Existem 2 vagas na Equipa do Wrestling PT para publicar notícias. Candidata-te!

Vintage #47 – Equipas de Ouro (2)

“Unir-se é um bom começo, manter a união é um progresso, e trabalhar em conjunto é a vitória.”

Henry Ford

Iniciamos esta segunda parte do artigo “Equipas de Ouro”, da mesma maneira da edição anterior, com uma citação famosa, acerca da união, e trabalho de equipa. Para aproveitar o ímpeto das citações famosas, podemos também, nos inspirar, numa bem popular, que demonstra, simples e pratica, o que é trabalhar em equipa ou em conjunto.

“A União faz a força.” Simples, sem duvida, mas complexa ao mesmo tempo. Se levarmos para o “campo” pessoal, e experiência de vida de cada um, podemos concluir, que sim, que o trabalho conjunto, é mais forte e eficaz, mas por vezes não tem a força, ou eficácia, que deveria de ter. Vejamos um barco a remos, seja de alta competição, ou de lazer. Podíamos concluir, que quantos mais homens ou mulheres, estiveram a cargo de “puxar” a tripulação, mais depressa o barco, avançara pelas águas mas, simplesmente isso não é verdade, pois se não houver o ritmo, a técnica, e especialmente a parceria entre todos, o barco não se desloca, com a perfeição que devia ter.

Este é um bom exemplo para avançarmos, para a edição de hoje, com as últimas cinco equipas, que na minha opinião, marcaram a Golden Era, em todo o esplendor e historia. Uma escolha pessoal, e que vai seguir o mote da união, progresso e vitória!

Golden Era

5 – The British Bulldogs

Títulos Tag Team na WWF: 1 ocasião
Reinado: 294 dias

Oriundos das terras de nossa Majestade – Rainha Elisabete II, estes dois britânicos de gema, tinham o que chamamos agora, o It Factor, que fazia com que, o comum dos fás de wrestling, ficassem prostrados no ecrã, admirar as suas performances em ringue. Num prestigiante quinto lugar, estes dois mestres de força e técnica, mostraram no fim dos anos 80, o que era uma combinação perfeita, e atitude de conquista.

Uma dupla que aliava a força de Davey Boy Smith, à técnica de Dinamity Kid, com uma sintonia, que poucas equipas tinham. Uma parceria que podia ter chegado mais longe e, ter tido mais reinados como campeões por equipas, apesar de ser compreensível a decisão, pois a abundância de equipas, era tremenda nestes anos. Dinamite Kid, continua a ser a inspiração para muitos wrestlers actualmente. Quero acreditar que muitos aspirantes a lutadores, com pouca estatura (pois kid, media somente 1,71 cm), “devoram” as míticas “K7” de vídeo, ou simplesmente, acedem ao youtube, para “armazenar” na sua cabeça, manobras, e técnicas usadas, que continuam intemporais, basta ver o caso de Daniel Bryan e muitos outros. O uso do Flyng Headbutt é um dos exemplos mais evidentes.

Davey Boy Smith será sempre um dos meus All time wrestlers. A sua característica mais evidente era a sua força, aplicando manobras para vincar esse mesmo atributo. O Standing Vertical Suplex era uma das manobras, que deixava o público prostrado no ecrã a, admirar a sua capacidade física.

Uma parceria que acabou cedo demais, devido a lesão gravíssima nas costas de Dinamite Kid, o que levou, a que posteriormente, as suas manobras ficassem bastante limitadas. Prova disso, foi o combate em que, os British Bulldogs tinham que “cair” os seus títulos para os Hart Foundation, onde Kid andava arrastar-se dentro do ringue, devido a esses problemas físicos. Terminou a sua carreira em 1991, com 33 anos. Davey Boy mais tarde seguiu a carreira individualmente, com bastante sucesso, faltando somente um título de World Champion, no seu palmarés.

A minha ignorância naquele tempo, fazia que o desconhecimento fosse total em relação ao que era o doping, ou uso de estupefacientes, para aumentar a massa muscular, e eficácia em ringue, por isso, excluo de todo, esses aspectos negativos, de ambos, pois o desconhecimento era total. Claro que condeno, mas não consigo deixar de ver, os aspectos positivos, que na minha opinião superam esse uso, talvez abusivo, de artefactos de desempenho físico.

