Top Ten #68 – Senhores das Calinadas

Sejam bem-vindos a mais uma edição do Top Ten e, descansem, não há mais referências às Bellas por aqui. Por muito “tão mau que é bom” que se considerem os segmentos “Growing Up Bella”, quis-me concentrar noutras coisas do Raw. O que foi difícil, porque não estavam lá muito bons a dar uma para a caixa. Um Raw tão estranho e duvidoso que Triple H até se esqueceu que companhia era. E falou-nos da WWWE.

Ora, Triple H até é um tipo que se safa lindamente ao microfone e faz lá trabalhos impecáveis. Teve esta escorregadela porque é humano. Já outros antigos e actuais colegas seus, tiveram batalhas mais intensas com a própria língua e acabavam a sair por baixo. É com eles que preencho esta tabela porque o que vocês gostam é de uma boa disparatada. Mas, quem sou eu para julgar? Também eu! Vejam lá estes exemplos – alguns têm apenas uma calinada-mor, outros já têm o seu lugar aqui garantido pela sua bela colecção de patadas na gramática.

10 – Lex Luger

http://youtu.be/BHTj7qfnTak

Nos seus tempos antigos, até nem era daqueles que cuspia asneiras com frequência. Tinha uma tendência a perder as estribeiras e isso, realmente, podia limitar-lhe os discursos. Mas já mais tarde, quando não tinha muito para dar fisicamente, começou a ver-se à rasca verbalmente também. Recordem este momento já incluído num antigo Top Ten referente a gente passada da mona em promos, com Luger a batalhar com a própria camisola e, claro, com a simples frase que tinha que pronunciar. Nem o nome do evento sabia. HE’S PISSED NOW!

9 – Mr. Perfect

http://dailymotion.com/video/x5tpe7

Perfect em tudo… Mas aparentemente não em palavras. Também não é uma máquina de asneiras mas tive que o incluir por um momento marcante. Esta promo hilariante que deu na Wrestlemania IX, momentos antes de enfrentar precisamente o senhor da entrada anterior, Lex Luger. Nestes tempos, Luger ainda não era o patriota do “Lex Express” ou do “Love it or leave it” e tinha a sua personagem Heel rodeada de espelhos e exibicionista de músculos, à qual chamavam “The Narcissist” Lex Luger. Nome que Mr. Perfect deve desprezar, tamanha foi a sua batalha com esse nome. Tão à rasquinha que ele se viu para tentar falar no… Lexicist? Qualquer coisa. Lá culpou o entusiasmo e foi para o ringue fazer o que ele bem sabe. Mas o momento ficou. E falta saber se isso também ficou nos genes ou se o filho já sabe, a partir de agora, a começar neste momento, já, a partir de agora, dar uma promo…

8 – Owen Hart

http://youtu.be/voa2sXaKqk4

Ligação directa ao Top Ten da semana anterior, onde se fez referência a este preciso momento. Já lá falei do desentendimento entre os irmãos Bret e Owen, logo não há necessidade de recontar aqui a história toda. O importante é a nota que deixei no fim dessa entrada que não vos quero obrigar a reler. Mas, suponho eu, que tenham entendido a referência nessa nota. Owen estava nervoso. Bret tinha sido egoísta. E foi por isso mesmo que ele o deixou e abandonou ali no ringue depois de o atacar. THAT’S WHY HE KICKED HIS LEG OUT OF HIS LEG! Ele lá sabe o que fez!

7 – Booker T

http://youtu.be/gu67hy0yYn4
http://youtu.be/lRAehVrkuIY
http://youtu.be/5ZIWrB_muDs
http://youtu.be/a1o82BVKFp8

Senhor dos seus próprios disparates, não dá para comparar a ninguém e quanto menos sentido fizer, mais pertence à marca Booker T. Apesar de ser mais autor das suas próprias frases que, não contêm propriamente erros mas que deixam qualquer um a coçar a cabeça, Booker T também é senhor das suas escorregadelas. Mais que um erro morfológico e/ou gramático, foi um uso de calão inesperado, fora de contexto e capaz de queimar qualquer um, se levado muito a sério – apesar da etnia de Booker T lhe dar um certo privilégio quanto à utilização da palavra. Quem acaba por sair pior no meio disso tudo até é Hulk Hogan, porque a coisa era com ele! Assim, ficou ele a saber que eles iam atrás dele. O resto, Booker T o esclarecerá.

