Existem 2 vagas na Equipa do Wrestling PT para publicar notícias. Contacta-nos!

The Bottom Line #42 – Top5 Wrestling Video Games

Olá a todos e sejam muito bem-vindos a mais uma edição do “The Bottom Line”. No artigo desta semana, resolvi fazer algo um pouco diferente. Vou falar de wrestling, mas vai ser num âmbito mais virtual. Pois bem, hoje irei apresentar o meu Top5 dos meus videojogos preferidos de wrestling. De já dizer que esta minha lista é com base na minha opinião, e que qualquer opinião diferente, é totalmente bem-vinda. Vamos então, sem mais demora, passar para a apresentação do meu Top5 dos meus Videojogos de Wrestling preferidos.

5 – WWE 13

Ao abrir esta lista, temos um jogo que não saiu nas lojas à tantos anos assim. WWE 13 teve a sua data de lançamento nos finais de 2012 e teve como tema central a Attitude Era. Neste jogo, o jogador presenciava em formato de videojogo, os melhores momentos da Era mais popular da história da WWE, tendo ao seu dispor um Roster invejável de wrestlers. Steve Austin, The Rock, New Age Outlaws, HBK, Triple H, Cactus Jack, Big Bossman, Ken Shamrock, X-Pac, são apenas alguns dos wrestles desta Era em particular, que o jogador tem ao seu dispor. Juntando esta lista de wrestlers aos nomes já presentes em jogos anteriores, como CM Punk, Daniel Bryan, John Cena, Randy Orton, Brock Lesnar, entre outros, nós temos na nossa presença, um dos melhores Rosters que já se viu num Videojogo da WWE. Este jogo conta também com um Universe Mode melhorado, cujos aspectos criativos de “Storylines” tiveram o contributo de Paul Heyman, uma das mentes mais brilhantes que passaram pelo Wrestling. Quanto aos combates em si, o jogo é muito fluído, um dos mais fluídos em que à memória, onde parece que acção nunca acaba, onde os combates são sempre muito competitivos. Tudo isto e muito mais torna, o WWE 13, num dos melhores jogos que a WWE já produziu e um dos meus preferidos de sempre.

4 – WWE 2K14

Na quarta posição, temos o último videojogo que a WWE produziu. O primeiro jogo da WWE desenvolvido pelo 2K, WWE 2K14 foi lançado em finais de 2013 para as plataformas Playstation 3 e Xbox 360. Se o jogo anterior centrava a sua acção na Attitude Era, 2K14 centra a sua acção nos 30 anos de existência da Wrestlemania. O jogador podia assim presenciar e recriar os melhores combates da história deste grande evento. Assim sendo, o Roster disponível neste jogo é algo de excepcional. Hulk Hogan, André The Giant, Bret Hart, Randy Savage, Ultimate Warrior, Deisel, HBK, Triple H, Rock, Steve Austin, Goldberg, Chris Jericho, Razor Ramon, John Cena, são apenas alguns dos muitos wrestlers que aparecem neste jogo e que marcaram a história da Wrestlemania. Este jogo não vive só do “Modo” Wrestlemania, tendo também o “Modo” Streak. Neste “Modo”, o jogador tem a possibilidade de defender a Streak do Undertaker (usando o próprio), ou então, escolher um wrestler do vasto Roster disponível e tentar quebrar a Streak. No que toca ao Universe Mode, o jogador possui mais poder e liberdade para fazer o seu “Universo” como bem entender. Se no WWE 13 o estilo de combate era bastante fluído, o do 2K14 é ainda melhor, sendo que este último melhorou alguns “glitches” e falhas que o jogo anterior possui, tendo melhorado nesse aspecto. Com uma capacidade de criar um wrestlers e de fazer mudanças em personagens já existentes, WWE 2K14 deixa esperançosos os fãs que esperam que os jogos futuros sejam ainda melhores.

