Pessoal, neste ano de 2016, tivemos um ano em que meu primeiro Visão Brasileira foi a edição de número #244, onde abordei sobre o fim da mística sobre a Royal Rumble Match, onde o WWE World Heavyweight Champion Roman Reigns teria que defender o seu cinturão na Royal Rumble Match. No último artigo deste ano, abordarei o ano de 2016 na WWE. Tratarei sobre os reinados dos campeões deste ano na WWE. Em um ano que voltamos a ter o draft e a separação dos campeões em suas respectivas brands.

Visão Brasileira #295 - Retrospectiva 2016

Uma das novidades deste ano de 2016, foi o ressurgimento da divisão Cruiserweight, algo que era a muito tempo pedido por alguns fãs do universo WWE e que após o draft, foi incorporado ao Raw. A definição do primeiro campeão se deu através de um torneio, no programa Cruiserweight Classic.

Visão Brasileira #295 - Retrospectiva 2016

O primeiro Cruiserwight Champion foi T.J. Perkins que na final do torneio no Cruiserweight Classic derrotou Gran Metalik e assim tornou-se o primeiro campeão, da divisão que após isso foi incorporada ao Raw. Perkins acabou tendo um reinado de 46 dias.

T.J. Perkins vs. Gran Metalik – Cruiserweight Classic

Visão Brasileira #295 - Retrospectiva 2016

No PPV Hell in a Cell, Brian Kendrick tornou-se o novo WWE Cruiserweight Champion ao derrotar T.J. Perkins. Ao final, Kendrick fingiu uma lesão no joelho e surpreendeu Perkins com uma cabeçada e, em seguida aplicou o Captain’s Hook, fazendo Perkins desistir. O reinado de Kendrick teria 31 dias.

T.J. Perkins vs. Brian Kendrick – Hell in a Cell

Visão Brasileira #295 - Retrospectiva 2016

Quem esta com o Cruiserweight Championship agora é Rich Swann que derrotou The Brian Kendrick na estreia do novo programa da WWE, o WWE 205 Live. Eele já defendeu o cinturão com sucesso no Roadblock e agora começará 2017, como o campeão da divisão.

Brian Kendrick vs. Rich Swann – 205 Live

Visão Brasileira #295 - Retrospectiva 2016

O Cruiserweight Championship, teve três campeões, sendo estes T.J. Perkins, Brian Kendrick e Rich Swann. Já sabemos que 2017 começará tendo Swann a rivalizar com Neville.

A grande questão é saber se a WWE decidirá apostar em Swann ou se Neville poderá ser o nome a carregar a divisão neste período importante, para quem sabe proporcionar um grande combate na Wrestlemania. Espero que a WWE continue a dar destaque a esta divisão, que voltou muito bem, para nos presentear com bons combates.

Visão Brasileira #295 - Retrospectiva 2016

Sobre a divisão de duplas os WWE Tag Team Champions que iniciaram 2016, foram The New Day, que conquistou o cinturão em 2015, no PPV SummerSlam, em uma Fatal 4-Way Match. Eles aliás tiveram um reinado soberbo e elevaram muito bem a divisão de duplas, ficando mais adiante como os Raw Tag Team Champions e assim chegando a um reinado de 484 dias.

Cesaro & Sheamus shock the WWE Universe and defeat The New Day.

O reinado do New Day, viria a ter seu fim no PPV Roadblock, o último de 2016, quando vieram a ser derrotados Cesaro e Sheamus, que deram fim ao mais longo reinado de uma tag team na história da WWE. Agora começaremos 2017 com estes campeões, que chegaram a rivalizar entre si e que foram unidos por Mick Foley e vamos ver até quando continuarão como campeões.

New Day vs. Cesaro e Sheamus – Roadblock

Visão Brasileira #295 - Retrospectiva 2016

O Raw Tag Team Championship, teve dois campeões, sendo estes New Day e Cesaro e Sheamus. Não sabemos quem serão em 2017, os primeiros grandes rivais dos campeões, depois da rivalidade contra New Day.

Claro que a primeira rivalidade deverá ser com New Day, mas acredito que Cesaro e Sheamus terão um reinado de transição, resta saber quem poderá ser a dupla a vir ter chances de lhe retirar os cinturões na Wrestlemania, eu tenho dois bons nomes, Big Cass e Enzo Amore e The Club.

Visão Brasileira #295 - Retrospectiva 2016

Em relação a divisão de duplas no SmackDown, foi criado um torneio para se decidir quem seria os primeiros campeões. Na final do torneio tivemos Heath Slater & Rhyno a enfrentar The Usos, no final após um gore de Rhyno sobre Jimmy, Slater fez o pinfall, tornando assim Rhyno e Slater os primeiros campeões de duplas do SmackDown, onde tiveram um reinado de 84 dias.

