários do Cole estava perfeitamente visível um heel turn apenas era um pouco estranho porque ainda há pouco tempo ele tinha virado facr. Quando ele virou para face, eu penso que foiapenas uma forma de o tentar pôr over junto dos fãs mexicanos. Mas para mim, foi claramente uma tentativa falhada.
    Foi por isso que fiquei estremamente satisfeito, ao ver o heel turn no Payback, embora de certa forma desiludido pela derrota do Ziggler. Eu cheguei a considerar o Payback um PPV quase perfeito, apenas pecando nessa decisão. Mas com o doble turn, já não penso que a decisão tenha sido assim tão má. O Ziggler provavelmente vai acabar por recuperar o título no Summerslam e aí poderá finalmente ter um reinado “decente”. O reinado do Ziggler até agora estava a ser horrível, ele não era um campeão credível e com esta feud, o Ziggler poderá ter o reinado que tanto merece e o Del Rio poderá sair da feud bastante consolidado como há muito não acontecia. Já para não falar do título em si…há quanto tempo não víamos o WHC no main event de um RAW?? Foi há tanto tempo que até nem me consigo lembrar.
    Por todas estas razões, eu percebo a decisão da WWE e consigo aceitá-la.

    • José Sousa - há 3 anos

      Sim e esta facete ainda é melhor que a do Aristocrata que trouxe no inicio, claro as pessoas duvidaram por ter tido um face turn há pouco tempo. Mas a WWE foi inteligente porque viu que ele não conseguia ser um face de top, e fez aquilo de forma notável. Depois o Ziggler só com ser de topo como face e já pedia um face turn há muito. E como dizes há quanto tempo o título de WHC não era tão debatido e tinha tanto impacto? Isto vai valorizar os dois sinceramemente a WWE esteve bem apesar dos riscos desta decisão.

      • Miguel Silva - há 3 anos

        O Del Rio heel é espetacular e é como tu dizes, acima de tudo foi uma decisão inteligente, visto que ele nunca consiguiria ser um top face, talvez assim se torne um top heel.
        Eu falo por mim mas o face turn do Ziggler era uma das coisas que eu mas tinha curiosidade em assistir na WWE.

      • José Sousa - há 3 anos

        Sinceramente eu também quero ver o Ziggler como face porque acredito muito que ele pode-se tornar num dos top faces da empresa.

  7. DanielLP21 - há 3 anos

    Na minha opinião, foi uma decisão de génio da WWE. Eu estava a gostar do Del Rio como babyface, mas se para o Ziggler fazer o seu turn ( com dois anos de atraso) é preciso que o Del Rio seja heel, então que seja.

    Agora, não acredito nem por um minuto que o Del Rio perca o título no MITB ou no SummerSlam. A WWE não fez este double-turn para valorizar apenas o Ziggler, mas também para transformar o Del Rio num heel de eleição. E não o farão ao dar-lhe um reinado como os dois primeiros que ele teve, senão seria mais do mesmo…

    Em relação ao Ziggler, pode ser que a WWE o construa como um “underdog” durante o resto do ano e ele acabe por ganhar o Royal Rumble Match… Ou não xD

    Concordo com os momentos da semana.

    • José Sousa - há 3 anos

      A questão é esta Daniel? E ainda que no meio disto o Ziggler não saia valorizado? Claro que ele vai ter a recompensa pode até não ser no Summerslam mas o Ziggler vai sair desta história como um dos top faces da WWE.

      • danielLP21 - há 3 anos

        Eu não estou assim tão confiante como tu em relação ao Ziggler…

      • José Sousa - há 3 anos

        Eu tenho receios como é logico. Mas achas mesmo que só o Del Rio é que será valorizado no meio disto tudo? O Ziggler faz um face turn e continua um perderdor? Então para que o face-turn.

      • danielLP21 - há 3 anos

        Pois, não sei. Mas estou certo de que o Del Rio vai ser a prioridade.

      • José Sousa - há 3 anos

        Mas têm que pensar em que irá acabar com esse reinado de vilão do Del Rio. E não me acredito que seja o Christian, e não queria nada que fosse o Sheamus numa repetição da feud embora não ficasse surpreendido.

