Existem 2 vagas na Equipa do Wrestling PT para publicar notícias. Contacta-nos!

Visão Brasileira #174 – Alberto Del Rio

Pessoal estamos a duas semanas, do PPV Night of Champions e esta semana finalmente a Raw voltou a dar bons sinais, melhorando a imagem das últimas semanas, bastou a inclusão de uma steel cage, para as coisas melhorarem. Nesta semana porém darei uma breve pausa sobre o atual momento da WWE para homenagear um superstar, que deixou a WWE e que merece Visão Brasileira e este nome é Alberto Del Rio.

Depois de escrever sobre as carreiras de Randy Savage,Roddy PipperShawn MichaelsTriple HKevin NashEdgeUndertakerThe RockStone ColdKaneChris JerichoBrock LesnarRandy OrtonMick FoleyPaul BearerMr. PerfectRob Van DamYokozunaBatistaCM Punk e Santino Marella chego a minha 22ª homenagem a um superstar da WWE.

Alberto Del Rio viria a estrear na WWE após uma serie de promos, no dia 20 de agosto de 2010, no Smackdown, ao interromper uma promo de Rey Mysterio, depois disso Mysterio o desafiou para um combate naquela noite, atacando-o com um 619. Mais tarde naquele dia eles viriam a combater e após submissão com seu Cross Armbreaker, Del Rio conquistaria a vitória.

Promo de Alberto Del Rio

Alberto Del Rio Debut

Em PPVs, a primeira aparição de Alberto Del Rio, foi em uma promo no PPV Hell in a Cell, em que ele foi chamado ao ringue por Ricardo Rodriguez, fez uma promo provocando Rey Mysterio, e falou por bastante tempo, mas foi interrompido por Edge, que veio a falar sobre Christian e chamar Del Rio de estúpido e o humilhar. Edge nesta noite tinha um combate com Jack Swagger e venceu o combate.

Alberto Del Rio promo Hell in a Cell

Depois Alberto Del Rio, derrotaria Chris Masters, para se tornar mais um membro do Team Smackdown para o PPV Bragging Rights. Neste PPV o Team SmackDown venceu o Team RAW em uma Elimination match, onde os sobreviventes foram Edge e Rey Mysterio. O Team Smackdown foi formado por Big Show, Rey Mysterio, Edge, Kofi Kingston , Alberto Del Rio, Jack Swagger e Tyler Reks. O Team Raw foi formado por The Miz, Sheamus, John Morrison, R-Truth, C.M. Punk, Ezekiel Jackson e Santino Marella. No combate Del Rio foi eliminado por CM Punk.

Team Raw vs Team Smackdown – Bragging Rights

No PPV seguinte, Alberto Del Rio, retornaria a ter um combate de equipes, desta vez tendo mais destaque uma vez que sua rivalidade com Rey Mysterio culminou com este combate no PPV Survivor Series, onde o Team Rey derrotou o Team Alberto na clássica Survivor Series Elimination Match. O Team Rey, era formado por Rey Mysterio, Big Show, Kofi Kingston, Chris Masters e MVP e o Team Alberto, formado por Alberto Del Rio, Drew McIntyre, Cody Rhodes, Jack Swagger e Tyler Reks. Rey Mysterio e Big Show foram os sobreviventes do combate, detalhe que Del Rio não foi eliminado do combate apenas não combateu mais após um Knock-out Punch de Big Show

 Team Del Rio vs Team Mysterio – Survivor Series

No final de 2010, Alberto Del Rio, teve algumas vitórias no King of the Ring sobre Big Show e Daniel Bryan, mas depois acabou sendo derrotado por John Morrison nas semi-finais, graças a distração de Rey Mysterio. Mysterio também havia sido distraído por Del Rio, no combate qualificatório em que foi derrotado por Cody Rhodes. Depois Del Rio viria a derrotar Del Rio em uma TLC Match no Smackdown.

No decorrer das semanas, a rivalidade com o World Heavyweight Champion Kane, com Edge e Rey Mysterio, fez com que Alberto Del Rio viesse a participar de uma Fatal 4 Way pelo World Heavyweight Championship e assim ter sua oportunidade a um dos cinturões da WWE, detalhe que Del Rio, nem chegou a lutar por algum dos cinturões intermediários da WWE e foi lançado ao cinturão principal do Smackdown. Neste combate tivemos um novo campeão e este foi Edge.

