Existem 2 vagas na Equipa do Wrestling PT para publicar notícias. Contacta-nos!

Smoke and Mirrors #86 – The Miracle

Eles são dois dos melhores mentores e criativos da história da WWE, e por isso são duas das mentes a quem mais Vince McMahon pede auxílio criativo nos últimos tempos para melhorar o produto da WWE. Mas além disso eles são também salvadores ou impulsionadores de carreiras, seja fazendo managers ou criando gimmicks que mudaram a vida e carreira de inúmeros wrestlers.

Por essa razão esta semana será dedicada á análise retrospectiva da carreira destes dois Monstros” do wrestling cuja a capacidade de ser mouthpiece de um wrestler é tão grande, que por vezes elevam o seu talento a patamares impossíveis de alcançar caso os wrestlers estivessem a solo. Até porque em muitos dos casos o talento e impacto deles deu o empurrão que faltava, mesmo tendo o talento nas promos, mas noutros casos foram as promos deles que tornaram alguns wrestlers marcantes.

Wayne Maurice Keown é um desses dois nomes que são verdadeiras lendas do management do wrestling que ainda estão no activo, e que teve um papel determinante na carreira de vários wrestlers que fizeram impacto na WWF, WCW, TNA e WWE. Ele começa a sua carreira no wrestling enquanto Dutch Mantel na NWA onde ajudou bastante na carreira dos Blade Runners(Sting e Ultimate Warrior). Tendo ajudado igualmente na fase inicial da carreira de Kane, Undertaker, e na definição do nome artístico de Stone Cold Steve Austin, cruzando assim a sua influência na carreira de Austin com o outro manager que irei abordar. Durante o período na indys cruza-se também em 1982 com Jerry “The King” Lawler.

Mas a carreira dele na WWF fica marcada pela personagem do Uncle Zebekiah sendo manager dos Blu Brothers e de Justin “Hawk” Bradshaw. E o papel dele foi fantástico na valorização daquele que mais tarde se tornaria o “Wrestling God” JBL , e por isso as promos deste homem ajudaram bastante a criar impacto para o jovem Justin logo na altura em que mais precisava desse apoio. E foi com essa missão que esteve na WWF até 1997.

De 2003 a 2009 destaca-se como criativo e booker na TNA, onde ajudou bastante na fase dourada da divisão feminina dessa companhia. Sendo tido como o principal responsável pela vinda da Awesome Kong para a TNA, e por isso o seu papel nos bastidores da TNA foi determinante na criação da gimmick de melhor e mais importante Knockout da história da TNA.

E é como booker e manager que se destacou ao longo da sua carreira devido á sua criatividade e capacidade de criar gimmicks que criam impacto. E isso deve-se á sua inteligência e capacidade de interagir com wrestlers e com as multidões, e é isso que faz um grande manager a capacidade de transmitir emoções e criar impacto através das expressões verbais e faciais de modo a beneficiar o wrestler que está a orientar.

E tem sido isso que tem feito como Zeb Colter ao lado de Jack Swagger, e actualmente igualmente com Antonio Cesaro. Aliás com eles ele fez um verdadeiro acto de ressurreição de carreiras porque pegou em dois wrestlers que se encontravam perdidos na sua carreira, e tornou-os relevantes. Sendo que no caso do Swagger isso foi por mais evidente porque em apenas um mês tornou-o num contender a um título mundial na Wrestlemania quando tinha regressado á pouco temp

Sobretudo porque redefiniu a gimmick de um Swagger que estava perdido após o seu título de campeão Mundial, e conseguiu tornar um wrestler que sozinho não tinha impacto num heel com heat. Isso tudo graças ás promos patrióticas e xenófobas de Colter que atacou os emigrantes latinos acusando-os de serem ilegais e quererem tirar o lugar de trabalho aos americanos.

E com essas promos deram vitalidade e força a Swagger para esse embate com Del Rio que em parte foi perdido por Swagger devido ao seu deslize pessoal (com Weed), e talvez Swagger pudesse ter sido campeão mundial caso não tivesse feito essa asneira. Mas a verdade é que a WWE procurava valorizar Del Rio como face naquela altura, e por isso Swagger podia ter perdido a feud de qualquer forma, mas não podemos deixar de pensar que Swagger pode ter estragado a oportunidade de ouro que Colter tinha criado para Swagger.

Desse modo o Real American viu o seu push falhado ou pelo menos parado devido a problemas pessoais, mas isso não apaga a importância de Colter na credibilização da sua nova gimmick e criação de heat. E quando Swagger voltar á acçao até poderá ser possível que tenha uma feud com alguma relevância, mas não terá que ser obrigatoriamente pelo título Mundial até porque esse título está com uma boa feud que ainda terá muito para dar nos próximos tempos.

Mas agora Colter terá que partilhar Swagger com Cesaro, e estou curioso para ver como irá valorizar o “emigrante legal” rumo ao combate pela mala onde estará igualmente Swagger. Aliás a minha curiosidade é sobre os planos da WWE para a Colter Militia porque as hipóteses de Cesaro ou Swagger no combate vao depender se os apresentam como aliados ou tag, ou Colter desdobra-se como manager apoiando ambos e evitando conflitos antes do combate.

No entanto é positivo que Cesaro esteja com Zeb Colter porque assim ele pode tratar de o colocar com heat, e dessa forma criar o carisma que Cesaro não consegue criar sozinho porque é apenas um excelente wrestler dentro do ringue, mas fora dele não é um bom performer. E não vale a pena mascarar essas deficiências, e só mesmo um manager como Colter é que poderá salvar a sua carreira na WWE e catapultar a carreira de Cesaro. Sendo que caso Cesaro vença a mala de WHC muito poderá agradecer a Colter, e em parte será o verdadeiro ”Miracle” de Colter porque faria um push que poucos acreditariam há alguns meses atrás.

