Existem 2 vagas na Equipa do Wrestling PT para publicar notícias. Candidata-te!

The Bottom Line #4 – Winning It At The Right Time

À poucas semanas atrás foi dada a John Cena a hipótese de escolher o seu oponente no Summerslam pelo seu título da WWE. A sua escolha acabou por ser uma das superstars mais populares da WWE no momento, se não a mais popular, Daniel Bryan. Bryan é, ao contrário de muitos outros candidatos ao título da WWE, alguém que foi construído durante mais de um ano para finalmente poder ser considerado o próximo Main Eventer.

Sim, muitos podem afirmar a maneira como ele foi nomeado nº1 Contender foi ridícula, mas não é disso que eu vou falar hoje. Eu hoje vou falar do quanto importante é ganhar o titulo principal na altura certa e as consequências de isso acontecer ou não acontecer de todo. Sejam muito bem-vindos a mais uma edição do The Bottom Line!

Quis integrar o Bryan neste artigo pois ele encaixa-se perfeitamente naquilo que vou falar. É verdade que não é a primeira oportunidade que Daniel tem pelo título da WWE, sendo que no ano passado esteve numa rivalidade pelo mesmo com CM Punk, mas é a primeira oportunidade pelo título onde os fãs sem sobra de dúvida sabem que ele merece realmente, pois existiu o build up necessário para isso. Na minha opinião, o Bryan neste momento é o wrestler mais “Over” da WWE e mais que ninguém merece a oportunidade ao Título de Cena

Também acredito que é a altura certa para o Bryan ganhar o cinturão. Penso assim por 2 razões: 1- Existiu um build up bastante grande à volta deste wrestler, que não faria sentido não lhe darem o título neste momento. 2 – Este é na minha opinião o auge da popularidade de Bryan na WWE, sendo que não acredito que consiga se tornar mais popular do que já é, o que significa que se Daniel não ganhar o título, a WWE estaria a correr o risco de o enfraquecer e de possivelmente faze-lo perder popularidade. Alguns podem pensar que não é assim tão fulcral que Bryan ganhe já o título pois pode sempre ganha-lo mais tarde.

Mas o problema é que se este é o auge da popularidade de Bryan, então se ele apenas ganhar o título daqui a uns meses pode já não ser tão importante. pois a sua personagem entretanto perdeu alguma popularidade e já não significa tanto como podia ter significado agora. E não é só estes factores que temos que ter em conta, a própria história mostra a importância de ganhar o titulo na altura certa.

Vejamos o exemplo de uma das Superstars mais populares de sempre, Hulk Hogan. Se o Hulkster não tivesse ganho o título da WWE em 1984 ao Iron Sheik, será que a Hulkamania teria tido a mesma popularidade? Será que se tivesse acontecido após a Wrestlemania 1 em 85, iria ter o mesmo impacto? Não sei se sabem mas a Wrestlemania 1 foi de vida ou de morte para a WWE e ter o Hogan como campeão ajudou e muito a trazer a popularidade para uma WWE nova que estava a emergir. E se o Hogan só tivesse ganho o título uns meses depois? Provavelmente a Wrestlemania podia ter vendido menos e mudar o panorama da WWE.

Outro exemplo é o Bret Hart. Se Bret não tivesse ganho na altura exacta ao Yokozuna na Wrestlemania 10, será que a Era “New Generation” teria sido tão bem sucedida com o “Yoko” ao “leme”? Não nos esqueçamos que a WCW iria entrar em guerra com a WWE apenas um ano depois e quem sabe o que poderia ter acontecido se a WWE não tivesse a “cara” certa para a companhia no inicio das Monday Night Wars.

Então e o Steve Austin? O que teria acontecido se ele não tivesse ganho o título na altura exacta, na Wrestlemania 14? O Stone Cold poderia ter perdido alguma da popularidade que tinha, levando a que a sua rivalidade com Vince Mcmahon não atinge-se o nível seguinte e a WWE não ultrapassa-se a WCW nas audiências tão cedo, o que podia ter sido prejudicial para a companhia.

Mas não nos foquemos só na WWE, pois temos também exemplos na WCW. Imaginemos que o título da WCW não teria ido para as mãos da NWO em Setembro de 1996, após um mês de o Hogan ter feito o heel turn. Podia ter acontecido uma de duas coisas: a NWO podia não ter estado tão relevante pois não tinha o título principal na sua posse ou o título podia ter sido ofuscado e perdido valor pois a NWO estava mais popular que qualquer outra coisa no Mundo do Wrestling.