Gostava deles, como mencionei anteriormente,porque aliavam a força a técnica, algo que somente algumas duplas conseguiam, mas nunca ao nível dos British Bulldogs. Coloquei um video do combate contra os Hart Foundation, não aquele que os Bulldogs perdem o cinturão, mas este dá para perceber as limitações de Kid depois da cirurgia.

http://youtu.be/QXAtHraQ6Fk

http://youtu.be/JuCabxH3hHA

4 – Demolition

Títulos Tag Team na WWF: 3 ocasiões
Maior Reinado: 478 dias

Here comes the Ax
Here comes the Smasher
The Demolition, Walking disaster
Pain and destruction are our middle names
Search and destroy you
Run and we’ll find you
There’s no place to hide
The Demos will get you
Pain and destruction, are our middle names

The Demolition
You better state your act of contrition

(Guitar break)

The Demolition
You better state your act of contrition

Here comes the Ax
And here comes the Smasher
The Demolition
Walking disaster

Search and destroy you
Run and we’ll find you
There’s no place to hide
The Demos will get you!!

Esta é a letra, da música de entrada, da dupla, que mais tarde, se tornou numa tripla, de seu nome Demolition. A letra já de si é sui generis, ouvindo-a, conseguimos gostar deles, quase sem os ver. São do tipo de intros, concebidas na Golden Era, que transpõem o tempo, e sempre estão atuais. As músicas normalmente eram bastante primárias, havendo um leque muito reduzido de superstars, com elas decentes, mas extraordinárias havia pouquíssimas, e os Demolition pertenciam a esse grupo.

Ax (Machado), Smash (Colisão), e mais tarde Crush (Esmagamento), foram os membros desta equipa de Demolição, que possuía umas vestes muito originais. Vestidos a rigor com espigões por tudo que era lado, só ai marcavam presença, em relação às outras duplas adversárias, para não falar na manobra final, que muitas vezes era o factor decisivo dos seus combates. O Demolation Decapitation (até o finisher tinha um nome bestial) era de uma eficácia incrível, deixando os seus oponentes com pouca capacidade para ripostarem.

Com as suas faces pintadas, tipo Braveheart, marcaram uma boa fase da WWF, conquistando por três vezes o título máximo de equipas. Por onde passassem a destruição era certa, apesar de terem muita dificuldade nos primeiros tempos, de “destruir” o rótulo de Road Warriors wanna be, muito como sofre atualmente Ryback, onde a comparação a Goldberg ainda assombra as suas performances em ringue. Esta wrestling crew conseguiu apagar essas mentes pouco brilhantes, e criaram um legado ao alcance de pouquíssimas duplas.

Gostava deles quando eram Bad Guys e, quando se tornaram Faces ao vencerem os Colossal Connection (André The Giant & Haku),perderam todo o carisma e atitude que tinham. Mesmo assim em nada “arranha” o historial, e legado que espalharam pelos ringues.

http://youtu.be/-8MeIsjxC94

http://youtu.be/1-FVt4Y95Os

3 – Money Inc.

Títulos Tag Team na WWF: 3 ocasiões
Maior Reinado: 244 dias

Para os fás dos anos 90, esta dupla não é nenhuma desconhecida, muito devido aos dois intervenientes que marcaram uma fase de wrestling, especialmente para os nativos de Portugal. Rapazes como eu, que começaram a assistir a luta livre nas manhas de sábado, por volta do meio-dia, na RTP 1, vem logo a memoria, os comentários proferidos pelo mítico, mestre da Rádio-António Macedo. Ele era fá, de uma da metade dos Money Inc. I.R.S para além de ser um dos escolhidos de António Macedo, era também um dos meus, que pela sua “vestiota” deveras original, também conseguia ser muito convincente, nas suas jornadas pelo microfone. Com a adição de um mestre e veterano dos anos 80, como Million Dollar Man Ted Dibiase, a dupla se formou com um único propósito e método…o dinheiro.

Foram um dos protegidos do mítico manager The Mouth of The South Jimmy Hart e recordo-me perfeitamente de uma rivalidade que mostrou o melhor desta dupla, que ao mesmo tempo, foi das últimas desta equipa, que se desmembrou com muita pena minha em 1993. A rivalidade contra os Steiner Brothers, que eram os New Kids on The Block, foi do melhor que podíamos ver dos Money Inc.

Gostava deles pela originalidade de I.R.S, e pelo carisma de Dibiase, que já bem no fim da Golden Era, foram das melhores uniões e parcerias, que a WWF criou.

2 – Hart Foundation

Títulos Tag Team na WWF: 2 ocasiões
Maior Reinado: 274 dias

Os Hart Foundation reúnem o consenso quase unânime. São das duplas mais populares, e mais talentosas, a pisarem os ringues da WWF. Tal como os Demolition, tinham uma música de entrada estrondosa, essa mesma, que perdurou pela carreira grandiosa de Bret The Hitman Hart. Ao lado de Bret, tínhamos Jim The Anvil Neidhart, (Pai da diva Natalya), que não era um prodígio de técnica, mas conseguia ter sempre, o seu momento de fama nos combates. Iniciaram a carreira com uma atitude Heel, juntamente com Jimmy Hart, mas foi quando fizeram o face-turn, que o destaque foi ainda maior.

