Existem 2 vagas na Equipa do Wrestling PT para publicar notícias. Candidata-te!

Vintage #17 – Semelhanças Passado e Presente

Bem-vindos a mais uma edição do Vintage. Gostava de agradecer os comentários do artigo anterior. Foi a edição mais participada e elogiada e deixou-me muito contente. Muito Obrigado e espero continuar e melhorar.

Para quem nunca leu o artigo Vintage no site Universo ele baseia-se em relembrar superstars e momentos do Wrestling.A WCW e a WWE são o mote. É onde vou “beber” informação para colocar momentos inesquecíveis, colocando aleatoriamente uma Sub-Rubrica, o “Stupid Vintage Debuts” onde coloco estreias de lutadores com gimnicks verdadeiramente estupidas! O vintage também pode ter um conteúdo temático que vai ser o caso de hoje e mais interativo e não vai ser preciso fazer download de nenhuma aplicação da WWE …

Os lutadores do Wrestling profissional tem as suas personagens, essas mesmas podem ser criadas pela companhia e depois escolhidas as melhores superstars que podem representar essa gimnick. Na minha opinião a equipa criativa juntamente com os “Big Boss” das companhias do Wrestling escolhem um padrão e depois tentam escolher as melhores pessoas para o representar.

Chris Benoit, como sabemos era um lutador muito bom em ringue, especialista em golpes de submissão, bom tecnicamente. Benoit inspirou-se em “Dinamite ”Kid, um lutador britânico que fez parte da Equipa “The British Bulldogs” com Dave Boy Smith.

Está documentado que Benoit adorava “Dinamite Kid” no ringue, por isso (Benoit) adotou muitas das manobras dele (Dinamite Kid), como por exemplo o “Flyng Headbutt”, uma manobra    em cima do canto do ringue. Mesmo a sua atitude era muito semelhante a de Kid.

Flyng Headbutt

Dinamite Kid – http://youtu.be/dTeJNt1U0HI
Benoit – http://youtu.be/y3aZzGOt-AE
Daniel Bryan – http://youtu.be/FL_DK-IbFGk

Podíamos dizer que por serem lutadores de segunda ou terceira geração que utilizavam estes golpes mas não é o caso. Acredito que “Dinamite Kid” e Benoit já criaram um estilo que ficou enraizado no Wrestling e já são base de estudo para os novos talentos.

Pergunta: Como Benoit faz lembrar “Dinamite Kid”, Daniel Bryan não vos faz lembrar Benoit? Não digo em personagem mas na maneira de lutar?

Daniel já adquiriu o seu próprio estilo na minha opinião mas decerto ele no princípio da sua carreira se inspirou nestas superstars.

Nos anos de ouro da WWE a luta era dominada por lutadores musculados, gigantes ou por lutadores Superpesados, muitos deles transpiravam comprimidos e esteroides pela testa e braços…

Os mais técnicos e pequenos eram muitas vezes desvalorizados mas havia alguns que lá conseguiam ter algum sucesso.

André “The Giant” era um gigante, a oitava maravilha do mundo é provavelmente a par de Hulk Hogan das maiores estrelas da história do Wrestling dos anos 80.

André foi um lutador mítico que elevou o Wrestling com as suas participações pelo mundo, dando a conhecer este entretenimento.

A WCW possuía o seu próprio gigante.”The Giant”, ou como conhecemos melhor Big Show(e vamos trata-lo assim), ele era uma vedeta na companhia de Ted Turner. Quando a WCW faliu e foi comprada pela WWE, Big Show foi contratado juntamente com outras vedetas da empresa concorrente. Show podia ter sido um novo André “The Giant”, o equipamento de luta era muito semelhante, só com uma alça como André mesmo alguns golpes eram iguais.

Não acham que a WCW numa certa altura pensou que teria no seu roster um novo “André The Giant?”

Os atributos físicos eram muito semelhantes e a WCW no início fez Big Show a sua vedeta.

Hulk Hogan contra “The Giant” foi uma espécie de remake do combate entre Hogan e André.

Melhores Momentos

Wrestlemania III – André the Giant vs Hulk Hogan
http://youtu.be/hwbaywz8QO0

Super Brawl VI – Big Show vs Hulk Hogan

Big Show nunca teve o carisma de André mas é incontornável esta associação entre os dois.