Na WCW podemos também ver o caso de Sting. Então e se Sting não tivesse ganho o título da WCW ao Hogan no Starrcade 1997, após mais de um ano de build up, onde Sting queria acabar com a NWO? Seria o mesmo que deitar esse ano e meio de storyline para o lixo. É verdade que Sting perdeu o título 1 ou 2 semanas depois (típico Booking da WCW), mas aquele momento onde ele ganha o título foi bastante importante e o culminar de uma das melhores rivalidades da história da WCW.

Mas não nos foquemos simplesmente no passado de à mais de 15 anos, pois também temos vários exemplos no passado recente. Vejamos a Wrestlemania 21. Então e se o John Cena e o Batista não tivessem ganho os seus respectivos títulos Mundiais nesse evento? Era sem dúvida a altura certa para o fazer, mas se não tivesse acontecido? Provavelmente a nova era de jovens wrestlers no Main Event podia ter demorado bastante mais tempo a ser instalada. Então e no caso do CM Punk? Será que se o Punk não tivesse ganho o título no Money in the Bank 2011, será que a sua famosa promo seria tão lembrada hoje? Será que a sua popularidade seria tão duradora até hoje? Provavelmente não.

Mas apenas estou a dar exemplos de wrestlers que realmente ganharam na altura certa. Então e aqueles que deviam ter ganho na altura exacta, mas não ganharam? Vejamos o caso do Vader. O Vader era suposto ter ganho o título no Summerslam de 1996, mas devido à política do Shawn Michaels na altura, isso acabou por não acontecer. O Vader era o melhor heel que tinham na altura e após 8 meses de build up, fazia sentido ele ganhar o título. Mas ao não ganhar o título, Vader aos poucos foi perdendo relevância nos fãs de wrestling, fazendo com que a sua estadia na WWE fosse quase um fracasso.

Outro exemplo é o Booker T. Era a altura certa para ele finalmente ganhar o título Mundial na WWE e isso iria ocorrer na Wrestlemania 19 num combate com Triple H. Mas devido à política de Backstage (possivelmente o Triple H), o resultado inicial que teria a vitória do Booker T, mudou para uma vitória por parte do Triple H. Isto fez com que o Booker T ficasse preso no Mid card por 5 anos, até iniciar a sua Gimmick de King Booker. Na TNA recentemente algo assim também aconteceu, onde o Bobby Roode não ganhou o título principal da companhia no Bound for Glory 2011, após ele ter ganho o Bound for Glory Series desse ano. Isso descredibilizou o BFG Series, o próprio push dado a Roode e, mais uma vez, o Booking  da TNA. É verdade que Roode acabaria por ganhar o título apenas 2 semanas depois, mas não significou o mesmo e no processo deu-se um reinado muito fraco a James Storm.

Concluindo, o Daniel Bryan está no momento certo para ganhar o título da WWE e isso precisa mesmo de acontecer. Como podemos ver existem consequências para quando alguém não ganha o título na altura certa e espero que a WWE não faça esse erro de prejudicar e desvalorizar a popularidade de Bryan e o push que recebeu durante este tempo todo. Espero que tenham gostado desta edição do The Bottom Line. Deixem um comentário sobre o que acharam do artigo, sobre se concordam ou não e sobre o que pensam sobre o tema. Até para a semana!

Sobre o Autor

- Escritor do artigo “The Bottom Line” e Ex- escritor do artigo "One on One". Acompanha Wrestling à 10 anos.

28 Comentários

  1. José Sousa - há 3 anos

    Artigo muito bom Ruben.

    Concordo contigo em tudo, ou seja existem timings ideais para acontecerem essas conquistas. Os exemplos que deste são casos disso:

    -Sting precisava de conquistar aquele título para manter credibilidade da história. Ou seja ele até merecia a consquista mas era ela obrigatória. O mesmo passou-se com o Roode que mesmo perdendo titulo como falaste depois reconquistou e teve o reinado que sabemos.

    o CM Punk naquela altura era mais um caso de alguém que tinha que ganhar, mesmo que muitos não acreditassem porque ia ficar sem contrato com a WWE, mas eu sempre tive a impressão que a WWE ia fazer o que fez com ele naquela noite.

