Existem 2 vagas na Equipa do Wrestling PT para publicar notícias. Candidata-te!

Visão Brasileira #26 – Survivor Series (Parte 2)

Pessoal, chegamos a mais uma semana, e conforme descrito na semana passada, estarei continuando nesta crônica o histórico do próximo PPV da WWE, o Survivor Series, contando sobre seus últimos doze anos.Se quiser saber do histórico dos primeiros doze anos deste PPV, clique aqui. Este PPV, neste ano completa 25 anos e é um dos principais PPVs da WWE, fazendo parte dos “quatro grandes”, juntamente com SummeSlam, Royal Rumble e a Wrestlemania.

Continuando então a história deste PPV, começamos com o ano de 1999. Neste ano destaco para este PPV, uma Handicap, Elimination Match, em que Big Show derrotou a Big Boss Man, Albert, Viscera e Mideon. Em outro combate, pelo World Tag Team Championship, a New Age Outlaws defendeu com sucesso seus cinturões contra Al Snow e Mankind. Pelo Intercontinental Championship, naquele momento que era o campeão, na verdade a campeã, era Chyna. Neste PPv ele defendeu com sucesso o cinturão contra Chris Jericho e reteve-o. Em uma tradicional luta de survivors, Crash, Hardcore Holly e Too Cool derrotaram a  The Hardy Boyz, Edge e Christian, Hardcore Holly foi o único survivor.

O main event foi pelo WWE Championship, aliás nesta luta pela primeira vez no Survivor Series, tivemos uma Triple Threat Match, que inicialmente era para ser uma luta entre o WWE Champion Triple H, Ther Rock e Stone Cold, porém Stone Cold foi atropelado por um carro, dirigido por Rikishi, antes do evento. Então decidiu-se que um lutador misterioso seria colocado no combate, e este homem foi Big Show. Após muitas interferências, ao final do combate, Mr. McMahon, atingiu a Triple H com o cinturão e assim Big Show aplicou um chokeslam e se tornou o novo WWE  Champion, ressaltando que foi o primeiro título mundial de Big Show.

No ano de 2000, o Survivor Series, reservou grandes combates, começou com uma Eight-Man Tag Team Elimination Match, onde The Radicalz, foramada por Eddie Guerrero, Chris Benoit, Perry Saturn e Dean Malenko derrotaram a D-Generation X, formada por  Billy Gunn, Chyna, Road Dogg e K-Kwik, ficando como sobreviventes apenas Chris Benoit e Perry Saturn. Outro bom combate foi entre Kane contra Chris Jericho, onde Kane saiu como vencedor. Também o combate em que The Rock venceu Rikishi.

Na luta pelo WWE Championship Match, o campeão Kurt Angle defendeu com sucesso seu título contra Undertaker, usando a manobra de se esconder embaixo do ringue e enganando a Undertaker, que finalizou a Eric Angle, porém o árbitro verificou que não tratava-se de Kurt, que aproveitou-se e venceu a luta. Em outra luta tradicional de survivors, em outra Eight-Man Tag Team Elimination Match, os Hardy Boyz e The Dudleys venceram Edge, Christian, The Goodfather e Val Venis, o sobrevivente da luta foi Jeff Hardy.

Como main event neste ano tivemos a luta entre Stone Cold Steve Austin contra Triple H. Esta foi a primeira vez que Stone Cold e Triple H lutaram após os incidentes do ano anterior, quando Stone Cold foi afastado da luta, a mando de Triple H. Em uma luta espetacular, onde ao final, foi declarado empate, Triple H foi para seu carro, mas antes que pudesse fugir, Stone Cold entrou em uma empilhadeira e pegou o carro de Triple H. Stone Cold levantou o carro no ar e o arremessou ao chão. Na luta não houve um vencedor, mas Stone Cold foi bem-sucedido em sua vingança contra Triple H.

