Vintage #25 – Especial: Stupid Vintage Debuts

Depois de umas férias merecidas, cá estou eu, para mais uma edição do Vintage, para um artigo especial sobre a Sub-Rubrica deste artigo, o “Stupid Vintage Debuts”.

Como alguns já sabem, esta Sub-Rubrica já apresentou vários momentos divertidos, desde a estreia de Repo Man, Max Moon, Bastian Booger, entre outros superstars com uma gimnick verdadeiramente ridícula.

Hoje vamos ter uma edição especial, com algumas estreias de ficarmos com a sensação que algo não está correto mas, era mesmo assim nestes tempos.

Gostava que participassem, colocando nos vossos comentários, se os exemplos que estou a dar são, ou não “Stupid”, exemplo:

Mordecai = Stupid/Not Stupid

Mordecai

“Mardoqueu ou Mordecai (em hebraico: מרדכי) é um personagem bíblico que surge no Livro de Ester. O seu nome é derivado da palavra Marduque, nome do deus da cidade daBabilónia. Foram encontrados, em Nipur, textos persas com referência a um oficial dos governos de Dario e de Artaxerxes I chamado Mardukaya, possívelmente Mordecai.”

Fonte: Wiki

Recorri a“Wikipédia”para perceber a origem do nome, agora o que eu digo é o seguinte:

A WWE na minha opinião quis criar algo parecido com Undertaker mas versão “mau “ou “péssimo”, pronto ridículo! Ao longo da história do Wrestling mais precisamente na WWE, vimos várias gimnicks sombrias, desde Grangel, Christian, Edge, Víscera e … Kevin Thorn. Para quem se recorda, era o Vampiro de serviço da ECW, quando esta “Brand” foi recriada pela WWE.Ora o que tem Mordecai e Kevin Thorn em comum? Serem precisamente a mesma pessoa.

Esta gimnick “Mordecai” foi tão boa que depressa caiu em esquecimento, pena só para o lutador que a representa, pois é bastante bom dentro do ringue.

A WWE apresentou várias vignetes anunciar este lutador, a sua estreia foi no extinto PPV “Judgment Day”. Para criar ímpeto na sua personagem, escolheram como adversário…Scotty 2 Hotty…

http://youtu.be/ZXzOJ9leBrc

Skinner

Vou ser sincero, até gostava desta personagem mas, tenho que o incluir nesta edição especial. Skinner era o verdadeiro “Crocodilo Dunde”, o homem do mato, mascava tabaco e cuspia nos adversários.

A WWE precisava destas personagens para fazerem de Jobbers para as grandes superstars, pertencia ao LOW Card. Skinner fez também a personagem de Doink, quando este ajudou o verdadeiro Doink vencer Crush na Wrestlemania IX.

Este lutador, de nome verdadeiro Steve Keirn, não teve muito sucesso na indústria como lutador mas, atualmente ele é o presidente da NXT Wrestling e território de desenvolvimento.

http://youtu.be/fEHdk-7nzqM

Zodiac

Brutus “The Barber BeefCake”, decerto que sabem quem foi este lutador na WWE, que tinha como personagem um cabeleireiro. Tal como os anteriores, ele também teve outra gimnick. Desta vez na WCW, onde fez parte da stable de Sullivan “Dungeon of Doom”, onde fazia de um primata com a cara pintada de preto e branco que tinha como “catch frase”….YES and NO…irónico não é!

http://youtu.be/v-PfCYXPMdo

Glacier

Nos tempos de ouro da WCW, houve um lutador que esteve bastante tempo sem perder um combate, de seu nome Glacier.

Para quem viveu este tempo, Glacier, até era bastante bom em ringue e adorado pelos fás. Teve uma “Streak” bastante boa na WCW, perdendo-a para Goldberg. Desde essa derrota, Glacier não teve mais destaque e perdeu o estatuto de lutador revelação.

A sua personagem baseava-se num lutador que vivia no gelo, uma réplica da personagem do jogo “Mortal Kombat” Sub Zero.

