Tap Out #7 – Heels, Faces e o Público

Olá novamente leitores do Universo Wrestling.  Após um artigo pouco comentado semana passada e pelos diversos artigos falando a respeito da Wrestlemania, eu Fábio Vaz vos trago um novo capitulo do Tap Out falando novamente de assuntos que envolvem a WWE num todo. Espero que aproveitem, vamos lá!!

Desde sempre os conceitos de Heels e Faces são notórios dentro da companhia, e são esses conceitos que diferenciam os “mocinhos” (aqueles que geralmente recebem uma ovação positiva do publico presente na arena), e os “vilões” (os que recebem as vaias). Porém num período totalmente novo como o de agora, nem sempre são essas as reações expressas pelo publico que acompanha os shows semanais, lhes trarei alguns exemplos.

CM PUNK: Exemplo notório de como a crowd responde à ele. Fez o ano passado quase todo como face e se tornou heel mais ao fim do ano, porém seu estilo, potencial e capacidade in ring contagiam praticamente todos que assistem o produto atual da WWE. Punk que trabalha muito bem como heel, recebe cânticos ao seu favor em praticamente toda luta em que está envolvido, e praticamente todo fan de WWE é fan de CM Punk atualmente. Claro que isso não se aplica às crianças mais novas que se deixam levar completamente pela gimmick e não pela qualidade do lutador.

JOHN CENA: Esté está na mesma situação que Punk, mas completamente em outro sentido. A WWE faz dele o seu top babyface, e ele é responsável pela maioria das vendas da empresa e por grandes campanhas infantis e contra doenças. John Cena é um profissional competente e dedicado e isso ninguém pode negar, mas a sua gimmick de super herói não convence mais os fans com mais idade, ou até mesmo jovens (como eu). Embora ele receba grande apoio das crianças, pelas suas roupas coloridas, e sua atitude encorajadora, Cena tem sido repetitivo durante muito tempo, e mesmo devendo receber a ovação positiva, ele recebe inúmeras vaias, e canticos de “Boring” durante suas promos.

Agora lhes mostro a ovação do publico com alguns superstars do Mid Card ou Low Card, mas que não surge efeito perante os oficiais da WWE, e tambem aqueles que não recebem praticamente nenhuma reação.

ALEX RILEY: Exemplo claro de aceitação da crowd. Basta sua theme song ser tocada e as luzes verdes se acenderem pros gritos começarem, e Riley realmente é merecedor de um bom pop, pois é competente in ring e suas promos não são más. Porém todos sabem que HHH e Cena não gostam dele, embora o publico goste.

ZACK RYDER: Woo Woo Woo… um dos mais populares da empresa dentre as redes sociais, e ganhador de uma grande ovação do WWE Universe, Ryder tambem vem tendo seu declínio rumo ao Low Card na empresa, embora o publico goste muito dele. Outro exemplo de lutador que tem boa aceitação mas a WWE não se importa.

CODY RHODES: Rapaz incrível, tem um personagem heel a muito tempo e sua gimmick de Dashing Cody Rhodes lhe rendeu grande aceitação pela crowd. Cody recebe boa ovação em suas promos quando lhe é permitido fazer uma promo boa, e as vezes recebe até ovação positiva, como na passada Raw no combate entre Team Rhodes Scholars and The Bella Twins VS Tons Of Funk and The Funkadactyls.
Dentre os que recebem baixas reações:

DAVID OTUNGA: Sua gimmick consegue ser tão inútil que o publico mal reage a ele, nem em sua entrada, nem em seus raros combates. David é um exemplo de lutador que não vai à frente, não com essa gimmick.

JUSTIN GABRIEL: Lutador que eu particularmente gosto muito, mas Gabriel não é dono das maiores reações. Na verdade sua entrance é bem simples visto que o publico não reage muito à ela, e embora ele seja um face de grande qualidade técnica. É um superstar ofuscado na companhia.

As reações do publico tambem são uma grande diferença entre a Divas Division atual e a de um tempo atrás. As divas de há alguns anos atrás, mesmo não sendo boas in ring, tinham um bom pop do publico, coisa que não têm atualmente, lhes cito exemplos.

