Vintage #49 – Searching for the Truth

A WWE é uma empresa massiva que gera milhões à mais de 60 anos, muito devido a gestão feita pela mente de Vince McMahon, mas também teve a contribuição de wrestlers que marcaram eras, períodos de tempo que ficaram para história, e deixaram um legado que a WWE posteriormente, poderá sempre lucrar com esses feitos. A WWE network é prova disso, um mega projeto que fará homenagem a muito produto passado, e também aos intervenientes que traçaram esse percurso intemporal.

A edição de hoje vai “fugir” um bocado aos parâmetros que estão habituados, mas não deixará de ser vintage. O que se passou no Royal Rumble, e o tratamento inaceitável por parte da WWE á figura de Daniel Bryan, foi o mote para a essência deste artigo. Não escreverei nenhuma linha acerca das razões de Vince e o resto da sua família, para estarem a tratar a superstar que mais fervor provoca no público adepto, da maneira mais desprezível de sempre, deixarei para outros entendidos na matéria.

O tema de hoje vai ser uma analogia deste caso, apesar de ser em situações diferentes, mas algo que preciso de encontrar a verdade, e as razões deste mega superstar, que infelizmente já não se encontra entre nós, esteja no esquecimento por parte desta companhia que deveria de colocar os lobbies na gaveta, bem guardados e fechados a chave, se possível atira-las a um poço sem fundo…

Tal como Sherlock Holmes ou Hercule Poirot, fiz uma pesquisa de detective, e tentarei dar as razões de Macho Man Randy Savage ainda não estar nos anéis imortais da WWE, ou seja no Hall of Fame e, só se encontrar, gravado nos nossos corações e retinas, algo também deplorável por parte da WWE e da sua pessoa Vince McMahon. Este “monstro” do wrestling fez parte da mítica Golden Era, onde juntamente com Hulk Hogan foram as caras da Old WWF, escrevendo nos nossos corações linhas que serão sempre lembradas e jamais esquecidas.

Primeira prova: Angelo Poffo (pai de Randy) não ter lutado num Legends Battle Royal.

Foi aqui que iniciei a minha investigação, para saber o passado de Randy, ou melhor Randy Mário Poffo de seu nome de batismo, filho do antigo lutador-Angelo Poffo, que foi também seu tutor e treinador. Este lutador de segunda geração cresceu sob a mão de seu pai, dando-lhe todo o seu background e experiência, pois Angelo foi também wrestler, muitas vezes nas promoções de Vince Sénior, pai de Vince McMahon. Aqui vem o primeiro ponto de controvérsia entre a família Poffo e McMahon. Encontrei um depoimento importante de Lanny Poffo, irmão de Randy, também ex. wrestler da WWF, onde atuava com o nome The Genius, onde fez uma declaração muito fulcral para a primeira picardia entre famílias, que deixou Randy bastante incomodado pelo que aconteceu. Estaria agendado uma batalha entre lendas do wrestling, promovida por Vince, onde teríamos estrelas como Lou Thesz, Killer Kowalski, Bobo Brazil entre outros, batalha essa que não foi englobado pai de Randy, deixando-o bastante aborrecido com essa decisão de exclusão. Angelo segundo Mário Poffo, nunca recuperou do choque de não ter sido selecionado para estar no Battle Royal deixando-o bastante afetado, algo que levou para a sua sepultura. Este seria a primeira controvérsia para Randy ainda mais, referente a uma situação com o seu pai e ídolo.

Segunda Prova: Relegado para a mesa de comentadores e velho demais para voltar aos ringues.

Randy teve batalhas épicas no fim dos anos 80 e início de 90, contra adversários como Hulk Hogan, Ultimate Warrior, Jake The Snake Roberts mas, principalmente, contra Ricky The Dragon SteamBoat, onde ambos se enfrentaram na Wrestlemania 3, onde o Intercontinental Title esteve em disputa. Randy viria a perder, mas o sentimento foi de dever cumprido, pois jamais teria um combate dessa qualidade, algo que nunca mais teve, tal como relata o seu irmão Lanny. Após ter perdido contra Ultimate Warrior na Wrestlemania 7, onde colocou a sua carreira em jogo, algo que Vince pediu a Randy, para estar algum tempo fora dos ringues. O seu trajeto no ringue tinha acabado por agora, e foi colocado na mesa de comentadores ao lado do próprio Vince e também Bobby Heenan, papel esse, que Randy não se sentia realizado e propôs a Vince um plano onde podia reatar uma rivalidade igual a que teve com SteamBoat e depois talvez se retirar definitivamente.

