Existem 2 vagas na Equipa do Wrestling PT para publicar notícias. Contacta-nos!

Visão Brasileira #16 – Edge

Pessoal esta semana, conforme havia prometido na semana anterior, escrevo minha décima sexta crônica e tenho muito orgulho de escrever sobre um dos meus lutadores favoritos de todos os tempos e que contribuiu muito para que eu me tornasse um apaixonado pelo Wrestling, Esta semana escrevo sobre The Rated-R Superstar, The Ultimate Opportunist, Edge.

Edge em sua carreira venceu 31 títulos, sendo 14 de duplas, onde 12 vezes venceu o World Tag Team Championship e duas vezes venceu o WWE Tag Team Championship. Além disso venceu os títulos principais da WWE por 11 vezes, sendo 7 vezes World Heavyweight Champion e 4 vezes WWE Champion. Vencendo também por 5 vezes o Intercontinental Championship e uma United States Champion. Complementando sua grannde carreira, Edge é o primeiro e o único lutador que venceu todos os grandes títulos da WWE, tanto na Raw quanto na SmackDown, e também o único a vencer o Royal Rumble, o King of the Ring e uma Money in the Bank ladder match.

Edge estreou na WWE em junho de 1998 e sua primeira luta em PPV foi no SummerSlam em 1998, quando foi revelado como parceiro misterioso de Sable em uma luta contra Marc Mero e Jacqueline. Sua carreira deu um salto, quando se juntou a seu grande amigo Christian e a Gangrel, quando formaram The Brood. Este trio uniu-se a The Undertaker e seu Ministério.

A carreira de Edge, toma um novo rumo, quando ele revoluciona juntamente com Christian e The Hardy Boyz, a divisão de tags. Assim no No Mercy em outubro de 1999, eles realizaram a primeira Ladder Match entre Tags. Depois mais uma revolução, quando no Wrestlemania XVI, em 2000, em uma luta entre Edge e Christian, os Hardy Boyz e os Dudley Boyz em mais uma Ladder Match, onde Edge e Christian, venceram o título de duplas. Como uma dupla, eles venceram mais sete vezes. Confiante após a vitória no WrestleMania XVI, Edge & Christian começaram a mostrar uma nova personalidade, com momentos hilários e seu movimento clássico o The 5 Second Pose, antes das lutas.

Em agosto de 2000, The Dudleys, The Hardys e Edge & Christian teriam mais um grande momento histórico, quando lutaram em uma Tables, Ladders & Match. No WrestleMania XVII em 2001, quando eles repetiram o formato de luta. Nesta luta Edge & Christian saíram como vencedores.

Edge começou a estabelecer-se como lutador individual, quando venceu o King of The Ring em junho de 2001 e quando venceu seu segundo Intercontinental Champion em agosto. Estes feitos levaram ao fim da dupla Edge e Christian, que acabou se tornando em rivalidade. O ex-amigos lutaram várias vezes naquele ano, pelo Intercontinental Championship. Nesse mesmo ano, ele derrotou Kurt Angle para os United States Championship e em seguida no Survivor Series, venceu Test e unificou o United States Championship, com o Intercontinental Championship.

Em 2002 foi draftado para a Smackdown onde teve uma rivalidade memorável com Kurt Angle, que culminou em uma Hair vs Hair match. Outro destaque nesse mesmo ano foi quando se juntou com a lenda Hulk Hogan, para derrotar Billy e Chuck para conquistar o World Tag Team Championship. Meses depois formou uma tag com Rey Mysterio e venceram o recém criado WWE Tag Team Championship, em novembro, vencendo Los Guerreros.

Infelizmente em fevereiro de 2003, Edge sofreu uma lesão no pescoço o que lhe afastou dos ringues por alguns meses. Após esse período, Edge voltou a Raw e teve venceu tanto o World Tag Team Champion e o Intercontinental Champion, mas uma lesão na virilha fez com que mais uma vez ficasse afastado. Em seu novo retorno, com uma nova personalidade, Edge buscava insanamente o World Heavyweight Championship. Quando venceu a primeira Money in The Bank Ladder Match, no Wrestlemania XXI, ele garantiu a possibilidade de disputar o cinturão a qualquer momento do ano.