MARIA: É um bom exemplo de Diva que estava na companhia na uns 4 anos atrás, e que mesmo sendo ruim in ring, tinha um grande carisma arrancando uma ovação incrível no que toca à divisão feminina. Duvidas? Veja qualquer luta dela em que mostra a entrance da mesma, o publico se colocava em pé e os gritos eram ouvidos facilmente.

ASHLEY: É fato que as divas heels não costumam receber grande ovação, mas as faces eram recebidas com fervor, e Ashley tambem é exemplo disso. Essa era boa in ring e tinha o apoio do publico em quase todos os seus combates.

Agora analisemos algumas divas atuais:

KAITLYN: A atual Divas Champion, é uma lutadora sem reação alguma. Em alguns shows o publico se manifesta na entrance dela mas é bem pouco para a Divas Champion. Os combates são praticamente mudos e ela só obtem algum pop quando executa o SPEAR.

NATALYA: Diva ótima in ring, mas que as pessoas não se acostumaram a ver como face. Natalya obtem pouco pop em sua entrance e em seus combates.

AJ LEE: Talvez a Diva que vi receber mais pop nos últimos tempos, quando estava como face, lembro-me de um combate dela que atualmente não se vê; motivo: ovação que ela recebeu. Diva nenhuma obtem grande pop atualmente.

É fato que as reações do publico mudam totalmente o rumo de uma luta. Pode ser uma luta mediana, se o publico reagir, os moves se tornam muito mais efetivos e eficazes. Porem pode ser uma luta com grandes lutadores, se o publico não esboçar reação, a luta fica cansativa.

Enfim… deixem os vossos comentarios sobre o pop que os lutadores vêm recebendo atualmente e o que estão achando do WWE Universe ultimamente. Boa semana e até o próximo TAP OUT.

Sobre o Autor

30 Comentários

  1. WWEdge - há 4 anos

    “Porém todos sabem que HHH e Cena não gostam dele, embora o publico goste.” Epá mas o que é que o Cena tem que opinar!? Não percebo. Eu gosto do profissionalismo do Cena mas com estas cenas até parece que ele é o dono da WWE…

    Bom artigo, concordo quando refere que uma luta fica cansativa mesmo com grandes lutadores, se o público não esboçar reação alguma, é bem verdade.

    • Andre_THEROCK_1992 - há 4 anos

      Ele..não manda, é certo, mas tem muito peso no balneário…infezlimente as coisas são assim.

      Gostei do Artigo..simples e direto ;)

    • danielLP21 - há 4 anos

      Shawn Michaels, Triple H, Undertaker e muitos outros… Todos eles tiveram poder dentro da WWE na altura em que estavam no topo. Não é algo bonito de se ver, mas a verdade é que essa é uma das formas de ver quem tem estatuto e quem não tem.

      Neste caso ( do Alex Riley), não sei o que aconteceu entre ele e o Cena ( rumores são isso mesmo… rumores) e nem sabia que o Triple H não gosta dele.

      • FábioVaz - há 4 anos

        É simples, Cena é um dos superstars com mais influencia no backstage, Riley nao é o primeiro que se estranha com ele e se dá mal. E sim, HHH nao gosta do Riley, pelo menos é o que noticias dizem

      • WWEdge - há 4 anos

        Pois eu também não sei o que é que os dois têm contra o Alex Riley, mas pronto, o que é que se há-de fazer…

  2. GJD - há 4 anos

    Alex Riley : Acho que a theme dele e o carisma criam grande reação com o público é muito bom lutador mas parece que a Wwe nunca dará um push a ele.
    Zack Ryder: Tem bastante carisma , mas acho que essa gimmick ele não volta ao mid card
    Cody Rhodes: Um dos que merecem um push para os títulos principais , me recordo de no Survivor Series de 2011 em que ele recebeu uma reação fenomenal do público.

    Os sem reação o caso mais terrível é do Cesaro que chega a ser humilhante até o Jtg tem mais pop que ele.
    Sobre os que você citou:
    Otunga: Não tem talento em ringue , é uma gimmick chata e ruim isso era o máximo de reação que ele conseguirá
    Justin Gabriel: Esse é o grande problema que faz com que ele e o parceiro de tag dele Tyson Kidd não ganhem um push.
    Uma divisão sem feuds , sem promos , sem combates muitas vezes , faz com que o público não ligue para a divisão de divas, mas não é a única que sofre esse problema a divisão de duplas também, Usos , Primetime players , Primo e Epico simplesmente são esquecidos pela multidão na maioria das vezez.