        E se for o Ziggler no Summerslam? Não ficavas contente?

      • danielLP21 - há 3 anos

        Por um lado, sabes que muito bem que ficava contente, uma vez que o Ziggler merece… Mas por outro lado, o Del Rio também merece reinados decentes, e só o último é que valeu alguma coisa. Não posso ser incoerente e desejar que o Del Rio seja prejudicado só porque sou fã do Ziggler… É daquelas situações em que há sérios riscos de um deles ser bastante prejudicado. A minha esperança é que seja tudo bem construído porque, lembra-te, o que importa não é sair por baixo, é a forma como se sai por baixo…

      • José Sousa - há 3 anos

        Sem dúvida, e tentei passar essa mensagem no texto. Um dos dois vai sair por baixo, porque é inevitavelmente um dos dois irá perder a feud, porém se for tudo muito bem feito podemos sair com dois main-eventers certos. E isso não se aplica só se for o Del Rio a vencer a feud, também se for o Ziggler o Del Rio pode sair valorizado dependendo da forma como perder.

      • Miguel - há 3 anos

        Próximo passo:

        Big Show vira face e tira o título ao Del Rio.

      • danielLP21 - há 3 anos

        Meu Deus, não digas uma coisa dessas… Imagina o Big Show a “voltar” como face e a tirar o título ao Del Rio e o Kofi a tirar o título ao Axel loool Seriam grandes novidades no panorama da WWE xD

      • José Sousa - há 3 anos

        Mais depressa vejo o Christian do que o Show a ser o próximo adversário do Ziggler caso o final não seja o Ziggler sair como campeão Mundial.

      • Miguel - há 3 anos

        Mas se o Del Rio sair como vencedor da feud com o Ziggler ainda o Big Show volta como gigante afável e lhe tira o título.

  8. MR Perfection André Santos - há 3 anos

    José escolheste bem fazeres um artigo sobre Del Rio

    Lembro-me de estarmos a comentar a rivalidade que ele teve com Sheamus e mesmo com o Orton, e realmente mesmo que ele tivesse ganho alguns combates no caso nos combates contra o Orton ele parecia estagenado.
    Por isso compreendo ele ter o titulo mundial porque depois do Payback fiquei “burro” com a desisão da WWE.
    Hell é a praia de Del Rio e já vimois que é assim que tem reação do publico.

    Qual a tua opinião sobre o heel turn de Del Rio? Consideras uma boa decisão? E quais os motivos pelos quais achas que foi uma boa ou má decisão?

    Boa decisão como comento anteriormente.

    Quais serão as consequências desse turn no futuro de Del Rio? E que efeitos terá no produto da WWE?

    Os efeitos só podem ser positivos, a WWE até pode tirar o titulo ao Del Rio mas o efeito que teve já tirou frutos, mais um superstar credivél e ajudou a formarm mais um Face…Zig

    Concordas com os momentos da semana ou escolhias outros?

    Concordo, RAW sem duvida o momento alto então com o segmento do Henry…sem palavras.
    No Caso da TNA, apesar de ser um impacto razoável acho que foi um momento justo a escolha da inclusão do Angle nos MEM. Mas fiquei com muito receio depois deste episódio do impacto…mas isso daria muita conversa

    Bom Artigo José

    • José Sousa - há 3 anos

      É como tem reacção e como pode ser de topo tal como o Ziggler só atingirá o topo como face. Acho que a decisão foi arriscada mas muito positiva, e acho que o Ziggler reconquista o titulo no Summerslam mesmo que alguns não acreditem. Mas a história está a ser construída para que o Del Rio seja aquele heel que é fantástico e odiado mas que vai acabar por pagar.

      • MR Perfection André Santos - há 3 anos

        Exactamente José, acho que não estava nos planos da WWE tirar o cinto ao Zig mas como a equipa creativa muda muitas coisas na hora talvez esta decisão tenha sido igual que achas?Já vimos que quando contamos com alguma coisa por parte da WWE normalmente não acontece…e sem contarmos…zás!

      • José Sousa - há 3 anos

        Sim eu acho que quando eles decidiram isto com a lesão do Ziggler. Foi a oportunidade ideal para isto e ainda bem que o fizeram.

