Existem 2 vagas na Equipa do Wrestling PT para publicar notícias. Contacta-nos!

Smoke and Mirrors #94 – Top 10 Matches of 2013

Sejam bem-vindos a mais uma edição do Smoke and Mirrors, que esta semana vem sobre o formato de top 10 dos combates do ano até agora. E abordo este tema, porque estando nós em Agosto já é possível estabelecer uma classificação provisória de quais foram os 10 melhores combates do ano na WWE até este momento. Claro que os próximos meses poderão trazer combates com maior qualidade que os que eu escolhi, mas na minha opinião os dez combates que escolhi são 10 mais relevantes do ano de 2013 até esta altura, e por certo que muitos deles estarão no top 10 de muitos fãs e analistas no final do ano.

Como é lógico, esta classificação é feita segundo a minha perspectiva e opinião pessoal, e outra pessoa qualquer poderia escolher outros combates ou mesmo trocar a ordem da classificação de alguns destes combates. Por isso, espero que esta seja alvo debate por vossa parte, argumentando sobre o que concordam ou não nesta escolha de combates. Mas vou deixar-me de conversas e passar á acção, que é como quem diz á apresentação dos 10 melhores combates até agora no ano de 2013 na WWE.

10. Dolph  Ziggler vs Alberto Del Rio (Money in the Bank)

No último lugar deste top surge o combate entre Ziggler e Del Rio pelo título Mundial no Money in the Bank, num embate que surge como o rematch de Ziggler depois de ter perdido o título no mês anterior no Payback de forma polémica, originando um double turn que criou um elo emocional dos fãs em relação a este combate.

O combate foi tecnicamente muito bom, e apresentou no ringue dois atletas que possuem uma química fantástica no ringue, o que proporciona quase sempre combates de altíssimo nível. Sendo que, destaca-se neste combate o fantástico trabalho de selling de Ziggler, e a técnica de Del Rio, que é dos melhores wrestlers da WWE do ponto de vista técnico.

Assim decidi colocar este combate neste lugar deste top, por ter sido um combate bom tecnicamente e que contou uma boa história, mesmo que o final tenha sido por DQ por interferência acho que o combate foi muito bom, e mesmo no final contou bem a história que tinha que ser contada. Claro que muitos discordarão e colocarão outro combate no décimo lugar, mas pela história e pela feud em questão, considero esta classificação justa.

9. Seth Rollins vs Daniel Bryan ( Raw de 10 de Junho)

Este combate entre estes dois prodígios data Raw do dia10 de Junho, e foi simplesmente fantástico do ponto vista técnico, aliás como seria expectável para um combate entre estes dois intervenientes. Este embate não surge com nenhum feud em especial, mas sobretudo porque Rollins e os Shield estão em guerra contra Bryan já desde do período pós-Mania, e foi nesse contexto de preparação para o combate de titulo de Tag Team no Payback que aconteceu este combate.

Se pudesse descrever este combate em uma palavra eu diria: Maravilhoso. Maravilhoso sobretudo pela qualidade e ritmo que estes dois fantástico talentos colocaram no ringue. E é impossível não ficar indiferente á química que os dois apresentam no ringue, sendo que esta é tão forte que eles poderiam ter 5 combates seguidos em PPV que nunca seriam repetitivos. E não seria, porque eles são capazes de fazer combates fantásticos sem serem limitados no moveset usado, aliás até podia ter escolhido o combate da passada Raw para a lista ma preferi este porque considero que foi ligeiramente superior, e por isso merecedor do 9º lugar do ranking.

8. Antonio Cesaro vs Sami Zayn ( NXT)

É verdade que eles não têm nenhuma feud intensa no NXT, mas não é menos verdade que este combate foi absolutamente monstruoso, e demonstrou o talento in-ring de dois grandes nomes das Indys que agora estão na WWE. E não fosse este combate um embate sem rivalidade por detrás e do NXT, e surgiria muito mais á frente do ranking de melhores combates do ano até este momento.

O combate em si foi a demonstração das melhores qualidades de cada um dos wrestlers, ou seja Antonio Cesaro apresentou todo o poder, intensidade e técnica que possui e que faz dele dos melhores wrestlers da WWE dentro do ringue. Enquanto Zayn é fantástico no ringue, é tecnicamente fantástico e é um high flyer como muito poucos que existem em todas as empresas de wrestling profissional. Não deixa é de ser curioso que ambos tenham o mesmo defeito, problemas de carisma, mas esses problemas são mais visíveis no Cesaro do que no Zayn, pois o ex-El Generico consegue ter promos interessante e apenas precisa de afinar o seu carisma. De resto, a performance técnica de ambos é impressionante, e merecedora deste oitavo lugar na minha opinião, e que demonstra que o NXT também pode ter combates de topo.

7. John Cena vs  CM Punk (Raw de 25 de Fevereiro)

http://dailymotion.com/video/xxtqta

Este combate admito que excitei na classificaçao, porque podia ter ficado em 6º lugar, mas perante a qualidade dos combates que faltam apresentar acabei por considerar que este era a classificação que melhor se adaptava a este embate. Claro que tecnicamente, foi para muitos o melhor combate entre Punk e Cena mas o enquadramento do combate na feud Rock/Cena faz com que este combate não fique melhor classificado, pelo menos comparativamente com o combate do Money in the Bank 2011 que foi o combate do ano de 2011 para muitos.