Durante o ano de 2005, começou a ser acompanhado por Lita, e teve uma feud com Matt Hardy. Que culminou em uma Ladder Match Loser Leaves Raw em outubro, com Edge saindo como vencedor. No início de 2006, no New Years Revolution, após John Cena defender seu cinturão em uma Elimination Chamber Match, praticamente esgotado, The Rated-R Superstar aproveitou-se e usou a mala do Money in the Bank, para se sagrar WWE Champion, neste momento nascia o The Ultimate Opportunist.

Após perder o título Cena, Edge começou um feud com Mick Foley. A rivalidade teve seu ápice no Wrestlemania XXII, em uma histórica hardcore match, onde Edge deixou o ringue com queimaduras de terceiro grau.

E Edge retornou sua busca pelo WWE Championship. Voltaria a vence-lo quando derrotou Rob Van Dam na Raw e tornou-se mais uma vez WWE Champion. Voltou a rivalizar com John Cena, perdendo o cinturão.

Depois formou umas das parcerias mais agradáveis da WWE, quando formou a Rated-RKO, com Randy Orton, com ele, Edge venceu seu décimo primeiro World Tag Team Championship. A equipe foi dominante, mas Edge teve novos planos e em maio de 2007, ele viu uma grande oportunidade, quando ele desafiou e derrotou Mr. Kennedy pegando sua mala de dinheiro. tendo mais uma vez outro contrato para um Campeonato Mundial em sua posse, ele esperou. Após The Undertaker enfrentar Batista em uma Steel Cage e ser atacado por Mark Henry na SmackDown, Edge apoveitou-se, fez seu cash-in e conquisotu o World Heavyweight Championship, pela primeira vez.

Com essa vitória, Edge foi para a SmackDown, e depois foi forçado a renunciar seu título, após sofrer uma lesão no peitoral. Retornou em novembro na Survivor Series, disfarçado como um cameraman e interferiu na luta entre Undertaker e o campeão de momento Batista. Depois juntou-se a Vickie Guerrero, Chavo Guerrero e Curt Hawkins e Zack Ryder. Este grupo foi denominado de La Familia, conseguiram reconquistar o campeonato de Batista em uma Armageddon Triple Threat Match. A partir desse momento iniciou-se uma feud que durou vários meses, contra The Undertaker, que culminou no main event do Wrestlemania XXIV.

Mesmo perdendo o World Heavyweight Title, Edge sabia que poderia obter tudo o que quisesse, com a ajuda da SmackDown General Manager Vickie Guerrero, mas quando sua relação com Vickie termionou, Edge procurou novas alianças, como a de Chris Jericho, quando capturaram o Unified WWE Tag Team Championships no The Bash em 2009. Os dois fizeram uma tag perigosa, porém em julho, Edge rasgou o seu tendão de Aquiles durante uma luta e ficou ausente por 6 meses.

No Royal Rumble em 2010, Edge fez um retorno chocante para o ring. Naquela noite, ele venceu a Royal Rumble Match e teve a oportunidade de enfrentar seu ex-aliado Chris Jericho para o World Heavyweight Championship.

Após esta feud, voltou para a Raw e enfrentou rivais como Randy Orton e The Nexus. O confronto mais memorável durante foi contra o GM Anônimo da Raw. Depois Edge retornou a SmackDown. Os últimos meses da carreira de Edge foram grandes. Ele venceu mais uma vez o World Heavyweight Championship no TLC e defendeu com sucesso contra adversários como Kane e Dolph Ziggler. Depois de ser injustamente destituído de seu título por Vickie Guerrero, Edge venceu Dolph Ziggler para ganhar o World Heavyweight Championship pela sétima vez , sendo seu décimo primeiro título mundial.

