Existem 2 vagas na Equipa do Wrestling PT para publicar notícias. Contacta-nos!

Vintage #95 – Quem quer surpresas nesta WrestleMania?

O que é preciso para haver uma bom Main Event na Wrestlemania?

Bem, hoje vou “fugir” um bocadinho a essência do vintage no inicio desta edição e, tentar dar a minha opinião através de um combate. Sim, inspirei-me num combate para dar “vida” a este artigo, pois na minha perspectiva, é um bom exemplo para cativar um fá e, consequência, haver mais interesse no combate principal deste evento.

Cria automaticamente vendas?

Sim, acho que nessa matéria não haverá duvidas. Tudo ao redor é de um interesse à escala planetária, com a envolvência em torno de um evento, que tem secção de autógrafos, e entrevistas e muito must see para um mortal fá ficar grudado a uma Wrestlemania.

Agora, o card é suficiente para vender e, consequência mostrar e promover em ringue o que é uma Wrestlemania?

A história da Mania é rica em grandes cards, com embates como Rock vs Hogan, Undertaker vs CM Punk, HBK v Bret Hart e outros exemplos, que só o facto de estarem anunciados no cartaz, é meio caminho para ser um show de primeiríssima categoria.

O card deste ano é suficiente para ser de gabarito de uma Wrestlemania?

Temos combates anunciados com enorme qualidade. Destaco o Ladder Match pelo Intercontinental Title, o embate entre Bray Wyatt e Undertaker (apesar de ter as minha duvidas como se vai apresentar no combate a nível físico) e o Main Event, entre Reigns vs Brock Lesnar.

A partida são combates de qualidade de Mania, mas será que os fás estão muito interessados como em outros anos?

Posso gerar muita controvérsia com a minha resposta, mas na minha modesta opinião, já tive mais ansia de ver o maior palco de todos em anos anteriores. Este ano estou com algum interesse em ver o Ladder Match pelo I.C e o combate entre Bray e Taker, mas o restante card podia estar afirmar que estou em “pulgas para ver”…estaria a mentir! Com isto, pois é a minha opinião, não quero de todo afirmar que o card não é digno de uma Mania, e como afirmei anteriormente, os combates podem proporcionar excelentes momentos.

Então o que achas que faltou na construção da Wrestlemania deste ano?

A esta pergunta, vou responder com um combate, sim aquele que destaquei no início do artigo e, ainda não desvendei qual é. O combate aconteceu em 1989 na extinta companhia de Wrestling NWA (antiga WCW) onde a preparação para o mesmo devia ser exemplo, ou estudado actualmente por wrestlers, mais precisamente pelo booking do mesmo.

Ainda não desvendei o combate, sim eu sei…

O combate foi entre dois Super. O super tecnicista Ricky The Dragon SteamBoat e o super campeão Nature Boy Ric Flair, onde ambos se enfrentaram no evento Wrestler War. Ric Flair apesar de ser já nesta altura 5 vezes campeão Mundial, não o era quando enfrentou SteamBoat. Estes dois não podiam ser mais diferentes em personalidade. Ricky era um Homem de família, honrado e fiel aos seus princípios, já Flair era o esbanjador, a celebridade e adorava mostrar todo o seu luxo.

SteamBoat tinha vencido Flair, e consequência, conquistado o NWA World Title. Flair tinha sido derrotado inesperadamente por este nativo das ilhas de Havai criando uma credibilidade e impeto jamais visto neste circuito. SteamBoat foi uma agradável surpresa pois conseguiu vencer o top dog da NWA para não falar da capacidade deste em ringue. Ele era brilhante e em 1989, não havia muitos wrestlers que pudessem acompanhar a velocidade e técnica dele, pois era mais usual haver wrestlers de grande porte e com pouca capacidade de saltar e aplicar manobras de alto risco.

O combate já tinha acabado mas as surpresas não.

A NWA pensou muito bem em juntar estes dois, com Flair no pico da sua carreira, com um carisma e capacidade em ringue sem igual, um verdadeiro ring general.

Os “dados estão lançados” e nada havia para acrescentar para que o público se interessasse por este embate. Sem dúvida que esta edição do Wrestle War não tinha a dimensão de uma Wrestlemania mas, não deixou de esgotar a lotação do Nashville Auditorium, com quase 6000 pessoas.

