The Bottom Line #23 – Top10 Best Wrestlers (WWE ’13)

Quando nos encontramos a 2 semanas do final do ano de 2013, é altura para nós, fãs de wrestling, olharmos para o que aconteceu ao longo de 365 dias, e discutir quem foram aqueles que se destacaram durante todo o ano. Assim sendo, na edição desta semana, irei apresentar um Top 10 dos melhores lutadores da WWE no ano de 2013. Esta lista só contém wrestlers da WWE, pois não acompanhei com rigor, durante tudo o ano, companhias como a TNA e a ROH. Esta votação vai ter em base a habilidade dos wrestlers, mas também as suas conquistas ao longo do ano. Olá a todos e sejam bem-vindos a mais uma edição do “The Bottom Line”.

10 – Damien Sandow

Para começarmos esta lista temos o “Savior of the Masses”, Damien Sandow. Este wrestler, no ano de 2013, viu ocorrer os acontecimentos mais surpreendentes da sua carreira. Começou o ano, ainda com o seu parceiro de Tag Team, Cody Rhodes, a tentar capturar os títulos de Tag Team no príncipio do ano. Apesar de falhar nesse objectivo, a Tag Team de Sandow nunca foi esquecida pelo Booking, pois teve os seus bons momentos apesar de não ser o destaque da divisão de Tag Team. Porém, o maior feito de Sandow aconteceu no PPV Money in the Bank, quando Damien venceu o combate escadote pela mala do Título Mundial, traindo o seu parceiro Rhodes no processo. A partir daqui, Sandow andou no esquecimento por uns momentos, continuando a evidenciar bons combates apesar de tudo. Quando Sandow decidiu fazer o cash in da mala, os seus planos caíram por “terra”, quando John Cena conseguiu derrota-lo de surpresa. Damien fecha o ano com uma rivalidade pelo título Intercontinetal. Sandow aparece no começo da lista, não só por ter conquistado a mala Money in the Bank, mas por ter evidenciado um enorme carisma e belas promos, juntando o bom wrestling constante deste lutador.

9 – Roman Reigns

De seguida na lista, temos um dos três membros dos Shield, Roman Reigns. Roman começou o ano ao causar o pânico com os seus 2 parceiros, atacando wrestlers como o The Rock, Big Show, Sheamus e Randy Orton. Teve o seu primeiro grande momento do ano, quando fez equipa com os seus colegas para enfrentar Big Show, Sheamus e Orton na Wrestlemania. Reigns e a sua equipa saíram vencedores e marcavam a sua dominância nessa noite especial. Apenas um mês depois, Roman Reigns e o seu parceiro,  Seth Rollins, derrotam a Team Hell No para conquistarem os títulos de Tag Team. Durante os meses que se seguiram, Reigns evidenciou grande qualidade dentro do ringue, conseguindo com Rollins, derrotar as equipas que se lhes oponham. Após perder os títulos de Tag Team em Outobro, Roman continuou em destaque em rivalidades com CM Punk, Daniel Bryan e a Família Rhodes. A razão para Reigns estar acima do seu parceiro, é pelos últimos 2 meses do ano. O que quero dizer com isto é que nos últimos 2 meses, Reigns tem revelado que esta, nesta altura, num patamar um pouco superior a Rollins. Ao contrário de um fim de ano algo pacífico, mas regular de Rollins, Reigns mostrou que é uma autêntica máquina destruidora, arrumando com tudo o que lhe aparece à frente com o seu poderoso Spear. Por essa razão é que Reigns aparece na posição que aparece, à frente do seu parceiro. Um ano que promete muito deste wrestler no futuro!

8 – Dean Ambrose

Outro membro dos Shield a aparecer na lista. Sendo considerado por muitos fãs como o membro principal da Stable, Ambrose começou o ano ao mesmo nível dos seus colegas, até praticamente a Wrestlemania. Porém, tudo mudou quando Ambrose derrotou Kofi Kingston pelo título dos Estados Unidos, embarcando num “momento” individual de carreira durante o resto do ano. Apesar de ter continuado a fazer equipa com Reigns e Rollins, Ambrose passou o resto do ano a defender o seu título dos Estados Unidos, não perdendo-o até então. O facto de ter possuído o título dos EUA durante tanto tempo e a evidencia da sua grande qualidade dentro do ringue e ao microfone, Dean Ambrose merece este lugar na tabela.

