Existem 2 vagas na Equipa do Wrestling PT para publicar notícias. Contacta-nos!

The Bottom Line #35 – My Top5 Favorite Stables

Olá a todos e sejam muito bem-vindos a mais uma edição do “The Bottom Line”. Na edição desta semana, resolvi apresentar o meu Top5 de Stables preferidas de Wrestling. Atenção que isto não é a lista das Stables que eu considero melhores, somente as minhas favoritas. Primeiro irei começar por falar um pouco deste termo utilizado no mundo do wrestling, dando uma pequena visão do que realmente é, antes de entrar no Top propriamente dito.

Ora bem, o Pro Wrestling, sendo um “desporto”, na sua maioria, focado em competição de um contra um, contém também um variado número de equipas, Fações ou Alianças, ambas em combates ou em “Storylines”. Enquanto que Tag Teams são constituídas por 2 pessoas, as Stables são feitas de pelo menos 3 wrestlers. Quer sejam Stables Faces, que se formam para acabar com outro grupo de igual número, ou Heels, formada para subir ao topo da companhia, este tipo de alianças são bastante frequentes e pudesse ver isso em praticamente todas as companhias de wrestling. Depois desta pequena explicação, vamos então passar para o meu Top5!

5 – Nation of Domination

A começar a lista temos na quinta posição a Nation of Domination. Formada em 1996, sendo liderada por Faarooq, esta aliança tinha como base o extremismo, de defender os seus direitos como negros, a qualquer custo. Baseado na Nação do Islão, este grupo impôs uma “nova visão” de uma stable Heel que a WWE ainda não tinha visto na altura. Esta Stable teve nomes bastante conhecidos, como Faarooq, D-Lo Brown, Godfather, Mark Henry Owen Hart e The Rock. Este último nome, foi aquele que viria a beneficiar  mais com o facto de ter estado neste grupo. Em 1997, Rocky Maivia entra na Nation e a partir daí começa a desenvolver o seu carisma, aí se começa a “construir” o The Rock. Rocky também teve impacto na Nation ao ser o seu segundo Líder. De facto, neste grupo, quase todos os membros ali estiveram, beneficiaram bastante com isso, pois passaram para um patamar superior após o fim da aliança. The Rock, como todos se sabem, tornou-se na lenda que conhecemos, Faarooq, viria a estar envolvido numa das melhores Tag Teams da Attitude Era, APA, D-Lo Brown viria a tornar-se num dos melhores Midcarders dessa Era, Godfather viria a tornar-se super “over” com a sua nova Gimmick, Mark Henry ficou finalmente “Over” enquanto teve na Stable e Owen Hart revitalizou a carreira com a sua passagem por lá. Não só de grande membros viveu esta Stable, sendo que também teve grandes feuds, com Ahmed Johnson, Steve Austin, Ken Shamrock, D-Generation X, entre outros. A Nation acaba a 28 de Novembro de 1998, tendo estado 2 anos no activo, tendo tido o Título Intercontinental uma vez e o Título Europeu por 2 vezes.

4 – The Hart Foundation

Em quarto temos a Hart Foundation, Stable que foi criada em 1997. Ora, este ano da WWE foi bastante bom, na minha opinião, sendo um dos meus favoritos de sempre. Isso deve-se muito á Hard Foundation, Stable que apareceu nesse ano. Tudo começou, quando Bret Hart, frustrado pelos fãs darem mais valor a Steve Austin durante meses, envés dele, que sempre teve uma grande postura dentro e fora dos ringues, decide que era fim de marcar posição. Após a Wrestlemania 13, Bret reúne 2 membros da sua família, Owen Hart e Davey Boy Smith, que tinham sido seus inimigos à já alguns anos. De uma forma chocante, os 3 fazem as pazes, com o popular abraço de Owen e Bret, e, juntando o Brian Pillman e o Jim Neithart, estes 5 homens formavam assim esta Stable. Este grupo foi bastante dominante, tendo uma espécie e campanha contra o Estados Unidos, onde eram vaiados em solo americano, mas adorados em qualquer outra parte do mundo. Foi algo que realmente marcou uma Era, muito graças aos seus intervenientes. Apesar de ter durado apenas alguns meses, foi algo muito bom, que até hoje os fãs não esquecem. Esta Stable, enquanto este viva, conseguiu ganhar tudo, ou seja, os títulos de Tag Team, o título Europeu, o Intercontinetal e o título da WWE. As rivalidades também são históricas, tendo como grandes opositores “Stone Cold” Steve Austin, Undertaker e D-Generation X. A Stable tem o seu fim no Montreal Screwjob, no Survivor Series desse ano, mas sem dúvida alguma, acredito que foi uma das melhores de sempre.