Para não esquecer, volto a pegar na pergunta que lancei: Então o que achas que faltou na construção do Main Event da Wrestlemania deste ano?

Faltou colocar um wrestler que” casasse” com o outro no Main Event. Podia dar muitos exemplos e, nesta última edição do Smackdown foi prova disso, com Daniel Bryan e Dolph Ziggler. Porque é que a WWE não arrisca em colocar estes dois numa edição da Mania? Receio de não vender? O estatuto de ambos não é o que eles desejam? Isto daria mais um artigo, mas este exemplo que dou do embate entre Flair e SteamBoat é prova disso.

Porém, podem sempre afirmar que Reigns é o novato e Lesnar é o experiente campeão, e esta formula também é de sucesso mas, será que estes dois tem a química que atinga a qualidade de um Main Event deste calibre? Recordo de um combate entre Lesnar e Goldberg que no papel era ouro e na realidade foi latão…

Voltando novamente ao combate entre SteamBoat e Flair, este teve uma qualidade brilhante e espero que vejam o mesmo até ao fim, para poderem testemunhar o que estou afirmar. Agora este embate não ficou só pelo combate, pois teve uma surpresa inovadora mesmo depois do mesmo.

Flair e SteamBoat estavam a ser avaliados por júris, que eram ex wrestlers, de grande calibre e história na NWA. Um deles eram o mítico Terry Funk, conhecido pela sua atitude violenta e hardcore. Quando Flair vence o combate, existe uma faceta nova no Nature Boy, que cumprimenta honrosamente o derrotado SteamBoat, “deixando no ar” um face turn.

Terry Funk dirige-se para o ringue quando Flair estava a ser entrevistado por Jim Ross, felicitando-o pela vitória, mas ao mesmo tempo desafiando pelo título que tinha conquistado.

Flair recusou afirmando que ele tinha que escalar a montanha de contenders que estavam a sua frente. Resposta não foi bem aceite por Funk, onde violentamente ataca o recém campeão, culminando com um Pilledriver em cima numa mesa. Não se esqueçam que isto foi em 1989!

Com este exemplo no fim do combate onde quero chegar?

Quero que haja uma surpresa que marque esta Wrestlemania, ou seja um fim diferente. Pode passar pelo primeiro cash in da história da Mania, onde Rollins seria eternamente lembrado por esse feito. Seria um agradável e inesperado fim! Seja em Reigns ou em Lesnar!

Termino esta edição, para vos desejar uma excelente Wrestlemania, onde porém, não estou tão empolgado como noutros anos.

Quem quer surpresas no fim desta Mania?

Fiquem com o combate e sejam felizes. This is Vintage!

https://www.youtube.com/watch?v=xrd2mkHyaMM

Sobre o Autor

- Autor da rubrica Vintage e escritor de algumas edições do Onde Andas Tu?, e play by play do PSN. Nascido a 7 de Dezembro de 1981, pertenço a uma geração onde os videojogos estavam a começar a desbravar barreiras inacreditáveis, onde 16 bits era uma loucura.Aficionado fervoroso de Wrestling e do glorioso Benfica.Orgulhoso por fazer parte de uma equipa talentosa, como o Wrestling PT.Segue-me no twitter e Facebook - ansnicola@iol.pt e canal Youtube,Daylimotion e sapo videos!

30 Comentários

  1. CenaLunaticFringe - há 2 anos

    Bom artigo. Discordo apenas no ponto em que só é necessário haver 2 “wrestlers” com boa química e qualidade. Acho que tem que haver uma boa história por detrás do combate, para este ter mais emoção, ser mais interessante e os fãs se envolverem psicologicamente, como no main-event da Mania do ano passado.

    • SergioR - há 2 anos

      Isso também, mas não podes ter uma boa história e depois ires ter um combate horrível, tal como não podes ter um bom combate, mas história não está lá para fomentar o interesse dos fãs. Uma coisa está ligada a outra.

      • CenaLunaticFringe - há 2 anos

        Claro, tem que haver um equilíbrio entre ambos.

