Existem 2 vagas na Equipa do Wrestling PT para publicar notícias. Candidata-te!

Vintage #85 – Dead Man Walking (2)

O Vintage vai continuar abordar a personagem icónica que foi e ainda é, de seu nome Undertaker. Acabamos a edição anterior na vendeta pessoal contra o super pesado Yokozuna.

Pequenas mudanças de mentalidade e de filosofia foram acontecendo ao redor do wrestling. A concorrente da WWF, a WCW, começava a contratar as antigas super vedetas do roster da WWF, tais como: Randy Savage ou Hulk Hogan.

A WWF estava a tentar combater a rival com algumas alterações no seu produto. Mudanças como: a extinção das personagens mais fracas e cómicas e colocar um produto mais agressivo e conivente aos olhos dos fás. Undertaker teve pequenas alterações por esta fase, como estar mais activo no papel de main event, e pela luta pelo WWF Title.

Antes de “entrar” no panorama do título, Undertaker teve uma rivalidade contra a corporation de Ted Dibiase, enfrentando alguns oponentes como I.R.S, King Kong Bundy entre outros.

Apresentação da Million Dollar Corporation: http://youtu.be/0E0StxGHask

Undertaker vs I.R.S no Royal Rumble de 1995: http://youtu.be/-8lVOVCIDjI

A política da WWF era dar oportunidade a uma nova geração e Undertaker fez parte dessa mesma onde a sua inclusão nas major story´s da WWF eram cruciais para o êxito das mesmas.

Undertaker tinha como objectivo a conquista do WWF title que estava na posse de Bret Hart e, esteve próximo de alcançar esse propósito mas, um ataque de Diesel, (o ex campeão, derrotado por Bret Hart), impossibilitou o deadman de conquistar o título pela segunda vez. Acção que Taker “amavelmente” retribuiu a Diesel, mas desta vez com uma entrada original por debaixo do ringue. Outros acontecimentos, como ataque de Diesel a Paul Bearer ou uma imagem de Diesel dentro de um caixão deram “força” a uma rivalidade para o embate entre eles na Wrestlemania XII.

Wrestlemania XII Undertaker vs Diesel: http://youtu.be/lChZopIjHGk

Diesel foi uma das vitimas de Undertaker na Wrestlemania.

A união com Paul Bearer foi um sucesso mas com a chegada da próxima rivalidade e oponente de Undertaker, aconteceu uma reviravolta imperdoável de Bearer para com o seu companheiro de luta de longa data. Com a chegada de Mankind (um wrestler destemido que não tinha medo de sacrificar o próprio corpo para chegar aos seus fins) foi o principal motivo da rutura de ambos, onde mais uma vez Undertaker seria posto a prova, desta vez, com um oponente muito equivalente a ele, ou seja, com uma personalidade obscura e sinistra. O resultado foram combates com estipulações perigosas e nunca vistas num ringue da WWF. Esta rivalidade de 1996 foi marcada por grandes combates, todos eles inéditos.

Mankind impossibilita Undertaker de vencer o Intercontinental Title:

http://youtu.be/2C29z92Nmns

Toda esta audácia de Mankind resultou num combate inédito para época. Um combate backstage que foi apelidado por Boiler Room Brawl Match no PPV SummerSlam, onde Paul Bearer traiu Undertaker atacando com a urna, mais tarde, o tira teimas entre os dois aconteceu no In Your House, onde novamente seria num combate inovador, que Taker viria vencer Mankind, numa estipulação macabra, onde saía vitorioso quem conseguisse “enterrar vivo” o seu oponente. Undertaker foi impossibilitado de concluir a sua tarefa por alguns wrestlers que apoiavam Mankind e Bearer.

Undertaker vs Mankind Boiler Room Brawl match e respectiva traição de Bearer:

http://youtu.be/Hq3gXMG4-CE

http://youtu.be/f4N3lStDEQo

Buried Alive Match In Your House: http://youtu.be/6NmIfPAmmZY

Com a chegada do Survivor Series, a perseguição de Undertaker continuou, pois ambicionava ter a vingança sobre Paul Bearer. A estipulação era um “doce” para o deadman, pois poderia chegar perto de Paul Bearer, caso vencesse, o que acontece é que Bearer estava protegido dentro de uma jaula e elevado mais de 6 metros em cima do ringue. Infelizmente para deadman um dos lacaios de Bearer salvou-o no último instante.

Undertaker começou a romper com o passado e melhorou todo o seu guarda-roupa, estando a emergir a alcunha Lord of Darkness, devido a evolução que estaria prestes acontecer na WWF- A Atitude Era.

Survivor Series Match 1996

http://dailymotion.com/video/xxgfuu
http://dailymotion.com/video/xxgfvm

A rivalidade com Mankind foi bastante inovadora, pois foram vistas estipulações nunca vistas na WWF.

