Existem 2 vagas na Equipa do Wrestling PT para publicar notícias. Contacta-nos!

The Bottom Line #50 – My Top 5 Ladder Matches

No último Domingo presenciamos mais um PPV da WWE, o Money in the Bank. Porém, hoje não irei falar sobre o PPV, pois até não me despertou muito interesse, pela sua grande previsibilidade. Contudo, o tema Money in the Bank, fez-me recordar os melhores combates Ladder Match de sempre. Hoje poderia estar a apresentar o Top5 dos melhores combates Money in the Bank de sempre, mas não o farei, pois levaria-me a não falar quase nada, pois normalmente não costuma acontecer grande storyline por detrás destes embates. Assim sendo, irei apresentar hoje o meu Top5 dos melhores Ladder Matches da história. Irei começar com uma pequena introdução sobre este combate em si, antes de passar para a lista em si. Bem-vindos então, a mais uma edição do “The Bottom Line”.

O combate Ladder, é um tipo de combate efectuado no mundo do Wrestling, onde um objecto (título, mala, contracto, entre outros) está suspenso sobre o ringue, e o objectivo é usar um escadote para chegar até ele e o retira-lo. O Escadote em si torna-se numa arma neste tipo de combate, um dos pontos chave desta temática. Este tipo de combate foi criado no território de Stampede, no Canadá e o primeiro combate do tipo aconteceu em 1972. Contudo, o combate de escadote viria a tornar-se famoso na WWF, quando em 1992, aconteceu o primeiro combate do tipo na Organização, onde Bret Har enfrentou Shawn Michaels. O próprio Bret foi aquele que sugeriu a Vince Mcmahon trazer este tipo de combate para a WWF.

Ao todo, até agora e oficialmente, ocorreram 40 Ladder Matches na WWE (não contando com os combates Money in the Bank), 11 combates ocorreram na WCW, 40 na TNA e 5 na Ring of Honor. Jeff Hardy é a Superstar que têm mais aparições neste tipo de combate (11), bem como mais vitórias (6). Agora que já expliquei um pouco a história e de como este combate funciona, vamos passar para o Top!

5 – Chris Jericho vs Chris Benoit (Royal Rumble 2001)

Para abrir este meu Top, temos na quinta posição, um combate entre Chris Jericho e Chris Benoit que ocorreu no Royal Rumble de 2001, onde o título Intercontinental estava em jogo. A Rivalidade entre os dois começa na Wrestlemania 16, quando Chris Benoit e Chris Jericho, ganham cada um os títulos que pertenciam a Kurt Angle naquela altura (Jericho ganha o título Europeu, enquanto que Benoit ganha o título Intercontinental). Desde então, ambos continuaram a ter sucesso durante o resto do ano 2000, mas com uma particularidade, ou seja, Jericho ainda não tinha derrotado Benoit num combate, enquanto que o “Crippler” já tinha 3 vitórias sobre o “Y2J”. O combate entre os dois no Royal Rumble, com o Título Intercontinental em jogo, ia por fim a esta rivalidade. Os dois têm um combate tremendo, onde mostram as habilidades fantásticas que possuíam, juntamente com ajuda de um Escadote. No final, Jericho finalmente consegue vencer Benoit e torna-se no novo campeão Intercontinental, o terceiro da conta pessoal nesta altura. Numa altura onde o Título Intercontinental tinha perdido um pouco da sua imagem em 1999 (com campeões que tiveram reinado insignificantes, como Ken Shamrock, The Godfather, Chyna, entre outros), estes 2 wrestlers conseguiram trazer novamente brilho ao segundo título mais importante da companhia.

http://youtu.be/5-sQ0CxGhqY

4 – The Rock vs Triple H (Summerslam 1998)

Na quarta posição, temos o combate escadote entre The Rock e Triple H, no Summerslam 1998. Tenho de dizer que adoro a rivalidade entre estes dois. Não importa se foi o ano de 1998, 1999 ou 2000, eu adoro quando o Triple H e o The Rock se defrontam dentro do ringue. Este foi provavelmente o melhor combate entre os dois. Este não foi só o culminar da feud entre os dois, mas sim o culminar da feud entre as stables de ambos os wrestlers. Triple H era o líder dos DX, enquanto que o The Rock era o líder da Nation of Domination, as duas stables de topo na altura da companhia. Assim sendo, ambos defrontaram-se num Ladder Match, onde o Rocky defendia o seu título Intercontinental contra Triple H. O combate é 5 estrelas e uma bela amostra do quanto importante era o título Intercontinental naquela altura. Não só está no Top 5 dos melhores Ladder Match, mas está entre os melhores combates da história do Summerslam. Este combate muda a carreira dos dois Wrestlers para sempre, de tal modo que no ano seguinte, ambos iriam se sagrar campeões da WWF.