Depois iniciou-se sua última feud com Alberto Del Rio, e Edge contava com a ajuda de seu melhor amigo, Christian. Sua última luta foi no WrestleMania XXVII contra Del Rio. Muitos pensavam que Del Rio venceria, pois todos esperavam pela chegada de seu destino, mas

O Rated-R Superstar, saiu como vencedor.

Mas para a tristeza de todos, na Raw em 11 de abril de 2011, Edge anunciou sua aposentadoria. Sua coluna havia sofrido muitos danos, e ele nunca seria medicamente liberado para competir novamente. Foi um anúncio que pegou todos de surpresa. Até aquela noite, ele deveria enfrentar mais uma vez Alberto Del Rio em uma Ladder Match no Extreme Rules.

Até para a semana!

Sobre o Autor

- Autor da Coluna Visão Brasileira e da pesquisa dos combates em listas elaboradas pela WWE. Um grande fã da WWE, desde os anos 90. Geógrafo de formação, um riograndino, que vive em Porto Alegre.

22 Comentários

  1. daniel-raw - há 5 anos

    aquele combate do maike foley e edge foi historico

  2. Zarpa - há 5 anos

    Bom artigo, mas alguns erros

  3. franciscoxb - há 5 anos

    ja devias ter feito este artigo a muito tempo mas esta muito bom na mesma

  4. BrunoBomb15 - há 5 anos

    Pena que a lesão do Edge não o deixe combater mais na WWE, mas ele é um dos que fez história na WWE/WWF.

  5. Bom artigo!

    Quando vi o show e ele anunciar que se ia retirar do wrestling fiquei chocado nada fazia adivinhar algo assim um lutador como ele com grande nome no wrestling foi afastado devido a uma doença é uma maneira muito ingrata de acabar uma carreira tão prematuramente como aconteceu com ele.

    Agora só nos restas as recordações que ficam dele, grandes combates tag team, grandes feuds, aquele spear dele e a expressões que ele fazia, etc

    Continua a ser dos meus favoritos e alguem que merece o respeito de toda a gente.

    • onyewu77 - há 5 anos

      E um historico do wrestling ao contrario do seu irmao.
      Os melhores momentos que tenho dele foi a wrestlmanina com o Mick Foley
      e a feud com o Undertaker.
      Ainda me lembro quando ele ganhou pela primeira vez na historia o money in the bank com aquela cadeirada nas costas do chris benoit.E depois ganhou ao Batista o titulo mundial mas outros grandes momentos dele foi com a Lita quando tinham os seus momentos loucos no ringue.

      • Chazz_Princeton - há 5 anos

        Qual irmão? LOL O Christian não é irmão do Edge -.-‘, e o Christian também é um histórico do wrestling, mas é under-rated

      • O Grande Edge em tudo que fazia ele era gigante e os momentos com Lita até nem se fala, muitos desses momentos nunca mais voltas a ver na tua vida.

      • BrunoBomb15 - há 5 anos

        Claro que não, porque quem viu a WWE em 2007, lembra-se que houve o segmento “Live Sex on RAW”. Agora, nem passa pela cabeça dos bookers da WWE terem uma ideia destas.

      • Meu amigo estamos na PG ERA a WWE se fizesse isso a estação de televisão que passa os shows era bem capaz de lhes meter um processo em cima xD.

      • Chazz_Princeton - há 5 anos

        LOL Tu não vias WWE em 2007 pois não?

        A Live Sex Celebration do Edge foi logo a seguir a ele ter ganho o título da WWE no New Year’s Revolution pela primeira vez, ou seja, inicio de 2006…

      • Ricardo Fonseca - há 5 anos

        Wrestlmanina… x)
        Bem, o Edge era o “full package”. Ninguem, mas NINGUEM mesmo pode colocar isso em causa… Desde Hardcore Matches, TLC, Elimination Chambers, Hell in a Cell, ele conseguia dar espetáculo em todo o genero e feitio de combates… Para nao falar das TREMENDAS mic-skills qe ele tinha.

