Visão Brasileira #35 – Royal Rumble (Parte 1)

Pessoal, chegamos a segunda semana de 2012, e conforme havia escrito na semana passada, as próximas duas semanas, serão para descrever o histórico do próximo PPV da WWE, o Royal Rumble. Este PPV, em 2012, completa 25 anos sendo um dos principais PPVs da WWE, fazendo parte dos “quatro grandes”, juntamente com SummeSlam, Survivor Series e a Wrestlemania. Portanto na crônica desta semana falarei sobre os primeiros doze anos deste PPV.

O formato do combate principal deste PPV, é um combate baseado em um tradicional battle royal,onde os participantes tentam eliminar uns aos outros, jogando seu oponente por cima da corda superior. O vencedor deste combate é o último lutador que ficar no ringue, após todos os outros terem sido eliminados. O Royal Rumble na maioria de seus anos, teve a presença de 30 participantes. No entanto, em seu primeiro combate estiveram presentes 20 lutadores, e no de 2011, 40.

O primeiro Royal Rumble aconteceu em 24 de janeiro de 1988, no Copps Coliseum em Hamilton, Ontário, Canadá. Mas ao invés de um PPV, o evento em seu primeiro ano, foi exibido como especial na USA Network. O main event, foi uma Luta Two out of Three Falls, onde The Islanders, formados por Haku e Tama derrotaram The Young Stallions, formados por Paul Roma e Jim Powers. E sobre a primeira luta Royal Rumble, no seu ano inaugural, tivemos a presença de 20 lutadores e o primeiro lutador a entrar foi Bret Hart e o segundo foi Tito Santana. O combate teve como dois últimos lutadores no ringue, One Man Gang e Jim Duggan, e ao final foi vencida por Jim Duggan.

Em 1989, o Royal Rumble, tornou-se no formato de PPV, neste ano, além da tradicional Royal Rumble Match, destaco a Tag team Two out of three falls match, onde Jim Duggan e The Hart Foundation, formados por Bret Hart e Jim Neidhart, venceram Dino Bravo e The Fabulous Rougeaus, formados por Jacques e Raymond.

Sobre o Main Event, tivemos a Royal Rumble Match, desta vez com 30 lutadores pela primeira vez. Os primeiros lutadores a entrar foram os lutadores da dupla Demolition Ax e Smash, que eram os WWF Tag Team Champions. Como curiosidade neste ano, tivemos a eliminação de Warlord, que foi eliminado com 2 segundos, por Hulk Hogan. O último lutador a entrar no ringue foi o “Million Dollar Man” Ted DiBiase, que ficou ao final do combate, juntamente com Big John Studd, que eliminou DiBiase e venceu o Royal Rumble 89.

No ano de 1990, destaco os combates em que, Ronnie Garvin derrotou Greg “The Hammer” Valentine em um “I Quit” Match e a luta em que Jim Duggan derrotou The Big Boss Man por desqualificação. No Main Event, O Royal Rumble Match, teve como os dois primeiro lutadores a entrar no ringue foram respectivamente, “Million Dollar Man” Ted DiBiase e Koko B. Ware. Em um grande combate, Hulk Hogan eliminou The Ultimate Warrior, e outros lutadores, até que o último lutador a entrar no ringue, que foi Mr. Perfect, fosse eliminado por Hogan, que assim venceu seu primeiro Royal Rumble Match.

No PPV de 1991, tivemos vários bons combates, entre os quais, a tag team match entre The Rockers, formados por Marty Jannetty e Shawn Michaels, que venceram The Orient Express, formados por Pat Tanaka e Kato. Outra luta de Tag deste evento que destaco foi o combate em que “Million Dollar Man” Ted DiBiase e Virgil derrotaram Dusty Rhodes e Dustin Rhodes. Em uma luta por título, tivemos a vitória de Sgt. Slaughter sobre The Ultimate Warrior pelo WWE Championship, graças a interferência de Randy Savage.
No Main Event, na Royal Rumble Match, tivemos como dois primeiros lutadores, respectivamente, Bret Hart e Dino Bravo. Em um bom combate, tivemos como dois últimos participantes, Hulk Hogan e Earthquake, e para delírio do público, Hulk Hogan venceu pela segunda vez o Royal Rumble Match.

O ano de 1992, vai ficar marcado na história deste PPV, pois pela primeira vez na história da WWE, tivemos um título em disputa no Royal Rumble Match. Sobre os outros combates deste PPV, destaco a luta em que aThe New Foundation, formada por Owen Hart e Jim Neidhart, venceram The Orient Express, formados por Pat Tanaka e Kato. Outros dois combates desta noite merecem destaque, onde em ambos tivemos títulos em jogo. Na primeira o WWF Intercontinental Championship: “Rowdy” Roddy Piper venceu The Mountie e na segunda pelo World Tag Team Championship, The Natural Disasters, formados por Earthquake e Typhoon derrotaram os campeões, The Legion of Doom, formados por Hawk e Animal, por count-out sendo assim, os campeões não perderam seus títulos.