O escolhido era o talentoso Heartbreak Kid Shaw Michaels, onde Randy planeava seriamente uma rivalidade épica, para mais tarde “passar a tocha” a Michaels. A resposta de Vince a esta sugestão de Savage não foi a melhor, dizendo mesmo que o lugar para dele era a mesa de comentadores, tal como foi Jesse The Body Ventura, afirmando ser velho demais para voltar aos ringues. Esta afirmação foi o “click” para Savage dar o salto para a World Championship Wrestling, que já o tinha aliciado enumeras vezes, e esta atitude por parte de Vince, ajudou na decisão de dar o salto para o campo do inimigo. Na WCW ainda mostrou com 42 anos que “velhos são os trapos…”

Terceira Prova: Incidente Slim Jim e Nacho Man vs Huckster

http://youtu.be/1sCTi31Z2jA
http://youtu.be/OSaxk8t5N2w
http://youtu.be/N8dB6ISezuI

A última aparição de Randy foi em 1994 num episódio do Monday Night RAW, onde este salvou Lex Luger do ataque de Bob Backlund e Tatanka. Vince na semana seguinte em direto desejou toda sorte do mundo a Savage, mas mais tarde, iria a fazer uma paródia que levou-o a uma reacção bastante negativa por parte de Savage. Uma paródia com teor bastante desrespeitoso, onde Macho Man e Hulkster eram apelidados como Nacho Man e Huckster respectivamente, com teor de sátira devido a idade avançada dos dois lutadores. Ambos teriam 42 anos, se levarmos para campo actual, Batista já seria velho, mas mesmo assim venceu o Royal Rumble, são estas a políticas da WWE…

Slim Jim é um snack salgado com molho bastante consumido nos USA, onde Savage era a cara que promovia este aperitivo, algo que a WWE tinha bastantes receitas, pois era um wrestler da companhia que promovia. Após este ter saído da WWF a ConAgra Foods, empresa que detinha os direitos e confecção, decidiu continuar com Savage e automaticamente as receitas foram para a WCW, o que levou ainda mais enterrar as relações entre Savage e Vince.

Quarta Prova: Traição de Triple H e suposto caso com Stephanie.

http://youtu.be/mbFTkqowJNM
http://youtu.be/eYSiQBV1VlU

Se havia um protegido de Randy esse era sem dúvida Triple H. Ele adorava Hunter e via-o como um amigo próximo que podia contar sempre com ele, mas que viria a ser mais um que o desprezou. Triple H numa suposta entrevista a um podcast, ao responder a uma pergunta acerca de Savage, afirmou que os dinossauros já estão extintos. Declarações polemicas que viriam a ter resposta de Macho, no seu canal de Youtube – Present day Members Only.

Rumores são rumores e valem o que valem, mas veio a publico um suposto envolvimento com a filha de Vince- Stephanie. Rumor que ainda assombra os bastidores do wrestling, algo que nunca foi provado mas terá tido um peso enorme para ainda não ter sido induzido no Hall of Fame. Muitos relatos afirmam que esta foi a razão da saída da WWE em 1994, tendo o seu nome sido banido nos bastidores a mando de Vince.

Quinta Prova: Suposta recusa individual do Hall of Fame, querendo que toda a família Poffo seja induzida.

Mean Gene é uma das vozes que afirma que Savage foi convidado para entrar no Hall Of Fame, mas que ele tinha recusado, pois pretendia que a família Poffo fosse toda ela induzida. Gene afirma que não sabe as razões, ou talvez não queira responder a aspectos tão delicados. A recusa realmente aconteceu, mas tal como relata o irmão Lanny, deveu-se ao episódio, em que seu pai não foi convidado para o Batle Royal, e para compensar seu pai por ter partido sem ter tido essa oportunidade, desejava que toda a sua família, tivesse esse privilégio de ser Hall Of Fame.
Na minha pesquisa encontrei estas 5 provas, que são relatadas quase todas por seu irmão Lanny. Verifico que a vontade de Randy era de não ser induzido no Hall Of Fame, mas sim toda a família Poffo. Lanny é contra este privilégio pois não era a vontade do seu irmão e, recusasse a ir a cerimónia, senão pode não se conter e dizer muitas verdades, algo que certamente não ficará bem para o DVD. Na minha opinião enquanto fá verifico, que os interesses da WWE transpõe tudo, e todos os fás começam a ter pouco direito de escolha, algo negativo no meu ponto de vista, devido ao legado que este homem deixou no wrestling.

Um lutador que foi mordido por cobras, que arriscou o corpo em prol do espectáculo e da WWE, devia sem provas e sem rumores atrapalhar um direito que desde já devia ser assumido por todos. Verifico também que família, especialmente o seu irmão, estão a criar muitos anticorpos, algo que não beneficia em nada e ninguém, pois entrar em guerras com Vince não é a melhor atitude.

Randy partiu devido a um acidente de carro em 2011, após uma paragem cardiorespiratória, o que causou um embate numa árvore, provocando-lhe a morte e ferimentos a sua mulher. Foi algo terrível, onde segundo o seu irmão somente Harold Finkel deu as condolências a família, e ninguém da WWE, se prostrou a fazer alguma coisa de serio e respeitoso para sua família. Muitas atitudes estão a barrar um direito desta lenda, algo que dificilmente chegará a bom porto. Esperemos mais algum tempo, e veremos, se Macho Man Randy Savage irá fazer companhia ao seu amigo Ultimate Warrior na classe de 2014. Deixo também uma homenagem a Miss Elizabeth, que também deveria de estar no Hall of Fame.