Mas se ser o “Zeb Colter Guy” é garantia de heat e impacto como heel, que dizer dos wrestlers que são auxiliados pelo homem que se segue. Ele é o melhor manager da história a par de Paul Bearer, ele é Paul Heyman um fantástico booker, criativo e impulsionador de carreiras.  Heyman consegue o feito único de olhar para wrestlers com talento que poucos veriam como main-eventers, e com a sua visão, criativadade e impacto nas promos lapida o talento do diamante e torna-os em ouro.

E fez isso no passado com muitos wrestlers que são importante referências na história do pr-wrestling. Nomes como Stone Cold, Mick Foley e RVD atingiram o estrelato muito graças ao impulso de Paul Heyman. Além deles também Shane Douglas, Sabu e Big Show também foram Paul Heyman Guys no passado, e todos eles tiveram impacto e reconhecimento graças ao apoio de Heyman.

Claro que me podem dizer que Mick Foley e Stone Cold chegariam ao main-event sozinhos, e em parte é verdade mas também é verdade que Heyman ajudou muito a essa ascensão nos bastidores da WWF. Claro que Heyman não precisou de interferir muito nas promos de Foley e de Foley mas influenciou na aposta da companhia neles, o resto do trabalho deu-se com o talento de performance de personagens que ambos tinham, e que faz deles dos maiores nomes de sempre.

Mas como um dos principais fundadores da ECW o seu papel na carreira de RVD foi brutal e ao longo da sua carreira, foram várias as vezes em que intercedeu a favor do seu protegido. Um desses casos foi a sua influência na vitória de RVD da mala de Money in the Bank porque deu-lhe o único título da WWE da carreira que acumulou com o titulo de campeão da ECW. Mas ele acabou por perder o título da ECW para Big Show e o da WWE para Edge, tudo graças á traição de Heyman que se aliou ao seu anterior Paul Heyman Guy Big Show.

Com esta decisão RVD juntou-se ao ECW Originals que tiveram uma feud contra a Stable de Paul Heyman que era os New Breed, onde tinham o sangue novo da ECW onde se destacava um dos mais promissores wrestlers do roster e menino bonito das indys CM Punk, que tinha vindo para ECW por sugestão de Paul Heyman. Aliás Heyman teve um papel muito importante na carreira de CM Punk, sobretudo porque apostou num jovem com talento contra a opinião de muitos oficiais da WWE.

Sim porque Punk ao início não era visto na WWE com o potencial que acabou por atingir. Era verdade que tinha um talento fantástico do ponto de vista técnico e nas suas promos, mas o seu perfil como wrestler não correspondia ao estenotipo que os oficiais confiavam para futuro main-eventer. Mas Paul Heyman e HBK foram defensores de CM Punk no início da sua carreira na WWE, e ajudaram bastante na alteração da visão da WWE em relação a CM Punk.

Sendo que a influência de Heyman na carreira de Punk foi mais notória na fase da ECW onde desde do início apostou nele como uma das referências da nova ECW, e sem dúvida que Punk ficará na história dessa ressuscitada ECW como um dos talentos que se afirmou como lenda. E é por nomes como Punk, Sheamus, Swagger, Kofi e Morrison e Miz que valeu a pena essa aposta da WWE porque desenvolveu wrestlers com bastante talento que acabaram por ter uma carreira com títulos no main-roster.

E foi sobretudo nessa fase que a influência de Heyman foi sentida na carreira de CM Punk, e apesar de se considerar um Paul Heyman Guy a verdade é que nesta altura ele não necessitaria de Heyman como manager para ter destaque. Ou seja, é verdade que Heyman fez um óptimo trabalho com Punk durante fase em que esteve como manager dele durante o ano passado, mas nesta altura Punk já consegue ter impacto sozinho e não precisa do apoio de Heyman para ter sucesso. E a prova disso são os confrontos que ele teve com Cena e Triple H em 2011 em que Punk foi fantástico sozinho, e por certo que também o teria sido se tivesse estado sozinho na feud com The Rock, não querendo com isto menosprezar o papel de Heyman na carreira de Punk.

Mas se existiu um wrestler que beneficiou do auxílio de Heyman foi Brock Lesnar, porque apesar de todo o talento que ele tinha como wrestler faltava-lhe carisma e heat que só foram possíveis graças á intervenção quase divina de Paul Heyman na sua carreira. Isto porque o jovem Lesnar que veio da OVW tinha força, técnica e impacto no ringue mas fora dele não o tinha porque as suas promos eram fracas, e foi nisso que Heyman foi fundamental na carreira de Lesnar.

Pois como representante legal de Lesnar e seu manager catapultou Lesnar para o main-event e para a vitória de títulos da WWE, Mundiais e Royal Rumble. E desenganem-se aqueles que acham que Lesnar faria isto sozinho porque sem Heyman não o tinha conseguido. Aliás um Lesnar sozinho não aguentava a feud com o Rock em termos de promos com tanto heat se a tivesse feito sem a ajuda de Paul Heyman, e digo-o de forma consciente que Lesnar não tinha feito tanto impacto e curriculum em pouco tempo sem Paul Heyman.

Por isso se o Brock é uma lenda da WWE é devido a Paul Heyman que o ajudou a criar um currículo fantástico, sendo que o mais impressionante disso é que o fez sendo muito jovem(o Lesnar saiu para o UFC jovem demais). E mesmo que o Lesnar saiba contar uma história no ringue, o Heyman é mestra a contar fora do ringue e isso notou-se na feud com o Triple H, e tem sido igualmente notório na forma como ele está a construir a feud entre Lesnar e Punk.

Por essa razão sem dúvida que o motor de Lesnar na WWE é Paul Heyman, e se não fosse um Paul Heyman Guy tudo seria diferente provavelmente. Aliás esse dom de Heyman também se nota no seu mais recente reforço: Curtis Axel. Axel que regressou a WWE com grande impacto e desde desse momento que se percebia que a aposta seria forte até porque está ao lado de Paul Heyman.

