The Bottom Line #55 – Top 5: Combates do John Cena

Olá a todos e sejam muito bem-vindos a mais uma edição do espaço “The Bottom Line”. Infelizmente, ainda não será hoje que conseguirei apresentar a última parte do Re-Booking. Assim sendo, irei hoje apresentar o Top5 dos melhores combates da carreira de John Cena, tal como fiz com Brock Lesnar, o seu adversário no Summerslam.

Uma coisa interessante que reparei ao fazer este artigo foi que encontrar o segundo e primeiro lugar foi fácil. Porém, achei mais dificil decidir os restantes lugares. A razão para isso, acredito ser pelo facto de John Cena ter quase sempre o mesmo combate (na grande maioria das vezes) e não ser muito fácil decidir os melhores entre eles. Assim sendo, vejam os lugares 5,4 e 3, mais como combates preferidos, e não tanto a sua qualidade técnica. Vamos então começar!

5 – John Cena vs Daniel Bryan (Summerslam 2013)

Para começar este meu Top, temos o Main Event do Summerslam do ano passado. A história por detrás deste combate é o de John Cena ter escolhido o seu adversário para o Summerslam, com base na reacção do público. Os fãs fizeram-se ouvir e expressavam claramente que queriam ver o Daniel  Bryan receber uma oportunidade pelo título da WWE. Assim sendo, um combate entre os dois foi marcado para esse evento. Contudo, Vince Mcmahon não via o Bryan como um lutador adequando para defrontar o campeão, tentando de tudo “alterar” a imagem de Daniel Bryan para uma, aos olhos de Vince, “mais respeitável”. Daniel recusou à força as tentativas de Vince o mudar, e Triple H saiu em defesa de Bryan, pondo-se no lugar de arbitro do combate, para que um verdadeiro vencedor ganha-se com justiça. Ambos os wrestlers desempenharam o seu papel bastante bem e o público também esteve fantástico. Durante 26 minutos, ambos deram todo o que tinham num dos melhores Main Events da história do evento. Depois chega  a altura que todos os fãs esperavam: Daniel Bryan atinge o Cena com uma potente joelhada na cara, no meio do ringue e faz a contagem para a vitória. Foi fantástico ver este wrestler que durante 15 anos lutou para chegar onde chegou e finalmente chegou ao topo do Wrestling. Foi uma pena que a noite não acaba-se com o Bryan como campeão, mas o combate foi excelente. Se dar também os parabéns a Cena, que com uma lesão no braço, conseguiu fazer com Bryan um grande combate.

4 – John Cena vs Rob Van Dam (One Night Stand 2006)

Na quarta posição temos um combate que ocorreu á cerca de 8 anos atrás. John Cena estava no seu segundo reinado como campeão da WWE e estava a dominar na WWE á coisa de um ano. Após ter arrumado os 2 maiores Heels da Raw, Triple H e Edge, ninguém sabia qual seria aquele que poderia tirar o Título a Cena. Rob Van Dam, tal como Cena, tinha dado nas vistas nos últimos meses, tendo ganho a segunda mala Money in the Bank de sempre. RVD, completamente diferente de Edge  (vencedor a primeira mala), decide informar o campeão, Cena, de quando irá fazer o cash in e ganhar uma oportunidade pelo seu título. Van Dam anunciou que iria enfrentar Cena no PPV anual da ECW, One Night Stand. Isto implicava uma grande vantagem em termos de apoio do público, pois RVD é um dos ECW Originals e Cena é odiado por esses mesmos fãs. Para “ajudar á festa”, é também anunciado que a ECW iria fazer o seu regresso como uma das Brands da WWE. A questão era será que RVD conseguiria vencer Cena e torna-se não só no campeão da WWE, mas também no novo ECW Champion? Como era de esperar o público ajudou bastante a este combate, o que o torna tão divertido de ver e rever. Não só isso, mas os dois wrestlers mostram uma grande qualidade de wrestling, tendo boa química entre si. Este foi o público mais hostil que Cena alguma vez teve e torna-se no ponto fucral do combate. Este combate também mostra um Cena sério, algo que não se costuma ver. No final, RVD consegue vencer Cena, com a ajuda de Edge, e torna-se no novo campeão da WWE, para delírio dos fãs presentes. O maior momento da carreira de RVD e um dos melhores combates de Cena.