No Main Event, com o WWF Championship em jogo, devido ao título estar vago. Os dois primeiros lutadores a entrar, foram The British Bulldog e “Million Dollar Man” Ted DiBiase. O terceiro lutador foi Ric Flair, que durante o combate sobreviveu a Hulk Hogan, The Undertaker, Sid Justice e “Macho Man” Randy Savage. Os três últimos lutadores foram Hulk Hogan, Ric Flair e Sid Justice. Hulk Hogan, foi eliminado por Sid, ficou revoltado e começou a segurar Sid nas cordas, esta ajuda permitiu a Flair eliminar Sid e tornar-se o novo campeão da WWF.

Em 1993, um grande PPV com grandes combates, onde pelo Intercontinental Championship, o campeão Shawn Michaels derrotou seu ex-parceiro de dupla, Marty Jannetty. Em uma luta de gigantes, Bam Bam Bigelow derrotou Big Boss Man. Na luta pelo  WWF Championship, tivemos o combate em que Bret Hart defendeu seu título e venceu Razor Ramon.

No main event, na Royal Rumble Match, tivemos inicialmente a entrada de Ric Flair, seguida de Bob Backlund. Como último lutador a entrar no combate,  foi “Macho Man” Randy Savage, que não conseguiu aproveitar-se desta vantagem e acabou sendo vencido por Yokozuna, que naquele momento, assombrava com seu domínio a WWF(E).

Em 1994, na luta pelo World Tag Team Championship, os atuais campeões, The Quebecers, formados por Jacques e Pierre venceram The Hart Brothers, formados por Bret Hart e Owen Hart. Outro grande combate que destaco, é uma das lutas que me tronaram um fã de Undertaker, é a luta pelo WWE Championship, onde o WWE Champion Yokozuna manteve o título em uma Casket Match contra The Undertaker, que após esta luta, desapareceu.

No Main Event, inicialmente entraram para a Royal Rumble Match, Scott Steiner e Samu. Neste combate quem se destacou foi Diesel(Kevin Nash), que conseguiu eliminar vários lutadores, mas acabou sendo eliminado por diversos lutadores, entre eles seu parceiro de momento, Shawn Michaels. Outro que foi eliminado por diversos lutadores foi Mabel. Ao Final do combate restaram apenas Bret Hart e Lex Luger. Os dois acabaram sendo declarados co-vencedores do Royal Rumble, pois caíram do ringue juntos e tocaram o chão ao mesmo tempo.Isto é um fato inédito na história, pois dois Superstars ganharam a Royal Rumble Match, pela primeira vez.

Em 1995, o PPV em sua luta inicial pelo Intercontinental Championship, Jeff Jarrett venceu Razor Ramon para se tornar o novo Intercontinental Champion. Depois o WWF Champion Diesel lutou contra Bret Hart em um combate em que foi determinado como empate e desta forma Diesel permaneceu como campeão. Em outro combate, com o World Tag Team Championship em disputa, que estava vago, Bob Holly e 1-2-3 Kid derrotaram Tatanka e Bam Bam Bigelow.

No main event, inicialmente entraram no ringue, Shawn Michaels e The British Bulldog, estes lutadores conseguiram permanecer no combate até o seu final. Ao final do combate, British Bulldog arremessou HBK para fora do ringue, porém ele tocou com apenas um dos pés ao solo e portanto não estava eliminado, Bulldog comemorava sua vitporia, quando Michaels subiu ao ringue e jogou Bulldog para fora do ringue e venceu o combate.

Em 1996, cabe ressaltar que a Royal Rumble Match, não foi o main event do PPV. Sobre os outros combates, inicialmente cito o Intercontinental Championship, onde Goldust venceu Razor Ramon, para se tornar o novo Intercontinental Champion. Na Royal Rumble Match, inicialmente tivemos as entradas de Hunter Hearst Helmsley, que viria a se tornar Triple H e Henry O. Godwinn. Os dois últimos participantes a ficarem no ringue foram Shawn Michaels e Diesel. Shawn Michaels fez história e tornou-se o primeiro Superstar da história a vencer dois anos consecutivos o Royal Rumble Match. No Main Event, Bret “Hit Man” Hart defendeu o WWF(E) Championship contra The Undertaker. Undertaker venceu por desqualificação, pois Diesel atacou o árbitro, antes que Undertaker alcançasse a vitória.

Em 1997,  o Intercontinental Champion Hunter Hearst Helmsley reteve seu título Goldust. Depois destaco a luta em que Vader derrotou The Undertaker. Neste ano também o Royal Rumble Match, não fez parte do Main Event. Neste combate, tivemos a entrada de Underatker como último lutador, o que na oportunidade me fez pensar que Taker sairia como vencedor. Porém em um final de combate conturbado, onde após serem eliminados, Mankind e Terry Funk começaram a lutar fora do ringue, sendo afastados pelos árbitros. Neste momento, Bret eliminou Austin mas os árbitros não viram e ele retornou ao combate. Após voltar, Stone Cold eliminou a Vader e Undertaker simultaneamente e Bret Hart eliminou o falso Diesel. nisso Hart não percebeu a presença de Stone Cold no ringue e Austin eliminou Bret pelas costas para vencer o Royal Rumble.