3 – Four Hoursemen (1986-1989)

Uma das melhores Stables da história nasceu na National Wrestling Alliance, em 1986, de nome Four Hoursemen. No auge da carreira de Ric Flair, o próprio, torna-se no líder de uma nova Stable, juntando-se aos wrestlers Arn Anderson, Ole Anderson, Tully Blanchard, com o Manager, J.J. Dillon. Com o nome “Four Hoursemen”, este grupo cedo começou a criar bastante heat, sendo os maiores heels da companhia, durante os anos que se seguiram. As rivalidades começaram a surgir, sendo a mais popular com Dusty Rhodes, mas também outros como Magnum TA, Barry Windham, The Rock ‘n’ Roll Express, Nikita Koloff, The Road Warriors e Ronnie Garvin. Quase sempre, os 4 wrestlers, tinham a maioria dos títulos, sendo sempre convencidos ao ponto de afirmarem serem os melhores do desporto e os melhores com as mulheres. Em 1987 e 88, Lex Luger e Barry Windham juntam-se aos Hoursemen, levando-os a outros títulos, tal como em momentos anteriores. Com o passar dos anos, ouve outras “recriações” dos Hoursemen, mas na minha opinião, a melhor e aquela que estou a lembrar hoje, aconteceu entre 86 e 89. Por serem uns “sacanas” e causarem o caos por qualquer parte onde fossem, os Four Hoursemen ganham assim lugar no meio deste meu Top!

2 – New World Order (1996-1997)

Ninguém consegue esquecer aquela noite de 1996, no dia 28 de Maio, quando Scott Hall, que à 8 dias ainda lutava na WWF, de forma surpreendente, aparece do nada numa edição do Nitro na WCW e avisa todos que estavam presentes: “Vocês querem uma guerra?” “Vocês vão ter aquilo que querem”. Mal podíamos adivinhar o que estava para vir. Passado algumas semanas, não só Hall regressa, mas traz consigo Kevin Nash e avisam que um terceiro membro estava para vir. Não fosse isto surpreendente o suficiente, tudo se tornou mais caótico no popular PPV Bash at the Beach. Foi ai que se descobriu quem era o terceiro membro e para surpresa de todos, este era Hulk Hogan, aquele que durante anos teve milhões de fãs a apoia-lo. Do nada, Hogan vira as costas a todas a estas pessoas e torna-se num heel, algo que não se via em 13 anos. Foi aí que tudo começou, a New World Order nascerá e nada voltaria a ser o mesmo. Esta Stable Heel era diferente de todas as outras. A ideia que realmente tudo aquilo nos dava era de que estava a ocorrer, perante os nossos olhos, uma invasão á WCW, de uma entidade completamente diferente. Isto não era apenas um grupo de 3 wrestlers, pois com o passar do tempo, o grupo foi alargando-se, a níveis surpreendentes. A NWO era sem margem para dúvidas, diferente de todos os outros, pois não se importava quem atacavam, sendo heel ou face. A única coisa que eles queriam era criar o caos e reinar sobre a WCW. A NWO teve muitos membros (creio que chegou a ter perto de 30 membros), tendo como mais relevantes Hulk Hogan, Kevin Nash, Scott Hall, Syxx, The Giant e Randy Savage. Durante muitos anos, existiram várias NWOs, mas estou apenas a recordar o melhor período deles que durou de 96 a 97. Um dos melhores grupos de sempre!

1 – D-Generation X (1997-2000)

Quando já decorria metade do ano de 1997, HBK e HHH começam a entrar em sintonia, começando uma espécie de aliança, juntamente com Chyna e Rick Rude. Ao fim de algumas semanas confirmou-se: este grupo estava para durar e já tinha um nome, D-Generation X. Os dois principais membros, HBK e Triple H, começaram a ter atitudes de jovens rebeldes, onde o humor cru e as piadas mais “adultas” reinavam. Era um grupo onde realmente não se sabia o que esperar, sendo que numa semana tinhamos o Shawn Michaels a entrar quase nu para dentro do ringue, noutra tínhamos os dois a aparecer na rampa com cartazes onde a palavra “Booking” aparecia, noutra o grupo tinha um jogo de  Strip Poker, entre outros. Apesar de ser um grupo heel, a Stable começou a ganhar alguma popularidade, por ser um “produto” bastante mais adulto, algo que viria a marcar o “Business” para sempre. Após a lesão de HBK e subsequentemente afastamento, Triple H torna-se no líder dos DX e trás X- Pac e os New Age Outlaws para o grupo. Apesar de o HBK já lá não estar, o grupo continuou bastante forte, aumentando o nº de grandes momentos, tal como a parodia aos Nation of Domination ou a Invasão à WCW. Durante quase 4 anos, os DX foi o grupo que marcou bastante o wrestling, tendo-se tornado na minha Stable preferida de sempre, tendo rivalidades históricas com os Hart Foundation, Undertaker, Steve Austin, The Corporation, The Nation of Domination, entre outros. Assim, os DX ocupam a primeira posição neste meu Top!