E esse destaque foi tanto que serviu de substituiu Fandango no combate pelo título Intercontinental, e acabou por ter a oportunidade que seria de Fandango e tornou-se campeão Intercontinental. O que na minha opinião só poderá ser positivo para Curtis Axel porque estando ao lado de Paul Heyman é sinal de capital de segurança, tanto para o título como para Curtis Axel. E isso tem-se notado no desenvolvimento da feud e do combate contra Miz pelo título no Money in the Bank, onde Heyman tem ajudado bastante a manter Axel relevante.

Aliás o único senão até agora desta parceria é o envolvimento de Axel na história de Lesnar e Punk, mas acredito que em breve isso modificará com a construção do Summerslam onde a feud ficará focada no Punk e no Lesnar. E dessa forma a WWE poderá claramente dar uma feud com algum veterano a Axel para o desenvolver e valorizar como campeão Intercontinental.  Sendo que nomes como Kane, RVD( se vier em boa forma) seriam boas opções para valorizar Axel como campeão Intercontinental nos próximos meses, já que considero que a WWE quererá valorizar Axel enquanto um dos jovens talentos mais promissores da WWE.

E como sabem trabalhar talentos como ninguém, Heyman e Colter são dois fantásticos managers a quem a WWE tem confiado a mão de jovens talentos, mas também pedindo auxilio a eles para os guiões e booking dos shows da WWE. E esse auxílio é precioso e sem dúvida que é extremamente positivo porque dão conselhos com experiencias e qualidade aos bookers, e isso tem tido reflexos na melhoria de qualidade do produto da WWE.

Por essa razão a WWE confia no talento de ambos para lapidar talentos, e por certo que teremos novos clientes para eles no futuro porque estar nas mãos de Heyman e Colter é como estar nas mãos de “Deus” e basta deixar-se levar porque se não tiveres talento nas promos nem carisma, eles fazem-lho por eles e isso é revelador da importância deles na WWE e que faz deles dos melhores managers de sempre da WWE.

Assim concluo esta edição do Smoke and Mirrors, esperando que este tema seja de debate por vossa parte, sobretudo sobre as funções e a importância dos managers na carreiras dos wrestlers que eles orientaram. De referir que para a próxima semana irei abordar a antevisão do próximo PPV da WWE: Money in the Bank. Assim despeço-me desejando um bom fim-de-semana, e até para a semana no mesmo dia para o grande debate about The Money, até porque não me demito do debate sobre o próximo PPV, não exonerando-me das minha funções no site.

Momentos da Semana

Momento Rivalidade McMahon/Triple H e Stephanie na Raw

Combate entre Sabin vs Aries pelo titulo da X-Division

Perguntas da Semana

Qual a tua visão sobre as carreiras de Paul Heyman e Zeb Colter?

Qual o seu verdadeiro impacto na carreira dos wrestlers que orientaram?

Concordas com os momentos da semana?

Sobre o Autor

- Escritor do artigo “Smoke and Mirrors”.

75 Comentários

  1. Carlito - há 3 anos

    Já se sabe que os managers sempre tiveram um papel fundamental no que toca a lançar lutadores ou a consolidar-los. Por tanto não preciso de acrescentar grande coisa no que toca a este assunto, foi bem tratado e esclarecido. Bom artigo, Bosé Bousa xD

    • LuisMPBO - há 3 anos

      WTF? “Bose Bousa” tas bem Carlito? xD

      • José Sousa - há 3 anos

        Tão tolos é do Calor só pode ser.

    • José Sousa - há 3 anos

      Uma coisa é José Sousa. José e não Bosé ok;). Até porque Bo faz-me lembrar um wrestler que eu não aguento ok;)

      • Pessoa - há 3 anos

        José Sousa, Bo Dallas.

        Desculpa lembrar-te

      • José Sousa - há 3 anos

        Eu sei que é Bo Dallas mas eu não sou o Bo Dallas.

  2. Miguel Silva - há 3 anos

    Excelente artigo!
    Um manager é sempre muito importante na carreira de algum superstar para de ceta forma “introduzir” um elemento que está em falta (quase sempre são as mic skills).
    O Colter além de ser um excelente manager, é um grande criativo até porque é ele que faz todas as promos do Swagger e quem sabe do Cesaro. Eu acredito que se as suas funções de manager acabarem, a WWE não o vai deixar “fugir” e lhe dará outras funções…
    Paul Heyman o que se pode dizer sobre este homem? Uma palavra: GÉNIO!! Ele para mim está no topo dos managers de todos os tempos ao lado do já falecido Paul Bearer. O grande impacto de Heyman foi sem dúvida na carreira de Brock Lesnar, pois foi ele que o levou ao main event e ajudou-o com a sua “vozinha” que não convencia ninguém. Ele fez um excelente trabalho com o Punk só que é aquela pergunta: para quê? Ele podia ter estado a ajudar outro wrestler pois Punk não precisava de Heyman para nada…
    Até agora o trabalho com o Axel está a ser muito bom e tudo o que o Axel se tornar daqui para a frente, vai dever muito ao Heyman.
    Eu também concordo contigo e acho que o Axel não devia estar no meio da feud entre o Punk e o Lesnar, pois eu penso que ele vai ser um pouco “ofuscado” no meio desta rivalidade. Aqui há tempos surgiu uma notícia que dizia que o Heyman também não o queria ver envolvido, por isso vou ter esperança que há medida que a feud se vai desenvolvendo, o Axel acabará por se afastar da feud.

    • José Sousa - há 3 anos

      Muito obrigado Miguel.

      Quem sabe do Cesaro? espero que sim porque ele é um nulidade nas promos.

      Sim sinceramente o Punk agora não precisava mas no inicio o trabalho de bastidores do HBK e do Heyman foi fundamental por isso o Heyman valeu-lhe bastante na carreira.

      O trabalho com o Axel vai ficar a solo para a semana. Porque depois do PPV o foco fica todo entre Lesnar e Punk.