3 – Shawn Michaels vs Razor Ramon (Wrestlemania 10)

Inicialmente, anunciado como sendo o primeiro combate Escadote da história da WWE (o primeiro de todos, que ocorreu em 1992, foi filmado, mas nunca apareceu na televisão). Ocorreu na décima edição da Wrestlemania, em pleno Madison Square Garden. O combate em questão é o Ladder Match entre HBK e Razor Ramon, pelo título Intercontinental. Tudo começa quando no final de 1993, Jack Tunney, o “presidente” da WWE, retira o título Intercontinental de HBK, pois este não o defendia com a regularidade necessária. Assim sendo, o título fica vago, e Razor Ramon é coroado o novo campeão, após ganhar uma Battle Royal. Porém, Michaels afirma que ele ainda é o verdadeiro campeão, e não Ramon. Assim sendo, para resolver a disputa. é marcado um combate entre os dois, pelo título Intercontinental na Wrestlemania 10. Contudo, não é apenas um combate normal, mas sim um combate escadote, onde os dois títulos Intercontinentais iriam estar suspensos no ar. Ambos têm um combate fabuloso, onde ambos revolucionaram o estilo de combate até aos dias de hoje. Muito graças à performance de HBK, o combate Ladder Match tornou-se num dos melhores da história e inspirou outras inovações do combate, que iriamos ver nos anos seguintes. Razor Ramon acaba por ganhar o combate e afirmar-se como o derradeiro campeão, mas para a história fica o revolucionário embate que inspirou uma geração.

http://youtu.be/ClzKiEZXFcE

2 – The New Brood vs Edge & Christian (No Mercy 1999)

Edge & Christian tornaram-se numa Tag Team em 1998, no mesmo ano das suas estreias. Eles “supostamente” eram vampiros e estavam ao comando de outro Vampiro de nome Gangrel. Este grupo tinha o nome de “The Brood” e apesar da Gimmick ser um pouco ridícula, estava bastante “Over” e dava prazer de ver. Porém, em 1999 Gangrel trai a dupla e torna-se no novo manager da “New Brood” que era composta por Matt e Jeff Hardy. Ambos começaram a ter combates entre si. No meu disto tudo, Terri Runnels anuncia que estava a oferecer os seus serviços como Manager, a uma Tag Team que conseguisse vencer o Torneio proposto por ela. Edge & Christian e a Brood chegam à final. A partir daí, a final do torneio torna-se num “Best out of 5”, o que significa que nos próximos 5 combates, a equipa que tiver 3 vitórias frente à rival ganha o torneio. Ambas as equipas ganham 2 vitórias cada, e o último combate para decidir o vencedor fica marcado para o PPV No Mercy 1999 num combate Ladder Match. Este combate logo à partida torna-se especial, pois até então ainda nunca tinha ocorrido um combate Escadote entre Tag Teams. As duas equipa combatem e Magia acontece. Tal como HBK vs Razor, estás duas equipas revolucionam este estilo de combate, usando o escadote de maneiras que até então ninguém tinha usado. O público só consegue ficar estupefacto e aplaudir, tal a qualidade do embate. No final, The New Brood consegue a vitória e os serviços de Terri Runnels. Mas a única coisa que todos se lembram é do fabuloso combate.

http://dailymotion.com/video/xa8nzf

1 – Triangle Ladder Match (Wrestlemania 16)