Nos anos 90 tivemos um “BOOM” de personagens um bocado ridículas, ou eram palhaços, lixeiros, ladrões entre outros. Por outro lado havia outros lutadores que tinham a sua personalidade bem vincada e não precisavam de um fato ou mesmo uma mascara para ter uma personagem. Isto leva-me a dizer que o lutador fez a personagem e não a personagem fez o lutador!

MR Perfect foi um desses casos um lutador soberbo que para além de ser muito bom tecnicamente e transpirava talento e fazia dos outros lutadores melhores.”Vendia” bem as manobras que sofria e raramente um lutador mediano a beira dele era mau.

Quem mais do que Dolph Ziggler para ter um padrão semelhante, eu como grande admirador de Curt Hennig costumo dizer que Dolph é o Upgrade de Perfect.

Acho que não estou enganado quando digo que Dolph é um bocado de Hennig. Posso dizer que desde a morte de Perfect tivemos 10 anos sem perfeição mas a chegada de Dolph mudou tudo!

Curtis Axel está a seguir o legado do pai mas isso é o sentido normal das coisas.Ver Curtis a lutar e relembramos o quanto Perfeito foi o Pai!

Curtis Axel Moves – http://youtu.be/t9ueSFWg0Hg

Imagino os talentos do NXT a inspirar-se nos lutadores mais velhos a adquirirem a atitude e os moves de superstars que já se retiraram ou já não se encontram entre nós.

Na minha opinião lutadores como MR Perfect, Bret Hart, Benoit (oficialmente não mas eles tem o You Tube para ver) são casos de estudo para os mais novos mas com o crescimento criam a sua própria atitude. Acho que é evidente que CM Punk tinha como inspiração Macho Man Randy Savage mas depois colocou um cunho pessoal e inovou a personagem.

Se analisarmos o talento do NXT verificamos que existem lutadores com semelhanças com o “Old Scholl”:

Conor O’Brian tem um bocado do sinistro de Undertaker, Xavier Woods de KoKo Be Ware, e Bo Dallas com…agora não me lembro…

Claro que nem todos se parecem ou tem semelhanças mas isto está sempre na mente de um fá não fosse o caso dos cânticos “Goldberg” a Ryback.

Na vossa opinião veem algum lutador que está no activo que tem semelhanças com algum superstar que já se retirou ou infelizmente já faleceu?

Acredito que os fás mais novos não vejam estas semelhanças devido a ser de uma geração mais nova mas mais tarde vão verificar que os talentos futuros vão inspirar-se em CM Punk, Daniel Bryan entre outros.

Espero que tenham gostado desta edição do Vintage. Tenham uma semana fantástica!

Sobre o Autor

- Autor da rubrica Vintage e escritor de algumas edições do Onde Andas Tu?, e play by play do PSN. Nascido a 7 de Dezembro de 1981, pertenço a uma geração onde os videojogos estavam a começar a desbravar barreiras inacreditáveis, onde 16 bits era uma loucura.Aficionado fervoroso de Wrestling e do glorioso Benfica.Orgulhoso por fazer parte de uma equipa talentosa, como o Wrestling PT.Segue-me no twitter e Facebook - ansnicola@iol.pt e canal Youtube,Daylimotion e sapo videos!

44 Comentários

  1. José Sousa - há 3 anos

    bom artigo existem sempre semelhanças, mas eles tem que valer por eles André. O Bryan tem um pouco de Benoit a lutar mas nota-se também o treino de HBK e Regal nas suas performances. Sobre o Show concordo, e o Ziggler alguns também o dizem e em parte poderão ter razão.

    O Sandow faz-me lembrar uma das gimmmicks iniciais do Triple H( como Hearst Helmsley). O Ambrose tem um toque de Terry Funk, mas la éstá depois assume-se como individualidade. Por fim o Rollins é muito parecido com o Punk dos tempos da ROH(incluindo cabelo).

    • MR Perfection André Santos - há 3 anos

      Bons exemplos José, e concordo que a inspiração vem de algum lutador que eles admiram mas depois o cunho pessoal e talento vem ao de cima!

    • Mario Magalhaes - há 3 anos

      Também concordo José, o Bryan pela influência do Shawn Michaels, me faz matar as saudades da ausência do HBK. O Show com certeza lembra muito o André.
      O Ziggler pela aparência, eu costumo brincar que ele é filho do Billy Gunn, hahaha.