Heath Slater e Rhyno vs The Usos – Backlash

At the conclusion of the match, Wyatt's distraction of Rhyno allows Orton to hit The Man-Beast with an RKO outta nowhere.

O reinado de Slater e Rhyno, viria acabar no PPV TLC, por uma aliança que vimos surgir entre Randy Orton & Bray Wyatt. Orton passou a fazer parte da Wyatt Family e esta stable, após muito tempo, finalmente conseguiu conquistar os cinturões de duplas. No final, Rhyno foi aplicar um Gore em Randy Orton, mas Luke Harper empurrou Orton, salvando-o. Rhyno voltou ao ringue, foi distraído por Bray Wyatt e Orton aproveitou-se para aplicar o RKO. Em um reinado que esperava ser longo, mas que durou apenas 24 dias.

Heath Slater e Rhyno vs Wyatt Family – TLC

Visão Brasileira #295 - Retrospectiva 2016

Eis que após eu ter já finalizado este artigo, enquanto acompanhava o SmackDown desta semana, tivemos uma Four Corners Elimination Match pelos SmackDown Tag Team Championships. Onde a Wyatt Family, enfrentaram Heath Slater & Rhyno, The Usos e The American Alpha. Tivemos mudança de cinturão, onde os American Alpha venceram sagrando-se os novos campeões.

Visão Brasileira #295 - Retrospectiva 2016

O SmackDown Tag Team Championship, teve três campeões, sendo estes Rhyno e Heath Slater, Wyatt Family e The American Alpha.

Esperva de um grande reinado da Wyatt Family, mas fico feliz que Chad Gable e Jason Jordan tenham conquistado os cinturões, eu sinceramente teria deixado tal feito para a Wrestlemania.

Só espero que não venhamos a ter uma alternância de campeões a cada PPV e que este possa ser o inicio de um grande reinado aos America Alpha.

Visão Brasileira #295 - Retrospectiva 2016

Sobre o United States Championship, quem começou 2016 como campeão foi Alberto Del Rio, que retornou a WWE no PPV Hell in a Cell e derrotou John Cena. Este reinado de Del Rio começou em 25 de outubro de 2015 e em 2016 durou apenas 11 dias.

Visão Brasileira #295 - Retrospectiva 2016

Em 11 de janeiro no Raw, Kalisto surpreendeu a todos e acabou vencendo Alberto Del Rio, para se tornar o novo United States Champion. Mas infelizmente a WWE não deu nem tempo de Kalisto ter um reinado decente, pois na mesma semana, três dias depois no SmackDown ele perderia o cinturão para Del Rio.

Alberto Del Rio vs. Kalisto – Raw de 11 de Janeiro

Visão Brasileira #295 - Retrospectiva 2016

No SmackDown da mesma semana, Alberto Del Rio recuperou o cinturão, graças a interferência da League of Champions. Assim numa mesma semana vimos Kalisto a conquistar o cinturão no Raw e depois Alberto Del Rio no SmackDown. Este novo reinado de Del Rio perduraria por apenas 10 dias.

Kalisto vs. Alberto Del Rio – SmackDown de 14 de janeiro

Visão Brasileira #295 - Retrospectiva 2016

No PPV Royal Rumble, tivemos Kalisto a recuperar o cinturão e se tornar mais uma vez o United States Champion. Del Rio teve o domínio por boa parte do combate, mas ao final, após um Salida del Sol, vimos Kalisto recuperar o cinturão. Este novo reinado de Kalisto teve 119 dias.

Alberto Del Rio vs. Kalisto – Royal Rumble

Visão Brasileira #295 - Retrospectiva 2016

O novo campeão viria a ser Rusev, que no PPV Extreme Rules, conquistou pela segunda vez o United States Championship após vencer Kalisto após um Accolade. O novo reinado de Rusev teria 127 dias.

Kalisto vs. Rusev – Extreme Rules

Visão Brasileira #295 - Retrospectiva 2016

Quem derrotou Rusev e tornou-se o novo United States Champion e que começará 2017 como campeão é Roman Reigns. Reigns conquistou o cinturão no PPV Clash of Champions, em um grande combate e que ao final após um spear, venceu o combate.

Rusev vs. Roman Reigns – Clash of Champions

Visão Brasileira #295 - Retrospectiva 2016

O United States Championship, teve quatro campeões, sendo estes Alberto Del Rio, Kalisto, Rusev e Roman Reigns.

A grande questão para mim é que a WWE deveria fazer com que Reigns ficasse a cuidar apenas de seu cinturão e não ficar como por exemplo esta atualmente a disputar o Universal Championship. A situação da valorização ou não do cinturão vai passar por isso, pois não temos atualmente em vista nenhum potencial lutador a rivalizar com ele por este cinturão.