Este confronto surge como um desafio de Punk a Cena, em que Punk procurava ficar com o lugar de Cena no main-event da Wrestlemania contra o campeão da WWE, The Rock. O combate em si, é fantástico e demonstra a qualidade de Punk e Cena, e a capacidade deles darem sempre combates fantásticos entre eles, o que demonstra uma extraordinária química em ringue entre ambos. E só por isso, espero que um dia ainda voltemos a assistir a mais um embate Cena e Punk se for para termos embates da qualidade deste ou do Money in the Bank 2011. Até porque, são estes combates que ficam na história do wrestling e na memória dos fãs que viveram esta fase da WWE, e sem dúvida que os embates Cena vs Punk irão ficar na história desta Era. E por isso, esta combate merece um lugar no top 10, e para alguns até considerarão esta classificação injusta, mas volto a dizer que considero que os 6 combates que faltam são na minha visão superiores a este, o só que comprova que a qualidade do produto da WWE no ano de 2013.

6. Antonio Cesaro vs Daniel Bryan( Raw)

http://youtu.be/DIrYAmaF96w

Este combate aconteceu durante o percurso de Bryan para o seu confronto contra John Cena pelo título da WWE no Summerslam, e surge como o penúltimo confronto de 3 que Daniel Bryan teve neste episódio da Raw. Ou seja, o Cesaro surge como um dos oponentes de Bryan nesse Gauntlet, que incluiu igualmente Jack Swagger e Ryback, mas onde o destaque foi todo para o confronto entre Bryan e o Suiço. E foi, porque o embate demonstrou toda a qualidade técnica que Bryan e Cesaro possuem que permitem transformar um combate normal de Raw num combate de elite.

Se escolhesse adjectivos para descrever este combate, eu diria: agressividade, intensidade, e qualidade técnica. Sendo que foi impressionante ver todo o potencial que estes dois ex-ROH têm juntos dentro de um ringue, e como seria fantástico caso pudéssemos ver mais combates entre estes dois talentos mais vezes e com causas maiores em jogo. Mas a falta de carisma do Cesaro como lutador individual impede que assistamos mais vezes a combates deste nível, mas no entanto não é por falta de carisma que este combate não fica próximo do top 5 desta classificação.

5. Christian vs Alberto Del Rio (Summerslam)

Em quinto lugar surge o combate entre Christian e Del Rio no Summerslam, que apesar de não ter sido um longa duração foi na minha opinião dos melhores combates do ano na WWE. Claro que poderia ter sido mais longo, mas perante o ritmo imposto por ambos durante o combate era impossível fazer melhor no tempo de combate que nos apresentaram.

Assim este combate foi um festival de wrestling de qualidade, sempre feito em alto ritmo, algo que só é possível com intérpretes da qualidade de Del Rio e Christian. E por esse motivo, e embora o resultado fosse relativamente previsível, esse factor não afectou na minha perspectiva a qualidade do combate.  E por isso o resultado final é uma excelente classificação no meu ranking, embora saiba que muitos irão discordar desta posição e considerar overrated para o combate que foi.

4. World Heavyweight Championship Money in the Bank

http://youtu.be/D_e3oOC09gk

Em quarto lugar e quase, quase á beira do pódio temos o combate que deu a mala a Damien Sandow, e que foi absolutamente fantástico em todos os sentidos, uma vez que teve emoção, excelentes spots, qualidade técnica e ainda contou uma história entre Rhodes e Sandow. Por esses motivos todos, este foi provavelmente dos melhores Money in the Bank da história da WWE.

E spots como o do Ambrose e dos seus colegas Shield, a parceria entre Swagger e Cesaro, a performance fantástica de Rhodes, a surpresa que Fandango proporcionou, e sobretudo a traição de Sandow são pormenores que tornam este combate num dos mais brilhantes combates deste ano. Claro que podem dizer que tivemos combates tecnicamente superiores, mas pela espectacularidade e história contada, um quarto lugar é totalmente justo para este combate.

3. Undertaker vs CM Punk (Wrestlemania 29)

http://dailymotion.com/video/xz7ubc

No primeiro lugar do pódio surge o combate pela Streak do Taker que desta vez teve como vitima CM Punk, sendo que esta vitória era óbvia e não me acredito que oPunk não soubesse que ia perder. Ele quis mostrar que era um oponente digno da história do Undertaker na Wrestlemania, e sem dúvida que o demonstrou, contrariando todos aqueles que consideravam o Punk indigno de lutar pela Streak.

E apesar de não ter sido uma feud muito bem construída, a verdade é que na noite tudo mudou, e bastou a entrada com a musica do Punk tocada live, e a soberba entrada do Undertaker  para entrarmos em modo Wrestlemania. Aliás, o melhor elogio que posso fazer a este combate é que foi o único da noite que senti que estava no maior evento do ano da WWE. E isso, quer dizer que a qualidade do combate foi muito boa, e ambos proporcionaram um excelente combate, cheio de emoção, e onde o Undertaker demonstrou boa qualidade pese as limitações da sua idade, e por causa das suas lesões.

Por esse motivo no final da noite, este foi o momento alto da Wrestlemania 30 e os fãs saíram dos eventos convencidos que o Punk foi um adversário á altura da lenda do Undertaker. E pela qualidade do combate, e por tudo o que simbolizou decidi colocá-lo no 3º lugar do pódio desta classificação, e penso que é justo tendo em conta os dois combates que ficaram nos primeiros lugares.

2. John Cena vs Daniel Bryan (Summerslam)

Em segundo lugar do meu ranking surge o combate pelo título da WWE no Summerslam entre Daniel Bryan e John Cena, num combate que vai ficar na história da WWE quer seja pela qualidade que teve, como pela importância que teve no lançamento de uma das feuds mais importantes deste ano, e que vai consolidar Triple H e Orton como dos melhores heels da história da companhia, e igualmente lançar Bryan para a sua afirmação definitiva como main-eventer.

