Existem 2 vagas na Equipa do Wrestling PT para publicar notícias. Contacta-nos!

Visão Brasileira #11 – História do SummerSlam

Pessoal esta semana escrevo minha décima primeira crônica, e escreverei sobre a história do próximo PPV da WWE o SummerSlam. Este ano teremos a edição 24 deste PPV, que é um dos principais da WWE, pois o SummerSlam é considerado o segundo maior pay-per-view do ano atrás somente da WrestleMania. Penso que este PPV está no chamado Big Four, juntamente com a WrestleMania, o Royal Rumble e o Survivor Series, pois estes shows são os quatro pay-per-views anuais originais da WWE. Portanto nesta coluna farei uma breve recapitulação das edições anteriores, citando os main events e lutas as quais achei muito interessantes neste PPV.

O primeiro SummerSlam ocorreu em 29 de Agosto de 1988 no Madison Square Garden em Nova Iorque. Neste evento o main event foi uma luta de luxo entre Hulk Hogan e Randy Savage com Miss Elizabeth, (The Mega Powers),  em que venceram Ted DiBiase e André the Giant (The Mega Bucks), com Bobby Heenan e Virgil esta luta teve Jesse Ventura como Árbitro. A luta foi vencida por Savage, que fez o Pin em Dibiase. Em 1989, o main event envolveu mais uma vez Savage e Hogan, mas desta vez em lados opostos, e a dupla que venceu foi Hulk Hogan e Brutus Beefcake acompanhados por Miss Elizabeth que lutaram contra Randy Savage e Zeus acompanhados por Sherri.

No ano de 1990 tivemos uma grande luta entre The Ultimate Warrior contra Rick Rude (c/ Bobby Heenan), esta luta foi uma Steel Cage, vencida por The Ultimate Warrior que manteve o WWF(E) Championship. No ano de 1991, também tivemos uma grande luta, que foi uma Handicap match em que  Hulk Hogan e The Ultimate Warrior derrotaram Sgt. Slaughter, Coronel Mustafa, e General Adnan.

No ano de 1992, ocorreu algo que não presenciamos nos dias atuais, o main envent ao invés de ser pelo WWF(E) Championship, na verdade foi pelo Intercontinental Championship, pois este PPV ocorreu em Londres e o lutador da casa The British Bulldog (c/ Lennox Lewis) derrotou Bret Hart, para conquistar o título. Na luta pelo WWE Championship, The Ultimate Warrior derrotou Randy Savage (c) por countout e Savage se manteve como Campeão.

Em 1993 tivemos como luta principal a vitória de Lex Luger contra Yokozuna (c/ Mr. Fuji e Jim Cornette) por contout, valendo o WWE Championship, neste PPV também destaco a luta pelo Título Intercontinental, em que Shawn Michaels (c/ Diesel) derrotou Mr. Perfect por contout e manteve seu título.

O Summerslam de 1994 para mim foi um dos melhores que assisti, pois o main event, não envolvia luta por título, mas sim a luta entre The Undertaker (c/ Paul Bearer) derrotou The Undertaker Falso (c/ Ted DiBiase), mas também cabe destacar a luta pelo Intercontinental Championship, onde Razor Ramon (c/ Walter Payton) derrotou Diesel (c/ Shawn Michaels, para se tornar o novo campeão e pelo WWE Championship em uma Steel Cage, Bret Hart reteve contra Owen Hart.

No ano de 1995 o Main Event  valeu o Título da WWE e quem saiu vencedor foi Diesel, que reteve o cinturão e venceu King Mabel (c/ Sir Mo). Em 1996 a luta principal do evento foi entre o campeão Shawn Michaels (c/ Jose Lothario) que venceu Vader (c/ Jim Cornette) e manteve seu título, neste PPV vale destacar a luta entre Mankind e The Undertaker em uma Boiler Room Brawl. No Summerslam de 1997 Bret Hart derrotou The Undertaker, para conquitar o WWE(F) Championship, nesta luta tivemos Shawn Michaels como juiz especial, que teve interferência no resultado da luta ao acertar uma cadeirada em The Undertaker, esta luta vale a pena assistir.