  9. Dolph Ziggler - há 3 anos

    Antes de mais nada, excelente artigo, José. Confesso que não estava á espera que fosses escolher este assunto mas fizeste uma boa escolha.

    Penso que apesar do Del Rio ter feito o face turn ainda há relativamente pouco tempo, ele facilmente se tornou num face algo estagnado. A sua personagem não funcionou nesta sua nova faceta e se o Del Rio ainda era apoiado pelos fãs, era muito por culpa do carisma do Ricardo Rodriguez. Os fãs facilmente se fartaram do Del Rio. Nos primeiros tempos como babyface, ainda era tudo muito recente e os fãs estavam do seu lado. A sua feud com o Big Show foi a que tirou melhor proveito do Del Rio como face. Mas rapidamente o Del Rio se tornou num tipico babyface da WWE sempre cheio de sorrizinhos e sempre a dar graxa aos fãs, que é exatamente como o Sheamus e o John Cena fazem. Quando eu estava á espera de ver uma faceta diferente do Del Rio para com os outros, ele torna-se igualzinho a eles. Acho que a WWE tentou que os fãs começassem a gostar do Del Rio á força tudo. Não funciona assim. Ainda assim, acho que a WWE fez muito bem em fazer um double turn no Payback e quando todos ficaram chateados com o que aconteceu, eu tinha dito que era a melhor coisa que podia ter acontecido ao Ziggler. É simples: O Del Rio, com este heel turn, tornou-se relevante pela 1ª vez e está com um heat bem razoável pelo que fez ao Ziggler. Com isto, o Ziggler ganhou grande simpatia dos fãs e de certeza que a sua personagem irá funcionar melhor como face, visto que já era muito apoiado como heel.

    Ainda pode ser cedo para dizer se o heel turn do Del Rio vai funcionar a longo termo ou não, mas de momento e visto que o que ele fez ao Ziggler ainda é tão recente, o Del Rio está a conseguir ter mais heat do que qualquer outra altura desde o seu debut. Bom sinal, não é?

    Quanto ao Ziggler, ainda vimos pouco dele, mas deu para ver que ele ganhou grande simpatia com os fãs com o que aconteceu porque se viram o Raw e o Smackdown, o Ziggler teve uma grande reação quando apareceu para atacar o Del Rio.

    É esperar para ver o que acontece nas próximas semanas e para já, a WWE conseguiu alcançar um objetivo importante: manter os fãs interessados numa feud pelo título Mundial.

    Quanto aos momentos da semana, concordo plenamente. No que toca á WWE, havia várias coisas que podias escolher por isso fizeste bem em englobar tudo.

    • José Sousa - há 3 anos

      Sinceramente qual era o tema que esperavas?

      Exctamente o Ricardo Rodriguez é que lhe dava a popularidade de face na minha opinião. Ele não estava mau como face mas não ia conseguir destacar-se durante muito mais tempo. Se é cedo é mas a WWE começou da forma correcta e agora é so deixar seguir desta forma que o Del Rio chega ao MITB com um heat brutal.

      O Ziggler é como nós falamos durante a semana ele só pode ser de topo como face porque já era muito bem recebido pelos fãs. Acho que a WWE fez bem arriscou mas esteve muito bem e pode ter credibilizado um titulo que não o estava e com isso cria provavelmente dois talento de topo da empresa

      • Dolph Ziggler - há 3 anos

        Sinceramente, nem eu sabia que tema ias escolher porque de facto há vários assuntos que podias ter escolhido, mas se tivesse que dar um palpite, pensei que fosses falar sobre o Payback e o Raw ou então sobre os possíveis candidatos a fazerem parte dos combates do Money in the Bank. Ainda assim, fizeste uma boa escolha.

        E como tu disseste, o Ziggler vai ser um top babyface isto se tiver o booking correcto. Eu queria que o Ziggler recuperasse o título, mas também não quero que o Del Rio tenha outro reinado curto e irrelevante. Isso seria a morte dele e depois era quase impossível ele voltar a renascer e a voltar a ser um heel relevante aos olhos dos fãs.