E no primeiro lugar deste meu Top, temos um dos combates mais populares da Attitude Era, que ocorreu na Wrestlemania 16. No ano de 2000, a WWE estava num dos seus auges a nível criativo, dispondo de um Roster invejável por qualquer companhia de Wrestling. Não importa se era o MidCard, Divas, Tag Team ou Main Event, a WWE estava forte em todos os sectores. Num desses sectores, o de Tag Team, a WWE estava no seu auge, algo que até aos dias de hoje não se voltaria a repetir. De várias Tag Teams que estavam na WWE, 3 equipas estavam em maior destaque: Dudley Boyz, Edge & Christian e os Hardy Boyz. Estas três Tag Teams estavam no topo das exibições em vários shows e tinham-se tornado em personagens bastante “over” na WWE. Sendo bastante diferentes entre si, as 3 nunca se tinham defrontado num único combate. Isso ia finalmente acontecer na WrestleMania 16, num Ladder Match, onde foi dado o nome Triangle Ladder. Em jogo estava os títulos de Tag Team, na posse dos Dudley Boyz na altura. O combate foi absolutamente inovativo e viram-se coisas que até aquela altura não tinham sido feitas em combates escadote. Após o absoluto caos, Edge & Christian conseguem a vitória e tornam-se nos campeões de Tag Team. Isto deu início a vários combates extremos que as 3 equipas viriam a ter entre si. Este apenas deu inicio a tudo e acabou por ser um dos melhores combates da história da Mania e o melhor combate Ladder Match que já se viu.

E aqui está o meu Top 5 do que considero serem os 5 melhores combates Escadote de sempre. Espero que tenham gostado do artigo. O que achaste deste Top? Eu gostaria bastante que vocês, leitores, também apresentassem o vosso Top 5 relacionado com este assunto de forma a prolongar-mos esta conversa. Adeus e até para à semana!

Sobre o Autor

- Escritor do artigo “The Bottom Line” e Ex- escritor do artigo "One on One". Acompanha Wrestling à 10 anos.

14 Comentários

  1. FrancisDreez - há 2 anos

    Bom artigo..adorei as tuas escolhas, mesmo apesar de ainda n ter visto alguns, sei a qualidade que tiveram..
    Neste top so incluis Lader match..n tlc n é

  2. John_3:16 - há 2 anos

    Gostei bastante desta tua escolha de ladders match parabéns rúben

  3. Dcastanho - há 2 anos

    bom artigo e com muitas boa escolhas pra o top os combates em su exelentes

  4. BRRM - há 2 anos

    Bom artigo.
    Ladder match é o meu tipo de combate favorito e todos os combates do teu top são fantásticos. O meu top é o seguinte:
    5- Jericho vs Benoit
    4- HBK vs Razor (SS 1995)
    3- HHH vs Rock
    2- HBK vs Jericho
    1- Triangle Ladder match

  5. Hildo - há 2 anos

    Excelentes escolhas. Meu top 5 Seria:

    5-) Jeff Hardy vs Edge – Extreme Rules 2009

    4-) Dolph Ziggler vs John Cena – TLC 2012

    3-) The New Brood vs Edge & Christian – No Mercy 1999

    2-) Shawn Michaels vs Chris Jericho – No Mercy 2008

    1-) Triangle Ladder match

  6. Julio - há 2 anos

    Ótima lista meu top seria :

    5- The New Brood vs Edge & Christian
    4- Jeff Hardy vs Edge Extreme Rules
    3- Razor Ramon vs HBK WM 10
    2- Triangle Ladder match WM 17
    1- Triangle Ladder match WM 16

    • Hildo - há 2 anos

      Na Wrestlemania 17 foi um TLC Match, não um Triangle Ladder Match.

      • Julio - há 2 anos

        Nossa assisti a luta e esqueci que foi TLC que fantástico pensamento :( então eu coloco a luta do Shawn Michaels vs Jericho no No Mercy 2008

  7. danielLP21 - há 2 anos

    Excelente artigo. Na Raw do dia seguinte ao No Mercy 1999 e no próprio PPV, as equipas Edge & Christian e os Hardy Boyz receberam ovações de pé. Combate extraordinário e 5 grandes escolhas.

  8. WADE_BARRET - há 2 anos

    Triangle Ladder Match nem tenho palavras para falar acerca desse combate para ser sincero.
    Dos melhores que vi.

    • ivan albuquerque - há 2 anos

      Como vai o seu ombro, não me venha com mais Bad News! ;)

      • WADE_BARRET - há 2 anos

        Ombro, a lesão afinal é um bocado grave, mas final de setembro estou de volta.

        Até lá, espero que o meu push não morra sinceramente, porque se isso vier a acontecer, provavelmente vou acabar como o Damien Sandow.

        Tenho umas férias para aproveitar e depois, o melhor Barret vai voltar !
        Abraços aqui do Brasil, vim ver o França vs Alemanha

Comentar

Login com Facebook

Editar avatar »

Notificações por email:

Wrestling.PT © 2006-2016 / Política de Privacidade / Disclaimer / Sobre Nós / Contactos / RSS Feed / Desenvolvido por Luís Salvador