Existem 2 vagas na Equipa do Wrestling PT para publicar notícias. Candidata-te!

The Bottom Line #8 – My Favorite Promos In Wrestling

Olá a todos e sejam muito bem-vindos a mais uma edição do espaço “The Bottom Line”. Na edição desta semana resolvi falar sobre as minhas promos favoritas e também falar um pouco sobre este factor muito importante no mundo do wrestling no geral.

Bem, as promos são uma parte bastante importante num wrestler, pois é aquilo que irá ajudar uma determinada personagem a ficar “Over” com os fãs de wrestling e também a criar uma personagem. Não só isso, mas essas promos servem para dar um ar de importância a uma determinada feud de forma a conseguir “vender” a mesma ao público, para que essas mesmas pessoas se sintam interessadas a ver um determinado show ou PPV de forma a verem a continuação ou o fim dessa rivalidade.

Sendo uma parte tão importante no mundo do Wrestling, não existe uma verdade absoluta no que toca a realizar promos. O que quero dizer com isto? Por exemplo, temos o Stone Cold Steve Austin que era a personagem rebelde que todas as semanas ia contra a “tirania” do Vince Mcmahon. Assim, realizava promos consoante essa sua personagem. Mas imaginemos que alguém como, por exemplo, Triple H fazia o mesmo tipo de promo, no mesmo tom de voz com as mesmas palavras, resultaria? Não, e não digo isto por achar que o Triple H não tem boas Mic Skils. Digo isto pois não é esse o tipo de personagem do Triple H, logo não resulta. O que quero concluir com isto é que promos podem ajudar e formar uma certa personagem, mas o “look” e aspecto da mesma tem que condizer com o que é dito ao microfone. Ou é algo natural que o público gosta ou então não irá resultar.

Assim sendo, tivemos grandes “Promo Cutters” ao longo da história do wrestling. Alguns tinham as qualidades dentro do ringue que eram tão boas como as qualidades ao microfone como, por exemplo, Shawn Michaels, Ric Flair, Randy Savage, Chris Jericho, Undertaker, entre muitos outros. Porém, existiam outros wrestlers que apenas tinham o microfone para se tornarem relevantes, exemplos de Hulk Hogan, JBL, John Cena, Kevin Nash, entre outros. Mas não são só os wrestlers que demonstram qualidade ao microfone, pois os melhores “Promo Cutters” da história do Wrestling são os Managers. Bobby Heenan, Jim Cornette, Paul Heyman, entre outros, são apenas alguns dos Managers que tinham o público na palma da sua mão e ajudavam a dar credibilidade às suas personagens e também aos seus adversários ou associados.

Todos estes factores fazem com que as Promos sejam uma das minhas coisas preferidas no mundo do Wrestling. Sendo assim, gostava de vós apresentar o meu Top5 de promos preferidas. Ao contrário de combates, as promos não são tão fáceis de avaliar do ponto de vista de qualidade, sendo que uma determinada “entrevista” ao microfone pode tocar os fãs, mas nunca da mesma maneira. Acabando este pequeno aparte, vamos começar a apresentação do meu Top.

5 – CM Punk Shoot Promo (2011)

No nº5 temos uma promo que não ocorreu assim tanto tempo. CM Punk tinha o seu contrato no fim e, em poucas semanas, iria embora da WWE, pois não queria renovar o seu contrato. Porém antes de dar por terminado o seu contrato com a WWE, a companhia resolveu mete-lo numa feud pelo Título da WWE de John Cena. Assim sendo, numa das semanas em que se fazia o build up para o combate que iria ocorrer no PPV Money in the Bank de 2011, a WWE deu um “passe livre” para que Punk pudesse dizer aquilo que quisesse numa promo, nos últimos minutos da Monday Night Raw. O resultado? Um Shoot que ficará na memória por muitos anos. Punk disse tudo o que lhe vinha na alma e criticou diversos wrestlers como o Cena, The Rock e Triple H, como também os fãs e a família Mcmahon. O que torna esta promo memorável e uma das minhas preferidas é que CM Punk realmente sentia tudo aquilo que estava a dizer e nós, como fãs, sentíamos também a raiva que ele sentia e que à muito queríamos manifestar. Merece, sem dúvida, ser vista e revista!

http://youtu.be/2OS9wZGb_3g

4 – Stone Cold WHAT! (2002)