3 – Smackdown vs Raw 2006

O jogo que aparece de seguida na lista é um bastante especial para mim, na medida de que foi o primeiro videojogo de wrestling que eu comprei. Smackdown vs Raw 2006 saiu em finais de 2005, numa altura que a popularidade da WWE em Portugal estava ao rubro. Este jogo era bastante diferente de todos os outros que até então tinham entrado no mercado. Os gráficos eram algo que até então não tinhamos visto num jogo de wrestling, com os lutadores a serem muito bem caracterizados (alguns de fazer inveja, comparados com jogos mais recentes). Não só isso, mas a jogabilidade tinha sofrido modificações, comparado com o primeiro Smackdown vs Raw, dando mais fluidez a um jogo que parecia algo limitado no seu antecessor (na minha opinião). No que toca a modos de jogo, apresentava o popular Season Mode, onde o jogador podia escolher um wrestler do Roster e usa-lo durante um ano, tendo um variado nº de storylines (que eram diferentes conforme a Brand do Wrestler). Também possuía o Modo GM, onde o jogador podia escolher uma Brand (Raw ou Smackdown) e fazer o Booking desse programa, enquanto tinha que rivalizar com a Brand Rival. A capacidade de criar um próprio título de campeão é melhorada, bem como a presença de novos tipos de combate, como Buried Alive Match e Fullfill Your Fantasy Match (combate de almofadas). Smackdown vs Raw 2006 fez-me ainda mais fã de wrestling do que já era e sempre será um dos melhores jogos do género.

2 – WWF No Mercy

Na segunda posição, temos, talvez, o jogo de wrestling mais popular e conhecido de sempre, dentro dos fãs mais veteranos. Quando se perguntava se era possível fazer um videojogo de Wrestling, com condições dentro das limitações de uma consola dos finais dos anos 90, a Nintendo produz um jogo que viria a revolucionar o estilo. WWF No Mercy é lançado em finais de 2000, em plena Attitude Era, e este jogo era tal e qual esse mesmo período da história do Wrestling: Fantástico. No que toca á criação do nosso próprio Wrestler, No Mercy foi o primeiro jogo do género a dar uma grande variada de opções nas nossas criações, bem com uma grande quatidade de manobras. No modo história, No Mercy oferece uma grande variedade de Storylines, sendo que existem feuds diferentes, conforme o título que o nosso wrestler persegue. Mas acima de tudo, WWF No Mercy era divertido! Simplesmente isso. Podia-se ter horas e horas de diversão, apenas jogando no modo “Exibição”, com amigos, ou apenas contra a própria Consola. Momentos de pura diversão eram garantidos neste grande jogo. Não só é um dos melhores jogos de Wrestling de sempre, mas um dos melhores jogos que a Nintendo 64 alguma vez teve!

1 – Smackdown: Here Comes The Pain

E a primeira posição deste meu Top, é atribuída a Smackdown: Here Comes The Pain. Este jogo é muito especial para mim, pois foi o primeiro jogo de wrestling que eu joguei na minha vida. Here Comes The Pain é lançado em finais de 2003. Por esta altura, a Attitude Era já tinha acabado e a WWE é a única grande companhia de Wrestling existente nos EUA. Porém, este jogo era um espelho da “Ruthless Agression Era”, onde a acção nunca parava, seja em que Brand fosse (Raw ou Smackdown). Na popular Season Mode, o jogador têm a liberdade de ter mini-feuds backstage, apesar de já ter outra feud nas “mãos”. Apesar desta opção já existir no passado, este jogo mostrava isso de uma forma mais consistente, onde até o jogador mais inexperiente podia tirar o melhor partido do jogo. O modo de criar um wrestler era o melhor que se tinha visto até então e a fluidez que o modo de combate tinha era e ainda é, muito boa, talvez a melhor de sempre. Este jogo, pela primeira vez, apresenta o “gráfico” de dano corporal, onde o jogador pode verificar quanto dano o seu wrestler recebeu, bem como o do seu adversário. E por fim, tal como no WWF No Mercy, este jogo era muito divertido de jogar, bem mais que o videojogo anterior. Foi o jogo de wrestling que mais prazer me deu desde que tenho memória e é daqueles que, por vezes, ainda me faz ligar a minha “velhinha” PlayStation 2.

E aqui está o meu Top 5 dos meus Videojogos de Wrestling preferidos de sempre. Espero que tenham gostado do artigo. O que achaste deste Top? Eu gostaria bastante que vocês, leitores, também apresentassem o vosso Top5 relacionado com este assunto de forma a prolongar-mos esta conversa. Adeus e até para à semana!