        E desculpa por fazer off-topic por um momento, mas li por aí que o Wyatt se lesionou nas gravações do NXT. :/

      • José Sousa - há 3 anos

        Como já disse ao Tiago tenho os temas definidos até Agosto para veres. Claro que podem surgir novidades mas em principio estão definidos. Os participante abordo na antevisão, não quero faze-lo sem conhecer todos os componente.

        O segredo será como valorizar os dois simultaneamente. Tem riscos mas não é impossível.

        Não é grave, eu vi no Twitter dele é para se poupar. A WWE não o quis colocar a esforçar-se contra o ……(tu sabes quem) provavelmente para o ter pronto para segunda.

      • Dolph Ziggler - há 3 anos

        Sendo assim, fico mais descansado pois uma lesão neste momento era mesmo péssimo. Não podia haver timming pior.

        Já agora, sabias que a ideia desta personagem interpretada pelo Bray Wyatt foi do Dusty Rhodes? Trabalharam os dois em conjunto.

      • José Sousa - há 3 anos

        Sim também li sobre isso. Ele no Twitter continua a fazer promos para marcar a estreia. Aliás se a lesão não for grave ele nem precisa de lutar na estreia, os dois atacam e ele faz uma promo da cadeira. Acho que isso basta para primeiro impacto.

      • Dolph Ziggler - há 3 anos

        Por mim o debut é já no Raw da próxima semana. Eles podiam atacar o Jericho. O Bray Wyatt levava uma cadeira e sentava-se. O Luke e o Eric atacavam o Jericho enquanto ele ficava a ver.

      • José Sousa - há 3 anos

        Sim e com isso se o Wyatt tivesse uma pequena lesão podia cura-la até ao MITB e ai tínhamos um combate entre eles os dois onde o Wyatt vencia e a stable “abatia” o Jericho.

        Mas seja quem seja o alvo ´não tenho duvidas que o Bray não vai meter a mão na acção, ele apenas vai ordenar da cadeira e eles vão atacar. Ele pode é provocar com uma das promos ao seu estilo.

      • Miguel - há 3 anos

        Bo Dallas = Paspalho que não mete piada.

  10. franciscoxb - há 3 anos

    para mim o ano 2007 a 2008 no inicio foram os melhore anos da brand azul trouxe um smackdown de 2008 para comparar-mos com os atuais

    http://www.youtube.com/watch?v=J3USzvu4XQ8

    • José Sousa - há 3 anos

      E felizmente esta semana fez-me lembrar esse bons tempos.

    • danielLP21 - há 3 anos

      Desde o ano passado que a SmackDown tem sido algo entre o muito bom e o excelente.

    • Dolph Ziggler - há 3 anos

      Para mim o melhor ano do Smackdown foi durante 2003 e 2004. Eddie Guerrero, Kurt Angle, Chris Benoit, Brock Lesnar, Edge, Rey Mysterio e Booker T. Depois em 2004 tivemos o crescimento do JBL.

  11. Diogo7 - há 3 anos

    Excelente artigo! Gostei que falasses deste tema visto que foi um dos principais destaques da semana.

    Eu pus as minhas mãos à cabeça quando o Ziggler perdeu o Título Mundial contra Del Rio e achei que tinha sido uma péssima decisão mas depois de ver aquela promo no final do combate fiquei com impressão que ia haver um double turn. No RAW confirmou-se e ainda bem porque estou curioso para ver o Ziggler.

    O Del Rio como face não ia dar grande coisa por isso a WWE decidiu por-lhe como heel outra vez apesar de que nos primeiros meses até gostava do Del Rio como face mas vê-se que o ele gosta mais de ser heel. Agora é o heel mais odiado da WWE e eu também queria vê-lo pagar por aqueles pontapés todos que deu ao Ziggler xD

    Agora espero que isto valorize as 2 superstars e o titulo. Espero que o Ziggler reconquiste o Título no Summerslam ou no NOC.

    Mal posso esperar pela próxima RAW para ver a continuação das feuds que estão bastante interessantes e possivelmente a estreia da Wyatt Family.