      • Miguel Silva - há 3 anos

        Sim, desde a sua estreia na WWE que o Punk sempre se considerou um “Paul Heyman Guy” mesmo o Heyman não sendo seu manager!

      • José Sousa - há 3 anos

        Sim porque o homem confiou nele e em parte é responsável pela sua presença na WWE. E isso é algo que não se esquece.

      • Miguel Silva - há 3 anos

        Sim, ele explicou como tudo aconteceu no seu DVD!

      • José Sousa - há 3 anos

        Sim o DVD ele é brutal aliás deu para ver o DVD aqui no site na altura. O Punk é dos meus preferidos caso ainda não soubesses.

      • Miguel Silva - há 3 anos

        Ele também é dos meus favoritos…para mim atualmente só fica atrás do Daniel Bryan.

      • José Sousa - há 3 anos

        Os meus são o Punk, Ziggler, Daniel Bryan e dos Shield. Depois gosto muito do Wyatt mas prefiro ver a estreia para confirmar que a aposta é forte

      • LuisMPBO - há 3 anos

        José e Miguel, preferências exatamente iguais às minhas.

      • José Sousa - há 3 anos

        Claro que consigo ver talento em outros wrestlers mas isto só retira a ideia que muitos apregoam que nós só gostamos de heels. Desses nomes que eu disse só os Shield é que são heels.

      • LuisMPBO - há 3 anos

        Exato. Eu tenho os wrestlers que gosto e os que não gosto, e isso não muda consoante serem heels ou faces. Depois, claro, há uns que são melhores como heels e outros melhores como faces, mas isso já é uma análise que não tem a ver com quem se gosta ou não.

      • Miguel Silva - há 3 anos

        É que é mesmo José, essa mania de que só gostamos de heels é muito errada, nós apenas gostamos daqueles que têm capacidade em ringue, coincidência que muitas vezes sejam heels, mas nesse caso não :)

      • José Sousa - há 3 anos

        Sim eu gosto do Del Rio vejo talento no homem no ringue mas prefiro-o a heel do que a face embora tenha problemas em afirmar-se a solo. Eu já disse que gosto do DiBiase mas ele como face é pior que como heel. E outros casos.

        O Sandow,Wyatt e Ambrose são wrestlers que com este estilo de gimmick só são brutais como heel e nunca poderão ser faces com estas personagens.

      • José Sousa - há 3 anos

        Sim Miguel é uma critica comum no chat e nos artigos que nós os escritores do site apoiamos só heels e que somos marks por heels. É verdade que as personagens heels sendo excelentes são mais complexas e isso atrai-me é verdade. Mas também podes ser face e ter especificidades e não seres genérico e o Bryan e o Ziggler são exemplo disso.

      • Miguel Silva - há 3 anos

        Completamente de acordo.
        Por exemplo o Bryan eu se calhar não ir ser tão fã dele se ele fosse heel…mas é claro que ele me poderia sempre surpreender.
        O Ziggler eu apesar de ser fã dele das 2 maneiras, admito que o prefiro como face porqu ele é simplesmente o face perfeito!

      • José Sousa - há 3 anos

        O Ziggler como face é perfeito impressionante. Até as promos dele fluem muito melhor já consegue ter carisma. Sinceramente estou contente com a atitude dele como face até porque sou fã dele.

        O Bryan pode ser um top heel apenas não faz sentido agora porque ele está a ser super popular. Mas tenho receio que a WWE esteja a pensar dar-lhe o turn.

      • Miguel Silva - há 3 anos

        Um heel turn do Bryan é das coisas que eu mais temo que possam acontecer até porque não faria sentido nenhum visto que ele é o lutador mais over do momento.

      • José Sousa - há 3 anos

        O embate com o Cena sem ser heel é fácil de fazer, basta dar-lhe aquilo que sabemos e anunciar que o faz no Summerslam. Nesse caso não vira heel, e terá o publico ao seu lado em LA.

      • Miguel Silva - há 3 anos

        Sim e se ele fizesse a tal coisa de forma honesta e vencesse ficaria ainda mais credibilizado!

  3. DX Rules - há 3 anos

    Eu concordo a 100% com este artigo. Zeb Colter admito que n sabia muito sobre ele antes de fazer a sua aparencia com Jack Swagger, mas Heyman, esse é um nome que quem está informado sobre wrestling conhece.

    Eu acho que apenas Foley e Stone Cold podiam ter sido os únicos wrestler que chegavam ao main-event sem Heyman. Os outros (quer por falta de talento ou simplesmente suporte pela WWE) n chegariam lá sem ele

    • José Sousa - há 3 anos

      Sim o Foley e o Stone Cold sozinho chegavam ao topo,e mesmo o Punk chegou sem managers. De resto o RVD, Swagger e Cesaro são dos que precisam porque sozinhos são um nulidade.

  4. Fernando Martinho - há 3 anos

    Acho que o Heyman se podia juntar a algum elemento dos Shield quando se separassem.

  5. MicaelDuarte - há 3 anos

    Bom artigo, como já estamos habituados.

    Estes senhores foram/são grandes managers e obrigado por me teres dado a conhecer alguns dos “filhos” deles que eu não sabia de lhes terem passado pelas mãos.

    Entre os dois managers que referiste, aquele por quem sinto mais apreço, por assim dizer, é o Paul Heyman, não deixando, a meu ver, Zeb Colter muito atrás. Acho o homem simplesmente fantástico em tudo aquilo que faz. É um excelente talker, consegue absorver um heat tremendo para quem está com ele e é capaz de transmitir uma emoção gigante para quem observa um combate (basta ver a reação dele ao Codebreaker “in mid-air” ao Punk no passado PPV).

    Zeb Colter também é muito bom e acho que ele será responsável pelo sucesso que o Cesaro possa vir a ter. Consigo ver neles os novos “Heyman e Lesnar” de hoje, com as devidas diferenças, claro.

    Axel, não só antes era indiferente para qualquer espectador como ninguém achava que ele um dia poderia vir a ter destaque, mas graças ao Heyman cá está ele a mostrar o que vale.