Sobre o Autor

- Escritor do artigo “The Bottom Line” e Ex- escritor do artigo "One on One". Acompanha Wrestling à 10 anos.

22 Comentários

  1. GonRodri - há 3 anos

    Grande artigo, parabens :)

    Olha eu acho q o 2K14 devia tar numa posiçao mais à frente q esta na tua lista, mas nos outros jogos concordo com a posiçao em q estao :D

  2. Alexandre Romano - há 3 anos

    Bom artigo ruben.
    Em quinto no meu top esta WWE Smack Down V.S Raw 2010, em quarto WWE 12, em terceiro WWE Smack Down V.S Raw 2008, em segundo WWE 13, em primeiro WWE 14.

  3. Luiz Justt - há 3 anos

    Ótimo artigo, apesar de achar o WWE 2K14 uma cópia do WWE’13 só que atualizada, todos os outros jogos são épicos. Senti falta do WWE Smackdown vs. RAW 2010 e o SvR 2007.

  4. Julio - há 3 anos

    Excelente artigo Rúben

    Concordo com toda as posições

  5. Tunes9 - há 3 anos

    Excelente artigo, Parabéns! Rúben Rosa. :-)

    Eu só não joguei o WWF No Mercy, os outros 4 joguei, aliás, desde do Smackdown: Shut your Mouth, joguei todos os jogos de WWE, não posso dar a minha opinião sobre o WWF No Mercy, mas concordo com as posições do Smackdown: Here Comes the Pain e com a posição do Smackdown vs Raw 2006, foram realmente jogos muito bons, mas acrescento o Smackdown vs Raw (o primeiro) e o Smackdown: Shut your Mouth que foram jogos que também gostei bastante, podiam não ser os melhores em termos de gráficos e outras coisas, mas foram muito divertidos e gostei bastante de os jogar, aliás, as versões Smackdown (qualquer coisa) e as Smackdown vs Raw foram jogos muito bons, desde das versões WWE (qualquer coisa) que a qualidade tem estado aquém do esperado, há os gráficos bonitos da PS3 e outras coisas, mas em termos de modos de jogo, tipos de combates, qualidade de combate, etc, deixa muito a desejar e parece que nunca inovam, isso irrita-me, espero que melhor no futuro, eles conseguem fazer melhor do que fazem e há tanta coisa para se por num jogo com base na WWE para os jogadores se divertirem, mas parece que eles não se importam e se querem dinheiro vão ter de começar a inovar.

  6. Cadu Ito - há 3 anos

    Não pode faltar o Super Wrestlemania de Mega Drive, o primeiro lançado para console que era excelente pra época.

  7. Don_Ricardo_Corleone - há 3 anos

    Conheci o wrestling quando a WWE passou a ser emitida na Sic Radical, 2003/2004, mas antes, em miudo, por volta dos anos 90 tive uma história engraçada que envolveu um videojogo da WWE, na altura WWF. Tinha um clube de video que alugava jogos aqui perto de minha casa, na altura fui com uns amigos meus tendo um deles alugado um jogo chamado WWF Raw, salvo erro, da Sega Mega Drive. Como estava habituado a jogos como o Street Fighter e o Mortal Kombat e não conhecia o wrestling muito bem, apesar de conhecer o Yokozuna e o Hulk Hogan, lol, no jogo dei uma sova de meia noite ao personagem controlado por um dos meus amigos até que a barra de energia acabou, como não conhecia as regras do pinfall comecei a festejar porque tinha ganho. Segundos depois estranhei que o raio do combate continuava. Bastou atirarem o meu personagem ao chão, cover, 1, 2, 3, perdi o combate e não percebi que raio tinha acontecido. lol. Nunca mais caí nessa. História parva talvez lol.
    Jogos de Wrestling só conhecia o WWF RAW e os Smackdown vs RAW desde o 2006 até aoa ctual WWE2K14. Sinceramente até gosto mais dos mais recentes, apenas faço o reparo que preferia o Season ou o Carrer Mode e o GM Mode que existiam nos jogos anteriores e gostava que fosse possivel carregar musicas para o jogo para que se pudesse ouvir o tema de entrada de musicas que por vezes faço o download e atribuo ao um dos meus personagens, (sempre numa mistura de 3MB com American Bad Ass lol), estivesse disponivel nos jogos on-line.

