Existem 2 vagas na Equipa do Wrestling PT para publicar notícias. Candidata-te!

The Bottom Line #37 – My Top30 WrestleMania Matches (1)

Wrestlemania, o evento mais importante de tudo o ano, vai celebrar no dia 6 de Abril, 30 anos de existência. Para celebrar esta grande ocasião., resolvi apresentar os meu Top30 do que considero serem os melhores combates da história da Wrestlemania. Já que são 30 anos celebrados, resolvi fazer uma lista de 30 combates. Com centenas de combates no seu historial (sem contar com os Dark Matches), quais serão os 30 melhores? Este meu Top será apresentado em 3 artigos, sendo que hoje começarei do combate 30 até ao 21. Quero afirmar que os combates que aparecerem no Top, são com base na minha opinião apenas, e que se discordarem da minha opinião, não existe problema. Pois bem, vamos ver quais são os combates que estão incluídos no meu Top.

30 – Randy Savage vs Ric Flair – Wrestlemania 8

Para começar este meu Top, temos o combate que ocorreu na Wrestlemania 8, onde o título Mundial da WWE estava em jogo. De um lado tinhamos Randy “Macho Man” Savage, antigo campeão da WWE, que procurava mais um reinado como campeão. Do outro lado, tinhamos um dos maiores wrestlers dos últimos 15 anos, Ric Flair o actual campeão da WWE, que tinha chegado à WWE em menos de um ano. Esta rivalidade tornou-se pessoal, pois Flair afirmava que tinha provas de como ele e Miss Elizabeth, a mulher de Macho Man, tinha tido uma relação amorosa em anos anteriores. Porém, essa questão apenas veio alimentar a raiva de Savage, que entrava no combate mais determinado do que nunca. O combate entre os dois foi mesmo muito bom, onde existiu uma grande química entre os dois wrestlers e onde existiu um bom wrestling que se aliou a um bom “brawl” quando necessário. O ponto alto do combate é, na minha opinião, o final, quando Savage vence o Flair no seu próprio jogo, a batota. Randy puxa os calções de Flair após um Roll Up e vence com batota. A celebração do novo campeão complementa um grande momento e grande combate da história da Mania.

29 – Undertaker vs Kane – Wrestlemania 14

De seguida temos um dos confrontos mais famosos entre dois “Big Men”. Durante vários meses de 1997, Paul Bearer avisou todos de que o Kane estava para vir, aquele que era o irmão do Undertaker. Após meses de Build up, no PPV Bad Blood de 1997, este ser é finalmente revelado. Usando uma mascara e um fato que lhe cobre quase tudo o corpo, este homem de nome Kane ataca o seu irmão Taker em plena Hell in the Cell para chocar tudo e todos. Aos poucos descobrimos o passado obscuro entre os dois e ao fim de tantos meses, é marcado finalmente um combate entre os dois. O combate ocorre na Wrestlemania 14 em Boston e os fãs não têm dúvida de que Kane é o maior adversário que o Taker já enfrentou. O combate foi muito bom, não sendo tecnicamente notável, devido às limitações dos dois wrestlers, mas não deixou de ser um grande combate por isso. O que tornou este combate tão bom foi a psicologia presente. Após vários meses de uma grande storyline, estes dois wrestlers conseguiram cumprir com uma grande demonstração de que os Big Mans também conseguem ter grandes combates entre si. Este fica para a história como o melhor entre os dois, na histórica rivalidade.

