The Bottom Line #22 – My Top5 TLC Matches

Caminhamos a passos largos para o último PPV deste ano, o Tables, Ladders and Chairs. Sendo um PPV com 4 anos de história, este evento, desde a sua criação, oferece combates onde escadotes, mesas e cadeiras estão em jogo, de forma diferente. Não só isso, mas no Main Event, ocorre sempre um combate onde estes 3 objectos encontram-se disponíveis, o famoso combate TLC. É já uma tradição no panorama WWE, onde este combate se realiza, pelo menos, uma vez por ano. E visto que estamos a caminho do combate TLC deste ano, entre John Cena e Randy Orton, resolvi apresentar hoje os meus combates TLC favoritos. Porém, poucos discutem que os primeiros combates TLC da história não figurem nos 3 primeiros lugares e eu, como a maioria, concorda com essa analogia. Assim sendo, este meu Top de hoje será apenas referente aos combates TLC de lutador contra lutador (sendo também admitido nesta lista combates Triple Threat ou Fatal Four Way). Olá a todos e sejam bem-vindos a mais uma edição do “The Bottom Line”, onde irei apresentar o meu Top 5 dos melhores combates Singulares TLC da história.

5 – CM Punk vs Alberto Del Rio vs The Miz (TLC 2011)

Para começar este meu Top temos um combate que aconteceu à praticamente 2 anos atrás. Em 2011, CM Punk chocou o mundo do Wrestling na WWE como à muito não se via, proferindo numa “Infame” Promo, grandes críticas aqueles que comandam as operações da WWE. Sendo algo pré-planeado, apesar de possuir críticas verdadeiras, CM Punk tornou-se no novo herói dos fãs, que ia contra o Poder dos Mcmahons. Assim sendo, Punk entrou numa demanda de possuir o título da WWE, para que não restasse dúvidas que ele era, realmente, o “Best in the World”. Após meses de obstáculos, Punk finalmente consegui o que pretendia ao vencer o Alberto Del Rio no Survivor Series desse ano, em pleno Madison Square Garden. Como é comum, agora que Punk tinha o título, muitos wrestlers queriam a oportunidade de o retirar das mãos. Alberto Del Rio, o antigo campeão, conseguiu mais uma oportunidade de recuperar o seu título. The Miz, o campeão da WWE no principio do ano, também conseguiu essa oportunidade e as chances de Punk manter o título mostravam ser reduzidas. Esta era a primeira “prova de fogo” no reinado do Punk e os fãs mostravam-se entusiasmados com o que poderia acontecer no combate. As expectativas foram cumpridas, pois o combate mostrou ser muito bom, com grandes Spots, e onde os 3 wrestlers desenrolaram bem o seu papel. Punk conseguiu manter o seu título à última hora, depois de estar algemado à corda do ringue. Punk contra tudo e contra todos manteve o seu título e festejou no final para fechar o PPV. É um combate que vale a pena ser visto, pois foi um dos melhores no reinado de 434 dias de CM Punk.

http://youtu.be/hhdpofS4sRE

4 – CM Punk vs Jeff Hardy (Summerslam 2009)

O próximo combate é o culminar de uma grande rivalidade. Apesar de não ter sido o último combate entre os dois, é de realçar que este foi o ponto alto do mesmo. Tudo começou quando Jeff Hardy conseguiu vencer Edge num combate Ladder match, conquistando o Título Mundial no Extreme Rules de 2009. Mas este sonho tornou-se um pesadelo pois poucos minutos após vencer o combate, CM Punk interrompe os festejos para fazer o Cash in da sua Mala Money in the Bank. Assim sendo, Punk derrotou um Hardy bastante desgastado e tornou-se no novo campeão Mundial. Assim começou o que foi, na minha opinião, a melhor feud daquele ano. O que a tornou tão boa foi que a certa altura da rivalidade, o mais importante não era saber quem era o melhor. Digo isto pois esta rivalidade tornou-se numa “Guerra” no que toca a estilos de vida. CM Punk, Straight Edge, não bebe, não fuma e não toma drogas, levando uma vida limpa, apoiando-se neste ideias. Jeff Hardy, a personagem carismática diferente de todas as outras, que tanto no passado como no presente (como se veio a descobrir), mostrou ter problemas no que toca a drogas, tentava por o seu passado por detrás das costas, nunca negando o que fez. De repente está rivalidade não só se tornou numa disputa pelo título, mas também para descobrir qual dos dois tinha razão no que toca a estilos de vida. Punk acusava Hardy de ser fraco pois subjugou-se aos vícios que todos conhecem, ao mesmo tempo que criticava os fãs do “Charismatic Enigma” por o continuarem a apoiar, envés de apoiarem alguém “limpo” como o CM Punk. No Summerslam o tempo para falar acabará, o mais importante era saber qual era o melhor. O combate foi absolutamente fantástico e ambos fizeram de todo para ganhar. No final, Punk quis mais que Hardy, conseguindo vencer a batalha no topo do escadote, nos instantes finais do combate, retirando assim o título e sendo classificado como o vencedor. Definitivamente merece ser visto!