7 – Cody Rhodes

Foi um dos melhores anos do Cody na WWE, senão o melhor. O ano para ele começou com a incrível tarefa de fazer um simples bigode ficar “over”. E ele conseguiu fazer isso, mostrando, como em outras ocasiões, que consegue fazer muito com pouco. Tal como foi explicado acima, Rhodes teve nos primeiros meses do ano, uma Tag Team com Damien Sandow que até teve os seus bons momentos. Porém o que leva Rhodes a estar nesta posição, foi quando entrou numa rivalidade com o “Poder” da WWE, levando à conquista dos títulos de Tag Team com o seu irmão Goldust, um dos pontos altos do ano. Desde a conquista dos títulos, Cody tem sido a cara da sua equipa e tem estado em destaque, numa divisão de Tag Team como à muito não se via.

6 – Alberto Del Rio

Alberto Del Rio With Belt

Mais uma vez, um dos melhores anos deste wrestler, senão o melhor. Quer gostemos, quer não do Alberto Del Rio (e a maioria não gosta), este wrestler teve um ano em cheio. Começou o ano com a conquista do título Mundial, depois de ter feito um face turn muito questionado. Após esta conquista Del Rio continuou a sua rivalidade com Big Show e, mais tarde, jack Swagger, enfrentando e  vencendo o mesmo na Wrestlemania 29. Na noite a seguir à Wrestlemania, Del Rio perdeu o seu título para Ziggler após sofrer o cash in. Porém, Del Rio reconquistou o título 2 meses depois, tornando-se novamente num heel. Neste novo reinado muita coisa aconteceu, com vitórias sobre Christian e RVD pelo título, tendo nesta altura abdicado do seu fiel anunciador e criado, Ricardo Rodriguez. No PPV Hell in the Cell, Del Rio perdeu o seu título Mundial para John Cena, algo que não apaga o ano de conquistas deste lutador.

5 – Dolph Ziggler

De seguida na lista temos um grande wrestler de nome Dolph Ziggler. Dolph começou o ano ao lado da sua “namorada” AJ Lee e do seu guarda costas Big E. Langston. Ainda com a mala Money in the Bank na sua posse, os primeiros meses de Ziggler foram de preparação para o Main Event, sendo que finalizou a sua feud com John Cena e esteve em destaque na Wrestlemania com outros 2 wrestlers populares, Daniel Bryan e Kane. Contudo, o seu grande momento chegou na noite após a Mania, quando realizou o cash in e derrotou Alberto Del Rio para se tornar no novo campeão, outro dos pontos altos do ano. Porém, o seu reinado foi curto, pois dois meses depois, Ziggler perde o título para Del Rio. Até Agosto, Ziggler continuou em destaque, ao tentar recuperar o seu título e ao entrar em rivalidade com, agora, o seu antigo guarda-costas, Big E. Lagston e a sua ex-namorada AJ. Apesar de os últimos meses do ano, mostrarem um Ziggler um pouco apagado, este figura um lugar acima do de Del Rio, pois mostrou maior habilidade dentro do ringue e ao todo, uma personagem bem mais interessante do que o “Aristocrata Mexicano”.

4 – Randy Orton

Ok, para começar quero dizer que não sou fã deste wrestler. Porém, é impossível negar o ano que ele teve, principalmente os últimos 6 meses. Muito bem, o ano do “Apex Predator” começou com uma rivalidade com os Shield. Juntamente com Big Show, Sheamus e, mais tarde, Kane e Daniel Bryan, Orton entrou nesta “guerra” com os “Hounds of Justice”. No PPV Money in the Bank, Orton venceu o Ladder match pela mala do Título da WWE e, um mês depois, faz o cash in com sucesso, tornando-se num heel novamente, aliando-se ao Triple H, o CEO da WWE. Nos últimos meses do ano, Orton continuou em grande destaque, ao possuir o título da WWE pela maior parte do tempo, saindo por cima em rivalidades com Daniel Bryan e Big Show. O ano de Orton acaba com uma rivalidade com John Cena pela unificação dos títulos. Aliando às grandes conquistas deste ano, Orton mostrou grande qualidade dentro do ringue, merecendo esta posição.

3 – John Cena

Se não era fã do Orton, ainda sou muito menos do John Cena. Mas mais uma vez, as conquistas que ele teve este ano tornam a discussão pouco discutível, tornando evidente que ele merece estar pelo menos no Top5. O ano de Cena começou logo a abrir ao vencer o combate Royal Rumble deste ano, garantindo uma oportunidade pelo título da WWE na Wrestlemania 29. Assim sendo, Cena enfrentou o campeão da WWE na altura, The Rock, no Main Event da Wrestlemania, vencendo o combate e tornando-se mais uma vez no campeão da WWE. Nos meses em que Cena foi campeão, ele derrotou wrestlers como Ryback e Mark Henry. No Summerslam, Cena esteve envolvido num dos maiores combates do ano, ao ser derrotado por Daniel Bryan pelo título da WWE. Após estes acontecimentos, Cena tirou 6 semanas para recuperar de uma lesão e, quando regressou, derrotou o Alberto Del Rio para se tornar no campeão Mundial. Cena fecha um ano em grande, com uma rivalidade com Randy Orton, pela Unificação dos Títulos Principais.