    • FábioVaz - há 4 anos

      Obrigado por comentar GJD, realmente a divisao de tags tambem nao tem obtido reações da crowd, exceto algumas lutas em mque Rey e Sin Cara estão a lutar.

  3. danielLP21 - há 4 anos

    Muito bom artigo Fábio.

    Em relação ao CM Punk e ao John Cena o facto de receberem reacções “invertidas” do público tem uma explicação simples: o Punk é aquele lutador para o qual um fã de Wrestling olha e diz “é exactamente isto que eu penso”. Ele diz tudo o que os fãs pensam, recebe grandes “pop’s” mas depois isso passa quando ele ofende a crowd da cidade onde está naquele momento. Mas atenção, o Punk tem muitos “haters” que não são crianças e que nunca gostaram dele, mesmo quando ele era face. Acontece com todos, e o Punk não é excepção.

    O Cena é precisamente o contrário lol
    Nenhum fã de Wrestling se revê no Cena. Claro que há adultos que gostam dele, mas mesmo esses adultos não se revêem na personagem dele. Respeitam-no, gostam dele, mas não da personagem.

    É verdade que a WWE devia aproveitar as reacções que o Alex Riley provoca no público para, pelo menos, dar-lhe alguns combates no mid-card. Não é muito normal um lutador que raramente aparece ter uma reacção tão boa do público. e isso deve querer dizer alguma coisa.

    O caso do Zack Ryder é exactamente igual ao do Riley, ainda que o Ryder tenha um pouco mais de destaque e apareça mais vezes nos programas principais ( mesmo que seja para “jobbar”).

    O Cody Rhodes é fantástico. Tem uma capacidade enorme para se reiventar, está sempre em evolução no que toca às suas “gimmick’s” e consegue sempre fazer um bom trabalho. Além disso, evoluiu muito no ringue e estou certo de que um dia vai chegar ao topo, se não cometer nenhum disparate.

    O David Otunga é a pior “coisa” que está na WWE actualmente juntamente com o Great Khali. Nem merece ser referido no mesmo artigo em que são referidos senhores como CM Punk, John Cena e Cody Rhodes xD

    O problema do Justin Gabriel, a meu ver, é a falta de carisma e de mic-skills. Ele simplesmente não consegue ligar-se ao público, nem na entrada, nem durante o combate. Eu gosto dele, mas infelizmente ele nunca vai passar do mid-card… A única solução é reiventar-se durante umas férias e voltar com outra atitude, personagem, etc… O “finisher” espectacular que ele tem não chega para o levar longe…

    Nunca gostei da Maria.

    Bem, há anos que não falava da Ashley e hoje já o faço pela segunda vez num artigo. Não era nada de especial no ringue, mas tinha um enorme carisma. Tinha mais carisma do que 90% do plantel actual junto…

    Não acho que a Kaitlyn tenha “pop’s” assim tão maus. Claro que não se comparam aos que as lutadores recebiam antigamente, mas comparando com as restantes lutadores da actualidade, deve ser das que recebe melhores reacções do público.

    As pessoas gostam da Natalya. Mas não é com peidos e como acompanhante do Great Khali e do Hornswoggle que vai chegar longe. Irrita-me não ver a Natalya a ser usada decentemente. É por estas e por outras que não quero que a Paige suba ao roster principal, no estado em que aquilo anda…

    A AJ foi a personagem feminina do ano na WWE. Recebia reacções boas como face e estou a gostar muito dela como heel. Muito mais do que estava à espera…

    • FábioVaz - há 4 anos

      Obrigado DanielLP21!!

      Disseste aquilo que penso em relação ao Punk e Cena.

      Quanto ao Riley, para mim é revoltante ver a situação dele. Alguem com tanto carisma sendo jogado fora.

      Cody Rhodes acho que agrada a todos. Como nao elogiar esse homem???

      Hahahaha perdoe-me mas tive de usar o exemplo do Otunga.

      Sim, o 450 Splash é um finisher incrivel e Justin o executa muito bem. Ele tem de se esforçar nos pontos em que é mais fraco, se fizesse isso ele poderia ser um main eventer.