Deixo aqui o link da entrevista de Lanny onde responde a muitas perguntas reveladoras. Espero que comentem e digam de vossa justiça. Tenham uma semana fantástica!

http://youtu.be/m1H44Z3LY88

Sobre o Autor

- Autor da rubrica Vintage e escritor de algumas edições do Onde Andas Tu?, e play by play do PSN. Nascido a 7 de Dezembro de 1981, pertenço a uma geração onde os videojogos estavam a começar a desbravar barreiras inacreditáveis, onde 16 bits era uma loucura.Aficionado fervoroso de Wrestling e do glorioso Benfica.Orgulhoso por fazer parte de uma equipa talentosa, como o Wrestling PT.Segue-me no twitter e Facebook - ansnicola@iol.pt e canal Youtube,Daylimotion e sapo videos!

17 Comentários

  1. akujy - há 3 anos

    Excelente artigo, André. Cada vez tens vindo a elevar mais e mais a fasquia nos teus artigos e isso mostra a tua qualidade. É realmente vergonhoso que o Randy Savage não tenha tido as homenagens e honras que merece e fico feliz por teres falado nisso. É algo que há mt tempo me revolta e é mais uma prova que a WWE pensa que pode fazer tudo o que quiser. Até ao dia…como já vamos vendo.

    • MR Perfection André Santos - há 3 anos

      Obrigado. ao fazer esta pesquisa, verifiquei que este assunto referente a Macho Man transpõe muita coisa ao que à WWE diz respeito. Vai ser muito difícil Macho Man ser induzido no Hall of Fame, mas se acontecer acredito que não vai ter ninguém da família lá…o que é deplorável!

      • akujy - há 3 anos

        Deplorável indeed! Já agora, convém notar que finalmente consegui ser o primeiro a comentar uma edição do Vintage! Awesome!!! Pelo menos dsd q estamos no WPT penso q é a primeira vez!

        #Yay!

        Mais uma vez, well done.

  2. AwesomeTheMiz - há 3 anos

    Excelente trabalho, André! Fico-me até hoje a perguntar se o que impede Randy Savage de entrar no Hall of Fame é o fato de querer o restante da família junto ou o envolvimento de abuso sexual que teve com Stephanie McMahon.

    De qualquer forma, ainda existem mais evidências que impedem isto, aqui estão todas e da “guerra” dele com o Tio Vince. De qualquer forma para mim, Randy já deveria estar no Hall of Fame.

    – P.S.: O pior combate de todas as WrestleManias foi este dele contra Ultimate Warrior na WrestleMania VII!

    • MR Perfection André Santos - há 3 anos

      Sinceramente o que acredito é que se alguém fica inimigo de Vince estas tramado…e basta ver o tempo que Ultimate Warrior levou a chegar ao Hall of Fame, já Savage é um caso mais bicudo!!!

  3. José Sousa - há 3 anos

    Sem duvida que o Randy Savage tem muita coisa contra ele nesse reconhecimento. Porém não existe dúvida alguma que ele merecia esse mesmo prémio. Excelente artigo.

  4. JoãoRkNO - há 3 anos

    Sinceramente, o Randy Savage merecia uma homenagem decente por toda a brilhante carreira que teve, apenas acho que assuntos pessoais não deviam ser misturados com os profissionais, mas é assim e nada poderemos fazer para alterar. Mais um excelente trabalho, parabéns.

    • MR Perfection André Santos - há 3 anos

      Obrigado João e excelente avatar…já começa a dar saudades e foi a pouco tempo…

      Em relação ao Savage o teu comentário disto tudo, e parece que os ressentimentos de ambas as partes(familia de savage)não permitem muita flexibilidade nas decisões, quando não deveria de ser assim…

  5. The Mentalist - há 3 anos

    Grande artigo André !!!! E fica bem claro que na WWE que agradar o público não é o suficiente. Porque no fim das contas o que vale é a vontade do Vince.

    • MR Perfection André Santos - há 3 anos

      Obrigado. Sim Vince, no fim é que decide e parece que neste caso não há indícios de uma decisão favorável…

  6. awesomemiz - há 3 anos

    eae galera, gostaria de pedir a voces fazer um artigo sobre a história da dupla awesome truth, po seria legal, valew galera

  7. YO - há 3 anos

    O Macho Man não estar no HOF é um crime.Poucas pessoas merecem tanto quanto ele.

  8. danielLP21 - há 3 anos

    Excelente trabalho de pesquisa André. Nota-se perfeitamente o empenho que colocas nestes teus artigos. Isso é de louvar, sem dúvida. Concordo que o “Macho Man” devia estar no HOF, mas tenho sérias dúvidas de que isso venha a acontecer.

Comentar

Login com Facebook

Editar avatar »

Notificações por email:

Wrestling.PT © 2006-2016 / Política de Privacidade / Disclaimer / Sobre Nós / Contactos / RSS Feed / Desenvolvido por Luís Salvador