Existem 2 vagas na Equipa do Wrestling PT para publicar notícias. Candidata-te!

Vintage #60 – Well Done WWE

Edição 60 do Vintage! Um marco na minha opinião, pois conseguimos passar a edição 59…

Viver é talvez das palavras mais fortes do vocabulário. Para viver temos que nascer, crescer e toda essa combinação e percurso, adquirimos experiencias únicas, boas, más e algumas irrepetíveis. Vale o que vale, mas ao longo da minha vida, tenho recordações que ficaram gravadas num espaço do meu cérebro, talvez num armazém onde “trabalhadores” colocaram por ordem de importância.

Desde Karel Pobosrsky alvejar a baliza de Portugal em 1996, com uma classe tremenda, ridicularizando Vítor Baia, ou o momento em que Silvino defende uma grande penalidade dando a vitória ao Benfica, num jogo contra o Futebol Clube do Porto, para a conquista da Supertaça Cândido Oliveira. Sinto nostalgia e saudades de ver a Formula 1 ao domingo, depois do Telejornal e vibrar com as vitórias de Ayrton Senna mas, não foi somente o desporto que “inunda” as minhas recordações. A música tem um papel importante no meu passado. O tributo musical a Fredy Mercury no estádio do Wembley é das mais marcantes da minha vida e infância, basta ver o impacto que teve naquele anos e ainda é hoje recordado como dos maiores eventos musicais de sempre. O wrestling tem o seu espaço reservado, onde já dei inúmeros exemplos em edições anteriores. Hoje quero “pegar” num tema actual e dar o meu contributo historial.

Está a decorrer um torneio para o Intercontinental Title que está na posse de Big E. Uma decisão importantíssima para o trofeu, pois neste momento é o segundo da hierarquia da companhia, dando-lhe toda a importância necessária e merecedora. Hoje iremos recordar este método para encontrar o principal candidato, ou mesmo um novo campeão, pois já foi usado no passado.

Quando falamos dos melhores Intercontinental Champions, é inevitável falarmos em superstars como: Ultimate Warrior, Bret Hart, British Bulldog e MR Perfect. O I.C Title era muito importante nos finais dos anos 80, por isso, grandes nomes do meio, “carregavam-no” com sucesso, dando-lhe uma enorme carga de mística. Para percebemos como um lutador consegue fazer a diferença e dar crebilidade a um Championship considerado secundário, Randy Savage auto-intitulava-se como WWF World Intercontinental Champion. Uma jogada de mestre de Savage na minha opinião.

Um trofeu com uma história inegável, que teve como seu primeiro campeão o Hall of Fame Pat Patersson, que é muitas vezes referenciado quando actualmente está a decorrer um combate, onde o campeão esteja presente. O recordista é o ainda talentoso Chris Jericho, que conquistou-o por 9 vezes.

Quando o I.C. Champion da época Ultimate Warrior foi catapultado para o Main Event e tornou-se respectivamente WWF/E Champion, derrotando Hulk Hogan na Wrestlemania VI, o título ficou vago, e Jack Tunney (o mítico storylline president da WWF nos anos 80 e inícios de 90) tomou a decisão, de efetuar um torneio para coroar um novo campeão.

Um torneio que se realizou em 23 de Abril de 1990, e teve bastante star power com lutadores como Mr. Perfect, Roddy Pipper, Jimmy Snuka ou Rick Martel. A final teve o embate entre Perfect e um ex campeão Tito Santana. Perfect venceu o combate e tornou-se Intercontinental Champion pela primeira vez e, também muito importante, foi o passo para se formar a união e parceria com o mítico Bobby Heenan.

http://youtu.be/-1bsAeyj8QA

Tivemos mais três edições na década de 90. Uma a 23 de Setembro de 1996, onde Marc Mero venceu na final Farooq, outra com a conquista de Owen Hart a 5 de Outubro de 1997, vencendo na final Farooq e, por último, a 12 de Outubro de 1998, onde Shamrock venceu X-Pack. Era evidente o novo papel do título nesta década. Promover novos lutadores e experimenta-los como potenciais Main Eventer’s.

Este tipo de torneio é apreciado pelos fás por vários motivos. Um dos quais a realização de combates entre wrestlers que normalmente não combatem juntos, e a duração dos mesmos, dando muito tempo para que ambos se exibam de uma maneira decente e dar credibilidade ao seu estatuto. Outro factor é a adição de lutadores que estão estabelecidos como Main Eventer’s e, elevam a qualidade do torneio.