Em 2001, particularmente para mim, um dos melhores Survivors Series de sempre, onde culminava a rivalidade entre a WWE vs a WCW/ECW. Começo destacando a luta em que estava em jogo a unificação dos títulos do United States e do Intercontinental Championship, nesta luta Edge venceu Test para unificar os cinturões. Na luta de duplas, onde estava em jogo o WCW e o World Tag Team Championship, em uma Steel Cage Match The Dudleys venceram The Hardy Boyz. O título feminino neste ano estava vago e para definir uma nova campeã, tivemos uma Six-Way Match for pelo Women’s Championship, onde Trish Stratus venceu Ivory, Molly Holly, Jazz, Lita e Jacquelyn.

Como main event tivemos uma tradicional Elimination Match, onde tivemos a luta entre o time da WWE contra a The Alliance. O time da WWE era formado por The Rock, Chris Jericho, Big Show, Kane e Undertaker e o time da The Alliance foi formado por Stone Cold Steve Austin, Kurt Angle, Shane McMahon, Booker T & Rob Van Dam

Os filhos de Mr. McMahon, Stephanie e Shane McMahon formaram The Alliance para tentar retirar Mr. McMahon do controle dos negócios. No Survivor Series foi definido que estava em jogo o controle da WWE. Para o final do combate ficaram Stone Cold e The Rock. Stone Cold esteve muito próximo a vitória quando aplicou um Stunner, mas como o árbitro estava caído, não houve contagem. Com isso, Kurt Angle invadiu o ringue e traiu The Alliance, atingindo Stone Cold com o cinturão, mostrando sua verdadeira lealdade à WWE, com isso The Rock alcançou a vitória e acabou assim a WCW.

No ano de 2002, tivemos como grande destaque a primeira vez que tivemos uma Elimination Chamber Match. Neste PPV, destaco inicialmente uma Tables Elimination Match, onde Jeff Hardy , Bubba Ray e Spike Dudley venceram Rosie, Jamal e Rico. Outra boa luta foi pelo WWE Tag Team Championship, onde tivemos uma Triple Threat Elimination Match, onde Los Guerreros venceram Edge e Rey Mysterio e a Kurt Angle e Chris Benoit para se tornarem os novos WWE Tag Team Champions

Nas lutas pelos principais títulos, pelo WWE Championship Match o campeão Brock Lesnar estava invencível. Mas seu adversário neste PPV foi Big Show. Durante a luta, Big Show aproveitou a distração de Lesnar por Paul Heyman, com isso Big Show aplicou um chokeslam em Lesnar e buscou seu segundo título na história da WWE. Com isso Big Show venceu Brock Lesnar para se tornar o novo WWE Champion.

Como main event, tivemos uma luta pelo World Heavyweight Championship, onde tivemos uma Elimination Chamber Match. Começaram nesta luta dentro do ringue Rob Van Dam e o então World Heavyweight Champion Triple H. Depois o primeiro a sair de uma das cabines foi Chris Jericho. Depois tivemos a entrada de Booker T, que eliminou RVD. Depois tivemos a entrada de Kane, que atacou a Booker T, que foi eliminado por Jericho. Shawn Michaels foi o último a entrar no ringue, Kane estava a dominar a luta, mas após HBK atingi-lo com o Sweet Chin Music, Triple H o Pedigree e Jericho o Lion Sault, o último eliminou Kane. Depois Michaels eliminou a Jericho, com um Sweet Chin Music. Restaram o campeão Triple H e Michaels Ao final da luta HBK, conseguiu reverter um Pedigree para um Sweet Chin Music e assim, nesta grande batalha, assistimos a Shawn Michaels vencer Triple H, Booker T, Rob Van Dam, Chris Jericho e Kane para se tornar o novo campeão.