Com um produto mais adulto, a WWF começou a preparar a Wrestlemania 13 como encerramento de uma era e início de outra. Undertaker viria a coleccionar mais um adversário e conquistar pela segunda vez o WWF Title, vencendo Sycho Sid. Ele seria a sexta vítima derrubada numa Wrestlemania. Bret Hart foi uma enorme ajuda (Bret Hart perdeu o seu cinturão para Sid e falhou o Main Event da Wrestlemania), pois interveio no combate atacando a socapa Sid, onde Undertaker aproveitou para dar o golpe de misericórdia, com um Tombstone fatal.

Wrestlemania 13

http://youtu.be/Tp3RmTaaLf4
http://youtu.be/0eVl63i_iWg

Em 1997, Undertaker estava estabelecido como WWF Champion quando enfrentou Bret Hart para defender o seu cinturão. Bret Hart afirmava que Undertaker só era campeão devido “ajuda” e intervenção dele no combate contra Sid. Ambos enfrentaram-se no PPV SummerSlam, onde o special referee, de seu nome HBK Shaw Michaels, não se controlou como juiz daquele combate, atacando acidentalmente o campeão Taker com uma cadeirada. Como era um combate sem DQ, Bret Hart venceu o combate.

 Um segredo bem escondido…Kane surgiu para fazer frente ao seu meio irmão Undertaker.

Undertaker seguiu mais uma vez com sede de vingança, perseguindo HBK (que nesta fase já tinha o seu amigo kliq Triple H), afirmando que ele iria pagar o preço máximo pela audácia de ataca-lo no PPV SummerSlam. Após enumeras desavenças semanais entre os dois, eles enfrentaram se no show In Your House/Ground Zero, no primeiro confronto entre os dois, combate esse, que terminou com um ataque dos amigos de HBK, Triple H e Chyna. Mais tarde, no PPV Bad Blood, os dois fizeram história no primeiro combate Hell in a Cell, onde Undertaker viria a perder para Michaels, devido a intervenção do seu meio- irmão Kane acompanhado pelo seu antigo manager, e novo némesis Paul Bearer.

A história de Kane esteve sempre em plano de fundo na feud entre Michaels e Undertaker e o segredo que Bearer reteve até ao último minuto, foi desvendado no Bad Blood. Um segredo horrendo, pois Bearer desvendou que Undertaker “assassinou” a família e respectivamente Kane, num incêndio, (kayfabe). Kane “plantou”  Phenom com a manobra mais improvável…Um tombstone Pilledriver…

Ground Zero:  http://youtu.be/dcEHKQqohc0

Bad Blood Hell in a Cell: http://youtu.be/1RS3WAARXyg

Apesar deste ataque, Taker sempre recusou defrontar Kane, mas foi inadiável, pois vários confrontos entre os dois semanalmente culminaram no combate entre ambos na Wrestlemania XIV. Kane tornou-se a sétima vitima a perder com Taker no maior show da WWF. Houve também um rematch da Mania, em mais um combate inovador, pois pela primeira vez, ambos iam enfrentar-se num Inferno Match! Undertaker saiu vitorioso, conseguindo queimar o braço de Kane.

Wrestlemania XIV

http://youtu.be/ksXvZwAHt4Q

Inferno Match

http://youtu.be/zDB4m8v63nA

Como puderam comprovar, Undertaker esteve sempre no lançamento de combates inovadores e com estipulações nunca vistas. Para semana, na parte 3 do artigo, vamos esmiuçar o reatamento da rivalidade com Mankind, ou o combate First Blood com Stone Cold Steve Austin, entre outros segmentos históricos.

Com uma história tão vasta, vou fazer mais um artigo acerca de Phenom, depois do 3º artigo. Um especial só para vocês!

Até para semana, This is Undertaker vintage!

Sobre o Autor

- Autor da rubrica Vintage e escritor de algumas edições do Onde Andas Tu?, e play by play do PSN. Nascido a 7 de Dezembro de 1981, pertenço a uma geração onde os videojogos estavam a começar a desbravar barreiras inacreditáveis, onde 16 bits era uma loucura.Aficionado fervoroso de Wrestling e do glorioso Benfica.Orgulhoso por fazer parte de uma equipa talentosa, como o Wrestling PT.Segue-me no twitter e Facebook - ansnicola@iol.pt e canal Youtube,Daylimotion e sapo videos!

6 Comentários

  1. Hildo - há 2 anos

    Excelente artigo, André. o Taker foi bem preparado para o combate na Wrerstlemania 13, apesar do combate não ter sido tudo ”aquilo”. Mas sem duvida o ponto alto do ano de 1997 foi a feud com o HBK e inicio de feud com o Kane.

  2. Ygor - há 2 anos

    Excelente artigo André.

  3. crazydigchiks - há 2 anos

    UNDERTAKER my favority wrestler of all , he’s the best and greatest wrestler of all time , RIP Taker

Comentar

Login com Facebook

Editar avatar »

Notificações por email:

Wrestling.PT © 2006-2016 / Política de Privacidade / Disclaimer / Sobre Nós / Contactos / RSS Feed / Desenvolvido por Luís Salvador