Visão Brasileira #295 - Retrospectiva 2016

O Intercontinental Championship, começou em 2016, tendo como campeão Dean Ambrose, que derrotou Kevin Owens no PPV TLC. O reinado de Ambrose como campeão foi de 64 dias.

Visão Brasileira #295 - Retrospectiva 2016

Quem viria a conquistar o Intercontinental Championship em 15 de fevereiro no Raw, foi Kevin Owens. Owens venceu uma Fatal Five-Way Match onde derrotou Dean Ambrose, Tyler Breeze, Dolph Ziggler e Stardust para assim recuperar o Intercontinental Championship e começar um reinado que teve 48 dias.

Fatal Five-Way Match – Raw de 15 de fevereiro

Visão Brasileira #295 - Retrospectiva 2016

Na Wrestlemania 32, tivemos a Ladder Match, pelo Intercontinental Championship, onde o campeão Kevin Owens tinha como adversários, Sami Zayn, Dolph Ziggler, Stardust, The Miz, Sin Cara e Zack Ryder. No fim da luta, Zack Ryder, derrubou The Miz, pegou o cinturão e tornou-se o novo Intercontinental Champion. Uma pena que seu reinado veio a acabar na noite seguinte no Raw.

Intercontinental Ladder Match – Wrestlemania 32

Now five-time Intercontinental Champion, The Miz celebrates with his wife.

No dia seguinte no Raw, tivemos o retorno de Maryse, que veio a acompanhar The Miz e veio a interferir, no combate em que Zack colocou seu Intercontinental Championship em jogo, contra Miz e foi derrotado. Assim Miz teve inicio a seu reinado que teve 188 dias.

Zack Ryder vs. The Miz – Raw de 4 de abril

Despite the distractions, a well placed superkick by The Showoff was enough to lay out Miz and allow Dolph to remain on SmackDown LIVE.

O reinado de Miz perduraria até o PPV No Mercy, já com o cinturão sendo exclusivo do SmackDown, após a brand split. Dolph Ziggler aliás colocou sua carreira em jogo neste combate. Após um Superkick Ziggler conseguiu a vitória inesperada e chegou a seu quinto reinado como Intercontinental Champion, que teve 37 dias.

The Miz vs. Dolph Ziggler – No Mercy

Visão Brasileira #295 - Retrospectiva 2016

No episódio de numero 900 do SmackDown, em 16 de novembro, graças as interferências de Maryse e dos Spirit Squad, The Miz conseguiu derrotar Dolph Ziggler e assim recuperar o cinturão mais uma vez e assim ele começará 2017 como o Intercontinental Champion.

Dolph Ziggler vs. The Miz – SmackDown 900

Visão Brasileira #295 - Retrospectiva 2016

O Intercontinental Championship, teve cinco campeões, sendo estes Dean Ambrose, Kevin Owens, Zack Ryder, Dolph Ziggler e The Miz.

Diria que o cinturão começou o ano muito bem valorizado, e depois The Miz o carregou com maestria, mesmo ele não tendo rivalidades de grande relevância, mas ele soube muito bem se destacar. Agora veremos possivelmente The Miz a rivalizar com Dean Ambrose, o que poderá contribuir muito para que este cinturão continue a ser valorizado.

Visão Brasileira #295 - Retrospectiva 2016

A divisão feminina começou 2016, ainda com o Divas Championship e quem começou 2016 como campeã foi Charlotte, que derrotou Nikki Bella no PPV Night of Champions, após um Figure-Eight Leglock. Como não poderia deixar de ocorrer, seu pai Ric Flair veio celebrar a conquista. Seu reinado teve 196 dias até a Wrestlemania 32.

Visão Brasileira #295 - Retrospectiva 2016

No Kickoff da Wrestlamania, ficou definido que teríamos o surgimento do Women’s Championship. Quem acabou conquistando o cinturão foi Charlotte, ao derrotar Sasha Banks e Becky Lynche em uma Triple Threat Match na WrestleMania 32. Assim Charlotte começava seu reinado de 114 dias.

Charlotte vs. Sasha Banks vs. Becky Lynch – Wrestlemania 32

Visão Brasileira #295 - Retrospectiva 2016

Na Raw de 25 de julho, Sasha Banks começou a Raw’s New Era após acabar com o reinado de Charlotte, que juntando o período do Divas Championship, mais o Women’s Championship alcançou os 300 dias. Sasha Banks venceu por submissão após um Bank Statement. Este reinado viria a ter apenas 27 dias e neste momento começaríamos a alternância de campeãs com o cinturão feminino do Raw.

Charlotte vs. Sasha Banks – Raw de 25 de julho

Another Bank Statement seems to signal a win for the champion, but Charlotte reverses the hold into a pinfall to score the win and the WWE Women's Title.