    Swagger e Cesaro é aquilo que todos já sabemos, no qual o papel do Colter tem sido fundamental.

    Sinceramente, ando um pouco “apagado” em relação à feud dos McMahon. Isto anda tudo à volta da avaliação do trabalho da Vickie, ou seja, uns acham que ela trabalha bem e outros acham que ela deixa muita a desejar?

    • José Sousa - há 3 anos

      Era sobretudo essa a ideia quando descobri do Sting e do Taker com o Colter até eu fiquei surpreendido. Sabia do JBL mas deles não.

      Eu também acho o Heyman melhor apenas quis foca-los esta semana porque nos próximos tempos tanto Heyman como Colter terão muito foco no produto da WWE.

      Não anda só á volta disso. Mas eu acho que isso traz algo Micael, é como diz o Ziggler estas avaliações ou casamentos nunca acabam bem. Ou seja não acredito num :You´re Fired da Stephie para a Vickie e não surgir nada. Se poderá ser o angle de entrada do Wyatt Family não sei, mas que seria brutal seria.

      • a silva - há 3 anos

        Tb não sabia da ligação do Colter ao Undertaker, assim sendo é mais um em que os 2 se cruzaram, pq o Paul Heyman foi manager do taker (na altura “Mean” Mark Callous) na WCW

      • José Sousa - há 3 anos

        Pois foi tal como se cruzaram os dois com o Stone Cold. Acho que é interessante falar destes temas mais leves para depois deixar os assuntos quentes todos para a semana.

  6. danielLP21 - há 3 anos

    Bom artigo Bosé.

    Confesso que não sabia muita coisa sobre a carreira do Zeb Colter e, por isso, este artigo ajudou-me a saber mais sobre este fantástico manager.

    O Paul Heyman é o melhor manager de sempre, empatado, para mim, com o Paul Bearer. Tanto o Heyman como o Colter foram essenciais na carreira de muita gente, fosse através de “management” ou através de um “booking” fantástico ( o que pode ajudar muito na carreira de um Wrestler).

    Concordo com os momentos da semana, mas o combate na TNA foi um three-way e não apenas Aries vs Sabin, embora não tenha parecido.

    • LuisMPBO - há 3 anos

      Bosé? O que se passa convosco? LOL

    • José Sousa - há 3 anos

      Sinceramente porque o Bosé Daniel? Ainda não percebi essa sinceramente!

      De resto concordo contigo, e foi giro ver o Taker ao lado do Colter quando era mais novo;)

      • Dolph Ziggler - há 3 anos

        Foi uma brincadeira nossa ontem no chat. Como o Bo tem sido um sucesso na internet nestes dias, começamos a fazer isso. Tens dois o’s no nome, portanto é facil de acrescentar Bo ao nome xD. Tal como o meu dá para Bolph Ziggler.

      • José Sousa - há 3 anos

        E que sucesso que ele faz! Todos gostamos muito dele ou não!

      • Fernando Machado - há 3 anos

        É o meu wrestler favorito!

      • danielLP21 - há 3 anos

        São os haters dele que vão fazer dele um sucesso… Quanto mais falam dele, mais destaque ele tem. O Bo tem sido um sucesso na Internet…

      • José Sousa - há 3 anos

        Sem dúvida mas tu também te incluis nos haters do que tenho visto. Mas sem dúvida que quanto mais não gostamos dele mais perto está de ser o próximo grande face da WWE isso tens razão.

      • danielLP21 - há 3 anos

        Dolph, e amanhã já sabes como é. Ficou combinado ontem. Eu, o Vinícius e o Enigma safámos-nos porque os nossos nomes não têm “o” :D

      • José Sousa - há 3 anos

        Tens sorte;)

      • José Sousa - há 3 anos

        Amanhã? Ah tem algo guardado para a Salgado é? Loool

      • LuisMPBO - há 3 anos

        Reparei agora, o meu nick acaba em “Bo” xD

      • danielLP21 - há 3 anos

        Também já tinha reparado xD He’s everywhere! :/

      • José Sousa - há 3 anos

        He´s coming! And we´ll be Bodazzled! Don´t stop Bolieve.

  7. LuisMPBO - há 3 anos

    Excelente artigo JOSÉ lol
    De longe os dois melhores managers da atualidade. De facto fazem milagres por alguns dos wrestlers que acompanham.
    Se não fosse pelo Zeb Colter duvido muito que o Jack Swagger tivesse tido uma oportunidade pelo título mundial. E, atenção, que nao acredito que o push dele já tenha acabado. Mais tarde ou mais cedo ele vai voltar a lutar pelo título. E o Cesaro também não teria um push, pelo menos tão cedo, se não fosse por ele. Espero grandes coisas da “Colter Milicia”. Acredito que esta aliança os vai potenciar ainda mais, especialmente o Cesaro, que ainda não tem o estatuto que o Swagger tem. A dado ponto gostava de ver ambos como campeões mundiais, porque acho que têm talento para isso. Não os vejo como main eventers constantes, mas ocasionalmente saltarem para o WHC é possível. Neste momento gostava de os ver em rivalidades com mid carders, mas a saírem sempre por cima, para depois terem credibilidade para desafiar pelo título (o Swagger antes do Cesaro). Nem precisam de reinados fantasticos, apenas o suficiente para se consolidarem como upper mid carders, e logo se vê se dão para mais. Quanto à participação no MITB acho que há grandes hipóteses de um deles ganhar, mas não gostava da vitória do Swagger. Não faria tanto assim por ele e estragava a oportunidade de consolidar um outro talento. Além disso queria vê lo afastado do título durante algum tempo. Quanto ao Cesaro, até gostava. Se ele ganhar, então altero o que disse antes do Swagger ser WHC primeiro que ele.
    Quanto ao Heyman, concordo quando dizes que é a par do Paul Bearer o melhor manager de sempre. Foi essencial para o Lesnar ter o sucesso que teve. Punk talvez nao precisasse dele como manager mas precisou dele para lançar a sua carreira. E o que dizer da ECW e da forma como lançou alguns dos talentos que depois saíram de lá. Enfim, fantástico manager.
    Concordo com os momentos da semana.