Alberto Del Rio vs Edge vs Kane vs Rey Mysterio – Fatal 4 Way TLC Match

 

No ano de 2011  logo no inicio, Alberto Del Rio vinha com várias promos prometendo que venceria a Royal Rumble Match, e no PPV tivemos a confirmação de suas promessas, no combate em que tivemos 40 participantes, Del Rio entrou como número 38 e eliminou Randy Orton e Santino Marella para sagrar-se o vencedor deste combate. Aqui deixou apenas o final do combate do momento de entrada de Del Rio até o final do combate.

Royal Rumble Match 2011

Após vencer na Raw Alberto Del Rio informou que tentaria o World Heavyweight Championship na Wrestlemania, para enfrentar Edge que era o campeão naquele momento. No PPV Elimination Chamber, Alberto Del Rio enfrentou o Intercontinental Champion Kofi Kingston e saiu vencedor, mas o cinturão não estava em jogo. Na mesma noite Edge defendeu com sucesso o seu cinturão na Elimination Chamber Match e Del Rio o tacaou logo em seguida, assim estava desenhado o confronto entre eles na Wrestlemania.

Alberto Del Rio vs Intercontinental Champion Kofi Kingston – Elimination Chamber

Na Wrestlemania XXVII tivemos logo na abertura do PPV o combate em que o World Heavyweight Champion Edge tinha como adversário Alberto Del Rio, e tivemos um grande combate e mal sabíamos todos nós que este seria o último combate da cerreira de Edge, que venceu o combate e reteve o cinturão, mas na semana seguinte deixou o cinturão vago.

Alberto Del Rio vs World Heavyweight Champion Edge – Wrestlemania XXVII

Com o abandono de Edge, o World Heavyweight Championship, foi declarado vago e para o PPV Extreme Rules, teríamos a definição de um novo campeão e os escolhidos para o combate foram Christian e Alberto Del Rio, que fizeram um grande combate e quando Del Rio esteve prestes a vencer tivemos a presença de Edge que o distraiu e assim Christian conquistou a vitória se tornando o novo World Heavyweight Champion.

Alberto Del Rio vs Christian – Ladder Match Extreme Rules

Depois desta derrota, Del Rio voltaria a ter suas atenções voltadas a Raw após ser draftado e sua grande rivalidade seguinte foi com Big Show, onde tivemos ele a atropelar Big Show e tudo mais, o que culminou em um combate entre eles no PPV Capitol Punishment, Big Show vinha dominando o combate, até ser atacado por Mark Henry. Depois Del Rio castigou a perna de Big Show, este ficou sem condições de combater e Del Rio foi declarado o vencedor.

Alberto Del Rio vs Big Show – Capitol Punishment Parte 1, Parte 2

 

No PPV Money In The Bank, Alberto Del Rio voltaria a ter grande destaque e seria o grande vencedor da Raw Money in the Bank, os outros participantes do combate foram Alex Riley, Evan Bourne, Jack Swagger, Kofi Kingston, Rey Mysterio,R-Truth e The Miz. Ao final do combate, Mysterio e Del Rio lutavam no topo da escada para pegar a pasta, quando Del Rio tirou a máscara de Mysterio e em seguida, empurrou-o para uma outra escada, que tombou sobre os outros superstars fora do ringue. Sozinho, Alberto Del Rio pegou a pasta para vencer o combate.

Raw Money In The Bank

Alberto Del Rio viria a realizar seu cash-in e se tornar WWE Champion no PPV SummerSlam, neste PPV ele inclusive lutou em uma 6 man tag team match, onde Kofi Kingston, John Morrison e Rey Mysterio derrotaram The Miz, R-Truth e Alberto Del Rio. Mas sua maior atenção foi após o combate pelo Undisputed WWE Championship entre os campeões John Cena e CM Punk, ao final do combate vimos CM Punk ser o vencedor, mas tivemos um ataque de Kevin Nash, sobre Punk, que ficou um alvo fácil para Del Rio, que utilizou seu contrato e venceu o combate para se tornar o novo WWE Champion. Del Rio viria a ver seu reinado acabar no PPV seguinte, no Night of Champions, onde acabou derrotado por John Cena, após um STF, e acabou desistindo do combate.