6 – John Laurinaitis

http://youtu.be/GnYPKovFAWA

People Power! Johnny Ace, o veterano irmão do lendário “Road Warrior” Animal, teve uma recente passagem como “Mr. John Laurinitis” e “Executive Vice-President of Talent Relations and Permanent General Manager of Both Raw and Smackdown”, após um período como “Executive Vice-President of Talent Relations and Interim General Manager of Monday Night Raw”. Batalhou com CM Punk nessa altura. Batalhou com John Cena. Batalhou com Teddy Long. Batalhou com a sua própria garganta para fazer sair dali qualquer tipo de voz. Batalhava com a sua própria postura para não se desfazer a rir durante segmentos. E, claro, a mais árdua: batalhava contra a própria língua e lutava com suor, sangue e lágrimas para conseguir pronunciar palavras. Até chegou ao ponto de dar as boas-vindas a The Miz à “Team Teddy… Johnny!” Exacto, ele até no próprio nome se enganou.

5 – Michael Cole

http://youtu.be/1A0xbqV_V6M

Não é propriamente alguém que dê promos. Em tempos já o foi e quem acompanhou a história sabe bem que o fez durante demasiado tempo. Mas é alguém cujo principal e até único trabalho se baseia em falar. É a voz dele que tem que se ouvir sempre nos programas principais – infelizmente, para muitos. E daquela voz também já saiu cada tiro ao lado de fazer muita boa gente levar a mão à testa. A juntar àquele seu talento antigo de trocar os nomes de quantas manobras fosse possível, Cole já protagonizou vários momentos de asneira verbal em TV. No caso de dúvida, perguntem ao marido do Triple H e ao manager que ele recebeu. Vintage Michael Cole!

4 – Hulk Hogan

http://youtu.be/CWC42Mz_L48
http://youtu.be/eA2BQXwlOOE

Temos que confessar uma coisa: ele era bom talker em atitude. Tinha carisma e intensidade para transmitir entusiasmo e electricidade numa promo. Mas não era propriamente um orador exemplar. Podia atrapalhar-se tanto a formar uma frase como a tentar vender um Chokeslam, só que talvez entalando-se ainda mais. Isto foi-se sucedendo ao longo de toda a sua carreira, mas o caso mais berrante teve que ser numa fase mais tardia, na sua última ronda activa na WWE, numa feud com Vince McMahon, numa fase pré-Mr. America. Uma promo intensa perdeu toda a sua intensidade quando Hogan dá um tropeço bem grande no seu discurso e não ganha mais tino daí para a frente. O que é que ele disse que era? Vão lá recordar.

3 – Scott Steiner

http://youtu.be/UqT0quOMMBU

Como raio é que ele não havia de entrar aqui? A vossa única surpresa será talvez como é que ele ficou numa posição tão baixa. E está no pódio! Steiner, após a sua degradação física, acabou por se tornar mais marcante como um lutador singular, pelos disparates que cospe a cada vez que abre a boca do que por combates propriamente ditos. Em ringue, tem alturas em que um combate dele é composto só por Belly-to-Belly Suplexes – só German Suplexes é que é fixe, Steiner. A sua variação consiste mais no campo lexical, e é vê-lo a negar qualquer “sympy” pelos adversários, a lutar com países, por aí fora. O seu forte é a matemática! Ou então não.

2 – Sid Vicious

http://youtu.be/SkkTUxlcaUI

Já estão a ver porque é que o Steiner não ficou com a primeira posição? O que não falta aí são tolos! Especialmente se forem legitimamente tolos e apenas se saiba de comportamentos de loucura no backstage. Daqueles que até pensamos, com alguma pena, se eles sabem sequer metade da piada que têm. Sid Vicious ou Psycho Sid é um exemplo de alguém que tem uma assustadora quantidade de corpo. A quantidade de cérebro também é, mas é pela razão contrária. Com óbvias dificuldades em conseguir falar de forma coerente, difícil será encontrar algo em que ele não diga alguma asneira. Até já pediu para cortar e começar de novo, esquecendo-se que estava ao vivo. Mas ao menos, ganha sempre nalguma coisa. O seu adversário é sempre metade do homem que ele é. E ele tem sempre metade do cérebro que o adversário tem. Sim, Sid, nós sabemos, não precisas de dizer.