3 – John Cena vs Edge (Unforgiven 2006)

Mais um combate que aconteceu no ano de 2006 e que se encontra no meio desta lista. Numa altura em que o Cena era tolerável (ao contrário dos dias de hoje), 2006 foi um ano que ficou marcado por uma grande rivalidade. Essa rivalidade foi entre dois homens: John Cena e Edge. Tal como foi dito acima, Edge “roubou” o título da WWE do Cena no começo do ano, dando inicio a esta rivalidade. Cena tinha encontrado um adversário à altura, que lhe deu bastantes problemas com o passar do ano. Os embates entre os dois teve bastantes reviravoltas, com os dois a trocarem o título entre si ao longo do ano. Era então altura de encontrar um derradeiro vencedor desta rivalidade. Assim sendo foi anunciado um combate TLC entre Edge e Cena para o Unforgiven 2006. Cena tinha poucas probabilidades de sair vencedor por vários factores, tais como: o facto de o combate ser na terra natal de Edge, o Canada, provocando um ambiente hostil para John, o facto de Edge ter derrotado o Cena na sua terra natal, apenas um mês antes e o facto de o TLC ser a especialidade de Edge, nunca perdendo um combate do género até então. O que se seguiu foi o melhor combate TLC entre apenas 2 lutadores. A acção nunca parou, ambos estão no topo da forma, houve Spots bastante bons durante o combate, entre muitos outros. No final, o Cena faz o FU do topo do escadote atirando o Edge para 2 mesas (uma encima da outra), pondo o “Rated R Superstar” fora do combate, deixando o Cena como o vencedor deste embate. Cena contra tudo e todos finalmente recuperar o seu título, conseguindo vencer o Edge no Canada, pondo fim a esta grande rivalidade.

2 – John Cena vs HBK ( Edição Raw 2007)

Na segunda posição, temos um combate que não aconteceu num PPV, mas sim numa edição da Raw. Estamos em pleno ano de 2007 e John Cena reina na Raw como campeão da WWE, agora no seu terceiro reinado. HBK, fora o seu oponente no Main Event da Wrestlemania 23. Porém, Michaels não conseguiu derrotar Cena, e John manteve o seu título da WWE. Contudo, é anunciado poucas semanas depois da Mania, um Rematch entre os dois wrestlers. O título da WWE não estava em jogo, mas HBK tinha muito a provar. Será que HBK conseguia vencer Cena? Ou John era imparável neste momento? Os dois lutaram numa edição da Raw no Reino Unido e o combate durou 1 hora. Foi um combate 5 estrelas e têm tudo o que um fã de wrestling pode querer: Bom wrestling, tremendo Storytelling, boas Moves, bom público, entre muitas outras coisas. Após uma 1 hora de “batalha”, HBK consegue atingir o Super Kick em Cena, do nada, e assegura a vitória. HBK provará que conseguiu vencer Cena no seu melhor. Este é considerado por muitos fãs como o melhor combate da história da Raw. Eu não sei se devo discordar ou não, mas seu que é um dos melhores combates da carreira de ambos os wrestlers.

1 – John Cena vs CM Punk (Money in the Bank 2011)

E em primeiro lugar temos este Clássico! Já ocorreu á 3 anos, mas parece que foi ontem. CM Punk, numa storyline muito bem construida (pelo menos inicialmente), anunciava numa Shoot Promo que o seu contracto iria terminar após o PPV Money in the Bank. Nesse PPV, Punk enfrentava Cena pelo título da WWE, e se Punk vencesse, significava que iria abandonar a WWE com o título mais prestigiado da Companhia. Porém, não foi o facto de Punk abandonar o que mais chocou os fãs. Foram as suas palavras contra Cena e os homens de Poder na WWE, que fizeram de Punk a personagem mais interessante da WWE nos últimos anos. Punk foi brutal nas suas palavras, o que tornaram esta Storyline muito interessante. Vince Mcmahon, semanas depois, tentou que Punk assina-se um novo contracto, mas sem sucesso. O que será que iria acontecer? Será que Punk ganharia o combate, na sua terra natal de Chicago, e tornar-se-ia o novo campeão da WWE? Ou Cena continuaria campeão absoluto na WWE. Cena teve o público mais hostil deste o PPV One Night Stand de 2006, e Punk teve uma recepção digna de um Rei. O combate foi perfeito na minha opinião, com fantástico wrestling, fantástico storytelling, boa interacção do público e muito drama. No final, depois de uma tentativa de intervenção sem sucesso de Mcmahon e John Laurinatis, CM Punk aplica o GTS e vence Cena no meio do ringue. Punk saia assim da WWE como o seu campeão, para uma grande fúria de Vince. Se me pedissem para mostrar um combate a uma pessoa que não é fã de wrestling, que tivesse acontecido nos últimos 5 anos, este seria o combate. Na minha opinião, o melhor combate da carreira de Cena.