6 Tag Team Match – SummerSlam

Del Rio Cash-in – SummerSlam

WWE Champion Alberto Del Rio vs John Cena Night of Champions

Del Rio recuperaria o WWE Championship na Triple Threat, Hell in a Cell pelo WWE Championship Match onde Del Rio derrotou CM Punk e John Cena. Em meio ao combate, Del Rio acabou deixando Cena fora da cela após Ricardo Rodriguez abrir a porta e assim atacou por diversas vezes CM Punk e acabou se tornando campeão pela segunda vez. Ele viria a defender com sucesso seu cinturão contra John Cena no PPV Vengeance, naquele combate em que o ringue estava destruído, devido ao combate anterior entre Big Show e Mark Henry, que destruíram o ringue.

Alberto Del Rio vs WWE Champion John Cena vs CM Punk – Hell in a Cell

WWE Champion Alberto Del Rio vs John Cena – Vengeance

O segundo reinado de Del Rio como WWE Champion acabaria no PPV Survivor Series, desta vez para CM Punk, desistindo mais uma vez do combate, só que desta vez após um Anaconda Vise. Aqui cabe ressaltar que foi o inicio do grande reinado de CM Punk, que todos acompanhamos na WWE. Del Rio teria sua revanche no PPV TLC em uma Triple Threat Tables, Ladders, and Chairs, juntamente com The Miz, mas Punk sairia vencedor do combate

WWE Champion Alberto Del Rio vs CM Punk – Surivor Series

WWE Champion CM Punk vs Alberto Del Rio vs The Miz – TLC

Depois Alberto Del Rio se lesionou e só voltou a combater em abril de 2012, quando derrotou o World Heavyweight Sheamus no Smackdown por DQ, se credenciando assim a disputa do cinturão. No PPV Over The Limit, Del Rio participou da Fatal 4 Way Match, em que ele, o campeão Sheamus, Chris Jericho e Randy Orton lutaram e Sheamus reteve seu cinturão ao realizar o pin sobre Jericho.

World Heavyweight Champion Sheamus vs Alberto Del Rio vs Chris Jericho vs Randy Orton – Over The Limit Parte 1Parte 2

Del Rio seria o desafiante de Sheamus, para o PPV No Way Out, mas acabou se lesionando no combate contra Great Khali, em um Smackdown e não pode enfrentar o campeão, sendo substituído por Dolph Ziggler. Mas teve a sua oportunidade de enfrentar Sheamus no PPV Money In The Bank, mas acabou derrotado. Eles continuariam a rivalidade com mais dois combates em PPVs, no SummerSlam e no Night of Champions, onde Sheamus levou a vantagem em todos.

World Heavyweight Champion Sheamus vs Alberto Del Rio – Money In The Bank

World Heavyweight Champion Sheamus vs Alberto Del Rio – SummerSlam

Highlights – World Heavyweight Champion Sheamus vs Alberto Del Rio – Night of Champions

A rivalidade seguinte de Alberto Del Rio foi contra Randy Orton, e eles acabaram se enfrentando em um combate no PPV Hell in a Cell, vencido por Orton. No PPV seguinte Del Rio esteve no tradicional combate de equipes do PPV Survivor Series e no Team Ziggler, formado por Dolph Ziggler, Alberto Del Rio, Damien Sandow, David Otunga e Wade Barrett, venceram o Team Foley, formado por Randy Orton, Kane, Daniel Bryan, Kofi Kingston e The Miz. Del Rio foi eliminado por Orton, durante o combate que teve como único sobrevivente Dolph Ziggler.

Alberto Del Rio vs Randy Orton – Hell in a Cell

Highlights – Team Ziggler vs Team Foley – Surivor Series

No PPV TLC, a 3 MB atacou Ricardo Rodriguez, e tivemos os primeiros sinais de um face turn de Alberto Del Rio, que acabou unindo-se a The Miz e a Brooklyn Brawler, para derrotar a 3MB em um combate que serviu apenas para lhe dar uma participação no PPV.