1 – Mike Adamle

http://youtu.be/BeFiIl4i5lc
http://youtu.be/dp6bHBwuYJ4

Pensem bem… Quem mais para a primeira posição do que alguém que esteve tão pouco tempo na WWE e deu mais erros que todos os participantes aqui presentes juntos? Mike Adamle, ex-comentador da ECW e General Manager do Raw, tem que ser dos indivíduos mais criticados pelo público pelos seus constantes erros. O que pode abrandar a coisa e causar algum remorso de tanto ódio e gozo é saber que, na verdade, Adamle sofre de epilepsia, o que dificulta o seu discurso. Aí sabemos que a culpa é mais da WWE do que dele próprio. Mas nada que o impeça de ocupar aqui a primeira posição pelos seus botches em palavra sim palavra sim, nos comentários da ECW – e estava a substituir Joey Styles, pensem lá – e mais constantes entalamentos como General Manager do Raw, mesmo seguindo um guião. Em caso de dúvida, perguntem ao Jeff Harvey.

Com estas dez batalhas linguísticas, espero que ainda saibam falar a vossa própria língua e que não tenham perdido os dotes na língua secundária. Para evitar mais chatices, isto acaba já aqui, senão daqui a nada um gajo até se esquece como é que se lê e se escreve o próprio nome – e o meu é comprido e complicado, logo o melhor é não arriscar. Se quiserem realmente destruir o pouco que resta de integridade gramatical neste pobre artigo, estejam à vontade de acrescentar mais exemplos de calinadas das boas e de senhores portadores delas com frequência. Por aqui me despeço e deixo uma última nota e observação: estes todos, ainda assim, são melhores que os comentadores de futebol da TV nacional! Tenho dito! Até à próxima semana, fiquem bem e, aos mais novos, se já cheirar ao regresso às aulas… Inspirem bem fundo e abracem o novo ano! Até à próxima!

Sobre o Autor

- Escritor do artigo “Top Ten”.

10 Comentários

  1. BRRM - há 2 anos

    Mais um excelente top ten.

    Gostava de ver a cara dos dirigentes da WCW quando o Booker disse a “N-word”

    https://www.youtube.com/watch?v=ltcgsZqFmeo

  2. LoveWrestling - há 2 anos

    xD Scott Steiner parte tudo, até mesmo a anunciar os wrestlers uma vez na TNA foi tão engraçado devido aos erros dele. :) bom artigo

  3. Rui Miguel - há 2 anos

    Eu já não vejo a WWE mas o triple h chamou-lhes WWWE? xD
    Ainda uma vez gozaram comigo porque me enganei e disse WWWE championship ou que foi, afinal eu TINHA RAZÂO! ahahah
    Aquele Scott Steiner é alta personagem ahahah

  4. xXSecondCitySaintXx - há 2 anos

    para quem gostou das promos do Scott Steiner aconselho a ver estes videos

    https://www.youtube.com/watch?v=JQ2ouQy6tvw

    https://www.youtube.com/watch?v=CkzjX_GA8Qg

  5. TBA - há 2 anos

    O Brock Lesnar aprendeu a fazer German Suplexs com o Scott Steiner, o primeiro vídeo demonstra isso.

  6. Galloway - há 2 anos

    Tive que parar de ver a meio de tanto rir lol

  7. Galloway - há 2 anos

    Muito bom, com cada um… mas o Booker é que matou xD

  8. Don_Ricardo_Corleone - há 2 anos

    O Booker T deixa saudades como comentador precisamente por este calão único dele e pelo seu imenso “Fav 5”. :D
    Quanto ao Hogan faz aí falta um promo dele como GM da TNA em que só disse mesmos disparates, incluindo anunciar um combate pelo titulo da TNA num combate sem titulo em jogo, envolvendo um wrestler que não podia lutar por esse mesmo titulo.
    Grande top!

  9. danielLP21 - há 2 anos

    O Hogan na TNA tem muitas pérolas.

  10. danielLP21 - há 2 anos

    Ri-me muito com o Michael Cole xD

Comentar

Login com Facebook

Editar avatar »

Notificações por email:

Wrestling.PT © 2006-2016 / Política de Privacidade / Disclaimer / Sobre Nós / Contactos / RSS Feed / Desenvolvido por Luís Salvador