Vintage #30 – Invasão da Lucha Libre WCW (1)

Olá e bem-vindos ao Vintage. Hoje é a trigésima edição da rubrica e, parece que foi há pouco tempo que comecei a escrever. Espero que os meus assíduos leitores e comentadores tenham gostado do percurso até agora, deixo-vos um desafio, comentem, se existe algo a melhorar na rubrica, ou mesmo se tem gostado do percurso desta ao longo das trinta edições.

Desde já, deixo um agradecimento a todos, que por boa vontade e disponibilidade tem vindo a comentar e ler a rubrica. Ao Kapitas e ao Salvador por terem dado oportunidade para fazer uma coisa que faço por muito gosto, comentar e “discutir” convosco Wrestling e, também, escrever o Vintage.

Para esta edição decidi falar da WCW, mais propriamente numa divisão, ou grupo de lutadores, oriundos da AAA (Asistencia Asesoría y Administración- Federação Mexicana de Wrestling), ou de outras organizações independentes, que lutavam na companhia lidera por Eric Bischoff.

Um estilo de luta muito técnico, abundancia de moves highflyer mas, ao mesmo tempo, lutas muito duras, basta ver o historico da AAA, para perceber que estes “meninos” não eram “pera doce”.

Em meados de 1996, a WCW elevou e muito o seu produto ao trazer os “luchadores” para o seu roster. Eddie Guerrero e Rey Misterio, já eram nomes “fortes” oriundos da comunidade latina mas, a adição de outros membros tornou, não só a Cruiserweight Divison mais forte, como houve mais contenders para o Television Title.

Vou lembrar dez lutadores que foram intervenientes frequentemente na WCW, alguns são lendas da lucha libre, outros marcaram pela sua exuberância pelas mascaras ou mesmo pelos seus equipamentos de luta. Do menos para o mais importante, assim será a classificação, será também uma escolha pessoal.

10- Lizmark Jr

Talvez seja uma surpresa, ele estar nesta classificação, mas na opinião era um talento no ringue. Filho de Lizmark, a grande lenda mexicana de Wrestling, apareceu na WCW somente para fazer algumas aparições, mesmo assim dando bastante espetáculo em ringue. Na AAA teve enorme sucesso, pena que não teve a oportunidade que outros Luchadores tiveram, para pelo menos, criar algum impacto. Ele ficou na minha memória e retina, por isso incluo nesta classificação. Existiam vários combates que poderia colocar, mas decidi colocar um em particular, onde o seu adversário foi Chris Jericho, que por esta altura tinha muitos combates contra a comunidade mexicana presente na WCW.

Chris Jericho V Lizmark Jr. – Chain Match – WCW Nitro – 08-03-1999http://youtu.be/CmuXGg_lqn4

9 – Hector Garza

De seu nome verdadeiro Hector Solano Segura, foi um luchador bastante influente na comunidade mexicana de Wrestling. Fugia ao estereótipo de lutador de mascara, era muito técnico usando o move hurancarana bastantes vezes. Tinha um porte medio, mas mesmo assim bastante maior do que alguns dos seus oponentes, o que levava-o a ter possibilidade de aplicar moves mais poderosos e bastante devastadores.

Garza é conhecido pelos fás como ter feito uma aparição fugaz no Royal Rumble em 1997, mas foi na WCW, que se mais evidenciou, tendo mesmo a possibilidade, de lutar por alguns títulos secundários. Nunca teve nenhum push na sua carreira, onde o seu ponto mais alto foi a sua inclusão nos LWO (Latino World Order) liderado por Eddie Guerrero.

Ele foi sempre um bom worker na WCW, era conhecido, como disse anteriormente pelos seus moves Hurancarana mas, foi um golpe em especial que o fez ter notoriedade e, era esperado pelos fás, o corkscrew plancha.

A vitória mais importante na sua carreira foi contra Scott Hall, mais tarde ainda trabalhou na TNA. Infelizmente houve uma luta que não venceu. Um diagnóstico de cancro nos pulmões, retirou a vida a Garza aos 43 anos. Aconselho a verem alguns combates de Hector e verão que não ficam arrependidos.

Hector Garza vs. Villano IVhttp://youtu.be/v_Z5miyZdBY

8 – Super Caló

Super Calo tinha das “fatiotas” mais ridículas e fraquinhas de todos os luchadores que invadiram em 1996 a WCW mas isso, não era motivo para não gostar desta personagem. Ele foi um TopCard na AAA, era dos mais atléticos e mais emocionantes performers em ringue.

A sua passagem foi breve na WCW, mesmo assim teve a possibilidade de lutar pelo Cruiserweight Title contra Rey Misterio no PPV Fall Brawl, perdendo o combate. Teve pouco sucesso na WCW mas mesmo assim conseguiu ser dos poucos que era prazeroso vê-lo a combater. Mais tarde voltou para o México para prosseguir a sua carreira, onde teve sucessivo sucesso.