A sua entrada em ringue era sempre espetacular, com lasers e com bastantes efeitos visuais, que enchia as vistas a pequenada.

http://youtu.be/osm1VgIAsxA

Coronel Mustafa

Como vimos em casos anteriores, quando existe uma estreia de um lutador que vai apresentar outra gimnick, existe quase sempre uma alteração de visual, uma mascara, uma pintura facial ou outra coisa que “esconda” a personagem.

Neste caso, não houve preocupação nenhuma, Iron Sheik, Hall of Fame e ex. campeão WWE, estreou uma nova “gimnick”, apresentando-se como Coronel Mustafa.

Foi criado para entrar na rivalidade entre Sargent Slaghter e Hulk Hogan, devido a guerra do golfo que existia naquela altura. Este foi um bom exemplo de má decisão da WWE, pois todos os fás viam, que quem ali estava era Iron Sheik, em nenhuma altura a WWE disse qual era o passado de Sheik, para não mostrar quem realmente era. Bem, bastava olhar para as botas…

http://youtu.be/IjZIWfYyUQI

Chainwsaw Charlie

Terry Funk “dava a cara” para mascara deste personagem, baseada na personagem “LeatherFace”.

Claro que nunca colocaria Terry num “Stupid Debut”, coloco sim a personagem de “Chainwsaw Charlie”. Funk tinha-se retirado do Wrestling só a 3 meses quando foi contratado para fazer esta personagem, ele estreou-se para ajudar o seu amigo Mick Foley, na rivalidade contra os New Age Outlaws.

Tentei pesquisar o porquê de Funk ter aceitado esta gimnick mas não encontrei nada, talvez a pedido de Foley ele aceitou.

Duke the Dumpster Droese

Com uma carreira fugaz na WWE, Duke tinha como gimnick ser lixeiro. Podia escrever algo de importante alusivo à sua carreira mas, não há nada para escrever. Um lutador que até tinha algum carinho do público, tinha as características físicas para ser uma vedeta. Foi uma aposta pessoal de Vince McMahon mas de nada valeu, foi mais um que apareceu para fazer número.

http://youtu.be/MuqZqf8XMLI

Papa Shango

Papa Shango foi um lutador que marcou a minha infância. Lembro-me de o meu avô dizer: “O Papa Shango já lutou?”, Sem duvida foi marcante a passagem na WWE nos anos 90, não que tenha sido uma supervedeta mas, porque era o lutador que marcou o imaginário dos fás. Será sempre intemporal a sua personagem, toda gente pode se lembrar de outras personagens feitas por Charles Wright, de seu nome verdadeiro, Papa Shango será sempre a sua marca!

http://youtu.be/Gv-Kluthvxk

Brooklyn Brawler

Considerado por mim e talvez por vocês, o “Jobber dos Jobbers”.Brooklyn Brawler não tinha entrada, não tinha musica, não tinha finisher, (se tinha pouco usava) ou seja não tinha nada, durante o seu percurso na WWE.

Apesar de ser um jobber com títulos individuais em federações secundárias, o único momento relevante na sua carreira na WWE, foi uma rivalidade que teve com Red Rooster. Ele tinha como manager o mítico Bobby “The Brain” Heenan, desde aí pouco fez de importante, foi sim um dos leques de lutadores, que interpretou a personagem de Doink The Clown e Kim Chee, o tratador do gigante Kamala.

http://youtu.be/uysoAp2R5P4

Red Rooster

Mais conhecido por Terry Taylor, este lutador foi mais um dos protegidos de Bobby Heenan, para o registo fica um lutador muito ao estilo de Ric Flair, com bons “ring moves”.

Com um penteado bem estupido, teve pouco destaque na WWE, penso que de todos que estão neste artigo ele foi o que podia ter ido mais além mas seguiu outras andanças e isso foi determinante na sua carreira.

Este documentado que a gimnick de MR Perfect ira ser de Curt Hennig ou de Terry Taylor e no fim a escolha foi para Curt.

Pelas federações que passou teve muito sucesso mas, não na WWE, tal como Skinner, teve mais sucesso como homen de negócio, onde Terry trabalha no território de desenvolvimento da WWE. Ele também foi uma peça marcante nos tempos de ouro da ECW, como administrador.

http://youtu.be/NLSB45DKCPs

Espero que tenham gostado desta edição especial do “Stupid Vintage Debuts”.Participem comentado, se os exemplos que dei, são “Stupid” ou “Not Stupid”.