    • José Sousa - há 3 anos

      Sim sobre as possibilidades deles eu vou falar para a semana. Mas tal como referes eu tenho duvidas que o Swagger tinha ficado por ali, não digo que vá ser campeão. Mas não me admirava que fosse ele o próximo adversário do Ziggler pelo titulo quando a feud dele com o Del Rio terminar.

      • LuisMPBO - há 3 anos

        Sim, também acho que o Swagger vai ser o seguinte a enfrentar o Ziggler. E se assim for, é para perder! O reinado dele que fique para depois.

      • José Sousa - há 3 anos

        Claro eu acho que vai ser lá para o Night of Champions ou Hell in the Cell, dependendo quando o Ziggler recupera o titulo. E não o perde logo porque desta é para o Ziggler ter um reinado a sério.

  8. Vinícius Nunes - há 3 anos

    O Colter conseguiu o milagre de eu gostar do Jack Swagger, o que para mim era quase impossível, e isso deve ser valorizado sempre, até porque a personagem do Colter e a personagem do Real American se encaixam de maneira fantástica, os dois juntos são ouro puro, pois faz total sentido, ou seja era uma parceria que ajudaria o Swagger e ao mesmo tempo faz sentido. Aí é que eu acho estranha essa parceria com o Cesaro, podem alegar que o Zeb está sendo hipócrita, mas realmente não faz sentido isso, até perde um pouco da genialidade da parceria Swagger/Colter, espero que mesmo assim o Cesaro melhore um pouco a sua colocação no card, mas mesmo assim ainda não engoli. O fato é que o Zeb é um gênio e que ajudou nomes, de maneira brilhante, como Stone Cold, Sting, Ultimate Warrior e, principalmente, JBL.

    Sobre o Paul Heyman, bem nem tenho muito o que dizer, é um dos meu managers favoritos de sempre, é uma verdadeira lenda, mestre mesmo, RVD, CM Punk, Brock Lesnar e Big Show que agradeçam essa lenda.

    E concordo com os momentos da semana, apesar de achar que essa troca de títulos da X-Division ter sido extremamente desnecessária, e daqui 15 dias ainda teremos um novo campeão, enfim, não tenho lá muita paciência para o booking atual da TNA.

    De qualquer forma, grande artigo Bosé!

    • José Sousa - há 3 anos

      Sim para muitos não era um nome reconhecido porque trabalhou muito nos bastidores como criativos. Ele além desses nomes ajudou a promover a melhor Knockout da história: Awesome Kong.

      Eu concordo contigo e se o Sabin vencer o combate com o Bully Ray ainda se torna em mais um prego na TNA. Num ano onde não podiam falhar já estão a abusar dos erros sinceramente e o plano de PPV´s acho que não resultou.

  9. Control Punk - há 3 anos

    Ótimo artigo Bosé..

    Esses caras são verdadeiros hérois que modelam ou completam um trabalho do wrestler,e realmente meio difícil de imaginar alguns wrestlers sem seus managers será que Lesnar conseguiría tudo que conseguiu com tanto impacto é claro que não.

    Não acompanhei os trabalhos antigos de ”Zeb Colter ” mas quando o vi pela primeira vez me rendi aos seus talentos o cara é realmente demais.Já Heyman dispensa comentários o melhor que já vi…

    Devemos agradecer por existir estes caras no nosso esporte..

    • José Sousa - há 3 anos

      Eu só conhecia o homem com o JBL e já ai era genial. O resto do trabalho foi muito de bastidores mas trabalhar aquelas lendas é algo muito importante. O que só demonstra que não tens que ter só bons wrestlers mas também bookers de grande qualidade.

  10. Dolph Ziggler - há 3 anos

    Antes de mais nada, bom artigo.

    Tal como bastante gente, também não conhecia muito sobre a carreira do Zeb Colter. Sabia que em tempos foi manager do Bradshaw – que agora é o JBL – mas não sabia muito mais do que isso. Sem dúvida que o Zeb Colter é um fantástico manager e só tenho pena que tenha aparecido de volta vários anos depois. Ainda assim, veio a tempo de trazer de volta alguma relevância ao Swagger e mais recentemente, ao Cesaro. Não sei se o Swagger vai voltar a ser campeão Mundial ou se o Cesaro vai alguma vez o ser, mas pelo menos o Zeb ja conseguiu um dos principais objetivos que era dar heat aos dois lutadores. Ambos são muito bons em ringue portanto o Zeb completa isso com as boas mic skills e o bom heat que consegue gerar a ambos.

    Quanto ao Heyman, é o melhor manager de sempre. É um génio. A maneira como ele fala, as suas expressões faciais, a maneira como convence o público que o que fala é verdade é incrivel. Tudo pára quando ele fala. E sem dúvida que o que ele fez com o Lesnar e o Punk, foi excelente. Como disseste, o Lesnar não conseguia chegar onde chegou sem a ajuda do Heyman. E o Punk se calhar estava neste momento na ROH se não fosse o Heyman a convencer o Vince que ele era de facto um enorme talento e com um bom futuro. E olhem como ele estava certo..

    Se o Heyman com o Axel vai fazer o mesmo, tenho as minhas duvidas pois como eu já te disse, o Axel apesar de ser bom em ringue, não tem o look nem o carisma que o Lesnar tinha na altura. Acredita que se o Heyman transformar o Axel num main-eventer, então é aí que confesso que o Heyman é a pessoa mais genial de sempre. Porque, muito sinceramente, o Curtis Axel não tem e certamente nunca vai ter o talento do Lesnar. Mas é uma questão de tempo até vermos onde pode o Axel realmente chegar. Tenho a certeza que o Axel vai fazer de tudo para ser um futuro main-eventer porque ele é das pessoas que mais gosta desta industria.