No SummerSlam, Charlotte tornou-se pela segunda vez Raw Women’s Champion ao vencer Sasha Banks após conseguir reverter um Bank Statement e conseguir realizar um pinfall. Este novo reinado de Charlotte perdurou por 44 dias.

Sasha Banks vs. Charlotte – SummerSlam

Visão Brasileira #295 - Retrospectiva 2016

Em 3 de outubro, mais uma vez em um Raw, Sasha Banks viria a se tornar pela segunda vez, a nova Raw Women’s Champion ao derrotar Charlotte após aplicar um Bank Statement e forçar Charlotte a desistir no combate do Main Event do Raw. Assim Sasha vencia mais uma vez o cinturão no Raw e daria inicio a seu reinado de 28 dias.

Charlotte vs. Sasha Banks – Raw de 3 de outubro

Visão Brasileira #295 - Retrospectiva 2016

No PPV Hell In a Cell, pela terceira vez no ano, Charlotte conquistaria o Raw Women’s Title após derrotar Sasha Banks em uma histórica women’s Hell in a Cell Match. Charlotte jogou Sasha em uma mesa que estava no canto do ringue, aplicou o Natural Selection e venceu o combate, começando mais um reinado que duraria 30 dias.

Sasha Banks vs. Charlotte – Hell in a Cell

Visão Brasileira #295 - Retrospectiva 2016

No Raw de 28 de novembro, teríamos mais uma vez Sasha Banks a conquistar pela terceira vez o Raw Women’s Championship após forçar Charlotte Flair a desistir em uma espetacular Falls Count Anywhere Match. este terceiro reinado de Sasha Banks, teria apenas 20 dias.

Charlotte vs. Sasha Banks – Raw de 28 de novembro

Visão Brasileira #295 - Retrospectiva 2016

No último PPV de 2016, o Roadblock, Charlotte Flair venceu pela quarta vez o Raw Women’s Championship após uma grande 30-Minute WWE Iron Man Match onde acabou derrotando Sasha Banks por submissão após a prorrogação do combate, que havia acabado em 2 a 2. Assim após um novo Figure-Eight leg lock, ela acabou vencendo por 3 a 2.

Sasha Banks vs. Charlotte – Roadblock

Visão Brasileira #295 - Retrospectiva 2016

O Raw Women’s Championship, neste ano teve apenas duas campeãs, sendo estas Charlotte e Sasha Banks. Já sabemos que 2017 começará tendo Charlotte a rivalizar com Bayley.

A grande questão deste cinturão é saber se Charlotte continuará sendo vencedora somente nos combates em PPVs e derrotada e perdendo o cinturão, somente em combates do Raw. Dentre todos os campeões da WWE eu diria que Charlotte foi a que teve maior destaque e ajudou muito a elevar a divisão feminina, dentro da WWE.

Visão Brasileira #295 - Retrospectiva 2016

Após a brand split, ficou definido que também teríamos uma nova SmackDown Women’s Champion e a definição ocorreu no PPV Backlash. Em uma Elimination Six-Pack Challenge, tivemos a combater Alexa Bliss, Becky Lynch, Carmella, Naomi, Natalya e Nikki Bella. Ao final Becky Lynch aplicou o DisArmHer em Carmella que desistiu e assim Becky Lynch se tornou a primeira campeã, com um reinado de 85 dias

Elimination Six-Pack Challenge – Backlash – Parte 1Parte 2

Bliss raises the SmackDown Wormen's Title in a flurry of emotion.

No PPV TLC, em uma Tables Match, vimos Alexa Bliss a derrotar Becky Lynch e assim tornar-se a segunda SmackDown Women’s Champion e que começará 2017 como a nova campeã. Bliss venceu após aplicar um Powerbomb em Lynch em uma mesa do lado de fora do ringue.

Becky Lynch vs. Alexa Bliss – TLC

Visão Brasileira #295 - Retrospectiva 2016

O SmackDown Women’s Championship, neste ano teve apenas duas campeãs, sendo estas Becky Lynch e Alexa Bliss. Deveremos começar 2017 com as duas em volta ao cinturão.

Estou curioso por este reinado de Alexa Bliss e espero que não tenhamos a alternância de campeã, somente entre ela e Lynch. Espero que a rivalidade entre as duas acabe logo, para que tenhamos novidades na disputa por este cinturão. Só espero que não venhamos a ter em um período tão próximo Nikki Bella a vir disputar o cinturão.

Visão Brasileira #295 - Retrospectiva 2016

O principal cinturão do SmackDown é o WWE World Heavyweight Championship ou podemos denominá-lo apenas de WWE Championship. Quem começou 2016 como campeão foi Roman Reigns, que derrotou Sheamus, no Raw de 14 de dezembro, um dia após o PPV TLC. Após um Superman Punch em Vince McMahon e um Spear em Sheamus, ele venceu e se tornou o WWE World Heavyweight Champion, em um reinado que durou 41 dias.