Bret Hart era o wrestler que arrastava a equipa, e já mostrava alguns pormenores que perduraram para sua carreira individual, como por exemplo, os festejos, a entrega dos óculos aos fás, bem como as manobras. Inúmeros combates e rivalidades marcaram o caminho desta Pink and Black Team, como, contra os Rockers, Power and Glory, Demolition, mas foi uma, que mais me cativou como fá. A feud contra os Rhythm and Blues (Honky Tonk Man & Greg The Hammer Valentine) foi intensa, pois Jimmy Hart estava no comando desta dupla, e estava desejoso pela destruição dos Hart.

Podemos concluir que o percurso dos Hart Foundation foi perfeito, com a conquista por duas ocasiões do WWF Tag Team Title, mas mais importante ainda, porque foi a base de construção, de uma mega superstar, que ficará nos anéis do wrestling.

Gostava deles pela atitude, e especialmente pela química dentro do ringue, com Bret no comando do leme, vimos combates inesquecíveis, ficando arquivos de lutas que serão recordadas para sempre.

http://youtu.be/lqkTE2sdd30

1 – Legion Of Doom

Títulos Tag Team na WWF: 2 ocasiões (um dos títulos em 1997, em pleno nascimento da Atitude Era, durando apenas 48 dias)
Maior Reinado: 165 dias

Armadura e caneleiras com espigões, pinturas faciais convincentes, e com uma postura de guerra e de intensidade, ao alcance de poucas equipas. De salientar um pormenor interessante, que gostaria que analisassem comigo. Ao verificar o look de Hawk e Animal, podem ver, que o cabelo de ambos têm uma característica interessante. Hawk tem o cabelo rapado no meio, e Animal rapado dos lados, como dessem a entender que a união, combinação e entreajuda, fosse como uma peça de um puzzle, que encaixa perfeitamente na peça correspondente.

Os Legion Of Doom, também conhecidos como Road Warriors, foram das equipas mais adoradas pelos fás, desta época de ouro. Dificilmente havia adeptos que não gostassem desta parceria, e a massa adepta ficava exaltada, com uma simples promo deste dois. “Right Hawk”… Esta era a expressão usada por Animal quando queria passar a palavra ao seu companheiro, sempre com uma linguagem “grossa” e intensa. Tenho varias recordações de promos dos L.O.D, e simplesmente, achava que a vitória seria sempre certa, e é um facto, pois estiveram invictos, durante um bom período de tempo.

Foram só dois anos que estiveram na WWF (1990-1992), mas a tempo de marcar a Golden Era, retornando á WWF em 1997, no nascimento da Attitude Era, mas infelizmente para marcar uma posição de Vince, pois foram enxovalhados na minha opinião, contra os New Age Outlaws, pois foi como Vince quisesse “matar” o old Scholl, para criar uma geração nova.

Estes dois Power House, oriundos de Chicago Illinois tinham um arsenal de manobras incrível, sendo a “cereja em cima do topo do bolo”, a manobra mais devastadora realizada em conjunto. O Doomsday Device era implacável, arriscado e colocava as arenas em furor quando Animal apontava os dois polegares para cima. Whattttttttttttt a Rushhhhhhhhhh! Será o grito de guerra que marcará para sempre os L.O.D.

Gostava tudo deles, e posso dizer, que estiveram sempre a frente do seu tempo. Dos melhores e mais talentosos Power House da história da WWE.

http://youtu.be/kaKfvS28l6k

http://youtu.be/7DolsJV-vLo

Na minha opinião este é o TOP 5 que marcou a Era de Ouro, sendo os Legion Of Doom, a melhor de sempre. Participem deixando a vossa opinião, e se alteravam alguma posição. Espero que tenham gostado. Desejo-vos uma semana fantástica!

Sobre o Autor

- Autor da rubrica Vintage e escritor de algumas edições do Onde Andas Tu?, e play by play do PSN. Nascido a 7 de Dezembro de 1981, pertenço a uma geração onde os videojogos estavam a começar a desbravar barreiras inacreditáveis, onde 16 bits era uma loucura.Aficionado fervoroso de Wrestling e do glorioso Benfica.Orgulhoso por fazer parte de uma equipa talentosa, como o Wrestling PT.Segue-me no twitter e Facebook - ansnicola@iol.pt e canal Youtube,Daylimotion e sapo videos!

18 Comentários

  1. José Sousa - há 3 anos

    Nada a acrescentar. Qualquer uma destas equipas é brutal, eu gostava de todas. Só tenho pena que não tenhas colocado os New Age Outlaws que são tão bons como os Demolition( Sorry King. E claro destaco a Dupla Money Inc , já suspeitava que ias coloca-los aqui, e nada contra senhor IRS “Wyatt” e o Di Biase eram notáveis.