    O Bryan está numa situação similar mas com uma diferença: o reinado dele não vai ser tão histórico como o do Punk. Espero estar errado, mas eu acho que ele vai vencer no Summerslam mas vai perder o título em minutos. Ele vai servir para que o Orton faça o cash-in com heat, e infelizmente isso vai ter consequências no seu reinado.

    Eu afirmo isto porque não acredito no cash no Cena porque a WWE sabe que o turn do Orton não resulta no Cena, simples. Se for feito no Cena o público festeja o facto do Orton tirar o título ao Cena, e vai por água a baixo a credibilidade do turn. Se o cash for no Bryan as pessoas ficam revoltadas e resulta na perfeição.

    O cash até pode nem ser na própria noite, mas se não for não vai demorar muito. Ou seja, eu considero que o Bryan até pode vencer o titulo mas vai perder título num abrir e fechar de olhos(mas espero estar errado).

    • Rúben Rosa - há 3 anos

      José, também espero que não exista o cash in após a vitória do Bryan. Apenas “magoaria” o Daniel e aquele momento.

      Lembraste quando o mesmo aconteceu no Summerslam com o Del Rio e o Punk. O Punk ficou bastante “magoado” após aqueles eventos só recuperando meses depois e provavelmente prejudicando algo que podia ter sido maior

      • José Sousa - há 3 anos

        Eu espero que não mas já me preparei para isso sabes. É aquela coisa não quero mas se acontecer não é imprevisível na minha cabeça. Sim é um bom exemplo, mas o pior é que desta vez o Bryan não ia sair por cima, e se calhar seria o Sheamus a terminar com o reinado do Orton. Mas espero estar enganado.

        Nessa situação do Punk acho que o Del Rio foi o mais prejudicado, o cash não resultou e teve o primeiro de alguns reinados ridículos. Ele é muito bom no ringue mas sem o Ricardo não tem carisma e isso nota-se nos reinados dele.

      • Rúben Rosa - há 3 anos

        Sim o Del Rio também saiu prejudicado. O Punk apenas me fica mais na memória pois eu vejo oportunidades falhadas que fizeram dele popular, mas não tanto como podia ter sido. Exemplos como o seu regresso após 10 dias de “terminar o contrato”, o cahs in do del rio, a rivalidade com o kevin Nash, a sua derrota para o Triple H prejudicaram bastante o Punk

      • José Sousa - há 3 anos

        Sim o reinado do Punk podia ter sido ainda mais épico, isso é verdade. Esses pormenores eram dispensáveis, o único foi o regresso rápido porque quando estávamos no MITB isso tudo já estava combinado, até porque a WWE anunciou no próprio site aquela invasão do Punk no Comic Con

  2. Miguel Silva - há 3 anos

    Rúben, muito bom artigo!
    Foi um texto fácil e leve de ler e que me deu gosto na leitura e gostei do tema.
    Quanto ao conteúdo, concordo com tudo e para o Bryan, é agora ou nunca mas vai ser agora xD mesmo depois sofra o cash in do Orton, porque no Cena não iria funcionar para o Orton ganhar heat.

  3. Rubinho16@ - há 3 anos

    Muito bom artigo!

    O melhor timming para o D. Bryan ganhar o título é mesmo no dia 18! Afinal, é o segundo maior PPV do ano, em Los Angels, com Bryan no auge da sua carreira! Imaginam o pop que o Bryan iria ter naquela noite ? E o heat que o Orton ia ter se fissesse o cash-in ?

    As coisas têm de ser pensadas, e um build-up como o que foi feito com o Bryan não pode acabar numa derrota no SummerSlam! Bryan foi contruído como o homem que arrumou os Shield sozinho e o primeiro a vênce-los junto de Orton e Kane, o homem que é considerado, a par de Kane, a salvação dos títulos de tag team, o homem que obrigou o Orton a desistir no meio do ringue em plena RAW!

    Por favor, é mais que merecido ele ganhar o título!

    Excelente artigo Rúben!

  4. Mario Magalhaes - há 3 anos

    Excelente artigo Rúben.

    Concordo contigo em todos os pontos e realmente se a WWE, não aproveitar a oportunidade de Bryan tornar-se WWE Champion no SummerSlam, estará perdendo a grande oportunidade de faze-lo entrar para a História, mesmo que seja para sofrer um cash-in de Orton.