  12. FAlmeida_10 - há 3 anos

    Excelente artigo José!
    Tinha dúvidas sobre o tema do teu artigo desta semana , mas pensei que girasse á volta do WHC que tem dado que falar ultimamente e isso confirmou-se!

    Á muito tempo que o WHC não estava nas bocas do mundo! Mas finalmente a WWE abriu os olhos e reparou que o WHC também era considerado título de Main event. Com esta história de “Del Rio vs Ziggler” o título tem sido bastante valorizado e tem lhe sido dado destaque. Mais até na minha opinião que o da WWE

    Após ver o Payback fiquei extremamente revoltado com o combate pelo WHC, achei a pior decisão de sempre tirar o título ao Ziggler na sua primeira defesa… Mas depois de ver o Raw , as minhas ideias mudaram completamente!Passei a ver a passada decisão não como estúpida, mas como uma manobra brilhante por parte da WWE! Foi simplesmente genial! Valorizaram o título, realizaram um double turn, valorizaram o Ziggler como face e o Del Rio como heel (e que heel diga-se já)!

    Conseguiram imenso Pop para o Ziggler (já o tinha da nossa comunidade de wrestling online e agora como face vai ter o dos marks) como homem com honra, que queria lutar apesar de estar magoado, que tentou de tudo! E por outro lado que grande HEAT pro Del Rio (muito mais que as 45879632145… pessoas que atacam o cena pra ter heat) como o homem que retirou o título a um dos maiores trabalhadores na empresa, a atacar um homem magoado mas que lutava com a sua honra, que depresava títulos (pontapeando o divas title), que no fim ainda se gabava das suas ações; consegue fazer com que os nós tenhamos ódio por ele e que o queremos ver a pagar por todos os seus acto, o que é importantíssimo num top heel. O Heat que o Del Rio está a receber faz me lembrar o do Edge na feud com o Taker, o do Orton na feud com o Triple H…

    Tenho grandes expetativas para este title no que toca aos próximos Raw’s…Espero sinceramente não sair decepcionado!

    • José Sousa - há 3 anos

      Sem dúvida aliás o que tu dizes eu também disse no artigo. Quando vi o Del Rio na segunda fez-me lembrar o Edge e o Orton, aquele heel que vai criar mesmo heat. E não aquele heel que até queremos que vença porque o face é boring(tipo Bo Dallas), aliás qualquer heel que lute com o Bo Dallas tem o meu apoio mesmo que seja o David Otunga.

      Mas sim concordo contigo, e acho que não vamos sair decepcionados não creio que a qualidade baixe tão radicalmente na segunda feira. Claro que poderá não ser tão épica mas deve manter a qualidade que tem tido nem que seja porque eles “are Coming”.

      • FAlmeida_10 - há 3 anos

        Agora que falaste no BO Dallas…sim tens razão ele é horrível!Com um Irmão que é o que é com Aquelas Mic Skills e Gimmick…

        Já agora eu falei em “45879632145… pessoas que atacam o cena pra ter heat”, como o BO Dallas vai ser o sucessor do Cena (em termos de Heat que consehue criar como face) vamos ter de nos habituar a 45879632145… pessoas que futuramente vão atacar o BO Dallas pra ter Heat. Claro que muitos de nós vão receber Pop por calar o BO Dallas!

      • José Sousa - há 3 anos

        Eu sei que sim! Mas ele não tem nenhum carisma, o Cena ainda tem o mérito de ter carisma e ter boas promos. Já o Bo Dallas dá-nos o “dont stop Bolieve”. Que é sinceramente a pior promo que ouvi em muitos anos. Até o R-truth a mostrar fotos da Disney teve mais piada que as fotos do Bo.

      • Dolph Ziggler - há 3 anos

        Pode ser que o Bo ganhe juízo. É muito mas muito novo ainda.

      • José Sousa - há 3 anos

        Ainda não deixaste de Bolieve nele! Ele no ringue até tem talento devia era ter mantido o Bodazzler como finisher e ter uma gimmick menos genérica.

      • Dolph Ziggler - há 3 anos

        Eu nunca Bolivei nele. Até o acho um desastre mas temos que ver que só tem 22 anos. Talvez fique mais macho no processo. Parece que Deus estava a criar uma mulher e a meio mudou de ideais e mudou para o homem. Ficou meio-meio. E daí nasceu o Bo Dallas. O puto é mesmo irritante.