      O Sandow também me lembra muito o Hunter Hearst Helmsley (Triple H) e é muito legal quando temos superstars mais jovens a nos lembrar dos antigos superstars.

    • LuisMPBO - há 3 anos

      Concordo com esses outros exemplos que deste (menos com o do Sandow, mas depende de quem estiver a ver porque se três pessoas viram e porque tem alguma coisa parecida…)
      O Bryan tinha essas três influencias bem claras antes, mas de facto agora já criou o seu próprio estilo. Ainda assim continua a notar se. A do Regal mais ate que a do HBK e do Benoit, para mim

    • seth rollins e parecido com quem

  2. Miguel Silva - há 3 anos

    Bom artigo!
    Concordo contigo, o Bryan é muitas vezes comparado ao Benoit e tem alguma razão de ser…
    O Show também tem muitas semelhanças com o Andre the Giant, e eu acho que a ideia foi sempre que Show fosse o “novo Andre The Giant”.
    Sim, até concordo que o Ziggler tem um bocado de Mr. Perfect.

    O Seth Rollins faz-me lembrar o Punk da Ring of Honor, tanto na parte técnica como física.

    • MR Perfection André Santos - há 3 anos

      Eu acho que as companhias utilizam ex lutadores que marcaram uma era ou mesmo os mais talentosos e com carisma e estudam os territórios de desenvolvimento e depois escolhem lutadores que podem representar essa personagem mas depois ao longo da carreira crescem e tem uma atitude própria e ainda bem que é assim!

      • Miguel Silva - há 3 anos

        Sim e isso é muito bom porque se não estariamos sempre presos ao passado, mas com os lutadores a terem uma identidade própria isso não acontece e com isso todos ficam a ganhar: a companhia, os espectadores e os próprios lutadores.

  3. FAlmeida_10 - há 3 anos

    Excelente artigo André! Sou um grande fã da tua rúbrica no Universo “Vintage”. Foi muito bom ver e comparares wrestlers de hoje com inspiração nos seus “antepassados”. Sim todos esses casos que tu falaste, o do Dolph Ziggler encaixa melhor que ninguém no MR Perfect, encaixa até melhor do que o próprio Curtis Axel. O Caso do Bryan e do CM Punk é evidente as suas inspirações. O quão era espetacular ver daqui a 10 anos alguém inspirado no CM Punk, Daniel Bryan, Dolph Ziggler…Tudo depende do legao que deixarem para trás e não tenho dúvidas que esses nomes deixem a sua marca.

    Quanto a outras comparações de que me lembre…

    O Roman Reigns faz me lembrar o Rhino! O porte físico, a potência, a força daquele Spear e do Ghore do Rhino…

    O Seth Rollins por acaso tem um toquesinho de CM Punk…

    O Alberto Del Rio, maior quantidade de Eddie Guerrero que de JBL.

    Não sei porque mas tenho a impressao que o Curtis Axel é parecido com o Michael McGilicuty

    O Jack Swagger o Kurt Angle pela habilidade in ring, o attire , e o finisher…

    • danielLP21 - há 3 anos

      O Curtis Axel faz-te lembrar o Michael McGuillicutty?

      • Frederico_WWE - há 3 anos

        Ahahahahahahahahahahahahahahahaahhahahahaha essa é boa :D

        O Hunter Hearst Helmsley por acaso faz me lembrar o Triple H, o Bryan Danielson o Daniel Bryan, o Mabel o Viscera e o Big Daddy V, o Cactus Jack o Mick Foley, o Jamal o Umaga, o Kerwin White o Chavo Guerrero, o John Morrison o Nitro, o Tensai o A-Train, o Batista o Leviathan, o Brother Devon o D-Von Dudley, o Christian Cage o Christian, o Edge o Adam Copeland, o D’Angelo Dinero o Elijah Burke, o John Cena o The Prototype, o Kane o Issac Yankem, o Kevin Nash o Diesel, o Nunzio o Little Guido Mariato, o R-Truth o K-Kwik, o The Hurricane o Gregory Helms e por ai fora…