  8. John_3:16 - há 3 anos

    Excelente artigo, para mim em termos de evolução

  9. pedro0 - há 3 anos

    Tirando o WWF No Mercy e o Smackdown: Here Comes The Pain foram os únicos que não joguei logo não posso dar a minha opinião. Relativamente aos outros joguei e gostei bastante . Bom artigo parabéns :)

  10. AwesomeTheMiz - há 3 anos

    Todos são bons, mas nada nunca superou a mim o SmackDown vs. Raw 2010

    5. SmackDown vs. Raw 2006
    4. WWF Monday Night Raw (SNES)
    3. WWE ’14
    2. WWE 2K14
    1. SmackDown vs. Raw 2010

    (Não incluo no Top, mas sou eu o único a gostar do WWE All Stars? xD)

  11. CashDaniel's - há 3 anos

    Se fosse um top 6, tinha que ter o Smackdown vs Raw 2008, meu Deus esse jogo foi incrível, mas o meu favorito também é o Here comes the Pain, altas aventuras, gostava muito de chamar meus amigos e passar a tarde toda jogando ele.

  12. :c - há 3 anos

    todos da franquia xbox tão sendo uma bosta desde o wwe’12 , o roster de divas éo piores da historia , lamentavel , seria melhor como antes 13 a 14 divas no jogo

  13. Alexandre Romano - há 3 anos

    Ruben não vaais continuar o Re-Boking de 2009?

  14. PedroSWWE - há 3 anos

    Bom artigo!
    Nunca joguei nenhum desses jogos, os únicos que joguei foi Smackdown vs Raw 2008, 2009, 2010 e 2011.
    Devido a este aspeto, nao tenho nada a dizer sobre o top, porque nunca cheguei a jogar esses jogos, mas espero jogar o WWE 2k14.

  15. Rúben Rosa - há 3 anos

    Vou sim, mas eu costumo dar uma semana de descanso ao Re-booking. Aconteceu isto também no anterior

  16. Ismael M. - há 3 anos

    Definitivamente o jogo que mais me marcou desses todos foi o SVR 2006;ate porque foi o meu primeiro jogo de wrestling.

  17. Alexandre Gramiliki Vieira - há 3 anos

    WCW vs. NWO Revenge do Nintendo 64. Era só arranjar 4 controles e chamar os amigos. Aliás, o 64 era a casa dos jogos de wrestling. Quem viveu essa época sabe.

  18. Carlos_Silva - há 3 anos

    Gostei do artigo e das escolhas.
    Eu sou muito pegado a jogos da Wwe e conheço-os a todos(só não tenho os k sairam pra PS1)
    O Wwe 2k14 está muito bom,o roster é excelente,e o 30 years of WM tmb.
    O `13 foi bom,mas nunca foi um jogo que eu joga-se muito,até pk só o comprei em março do ano passado

    Gosto muito do top,mas sinceramente penso que está aí em falta o SmackDown Shut Your Mouth!Esse jogo foi o melhor de todos para mim.

  19. akujy - há 3 anos

    Nice. Eu pessoalmente incluía tmb o WWF Smackdown (1999, salvo o erro, para PS1). Belos tempos. Trouxeste-me belas memórias hoje.

  20. Rúben Rosa - há 3 anos

    Porque 2009 é infame pela sua falta de capacidade criativa. 2013 foi um ano razoável, bem melhor que 2009, na minha opinião.

  21. Rapaker - há 3 anos

    Bom artigo.
    Para mim o Top 5 é:
    5 – Smackdown vs Raw 2006
    4 – Smackdown vs Raw 2010
    3 – WWE 13
    2 – WWE 2K14
    1 – Smackdown vs Raw 2007

Comentar

Login com Facebook

Editar avatar »

Notificações por email:

Wrestling.PT © 2006-2016 / Política de Privacidade / Disclaimer / Sobre Nós / Contactos / RSS Feed / Desenvolvido por Luís Salvador