Claro que não foi um combate tecnicamente superior a alguns que já referi anteriormente, mas a componente emocional que envolveu os fãs para apoiarem Daniel Bryan tornou o ambiente em torno deste main-event absolutamente electrizante. Depois, tenho que louvar a vontade de Cena em lutar mesmo estando limitado, e mesmo assim esteve bastante bem durante combate. E fez este esforço para valorizar uma superstar que ele apoiou sempre, sim porque já na altura dos Nexus o Cena ajudou a que Bryan regressasse á WWE. E por isso, ele merece o louvor de se deixar perder limpo para uma supertars que tem merecido todo o destaque que tem recebido com a feud contra o Regime.

Depois, o heel turn de Triple H e o cash-in do Randy Orton tornam este combate num dos momentos mais importantes do ano, e só por isso merece este lugar na classificação. Porque não tenham dúvidas que o que assistimos no main-event do Summerslam foi histórico, e tanto foi o que se passou depois do combate, como foi a vitória limpa de Daniel Bryan. E não fosse um certo combate, e este seria provavelmente mesmo o combate do ano da WWE até este momento, nem que fosse pela importância que teve no produto.

1.Brock Lesnar vs CM Punk (Summerslam)

E chegamos ao número 1, e como seria expectável o melhor combate do ano até agora foi o combate entre Brock Lesnar e CM Punk no Summerslam. E o mais difícil neste combate é descrever tudo o que foi fantástico, porque foi um combate a roçar a perfeição, e que teve dois performers á altura. De um lado, tivemos um dos melhores powerhouses da história da WWE e que tem uma capacidade técnica acima média para o seu porte físico. Do outro lado, temos um dos melhores performers da actualidade, um wrestler com excelente promos, acting in ring, e talento técnico acima da média. Aliás, este combate fez-me sonhar como poderia ter sido brutal a carreira de Lesnar, caso não tivesse saído da WWE, ou se não tivesse perdido o primeiro ano de contrato part-time em combates inúteis.

E o resultado foi um hino ao wrestling mais extreme, mas sempre com pormenores técnicos assinaláveis que tornam este combate absolutamente épico. Sendo que me foi impossível não viver este combate de forma emocional, e tenho a certeza que muitos também largaram a capa racional durante este combate, e esse facto é o que nos torna fãs deste produto. Ou seja, nós como fãs vivemos para viver momentos como os que assistimos durante este combate, e por isso é que o primeiro lugar é indiscutível para este embate que ficará na história. E o melhor que posso fazer é como o HBK no próprio PPV, e agradecer ao Punk e ao Lesnar por este momento.

Assim, concluo a edição desta semana, espero que o tema seja alvo de debate até porque na vossa opinião poderão estar outros combates no top 10 da WWE até este momento. No entanto, a eleição final será feita quase de certeza nos Wrestling.Pt Awards 2013.  Sem mais delongas, prometo regressar para a semana com um tema interessante, numa altura em que só faltará duas semanas para o Night of Champions. Ah, e agradeço a colaboração de um leitor e comentador deste site na conclusão do artigo( link do Punk vs Lesnar).

Momentos da Semana

Daniels vs Aries( BFG Series Match)

Menção Honrosa

Perguntas da Semana

Qual seria o teu top 10 de combates da WWE do ano de 2013 até este momento? Quais seriam as alterações que farias em relação ao top apresentado?

Concordas com os momentos da semana? Ou escolherias outros?

Sobre o Autor

- Escritor do artigo “Smoke and Mirrors”.

53 Comentários

  1. BRRM - há 3 anos

    Gostei do artigo e concordo com os momentos da semana mas o meu top está diferente:
    10 Raw Money in the Bank
    9 Christian vs Alberto Del Rio – Summerslam
    8 Daniel Bryan vs Seth Rollins
    7 Smackdown Money in the Bank
    6 Antonio Cesaro vs Sami Zayn – 2 out 3 falls
    5 Triple H vs Brock Lesnar – Steel Cage
    4 John Cena vs Daniel Bryan
    3 CM Punk vs John Cena
    2 CM Punk vs Brock Lesnar
    1 The Undertaker vs CM Punk

    • José Sousa - há 3 anos

      É a tua opinião e esta semana quis mesmo fazer um tema mais light, para largar a bomba para a semana.

  2. Dolph Ziggler - há 3 anos

    Antes de mais nada, excelente artigo, José. É inovador porque não falaste de um tema em especifico como fazes habitualmente. Quanto ao teu top10, discordo de algumas posições ( o que é normal visto que é preferência pessoal) e também ainda vou incluir outro combate no top.

    10. Christian vs Del Rio @ Summerslam – O combate foi muito bom o que não foi surpresa visto que ambos os performers já tiveram vários combates juntos e eles nunca desiludiram. Bons spots, ritmo bastante alto, near falls acreditáveis mas acho que a posição 10 é justa. Acho que há combates melhores do que este e este Del Rio/Christian não teve uma grande história para contar. Aliás, nem história por detrás do combate havia e isso foi um problema.

    9. Cesaro vs Zayn @ NXT – Um combate muito bom entre dois dos melhores wrestlers do mundo. Só é pena que na WWE eles tenham um moveset mais limitado se não poderiam ter feito algo mais mágico. Ainda assim, apesar do excelente combate, ainda teve partes que não gostei como as 2 primeias falls serem muito rápidas e uma delas ser o Zayn desistir de um sleeper hold que não cabe na cabeça de ninguém. Ainda assim, combate muito bom.