Em 2003, o Survivor Series teve como luta inicial uma Ten-Man Elimination Match, onde Kurt Angle , Bradshaw, Chris Benoit, John Cena e Hardcore Holly derrotaram A-Train, Nathan Jones, Brock Lesnar, Matt Morgan e Big Show. Os survivors desta luta foram Chris Benoit e John Cena. Outra luta foi uma Ambulance Match onde Kane venceu a Shane McMahon. Em outra luta de eliminação, tivemos o Team Bischoff, formado por Christian, Chris Jericho, Mark Henry, Randy Orton e Scott Steiner a derrotar o Team Austin, que foi formado por Booker T, The Dudleys, Shawn Michaels e Rob Van Dam. O único survivor desta luta, foi Randy Orton. Nesta luta o que estava em jogo era o cargo de Co-General Manager da Raw e desta forma Stone Cold teve que demitir-se do cargo.

Como lutas principais tivemos a Buried Alive Match, onde Vince McMahon derrotou Undertaker. Neste combate, quando Undertaker estava prestes a vencer, houve uma explosão no trator e quem surgiu foi Kane, que salvou a Mr. McMahon e jogou Undertaker na vala e assim Undertaker foi enterrado. Pelo main event tivemos a luta pelo World Heavyweight Championship Match, onde o campeão Goldberg enfrentou Triple H, que nesta ano fazia parte da Evolution, juntamente com Ric Flair, Batista e Randy Orton. Em uma grande luta, mesmo com a interferência dos membros da Evolution, Goldberg alcançou a vitória e reteve o título, ao aplicar um spear and Jackhammer.

Para o ano de 2004, o Survivor Series nos reservava como principais atrações as lutas de eliminação de cada show, respectivamente Raw e Smackdown. Destaco neste ano a luta pelo Intercontinental Championship, onde o campeão Shelton Benjamin venceu Christian para reter. Pelo WWE Championship, o campeão JBL venceu Booker T e reteve seu cinturão.

Nas lutas principais, inicialmente tivemos a SmackDown Elimination Match, onde Eddie Guerrero, Rob Van Dam , Big Show e John Cena derrotaram Kurt Angle, Mark Jindrak, Luther Reigns e Carlito, onde tivemos como survivors Eddie Guerrero, Big Show e John Cena, que venceram com Cena a aplicar o FU. Eddie o Frog Splashe assim Big Show fez o pin  e alcançou a vitória.

Na RAW Elimination Match, estava em jogo o controle da Raw, por quatro semanas. O Team Orton, formado por Randy Orton, Chris Benoit, Chris Jericho e Maven venceu o Team Triple H, formado por  Triple H, Batista, Edge e Snitsky. Como survivor restou apenas Randy Orton. Orton buscava vingança contra Triple H, que o havia expulsado dos Evolution, por acreditar que apenas ele, Triple H, poderia ser Campeão Mundial. Ao final do combate, Triple H e Edge estvam em vantagem contra Orton, mas quando Edge foi aplicar o spear, Orton saiu do caminho e Triple H foi atingido. Orton aproveitou-se e aplicou um RKO em Edge. Com apenas Orton contra Triple H, Orton tentou um RKO, mas Triple H deu golpe baixo. Ele foi para o Pedigree, mas Orton reverteu para um RKO e conseguiu sua vitória.

No ano de 2005, tivemos como grande destaque, a luta clássica de equipes, onde tivemos o Team SmackDown contra o Team RAW. Como outras lutas deste evento, destaco a luta em que Triple H derrotou Ric Flair em uma Last Man Standing Match. E a luta onde Booker T venceu Chris Benoit, onde esta era a primeira luta de uma melhor de sete, entre estes lutadores, para definir quem seria o novo United States Champion. Na luta pelo WWE Championship, o campeão John Cena venceu Kurt Angle e reteve seu cinturão, mesmo com Angle tendo uma certa vantagem, tendo inicilamente Daivari como árbitro da luta.