Tenham uma semana fantástica!

Sobre o Autor

- Autor da rubrica Vintage e escritor de algumas edições do Onde Andas Tu?, e play by play do PSN. Nascido a 7 de Dezembro de 1981, pertenço a uma geração onde os videojogos estavam a começar a desbravar barreiras inacreditáveis, onde 16 bits era uma loucura.Aficionado fervoroso de Wrestling e do glorioso Benfica.Orgulhoso por fazer parte de uma equipa talentosa, como o Wrestling PT.Segue-me no twitter e Facebook - ansnicola@iol.pt e canal Youtube,Daylimotion e sapo videos!

22 Comentários

  1. Miguel Silva - há 3 anos

    André, só te vou dizer isto: Adorei o artigo hahahah!
    Fico feliz por teres voltado aos temas divertidos e foi o artigo que mais me fez rir até agora; excelente mesmo!
    O Shockmaster também se poderia encaixar aí xD mas como já falaste nele nas primeiras edições do Vintage, fizeste bem em escolher os casos que escolheste.
    Excelente artigo, adorei!

  2. FranciscoAP - há 3 anos

    Olha André do link que puseste do Glacier, dei com um vídeo da estreia dele na WCW contra um tal The Gambler…. Sinceramente este último bem que podia estar nesta lita, mas que raio ahah

    Excelente artigo a celebrar as 25 edições! Que venham mais outras 25 :)

  3. lol45 - há 3 anos

    artigo divertidissimo. adorei!

  4. Mr. Anônimo - há 3 anos

    Gostei muito do artigo! Ficou muito bom!

  5. Ivaldo_BR - há 3 anos

    Excelente artigo, tenho que dizer que destes só conhecia o coronel mustafa, o mordecai e o brooklyn brawler

    PS: a foto do red rooster não está aparecendo, pelo menos não aqui

  6. José Sousa - há 3 anos

    Para mim o mais ridulo é o Glaciar, que linda imitação da minha personagem preferida do Mortal Kombat. Sim eu adorava lutar com o Sub Zero e sabia fazer o truques todos dele.

    • MR Perfection André Santos - há 3 anos

      hehhehehehe! Eu cá gostava mais do Scorpion “Get Over Here!”

      • José Sousa - há 3 anos

        Ui lindo, e ainda tinhas o Reptile que também era Awesome. Fixe fixe eram os gritos Gays do Liu Kang quando fazia o finisher dele. Eu partia-me a rir. Depois outro que gostava de jogar era com o Nightwolf que altamente mesmo.

        Sobre o artigo mesmo a sério cá vai:

        Stupid: Red Rooster, Mordecai, Glaciar,Duke, Skinner, Brooklyn Brawler, Chainsaw Charlie.

        Não stupid: Mustafá, e o Papa Shango(este admito que lembra-me a minha infância e a RTP por isso é que não tenho nada contra ele)

      • MR Perfection André Santos - há 3 anos

        Eu sabia, coloquei o Papa Shango mesmo por isso, claro que é Não Stupid…

        gostava do Jonhy Cage lol

  7. MR Perfection André Santos - há 3 anos

    Obrigado ao pessoal que já comentou:Mas queria pedir se podia comentar o que pedi no artigo!

    :)

    • Miguel Silva - há 3 anos

      Stupid: Mordecai, Skinner, Chainsaw Charlie, Duke, Brooklyn Brawler, Red Rooster.
      Not Stupid: Coronel Mustafa (é sempre preciso uma figura de autoridade) e Papa Shango.
      Very, very stupid: Glaciar – merece um lugar só para ele, isolado de todos os outros.

      • MR Perfection André Santos - há 3 anos

        Very…very…stupid…glacier…tens razão um posto acima dos outros!

  8. Zézé - há 3 anos

    Todos stupid menos o grande Coronel Mustafa ! Mas de resto grande artigo

Comentar

Login com Facebook

Editar avatar »

Notificações por email:

Wrestling.PT © 2006-2016 / Política de Privacidade / Disclaimer / Sobre Nós / Contactos / RSS Feed / Desenvolvido por Luís Salvador