    8. Smackdown MITB – Concordo contigo na descrição do combate. Spots excelentes, emoção, traições, histórias contadas, surpresas e um vencedor muito bem escolhido. Isto tudo fez deste combate merecedor de estar no top10 mas acho que a posição 4 é um bocado exagerada mas não deixa de ser um combate muito bom e muito bem conseguido por todos.

    7. Alberto Del Rio vs Dolph Ziggler @ Payback – Acho que este combate é pouco apreciado e não devia visto que foi um dos melhores combates que já vi nos ultimos anos, não só pela qualidade técnica de ambos, como a história contada e como o público “comeu” tudo. O combate em si foi excelente como todos entre o Del Rio e o Ziggler, mas o que faz este combate destacar-se, foi a história que contou. A maneira como tudo foi trabalhado. O massacre do Del Rio á cabeça do Ziggler, a simpatia que o Ziggler ganhou pelos comentadores e o heel-turn que o Del Rio fez lentamente. Foi tudo excelente é por estas e por outras que adoro wrestling. Tudo genial. Bret Hart vs Austin all over again.

    6. Daniel Bryan vs Seth Rollins @ RAW – Como todos os outros combates entre o Danielson e o Black, este foi mais um combate excelente entre ambos. Desta vez num palco maior com milhares de pessoas a ver ao vivo e milhões em casa, não desiludiram. Apesar de terem um moveset mais limitado na WWE, tiveram uma entrega fantástica e a química que mostraram foi assustadora. Estes dois TÊM de ter uma feud por um título Mundial qualquer dia.

    5. Daniel Bryan vs Antonio Cesaro @ RAW – Tal como o Danielson e o Black, o Danielson e o Claudio também tiveram clássicos na ROH e este combate não foi excepção. O que disse do combate anterior, digo deste, portanto não me vou prolongar e vou apenas dizer que quero ver estes dois numa feud pelo título mundial um dia.

    4. John Cena vs. CM Punk @ RAW – Como todos os outros grandes combates entre o Cena e o Punk, este foi mais um fantástico. PPV-quality, sem dúvida. A química entre estes dois é gigante e proporcionaram um excelente combate. Na minha opinião, é o 2º melhor entre eles, depois do MitB ’11. Até tiveram tempo para usarem moves menos usados na WWE como o piledriver que deixou o público ao rubro. Penso que este combate merece uma classificação maior pois foi excelente, principalmente porque foi num RAW e não num PPV.

    3. John Cena vs. Daniel Bryan @ Summerslam – Que grande combate! A história de que o Cena era o entertainer e o Bryan o wrestler foi incorporada no combate. O público esteve incrível toda a noite. Mal se ouvia os comentadores com tanto barulho do público. A química do Cena e do Bryan é genial e apesar do Cena ter lutado lesionado, isso não afectou o combate, nem um pouco. E quanto a isso, props para o grande Cena. Além disto tudo, este combate foi tipo um passar de testemunho pois vencer o Cena limpo hoje em dia, só mesmo se fores o The Rock ou a próxima cara da WWE. Nem o Punk conseguiu. O que se passou no fim também foi genial.

    2. Undertaker vs. CM Punk @ Wrestlemania – Estava um bocado em dúvida se haveria de meter este em 3º e o Cena/Bryan em 2º mas vou optar por este. Apesar de o resultado ser previsível, isso não afectou em nada a qualidade do combate. Sem querem que vos diga, não estava com grandes expectativas para este combate muito por culpa do que vi em 2009 entre eles. Mas depois pensei que o Punk de 2009 e o Punk de 2013 são totalmente diferentes e que aquilo só poderia acabar em clássico. Grande atmosfera, grande combate, grande Undertaker e grande Punk.

    1. Brock Lesnar vs. CM Punk @ Summerslam – Haveria dúvidas? Enorme. A história, para começar, era excelente e foi muito bem trabalhada. As promos do Punk e do Heyman foram geniais e as brawls com o Lesnar foi muito boas. Só o facto da feud ter sido genial, já dá um bónus extra a este combate. O combate em si também contou uma história. O Brock Lesnar, a besta, dominou o combate e o Punk, que se recusava perder pois não tinha medo do Brock, conseguia sempre safar-se. O Brock Lesnar é um monstro. Um atleta destes só aparece uma vez na vida. 2 grandes performers, 2 grandes storytellers, com uma história fantástica por detrás do combate, só poderia dar em combate do ano. All hail, Bork Lazer.

    Bem, como podes ver, discordei de algumas posições mas é normal visto que isto tem haver com preferência pessoal e o ponto de vista de cada um. Desculpem se o texto é muito longo, mas pronto xD

    • José Sousa - há 3 anos

      Não tem mal, é a tua opinião e gostei muito dela. E repito eu sobretudo quero ver Rollins e Bryan a lutarem em feud, ia ser WWE classic em termos qualidade.

      Esta semana foi assim, mas para a semana volto novamente a um tema da actualidade. E vou disparar uma bomba não tenhas a menor duvida disso.

      • Dolph Ziggler - há 3 anos

        Obrigado..

        Estou para ver que bomba vai ser essa xD

  3. Tibraco - há 3 anos

    Aprecio este tipo de artigos mas parece-me que vem “fora de época”. No entanto, gostei na mesma de o ler. Parabéns pelo excelente trabalho, José.

    Pois, este tipo de top são super subjectivos, portanto podemos passar o dia a debater sem nunca chegar a um consenso. Concordo com o melhor combate, mas daria, sem dúvida alguma, uma melhor classificação a John Cena vs Punk na Raw. Mas, lá está, cada um tem os seus critérios para fazer este tipo de análise e tu explicaste bem o teu ponto de vista.