E aqui está o meu Top 5 do que considero serem os 5 melhores combates da carreira de John Cena. Espero que tenham gostado do artigo. O que achaste deste Top? Eu gostaria bastante que vocês, leitores, também apresentassem o vosso Top 5 relacionado com este assunto de forma a prolongar-mos esta conversa. Adeus e até para à semana!

Sobre o Autor

- Escritor do artigo “The Bottom Line” e Ex- escritor do artigo "One on One". Acompanha Wrestling à 10 anos.

10 Comentários

  1. FrancisDreez - há 2 anos

    Mt bons combates, apesar de só ter visto o 5, o 4, e o 1..Que grande combate e que grande Money in the bank que foi

  2. TomDoidão786 - há 2 anos

    Combates impressionantes, vi-os todos :3 Mas o meu favorito sem dúvida que foi HBK VS Cena. Mas o combate que Cena teve contra o CM Punk também foi muito bom.

  3. Ri F - há 2 anos

    Vi-os a todos e posso dizer que o 5º está bem longe do top5, talvez lá em baixo no top10 mas nunca no top5.

  4. Matheus Silveira - há 2 anos

    Cena vs Punk , o melhor combate da carreira do Cena ? na minha opinião Cena teve combates muito melhores …

  5. Hildo - há 2 anos

    Excelente top, sem duvidas são excelentes combates, que exigiram que o Cena mostre o que vale no ringue. aqui fica meu top, não muito diferente do seu.

    5-) John Cena vs Kurt Angle: No Mercy 2003

    4-) John Cena vs HBK: Raw 2007

    3-) John Cena vs Daniel Bryan: Summerslam 2013

    2-) John Cena vs Edge: Unforgiven 2006

    1-) John Cena vs Cm Punk: Night of Champions 2012 e Money in the bank 2011, a meu ver ambos estão no mesmo patamar.

  6. Jardel Silva - há 2 anos

    Como sempre o combate mais overrated da história reina…não entendo msm esse combate foi bom?foi,mas nunca foi 5 Star vejam a luta do Kazuchida Okada Vs Kota Ibushi nesse ano e veem que foi melhor que essa tal de 5 Star e a imprensa disse que foi 4,25 Star kkk simplesmente esses caras não sabem msm o que é uma luta de wrestling.

  7. Zé Tomé Dias - há 2 anos

    É uma óptima lista, só não vi ainda os combates 2 e 3, mas apesar de haver quase só derrotas do cena, deu espetáculo a sério em todos eles.

  8. d-sept - há 2 anos

    Boas escolhas, sinceramente não mexia nessa lista, sendo que o Cena é um wrestler que consegue sempre oferecer bons combates.
    Recordo-me de combates com JBL quando ganhou o 1º titulo, a sua rivalidade com Batista, Triple H e Randy Orton, sempre nos proporcionou grandes combates, então com o CM Punk, era sempre que pisavam o ringue…
    Btw, bom artigo e acho interessante o facto desse top 5 dos melhores combates do Cena ter 4 derrotas :D

  9. Rúben Rosa - há 2 anos

    Não sabemos? Já ouviste falar em “Working the Crowed? Vês uma coisa bastante importante do mundo do wrestling a acontecer muito pouco no Japão e dizes que esses combates é que são melhores? Sim, eu e os outros é que não sabemos do que falamos…..

Comentar

Login com Facebook

Editar avatar »

Notificações por email:

Wrestling.PT © 2006-2016 / Política de Privacidade / Disclaimer / Sobre Nós / Contactos / RSS Feed / Desenvolvido por Luís Salvador