3 – Edge vs Undertaker (One Night Stand 2008)

A meio desta lista, temos um combate que aconteceu num dos PPVs “secundários” em 2008. Edge, que entrou no ano de 2008 como campeão Mundial, mostrava ser mais perigoso que nunca ao ter começado uma relação amorosa com a GM da Smackdown na altura, Vickie Guerrero. Com o “Poder” do seu lado, parecia que não existia hipóteses de Edge perder o título. Porém, Undertaker tornou-se no Nº1 Contender ao título Mundial e enfrentou o “Rated R-Superstar” na Wrestlemania 24. Contra tudo e todos, Taker conseguiu derrotar Edge e tornar-se no novo campeão Mundial. Desde então, Edge e a sua Familia (composta com nomes como Zack Ryder, Vickie e Chavo Guerrero, entre outros), tentaram de tudo para retirar o título Mundial das mãos do “Deadman”. Após meses de rivalidade, o novo capitulo deste embate foi escrito no PPV One Night Stand num combate TLC, entre os dois, com o título Mundial em jogo. Não só o título Mundial estava em jogo, mas a própria carreira do “Deadman” também, pois se o Taker não vencesse o combate, este teria de abandonar a WWE. O combate provou ser brutal, com ambos os homens a tentarem de tudo para agarrar o título. Graças a “La Familia”, Edge conseguiu derrotar o Taker, conquistando mais uma vez o título e pondo o “Morto” fora da WWE. Este não foi o último combate entre os dois, e talvez não seja o melhor, mas foi um dos pontos altos desta rivalidade!

2 – Edge vs Ric Flair (Raw Janeiro 2006)

De seguida neste Top, ocupando a segunda posição, temos um combate que ocorreu no começo de 2006 entre Edge e Ric Flair. Tudo começou quando o Edge, no primeiro PPV desse ano, New Year’s Revolution, fez o primeiro cash in da história da mala Money in the Bank, ao derrotar John Cena, tornando-se assim no campeão da WWE pela primeira vez. Nos dias que se seguiram, Edge dizia que era o campeão “mais visto” nos últimos 5 anos, tendo argumentos a seu favor, ao gerar um grande rating na sua comemoração com sexo ao vivo. Porém, o seu primeiro adversário pelo título surgiu poucas semanas depois desta conquista, com Ric Flair a desafia Edge num combate TLC. Se o Flair não mostrava brilho de campeão à alguns anos, este combate calou muita gente, pois Ric foi tremendo com as sua performance. Edge não lhe ficou nada atrás, mostrando que realmente merecia o lugar que lhe tinha sido atribuído. Este combate foi espectacular, não só pelo facto de os dois wrestlers terem tirado o melhor proveito deste tipo de combate, mas também pelo facto de a uma certa altura acreditarmos que Flair ia conseguir conquistar o título mais uma vez. Edge venceu e arruinou os sonhos de Flair, mostrando que era o novo homem no topo da companhia por alguma razão. Este combate fica muito esquecido na história pois disputou-se na Raw, mas acreditem quando digo que ele merece todo o mérito por parte dos fãs.