O método foi bastante comum, mas mais utilizado como a forma para encontrar um novo campeão e não um novo contender. Apesar de este método ter sido bastante utilizado nos anos 90, os anos posteriores, não foi dada a importância devida ao título, havendo poucos torneios, não querendo dizer que não tivéssemos combates estupendos, pois isso foi bastante evidente. Os combates entre Jericho e Benoit são prova disso.

Tivemos um torneio para encontrar um novo campeão em 2010, com a vitória de Kofi sobre Christian na final, onde o trofeu era exclusivo da brand Smackdown. Trofeu que tinha ficado vago após despedimento de Drew McIntyre. Infelizmente para Kofi durou breves minutos, pois o antigo campeão McIntyre voltou logo no fim do combate entre Kofi e Christian, apresentando o papel e prova que o trofeu teria que voltar para as suas mãos.

http://youtu.be/tu_pwV8hJiY

Por estas razões, tenho que afirmar Well Done WWE! Boa decisão, boa estratégia por parte dos oficiais da companhia.

Como mencionei no inicio do artigo, esta decisão do torneio é importantíssima, pois conseguimos ficar agarrados e especialmente interessados nos combates, por consequência no próprio cinturão. Os intervenientes são de uma categoria inegável.

Acredito que poderá ser englobado uma pequena história ao redor de algum combate, dando mais ênfase ao torneio. Gostei que os combates estejam a ser realizados no show mais importante – Monday Night RAW, onde têm mais audiência que os shows secundários.Deixo a minha previsão para a final – Cesaro vs Barret.

Espero que tenham gostado. Deixo-vos com um combate entre Razor Ramon contra The Model Rick Martel, que considero um dos melhores onde o I.C esteve em jogo. Até para semana e…. This is Vintage!

Quem acham que será o vencedor do torneio? Qual foi o combate mais emocionante para vocês, onde o I.C esteve em jogo?

“Por isso dou o exemplo do Intercontinental Title, um mid-card Title, mas que na minha opinião não o é, é sim um dos mais prestigiantes campeonatos, que não tem uma divisão, tem sim um pódio onde esta sozinho e, quem esta lá para o representar, tem que o promover e tornar-se ele a verdadeira estrela.”

Excerto da edição 29 do Vintage.

http://youtu.be/nOIuenaPfMI

Sobre o Autor

- Autor da rubrica Vintage e escritor de algumas edições do Onde Andas Tu?, e play by play do PSN. Nascido a 7 de Dezembro de 1981, pertenço a uma geração onde os videojogos estavam a começar a desbravar barreiras inacreditáveis, onde 16 bits era uma loucura.Aficionado fervoroso de Wrestling e do glorioso Benfica.Orgulhoso por fazer parte de uma equipa talentosa, como o Wrestling PT.Segue-me no twitter e Facebook - ansnicola@iol.pt e canal Youtube,Daylimotion e sapo videos!

27 Comentários

  1. GonRodri - há 3 anos

    Excelente artigo André, como sempre … (:

    Agr vou responder ha tua unica pergunta:

    Quem acham que será o vencedor do torneio? Qual foi o combate mais emocionante para vocês, onde o I.C esteve em jogo? O vencedor vai ser o Bad News Barret, e o combate mais emocionante onde o I.C title teve em jogo foi o Hulk Hogan vs, Ultimate Warrior na Wrestlemania 6

    • MR Perfection André Santos - há 3 anos

      Obrigado pelo elogio e comentário! Uma excelente escolha. O combate entre o Warrior e o Hogan foi dos mais importantes onde o I.C e tb o WWE title esteve em jogo!

  2. Julio - há 3 anos

    Excelente Artigo André

    Quem acham que será o vencedor do torneio? Qual foi o combate mais emocionante para vocês, onde o I.C esteve em jogo?

    O Torneio pra mim quem ganha é o RVD eu queria que ganhasse o BNB

    O combate emocionante eu não sou muito das antigas mas foi Ultimate Warrior vs Hulk Hogan Wm VI

  3. akujy - há 3 anos

    Mais uma excelente edição do Vintage, que cada vez mais se tem vindo a revelar como um momento imperdível da semana! Penso que o Cesaro ganha o torneio. Caso isso não aconteça, talvez o RVD. Quanto ao combate mais emocionate, talvez o Warrior vs. Hogan na WM 90.

  4. Silva177 - há 3 anos

    O melhor combate,na minha opinião,foi o Shawn Michaels vs Razor Ramon WM X,foi algo de monumental!
    Quanto ao vencedor do campeonato,penso que seja o Bad News Barrett.
    Artigo de grande qualidade,os meus parabens!