Triple H became the new WWE World Heavyweight Champion by winning the 2016 Royal Rumble Match

O reinado de Roman Reigns acabou na Royal Rumble Match, que acabou vencida por Triple H. The Game entrou como numero 30 eliminou Roman Reigns e ao final eliminou Dean Ambrose para se tornar o campeão com seu 14º reinado, que teve 70 dias.

Royal Rumble Match 2016 – Royal Rumble Parte 1Parte 2

Visão Brasileira #295 - Retrospectiva 2016

Na Wrestlemania, o tão esperado momento de Roman Reigns, se confirmou e ao final do combate, Reigns se esquivou do ataque de Triple H e aplicou um Spear, conseguindo fazer o pin e conquistar o WWE Championship, em um reinado que teve 77 dias.

Triple H vs. Roman Reigns – Wrestlemania 32

After two Pedigrees, Seth Rollins is once again WWE World Heavyweight Champion. But ...

O reinado de Reigns acabaria no PPV Money In The Bank, onde Seth Rollins venceu após reverter um spear e aplicar um Pedigree para vencer e se tornar o novo WWE World Heavyweight Champion, vencendo de forma limpa. Em um reinado que veio a durar apenas dois minutos, devido ao cash-in.

Roman Reigns vs. Seth Rollins – Money In The Bank

Sem título

Enquanto Rollins celebrava a vitória, a música de Dean Ambrose tocou e Rollins ficou o aguardando, vindo da rampa de entrada, mas ele surgiu do meio do público e atacou Rollins com a pasta do Money In The Bank e solicitou seu cash-in. No combate, Ambrose aplicou o Dirty Deeds e venceu tornando-se o novo WWE World Heavyweight Champion, em um reinado de 84 dias, onde Ambrose foi draftado ao SmackDown e tornou-se o principal campeão da brand azul.

Visão Brasileira #295 - Retrospectiva 2016

No Backlash, AJ Styles viria a conquistar o WWE Championship, após derrotar Dean Ambrose, no final do combate, AJ Styles aproveitou que o juiz não estava vendo e aplicou um golpe baixo em Ambrose e depois fez o Styles Clash e venceu o combate, tornando-se o novo WWE Champion e AJ Styles começará 2017 como o campeão.

Dean Ambrose vs. AJ Styles – Backlash

Visão Brasileira #295 - Retrospectiva 2016

O WWE Championship, teve cinco campeões, sendo estes Roman Reigns, Triple H, Seth Rollins, Dean Ambrose e AJ Styles.

Espero que AJ Styles continue tendo merecido destaque que tem recebido da WWE e que continue seu reinado, quem sabe até a Wrestlemania, e que John Cena venha a derrotá-lo. Também não acredito que o vencedor da Royal Rumble Match, venha a querer disputar o principal cinturão do SmackDown.

A grande questão é quem a WWE irá escolher para terminar seu reinado, uma vez que o SmackDown, possui poucos nomes com potencial, que poderiam lhe proporcionar uma grande rivalidade, se a WWE optar por John Cena, sinceramente para mim será uma péssima escolha.

Bálor seals the win with a dropkick, stomp and Coup de Grace.

O principal cinturão do Raw é o WWE Universal Championship, que teve seu primeiro combate para decidir o novo campeão no SummerSlam, onde Finn Bálor derrotou Seth Rollins em um grande combate. Ao final, Bálor aplicou um Coup de Grâce e para delírio do público conquistou o cinturão, tornando-se o primeiro Universal Champion. Porém ficamos sabendo que durante o combate, Bálor acabou se lesionando e teve que abrir mão do cinturão no dia seguinte.

Finn Bálor vs. Seth Rollins – SummerSlam

Visão Brasileira #295 - Retrospectiva 2016

Ficou então decidido que teríamos o novo Universal Champion em uma Fatal 4-Way Elimination Match, no Raw. No combate Kevin Owens derrotou Seth Rollins, Roman Reigns e Big Cass, no Raw de 29 de agosto, graças a interferência de Triple H, que atacou inicialmente Roman Reigns e mais adiante a Seth Rollins. Assim Kevin Owens se tornou o novo campeão e chegará 2017, com o principal cinturão do Raw.

Fatal 4-Way Elimination Match – Raw de 29 de agosto

Visão Brasileira #295 - Retrospectiva 2016

O Universal Championship, teve apenas dois campeões, Finn Bálor e Kevin Owens. Foi uma lástima Bálor ter se lesionado ao vencer o cinturão.