    Só vejo Bryan sair derrotado deste combate, por um cash-in ou então para um Turn de Cena que seria épico. Mas se ele não for WWE Champion no PPV, a WWE estará perdendo a oportunidade de colocar o público a ter um momento estrondoso e que todos esperamos ansiosos.

  5. Bernardo_JR - há 3 anos

    Bom artigo Ruben .
    Eu concordo que as coisas têm um tempo para acontecer , se não podia acontecer o que houve com o Vader ,que não sabia que ia ser o campeão e isso estragou a CARREIRA! dele.
    Temo que o Bryan não tenha a sorte do Booker , pois não tem um carisma natural , mas com o esforço conseguiu criá-lo através do YES/NO e do WIKE LINK ( ou algo parecido ) , mas acredito ser temporário e temos que ter o Bryan campeão este ano.
    Mas com o Cash-in do Orton no SS , espero que ele não seja campeão , nem que perca o combate , mas tem que criar heat ao Orton , por isso só vejo uma opção , o Bryan esta prestes a vencer , o Cena esta K.O. depois de um chute na cabeça , e o Vince aparece com o Orton e usa a mala , o combate acaba ( para dar lugar ao Cena vs Orton ) e o Orton vence , o Bryan vê o titulo a fugir das mãos e o Vince e o Orton a festejarem e o SS acaba com o Bryan a gritar NO!.

    • José Sousa - há 3 anos

      Essa ideia tem uma falha se me permites Bernardo. Se o cash-in for no Cena nunca na vida o Orton cria heat e fica heel, isso é impossível. O bryan vai ter ter que se sacrificar, infelizmente mas vai.

      • Bernardo_JR - há 3 anos

        O heat não seria por ser no Cena ,e sim por ver o Bryan a perder a sua chance de ser campeão a ser roubada no momento onde todos acreditam que o Bryan venceria o Cena e o Orton aproveitar para ser campeão em vez do D-B.

      • José Sousa - há 3 anos

        Sim o importante vai ser isso(mesmo que eu fique também triste pelo Bryan).

      • Rúben Rosa - há 3 anos

        Eu adorava que o Bryan fica-se com o título por uns tempos sem cash in nem nada. Mas é pouco provável e um cash in do Orton no Summerslam é uma probabilidade forte.

  6. MicaelDuarte - há 3 anos

    Mesmo agora antes de enviar o meu comentário, fui ver o teu artigo da semana passada que eu tinha falhado (o Top dos combates no SummerSlam) e gostei bastante do teu Top. Sem dúvida, uma boa lista combates.

    Se há duas semanas tinha feito uma crítica, ou outra ao teu artigo, desta vez não o posso fazer, de todo. Gostei muito deste artigo Rúben. Well done ;)

    Concordo totalmente contigo no que diz respeito às alturas certas para determinado wrestler conquistar um título, seja em que companhia for.

    É, também, importante o adversário com quem se está envolvida na feud pelo título. Para isso, basta recuarmos um pouco e, até pegando nalguns exemplo que deste, rever os casos do Cena, Batista e Punk, os dois primeiros em 2005 e o último em 2011. Tanto Cena, como Batista, combateram, em plena Wrestlemania, duas das caras mais odiadas naquele momento, pois tanto JBL, como HHH, eram dois excelentes heels. Teriam as carreiras do Cena e do Batista alcançado o nível que alcançaram se não fossem aqueles adversários, JBL e HHH, respectivamente? Provavelmente, mais tarde ou mais cedo, chegariam ao patamar onde chegaram, mas nunca seria a mesma coisa…

    Por outro lado, o caso do D-Bryan é bastante semelhante ao caso do Punk. Punk enfrentou e VENCEU a cara da companhia, John Cena, numa óptima feud. D-Bryan vê-se, agora, em situação semelhante à do Punk há dois anos atrás. Quantos não queriam uma oportunidade de enfrentar e vencer a cara da companhia, ganhando no final o título máximo da empresa?! Isto tudo, para reforçar ainda mais a ideia do teu artigo, pois para Bryan será agora ou nunca (não digo que se não vencer o título agora, já não o venha a fazer, no entanto, não será, nem de longe, a mesma coisa).