Como main event tivemos a luta entre o Team Raw, formado por Kane, Big Show, Carlito, Chris Master e Shawn Michels contra o Team Smackdown, formado por JBL, Rey Mysterio, Randy Orton, Bobby Lashley e Batista. Cabe salientar, que nos últimos dois anos, Randy Orton havia saído como vencedor e survivor de seus combates e portanto era uma grande vantagem para o time da Smackdown. Próximo ao final do combate, restava apenas Shawn Michaels ao Team Raw, contra três lutadores da Smackdown. Mesmo assim depois de ser atingido pelo 619 de Rey Misterio, Michaels conseguiu um Sweet Chin Music em Mysterio conseguindo o pin. Depois JBL tentou derrotar a HBK, mas com mais um Sweet Chin Music Michaels conseguiu vencer e deixar a luta em um contra um, entre ele e Orton. Michaels estava prestes a vencer a luta, mas JBL entrou no ringue com uma cadeira e o atrapalhou. Esta distração momentânea deu a Orton tempo suficiente para recuperar-se, e aplicar um RKO. Com isso Orton conseguiu mais uma vez ser o survivor.

Ao final com os lutadores da SmackDown a comemorar a vitória, o gongo familiar de Undertaker foi ouvido. Os Druidas entraram com um caixão. Com o caixão na posição vertical, um raio veio do céu, colocando o caixão em chamas. Depois quem surgiu foi Undertaker que abriu a porta do caixão, retornando pela primeira vez após Orton aparentemente vencido no No Mercy. Undertaker foi ao ringue fez uma série de chokeslams nos lutadores da SmackDown e depois deu em William Regal um Tombstone e Orton fugiu do ringue. Um grande final de PPV.

Em 2006, tivemos bons combates, destaco inicialmente a luta entre o time de lendas, com Ric Flair, Dusty Rhodes, Sgt. Slaughter e Ron Simmons venceram a Spirit Squad, formada por  Kenny, Johnny, Nicky (Dolph Ziggler) e Mikey, Ric Flair foi o único survivor. Em mais um combate de eliminação, o Team DX, formado por Shawn Michaels, Triple H, CM Punk, Matt e Jeff Hardy venceram ao Team Rated-RKO, formado por Randy Orton, Edge, Johnny Nitro, Gregory Helms e Mike Knox, nesta luta, todos os lutadores do Team DX, ficaram como survivors.

Em uma first blood match, Mr. Kennedy venceu Undertaker, graças a interferência de MVP, que atingiu Undertaker, com uma cadeira. No terceiro combate de eliminação, tivemos Team Cena, formado por John Cena, Kane, Lashley, Sabu e RVD derrotou o Team Big Show, formado por Big Show, Test, MVP, Finlay e Umaga. Os sobreviventes deste combate foram John Cena e Bobby Lashley. Pelo main event Batista venceu King Booker para se tornar o novo World Heavyweight Champion. Batista no inicio deste ano, foi forçado a abandonar o World Heavyweight Championship devido a lesão e estava buscando novamente o cinturão e conseguiu recuperá-lo com sucesso.

No ano de 2007, destaco como grandes lutas deste evento, inicialmente a luta em que o ECW Champion CM Punk derrotou The Miz e John Morrison em uma Triple Threat Match. Na luta tradicional, o Team Triple H, formado por Triple H, Jeff Hardy, Rey Mysterio e Kane, venceu o  Team Umaga, formado por Umaga, Mr. Kennedy, MVP, Finlay e Big Daddy V. Esta luta foi um cinco contra quatro, onde os survivors foram Triple H e Jeff Hardy.