Em 1998 neste PPV, cabe-se destacar duas lutas. A primeira é uma Ladder Match pelo Intercontinental, onde Triple H (c/ Chyna) venceu The Rock (c) (c/ Mark Henry), para se sagrar como novo campeão. Como main event tivemos, pelo WWE(F) Championship uma retenção de título, onde Stone Cold Steve Austin (c) derrotou The Undertaker. E como curiosidade foi neste Summerslam em que Edge fez sua primeira luta em PPV, onde Edge e Sable derrotaram Marc Mero e Jacqueline.

No ano de 1999, destaco a luta de dupla, valendo o título, onde The Undertaker e The Big Show venceram X-Pac e Kane, para se tornarem os novos campeões, e no main event tivemos uma Triple Threat match pelo WWF Championship, em que Jesse Ventura foi o árbitro, nesta luta Stone Cold que era o campeão, enfrentou Triple H (c/Chyna) e Mankind, sendo que este último se saiu vencedor.

Chegamos aos anos 2000, no PPV deste ano, destaco novamente a luta de duplas, que desta vez foi uma TLC match pelo WWF Tag Team Championship, onde Edge e Christian mantiveram os cinturões e derrotaram The Hardy Boyz (Matt e Jeff) (c/ Lita) e The Dudley Boyz (Bubba Ray e D-Von). Como main event tivemos novamente uma Triple Threath match, mas desta vez o campeão The Rock manteve, ao derrotar Kurt Angle e Triple H.

Sobre o Summerslam 2001, este PPV considero muito especial, pois neste ano tivemos as lutas da WCW neste evento, indico este PPV para o pessoal assistir, é um evento muito bom. Destaco quatro lutas, inicialmente destaco uma Ladder match pelo WWF Hardcore Championship em que Rob Van Dam venceu Jeff Hardy. A segunda luta que destaco é uma sensacional Steel cage pelos cinturões da WCW World Tag Team Championship e WWF Tag Team Championship, luta na qual os Brothers of Destruction (The Undertaker e Kane) (c/ Sara) derrotaram Diamond Dallas Page e Kanyon. A terceira luta que destaco é a luta em que Stone Cold reteve o  WWF Championship, contra Kurt Angle, que acabou vencendo, mas por desqualificação. E no main event The Rock derrotou Booker T (c/ Shane McMahon) pelo WCW Championship para se tornar o novo campeão.

Chegamos ao ano de 2002, neste ano no Summerslam destaco duas lutas, a primeira uma Unsanctioned Street Fight, em que Shawn Michaels derrotou Triple H. No main event pelo WWE Undisputed Championship tivemos a vitória de Brock Lesnar (c/ Paul Heyman) sobre The Rock para se tornar o novo campeão. Em 2003 na luta pelo WWE Championship, Kurt Angle reeve e  venceu Brock Lesnar e tivemos uma Elimination Chamber pelo World Heavyweight Championship, como evento principal, onde Triple H reteve e venceu Goldberg, Chris Jericho, Randy Orton, Kevin Nash e Shawn Michaels

Em 2004, o Summerslam teve como principais lutas John “Bradshaw” Layfield (JBL), com Orlando Jordan que venceu The Undertaker por desclassificação, para manter o  WWE Championship e no main event, tivemos uma boa luta entre Randy Orton e Chris Benoit pelo World Heavyweight Championship, onde Orton venceu para se tornar na época o mais jovem Campeão Mundial da WWE.

O Summerslam 2005 é um dos melhores que já assisti, pois o main event não foi uma luta por título e neste PPV destaco quatro lutas, a primeira a luta em que Randy Orton derrotou The Undertaker, com a ajuda de seu pai, o “Cowboy” Bob Orton. Nas lutas pelo títulos principais, no WWE Championship, John Cena reteve o cinturão e derrotou Chris Jericho. Na outra luta por título, tivemos uma No Holds Barred pelo World Heavyweight Championship, em que Batista reteve e derrotou JBL. Na luta principal tivemos a lenda versus o Ícone dois dos maiores lutadores da WWE, nesta luta Hulk Hogan derrotou Shawn Michaels e após a luta eles apertaram as mãos.