      Sempre gostei da Maria, nao me pergunte porque, pois sei que ela era um lixo in ring hahaha.

      Ashley tinha um carisma monstruoso. E eu acho que ela tinha algum talento in ring, pelo menos era melhor que quase todas as Divas atuais.

      Eu sinceramente acho o pop da Kaitlyn terrivel pra uma Divas Champion face.

      Natalya é grande wrestler, pena seu pop nao ser grande. Quanto à Paige, mais cedo ou mais tarde ela subirá ao roster principal. Ela é a melhor Diva do NXT e os oficiais da WWE sabem disso.

      Vamos ver no que dá a storyline da AJ

  4. danilo'-' - há 4 anos

    Concordo com vc quando fala sobre o gabriel ele tem ate talento no ring mas.. é tenso contudo acho que ele pode adquirir isso em uma boa feud

    Cesaro , er.. cesaro na ultima smackdown perdeu para kofi kingston wtf.. nada contra kofi mas o cara ganha uma e perde umas trezentas lutas wtf.. cesaro ao micro particulamente não gosto, acho que suas promos é bem secas(pela qual eu vi)

    emfim coitado do david outunga ausfauhfauhfau
    em si concordo com vc :D

    • FábioVaz - há 4 anos

      Obrigado por comentar Danilo, A situaçao do Cesaro é lamentavel, visto que é o US Champion e esta a perder pra lutadores do mid card

  5. Anónimo - há 4 anos

    saudades da Maria…

  6. Supermex - há 4 anos

    Acho que a WWE não dá chances de superstars menores como Alex Riley , Curt Hawkins , Ezekiel Jackson e até mesmo os lutadores que já saíram da WWE ( caso de Vance Archer que poderia ser um candidato a I.C Champion ou DH Smith que poderia ser candidado à US Champion) e etc de mostrarem suas gimmicks e capacidades no ringue .Logicamente existem Superstars que para mim nem deviam estar alí, como é o caso de David Otunga e Heath Slater

  7. Anónimo - há 4 anos

    CM Punk – é um lutador muito querido por uma grande parte do publico pelo seu talento e qualidade! os que o assobiam e apupam sao pessoas que levam a serio a gimmick de cada um e das criancinhas que so apoiam os faces!!! e claro como todos os lutadores tem os seus haters mas sem duvida que é dos mais adorados pelo publico!

    Cena – Nao concordo quando dizem que só as crianças gostam dele!! O Cena tem imensos fãs por esse mundo fora e a prova disso é os apoiantes que possui! obvio que à aqueles fãs que nao o suportam por uma serie de acontecimentos que ja foi discutida varias vezes mas quer queiramos quer nao ninguem tem tantos fãs como ele!

    Alex Riley – com o talento que possuiu poderia fazer grandes coisas na wwe! e a reacção do publico a ele diz tudo!! enfim mais um motivo para odiar o cena por causa dele o riley nao tem destaque e é tratado como jobber!

    Zack Ryder – é certo que o publico gosta bastante dele mas nao acho que seja nada de mais!!

    Cody Rhodes – nao à adjectivos suficientes para descrever a sua tremenda qualidade! como nao gostar dele? futuro campeao da wwe e mundial espero eu!

    Otunga – super-estrela com uma má gimmick, pessima no ringue sem qualquer talento para o wrestling!

    Justin Gabriel – o publico nao reage consideravelmente a ele em parte também pelo facto de este estar muito ofuscado e nao ter grandes combates e vitorias valiosas!!! se lhe dessem a oportunidade acredito que a sua recepção mudaria imenso!

    De facto custa ver a Kaithlyn a ser praticamente ignorada quando entra! é uma campeã que até nao é má no ringue mas o desinteresse por ela é enorme de facto!

    • danilo'-' - há 4 anos

      Mas a idade mental dos fã dos cena são de crianças estando no corpo de crianças ou não :D

      • Deadman - há 4 anos

        Que comentário mais ridiculo. Porque aceitam comentários destes?
        Sabes que acabaste de chamar crianças ao CM Punk, Shawn Michaels, Jericho etc?