      • José Sousa - há 3 anos

        Mesmo!Olha uma coisa já parecido com o Cena podem fazer-lhe o que quiser que ele está sempre a rir-se. Mas isso chega a irritar mesmo. Como disse a última vez que vi um segmento com a Disneyland eu ri-me( porque foi quando o Truth pos o nariz de Pinóquio ao Barrett). No do Bo também ri mas foi de ser ridículo.

      • Dolph Ziggler - há 3 anos

        Oh pa, muitos superstars dentro da WWE dizem que o Bo Dallas é muito talentoso e tem um brilhante futuro. O Big Show e o Barrett disseram isso numa entrevista ainda há pouco tempo. Juro que não percebo.

      • FAlmeida_10 - há 3 anos

        Atualmente o BO Dallas não tem nem Carisma, nem Mic Skills, nem Gimmick, nem Finisher(O Belly to Belly não tem impacto nenhum como finisher)…Tem uma ou outra Ring Skill.Isto tuda faz dele um completo calhau com uma ou outra Ring Skill…Não estabelecer ligação nenhuma com os fãs…

        Espero bem que com o tempo evolua!

      • José Sousa - há 3 anos

        Eles também dizem que o Big E também será brilhante, e sinceramente ainda não percebi o hype para main-eventer em torno do Big E.

        Off-this topic: Nem respondeste á questão que coloquei no comentário do Miguel sobre a mala.

      • Dolph Ziggler - há 3 anos

        Como já deves saber, eu gosto do Big E, mas não sei se consegue chegar ao main-event. Tenho duvidas, mas eu acho o Big E talentoso. Ele safa-se em ringue e prova disso são os bons combates que ele teve com o Jericho e com o Del Rio no Raw. E com o Swagger também. Além disso, eu gosto de o ouvir no mic e tem um bom sentido de humor. Ele é engraçado. Se calhar por essas e por outras é que ele vai ser o próximo Sexual Chocolate.

      • FAlmeida_10 - há 3 anos

        Uma coisa que eu também gosto no Big E , é aquela contagem de 5… dá um toque final ao combate…

      • Miguel - há 3 anos

        Bo Dallas como já disse é um paspalho.

        O Big E pode ser bom Powerhouse mas ainda não vi grande coisa.

      • MR Perfection André Santos - há 3 anos

        Quantos Big E já tivemos na companhia? piores e mesmo melhores do que ele?e onde estão agora?A WWE ou muda radicalmente a sua personagem ou ele perde-se no tempo, já que Bo Dallas parece ser uma prioridade para relançar no roster principal…que medo!

  13. ITS_ME_ITS_ME_ITS_DDT - há 3 anos

    ja que estão a falar de nxt olhem a page vai ser a nova nxt womens champion

  14. Vinícius Nunes - há 3 anos

    Bem José, grande artigo mais uma vez, e apesar de ter gostado muito do contexto pelo fato de Ziggler ter o tão sonhado face turn, me agradou bastante o heel turn fantástico do Del Rio e toda a história feita atrás disso, foi realmente algo de gênio o que a WWE fez. O Del Rio face estava a me agradar, porém a atuação dele contra o Ziggler mostrou a de um heel diabólico e nojento, coisa que sentia a falta na WWE, onde tínhamos a grande maioria de ‘heels cools’, e alguém que gostava de como funcionava as facetas no Old School, ficou muito feliz com isso. As expressões dele na match, junto com a atuação dos comentadores e a do próprio Ziggler, ou seja, essa mudança de cinturão foi simplesmente épica e concordo demais com isso, pois teremos uma grande storyline.

    E concordo com os momentos da semana. Grande artigo mais uma vez José.

    • José Sousa - há 3 anos

      Muito obrigado Vinícius(o tema gerou tanto debate que é o meu artigo mais comentado de sempre)! Mas concordo contigo aliás eu disse-o no texto, a WWE tinha alguns bons heels mas o Miz, o Punk, e o Ziggler eram heels cools. Daqueles que se tivesse um face boring pela frente até ficas a apoiar o heel porque ele tem mais determinação e atitude que o face. Com o Del Rio assistimos ao regresso do heel a sério OLd School, ou seja daqueles que tu odeias(ou aprecias) porque é nojento.

