Vintage #83 – Historic Home’s of Wrestling

Concertos, jogos de futebol, peças de teatro, ou outro evento, tiveram palcos míticos que foram imortalizados por algum acontecimento, onde também eles fizeram parte. As paredes e bancadas foram o abrigo, como “acolhendo” os espectadores, para usufruírem do espetáculo.

Wembley

O mítico estádio do Wembley foi palco do inesquecível tributo a Fredy Mercury. Também foi casa do PPV SummerSlam de 1990.

Exemplos como o “velhinho” estádio do Wembley (agora super remodelado), que foi palco de finais de futebol, bem como concertos de bandas de Rock, Pop, ou outro género musical. Um dos que ficará nos anéis de história desse recinto, foi o concerto tributo à lenda Fredy Mercury, vocalista da banda Queen, após a morte deste, devido ao vírus VIH, acabando com a vida de um grande performer dos palcos.

O futebol tem uma grande fatia se queremos identificar grandes eventos, e claro, os estádios onde a magia se realizou. Tal como referi o Wembley, podemos englobar o Santiago Bernabéu, Old Traford, Estádio da Luz, Maracanã, Arena de Amesterdão e muitos outros exemplos. Para os fás europeus talvez não seja muito cativante, mas o futebol americano (NFL), também teve finais como o Super Bowl, em estádios míticos, um deles o Rose Bowl.

Estou a mencionar estádios, mas também pavilhões e arenas fazem parte desse rol. O vintage de hoje, como teria que ser, vai focar-se em alguns recintos que foram” olhos”, “ouvidos”, de grandes combates/eventos de wrestling, alguns tão míticos que ainda hoje, são considerados intocáveis e sagrados aos olhos dos cidadãos do Mundo. Não vou colocar por ordem de importância, mas sim aqueles que na minha opinião foram grandes clássicos do wrestling.

Madison Square Garden

http://youtu.be/IefkcKhsszA

Acredito plenamente, que quase todos os leitores conhecem esta mítica arena. O Garden é considerado a Meca dos palcos pelos Norte-Americanos. Situado na zona metropolitana de Nova Iorque tem uma capacidade para quase 20 mil pessoas e, è a casa de varias equipas sediadas em Nova-York, como o N.Y Knicks, ou N.Y Rangers.

O público que teve o privilégio de estar neste recinto e presenciar momentos de Wrestling como o início da Era Hulkamania, ou a Wrestlemania XX, onde John Cena venceu o seu primeiro titulo na WWE, o USA Title, vencendo Big Show.

The Arena

A ECW Arena foi o palco de combates extremos.

http://youtu.be/_PEc83kqXQM

Talvez com este nome seja desconhecida, mas se acrescentar as siglas ECW, decerto que o “click” é instantâneo na vossa cabeça. Este pequeno recinto com a capacidade para cerca de 1500 pessoas, foi palco dos combates mais hardcore e extremos da história da ECW e do wrestling. Com a mente brilhante de Paul Heyman a comandar as tropas, o Arena foi palco dos mais fervorosos adeptos deste tipo de combates, e nunca foram desfraldadas as suas expectativas. Cactus Jack, Sabu ou RVD, foram marcando caminho num espaço que era pequeno em tamanho, mas ficou grande em história. Este recinto foi plano de fundo para algumas cenas do filme The Wrestler, caracterizando um lutador já em fim de carreira, interpretado por Mickey Rourke.

Royal Albert Hall

O Royal Albert Hall foi palco de um Battle Royal em 1991, vencido por British Bulldog. 

http://youtu.be/FlKaPSM1O9g

Este centro de espetaculos britânico sediado em Londres, pode não ter tido no wrestling uma grande quantidade de shows. Até teve somente um, onde a WWE estava em tour e promoveu os seus wrestlers e marca em terras de Sra. Majestade. O Battle Royal de 1991 foi de grande importância para British Bulldog, pois venceu a mesma e na sua terra natal.

Este show teve uma enorme importância, pois quebrou a barreira do edifício, pois nunca um evento de wrestling tinha sido exibido no mesmo. Com uma capacidade de 5,000 pessoas, o Royal Albert Hall tem nas suas fileiras um bocado de história da WWE.

Staples Center

http://youtu.be/-llGegEwdiI

Este será o recinto mais conhecido por onde a WWE passa. Sediado em Los Angeles, o Staples Center é casa das equipas de basquete da cidade entre outras modalidades. Com a enorme capacidade de 20.000 mil pessoas, merece a presença assídua da WWE. Grandes PPV foram realizados, onde normalmente um dos Big 4 PPV se realiza- SummerSlam.

Combates como o de CM Punk vs Brock Lesnar em 2013 foram “peças de arte” para os espetadores deste recinto.

Hammerstein Ballroom

http://youtu.be/-7AoX3LkxpA

Historico e unico são dois termos esclarecedores para identificar este recinto. Com uma capacidade pequena (cerca de 3.500 espectadores), transbordava tradição e “carisma”. Conhecido pelos seus concertos de ópera e pelo seu estilo característico de decoração interior, foi o primeiro palco do Monday Night RAW e mais tarde, palco de alguns shows da ECW.

