Top Ten #26 – PPV’s de uma só ocorrência

Sejam bem-vindos ao Top Ten desta semana, num fim-de-semana com cheiro de Battleground no ar. Um PPV estreante e cujo nome nunca vimos antes a constar na grelha de PPV’s. São muitas as vezes que acontece vermos um PPV novo que comece uma nova cadeia ou que dure alguns anos – às vezes não muitos. Outra coisa que também já aconteceu… Foi vermos um PPV por uma única vez. E fica a questão… Será que ficamos com saudades deles… Ou nem sequer nos lembramos? Olhemos para este Top Ten – onde não incluí este novo Battleground nem o Payback, porque foram este ano e pode haver mais no próximo – e veremos se dá para se recordarem de todos.

10 – WWF This Tuesday in Texas (1991)

A abrir este Top Ten, apresento aquele que também é o exemplo mais antigo, decorrido em Dezembro de 1991. Uma tentativa de estabelecer a Terça-Feira como um dia alternativo para PPV’s. Vendeu pouco e revelou-se uma desilusão com fracas vendas. Tentariam anos mais tarde com o Taboo Tuesday. Para além de poucas vendas, também apresentou um curto cartaz constituído por apenas 5 combates. E com pouca inspiração no nome, como podem verificar… “This Tuesday in Texas”, só isso. Mas como main event ainda apresentou um combate com Undertaker a defender o título da WWF contra Hulk Hogan. Lembram-se deste combate e de quem o ganhou?

9 – WWF Mayhem in Manchester (1998)

E do Texas passamos para o Manchester, onde se deu um dos vários PPV’s exclusivos do Reino Unido – logo não se admirem se ao longo deste Top aparecerem vários exemplos Britânicos. Em Abril de 1998, foi o último evento a utilizar o logo e cenário antigos, antes de fazer a transição para o logo e cenário que associámos à Attitude Era. Foi um evento bem recebido e apresentou-nos dois main event, com Stone Cold a defender o título da WWF contra Triple H e um grande embate entre Undertaker e Kane. Alguém sabe como isto se desenrolou pelas terras da Rainha?

8 – WWE Capitol Punishment (2011)

Talvez mais lembrado por ser mais recente, mas por outro lado, até foi relativamente esquecível. Com um conceito à volta da capital Washington D.C. e a Casa Branca, com direito a terríveis segmentos com um falso Barack Obama – apesar que o “Do you want to see my Cobra?” do Santino ainda conseguiu efeito em mim. Sem direito a segmento por razões geográficas, de conceito ou por ter sido desapontante, não foi um PPV muito memorável devido à sua fraqueza, salvo alguns bons combates. O main event colocou John Cena frente a R-Truth pelo título da WWE. Lembram-se desta fase cómica de Truth?

7 – WWF One Night Only (1997)

Sim, é possível que este nome vos seja familiar. E talvez seja de algo mais recente, mas já em Setembro de 1997 a WWF fizera algo com esse nome, como referência a um evento em Birmingham, na Inglaterra – mais um. A sua disponibilidade foi limitada, daí que tivesse muito poucas vendas mas foi um evento bem recebido, com o card e as performances dos Superstars – em especial Shawn Michaels – a receberem aclamações. Os main events foram promissores, com Bret Hart a defender o título da WWF contra Undertaker e com Shawn Michaels a derrotar British Bulldog pelo título Europeu – combate de fecho. Que acham que um PPV fechar com um combate por esse título?

6 – WWE Breaking Point (2009)

Um caso mais recente foi o Breaking Point, em Setembro de 2009, cujo conceito até podia suscitar algum interesse. O PPV girava à volta das submissões e os combates tinham de acabar em submissão. Não foi um festim técnico como seria de esperar com essa premissa e em vez disso apresentaram combates fracos e maus finais, originando um PPV fraco e com má recepção. Como main events, existiam altas expectativas: Randy Orton a defender o título da WWE contra John Cena num combate “I Quit” e CM Punk a defender o título Mundial num combate se submissão. Terão estes combates salvo o evento?

5 – WWE The Bash (2009)

Isto supostamente é o Great American Bash, mas olhando como deve ser, é um PPV com um nome muito fraquinho. Foi em Junho de 2009 que a WWE apresentou este PPV de nome abreviado e de existência única, cuja recepção foi muito amena e onde faltou muita faísca – 2009 foi um ano difícil. Apesar de tudo, ainda tinha uma proposta de bom main event, com Randy Orton a defender o seu título da WWE contra Triple H num bem disputado 3 Stages of Hell. Quem estava a assistir na altura?

4 – WWF Capital Carnage (1998)

Mais um evento decorrido em terras Inglesas, este em Londres e em Dezembro de 1998. Notável pelo incidente com Jim Ross a sofrer o seu segundo ataque de Bells, ao vivo durante o evento. Com isso de parte, foi um card bastante recheado, para os fãs Europeus, e com 2 main events promissores, um deles a colocar The Rock a defender o título da WWF contra X-Pac e um Fatal 4-Way com Gerald Brisco a servir de árbitro convidado a estabelecer ordem entre Steve Austin, Kane, Mankind e Undertaker. Um PPV a ser recordado nos dias de hoje?