      • FAlmeida_10 - há 3 anos

        E o Kaval o Low Ki, esqueceste te desse xDD

    • MicaelDuarte - há 3 anos

      Este comentário contém um pormenor que não me deixa parar de rir xDD

      “Não sei porque mas tenho a impressao que o Curtis Axel é parecido com o Michael McGilicuty” xDD

    • straighedge - há 3 anos

      Olha o Fandango também me faz lembrar o Johnny Curtis xD…

      • FAlmeida_10 - há 3 anos

        Por acaso quando hoje dizem Curtis, a falar do Curtis Axel, associo o Curtis ao Jonhy Curtis xD

    • Miguel Silva - há 3 anos

      Hahahaha essa do Curtis Axel está boa…
      O Tyler Black faz-me lembrar o Seth Rollins e o Bray Watt faz-me lembrar o Husky Harris…:D

      • FAlmeida_10 - há 3 anos

        Apesar de não ver CZW, o Jon Moxley também me faz lembrar o Dean Ambrose xD

    • MR Perfection André Santos - há 3 anos

      Obrigado FAlmeida e também por teres sugerido alguns exemplos e nunca tinha pensado a comparação rhyno e o Roman Reigns.

      PS: não sei se foste irónico mas o Curtis e o McGuillicuty são a mesma pessoa.

      Obrigado pelo comentário.

      • FAlmeida_10 - há 3 anos

        Sim,eu estava a ser irónico André xDD

    • Rubinho16@ - há 3 anos

      Fui o único a reparar que ele disse que o Curtis Axel era parecido com o McGuillicutty em tom de ironia?

      • FAlmeida_10 - há 3 anos

        Parece que sim Rubinho xDD

      • Frederico_WWE - há 3 anos

        Foste. Porque quando se está numa de “ironia” põe se na maioria das vezes umas reticências :D embora eu use muito as reticências porque não tenho paciência para fazer a pontuação e não esteja a ser irónico claro xD

      • FAlmeida_10 - há 3 anos

        Pensei que o “nao sei porque mas tenho a impressao” bastasse xD.

        Da próxima meto reticências snhr. Professor não se preocupe xD

      • YO - há 3 anos

        Deu para perceber claramente a ironia.

  4. Duarte_WWE - há 3 anos

    Bom artigo André!
    Concordo com o que disseste nas semelhanças entre os lutadores, eles ao inicio inspiram-se em alguém e depois adquirem o seu próprio estilo, big show sem duvida que faz lembrar andré the giant, o daniel bryan tem um pouco do benoit sim, o ryback faz lembrar o goldberg e o dolph faz-me lembrar e muito o billy gunn ainda mais que o mr perfect!
    Ah e já sei quem me faz lembrar o Bo Dallas… ah agora esqueci-me xD

    • Frederico_WWE - há 3 anos

      Ai não sabes? :D eu digo te: o Bo Dallas é parecido com este… http://i1.r7.com/data/files/2C92/94A4/2505/4B6A/0125/0C5F/1969/55A0/porco-m-20091120.jpg

      • MR Perfection André Santos - há 3 anos

        Fred EPICO!!!!!mas não que é mesmo parecido…tem um finisher melhor: Porkys Belly To Belly Suplex!

      • Frederico_WWE - há 3 anos

        Ahahah o que é que queres que se faça? :D ele é muito mau… não há forma de o elogiar mesmo… eheh o Eugene era 1000 vezes mais interessante.

      • MR Perfection André Santos - há 3 anos

        Fred cuidado que o Eugene tinha um leque de Finishers Brutal… :P

      • LuisMPBO - há 3 anos

        Pois, e que ao menos (por mais inútil que ele fosse) quando eu via o Eugene dava me vontade de rir. Ver o Bo Dallas da me vontade de chorar…

      • Duarte_WWE - há 3 anos

        ahahah tens razão fred, era isso que eu me estava a esquecer xD

    • MR Perfection André Santos - há 3 anos

      LOL…Realmente o Bo Dallas sofre com os nossos comentários!
      Obrigado Duarte!

  5. A.B. - há 3 anos

    Muito bom artigo!

    Gosto da forma como compara, dizendo que são inspirações ao invés de dizer que a WWE está a recriar, ou reciclar um produto que já tinha.
    A verdade é que hoje no wrestling muito já foi feito e por isso cada vez mais aparecerão nomes que podem ser comparados e em determinados momentos vistos como o Mr. Perfect, ou o Benoit e Eddie Guerrero dessa geração.