Super Caló vs Rey Misterio Fall Brawl –http://youtu.be/wO_qC0TD0OU

7 – La Parka

Ora aqui está um luchador de que gostava muito, a par de outro que saberão mais tarde, La Parka era dos meus favoritos.

Ele era uma personagem com muito carisma na minha opinião, entrava sempre com uma cadeira de aço, entrada essa que era já trademark dele na WCW.O seu sucesso na AAA foi tremendo, mas também na companhia de Turner, conseguiu ser dos mais conhecidos da fornada que invadiu a WCW.

Com o seu ringue atire muito característico, La Parka aparecia muitas vezes em live TV, evidenciando-se dos outros, nem que tivesses que ser jobber para outros wrestlers.”The chairman of WCW”, como era apelidado, devido a sua entrada, teve talvez o seu maior momento na companhia, que não o envolveu diretamente.

Esse momento foi particularizado por Randy Savage e pelo seu maior rival naquela altura, Diamond Dallas Page. Num combate entre Savage contra La Parka, este ultimo aplicou um Diamond Cutter, finisher característico de DDP, vencendo-o por contagem. Depois do combate La Parka retirou a mascara desvendando a cara de Page.

Mais tarde juntou-se ao LWO, deixando de aparecer nos ringues da WCW em meados do ano 2000.

Tributo a La Parkahttp://youtu.be/vWu6FS6Uc_0

6 – Psycosis

Psycosis faz parte do leque de lutadores mexicanos que esteve presente na WCW e WWE. Na WCW estreou-se em 1996, com uma atitude face, perante publico. Atleta com capacidades bastantes inovadoras em ringue, foi dos poucos que teve direito a storylline na WCW, quando teve uma rivalidade contra Ultimo Dragon.

Tinha como manager Sonny Onoo e, como companheiro La Parka, mas nesta fase já se tinha tornado Heel, onde teve dos reinados de Cruiserweight Champion mais curtos de sempre…1 Hora! Mais tarde juntou-se a stable de Eddie Guerrero, os LWO, sendo dos principais membros desta stable.

Tal como La Parka, teve presente muitas vezes em live Tv e, no show principal Monday Night Nitro. Tinha um finisher bastante bom. O Diving Leg Drop, era executado na perfeição, levando-o á vitoria em muitos combates, especialmente contra Juventud Guerrera e Rey Mistério.

Psycosis será sempre lembrado pela sua atitude louca e carisma especial em ringue, acho que concordam comigo que faz parte dos luchadores mais conhecidos que passou na WCW.

Rey Mysterio & Juventud Guerrero vs. Psychosis & La Parka – http://youtu.be/qkUTJiR_WV4

5 – Chavo Guerrero Jr

Com uma herança pesada da família Guerrero e com o seu tio Eddie a ter todo o destaque, Chavito ficava em segundo plano. Durante algum tempo a gimnick de Chavo era bastante ridícula, andando com um cavalo de madeira chamado “Pépe”, mais tarde destruido por Norman Smiley. Chavo era um Face bastante chato, mas que proporcionava alguns combates bastante emocionantes, tornando-se mesmo Cruiserweight Champion, quando este ultimo fazia parte da stable Misfits in Action, liderada por Hugh Morris, por esta altura ele era conhecido pelo nome de Loco.

Boas rivalidades e combates teve contra Rey Misterio e contra o seu tio Eddie. Chavo cresceu no mundo do Wrestling e a WCW ajudou-o muito. Teve bons spots, um deles quando venceu pela segunda vez o Cruiserweight Title vencendo Mike Sanders.

Sem duvida, um honroso 5º lugar para Chavo Guerrero, nas minhas escolhas.

Eddie Guerrero vs Chavo Guerrero – Bash at the Beachhttp://youtu.be/tjW0yRLmtds

Espero que tenham gostado destes primeiros 5 lutadores que escolhi, dado que foi uma escolha pessoal, se acharem que alteravam alguma coisa, por favor comentem e digam a vossa opinião. Para semana concluo o artigo, com nomes bem-sonantes da historia mexicana, que passaram pela WCW.

Até quarta-feira, tenham uma semana fantástica, com mais um Stupid vintage débuts, já que falamos de WCW aí vai o debut de Road Block: http://youtu.be/rTP9VY1b3j0

Até ao próximo Vintage!

Sobre o Autor

- Autor da rubrica Vintage e escritor de algumas edições do Onde Andas Tu?, e play by play do PSN. Nascido a 7 de Dezembro de 1981, pertenço a uma geração onde os videojogos estavam a começar a desbravar barreiras inacreditáveis, onde 16 bits era uma loucura.Aficionado fervoroso de Wrestling e do glorioso Benfica.Orgulhoso por fazer parte de uma equipa talentosa, como o Wrestling PT.Segue-me no twitter e Facebook - ansnicola@iol.pt e canal Youtube,Daylimotion e sapo videos!