3 – WWE Fatal 4-Way (2010)

Ter um PPV com uma ideia de que alguns dos seus combates mais importantes são disputados sob as regras de Fatal 4-Way não é má ideia. Dá para vários combates entusiasmantes. O que talvez não seja muito boa ideia é a de dar exactamente o mesmo nome do combate ao PPV, porque simplesmente não tem o mesmo “hook”. Outra coisa que também não foi muito boa ideia foi encurtar a duração do evento, tirando 25 minutos do usual, algo que desiludiu os fãs. O PPV apenas aconteceu uma vez porque talvez os oficiais se tenham apercebido que fosse difícil arranjar histórias todos os anos para conseguir 3 candidatos para fazer Fatal 4-Ways. E ficaram-se por aí. Os combates disputador sob estas regras foram: o das Divas, com Eve Torres a defender o título contra Alicia Fox, Gail Kim e Maryse; Jack Swagger a defender o título Mundial contra Rey Mysterio, CM Punk e Big Show; o evento principal que via John Cena a defender o título da WWE contra Sheamus, Randy Orton e Edge. Este é recente, por onde andavam quando decorreu, viam-no ao vivo por aqui por estas bandas?

2 – WWE Global Warning (2002)

Um caso mais especial, daí estar guardado aqui para as primeiras posições – não é que houvesse lá grande ordem no posicionamente destes PPV’s, nem dá como o fazer. E é um caso especial por ser diferente, é o único PPV decorrido na Austrália, como parte da “Global Warning Tour” e que foi gravado e lançado em PPV, DVD e VHS – ainda podia haver quem quisesse VHS em 2002. Pouca informação tenho eu sobre o card, mas acho que aquela malta Australiana deve ter gostado de receber a boa gente da WWE… Faltava lá a Emma, mas ainda era uma criança…

1 – WWF Invasion (2001)

Guardei o mais especial para a primeira posição, neste Top de pouca importância nos posicionamentos. E porque é que este é tão especial? Porque este é um PPV que representa um episódio muito específico da história do wrestling, com um título que diz exactamente do que se trata. Não dá para se ter uma invasão todos os anos, havia de ser bonito. Adorada por muitos e desprezada por outros, a história da invasão da WCW e da ECW deu frutos, de qualquer forma, já a começar por este PPV decorrido em Julho de 2001. O interessante main event viu duas equipas a defrontar-se. A “Alliance” da WCW e da ECW, composta por Booker T, Diamond Dallas Page, Rhyno e os Dudley Boyz contra a “Team WWF” repleta de estrelas como Stone Cold Steve Austin, Kurt Angle, Chris Jericho, Undertaker e Kane) Quem é que gostaria de ver um novo “Invasion” a trazer malta da TNA? – eu por acaso não, mas há-de ser o sonho de muitos…

E assim se conclui o Top Ten desta semana, espero que não tenham desgostado o tema. Digam lá o que sentem quanto ao tema e ao artigo e quanto aos PPV’s, se se lembram de mais algum que só tenha existido uma vez, se acham que algum dos que aqui está podia ter acontecido mais vezes e se gostaram de ver aqueles que aqui constam e que viram. O que quiserem, ninguém vos ensina como comentar artigos.

Para a semana não quero falhar, que tenho pegado bem, logo planeio estar cá de novo. Até lá, um bom Battleground a todos.

Sobre o Autor

- Escritor do artigo “Top Ten”.

7 Comentários

  1. Conspo - há 3 anos

    Boa edição.O Top Ten continua a ser dos meus artigos favoritos

  2. lolla - há 3 anos

    Muito bom post! Os “top ten” estão cada vez melhores.

  3. Nunex - há 3 anos

    só não concordo com o Capitol Punishment de resto está muito bom o Top

  4. joaop - há 3 anos

    essa ultima montagem está brutalissima! bom artigo! so por causa disto vou rever o ppv invansion.. ou nao… pq nao o acho em lado nenhum!

  5. KS8 - há 3 anos

    Está muito bom este artigo…parabéns ao escritor fez um ótimo trabalho :)

  6. PedroSWWE - há 3 anos

    Bom artigo!
    Bem me parecia que o Barack Obama era falso, só pela cara, e pela voz tambem mas nunca tinha tido ninguém que mo comprovasse, mas agora já tenho!
    Tenho saudades de alguns desses PPV’s que ocorreram apenas uma vez, do Breaking Point e do Fatal4Way!

Comentar

Login com Facebook

Editar avatar »

Notificações por email:

Wrestling.PT © 2006-2016 / Política de Privacidade / Disclaimer / Sobre Nós / Contactos / RSS Feed / Desenvolvido por Luís Salvador