Owens está em meio a rivalidade com Roman Reigns e espero que ele vença com maestria o combate no Royal Rumble e estou curioso para ver quem será seu rival na Wrestlemania, vai depender muito do vencedor da Royal Rumble Match.

O principal cinturão do Raw esta em muito boas mãos, se bem que para mim a WWE poderia estar explorando Kevin Owens de uma forma muito melhor, pois todos sabemos de seu potencial e toda esta covardia que ele demonstra atualmente é bem distante do que ele pode nos proporcionar.

Visão Brasileira #295 - Retrospectiva 2016

Dos grandes momentos de 2016, podemos lembrar do debut de AJ Styles na WWE, durante a Royal Rumble Match, o retorno de Shane McMahon a WWE, para seu combate contra Undertaker na Wrestlemania. A subida de vários superstars do NXT na Raw Pós-Wrestlemania, como Enzo Amore e Big Cass. Os grandes combate entre Kevin Owens e Sami Zayn nos PPVs Payback e Battleground, o retorno de Seth Rollins no Extreme Rules, o cash-in de Dean Ambrose no Money In The Bank.

Visão Brasileira #295 - Retrospectiva 2016

Após isso tivemos o draft e tivemos Finn Bálor a se tornar o Universal Championship no SummerSlam e AJ Styles a derrotar John Cena. AJ Styles a conquistar o WWE Championship no Backlash, o embate final da Best of Seven Series, entre Cesaro e Sheamus no Clash of Champions que acabou empatada, a definição dos primeiros campeões dos novos cinturões do SmackDown no No Mercy, a Hell in a Cell Match histórica entra Charlotte e Sasha Banks. O squash de Goldberg sobre Brock Lesnar no Survivor Series, a conquista da Wyatt Family dos cinturões de duplas no TLC e a vitória de Charlotte na 30-Minute Iron Man Match sobre Sasha Banks.

O ano foi bem interessante para a WWE, pois tivemos o surgimento de diversos superstars, o retorno da brand split, definindo assim campeões distintos para cada um dos shows, um grande destaque a divisão feminina, que não víamos desde os combates entre Lita e Trish Stratus e a afirmação de alguns bons nomes, em que a WWE deveria apostar mais, mas parece que eles sempre que podem recorrem aos veteranos, eu confesso que para 2017, gostaria de uma mudança de atitude da WWE.

Visão Brasileira #159 Quem ficará em pé?

Agora vamos ao espaço para interagirmos e trocarmos opiniões:

– O que vocês acharam do ano da WWE?
– Qual o momento mais marcante do ano?
– Qual a grande decepção deste ano?
– A brand split foi benéfica a WWE?
– Qual foi o melhor reinado deste ano?
– Qual o melhor PPV deste ano?
– Qual o melhor combate do ano?

Assim encerro esta retrospectiva 2016 e vamos rumo a 2017, peço desculpas pela extensão do artigo, mas espero que apreciem. Desejo a todos um grande Ano Novo e até o próximo Visão Brasileira.

12 Comentários

  1. Ótimo artigo Mario e um feliz 2017 a vc e sua família

    O que vocês acharam do ano da WWE?
    Resp: Muito oscilante, porém melhor que o ano passado. Nota 8,6.

    – Qual o momento mais marcante do ano?
    Resp: Vou ficar com o surpreendente resultado de Goldberg vs Lesnar no Survivor Series mas o debut do AJ Styles no Royal Rumble foi bem OMG também.

    – Qual a grande decepção deste ano?
    Resp: Vou ficar com os eventos pós-WM como Shane assumindo o Raw mesmo perdendo para o Taker, o reinado de um dia do Ryder e outros mais.

    – A brand split foi benéfica a WWE?
    Resp: Sim. Porem esperava mais disso.

    – Qual foi o melhor reinado deste ano?
    Resp: Vou dividir entre o reinado do AJ Styles e o reinado do Miz como IC. Não esperava esta repaginada do Miz.

    – Qual o melhor PPV deste ano?
    Resp: Vou dividir entre MITB e Battleground.

    – Qual o melhor combate do ano?
    Resp: Em termos de luta KO vs Zayn no Battleground. Botando na balança tudo que engloba o universo do PW fico com a primeira HIAC feminina.

    • Muito obrigado André e um grande 2017 a todos nós, com muita saúde e felicidades.

      Este ano da WWE para mim foi interessante e como um dos momentos do ano vou ficar com o debut do AJ Styles e os combates entre Owens e Zayn, nos PPVs.

      Ryder ter o reinado de um dia foi mesmo uma decepção.

      Sobre os reinados concordo contigo AJ e Miz foram os grande nomes. Miz felizmente mostrou estar motivado mais uma vez e teve maestria em seu reinado.