    • MR Perfection André Santos - há 3 anos

      Sem duvida José, mas tentei só colocar duplas da Golden Era, mas os New Age Outlaws, estão nas minhas preferências, se falarmos no historial de duplas.

      Obrigado por comentares

      • José Sousa - há 3 anos

        Eu percebi. E quando falei do IRS e do Di Biase foi elogio, eu adorava a dupla diga-se.

  2. JoãoRkNO - há 3 anos

    Disseste tudo, as teams que eu imaginava para o Top 5 aqui estão, parabéns pelo artigo mais uma vez. Os LOD e os Money Inc são as que mais destaco. Aquele “What a Rush” arrepiava um gajo, e eram bastante bons no ringue, a química e a fisionomia deles tornava-nos numa das melhores Powerhouse Tag da época.

    • MR Perfection André Santos - há 3 anos

      Obrigado João. Sem duvida esse grito de guerra, era o mote para o arrepio na espinha!

  3. AwesomeTheMiz - há 3 anos

    Excelente, André! Como disseste semana passada, esta semana traria equipes mais conhecidas e de fato, o ocorreu! São todas excelentes, tenho a destacar os Hart Foundation.

    • MR Perfection André Santos - há 3 anos

      Obrigado. Estas 5 equipas são na minha opinião as mais marcantes nesta fase de Ouro e, os Hart Foundation, teriam que ter um lugar de destaque, muito devido ao Bret Hart

  4. akujy - há 3 anos

    Excelente, André. Confesso que estava à espera para confirmar se os LOD estariam em primeiro ou não e estavam mesmo. Bem merecem, são provavelmente o Eusébio das Tag Teams, pq foram os melhores numa altura em q o wrestling de tag team ainda era relevante, tal como Eusébio foi o melhor numa altura em que o futebol ainda era sobre…futebol. Com ou sem cargo doors, consegues sempre fazer-me viajar no tempo. And for that I thank you, my friend!

    • MR Perfection André Santos - há 3 anos

      Obrigado. Os LOD para quem não sabe, bateram os rankings, em quase todas as classificações, seja de revistas, ou algo do género, estariam sempre num TOP 5 das melhores de sempre, mas se fosse englobar outras eras, ou fases do wrestling, aí só a minha opinião era outra…

      • akujy - há 3 anos

        Sem duvida. Há sempre as preferências envolvidas, mas duma forma geral são a melhor tag team d sempre, mesmo não sendos os melhores em ringue e nem sendo os meus favoritos. Que saudades dos LOD…

  5. Dolph Ziggler - há 3 anos

    Sim, já tinha uma ideia das equipas que ias inserir no resto do top mas confesso que estava á espera de ver os New Age Outlaws. Ainda assim, parece-me uma lista razoável e sem dúvida que os LOD teriam de estar em primeiro. Adorava os gajos.

    • MR Perfection André Santos - há 3 anos

      Sem Duvida Dolph, os New Age Outlaws, seriam das melhores equipas de sempre, mas tentei somente colocar as da Golden Era.

      Obrigado por leres e comentares ;)

  6. antonio victor araujo - há 3 anos

    Bom gostei realmente do 1 lugar que foi realmente merecido, mas eu queria saber 2 coisas apenas:
    a primeira e depois da ”atitude era” ou ”golden era” quais seria as grandes duplas que apareceriam num top 10
    e a segunda hoje atualmente na WWE qual seria seu top 5 dessas duplas em pleno 2014

    • MR Perfection André Santos - há 3 anos

      Bem vou ver se consigo responder:

      Depois desta analise da Golden Era, e sabendo as minhas preferências, e não me perguntaste da Atitude Era, posso fazer um TOP, mais ou menos, desta maneira:

      Ruthless Agression:

      10- Los Guerreros
      9- Lance Cade & Trevor Murdock
      8- Paul London & Bryan Kendrick
      7- Curt Hawkins & Zack Ryder
      6- Booker T & Goldust
      5- La Resistence
      4- Brothers Of Destruction
      3- Rated RKO
      2- The World Greatest Tag Team
      1- DX

      Em 214:

      5- The Usos
      4- Real Americans
      3- Rhodes Brothers
      2- Wyatt Family (qualquer membro)
      1- The Shield(qualquer membro)

      Espero ter respondido a tua pergunta.

  7. danielLP21 - há 3 anos

    “Whaaaaat A Russhhh!” Excelente escolha para o primeiro lugar!

  8. john 3:16 - há 3 anos

    Excelentes equipas, muito boas escolhas !

Comentar

Login com Facebook

Editar avatar »

Notificações por email:

Wrestling.PT © 2006-2016 / Política de Privacidade / Disclaimer / Sobre Nós / Contactos / RSS Feed / Desenvolvido por Luís Salvador