1 – John Cena vs Edge (Unforgiven 2006)

Mais um combate que aconteceu no ano de 2006 e que se encontra no topo desta lista. Numa altura em que o Cena era tolerável (ao contrário dos dias de hoje), 2006 foi um ano que ficou marcado por uma grande rivalidade. Essa rivalidade foi entre dois homens: John Cena e Edge. Tal como foi dito acima, Edge “roubou” o título da WWE do Cena no começo do ano, dando inicio a esta rivalidade. Cena tinha encontrado um adversário à altura, que lhe deu bastantes problemas com o passar do ano. Os embates entre os dois teve bastantes reviravoltas, com os dois a trocarem o título entre si ao longo do ano. Era então altura de encontrar um derradeiro vencedor desta rivalidade. Assim sendo foi anunciado um combate TLC entre Edge e Cena para o Unforgiven 2006. Cena tinha poucas probabilidades de sair vencedor por vários factores, tais como: o facto de o combate ser na terra natal de Edge, o Canada, provocando um ambiente hostil para John, o facto de Edge ter derrotado o Cena na sua terra natal, apenas um mês antes e o facto de o TLC ser a especialidade de Edge, nunca perdendo um combate do género até então. O que se seguiu foi o melhor combate TLC entre apenas 2 lutadores. A acção nunca parou, ambos estão no topo da forma, houve Spots bastante bons durante o combate, entre muitos outros. No final, o Cena faz o FU do topo do escadote atirando o Edge para 2 mesas (uma encima da outra), pondo o “Rated R Superstar” fora do combate, deixando o Cena como o vencedor deste embate. Cena contra tudo e todos finalmente recuperar o seu título, conseguindo vencer o Edge no Canada, pondo fim a esta grande rivalidade.

E aqui está o meu Top 5 dos melhores combates Singulares Tables, Ladders and Chairs. Espero que tenha gostado do artigo. Achas que a ordem dos combates está boa? Concordas com os combates presentes? Existe algo que tiravas? Se sim substituías por qual? O que pensas do Top 5 e do primeiro lugar? É essas perguntas que gostaria que respondessem de forma a prologar-mos esta conversa. Adeus e até para à semana!

Sobre o Autor

- Escritor do artigo “The Bottom Line” e Ex- escritor do artigo "One on One". Acompanha Wrestling à 10 anos.

12 Comentários

  1. Mario Magalhaes - há 3 anos

    Muito bom artigo Rúben, todos estes combates foram muito bons.
    Confesso que sou um fã de combates TLC, mas prefiro os combates envolvendo tag teams.

  2. Yan - há 3 anos

    acho q vc se esqueceu (ou n gostou) da luta entre The Shield contra o Team Hell No e Ryback

    • Rúben Rosa - há 3 anos

      Eu adorei esse combate, mas não consta na lista, pois foi um combate de Tag Team. Apenas estou a considerar na lista combates singulares (também contando com Triple Threats e Fatal Four Ways).

  3. Gustavo Ferreirasta - há 3 anos

    http://www.youtube.com/watch?v=i8SvxmxZdLw, acho que tinha lugar nessa lista :)

  4. FranciscoAP - há 3 anos

    É caso para dizer que, no que toca a combates TLC, o Edge até tem jeitinho para a coisa… :D

  5. GonRodri - há 3 anos

    foram todos combates brutais :)

  6. André Torres - há 3 anos

    Acho que o combate entre Hardy Boyz vs Dudleys vs Edge and Christian na WM X7 tinha lugar aqui. Foi um excelente combate. De resto grande lista!

  7. danielLP21 - há 3 anos

    O meu Top 5, apenas com combates individuais:

    1- Edge vs John Cena: excelente! Épico! Magnífico! O Edge a emocionar-se antes do combate é um dos meus momentos favoritos na WWE. Muito tocante…

    2- Edge vs The Undertaker: aquele final… E o regresso do Edge uns meses depois, no Survivor Series? Lindo!

    3- CM Punk vs Jeff Hardy: esta rivalidade foi, apesar de tudo, das poucas coisas boas de 2009. Pelo menos, para mim…

    4- Kane vs Rey Mysterio vs Alberto Del Rio vs Edge: na minha opinião, é muito desvalorizado. Gostei bastante, até pelo resultado, o culminar de uma excelente “feud” entre o Kane e o Edge, que envolveu o Paul Bearer. Começava aqui o penúltimo reinado do Edge, uma vez que consideram “aquilo” que o Dolph Ziggler como reinado e depois o Edge voltou a ganhar o título, tirando-o do Dolph…

    5- The Miz vs Alberto Del Rio vs CM Punk: o último combate do Miz pelo Título da WWE… Damn, já passaram dois anos… Enfim, foi um belo combate, em que o Punk, ironicamente, teve uma vitória quase à Super-Herói. Muito bom.

Comentar

Login com Facebook

Editar avatar »

Notificações por email:

Wrestling.PT © 2006-2016 / Política de Privacidade / Disclaimer / Sobre Nós / Contactos / RSS Feed / Desenvolvido por Luís Salvador