Como lutas principais inicialmente tivemos uma grande luta entre o WWE Champion Randy Orton contra Shawn Michaels, aliás HBK estava proibido de utilizar-se do Sweet Chin Music, devido a ordem do GM da Raw, William Reagal. Isso foi de grande vantagem para Orton, que assim alcançou a vitória e reteve seu cinturão.
Como main event tivemos a luta em que o World Heavyweight Champion Batista venceu Undertaker em uma Hell in a Cell Match. Nesta luta tivemos a interferência de Edge, que havia deixado a disputa pelo cinturão, devido a lesões e se envolveu na luta, estando disfarçado como um operador de câmara no interior da jaula atacando a Undertaker e colocando Batista sobre ele, fazendo com que o campeão conseguisse reter.

No ano de 2008, tivemos além das disputas dos principais títulos, tivemos duas lutas de equipes no formato de eliminação. Na primeira luta, o Team Michaels, formado pelo próprio Shawn Michaels, Rey Mysterio, JTG, Shad e The Great Khali derrotaram o Team JBL formado por John “Bradshaw Layfield, Kane, MVP, John Morrison e The Miz. Os survivors foram Shawn Michaels, Rey Misterio e The Great Khali. No segundo combate de eliminação tivemos o Team Orton, formado por Randy Orton, Cody Rhodes, Shelton Benjamin, William Regal e Mark Henry, que derrotou o Team Batista, que contava com Batista, CM Punk, Kofi Kingston, Matt Hardy e R-Truth. Neste segundo combate os sobrevivente foram Randy Orton e Cody Rhodes.

Nas lutas principais, Pelo WWE Champion, tivemos um Triple Threat Match, em que inicialmente teríamos Jeff Hardy que no dia do PPV, foi encontrado inconsciente na escada de seu hotel, Kozlov e o WWE Champion Triple H. Sem a presença de Hardy, a luta começou com apenas dois lutadores. Porém momentos depois, a General manager da SmackDown Vickie Guerrero interrompeu a luta para anunciar que teríamos um terceiro lutador e quem surgiu foi Edge. Durante o combate, Jeff Hardy surgiu e atingiu os lutadores com uma cadeira. Após um spear de Edge em Hardy, ele teve a oportunidade de vencer a luta e tornar-se o novo WWE Champion.

Na luta pelo World Heavyweight Championship, tivemos a luta entre John Cena contra o campeão Chris Jericho. Depois de meses se recuperando de cirurgia no pescoço, o retorno de John Cena aos ringues foi triunfante, derrotou Chris Jericho no Survivor Series para conquistar seu primeiro World Heavyweight Championship.

Em 2009, tivemos dois combates no formato tradicional deste PPV, onde inicialmente tivemos o Team Miz, formado por ele, Drew McIntyre, Sheamus, Dolph Ziggler, e Jack Swagger que derrotou o Team Morrison, formado por ele, Matt Hardy, Evan Bourne, Shelton Benjamin, e Finlay. Os survivors foram Drew McIntyre, Sheamus e The Miz. Na segunda luta de equipes, tivemos o Team Kingston, com ele, MVP, Mark Henry, R-Truth, e Christian que derrotaram o Team Orton, formado por Randy Orton, Cody Rhodes, Ted Dibiase, CM Punk, e William Regal. Na parte final do combate, restavam Kofi Kingston contra CM Punk e Randy Orton, mas mesmo em desvantagem, Kofi conseguiu a vitória para sua equipe.

Pelos títulos principais, tivemos duas Triple Threat Match. Pelo World Heavyweight Championship, o campeão Undertaker lutou para vencer Big Show e Chris Jericho. Neste período, Big Show e Chris Jericho eram os Unified Tag Team Champions. Apesar de um ataque inicial da equipe, Big Show foi atacado por Jericho, o que fez com que as coisas mudassem no combate. Com os lutadores buscando a vitória, cada um por si, Undertaker conseguiu vencer e reter seu cinturão.