2 – CM Punk

O próximo da lista, a figurar na segunda posição, é o “Second City Saint” CM Punk. Punk teve um ano em cheio, começando o mesmo como o actual campeão da WWE. Teve uma grande rivalidade com o The Rock pelo título e, mais tarde, esteve envolvido em 2 dos melhores combates do ano, um com o Cena em Fevereiro e outro contra o Undertaker na Wrestlemania 29. A feud com o Taker foi um dos pontos altos do ano do Punk, sendo a maior atracção na Wrestlemania deste ano, na minha opinião. Após a Mania, Punk tirou umas semanas para descansar, regressando em grande, ao vencer o Chris Jericho em PPV. De seguida, Punk envolveu-se numa rivalidade com o, agora, antigo manager Paul Heyman, que o tinha traído no PPV Money in the Bank. Isto levou a um combate entre Brock Lesnar e Punk, outro dos grandes embates de 2013. A rivalidade com Heyman continuou, até o Hell in the Cell, onde Punk finalmente conseguiu a sua vingança. Punk acaba o ano com rivalidades interessantes com a Família Wyatt e o Shield. CM Punk, quase sempre é, sem dúvida, o “Best in the World”, mas este ano, um certo wrestler superou-o…..

1 – Daniel Bryan

Que ano que teve Daniel Bryan! Começou o ano de 2013 como uma das superstars mais populares, estando envolvido numa Tag Team com Kane de nome “Team Hell No”, possuindo os títulos de Tag Team. Bryan conquistou milhões de fãs com Kane até Junho, quando ambos decidiram dar por terminado a Tag Team. Porém, o ano melhoru bastante para Bryan, quando venceu John Cena pelo título da WWE, no Main Event do SummerSlam. Apesar de ter sofrido o cash após a conquista do título, Daniel Bryan mostrou que realmente merecia o lugar e derrotou o Orton pelo título da WWE no Night of Champions. Apesar de no final da rivalidade, Bryan não ter ficado com o título, este mostrou que é realmente a Superstar mais popular da WWE, ao fazer o público todo da arena apoia-lo. O ano de Bryan termina com uma rivalidade com os Shield e a Família Whyatt. Após um grande ano de conquista, Bryan mostrou também uma excelente qualidade técnica em ringue e um enorme carisma, sendo estes factores que me levam a considera-lo o melhor Wrestler da WWE este ano!

E aqui está o meu Top10 dos melhores Wrestlers deste ano da WWE. Espero que tenha gostado do artigo. Achas que a ordem dos Wrestlers está boa? Concordas com as Superstars presentes? Existe alguém que tiravas? Se sim substituías por qual? O que pensas deste Top e do primeiro lugar? É essas perguntas que gostaria que respondessem de forma a prologar-mos esta conversa. Adeus e até para à semana!

Sobre o Autor

- Escritor do artigo “The Bottom Line” e Ex- escritor do artigo "One on One". Acompanha Wrestling à 10 anos.

15 Comentários

  1. João Pedro - há 3 anos

    Eu acho que o Goldust merecia um lugar nessa lista ou pelo menos uma menção honrosa.

    • TheChat - há 3 anos

      Tambem Acho e acho que em vez do Dean Ambrose podias por o Rey Mysterio mas cada um tem a sua opinião O top 1 nem foi preciso ver ja sabia que era o Daniel Bryan pois todos gostam dele (eu tambem gosto e acho que tem grande talento)

      • don_ricardo_corleone - há 3 anos

        Rey Mysterio? Porquê? Esteve todo o ano de fora por lesão, voltou só em Novembro e seria um dos 10 wrestlers do ano?
        Com a inclusão do Goldust concordo.

      • RuiFerreira222 - há 3 anos

        Rey Mysterio? Ele voltou á um mês.

      • Hoy Shit! - há 3 anos

        Cara na minha opinião não, o Rey mal fez lutas e já está supostamente lesionado, quem viu a Fatal 4 Way Tag Team sabe o que eu estou falando, em questão a Bryan é muito merecido ele fez um grande trabalho esse ano, Goldust merecia mesmo fez grande retorno no RR e depois na Tag nos proporcionou grandes lutas com a The Shield que por sinal eu acho que vai acabar nessa RAW!