    Ainda bem que referiste o exemplo do Hogan com o Iron Sheik. O Sheik era um heel dos diabos! xD

    Bem, muito bom artigo Rúben ;)

    • Rúben Rosa - há 3 anos

      E o Bryan não irá ficar mais “Over” do que agora. Não digo isto como uma critica a ele, simplesmente o panorama do wrestling não é tão forte como uma Attitude Era para o bryan conseguir ter as mesmas reacções que um Austin ou Rock

      Obrigado pelo elogio :)

  7. Dolph Ziggler - há 3 anos

    Bom artigo e concordo contigo em tudo, Ruben. Se há altura certa para o Bryan ganhar o título mais importante de sempre da história do pro-wrestling é esta. É a superstar mais popular de momento e é o melhor wrestler do mundo. Tens razão quando dizes que caso o Bryan não vença o título, ele perca um pouco de ímpeto, mas caso o Orton faça o cash-in no Bryan de uma forma porca acho que isso só vai fazer com que o Bryan ganhe mais simpatia e não perca popularidade.

    • José Sousa - há 3 anos

      Acho que seria um efeito parecido ao que conseguiu com o Ziggler mas ainda maior, porque o Orton é 100 vezes melhor como heel que o Del Rio.

      • BRYAN_PT - há 3 anos

        Concordo José Sousa.

      • José Sousa - há 3 anos

        Sim o efeito seria do género mesmo, as pessoas gostam do Bryan ainda mais que do Ziggler primeiro. Depois é um facto, o Orton consegue ser fantástico como heel,e esse regresso vai ser optimo porque assim temos um heel de topo.

      • Dolph Ziggler - há 3 anos

        Sim, é algo parecido com isso. O Ziggler ganhou simpatia depois do que o Del Rio fez no Payback e até ao dia de hoje ele continua over com o público. O efeito do Bryan seria ainda mais forte porque não só o Bryan é a superstar mais over do roster, como o Orton é um heel mais convincente e competente. Seria 2 em 1. O Orton passaria a ser bastante apupado – o que vai ser dificil pois ele está extremamente over com os casuais – depois de “lixar” o Bryan no combate e o Bryan ganharia ainda mais simpatia com o público e reforçava ainda mais o papel de face underdog.

      • José Sousa - há 3 anos

        Sim eu disse mais potenciado do que no caso do Ziggler. O Orton teria muitos fãs enquanto heel(até porque muitos adoram a sua gimmick heel) mas tería, e provavelmente terá mais heat ao fazer o cash no Bryan do que no Cena. Tal como já disse no meu artigo ao Miguel Silva, se o cash for no Cena a arena vai abaixo mas com festa.

      • Dolph Ziggler - há 3 anos

        Sim, o Cena não é um instrumento mais viável para se usar num heel-turn. Acho que com a popularidade e a overness que o Bryan possui de momento, seria melhor o Orton fazer o turn no Bryan.

  8. danielLP21 - há 3 anos

    Apesar de não ter havido um grande número de artigos, este é o melhor “The Bottom Line” até ao momento. Continua assim Rúben.

  9. MR Perfection André Santos - há 3 anos

    Bom Artigo!

    Sting vs Hogan no Starcade…saudades, estava em casa a ver o combate, pena o aconteceu na semanas a seguir!

  10. FAlmeida_10 - há 3 anos

    Este é provavelmente o melhor “The Bottom Line” que já li. Tudo muito bem explicado, argumentos credíveis e muito bem explorados e apresentados, exemplos todos eles muito bem dados… Muito Bom mesmo.

    Quanto ao artigo em si, todos esses casos de que tu falas são muito bem dados e podemos ver que se as coisas não forem feitas na altura certa as coisas podem correr mal (que o diga o Booker T). Aquela parte em que falas do Bobby Roode é que discordei um bocado. Apesar de terem matado o push dele ao fazê-lo perder no BFG, fizeram lhe um ínicio de reinado absolutamente espetacular, que o fez ganhar muito heat. E Apesar de não ter ganho o título na altura mais apropriada conseguiu atingir o maior reinado na história do TNA WHC.

    Gostei Muito deste Artigo e estás de Parabéns!

    • Rúben Rosa - há 3 anos

      Sim o Booby Roode ficou com muito heat, mas podia tê-lo feito campeão no BFG e torna-lo heel nas semanas seguintes.

  11. Shawn Michaels - há 3 anos

    Grande artigo , o Bryan tem de ganhar no SS

Comentar

Login com Facebook

Editar avatar »

Notificações por email:

Wrestling.PT © 2006-2016 / Política de Privacidade / Disclaimer / Sobre Nós / Contactos / RSS Feed / Desenvolvido por Luís Salvador