    • José Sousa - há 3 anos

      Sim o titulo era Top 10 matches of 2013 until now. Mas foi reeditado para este titulo. A intenção era demonstrar a qualidade do ano até agora. E como disse o match of the Year será escolhido por vós como no ano passado.

      Para semana o debate será muito intenso garanto-te, porque é um tema polémico e com várias opiniões diferenciadas.

      • Tibraco - há 3 anos

        Ahah diz lá que bomba é essa pá xD

      • José Sousa - há 3 anos

        É um tema fantástico garanto-te que vai resultar muito bem sendo surpresa. É um tema da actualidade da WWE.

  4. David_ - há 3 anos

    Não concordo contigo ao dizeres ” não ter sido uma feud muito bem construída em relação ao Undertaker vs Punk na WM,

    foi tardia, mas não mal construida

    Concordo contigo na lista ;)

    • José Sousa - há 3 anos

      Eu achei mal construída opinião pessoal, notava-se que o Punk não gostava de algumas das ideias.

  5. Rubinho16@ - há 3 anos

    Bom artigo José! Gostei do teu top e acrescentou variedade aos formatos dos artigos do WPT, que, embora melhores, são menos inovadores que os do Universo.

    É um formato que podes repetir mais vezes e adoro ler artigos com links do youtube, enriquece para mim bastante o artigo e seja talvez por isso que coloco sempre nos meus (que até agora foram poucos xD).

    Apenas colocava o Punk vs Cena no RAW mais para a frente, foi a melhor luta do RAW deste ano na minha opinião e merecia estar, pelo menos, à frente do Bryan vs Cesaro.

    PS: É incrível como o Punk e o Bryan estão em quase todas as lutas!

    • José Sousa - há 3 anos

      Tal como este artigo, as opiniões são subjectivas. Não acho que a maioria dos artigos do Universo sejam tão inovadores como isso, e mesmo que o sejam alguns não tem um conteúdo tão forte, mas lá está é opinião pessoal.

      Eu acho que são justas as presenças que eles tem no top.

      • Rubinho16@ - há 3 anos

        Mesmo continuando a achar mais inovadores, não disse que eram melhores do que os do WPT, até porque vocês têm mais experiência, simplesmente apresentam outro tipo de formato, no Universo tens o Vintage, O Sharpshooter (que embora não seja dos meus preferidos tem variedade de formato), o Top Ten, o Topo e Fundo, Os Best of´s, tinhas o Neutralizer … No WPT os artigos têm mais conteudo, enquanto no Universo são mais temáticos

      • José Sousa - há 3 anos

        Isto não é uma guerra. A pluralidade é boa só nos da a todos nos mais hipóteses de escolha e isso nunca será negativo.

  6. LuisMPBO - há 3 anos

    Belo artigo José, bom para desanuviar um pouco dos grandes temas da atualidade, com um tema que é mais “na desportiva”.
    Bem, vou fazer o meu top então:

    1 – Brock Lesnar vs CM Punk (SummerSlam)
    2 – Daniel Bryan vs John Cena (SummerSlam)
    3 – John Cena vs CM Punk (Raw)
    4 – The Undertaker vs CM Punk (Wrestlemania)
    5 – Daniel Bryan vs Antonio Cesaro (Raw)
    6 – World Heavyweight Championship Money In The Bank (MITB)
    7 – Daniel Bryan vs Seth Rollins (Raw)
    8 – Seth Rollins/Roman Reigns vs Team Hell No (Raw)
    9 – Christian vs Alberto Del Rio (SummerSlam)
    10 – Randy Orton vs Cody Rhodes (Raw)

    Para mim, para um combate do NXT entrar, tem de ser algo de verdadeiramente excecional (mas muito mesmo), para compensar o facto de não ter a importância, a visibilidade, a crowd (entre muitos outros aspetos) de outros que se dão nos main shows (motivo pelo qual também pus de parte combates do show Main Event, de onde Cesaro vs Kingston seria um grande candidato, por exemplo). Cesaro vs Zayn foi excelente, mas mesmo assim não chegou, para mim claro.

    • José Sousa - há 3 anos

      Lá está opiniões subjectivas. Neste caso a qualidade técnica deles para mim bastam para estar no top 10 até agora. Volto a agradecer a tua colaboração no link do Lesnar e do Punk.

  7. MR Perfection André Santos - há 3 anos

    Bom Artigo!

    10-Usos vs Shield (MITB)
    9-Seth Rollins vs Daniel Bryan(RAW)
    8-Orton vs Christian vs RVD (Smackdown)
    7-Sami vs Cesaro(NXT)
    6-Del Rio vs Christian(SummerSlam)
    5-CM Punk vs Taker(Wrestlemania)
    4-MITB Match(Pasta Azul)
    3-Cesaro vs Daniel Bryan(RAW)
    2-John Cena vs CM Punk(RAW)
    1-Brock Lesnar vs CM Punk(SummerSlam)

    Coloquei o combate entre Taker vs Punk fora do top 3, porque apesar de ser um combate espantoso não foi melhor do top 3 que apresentei!

    Deixo uma menção honrosa para o combate entre Daniel Bryan vs Dolph(RAW)http://www.youtube.com/watch?v=2QcLn7pnpck

    Concordo com os momentos da semana

  8. danielLP21 - há 3 anos

    Bom artigo, embora eu não perceba muito bem o porquê de ter sido escrito nesta altura.

    A meu ver, o combate entre Antonio Cesaro vs Sami Zyan é um pouco overrated. Eu adorei o combate, a intensidade foi brutal, foi mesmo muito bom. Mas nos 10 melhores? Não concordo.

    CM Punk vs John Cena na Raw merecia bem mais, na minha opinião.