28 – Hulk Hogan vs Randy Savage – Wrestlemania 5

Randy Savage mais uma vez aparece na lista. Se o HBK é considerado pela maioria como o Sr. Wrestlemania, então o Savage também merece um pouco desse elogio, pois nas 10 primeiras Manias, ele teve um papel semelhante ao de Michaels. Ora, na Wrestlemania 4, Savage vence um torneio onde se sagra novo campeão da WWE. Após vencer com uma “mãozinha” se Hogan, os dois começam a formar uma Tag Team, de nome “Mega Powers”. A equipa tinha muito sucesso e ninguém conseguia parar esta “força” incrível. Porém, os problemas começaram a aparecer. Savage, apesar de ser o campeão da WWE, tinha ciúmes de Hogan e sentia que era o terceiro membro mais importante do grupo (Hogan em primeiro e Elizabeth em segundo). Outra questão que levantou polémica foi o facto de Savage achar que Hogan estava a tentar seduzir a sua mulher, Miss Elizabeth. A situação assim alarmou-se e os Mega Powers quebraram e estavam agora em confronto. Assim sendo, um combate entre os dois foi marcado no Main Event da Wrestlemania 5. O combate foi muito bom, um dos melhores nos Anos 80 na WWE. Este combate e rivalidade foi uma das melhores da Golden Era e era um espelho das coisas boas que esta Era trouxe. No final, Hogan vence Savage, mas mais que tudo, fica na memória de uma grande rivalidade que ainda hoje é vista com bons olhos. Talvez o melhor combate da carreira de Hogan e um dos melhores da carreira de Savage.

27 – Roddy Piper vs Bret Hart – Wrestlemania 8

Voltamos mais uma vez para a Wrestlemania 8, mas desta vez com um dos combates do Midcard. De um lado tinhamos uma das melhores personagens que passou pela WWE e pelo Wrestling nos Anos 90, Roddy Piper. Do outro tinhamos a futura estrela da WWE, Bret Hart. Em jogo estava o segundo título mais prestigiado da WWE, o título Intercontinental. Piper, que tinha ganho o título no Royal Rumble desse mesmo ano, tinha agora um adversário de peso e a grande questão estava no facto de se a velha escola ganharia à nova escola. O combate foi praticamente técnico, muito bom de facto, com grande wrestling a ser evidenciado pelos dois wrestlers. Após vários minutos de incerteza quanto ao vencedor, o arbitro cai no chão após um toque. Piper, que no passado tinha tácticas menos dignas, parecia que ia tentar ganhar o combate de forma baixa, ao ir buscar a campainha. Porém, arrepende-se, e prefer ganhar o combate de forma digna. Com isto Bret contra-ataca um Sleeper Hold e consegue o Pin. Após um tremendo combate, Bret tornava-se assim no novo campeão Intercontinetal. Excelente Storytelling.

26 – Undertaker vs Triple H – Wrestlemania 17

Como todos sabemos, o Taker e o Triple H enfrentaram-se várias vezes ao longo dos anos, três delas na Wrestlemania. O combate que aparece agora na lista é o seu primeiro encontro na Mania, que aconteceu na Edição 17 em 2001. Tudo começou quando Triple H, certo dia de 2001, vem ao ringue e afirma que já venceu todos os wrestlers da WWE e que já não tinha nenhum desafio em concreto para alcançar. Com isto, aparece o Undertaker que afirma que o HHH nunca o venceu e assim sendo não se pode considerar como o melhor do Locker Room. Triple H não quer ter nada a ver com Taker, mas após algumas semanas onde o Deadman pressiona o Game a vários níveis, o combate acaba mesmo por ser marcado. Assim, o combate acontece e foi a rixa total. O facto de ser um combate sem desqualificação ajudou à qualidade do mesmo. Houve um pouco de tudo, rixa no meio dos fãs, Spots de largas alturas, armas usadas, wrestling, várias manobras, entre outros. No fim, Taker consegue a vitória e aumenta para 9 vitórias a sua Streak na Mania. Para a história fica um excelente combate entre os dois e o primeiro de 3 que estava para vir na história do evento.