  2. – O que vocês acharam do ano da WWE?
    Ano de mudanças. Foi um dos mais úteis dos últimos tempos. A wwe estava um limbo danado, teve anos horríveis, com a ausência de algo novo. Vamos esperar que em 2017 a suba alguns do nxt e fortaleça o card, nos dando, assim, boas lutas.

    – Qual o momento mais marcante do ano?
    Vitória de Zack Ryder na WM. Por essa ninguém esperava. Para falar a verdade, ngm esperava que ele fosse para a wm.

    – Qual a grande decepção deste ano?
    Brock Lesnar. Sim, não por ter perdido no SS de forma humilhante, isso tbm conta. Mas sim pelas suas aparições : poucas e insignificantes. Summerslam, WM (luta fraca). A wwe o vende como aquele que quando aparecer fará algo grandioso, até então mesmo aparecendo pouco nos últimos anos ele realmente fazia grandes coisas, nesse ano nada disso aconteceu.

    – A brand split foi benéfica a WWE?
    Sim, porque antes era muita gente para pouco espaço. Agora a coisa podem ser melhor trabalhada, alguns wrestlers podem ser desenvolvidos ( se a wwe assim fizer). Em suma a wwe tem mais tempo para desenvolver seus programas e seus lutadores, dando a cada um o tratamento mínimo que eles merecem.

    – Qual foi o melhor reinado deste ano?
    New Day, sem dúvidas. Dos individuais os únicos que se destacaram foi Miz e AJ, sendo comum.
    Isso por que os demais foram patéticos. A começar de RR com o seu título dos EUA que não serve de nada, e de seu reinado como campeão da wwe que foi fraco.DA como campeão da wwe. Dz como campeão intercontinental. KO como campeão universal. A W. F como tag team champion do SD…. tudo ruim, horrível.

    – Qual o melhor PPV deste ano?
    Battleground.

    – Qual o melhor combate do ano?
    SZ vs KO — Battleground.

    • Realmente neste ano a WWE teve uma boa renovação e espero ainda mais por ela agora em 2017.

      A vitória do Ryder realmente foi uma grande surpresa, foi uma pena o seu reinado ter acabado no dia seguinte. O Lesnar este ano foi muito mal aproveitado mesmo, eu confesso que a WWE até poderia nem utilizá-lo mais, ou então quem sabe apenas em House-Shows, pois para já que ele não participa do Raw em tempo integral, não faria muita diferença.

      Sobre os reinados, New Day levou muito bem o cinturão de duplas com maestria, assim como AJ e Miz, diria que estes foram os grandes campeões deste ano, os outros reinados foram bem abaixo do esperado.

  3. – Qual o momento mais marcante do ano?
    Lesnar vs Goldberg

    – Qual a grande decepção deste ano?
    Summerslam, Bookagem de Owens/Styles como campeões.

    – A brand split foi benéfica a WWE?
    Sim
    – Qual foi o melhor reinado deste ano?
    Miz como IC e 3º reinado de Reigns como WWHC.

    – Qual o melhor PPV deste ano?
    Payback, Extreme Rules e MITB, foi a melhor época do ano, com nenhum único raw ruim e ótimas feuds, ótimos combates, único ponto fraco foi a rivalidade Natalya x Charlotte
    – Qual o melhor combate do ano?
    DIY vs Revival, Owens vs Zayn, 5 vs 5 traditional survivor series, womens triple threat wm, sasha vs charlotte HiaC, AA vs Revival, AJ vs Reigns (ambos payback e ER).

    • Lesnar vs Goldberg, foi realmente inesperada a forma como acabou abruptamente o combate. O booking do Owens como campeão eu concordo que foi decepcionante, já o do Styles, o momento em que decidiram colocar o James a vencê-lo realmente foi bem ruim, mas em outros momentos AJ pode mostrar sua qualidade.

  4. João Araujo7 anos

    – O que vocês acharam do ano da WWE?
    Um ano muito bom,apesar de ter caido de rendimento em Dezembro,ate a Brand Split estava excelente,depois enfraqueceu mas manteve-se regular.Foi melhor que 2015.

    – Qual o momento mais marcante do ano?
    O retorno de Triple H no Raw,batendo em Roman Reigns e depois traindo Seth Rollins fazendo Kevin Owens se tornar Universal Champion.

    – Qual a grande decepção deste ano?
    A rejeição com Roman Reigns,a WWE precisa fazer algo pra que melhore o pop dele com a crowd rapido.

    – A brand split foi benéfica a WWE?
    Apesar de ter pontos negativos,tem positivos também,os mais positivos são o aproveitamento de mais superstars e o SmackDown se tornando um show importante.

    – Qual foi o melhor reinado deste ano?
    New Day e o 1° reinado do Miz,mas fico com o do New Day.
    – Qual o melhor PPV deste ano?
    WrestleMania,apesar do main event chato,gostei da maior parte do show.