Alberto Del Rio, The Miz, Brooklyn Brawler vs Heath Slater, Jinder Mahal e Drew McIntyre – TLC

No inicio de 2013, tivemos a grata surpresa de termos a confirmação do face turn de Alberto Del Rio e ele conquistou o World Heavyweight Championship no Smackdown de 8 de janeiro ao derrotar Big Show em uma Last Man Standing Match, onde ele venceu após deixar Big Show abaixo da mesa dos comentadores. Eles voltariam a se enfrentar em uma Last Man Standing Match, no PPV Royal Rumble, defendida com sucesso por Del Rio, após Ricardo Rodriguez prender os pés de Big Show nas cordas. Eles voltariam a se enfrentar no PPV Elimination Chamber, com nova vitória de Del Rio sobre Big Show, desta vez por submissão.

Alberto Del Rio vs World Heavyweight Champion Big Show – Smackdown

World Heavyweight Champion Alberto Del Rio vs  Big Show – Royal Rumble

World Heavyweight Champion Alberto Del Rio vs  Big Show – Elimination Chamber

Para a Wrestlemania 29, Alberto Del Rio teria definido como seu adversário Jack Swagger, que venceu a Elimination Chamber para se tornar o contender ao cinturão. Em uma rivalidade típica de Estados Unidos vs México, pois Del Rio era o campeão e Swagger acompanhado por Zeb Coltel vinham em busca de capturar o cinturão para os estadunidenses.

World Heavyweight Champion Alberto Del Rio vs Jack Swagger – Wrestlemania 29

Del Rio perderia seu World Heavyweight Championship, na Raw Pós-Wrestlemania 29, após uma handicap match em que ele venceu Jack Swagger e Zeb Colter, pois ficou caído no canto do ringue, quando Dolph Ziggler usou o Money in the Bank contract, e realizou o cash-in, em um grande momento de delírio daquela noite. Após um Zig Zag, Ziggler se tornou o novo World Heavyweight Champion e celebrou com Big E Langston e AJ Lee.

Ziggler cash-in

Depois inicialmente teríamos uma Triple Threat pelo cinturão no PPV Extreme Rules, mas o combate acabou sendo modificado, pois o novo campeão Dolph Ziggler, acabou lesionado por Jack Swagger. O novo combate para o PPV, foi uma I Quit Match, entre Alberto Del Rio vs Jack Swagger, para a definição do novo contender ao World Heavyweight Championship. Del Rio foi o vencedor

Alberto Del Rio vs Jack Swagger – Extreme Rules

Del Rio recuperaria o World Heavyweight Championship, no PPV Payback, onde Del Rio foi bastante brutal e atacou o World Heavyweight Champion Dolph Ziggler atacando-o diversas vezes na cabeça, local que ele havia lesionado e ficou sem muitas reações no combate e assim Del Rio recuperou o cinturão e realizou seu heel turn, mais que esperado. Eles tiveram um novo combate no PPV Money In The Bank, e Del Rio acabou vencendo por DQ, pois AJ acabou atacando Del Rio com o cinturão, custando assim o combate a Ziggler.

Alberto Del Rio vs World Heavyweight Champion Dolph Ziggler – Payback

World Heavyweight Champion Alberto Del Rio vs  Dolph Ziggler – Money In The Bank

 

A rivalidade seguinte do World Heavyweight Champion Alberto Del Rio foi contra Christian, e tivemos um combate entre eles no PPV SummerSlam, onde Del Rio defendeu com sucesso seu cinturão.

World Heavyweight Champion Alberto Del Rio vs Christian SummerSlam

Alberto Del Rio, voltaria a defender seu cinturão com sucesso no PPV Night of Champions, desta vez contra Rob Van Dam, onde foi derrotado por DQ, por não ter parado de atacar Rob Van Dam, enquanto este se segurava nas cordas, assim ele saiu derrotado, mas continuou como World Heavyweight Champion. A rivalidade teve continuidade e no PPV Battleground em uma Hardcore Rules Alberto Del Rio, derrotou Rob Van Dam, por submissão e continuou como campeão.