Mais recentemente foi utilizado pela TNA para produzir alguns episódios, onde o público de N.Y tem sempre uma marca fanática e característica de sentir os combates.

Silverdome

Foi neste mítico estádio que Hulk Hogan fez o bodyslam ao gigante!

http://youtu.be/hwbaywz8QO0

Dos maiores estádios dos U.S.A, ultrapassando os 80 mil lugares disponíveis para ver eventos. Foi casa da mítica equipa de basquete Detroit Pistons nos anos 70 e 80, mas seria numa Wrestlemania que o Silverdome seria parte integrante, acolhendo aquele que viria a ser um dos combates mais históricos da WWE. O embate entre o superpoderoso André The Giant contra o Imortal Hulk Hogan. Um combate que foi imortalizado como The Irresistível Force vs The Immovable Object! Um combate que teve 94 mil fás assistir!

Sem dúvida dos recintos mais importantes por onde a WWE passou!

United Center

http://youtu.be/b0qO6z-g72E

O United Center é a casa da mítica equipa Chicago Bulls, e também das arenas onde se “vive” e “sente” mais o wrestling, onde por norma temos ambientes fervorosos. A cidade de Chicago e o público local fazem deste recinto paragem obrigatória para a WWE passar o show RAW. Com uma capacidade acima dos 20 mil espetadores foi bastante utilizado pela WCW durante o período das Monday Night Wars. Não podemos esquecer o papel importante que teve CM Punk em mobilizar um estado inteiro para sentir todo o apoio contra a autoridade na figura de Vince McMahon. O combate entre ele e Cena é prova disso.

Tivemos outros exemplos de grandes recintos ou estádios por onde a WWE passou ou outras companhias de wrestling. Seria uma lista enorme e decerto fizeram parte integrante dos anéis do wrestling. Cidades como Toronto, Filadelfia ou Boston tiveram nas suas cidades e recintos a magia do wrestling a fluir nas suas bancadas.

Espero que tenham gostado. Deixo vos uma questão:

Destes recintos qual achas que tem ou teve um peso enorme na história do Wrestling?

This is Vintage!

Sobre o Autor

- Autor da rubrica Vintage e escritor de algumas edições do Onde Andas Tu?, e play by play do PSN. Nascido a 7 de Dezembro de 1981, pertenço a uma geração onde os videojogos estavam a começar a desbravar barreiras inacreditáveis, onde 16 bits era uma loucura.Aficionado fervoroso de Wrestling e do glorioso Benfica.Orgulhoso por fazer parte de uma equipa talentosa, como o Wrestling PT.Segue-me no twitter e Facebook - ansnicola@iol.pt e canal Youtube,Daylimotion e sapo videos!

12 Comentários

  1. André Gomes - há 2 anos

    Não disseste diretamente, mas dá a entender que o combate entre Cena e Punk foi no United Center. Mas não foi, e sim na Allstate Arena – assim como os últimos shows e PPVs em Chicago.
    Grande artigo e dessas, tenho preferência pelo mítico MSG e Hammerstein Ballroom pelo clima que o público proporciona/proporcionou lá dentro.

    • MR Perfection André Santos - há 2 anos

      Bem referido André, dei a entender mas sei que foi no Allstate Arena, obrigado por comentares.

  2. FrancisDreez - há 2 anos

    A arena mais simbólica para mim foi sem dúvida o Madison Square Garden.
    Gostei deste artigo, um mais diferente vem sempre a calhar

  3. Luís - há 2 anos

    Freddie….Freddie Mercury :)

  4. Mr. Money In The Bank - há 2 anos

    A WWE poderia realizar a Wrestlemania em vários países, não somente nos EUA, seria sensacional uma WM no Camp Nou, Estadio Olímpico de Berlim, Estadio Olímpico de Roma, Wembley, etc. E até mesmo na Ásia e na América do Sul.

    • André Gomes - há 2 anos

      O problema é o fuso horário. E não seria muito interessante uma WrestleMania gravada pelos problemas que já sabemos.

  5. CMelo01 - há 2 anos

    Gostei bastante da edição desta semana!
    Continuação do bom trabalho

  6. Hildo - há 2 anos

    Mui Bom, André! Gostei bastante, meu favorito é o Madison Square Garden.

  7. José Sousa - há 2 anos

    O meu preferido MSG obviamente. Dentro da era mais moderna sem dúvida Chicago, e New Jersey.

  8. danielLP21 - há 2 anos

    Excelente artigo, André!

    Escolho o Madison Square Garden, embora a cidade de Toronto seja a minha preferida para se fazer um evento de Wrestling.

Comentar

Login com Facebook

Editar avatar »

Notificações por email:

Wrestling.PT © 2006-2016 / Política de Privacidade / Disclaimer / Sobre Nós / Contactos / RSS Feed / Desenvolvido por Luís Salvador