      • MR Perfection André Santos - há 2 anos

        O equilíbrio é a palavra chave!

  2. reigns one versus all - há 2 anos

    Excelente artigo.
    Concordo com o que dizes acerca da construção das rivalidades para um grande evento.
    Acho que temos um grande card este ano mas não foi construído da melhor forma.

  3. Anónimo - há 2 anos

    eu acho que teria sido melhor um Daniel Bryan vs Roman Regnis, era só o Bryan ter ganhado o titulo no royal rumble

    • MR Perfection André Santos - há 2 anos

      Por exemplo! Quando o Reigns esteve perante o Bryan mostraram uma quimiva muito boa, mesmo antes de lutarem!

  4. ZéBiribinha - há 2 anos

    Uma coisa não percebo, afirma que Lesnar e Reigns não tem química, mas como sabes disso se os dois nunca se enfrentaram de forma corporal?
    O público esta a subjugar um combate que se quer sabem como vai ser, estão a dizer que estamos prestes a ver o pior ME da história da WM, sendo que podemos ter um dos melhores.
    Exagerado da minha parte? não percebo porque, pois a usar seus argumentos, a quimica é fundamental, e como dito antes por mim, não sabemos a quimica desses dois em ringue, podemos estar a esperar um combate lento, monótono e chato, mas podemos nos deparar com um combate onde um tenta sobressair sobre o outro o tempo todo, não apenas a nível técnico, mas também emocional.
    Enfim, espero um grande ME, o resultado pouco me importa, quero apenas ver um lindo espetáculo e dois atletas a sair com enorme credibilidade.

    Abraço

    • @JohnBrumCena - há 2 anos

      Concordo plenamente, o publico está a subjulgar esse combate e o roman reings, essa match tem tudo pra ser uma das melhores, por que como vc disse, um esta tentando! sobresair sobre o outro,

    • MR Perfection André Santos - há 2 anos

      Espero que tu estejas certo e eu errado…

      • ZéBiribinha - há 2 anos

        É o que espero tambem haha
        Uma coisa que esqueci de falar, quando dei essa opnião em momento algum duvidei da qualidade do seu artigo, pelo contrario o fato de gerar discussão o torna muito bom, mostra que tu esta aguçando nossas cabeças hahaha.

        Abraço e grande artigo

      • Mr perfection - há 2 anos

        A tua opinião é sempre importante. Obrigado

    • ZéBiribinha - há 2 anos

      Sou novato aqui, peço desculpa.
      Realmente estes dois…vai dar m….

  5. FrancisDreez - há 2 anos

    Querem surpresas??
    Façam o Lesnar ganhar,durante o festejo,o Taker vem ataca o Lesnar como vingança e pega no titulo..o Rollins vem,faz o cash-in e a wm acaba com o Taker a dar o titulo ao Rollins e a cumprimentarem-se..
    Simples,Rapido e eficaz ;)

  6. Bruno dos Santos - há 2 anos

    Como não se interessar em ver Triple H vs Sting? Pra mim, esse é uma combate para marcar a história do wrestling!

  7. Filipe Bryan - há 2 anos

    Tou ansioso para domingo

  8. Wrestlemania - há 2 anos

    Concordo plenamente quando afirmas que esta wrestlemania está muito longe de empolgar como outras o fizeram. Acho que as pessoas estão a ter dificuldade em distinguir combates épicos entre wrestlers imortalizados que é a essência da wrestlemania em parte e excelentes combates entre novatos que ainda tem muito a provar. Daí e claramente aquilo que falta a esta wrestlemania é a meu ver star power, star power como tinha noutros anos. Quem culpo por isso? A wwe que teve inumeras oportunidades de criar novos top guys e as deitou por terra abaixo no decurso dos anos. É claro que o combate pelo titulo IC tem tudo para roubar o show mas os nomes envolvidos por si só serão suficientemente chamativos? Aí é que reside o problema: a diferença que faz Barrett e Ziggler nao terem sido aproveitados como é devido no seu devido tempo e que juntando-os a Daniel Bryan e a um Dean Ambrose daria claramente um combate bem mais cativante envolvendo um Stardust cujo aproveitamente poderia tambem ter sido muito melhor.