    1- Brock Lesnar vs CM Punk ( SummerSlam)
    2- Daniel Bryan vs John Cena ( SummerSlam)
    3- CM Punk vs The Undertaker ( WrestleMania)
    4- CM Punk vs John Cena ( Monday Night Raw)
    5- Antonio Cesaro vs Daniel Bryan ( Monday Night Raw)
    6- CM Punk vs Chris Jericho ( Payback)
    7- Alberto Del Rio vs Christian ( SummerSlam)
    8- The Shield vs Team Hell No e Randy Orton ( Friday Night SmackDown)
    9- SmackDown Money In The Bank Ladder Match ( Money In The Bank)
    10- RVD vs Christian vs Randy Orton ( Friday Night SmackDown)

    Menções honrosas a todos os combates que envolveram Randy Orton, Daniel Bryan e os membros dos Shield e ao combate entre Rob Van Dam e Chris Jericho e dizer que o meu 2º, 3º e 4º lugares estão praticamente empatados. O factor de desempate foi a importância que os combates tiveram para a história da WWE.

    • José Sousa - há 3 anos

      Eu explico o porque, o titulo era diferente(mas foi alterado). Eram os melhores combates até agora, e quis neste momento porque quando falar disto provavelmente será só depois do WPT Awards 2013. E quis um tema light, porque o da próxima semana vai ser polémico, quis acalmar antes da tempestade da próxima semana, e da Antevisão percebes?

    • MR Perfection André Santos - há 3 anos

      CM Punk vs Y2J(payback) grande combate!

      Podia estar também no meu top mas lá está, é difícil colocar todos os que gostamos.Por exemplo gostei muito do combate entre os Usos vs Shield, porque deu a sensação que os títulos iram mudar de mãos mas, depois de teres escolhido esse combate (Punk vs Y2J) no teu top, pensei…”Como fui esquecer!”….lá está é sempre difícil!

    • Andre_ZiggyNation - há 3 anos

      “CM Punk vs John Cena na Raw merecia bem mais, na minha opinião.”

      Concordo.

  9. MicaelDuarte - há 3 anos

    Desta vez fugiste um pouco àquilo que costumas apresentar e acho que fizeste muito bem, mas não sei até que ponto seria a altura ideal para este “TOP 10”.

    10. Sami Zayn vs Antonio Cesaro (NXT) – Excelente combate. Começou um pouco lento para o que estes dois (grandes) “wrestlers” são capazes, mas depois de se darem as duas primeiras “falls”, o combate ganhou um ritmo e “spots'” muito bons!

    9. World Heavyweight Championship MITB (Money In The Bank) – Contou-se uma história, “spots'” muito bons, combate com bastante emoção (muito graças à “performance” do Rhodes) e todos ficaram “bem na fotografia”. Certamente, um dos melhores combates MITB.

    8. Alberto Del Rio vs Dolph Ziggler (Money In The Bank) – Estes dois têm uma química que é aquilo que todos sabem. Apesar dos combates entre os dois pecarem pela falta de inovação (pois as sequências são quase sempre as mesmas), é impossível ficar indiferente a um combate destes. Estive com muitas dúvidas na escolha entre este combate, ou o combate deles no Payback (que foi muito melhor pela emoção e história contadas, mas não em termos de combate em si).

    7. Antonio Cesaro vs Daniel Bryan (Raw) – Alguns “spots'” interessantes e uma química fantástica. Verdadeiros “wrestlers” que facilmente roubam qualquer “show”. Grande combate!

    6. Daniel Bryan vs Seth Rollins (Raw) – Combate muito, mas muito interessante. Por mim, podiam fazer uma Raw apenas com um combate entre estes dois durante três horas (não me fartava!). A química entre estes dois é excepcional, EXCEPCIONAL!

    5. Alberto Del Rio vs Christian (Summer Slam) – Seria uma mais valia se este combate tivesse qualquer história por trás, no entanto, e para o tempo que teve (cerca de 13/14 minutos), foi um combate excelente. Acreditei na vitória do Del Rio, mas no decorrer do combate quase que me fizeram mudar de ideias. Excelente.

    4. CM Punk vs The Undertaker (Wrestlemania 29) – O combate que salvou a WM 29. Digamos que o combate esteve longe de alcançar os níveis de um HBK vs Taker, ou mesmo um HHH vs Taker (percebe-se dadas as condições do Taker), contudo, não deixou de ser um combate muito bom.

    3. CM Punk vs John Cena (Raw) – Outros dois que, sempre que se juntam, fazem magia. Química impressionante, “spots'” muito bons (aquele “Piledriver” *.*) e, ao contrário do que acontece nos combates entre Del Rio e Ziggler, Punk e Cena inovam a cada combate que fazem, alterando grande parte das sequências, o que só benificia o interesse do espectador. Combate muito bom e, talvez, o que teve mais técnica.

    2. Daniel Bryan vs John Cena (Summer Slam) – A troca de chapadas (alusão ao Wrestler vs Entertainer), o público, os “spots'” e o mais importante de tudo: Daniel Bryan venceu John Cena LIMPO. Combate simplesmente espectacular. Apesar de não estar envolvido no combate em si, o “cash-in” do Orton contribuiu para a magia em torno do mesmo.