  5. David Silva - há 3 anos

    Quero que o Barret ganhe o RVD não precisa de pushs na sua carreira e nem titulos e ainda resta saber se o protegido do Joihn Cena vai perder o cinturão.
    Um combate Inesquecivel Randy Macho Man Savage x Rick The Dragon Steamboat na wrestlemania III

  6. MR Perfection André Santos - há 3 anos

    Excelente escolha! Um combate inovador e fora do estereótipo de combate daquela época!

  7. Lourenço Rocha - há 3 anos

    Muito bom artigo André.
    A resposta às perguntas:
    Quem acham que será o vencedor do torneio?
    Creio que o vencedor vai ser o Rob Van Dam
    Qual foi o combte mais emocionante para vocês, onde o Intercontinental Championship este em jogo?
    Razor Ramon vs Shawn Michaels – Ladder Match – WrestleMania X | Um combate simplesmente ÉPICO!

  8. José Sousa - há 3 anos

    Eu acho que quem vence é : Boooom! Bad News Barrett.
    Melhor combate : Razor Ramon vs HBK

    • MR Perfection André Santos - há 3 anos

      BOOOOOOOmmmm! Também acho ;)

      • José Sousa - há 3 anos

        Eu estou a adorar esta revitalização do Barrett, finalmente ser o Bad News começa a ter lógica. Espero é que se for campeão lhe deixem ter m reinado e não uma amostra como os anteriores.

  9. AwesomeTheMiz - há 3 anos

    Grande Vintage, André! Parabéns!

    Jeff Hardy foi o wrestler que me fez gostar de Wrestling e teve seus momentos como campeão. Grandes lendas do passado se realizaram neste cinto e o fato de o Johnny Boy nunca tê-lo ganho e o estragado, embeleza-o ainda mais.

    Talvez o combate mais emocionante que vi foi no SummerSlam 1992, quando o combate pelo Intercontinental Championship foi o main-event daquele ano e British Bulldog tomou o cinto de Bret Hart. O pay-per-view havia sido na Inglaterra e o público veio ao delírio!

    Vencedor do torneio: Bad News Barrett, mas, para mim, ele não conquista o cinturão.

  10. JoãoRkNO ® - há 3 anos

    Bom trabalho André . Se houve IC Championship que me marcou foi a Triple Threat entre o Angle/Benoit/Jericho pelo próprio IC Title mais o reformado European Title . Visto os vencedores da última Raw, está na cara que o vencedor será o Barrett, o que é bastante bom, talvez seja desta que façam uma aposta seria nele .

  11. Hildo - há 3 anos

    Excelente André, Parabéns.

    Respondendo a suas perguntas:

    Quem acham que será o vencedor do torneio?

    Sinceramente? Acho que o RVD vai vencer.

    Qual foi o combate mais emocionante para vocês, onde o I.C esteve em jogo?

    Rey Misterio vs Chris Jericho The Bash 2009, Gosto muito do combate.

    • MR Perfection André Santos - há 3 anos

      Excelente escolha, que já não me lembrava desse combate…vou ter que recordar!

      • Hildo - há 3 anos

        Na minha opinião, se não tivesse ocorrido HBK vs Undertaker na Wrestlemania, Esse seria o melhor combate do ano.

  12. MR Perfection André Santos - há 3 anos

    Obrigado João. Um combate onde misturou os lutadores mais técnicos da época, dando um combate brutal!

  13. danielLP21 - há 3 anos

    Excelente Vintage, André!

    Neste momento, apostaria no Bad News Barrett como vencedor do torneio. Espero que ganhe o Título Intercontinental e que seja credibilizado juntamente com ele.

    Não há nenhum combate pelo Título Intercontinental que eu destaque como mais emocionante, mas o maior campeão de sempre é o Chris Jericho e o Triple Threat entre ele, o Chris Benoit e o Kurt Angle, que já foi aqui referido, foi um combate espectacular. O Bret Hart vs British Bulldog também teve uma enorme qualidade, sendo que a atmosfera ajudou bastante.

    • MR Perfection André Santos - há 3 anos

      Obrigado Daniel. Os dois combates que referes tem tanta qualidade!. O Bulldog vs Bret Hart é tão bom que o Vince está afónico!!! E o velhinho Wembley abarrotar!

Comentar

Login com Facebook

Editar avatar »

Notificações por email:

Wrestling.PT © 2006-2016 / Política de Privacidade / Disclaimer / Sobre Nós / Contactos / RSS Feed / Desenvolvido por Luís Salvador