      • TheChat - há 3 anos

        Sim Eu sei Eu dize ”Cada um tem a sua opinião” E a minha opinião era que o Rey tivesse no lugar onde Ambrose esta E A Minha opinião pois acho que Rey Mysterio Tem muito talento no ringue

    • Rúben Rosa - há 3 anos

      O Goldust não esteve envolvido durante boa parte do ano. Não seria muito justo que eu o mete-se na lista por esse facto

  2. Bad News Barrett - há 3 anos

    Nao concordo com este ranking!! Porque CM Punk é segundo se perdeu praticamente todas as feuds importantes que teve pela frente começando por Rock, Cena, Undertaker, Lesnar… E só saindo por cima de Ryback e Heyman??

    Também nao concordo com Ziggler acima do Del Rio pelo simples motivo que a parte do ano má de Del Rio foi menos má que a de Ziggler e bem o Del Rio venceu o Ziggler demasiadas vezes e o contrário nao aconteceu de maneira nenhuma!! Para mim o ranking justo seria sem duvidas:

    1 – Randy Orton – Ganhou MITB, heel turn, campeao da wwe, unified champion, principal heel da companhia durante grande parte do ano, face da wwe e luta como ninguem!!

    2 – Daniel Bryan – A revelação!! Revolucionou a divisão de tag team com uma tas tags mais brilhantes que já vi, ascendeu ao main-event, tornou-se campeao com uma qualidade de wresting incrivel, confrontou alguns dos maiores nomes do negocio e conquistou o pubico!!

    3 – John Cena – ganhou o rumble, venceu o the rock, conquistou ambos titulos principais…!!

    4 – Del Rio – conquistou o world tittle duas vezes, esteve sempre em alta ao longo do ano com uma excelente qualidade técnica…!!

    5 – Dolph Ziggler – Começou incrivel e acabou pessimamente!! No entanto nao acho que isso seja o suficiente para penalizar uma grande vitoria sobre o cena, o cash in e o seu reinado embora curto e irrelevante!!

    6 – Cody Rhodes – Melhor ano do cody até agora apesar do da mascara também ter sido optimo!! acabou com o reinado dos the shield e intrometeu-se na luta com sandow e além disso protagonizou inumeros combates de tremenda qualidade e confrontou o regime com grandes historias á mistura!!

    7 – Dean Ambrose – Apesar de se notar que o Reigns está a ser mais destacado no final ninguem apaga o que este homem fez (por o titulo dos EUA num combate main-event na raw!!), campeão por imenso tempo, um punhado de excelentes combates e vitorias pelos The Shield…!!

    8 – Roman Reigns – Sem duvida cada vez melhor, reinado incrive como campeao de tag e vitorias contra inumeras superstars de renome…!!

    9 – Damien Sandow – Vencedor do combate mitb, feud com Rhodes, tag team rhodes scholars e infelizmente tao em baixo devido ao final de ano terrivel apesar de ter melhorado ligeiramente agora com o IC tittle na mira!!

    10 – Big Show – Feud com a autoridade e com os The Shield principalmente!!

    • The Mentalist - há 3 anos

      É verdade que o Punk saiu perdendo em quase todas essa feuds, MAIIIIIS ele ele esteve muito muito bem em todas e algumas dessa foram as melhores do ano. Sem falar das qualidades dos combates …

    • Rúben Rosa - há 3 anos

      Respeito a tua opinião e também tens ai uma boa lista

    • eu - há 3 anos

      quase todos combates de punk com esses grandes nomes sao candidatos a melhor combate do ano…

  3. The Mentalist - há 3 anos

    Meu top 10 seria :

    10- Dolph Ziggler

    9- Kane

    8- Roman Reigns

    7- Alberto Del Rio

    6- John Cena

    5- Cody Rhodes

    4- Dean Ambrose

    3- Randy Orton

    2- Cm Punk

    1- Daniel Bryan

  4. totakilotapolos - há 3 anos

    acho que o Cena esteve um ano melhor que o Punk mas que o facto de gostares mais dele do que o Cena levou te a po lo numa posição melhor, não estando a tirar mérito ao Punk claro

    • Rúben Rosa - há 3 anos

      Assim foi porque o Punk mostrou melhor habilidade na maioria dos combates. Se fosse por gostar ou não, o Cena e o Orton nem apareciam na lista

  5. lisandrolopes20 - há 3 anos

    há um wrestler que esta aquem das espectativas mas gostava de ve-lo outravez como um dos melhores esse wrestler é ”the miz” sei que este ano nao merece ganhar nada mas queria que para o ano fosse um dos principais. antigo main event da mania e agora nem se aguenta com o kofi,axel…mas pronto.

Comentar

Login com Facebook

Editar avatar »

Notificações por email:

Wrestling.PT © 2006-2016 / Política de Privacidade / Disclaimer / Sobre Nós / Contactos / RSS Feed / Desenvolvido por Luís Salvador