25 – Eddie Guerrero vs Kurt Angle – Wrestlemania 20

Eddie Guerrero e Kurt Angle, dois dos melhores de sempre, no que toca a Wrestling puro e duro. Assim sendo, como é natural, a WWE teria eventualmente de fazer um combate entre os dois. Isso aconteceu, até mais que uma vez, e o combate mais conhecido entre os dois é provavelmente aquele que ocorreu na Wrestlemania 20 pelo título da WWE. Eddie, um mês e meio antes do combate, ganhara o título da WWE pela primeira e única vez ao derrotar Brock Lesnar no No Way Out 2004. Angle pouco depois torna-se no Nº1 Contender para a Wrestlemania e afirma que o Eddie não é suficientemente bom para representar a companhia como Campeão. Angle também insulta o Eddie e o seu passado com as drogas. Está assim marcado um grande combate entre estes dois para a Mania 20. O combate é espectacular em termos de wrestling técnico com praticamente nenhuma falha. Durante 20 minutos, os dois wrestlers fazem um combate tremendo, mas o melhor teria mesmo de ser o final, onde Eddie é mais esperto que Angle, ao simular uma entorse, só para atrair Kurt para um Small Package. Combate brutal!

24 – Primeiro Money in the Bank – Wrestlemania 21

De seguida temos o primeiro combate Money in the Bank da história, que se realizou na Wrestlemania 21. 6 wrestlers, uma mala onde uma oportunidade pelo título Mundial está em jogo, em qualquer altura. Shelton Benjamin, Chris Jericho, Chris Benoit, Edge, Kane e Christin são os 6 wrestlers que lutam por esta oportunidade. Com grandes wrestlers a combater, elevada qualidade já estava garantida. Porém, não se sabia muito o que esperar, visto ser um novo tipo de combate. Felizmente, está nova ideia foi muito bem conseguida e ainda hoje este tipo de combate existe. O embate em si foi excelente, com 6 wrestlers empenhados a ganhar o combate. Tal como muitos Ladder Matches, este combate viveu de Spots e foram muitos ao longo dos vários minutos de acção. Quando existia incerteza no resultado, Edge ataca Benoit enquato este se encontrava no topo do escadote e consegue retirar a mala, sem oposição. Edge sagrava-se assim no primeiro vencedor do combate Money in the Bank, um dos combates que mais influenciou nos últimos anos a WWE.

23 – Kurt Angle vs Chris Benoit – Wrestlemania 17

Benoit e Angle mais uma vez aparecem neste Top. Desta vez regressamos à Wrestlemania 17, desta vez com um combate do Midcard. E que grande combate foi este. A História entre os dois basicamente, prendesse com o facto de quem é realmente melhor entre os dois. Quem iria desistir para a Submissão um do outro? As questões iriam ser respondidas neste combate. Foi um combate absolutamente fantástico em termos técnicos. Foi puro e duro, nada mais a dizer. Ambos os wrestlers estavam em excelente momento de forma e isso era evidente. No fim das contas, Angle é aquele que acaba por desistir, após Benoit aplicar o Crippler Crossface. Este não viria a ser o fim da rivalidade, mas é o melhor embate que os dois tiveram nesse ano e mais um grande combate que aconteceu na Mania 17. O que é espectacular é que, apesar de este combate ter sido excelente, existe outros melhores entre os dois, o que mostra a grande qualidade dos dois quando se defrontam dentro do ringue.

22 – Undertaker vs Triple H – Wrestlemania 27

Outro dos combates entre o Taker e o Triple H aparece neste Top. Desta vez é um que acontece 10 anos após o anterior que ocorreu na Mania 17. Tudo começa quando o Undertaker aparece de regresso, após meses de ausência. Porém, Triple H surpriende tudo e todos ao regressar na altura exacta ao Undertaker, fazendo um desafio para um combate na Wrestlemania 27. Assim acontece e o embate entre os dois era o mais esperado na Wrestlemania desse ano. O combate foi excelente onde existiu drama do principio ao fim. Como já aconteceu inúmeras vezes, a uma certa altura do combate, acreditou-se que Triple H podia mesmo acabar com a Streak. Porém, após várias “False Finishes”, Taker consegue arrecadar a vitória e mais um êxito para a Streak. Porém, o que marca mais o combate, na minha opinião, é o que acontece após a vitória do Taker. Triple H apesar de ter perdido, é aquele que vai embora pelo próprio pé, enquanto que Taker, o vencedor, necessita de ajuda para abandonar o ringue. Fantástico Storytelling.