    1. CM Punk vs Brock Lesnar (Summer Slam) – ERROR! There are no words that can describe how awesome this match and this storyline were…

    PS: Estive com algumas dúvidas para incluir Chris Jericho vs Rob Van Dam (Raw); The Shield vs Orton, Bryan, Kane (SmackDown); Punk vs Jericho (Raw) ou Punk vs Jericho (Payback) ao invés de outros , mas os que escolhi suscitaram-me maior interesse, logo…xD

    • MicaelDuarte - há 3 anos

      José, entretanto, no página do Ted Bibiase no Facebook: “As of Sept. 1, Ted DiBiase Jr. will no longer be under contract with WWE and will be pursuing other opportunities. WWE wishes DiBiase the best in all his future endeavors.”…

    • José Sousa - há 3 anos

      Esta foi a altura que eu quis porque depois só falo isto na altura dos Awards. Por isso escolhi um tema como este light, antes do tema que escolhi para a semana que vem, que na minha opinião é um tema muito forte mesmo.

  10. Nuno - há 3 anos

    Excelente artigo , José ! Não tenho críticas negativas a fazer , excelente !

  11. Carlosilva - há 3 anos

    A lista é bastante boa e concordo com todos os combates.
    Mas um grande combate tmb foi mesmo o Rvd vs Jericho no Raw,foi muito bom.Trocava-o mesmo por o 10ºcombate Del Rio vs Zigller.
    E trocava o lugar do John Cena vs Punk,com o Christian vs Del Rio.
    De resto foi muito bom o teu artigo ;)

    • José Sousa - há 3 anos

      Obrigado o objectivo era mesmo ser light porque para a semana o tema é de muito debate mas actual.

  12. Carlito - há 3 anos

    Bom artigo!

    Aqui fica o meu top:

    1- Brock Lesnar vs CM Punk (Summerslam)
    2- CM Punk vs Undertaker (Wrestlemania)
    3- Daniel Bryan vs John Cena (Summerslam)
    4- Daniel Bryan vs Seth Rollins (Raw)
    5- Daniel Bryan vs Antonio Cesaro (Raw)
    6- Antonio Cesaro vs Sami Zayn (Nxt)
    7- RVD vs Chris Jericho (Raw)
    8- Smackdown MITB (Money in the Bank)
    9- Alberto del Rio vs Christian (Summerslam)
    10- Daniel Bryan vs Randy Orton (Raw)

    PS: Este Bryan vs Orton é a Street Fight.

    • José Sousa - há 3 anos

      Muito obrigado para a semana quero mais debate, mas também para a semana o tema é propicio a que esse debate aconteça.

  13. Roberto Barros - há 3 anos

    Meu top 10 com algumas diferenças e particularidades minhas

    1-Cm Punk vs Brock lesnar (SummerSlam)
    2-CM Punk vs Undertaker (Wrestlemania)
    3-Money the Bank Smackdown
    4-John Cena vs Daniel Bryan
    5-Antonio Cesaro vs Daniel Bryan (RAW)
    6-Aj vs Kaitly (Payback, eu tinha que botar um combate feminino nesse top e esse foi um dos melhores dos últimos anos)
    7- Chris Jericho vs RVD (RAW)
    8- Alberto del Rio vs Christian (Summerslam)
    9- The Shield vs Team Hell No e Randy Orton (Smackdown)
    10-Paige vs Emma (NXT Women´s Champions)

    Parabéns pelo top José, ficou muito bom.

    • José Sousa - há 3 anos

      Gostei do teu top. A AJ vai ser uma referencia dentro de alguns anos e espero que a Paige siga esse caminho.

  14. Diogo7 - há 3 anos

    Bom artigo José. Gosto muito deste tipo de artigos. Espero que repitas.

    O meu top 10:

    1- CM Punk vs Brock Lesnar (SummerSlam)
    2- John Cena vs Daniel Bryan (SummerSlam)
    3- CM Punk vs Undertaker (WrestleMania)
    4- CM Punk vs John Cena (RAW)
    5- Daniel Bryan vs Antonio Cesaro (RAW)
    6- World Heavyweight Championship MITB (Money In The Bank)
    7- Alberto Del Rio vs Christian (SummerSlam)
    8- CM Punk vs Chris Jericho (Payback)
    9- Daniel Bryan vs Seth Rollins (RAW)
    10- The Shield vs Team Hell No & Undertaker (RAW)

    Menções Honrosas:

    Antonio Cesaro vs Sami Zayn (NXT), Albetro Del Rio vs Dolph Ziggler (Money In The Bank), RVD vs Chris Jericho (RAW) e The Shield vs Team Hell No & Randy orton (SmackDown).

  15. Pantallica - há 3 anos

    Bom artigo e boas escolhas. Eu sinceramente não consigo fazer um Top 10, mas um Top 5 sou capaz. Seria então:

    1º Punk vs Lesnar
    2º Cena vs Daniel Bryan
    3º Undertaker vs CM Punk
    4º Cena vs CM Punk
    5º Anotonio Cesaro vs Daniel Bryan

    Se quiseres arranjo o link do combate que posicionei em 5º lugar que foi colocado no youtube por mim. :)

    Acho que ainda vamos ter mais grandes combates como Bryan vs Orton entre outros futuros.

    • Pantallica - há 3 anos

      Esquece José, já me tiraram o video xD

    • José Sousa - há 3 anos

      Eu também acho, mas quando volta a falar disto deve ser nos WPT Awards como o ano passado. Por isso falei nos melhores até agora, depois é só escolher 5 nessa altura para serem vocês a votarem.