    Enfim, ótimo texto!

    • MR Perfection André Santos - há 3 anos

      Obrigado, imagina daqui uns 20 anos estarmos a dizer que A ou B é parecido com Dolph ou Punk e digo isto sem complexos esta é talvez a melhor geração de talentos que a WWE algumas vez já teve só falta terem mais carisma! e o resultado vai ser brutal!

      • Frederico_WWE - há 3 anos

        “e digo isto sem complexos esta é talvez a melhor geração de talentos que a WWE algumas vez já teve só falta terem mais carisma! e o resultado vai ser brutal”!

        Mestre se o dizes acho que não somos “ninguém” para duvidar… ao tempo em que estás nisto é uma honra ouvir falares assim dos novos talentos mas não consigo concordar… a geração da WCW e da WWF foi sem dúvida a melhor de sempre e nem daqui a 100 anos acredito que haja uma melhor… por muito que esteja a gostar do trabalho desta mas essa é a minha opinião.

      • MR Perfection André Santos - há 3 anos

        Claro Fred e entendo o que dizes!
        Quando digo talentos digo lutadores que projecto serem grandes estrelas!Por exemplo e claro que posso estar a dar uma grande barracada!

        Ambrose…potencial incrivél
        Bryan…talvez será o top face e não faltará muito
        Sandow..aproveitem o Homem …please

        entre outros …

        Agora consigo perfeitamente comprender o que dizes porque eu fui um do proprios a comentar a muito tempo que a WWE estava nas ruas da amargura mas depois percebi que era tudo erro de booking.

        Agora os nomes constroem-se e imagino o Punk ser lembrado por tudo que já fez, estaremos a dizer o “Ambrose quando era dos Shield…”e por aí fora!

        Agora tudo isto é uma projecção…mas também gostei de ouvir dizer estas declarações uma boa Homenagem ao Macho Man, Sting, Bret Hart, Edge, Stone Cold, Taker, Goldberg …etc

      • Frederico_WWE - há 3 anos

        Sem dúvida que o potencial está todo lá… agora cabe à WWE usar isso da melhor maneira.

  6. LuisMPBO - há 3 anos

    Acertaste em cheio com este artigo! Digo isto porque todas as comparações que fizeste eu próprio já tinha pensado nelas. A primeira tendência das pessoas era responder me “Nah, nada a ver” mas tem a ver! E parecido, não igual. Afinal não sou o único a ver
    Já agora, o que e que Dinamite Kid, Chris Benoit e Daniel Bryan também têm em comum? Todos são os melhores wrestlers técnicos do seu tempo (para mim, claro). Uma verdadeira elite de lutadores, sem duvida!

  7. Adorei o artigo e acho o Daniel Bryan muito parecido com o Benoit principalmente o finisher de aneil Bryab o NO Lock parece o Cripler Crossface

  8. danielLP21 - há 3 anos

    Excelente artigo André. Espero que o Bryan não tenha nada a ver com o Benoit fora dos ringues…

    O Dolph Ziggler parece-me um misto de Mr. Perfect, Billy Gunn e Shawn Michaels.

    O Seth Rolins parece claramente o CM Punk dos tempos da ROH.

    • MR Perfection André Santos - há 3 anos

      Sim esperemos bem que não, pelo menos parece ser uma pessoa bem sociavél amigo dos animais mas o benoit também era um tipo impecavél!

  9. brunowwww - há 3 anos

    mayson ryan = batista xD

    Concordo claramente com a ideia do autor do texto.. Já há algum tempo que notei na skill in-ring do danyel bryan e parece exactamente ao Benoit.

  10. El Shaarawy92 - há 3 anos

    Eles também tentam que o Swagger seja no novo Kurt Angle mas é algo tão falhado como o Ryback ser o novo Goldberg!! E o proprio John Morrison às vezes fazia-me lembrar o HBK!!

    Bryan e Benoit em ringue sao semelhantes sim, e o dolph também me faz lembrar o mr.perfect!! O Big Show acabou por nunca ter um papel da importancia do Andre na companhia!!!

Comentar

Login com Facebook

Editar avatar »

Notificações por email:

Wrestling.PT © 2006-2016 / Política de Privacidade / Disclaimer / Sobre Nós / Contactos / RSS Feed / Desenvolvido por Luís Salvador