21 – CM Punk vs Chris Jericho – Wrestlemania 28

Para fechar o Top por hoje, na posição nº21, temos o combate que ocorreu na Wrestlemania 28, com o título da WWE em jogo. Ora tudo começou quando CM Punk, a meio de 2011, se auto intitula como o Melhor Wrestler do Mundo. Depois torna-se campeão da WWE, em finais de 2011, e poucos questionam se existira alguém realmente melhor que Punk no mundo. Porém, no principio de 2012, Jericho regressa à WWE e cedo começa a confrontar Punk, afirmando que ele é que é o Melhor do Mundo naquilo que faz. Assim, um combate é marcado, após Jericho ganhar um combate para se tornar no Nº1 Contender. Em jogo iria estar o Título da WWE, que estava nas mãos de CM Punk. O combate iria decidir quem era realmente o melhor. Porém, a rivalidade tornou-se mais pessoal, quando Jericho começa a insultar os familiares de Punk, falando dos seus vícios passados. Punk quer destruir Jericho mas não se pode arriscar a ser desqualificado, pois se o fizer perderá o título da WWE. O ponto forte do combate é o Storytelling, com um wrestling fantástico à mistura. No final, Cm Punk consegue a vitória e mantém assim o seu título. Combate excelente!

E aqui está, até agora, uma parte do meu Top30 dos melhores combates da história da Wrestlemania. Espero que tenha gostado do artigo. O que achas até agora do Top? Adeus e até para à semana!

Sobre o Autor

- Escritor do artigo “The Bottom Line” e Ex- escritor do artigo "One on One". Acompanha Wrestling à 10 anos.

12 Comentários

  1. GonRodri - há 3 anos

    Excelente artigo Rúben Rosa !!

    Esses combates sao aqueles q podes ver e rever e rever …

  2. Talles - há 3 anos

    O que quis dizer com False Finisher, não entendi o contexto. Bom artigo

    • Rúben Rosa - há 3 anos

      Quando se diz False Finishers, quer dizer que os wrestlers que estão a combater, já usaram os seus finisher mais que uma vez sem conseguir a vitória, de modo a criar drama e antecipação com o final do combate. ás constantes “kick out de finisheres” chama-se False Finishers.

  3. Arvanix - há 3 anos

    Excelente artigo!
    Excelente escolha no que toca aos combates.
    Estou ancioso para ver os próximos 20 ;)

  4. 434 Days - há 3 anos

    Até agora um top com combates inesquecíveis. O meu pessoal favorito é o Triple H contra o Undertaker no WM27. Um combate em que eu acreditei mesmo que a Streak ia acabar. Espero ver mais grandes combates nas próximas edições.

  5. john3:16 - há 3 anos

    Foi um bom artigo, apontaste ai otimos combates que ja honradamente podemos ver por parte desta industria!

  6. Hildo - há 3 anos

    Excelente primeira parte de lista, Penso que o Primeiro MITB poderia estar mais pra frente.

  7. EduardoSantos369 - há 3 anos

    Muito Bom!

  8. danielLP21 - há 3 anos

    Bom trabalho Rúben. Destes 10 combates, os meus favoritos são o Chris Benoit vs Kurt Angle, o primeiro “Money In The Bank” e o CM Punk vs Chris Jericho. Cá estarei para ver os restantes 20 combates da lista.

  9. filipe - há 3 anos

    nao é para idzer mal mas espetacular seria adicionar os links dos videos… se n for pedir mto

  10. Yan_Pinheiro - há 3 anos

    Cena vs. Miz deveria estar nessa parte da liste, pelo contexto de Miz estar no Main Event, reter o título e ter The Rock que havia retornado naquela época, está envolvido na história.

  11. Afonso.A.Q17 - há 3 anos

    Grande artigo, fico ansioso pela parte 2!

Comentar

Login com Facebook

Editar avatar »

Notificações por email:

Wrestling.PT © 2006-2016 / Política de Privacidade / Disclaimer / Sobre Nós / Contactos / RSS Feed / Desenvolvido por Luís Salvador