        Desde muito cedo na carreira, qe o Edge tinha grandes in-ring e mic skills. Mas a sua primeira gimmnick nao as deixou “a nú”. Com a evolução na sua “persona”, o Edge começou a trilhar o seu caminho para o HOF. Quem nao se lembra da “Live Sex Celebration”, qe bateu recordes de rating? Ou da promo qe ele fez antes do Backlash 2006? Era simplesmente mágico no microfone…

        A Rated-R Superstar era lendária em todos os aspectos, em todos os sentidos. Devemos lhe um obrigado.

  6. bruno costa - há 5 anos

    e as promos dele….ele era dos melhores com o micro…ele era bom em tudo como wrestler…faz muita falta

  7. Poborsky - há 5 anos

    Nos ultimos anos, foi o Edge que me fez ver wrestling as alianças com Lita e La Familia, feuds com John Cena, Taker e Jericho(principalmente este) e a sua personagem são argumentos que me fez gostar dele, faz muita falta um EDGE na WWE.

  8. Mario Magalhaes - há 5 anos

    Edge via deixar muitas saudades em todos nós. A Smackdown sem ele e sem o Undertaker, tem andado muito abaixo dos esperado. Ter que aturar o Mark Henry lutando por títulos

    • Tiago97 - há 5 anos

      lolwut

      O Mark Henry tem feito um trabalho excelente, com esta gimmick de monstro destruidor.

    • BrunoBomb15 - há 5 anos

      Pois, mas o queres queres que façamos, o Edge não pode lutar e o Undertaker é 1 superstar da WrestleMania, ele não combate muito. Ele no SmackDown! só faz promos sobre a WrestleMania e que o seu oponente will rest in peace.

  9. Chazz_Princeton - há 5 anos

    Se há alguém que é o “total package”, esse alguém é o Edge. O gajo conseguia fazer tudo!

    No microfone, as habilidades são inquestionáveis. No microfone o Edge conseguia fazer com que o odiássemos, com que o adorássemos, conseguia fazer-nos crer que ele era um obcecado pelo título mundial, ele literalmente tinha todos os marks na palma da mão e conseguia que eles pensassem dele o que ele bem entendesse e quisesse.

    No ringue, nem é preciso falar, mas eu vou falar de qualquer maneira. Tudo o que ele fazia era exactamente o que era preciso ser feito, desde um headlock às expressões faciais antes do Spear. O gajo conseguia carregar um combate contra qualquer estilo de lutador, fosse high-flying tipo Rey Mysterio, fosse um powerhouse tipo Batista. O Edge era aquele wrestler que se adaptava a todos os tipos de combate e a todos os oponentes, não é o único a fazê-lo mas fazia-o muito bem.

    Para além de tudo isto, nem é preciso falar de tudo o que ele conquistou na WWE, ganhou todos os títulos que podia ganhar, quase todos mais que uma vez, em 5 anos tornou-se campeão mundial por 11 vezes, ganhou o primeiro MITB, ganhou a Rumble, ganhou o King of the Ring, ganhou Elimination Chamber… ganhou tudo, e pelo caminho ainda nos proporcionou momentos OMG tipo aquele Spear no Foley para a mesa a arder ou o Spear no Jeff Hardy quando este estava pendurado nos títulos… momentos esses que (aproveito pa fazer publicidade xD) podem ver no dvd da WWE: OMG top 50 incidents ou lá como é o nome xD.

    Anyway, só há uma coisa que falta à estrela possivelmente mais condecorada da história da WWE: Hall of Fame. E de certeza que vai lá parar, é impossível não meterem este senhor no Hall of Fame.

  10. Malamadre - há 5 anos

    Dos meus lutadores favoritos e dos melhores de sempre.

    Tudo que ele fez tem que ser recordado vai fazer muita falta a wwe mas HOF ele merece

Comentar

Login com Facebook

Editar avatar »

Notificações por email:

Wrestling.PT © 2006-2016 / Política de Privacidade / Disclaimer / Sobre Nós / Contactos / RSS Feed / Desenvolvido por Luís Salvador