World Heavyweight Champion Alberto Del Rio vs Rob Van Dam – Night of Champions

World Heavyweight Champion Alberto Del Rio vs Rob Van Dam – Battleground

O reinado de Alberto Del Rio como World Heavyweight Champion encerrou-se no PPV Hell In a Cell, quando ele foi derrotado por John Cena, que retornava após lesão. Del Rio teve sua revanche no PPV Survivor Series, mas acabou sendo derrotado. Assim El Patron tinha terminado seu maior reinado na WWE, e depois acabamos vendo a unificação dos cinturões principais da WWE, podemos dizer que Alberto Del Rio, foi o último grande campeão do Smackdown.

World Heavyweight Champion Alberto Del Rio vs John Cena – Hell in a Cell

Highlights – Alberto Del Rio vs World Heavyweight Champion John Cena – Survivor Series

Em 2014, Del Rio veio a participar da Royal Rumble Match, entrou como numero 28, mas acabou eliminado por Batista, que viria a ser o vencedor do combate e Del Rio foi a primeira grande rivalidade do recém retornado Batista, que o atacou brutalmente. Del Rio foi o adversário dele no PPV Elimination Chamber, Del Rio primeiro fingiu que não podia combater, mas depois atacou Batistas. Ao final Batista acabou sendo o vencedor, mas o grande apoiado pelo público foi Del Rio. Na Wrestlemania XXX Del Rio esteve presente na Battle Royal do troféu de Andre the Giant, vencida por Cesaro.

Alberto Del Rio vs Batista – Elimination Chamber 

Em PPVs Del Rio só voltaria a combater na Money in the Bank ladder match pelo WWE World Heavyweight Championship, vencida por John Cena, os outros participantes foram Kane, Randy Orton, Roman Reigns, Alberto Del Rio, Bray Wyatt, Sheamus e Cesaro. Seu último combate em PPVs, foi a 20-Man Battle Royal pelo WWE Intercontinental Championship, vencida por The Miz, no PPV Battleground. Sua ultima vitória foi 1º de agosto no Smackdown sobre Dolph Ziggler, graças a distração de The Miz a Ziggler e seu último combate foi contra Jack Swagger no Main Event do dia 5 de agosto. Depois Alberto Del Rio foi demitido da WWE, uma pena.

Sobre ele, ele conquistou os dois principais cinturões da WWE, foi Mr, Money In The Bank, vencedor da Royal Rumble Match, conseguiu todas as coisas importantes na WWE, digo que lhe faltou apenas um combate de maior destaque em uma Wrestlemania, mas se olharmos seu personagem encontrava-se estagnado, ainda mais com o excesso de heels que temos na Autoridade, Del Rio encontrava-se em segundo plano assim como diversos superstars.

Para finalizar, como foi bom ver uma Raw em bom nível novamente, depois de semana após semana que estava a nos desgastar, a semana passada inclusive pareceu um Smackdown, com um Tag Team Match, para o fim do show, e bastou nesta semana a WWE incluir uma Steel Cage Match, logo na abertura que tivemos o tão esperado combate entre Chris Jericho vs Bray Wyatt e fiquei ainda mais satisfeito com uma vitória limpa de Bray Wyatt.

Agora a minha preocupação é o que estará reservado a ele, os rumores apontam, para uma rivalidade contra o Intercontinental Champion Dolph Ziggler, não sei se é a melhor opção, mas é uma das poucas coisas que poderão restar a ele, então que tenhamos uma rivlidade interessante entre estes dois superstars.

Para Chris Jericho, pelo ataque que sofreu de Randy Orton, nos bastidores, as coisas apontam para um combate entre eles no PPV Night of Champions, deverá ser o último combate de Jericho nesta sua passagem pela WWE, ainda bem que ele acabou cumprindo um bom papel e tendo o tão esperado combate contra Bray Wyatt.

Foi bom ver também que Roman Reigns não é imparável, sem bem que foram necessários Randy Orton, Kane e Seth Rollins para destruí-lo, e espero que os rumores se confirmem e tenhamos uma Tag Team Match entre Kane e Rollins vs Reigns e Ambrose, no PPV Night of Champions, pois seria uma boa oportunidade de ocupar os membros da Autoridade e termos um grande retorno de Dean Ambrose, que sabe para uma vitória, que este necessita imensamente.