O que dizer desta promo? Basicamente, uma das Superstarts mais famosas de sempre, Stone Cold Steve Austin, resolveu em 2001 implantar uma nova “catchphrase” na sua personagem de nome “WHAT!”. Como é normal o público rapidamente “abraçou” esta nova frase e começou a prenuncia-la sempre que o Steve Austin terminava de dizer algo. Uma das melhores alturas para esta frase ser utilizada foi no principio de 2002, onde Austin, numa promo, falava do que ia fazer no combate Royal Rumble que se aproximava. O que aconteceu? Um dos maiores “festivais” de “WHAT” que alguma vez se presenciou. Esta “catchphrase” teve tanto impacto que ainda hoje é utilizada pelos fãs. E esta promo é uma das minha preferidas por o quanto engraçada e divertida acabou por ser.

http://youtu.be/J3kqfuGHbeI

3 – HBK Is Back to Montreal (2005)

O Shawn Michaels não só é um dos melhores wrestlers de todos os tempos, mas também um dos melhores “promo cutters” de sempre. Em 1997 ninguém era melhor ao microfone que Shawn Michaels, seja em que companhia fosse. Isto porque era um heel tremendo e sabia sempre como conseguir bastante “heat” do público. Ora em 2005, quando o HBK já tinha vencido os seus problemas com as drogas e encontrou Deus, Michaels era uma pessoa bastante diferente do que nos tinha habituado, pois já não era o pequeno “diabo” que arranjava sempre discussões no backstage ou tentava sempre “enterrar” os outros wrestlers em favor de si próprio. Agora era um homem de família que tentava sempre por “over” os jovens talentos. Em 2005, Michaels estava a entrar numa feud com Hulk Hogan e em Montreal, cidade onde à 8 anos atrás ocorreu o Screwjob onde HBK esteve envolvido, Shawn resolveu mostrar durante uma promo o seu lado “negro” que nos tinha habituado. E o resto é pura magia. Shawn goza com o público e com Bret e Hogan, ao mesmo tempo que se glorificava. Esta promo fez esta feud e é uma das minha preferidas de sempre. Qualquer um merece vê-la.

2 – Austin Shoot in ECW (1995)

Já estamos perto do fim. A próxima promo é a minha Shoot preferida, levada a cabo por Stone Cold Steve Austin. Em 1995, após ter sido despedido da WCW, Austin assina pela ECW e, apesar de ficar lá por poucos meses, teve impacto, muito por esta promo, onde Paul Heyman deixou que Austin disse-se todo o que tinha para dizer sobre a sua passagem pela WCW. Assim sendo, Austin arrasou por completo a WCW, principalmente os responsáveis por a companhia. Criticou as politicas de Backstage que o impediram de chegar ao topo, disse que nunca lhe foram realizadas as promessas que lhe prometeram, e criticou o Eric Bischoff por o ter despedido por telefone sem ter a coragem de o fazer na cara. Uma palavra: Épico!

1 – The Rock in Toronto (2003)

E esta é a minha promo preferida. The Rock, um dos melhores wrestlers ao microfone, em 2003 fez o que eu considero ser um dos exemplos de uma grande promo. O Rocky tinha regressado à pouco tempo, depois de ter tirado um tempo para fazer um filme. Os fãs não reagiram bem e desde o seu último combate até então (contra Lesnar no SummerSlam de 2002) que o criticavam por isso. Assim sendo, quando o The Rock regressou no começo de 2003, a WWE decidiu aproveitar isso e tornar o The Rock um heel onde este se mostrava superior por ter estado em Hollywood. Após o No Way Out de 2003, The Rock passa da Smackdown para a Raw e, no seu primeiro dia na Brand Vermelha, ele faz uma promo fantástica onde arrasa o público de Toronto. Só mesmo vendo é que se compreende a qualidade que teve e, nada do que eu escreva poderá avaliar a 100% esta promo. Uma das melhores promos de sempre e a minha preferida!

http://dailymotion.com/video/x53d9l

E chegamos ao fim de mais um “The Bottom Line”. Espero que tenham gostado do artigo. Com este espaço estou a tentar ser mais diversificado e apresentar coisas diferentes e por isso espero não estar a desiludir. Estas são as minha promos preferidas, mas e vocês? Quais são para vocês os melhores “promo cutters” ou as vossas promos favoritas? Deixem a vossas respostas num comentário ao artigo. E também gostaria de deixar uma pergunta para vocês.

Pergunta

– Pensam que seria interessante se eu fizesse o Re-Booking de algum determinado ano da WWE?