      • danielLP21 - há 4 anos

        Chamou? Ou eu não percebi o comentário dele, ou então estás muito enganado…

      • danilo'-' - há 4 anos

        Deadman diz: Que comentário ridiculo. Poruqe aceitam comentários destes??
        sabes que acabaste de chamar crianças ao cm punk , shawm michaels , jericho etc???

        danilo’-‘ diz : Keep calm wtf… quem citou esses kras… que por sinal sou mto fã do punk (meu avatar ta a diser) seria melhor ler e interpretar os comentarias da forma correta amigo keep calm keep calm

        daniel mais faci ele esta mto enganado

        whatever vei n intendi desculpa se ofendi mas n chamei shawm michaels , cm punk

        porfavor deadman especifique seu belo comentario porque sinceramente

        a… e obrigado pelo elogio de comentario ridiculo vc n fica para tras :D

      • danilo'-' - há 4 anos

        n so fã do punk mas do jericho e do shawm michaels

        calminha ai amigo..

      • danilo'-' - há 4 anos

        obs: fã do punk jericho e michaels

      • Deadman - há 4 anos

        Não percebi um c*lh mas pronto. O CM Punk, HBK e Jericho e não só já vieram varias vezes dizer que respeitam o Cena e que gostam dele. Fans, colegas, amigos chama o que quiseres. Acabaste de dizer que estes têm mentalidade de criança.

      • danielLP21 - há 4 anos

        Deadman, isso não faz sentido. Se perguntares ao Punh, ao “HBK” e ao Jericho se gostam do Cena, eles dirão que sim, como é óbvio! Mas serão fãs da personagem dele? Não estarão eles, como fãs de Wrestling ( sim, eles também são fãs), fartos da personagem do Cena? O Punk está, oo Michaels nem vê a Raw, o Jericho não sei.

        Estás a confundir o gostar do Cena com o gostar da personagem dele. São coisas diferentes, e, além disso, quando se fala em “fãs” do Cena está-se a falar de pessoas que não estão dentro do mundo do Wrestling, uma vez que nós, aqui fora, temos uma visão diferente da que os intervenientes têm.

      • danilo'-' - há 4 anos

        n foi a intenção, so quis dizer que os FÃNS DO CENA DO CENA tem idade mental de crianças. desculpa mas isso foi sua interpretação que como é sua interpretação mas n foi isso que quis dizer

      • FábioVaz - há 4 anos

        Me desculpes os membros da Cenation, mas Cenation = Crianças pra mim

  8. Fillipe - há 4 anos

    Eu acho que a WWE ja percebeu isso e tenta cada vez mais acabar com os heel, pode ver que o heel turn do Punk foi muito fraco, ele nao ganhou nenhuma luta limpa e quase em todas as promos falou mal do publico… estao ofrçando muito a barra dos heel para eles ganharem heat… Ziggler ta indo pro mesmo caminho, o publico mas a WWE sempre da um jeito de afastar ele dos fans

    O problema que nem isso da certo, quando o publico é mais adulto e conhece a attitude era… torcem pros heels como eu…

  9. Giovanni Castelan - há 4 anos

    Alex Riley é um grande exemplo de bom lutador que pode ser prejudicado pelas atitudes de wrestlers com mais poder dentro da empresa. Gostei muito de seu ponto onde cita Justin Gabriel e o Outunga, pura verdade. Outro fato que gostei de seu ponto de vista porém faltou um complemento foi a parte onde cita as gimmicks de CM Punk, você esqueceu que dizer que o mesmo enquanto face era um dos tops baby faces da empresa com o público o ovacionando a todo tempo, porém agora como Heel pude estar a ver muitas vezes pessoas que gostavam dele agora estar a odiá-lo, ele é muito convincente como Heel.

    Outra coisa que acho que deveria ter cidade sobre os tops da empresa é o Chris Jericho que tanto como face ou heel é adorado por todos, ainda me lembro do épico momento onde eu estava no House Show da WWE no Brasil e ele chutou a bandeira do Brasil e o público foi ao delírio onde se fosse qualquer outro Heel a reação seria negativa.

  10. Kurt Rocker - há 4 anos

    Wow,excelente artigo! Falou tudo !

Comentar

Login com Facebook

Editar avatar »

Notificações por email:

Wrestling.PT © 2006-2016 / Política de Privacidade / Disclaimer / Sobre Nós / Contactos / RSS Feed / Desenvolvido por Luís Salvador