E aqui está o meu Top 5 das minhas Stables Favoritas de Sempre. Espero que tenham gostado do artigo. O que achaste deste Top? Eu gostaria bastante que vocês, leitores, também apresentassem o vosso Top5 relacionado com este assunto de forma a prolongar-mos esta conversa. Adeus e até para à semana!

Sobre o Autor

- Escritor do artigo “The Bottom Line” e Ex- escritor do artigo "One on One". Acompanha Wrestling à 10 anos.

19 Comentários

  1. Bad News Barrett - há 3 anos

    Falta o melhor: Evolution!!!

  2. john 3:16 - há 3 anos

    Os DX foram a melhor equipa de sempre digam o que quiserem!

  3. Roberto - há 3 anos

    Creio que os evolution cabiam ai nesse teu top 5,para mim uma das melhores stables de sempre.nesse teu top 5 apenas não conhecia os nacion of domination e concordo os d-generation x são a melhor de sempre.

    • catchphrase - há 3 anos

      5 wiatt family
      4 shield
      3 evolution
      2 DX
      1 4horsemen

      Nao acompanhei wrestling entre 95 e 99,por o qual nao acompanhei os NwO nem a acsensao dos DX,nem os Nation

    • Rúben Rosa - há 3 anos

      São as minhas favoritas e não uma lista das melhores.

  4. Roman28Reigns - há 3 anos

    concordo totalmente com este top, embora as vezes pense que a N.W.O. pudesse estar em 1º lugar, pois esta stable tornou a WCW numa grande companhia, tendo grandes wrestlers que foram muito bem sucedidos na WWF nos anos 80 e inícios de 90. Não mudaria nada neste top assim de repente mas se fosse um top 10 eu acrescentaria os Evolution, The Corporation, The Shield,APA e o Ministry of Darkness, mas tambem gostei dos Nexus e estou a gostar ligeiramente na The Authority

  5. Tunes9 - há 3 anos

    Bom artigo Rúben Rosa, Obrigado. :-)

    São todas boas stables, mas eu só vi os DX, as outras stables não acompanhei, claro que sei muita coisa sobre elas, de vídeos, sites, até jogos, etc, mas não os acompanhei no seu tempo, portanto as minhas preferidas são os DX e os Evolution (as minhas duas preferidas, devido ao HHH que é meu lutador preferido e ao HBK que é o meu 2º, gosto também dos outros membros), The Shield, The Wyatts, Nexus, etc, são algumas das minhas favoritas, há os Hardys e os Dudley Boyz, ams isto são Tag Teams e não stables, não sei se conta e muitas outras.

  6. RVD_77 - há 3 anos

    Realmente houve stables super boas mas as minhas favouritas foram os NWO e agora os The Shield mas claro que a que eu irei gostar mais ao longo do tempo que continuarei a Ver a WWE seram se dúvida os D Generatio-X !

  7. Bruno_C - há 3 anos

    eu acho um total desrespeito não colocar THE SHIELD entre os 5 pois eles são melhores que a metade dessas stable ai FATO.

  8. Bruno_C - há 3 anos

    BELIVE IN THE SHIELD

  9. Malco Canedo - há 3 anos

    Gostei desse seu Top 5, o meu era mais ou menos assim:

    -The Wyatt Family
    -The Flock
    -D-Generation X
    -New World Order
    -Ministry of Darkness

  10. Jardel Silva - há 3 anos

    Meu Top 5:
    5-Legacy
    4-Evolution
    3-Nexus
    2-NWO
    1-The Shield

  11. don_ricardo_corlone - há 3 anos

    Bom top mas eu tirava a Foundation e punha os Evolution que iam para o primeiro lugar.

  12. akujy - há 3 anos

    Bom top, não há muito a apontar ao mesmo visto que te reges por preferências, mas concordo com o 1º lugar dos DX. Também gostava de ter visto os Evolution entrarem na lista, mas não te critico por isso pq, ao contrário de outros, sei ver que fizeste o top com base nas tuas preferências. Bom trabalho.

  13. The Cobra 619 - há 3 anos

    1-DX
    2-Evolution
    3-The Wyatt Family
    4-The Shield
    5-Nexus

  14. danielLP21 - há 3 anos

    1- The Shield
    2- Evolution
    3- DX
    4- The Wyatt Family
    5- The Ministry Of Darkness

    Gostei do artigo.

Comentar

Login com Facebook

Editar avatar »

Notificações por email:

Wrestling.PT © 2006-2016 / Política de Privacidade / Disclaimer / Sobre Nós / Contactos / RSS Feed / Desenvolvido por Luís Salvador