Nestes últimos cinco anos, grandes lutas de desenvolveram neste PPV. Em 2006 King Booker reteve o World Heavyweight Championship ao ser derrotado por Batista por desqualificação. Também destaco neste PPV a vitória da D-Generation X (Triple H e Shawn Michaels) sobre Vince McMahon e Shane McMahon, mesmo com a interferência de diversos lutadores. No main event tivemos a luta em que Edge (c/Lita) derrotou John Cena para manter o WWE Championship. Em 2007 tivemos a vitória de Batista contra o World Heavyweight Champion The Great Khali (com Ranjih Singh) por desclassificação, desta forma o campeão reteve. E como luta principal tivemos John Cena vencendo Randy Orton para manter o WWE Championship.

No Summerslam 2008, mais uma vez não tivemos uma luta por título, como main event. Pelo World Heavyweight Championship, CM Punk reteve e derrotou JBL e pelo WWE Championship Triple H reteve e derrotou The Great Khali. Pelo main event tivemos uma Hell in a Cell entre The Undertaker e Edge, onde Undertaker venceu.

Pelo Summerslam 2009, pelo  WWE Championship, Randy Orton derrotou John Cena, para manter o cinturão. Pelo main event tivemos em disputa o World Heavyweight Championship, com uma TLC em que CM Punk derrotou Jeff Hardy, para se sagrar o novo campeão.

No ano passado, em 2010, não foi uma luta de título, como main event e sim uma luta de times. Nas lutas pelos títulos principais, Randy Orton derrotou Sheamus por desqualificação, e Sheamus desta forma manteve-se com o WWE Championship. Pelo  World Heavyweight Championship, Kane reteve e derrotou Rey Misterio. E como luta principal tivemos o Team WWE, com (John Cena, John Morisson, Edge, Chris Jericho, R-Truth, Bret Hart e Daniel Bryan) derrotaram os  Nexus que neste período eram liderados por Wade Barrett.

Minha expectativa para o PPV deste ano trarei em uma das próximas crônicas, mas acho que teremos um grande PPV, pois com o retorno de CM Punk e com mais uma vez John Cena como Campeão, teremos grandes expectativas e ainda temos que esperar pelo próximos programas, para sabermos das lutas que serão marcadas, mas a expectativa é grande.

Nesta semana é isto, abraços e até a próxima semana.

Sobre o Autor

- Autor da Coluna Visão Brasileira e da pesquisa dos combates em listas elaboradas pela WWE. Um grande fã da WWE, desde os anos 90. Geógrafo de formação, um riograndino, que vive em Porto Alegre.

7 Comentários

  1. BrunoBomb15 - há 5 anos

    Não percebo. Em 2006, não houve o combate DX vs. Mr. McMahon, Shane McMahon & Big Show?

    • E está lá escrito:

      “Em 2006 King Booker reteve o World Heavyweight Championship ao ser derrotado por Batista por desqualificação. Também destaco neste PPV a vitória da D-Generation X (Triple H e Shawn Michaels) sobre Vince McMahon e Shane McMahon, mesmo com a interferência de diversos lutadores.”

    • Anónimo - há 5 anos

      houve esse combate mas foi no unforgiven de 2006

    • Zé Pedro - há 5 anos

      Esse combate foi no Unforgiven (PPV a seguir) e foi uma Hell in a Cell se não me engano

  2. Killswitch - há 5 anos

    Eu por acaso acho que o SummerSlam 2006 é muito subestimado. Tenho esse evento em DVD e vi alguns combates excelentes como o I Quit Match brutal entre o Flair e o Foley, o tal combate dos DX contra os McMahons e mais uns 9 ou 10, e o combate do Edge e do Cena. Eu cá também gostei do combate pelo Título da ECW, entre o Big Show e o Sabu. Muitos vêem-no como uma botchfest, mas eu gostei – claro que também não apreciei os botches, mas pronto. E também achei piada ao combate do Batista e do Booker. Detestei o combate Rey vs. Chavo e Hogan vs. Orton, mas esses foram mesmo os únicos pontos fracos para mim.

  3. Um grande PPV com uma grande história por tras.

    Espero que este ano seja um excelente PPV e que entre nos melhores pelos menos com as storys que estão a desenvolver têm tudo para isso.

  4. johnymeister - há 5 anos

    Vamos lá ver o que nos reserva este ppv.

Comentar

Login com Facebook

Editar avatar »

Notificações por email:

Wrestling.PT © 2006-2016 / Política de Privacidade / Disclaimer / Sobre Nós / Contactos / RSS Feed / Desenvolvido por Luís Salvador