  16. FAlmeida_10 - há 3 anos

    Bom artigo José. Como já disseram este artigo sai mais “light”, mas espero bastante pelo teu próximo artigo em que vais largar a bomba. Tal como já disseram acima, este artigo saiu antes do tempo, normalmente este tipo de artigos costuma sair no fim do ano de maneira a fazer retrospetiva do ano. Contudo o facto de já podermos fazer esta lista a meio do ano demonstra que o produto está bom. Eis o meu Top:

    1- CM Punk vs Brock Lesnar (SummerSlam)
    2- CM Punk vs John Cena (Raw)
    3- Daniel Bryan vs John Cena (SummerSlam)
    4- CM Punk vs Undertaker (Wrestlemania)
    5- Alberto Del Rio vs Christian (SummerSlam)
    6- Daniel Bryan vs Seth Rollins (Raw)
    7- Daniel Bryan vs Antonio Cesaro (Raw)
    8- WHC Money in the bank Ladder Match
    9- CM Punk vs Chris Jericho (Payback)
    10- Sami Zayn vs Antonio Cesaro

    Neste meu top custou me não incluir o “Alberto Del Rio vs Dolph Ziggler” contudo acho que faltava o “Punk vs Jericho” no top, naquele combate que é um verdadeiro hino ao wrestling. O “Zayn vs Cesaro”, tudo bem é um combate com pouco história mas acho que a qualidade do combate em si merece uma posição neste top. O “Alberto Del Rio vs Christian” mesmo que tivesse um build up fenomenal era quase impossível estar melhor classificado atendendo aos combates que estão á sua frente. O MITB como dizem teve bastante storytelling, trouxe algum impacto ao produto da WWE, bons spots… O “Bryan vs Cesaro” e “Bryan vs Rollins” acontecem quase só porque sim… contudo ninguém nega a qualidade dos dois, considero o “Bryan Rollins” ligeiramente superior ao “Bryan vs Cesaro” porque acho que a química entre o Rollins e o Bryan é ligeiramente superior á química do Bryan e Cesaro. Os combates principais… acho que nem preciso falar desses.

    • José Sousa - há 3 anos

      Claro Fábio, o tema foi light intencionalmente. E quis mesmo mostrar o que dizes, que já é possível fazer uma retrospectiva deste ano e apontar 10 ou mais combates muitos bons, o que é um excelente sinal da qualidade do produto da WWE.

      Para semana já vêm, o tema foi escolhido na sexta á noite por acaso, já depois de sair do chat. Era para ser novamente light por ser o artigo antes do PPV, mas decidi por outro caminho e para a semana vai ser mais forte.

  17. akujy - há 3 anos

    Belo trabalho José. Fazer um top é sempre dificil sem geral alguma polémica, pq mta gente não entende que é uma questão de opinião. No entanto conseguiste fazê-lo de forma light, sem polemicas e a gerar boa discussão, tal como pretendias. Espero para ver que bomba vai sair daí. Não vou fazer listas agora, farei as contas finais no fim do ano, mas acho que o Cena-Bryan do Summerslam é overrated. É, obviamente, um belo combate, mas na minha opinião não deve vir logo a seguir ao Punk-Lesnar numa lista, como muita gente parece ter feito aqui, não foste só tu. É claro que isso são tudo questões de opiniões. Todos temos a nossa. Keep up the good work.

    • José Sousa - há 3 anos

      O caso do Bryan vs Cena é pela importância, foi isso que influenciou a minha escolha. Ou seja, este combate teve uma historia importante ao contrário do outros que coloquei na lista.

  18. Victor-Killer - há 3 anos

    Não farei um Top 10, mais porque ninguém lembrou de RVD x Jericho? pra mim um dos 3 do ano

  19. xDreamz - há 3 anos

    Bom artigo, mais uma vez.

  20. GJD - há 3 anos

    Eu sinceramente acho Undertaker vs Cm Punk e Whc mitb melhor que Cena vs Bryan

  21. Anónimo - há 3 anos

    Hurricanrana do Cena lol

  22. BrunoA - há 3 anos

    O meu top é:
    10-Cm punk vs taker (Wrestlemania)
    9-HHH vs Brock lesnar Steel Caje match (Extreme rules)
    8-Money in The Bank (WWe championship contrat)
    7-John cena vs ryback 3 stages of hell (Payback)
    6-Elimination Chamber match
    5-HHH vs Brock lesnar No holds barred (Wrestlemania)
    4-royal Rumble match
    3-Money in the bank match (Whc championship contrat)
    2-john cena vs daniel bryan (summerslam)
    1-CM punk vs brock lesnar no Dq match (summerslam)

  23. ThaGr8One - há 3 anos

    É um bom tema que cria sempre opiniões diversas, mas concordo com a maioria dos combates que colocas-te no teu top. E sim, sem dúvida alguma que muito provavelmente Punk vs Lesnar vai ser o combate do ano, é muito muito dificil de elevar um combate a uma qualidade maior que a que estes dois impuseram no seu “Clash Of The Titans” versão WWE. Bom artigo José, e estou para ver que tema bombástico é esse!

  24. Tunes9 - há 3 anos

    Grande Artigo, Parabéns. :)
    Concordo com o 1º Lugar, foi um dos combates que mais gostei este ano, grande combate mesmo e quanto aos momentos da semana também concordo, o Paul Heyman esteve em grande e o Punk foi massacrado e humilhado, foi um grande momento da semana e a promo da AJ, claro, a fazer lembrar a promo do CM Punk em 2011, mas, criticando as divas, a AH merece e só vai evoluir mais daqui para a frente esta promo pode ser o que lhe faltava para se afirmar como uma diva de topo de vez, apesar que já era, gostei e concordo, também gostei dos combates do Triple H por ser o meu lutador preferido, mas, não vou dizer que os punha no top, talvez no meu Pessoal, mais uma vez, Parabéns. :)

Comentar

Login com Facebook

Editar avatar »

Notificações por email:

Wrestling.PT © 2006-2016 / Política de Privacidade / Disclaimer / Sobre Nós / Contactos / RSS Feed / Desenvolvido por Luís Salvador