Como main event, o WWE Champion John Cena derrotou Triple H e Shawn Michaels também em uma Triple Threat Match. Neste combate também estava envolvida uma aliança de muito tempo, neste caso a DX. Tanto que entraram juntos com a música de entrada DX. Porém segundos após o sino de abertura, Michaels inesperadamente aplicou um Sweet Chin Music em Triple H. A luta esteve perto do fim por diversas vezes, com várias contagens de dois, mas ao final Cena iria sofrer um pedigree de Triple H, mas Michaels interrompeu e aplicou um Sweet Chin Music em Triple H, com isso Cena se aproveitou e aplicou um Fu em Michaels, que caiu fora do rigue e se aproveitou para fazer o pin em Triple H e reter o seu título.

No ano passado, em 2010 tivemos um grande PPV, destaco como principais lutas, a luta em que Natalya derrotou Lay-Cool, formada por Layla e Michelle McCool, em uma 2-contra-1 Handicap Match e se tornou a nova Divas Champion. Para lembrar a todos, no ano passado a Nexus aterrorizava a WWE, onde seu líder ainda era Wade Barrett, que buscava o WWE Champion e eles possuíam o título de duplas.

Na luta tradicional do PPV, tivemos a luta entre o Team Mysterio, formado por Rey Mysterio, Kofi Kingston, Chris Masters, Big Show e MVP, que derrotou o Team Del Rio, formado por Alberto Del Rio, Tyler Reks, Drew McIntyre, Jack Swagger e Cody Rhodes. Os survivors deste combate foram Rey Misterio e Big Show, que derrotaram Drew McIntyre com um 619 e um Chokeslam.

Nas lutas em que os principais títulos estavam em jogo, inicialmente tivemos um empate entre o World Heavyweight Champion Kane em sua luta contra Edge. A luta teve um final duvidoso. Edge aplicou um spear em Kane mas, no pin, ficaram os dois com os ombros no chão e com os braços um por cima do outro. O árbitro, decidiu pelo empate.

No mai event tivemos a luta em que o WWE Champion Randy Orton venceu Wade Barrett nesta luta tivemos a presença de John Cena como árbitro especial, nesta luta havia a condição que se Barrett vencesse Cena estaria livre dos Nexus, porém se Orton vencesse, Cena seria demitido da WWE. Mesmo contrariando a todas as expectativas, Cena foi um árbitro consciente e fez a contagem para Orton, após RKO, que desta forma reteve seu título, porém Cena estava fora da WWE.

Para este ano temos grandes expectativas para o PPV, o combate tradicional, no formato survivor series, já esta marcado, será o Team Orton, contra o Team Barrett. Portanto além das lutas pelos títulos, teremos uma grande luta no formato tradicional, onde Orton juntamente com Kofi Kingston, Sin Cara, Sheamus e Mason Ryan, enfrentarão o time de Barrett, formado por ele, juntamente com Jack Swagger, Christian, Cody Rhodes e Hunico.

Portanto este foi o histórico deste PPV, que nos trouxe grandes momentos na WWE. Costumo dizer que um PPV, onde tivemos momentos como a primeira aparição de Undertaker, do fatídico Montreal Screwjob, da unificação de cinturões, a primeira vez que vimos a elimination chamber, a disputa entre diferentes shows pelo comando da WWE, das grandes vitórias de Orton, entre outros grandes momentos, merece ter o garnde destaque que tem, e chegar a 25 anos sendo um grande PPV.

Espero que tenham gostado desta retrospectiva e na semana que vem minhas previsões para o Survivor Series 2011. Abraços.

Sobre o Autor

- Autor da Coluna Visão Brasileira e da pesquisa dos combates em listas elaboradas pela WWE. Um grande fã da WWE, desde os anos 90. Geógrafo de formação, um riograndino, que vive em Porto Alegre.

1 Comentário

  1. Fábio - há 5 anos

    Goldberg o meu lutador favorito.

Comentar

Login com Facebook

Editar avatar »

Notificações por email:

Wrestling.PT © 2006-2016 / Política de Privacidade / Disclaimer / Sobre Nós / Contactos / RSS Feed / Desenvolvido por Luís Salvador