20 Comentários

  1. José Sousa - há 3 anos

    O meu preferido desses é o Hector Garza e o LA Parka, mas o Psicosis também era muito talentoso como é óbvio. Eu gosto do teu espaço é dos meus preferidos no Universo eu não mudava mesmo nada André.

    • MR Perfection André Santos - há 3 anos

      Obrigado José, pelo apoio e com a tua experiência na escrita de artigos faz com que eu aprenda muito.Costumo dizer no chat ao sabado de tarde, que é hora “the Smoke and mirrors!!!”
      Gosto muito do La parka!

      • José Sousa - há 3 anos

        Eu não sei o que dizer. Só posso dizer que é uma surpresa para mim o impacto que o meu espaço tem tido nas ultimas semanas. Como por exemplo não esperava que gostassem tanto do ultimo artigo.

        Ah não levas a mal que o Smoke esta semana seja vintage pois não?

      • MR Perfection André Santos - há 3 anos

        Claro que não…venha dai um smoke and mirrors vintage!

  2. Evan Callaway - há 3 anos

    Muito bom artigo. Acho que posso até imaginar os cinco primeiros.
    Uma sugestão: faça algo parecido com os 10 mais do puroresu nos Estados Unidos (não necessariamente na WCW) acho que seria bem interessante.

    • MR Perfection André Santos - há 3 anos

      Gostava muito e seria uma boa ideia, mas não sou a pessoa ideal para fazer isso! :) Obrigado por comentares!

  3. Rubinho16@ - há 3 anos

    Excelente artigo André! A WCW foi provavelmente a empresa que mais investiu na cruserweigth division, e o talento era realmente muito.

    O La Parka era muito bom, a gimmick era bestial e o Psicosis também era grande in-ringue performer.

    No link do Lizmark JR, podias ter escolhido outra luta, já que aquela não deve ter sido das melhores.

    No teu espaço eu não mudava nada, simplesmente te posso sugerir que gostava de te ver abordares dois temas:

    – Gostava de te ver relatar como passou a WWE aqui em Portugal, já que no chat falamos sobre isso e devido a já acompanhares wrestling há muito tempo teres conhecimentos para esse tema.

    – Gosto muito dos teus Top´s, e como abordas muito a Golden Era, gostava de te ver fazeres um top de alguma coisa relacionada com isso, deixo ao teu critério ;)

    Que venha daí a segunda parte :D

    • MR Perfection André Santos - há 3 anos

      Rubinho obrigado por comentares.
      Já tinha pensado nisso e tenho um texto mais ou menos preparado para falar nisso.
      A Golden Era será muito mais debatida daqui para frente.

      • MR Perfection André Santos - há 3 anos

        Em relação ao link do Lizmark…concordo contigo, levou uma tareia!

  4. ThaGr8One - há 3 anos

    Devo dizer que me fartei de aprender com este top. Destes 5, apenas conhecia o Chavo Guerrero, portanto podes ver como eu sou um “ignorante” neste assunto! Pouco sei do que foi a WCW, mas vou tendo -aos poucos e poucos- um cheirinho do que foi e do que lá se passou, e este artigo também ajudou.

    Lá está, voltaste ao teu tipo de artigos, aos artigos em que te sentes bem, e também te dás bem neste formato de artigos. Usas bem a informação de que dispões e depois complementas com o vídeo que é sempre bom. Mais um bom trabalho em mais uma semana de Vintage e já lá vão 30 companheiro!

    • danielLP21 - há 3 anos

      Não conhecias o Psycosis?

      • ThaGr8One - há 3 anos

        Nem por isso, should I?

      • danielLP21 - há 3 anos

        Bem, esteve na SmackDown em 2005/2006… Mas não sei há quando tempo vês Wrestling. Era um dos membros dos Mexicools.

      • ThaGr8One - há 3 anos

        Eu em 2005/2005 foi quando tive o primeiro contacto com o wrestling. Mas agora que fui procurar coisas sobre ele no Youtube, cheguei à conclusão que o conheço sim, só que não assim mascarado como está nessa foto. Lembrei-me agora que este até estava no roster do SmackDown vs Raw 2007 que foi o primeiro jogo, não que joguei, mas que comprei da WWE. Sim, afinal conheço-o xD

      • MR Perfection André Santos - há 3 anos

        Fazia equipa com o Super Crazy e Juventud na smackdwon(este era um talento…que moonsault como finisher!)

  5. Sergio Fantastico - há 3 anos

    Muito bom top eu gostaria muito que tivesse um Best of Nitro ou Best of WCW por aqui.

  6. danielLP21 - há 3 anos

    Excelente artigo André.

  7. Roberto Barros - há 3 anos

    Parabéns pelo espaço Andre, desses nomes o meu preferido e o hector, achava ele um lutador muito bom.

Comentar

Login com Facebook

Editar avatar »

Notificações por email:

Wrestling.PT © 2006-2016 / Política de Privacidade / Disclaimer / Sobre Nós / Contactos / RSS Feed / Desenvolvido por Luís Salvador