    – Qual o melhor combate do ano?
    The Miz x Cesaro x Kevin Owens x Sami Zayn pelo Intercontinental no Extreme Rules

    • João, é normal que em dezembro a WWE dê uma estagnada, até para que possamos ter um grande arranque para a Road to Wrestlemania. A Brand Split foi benéfica para alguns e pode ter sido prejudicial a outros, mas acredito que pode dar mais oportunidades, devido a termos mais cinturões a disposição.

      O ataque de Triple H a Rollins foi um grande momento e isto claro ficará interessante na Road to Wrestlemania, com Rollins vs. Triple H. Sobre a rejeição ao Roman Reigns, o problema é que a WWE não ajuda com o booking e tenta forçá-lo constantemente a buscar o Universal Championship, então que ele nem tivesse conquistado o United States Championship, que para ele é um mero acessório.

  5. BRUNOju.7 anos

    – O que vocês acharam do ano da WWE?
    Foi um ano excelente, grandes estreias, combates fenomenais, e vários momentos marcantes.

    – Qual o momento mais marcante do ano?
    Quando a Sasha Banks venceu o cinturão pela primeira vez! 🙂

    – Qual a grande decepção deste ano?
    A vitória da Charlotte na Wrestlemania.

    – A brand split foi benéfica a WWE?
    Sim! Muito. Principalmente para o smackdown que consegue apresentar um programa semelhante ao que vemos no NXT nos últimos anos… o Raw volta e meia nos surpreende com um show bom, mas a forma como levam as rivalidades continua a mesma na Brand vermelha.

    – Qual foi o melhor reinado deste ano?
    Há vários que poderiam ser mencionados, mas, o reinado do New Day é histórico. Fico com este.

    – Qual o melhor PPV deste ano?
    Não houve nenhum PPV melhor que os outros que eu possa dizer com 100% de certeza. Os melhores, na minha opinião, foram Royal Rumble, Extreme Rules, Backlash e TLC.

    – Qual o melhor combate do ano?
    Feminino: Sasha vs Charlotte – RAW pós-Draft.
    Masculino: Fatal 4-way no extreme Rules pelo título intercontinental.
    Duplas: #DIY vs THE Revival TakeOver:Toronto.

    O melhor de todos, não consigo opinar. Mas, escolho o confronto das duplas citadas acima, foi incrível!

    • Eu também gostei muito deste ano para a WWE. Sobre o grande momento, foi mesmo muito bonito ver Sasha Banks conquistar o cinturão, uma pena que a WWE não permitiu a ela ter um reinado decente e com um vitória pelo menos em PPVs, restringindo-a a vencer o cinturão apenas no Raw.

      A vitória da Charlotte na Wrestlemania, realmente foi um pouco sem propósito, ainda mais que tínhamos a mudança do cinturão, mas depois vendo como foi o ano, com Charlotte sempre a vencer os combates grandes em PPVs, fica fácil de entender porque ela venceu no Wrestlemania.

      O Smackdown foi o grande beneficiado da Brand Split, pois reviveu, deixando de ser a repetição dos combartes do Raw. O Raw, por vezes tem bons combates, mas não sai daquele marasmo, típico dele.

      Dos reinados, o do New Day mesmo foi histórico, para eles, Miz e AJ foram os bons reinados do ano. Dos combates, todos que citaste foram mesmo estupendos e eu só incluiria o do Owens vs. Zayn do Battleground.

  6. Kick_Ass7 anos

    – O que vocês acharam do ano da WWE?

    Foi bom, teve coisas muito boas como a brand split, as muitas estreias e o retorno do Goldberg e do Shane

    – Qual o momento mais marcante do ano?

    O retorno de Shane McMahon a WWE, a casa foi a baixo completamente.

    – Qual a grande decepção deste ano?

    O reinado do Dean Ambrose acho que toda a gente esperava que fosse muito bom ! e no final saiu completamente o contrario.
    Espero que faça o heel turn pois bem precisa!

    – A brand split foi benéfica a WWE?

    Sim e MUITOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO !

    – Qual foi o melhor reinado deste ano?

    O dos New Day sem dúvida.

    – Qual o melhor PPV deste ano?

    Battleground ou Royal Rumble… escolho este porque é o formato que mais gosto.

    – Qual o melhor combate do ano?

    KO vs Sami Zayn no Battleground, DIY vs The Revival no Takeover Toronto, The Miz vs Cesaro vs Kevin Owens vs Sami Zayn no Extreme Rules

    • O retorno do Shane foi realmente algo espetacular, ainda mais que era algo que ninguém praticamente esperava. O Ambrose realmente teve um reinado bem abaixo do esperado. Sobre os PPVs que citaste e os combates realmente foram de gande valia a este da WWE.