    Quanto aos momentos da semana, concordo claro.

    Mais uma vez, bom artigo e espero que apareças no chat para vermos a Wyatt Family, Bosé Bousa. xD

    • José Sousa - há 3 anos

      Primeiro que tudo Bolph Ziggler;) Claro que vou ver a Raw já tinha dito ao Daniel. Estou de ferias os próximos 15 dias por isso contem comigo, para ver o “meu” Wyatt e Brodie Lee a estrearem-se no roster principal. Espero que a tua ideia que eu concordo seja mesmo o angle de estreia deles, mas mesmo que não seja será algo em grande. I can smell it!

      Também não sei! Pelo menos tag Team Champions acho que poderão ser na fase pós-Shield. Campeões mundiais depende se algum deles vence a mala, mas sobre isso falo para a semana até porque já orientei o meu pensamento sobre esses combates.

      Sim o papel do Heyman com o Lesnar é mais notório porque é mais visível que no caso do Punk. Mas sem a confiança dele e do grande HBK o Punk não estaria onde está agora. E não estou longe da verdade se o HBK é um dos que mais apoia o Bryan na WWE(nem que seja por ter sido um dos seus mentores).

      O Axel gosta da industria e nota-se, tal como o DiBiase nota-se que gosta mas infelizmente não tem tido as oportunidades que o Axel tem tido. E o DiBiase como heel tem melhores promos e carisma que o Axel. Tal como já falamos essa falta de carisma poderá ser um problema quando o Axel estiver a solo. Olha o Ziggler que foi preciso ser face para tornar-se carismático!

  11. MR Perfection André Santos - há 3 anos

    Qual a tua visão sobre as carreiras de Paul Heyman e Zeb Colter?
    a de Zeb sei pouco mas a do heyman… sugito que vejam este documentário da ECW: http://www.youtube.com/watch?v=uypCYi8KP8I

    Qual o seu verdadeiro impacto na carreira dos wrestlers que orientaram?
    No Brock Lesnar acho que é evidente, e na WCW quando era Dangerous Paulie também fez crescer muitos supertars

    Concordas com os momentos da semana?
    Sim esta semana de wrestling dou destaque ao main event da TNA mas també aos desenvolvimentos entre Punk e Heyman

    Duas mentes brilhantes do wrestling!há pouco tempo tive a ver no stream 24 um combate com o Bradshaw e quando vi o manager fiquei :O é o Zeb Colter!
    Realmente as vezes vão contratar escritores quando o booker estão na companhia…
    Bom Artigo Bosé…heheheheh…José!

    • MR Perfection André Santos - há 3 anos

      Desculpem o texto faltar palavras mas vim aqui ao site de proposito ler o artigo do José e fiquei um bocado deslexico!

      • José Sousa - há 3 anos

        Sim sem dúvida aliás se eu analisasse cada um dos casos ao ínfimo pormenor tinham aqui um artigo muito maior. Mas esta semana quis o tema e um artigo mais light. Respeito quem já está abordar os combates do PPV mas eu quero guardar tudo para a semana para não me repetir.

        Sim ele na WCW teve um papel brutal, Desenvolveu alguns wrestlers muitos bons.

        Obrigado por leres o artigo Mestre André.

  12. Enigma - há 3 anos

    Pra ser honesto, eu só fui saber da existência do Colter á poucos meses.

    O Paul Heyman é um gênio.Tem Mic-Skills fantásticas, o modo como ele fala é tão brutal, aliado isso ás expressões faciais, a emoção que ele consegue passar com o microfone, e a criatividade que tem o possúi, só podia dar no que deu.Apesar de ver talento no filho do Perfect, não sou dos maiores fãs dele.Também não tenho nada contra, mas não é aquele Wrestler que me cativa, pelo menos por enquanto.Já agora, quem mais tem que ser grato ao Heyman pelo sucesso é o Lesnar.

    Faltou ai também a Vickie Guerrero que é dos melhores Managers de sempre, pelo menos pra mim.

    Mas entendo Bosé, se fosse pra falar de todos os bons managers que já tiverem o Wrestling, isso seria muito mais longo.

    Muito BOm anrtigo Bosé, escolheu um bom tema, como sempre.

    • José Sousa - há 3 anos

      Não sei se sabes mas eu tenho um odio de morte ao Bo Dallas(ainda nem está no roster principal imagina quando estrear). Por isso dispenso ser chamado Bosé;)

      É normal tem coisas dele que só conheci agora como a envolvência com o Sting e o Ultimate Warrior, Kong, Stone Cold. Ainda me fez respeitar mais o homem mesmo que esteja com o Swagger e o Cesaro.

      Não falei da Vickie porque ela não está no activo enquanto manager. Mas olha que ela para segunda já vai ter destaque o suficiente. I can smell it…..

      O Heyman é um genio mas sem dúvida que o Lesnar não seria quem é sem a ajuda do grande Paul Heyman. A ajuda ao grande Punk foi sobretudo de bastidores mas também foi importante.

      • Enigma - há 3 anos

        Eu também o detesto Bosé, ele é tão estúpido.

        O pior que poderia acontecer era ele ser da Wyatt Family… imagine, imagine!

        E como já te explicaram, essa do ‘BO’ foi uma brincadeira do pessoal do chat ontem durante o One Night Only.

  13. Tibraco - há 3 anos

    Parabéns pelo artigo, mais uma vez fiquei a conhecer coisas que não fazia a mínima ideia. Gabo-te o empenho que colocas na realização dos teus artigos.

    O tema é interessante de se ler mas “puxa” pouco ao comentário porque não fica muito por dizer. Para a semana certamente será diferente. Enfim, sobre o Colter e o Heyman, penso que são os dois muito bons embora a personagem do Colter, com o tempo, tenderá a ser chata se ele não acrescentar mais nuances ao seu trabalho. O Heyman nota-se que é um “monstro” do Wrrestling e consegue adaptar-te às mais variadas condições. Fabuloso mesmo. Mais uma vez José, parabéns!