    Bray Wyatt vs Undertaker? Empolga mas por trás de um grande combate está uma grande feud e eu não vi. Vi o Taker a tornar o Bray o adversário mais irelevante que teve sem sequer se dignar a aparecer. Empolga para o dia do evento é certo mas para mim isso nao é tudo.

    Roman Reigns vs Brock lesnar nao é a meu ver de todo o main-event dos sonhos o tal hogan vs rock ou bret vs hbk (nao acho que cm punk vs taker seja um combate memoravel na wm cm punk esteve muito longe de atingir o patamar dos outros nomes mencionados!) no entant nao é pessimo. Se a construçao de reigns se tivesse mantido fiel aos seus principios e se aproveitassem devidamente as datas restritas do lesnar nao vejo qualquer motivo para nao ser um combate interessante. Claro que seria muito mais cativante e merecido ser o Dean Ambrose a ter esse privilegio este ano ou até dá-lo aos The Shield e arranjar outro combate para o Brock mas como disse nao acho pessimo.

    Goldberg vs lesnar aconteceu numa altura em que ambos iam embora por isso é que o publico estava insatisfeito e não por nao gostar dos lutadores em questão. Poderias colocar Daniel Bryan vs Dolph Ziggler no main-event e asseguro-te que essa percentagem de fãs de wrestling tecnico que há por ai iam marcar presença em peso. No entanto toda a restante comunidade do wrestling nao ia ficar empolgada. Nao me parecem uma combinação capaz de mobilizar multidões como um HHH, um Rock, um Stone Cold ou um Batista fizeram no seu tempo.

    • MR Perfection André Santos - há 2 anos

      Excelente participação e comentário e obrigado por comentares.

      Com isto tudo, se o reigns vence o brock como vai ser a reação do publico na Mania e na RAW seguinte? vamos aguardar…

  9. therocker77 - há 2 anos

    excelente artigo. na minha opinião só existem 3 grandes surpresas que marquem esta mania, um regresso inesperado, o cash in do rollins ou o lesnar sair do evento com o titulo

  10. cdcabana - há 2 anos

    Surpresa…… o cena vai vencer o rusev

  11. crazydigchiks - há 2 anos

    Ter surpresas terá com certeza e muitas , mas eu espero as boas , que venha o Wrestlemania 31.

  12. Sorlei Rui Oltramari - há 2 anos

    Grande André, mais um excelente artigo. Gosto bastante dessa ideia de relacionar grandes combates do passado com os da atualidade. Continue com o bom trabalho que tens feito.

    Realmente, espero mesmo um cash-in na Mania. Não quero que a WWE repita a fórmula de o fazer no Raw pós-Wrestlemania, pois isso iria parecer “comum”, e se quiserem fazer de Rollins o top heel da companhia, ele deveria fazer algo que nunca ninguém havia feito, que seria o cash-in.

    Estou bastante ansioso por essa Mania. O que mais conta para a qualidade desse PPV é a imprevisibilidade dos combates, como Lesnar vs Reigns (agora que Lesnar renovou), Wyatt vs Undertaker, Sting vs Triple H, etc. Espero que a WWE possa nos surpreender positivamente e nos fazer lembrar porque amamos tanto essa companhia.

  13. The Beast - há 2 anos

    Ótimo artigo , nessa Wrestlemania prefiria que fosse Bryan vs Ziggler no main event eles demonstram muito talento no ringue. Surpresa pra mim seria o Russev vencendo, o Sheamus Voltando e o Rollins se tornando Campeão realizado cash-in e o Lukke Harpper ou o Stardust vencendo o IC.
    O ladder Match vai ser o verdadeiro main event dessa mania, tendo lutadores que merecem lutar por belts maiores, e que tem tudo pra ser um combate memorável.

  14. LCS - há 2 anos

    surpresa seria o cash in do rollins e mais surpresa ainda seria alguém intervir na luta pelo cash in ou outra possibilidade é o the rock tentar ajuda o roman

Comentar

Login com Facebook

Editar avatar »

Notificações por email:

Wrestling.PT © 2006-2016 / Política de Privacidade / Disclaimer / Sobre Nós / Contactos / RSS Feed / Desenvolvido por Luís Salvador