Obrigado e até para à semana!

Sobre o Autor

- Escritor do artigo “The Bottom Line” e Ex- escritor do artigo "One on One". Acompanha Wrestling à 10 anos.

22 Comentários

  1. Nuno - há 3 anos

    Belo artigo !

    Realmente o The Rock é espetacular ao microfone , concordo plenamente co, o número 1.

    Sim acharia interessante.

  2. Carlosilva - há 3 anos

    Bom artigos e exelentes promos tmb,parabéns.
    – Pensam que seria interessante se eu fizesse o Re-Booking de algum determinado ano da WWE?
    resposta:Sim seria muito interessante,o ano podia ser 1998(o melhor da atitude era para mim),o ano de 2002,2006 ou 2011.

  3. MaskedHeel - há 3 anos

    Adoro a promo do WHAT? assim como a que o The Rock fez na raw antes do armageddom

  4. Miguel - há 3 anos

    A do The Rock para mim era a 2 e em primeiro ficava o Austin 3:16

  5. BRRM - há 3 anos

    Bom artigo. Nunca tinha visto a do Rock, a shoot do Austin na ECW e a do HBK mas são realmente muito boas mas a minha preferida é a do Austin depois de ter ganho o KOTR. E acho que seria interessante se fizesses o re-booking de um ano da WWE, eu gostava que fosse o de 2001 ou 2002.

  6. danielLP21 - há 3 anos

    Wow… O Austin era tããããão diferente com o cabelo loiro! Nem parece ele! Nunca tinha visto esta promo, brutal!

    A promo do Rock também é épica. Não a considero a melhor de sempre ( longe disso), mas é mesmo muito boa. Aquela parte em que ele goza com os fãs por ficarem todos contentes quando alguém diz o nome da terra deles é genial, até porque isso também me irrita bastante!

  7. MaskedHeel - há 3 anos

    Acrescento na minha lista ali em cima essa promo épica do macho man http://www.youtube.com/watch?v=ZgcdyGB7hpg

    • Rúben Rosa - há 3 anos

      Muito bom também, o Macho Man faz sempre grandes promos. Mas a minha preferida dele foi na Wrestlemania 8 após vencer o Ric Flair

  8. Its me, it was me all along Austin - há 3 anos

    Um re-booking como assim? Aprofunda ai melhor a tua ideia.

    • Rúben Rosa - há 3 anos

      Basicamente seria pegar num determinado ano da WWE (exemplo: 2001) e fazer o booking da mesma, construir as storylines e tudo mais. Isso chama-se de Re-booking. Basicamente pensei que seria interessante apresentar um determinado ano do meu ponto de vista.

      • Its me, it was me all along Austin - há 3 anos

        Ah ok. Eu gostava que bookasses um ano de 2004, no auge da Ruthless Agression Era, com PPVs exclusivos e isso tudo. Penso que esse seria um ano engracado.

  9. Miguel Carlos - há 3 anos

    Boa edição! O tema é fabuloso e fora do vulgar, o que o mais torna interessante.

    Tenho muitas promos que me marcaram e não as consigo ordenar.

    Quanto à pergunta, acho que seria muito interessante fazeres um re-booking. Se queres que te diga um ano recente – 2011 – que foi um ano com mau booking e que “precisa de ser re-bookado”. Se não, se queres re-bookar bons anos, olha tens 1999, 2002, 2004…

  10. Anónimo - há 3 anos

    Só para salientar um facto interessante, na promo do HBK aos 4 min e 9 segundos aparece um gajo no público com uma camisola do FCP.

    • Rúben Rosa - há 3 anos

      Pois é xD

      Esta promo está no último DVD do Shawn Michaels e sempre que o tal individuo aparece com a camisola do Porto distrai bué XD. E nem sou adepto do clube

  11. Tunes9 - há 3 anos

    Gostei muito das promos do Punk e do Austin (What???), mas, as outras também são muito boas.

  12. Arthur - há 3 anos

    A promo do Shawn foi épica!!Conseguiu ser engraçado e sadico ao mesmo tampo sauhsauhhuas

    • Rúben Rosa - há 3 anos

      Grande promo. O Hassan era uma grande personagem, só é pena nunca ter sido tão grande como merecia

Comentar

Login com Facebook

Editar avatar »

Notificações por email:

Wrestling.PT © 2006-2016 / Política de Privacidade / Disclaimer / Sobre Nós / Contactos / RSS Feed / Desenvolvido por Luís Salvador