    • José Sousa - há 3 anos

      Muito obrigado a escolha do tema foi intencional Tiago. Tal como a WWE quis que esta semana fosse mais calma em termos de temática, para a semana é mais debátivel porque cada um de nós terá diferenças sobretudo nos combates das malas. Mas se usasse o meu espaço para antever já esses combates e depois reforçar para a semana acho que não faria muito sentido.

      O Empenho é igual em qualquer tema(para veres já tenho temas até á segunda semana de Agosto). Por isso a actualidade pode no máximo alterar a ordem de alguns temas mas não deverá variar muito.

      • Tibraco - há 3 anos

        A questão do empenho é que nota-se a tua vontade em sustentar as tuas opiniões com fatos, muitas vezes, desconhecidos da maioria dos leitores. Achei que era justo realçar esse ponto, porque isso diz muito da tua qualidade enquanto escritor.

        Sim, para a semana será muito mais interessante em termos de debate mas também gosto bastante deste género de artigo. Continua assim!

      • José Sousa - há 3 anos

        Isso é fundamental, tu não podes dar uma opinião sem a fundamentar com dados. Se não o fazes torna-se uma opinião oca sem qualquer suporte.

  14. (@WWEBrayWyatt - há 3 anos

    We’re Coming To You Bosé… Tik Tok Tik Tok THAT’S WHAT WE DO!

  15. HELL NO - há 3 anos

    Nao acompanhei a carreira do COLTER bem como acho o HEYMAN melhor e é dele que vou falar:
    -n concordo qd dizes que o HEYMAN era de certa forma desnecessaria para o PUNK,porque o maior reinado da era moderna merecia o melhor superstar bem como o melhor manager da WWE
    -em termos do LESNAR,disseste tudo
    -qto ao AXEL,talvez o impacto seja maior ate que o do LESNAR,pois esse estava a deriva,100 carisma,100 heat,e 100 qualidade in-ring aos olhos de muitos:um jobber que ja conseguimos ver num MAINEVENT

    • José Sousa - há 3 anos

      O que quis dizer é que o Punk conseguia ter na mesma o reinado sem o Heyman, e isso é verdade. O Heyman foi importante para o Punk mas no inicio na ECW ai ele foi fundamental tens toda a razão.

  16. Miguel - há 3 anos

    2 grandes managers.

    Enfim Bo Dallas faz sucesso? LOOOL.

    Eu tenho pena desse cromo

    • danielLP21 - há 3 anos

      Faz sucesso porque falam muito dele. Não há ninguém no NXT que seja mais falado, gozado, detestado, etc… do que ele, por sim, aqueles que estão sempre a falar dele acabam por fazer com que tenha sucesso, embora não seja pelas melhores razões lol

    • José Sousa - há 3 anos

      Sucesso pela quantidade de haters como nós Miguel. Apesar de tudo percebo o que o Daniel diz, quanto mais o odiarmos mais perto está o homem de ser o futuro face principal da WWE. Mas ele vai ser pior que o Cena porque nem promos sabe fazer coitado do rapaz.

  17. FAlmeida_10 - há 3 anos

    Excelente artigo José. É óbvio que ter um manager é sempre um ponto de viragem na carreira de um lutador. Quer seja para o completar ou pela sua mera presença.

    Sim o Colter veio salvar a carreira ao Swagger (que apesar da WWE lhe ter dado a 7456852… oportunidade voltou a desapontar), e penso que possa vir a também “salvar” a do Cesaro, já que antes o Cesaro era um tipo monótono que só tinha uma grande competência dentro de ringue. Contudo acho que esta junção tem um problema. Acho que é um pouco de falta de consistência… Quer dizer… O Colter ataca os emigrantes com tudo o que tem dizendo que vão tirar trabalho aos americanos trabalhadores… E a seguir alia-se a um desses mesmos “estrangeiros”? Também não queria que lhe fizessem uma “nacionalização” ao Cesaro no Ringue (por muito estúpida que possa parecer esta hipótese não a descartei a início), contudo…. Contudo, colocar o heyman aliado a um lutador, é o mesmp que ejetar o lutador com Carisma, Heat….

    Quanto ao Heyman… Bem ele é Paul Heyman pouco mais a acrescentar! Só não concordo na parte em que dizes que o Punk não precisa dele pois já consegue criar impacto por si prórpio. Não concordo com essa afirmação e porquê? Ele é o CM Punk! Se há coisa que ele sabe é marcar impacto! O único motivo pelo qual o aliaram ao Heyman na minha opinião foi para cimentar o seu heel turn. O Heyman ao lado do Punk atuou de uma maneira totalmente diferente de como atua agora com o Axel.

    • José Sousa - há 3 anos

      O Colter tentou limpar a ideia dizendo que só era contra os emigrantes legais e o Cesaro é um emigrante modelo. Mas acredito que o futuro passa por uma tag com eles.

      Eu compreendo e concordo com vocês apenas digo que o Punk sozinho tinha tido o mesmo reinado que teve, não precisava do Heyman para isso, só isso. De resto concordo foi graças ao Heyman que teve algumas reacções heel durante a feud com o The Rock, mesmo que muitos fãs continuassem a apoiar o Punk na mesma.

  18. Darth Mordred - há 3 anos

    Queria entender uma coisa, no caso de Curtis Axel, como um lutador de 33 anos é considerado um “jovem talento”? Jovem talento pra mim é anos mais jovem do que isso.

    McGillicutty já está numa fase madura da sua carreira, em pleno desenvolvimento e auge técnico, dai em diante é cair de produção, pois ele ruma pros 40 anos.

Comentar

Login com Facebook

Editar avatar »

Notificações por email:

Wrestling.PT © 2006-2016 / Política de Privacidade / Disclaimer / Sobre Nós / Contactos / RSS Feed / Desenvolvido por Luís Salvador