      O mais importante é que se a stortyline continuar com este nível, podemos ter os dois wrestlers valorizados independentemente de quem sair da feud como campeão, e nesta altura não sei se será o Del Rio ou o Ziggler embora ache que será o Ziggler. Mas as pessoas não percebem que aquilo foi histórico porque já não acontecia um double turn há mais de 10 anos e com isto o WHC voltou ao destaque que merecia.

      O produto da WWE está numa forma brutal, acho que não existe outra forma para descrever o momento actual da WWE. So para veres tenho temas definidos até Agosto( incluindo o BFG Series), mas não sei se a actualidade da WWE não poderá atrasar o artigo da TNA porque o temas WWE actualmente são vários e todos com interesse.

  15. Mario Magalhaes - há 3 anos

    Excelente artigo José o tema realmente é o mais pertinente
    Me lembro de quando escrevi o Visão Brasileira, logo após Del Rio tornar-se face e gostei muito dele tornar-se face, pois seu personagem encontrava-se estagnado e poderia acabar sendo desvalorizado.

    http://wrestling.pt/visao-brasileira-88-del-rio-face-champion/

    Qual a tua opinião sobre o heel turn de Del Rio? Consideras uma boa decisão? E quais os motivos pelos quais achas que foi uma boa ou má decisão?
    A decisão foi a mais correta, ainda mais com o apoio dos fãs a Ziggler, é muito importante este double turn e Del Rio não teria mais muitas coisas a nos proporcionar como face.
    A lesão de Ziggler, veio a calhar e proporcionar esta inversão de papéis, esta rivalidade tem tudo para ser espetacular, só espero que Ziggler se separe de Big E Langston e AJ o mais rápido possível.

    Quais serão as consequências desse turn no futuro de Del Rio? E que efeitos terá no produto da WWE?
    Del Rio tem tudo para se consolidar como um dos grandes heels da WWE, ele sabe realizar bem este tipo de personagem, mas das outras vezes, questões maiores, como a retirada de Edge e o grande momento de CM Punk, não permitiram que este se destacasse mais. A WWE esta a viver semanas de ouro e Del Rio deve aproveitar a onde e firmar-se como um dos top heels da WWE.

    Concordas com os momentos da semana ou escolhias outros?
    Concordo, esta semana da WWE temos que guardá-la na memória por muitos anos e na TNA nada melhor que a volta da Main Event Mafia.

    • José Sousa - há 3 anos

      Sem dúvida Mário cada vez mais acredito na tal passagem de testemunho entre gerações na WWE. E isso esta dar-nos excelentes momentos, eu estou convencido que esta semana vai surpreender muita gente.Áté porque pode ser hoje o début dos Wyatt.

  16. don_ricardo_corleone - há 3 anos

    Concordo com o turn do Del Rio e acho que foi muito bem feito, mas apenas se servir para tornar o Dolph Ziggler uma estrela, como fizeram com o Edge quando este também perdeu logo o título, e nao para acabar a jobar como aconteceu com o Miz ou o Daniel Bryan, durante demasiado tempo. O Del Rio acabou por mostrar ser um wrestler bastante bom, seja heel ou seja face.
    Quanto ao futuro, espero que o Del Rio acabe por se consoldar no main event, porque a WWE precisa de main eventers. Provavelmente, perdendo o titulo, regressará a competir pelo WWE Championhip, onde acabou por falhar, de certa forma. Quem sabe, talvez faça o Cena fazer o tap out. Vai sonhando, eu sei, lol!!
    Como momento da semana escolhia o F5 do Brock Lesnar ao CM Punk, que será o ínicio da feud do Verão, ou assim espero.

Comentar

Login com Facebook

Editar avatar »

Notificações por email:

Wrestling.PT © 2006-2016 / Política de Privacidade / Disclaimer / Sobre Nós / Contactos / RSS Feed / Desenvolvido por Luís Salvador