Abraços a todos e até o próximo Visão Brasileira sobre a prévia do PPV Night of Champions.

Sobre o Autor

- Autor da Coluna Visão Brasileira e da pesquisa dos combates em listas elaboradas pela WWE. Um grande fã da WWE, desde os anos 90. Geógrafo de formação, um riograndino, que vive em Porto Alegre.

17 Comentários

  1. Ronaldo Edge - há 2 anos

    Não consigo perceber como é que a WWE deixou sair Del Rio era dos melhores heels que havia na WWE. Breve é só faces.

  2. ZéBiriba for Champion! - há 2 anos

    Excelente artigo, não conhecia a carreira do Del Rio dentro da WWE e sempre o critiquei, mas esse topico me mostrou que o errado era eu.
    Mas sejamos sinceros, de todos os momentos ai citdos, o mais empolgante foi sem dúvidas o Cash in do Ziggler(tambem foi o momento de maior prazer pra mim dentro da WWE)

    Mais uma vez, ótimo trabalho

  3. Mafi - há 2 anos

    Bom trabalho Mário.

    O Del Rio teve uma excelente carreira na WWE mas foi um dos superstars que mais perdeu com a unificação dos títulos e vimos bem isso em 2014 onde não fez nada de especial até à sua saída. É uma pena ter saído assim, não era particularmente fã mas até gostava dele.

  4. THE_WOLVERINE - há 2 anos

    vendo esta excelente matéria, me deu uma saudade dos tempos em que tínhamos o WHC, nossa a WWE deveria perceber que é bem mais vantajoso ter 2 títulos principais do q apenas 1, este roster talentosíssimo da WWE não pode se contentar em apenas 1 titulo, hj se tivéssemos o WHC, Lesnar poderia se ausentar tranquilamente nos shows semanais pois teríamos um outro campeão para aparecer, enfim espero que HHH mude de ideia.

  5. Zé Tomé Dias - há 2 anos

    É pena o del rio ter ficado mal na fotografia quando saiu da wwe, mas guardo bons momentos dele e bons combates.
    Um dos melhores vilões da wwe
    Grande artigo sobre ele

  6. AwesomeQueir0$ - há 2 anos

    Del Rio= 5* Super Kick

  7. Roberto "THE VIPER" - há 2 anos

    Excelente artigo sobre o Del Rio.
    Sobre a Raw,espero que tenha mais shows bons como o dessa semana (de preferência toda semana, não de duas em duas) e também em todos os outros shows e PPV’S da WWE.
    Espero que a carta de Vince Russo dê uma refletida do atual momento da WWE ao Triple h e ao Vince.

  8. John_3:16 - há 2 anos

    Tenho saudades dele e do rodriguez.

    • Eles fazem falta, mas como já falei penso que ele neste momento estava estagnado, muito devido a questão de apenas um cinturão da WWE, que restringiu muito os nomes ao main event.

      • John_3:16 - há 2 anos

        Sim, acho k nao vale a pena repetir que o WHC faz falta

  9. Obrigado Mafi. Como ele mesmo diz em entrevistas, ele foi para ficar sempre próximo ao topo na WWE e venceu uma Royal Rumble, uma Money In The Bank, penso que lhe faltou foi um reinado mais sólido como campeão.

    Em 2014 ele não fez nada de relevante, mas acho que ele foi um dos muitos prejudicados pela unificação dos principais cinturões da WWE.

  10. Também sinto falta de termos dois cinturões com importância na WWE, ainda mais agora com um Campeão ausente como o Lesnar. Eu não acredito mais que a unificação acabe, já tiveram oportunidades para isso e não realizaram.

  11. Obrigado Roberto.

    A Raw se conseguisse manter o ritmo desta semana seria espetacular, mas deveremos voltar ao marasmo nas próximas semanas.

Comentar

Login com Facebook

Editar avatar »

Notificações por email:

Wrestling.PT © 2006-2016 / Política de Privacidade / Disclaimer / Sobre Nós / Contactos / RSS Feed / Desenvolvido por Luís Salvador