No main event, na luta pelo WWF Championship, o campeão Sycho Sid, enfrentou Shawn Michaels. Michaels derrotou Sid, com o Sweet Chin Music. Shawn Michaels, com esta vitória, tornou-se o novo WWF Champion e assim ganhou seu segundo título principal, dentro da WWE.

Em 1998, na luta pelo Intercontinental Championship, o campeão The Rock, venceu Ken Shamrock, após The Rock ter convencido os árbitros a mudar a decisão da luta, pois Shamrock foi acusado por estar com braçadeiras de metal pelo árbitro, assim The Rock venceu por desqualificação. Em outro combate, pelo World Tag Team Championship, The Legion Of Doom, formados por Hawk e Animal, derrotaram The New Age Outlaws, formados por Road Dogg e Billy Gunn por DQ, desta forma Dogg e Gunn continuaram como campeões.

Na Royal Rumble Match, tivemos inicialmente as entradas de Cactus Jack e de Chainsaw Charlie. Neste combate cabe salientar que Mick Foley competiu utilizando todos os seus personagens, Mankind, Dude Love e Cactus Jack. Os dois últimos lutadores a ficarem no ringue foram Stone Cold e The Rock. “Stone Cold” Steve Austin ganhou o seu segundo Royal Rumble consecutivo.

No main event, ShawnMichaels manteve o WWE Championship em uma Casket Match contra o The Undertaker. Neste combate, tanto New Age Outlaws e Los Boricuas interferiram e atacaram The Undertaker. Após a luta, Kane e Paul Bearer fecharam o caixão com Undertaker e puseram fogo. A nota triste desta luta é que foi nesta luta que Michaels fez um back body drop para fora do ringue, esmagando as suas costas no caixão causando a lesão que o afastou dos ringues por quatro anos.

Para fechar esta primeira parte do histórico do Royal Rumble, chegamos ao fatídico ano de 1999, que comentarei no próximo parágrafo. Destaco além da Royal Rumble Match, os combates onde pelo Intercontinental Championship, Ken Shamrock venceu Billy Gunn e reteve seu título. Pelo European Championship, X-Pac derrotou Gangrel e também reteve seu título. No combate em que se tinham grandes expectativas, The Rock derrotou o WWE Champion Mankind para vencer o WWE Championship, em um dos combates mais brutais da história deste PPV.

No Main Event, na Royal Rumble Match, neste ano tínhamos a grande rivalidade entre Stone Cold e Vince McMahon. Os dois primeiros lutadores a entrar no ringue, foram os adversários. Depois de seguirem brigando pelos bastidores, os membros da Corporation atacaram Austin e o deixaram inconsciente no chão. Assim Austin foi levado por uma ambulância, porém mais adiante, uma ambulância surgiu com Steve Austin na condução. Com Austin de volta ao ringue, eles permaneceram como os dois últimos lutadores da noite, quando Austin parecia alcançar mais uma vitória no Royal Rumble, The Rock, veio ao ringue provocar Austin, aproveitando a situação, McMahon aproveitou para jogar Stone Cold por cima das cordas e ganhar o Royal Rumble Match, para mim este foi um dos momentos mais chocantes da WWE.

Desta forma completo os primeiros doze anos deste PPV, na próxima semana, continarei com o histórico do Royal Rumble – Parte 2, desta vez com os últimos doze anos, de 2000 até o ano passado, na edição com 40 lutadores. Espero que apreciem este artigo, pois para mim é muito legal escrever sobre o Royal Rumble, pois particularmente para mim é o tipo de luta que mais me agrada na WWE, pois presenciamos nestes combates através dos anos os grandes momentos e os grandes lutadores da WWE . Desejo a todos uma ótima semana. Até a semana que vem com a parte 2.

Para finalizar, os links das Royal Rumbles Matchs da Parte 1, para o pessoal mais jovem e que nunca viu os primeiros combates desta modalidade.

Royal Rumble Match 1988: http://www.youtube.com/watch?v=PgBahZUxKC4
Royal Rumble Match 1989: http://www.youtube.com/watch?v=ju4JSRFghQQ
Royal Rumble Match 1990: http://www.youtube.com/watch?v=TJMw3hlmZ7g
Royal Rumble Match 1991: http://www.youtube.com/watch?v=YVXFKibuXJE
Royal Rumble Match 1992: http://www.youtube.com/watch?v=G5j_-DeJ_yk
Royal Rumble Match 1993: http://www.youtube.com/watch?v=2faS6NFU_7s
Royal Rumble Match 1994: http://www.youtube.com/watch?v=GShUUkz5tEc
Royal Rumble Match 1995: http://www.youtube.com/watch?v=0vRXZnehJTk
Royal Rumble Match 1996: http://www.youtube.com/watch?v=uw1lixe7dEE
Royal Rumble Match 1997: http://www.youtube.com/watch?v=J9e3XX-c0qM
Royal Rumble Match 1998: http://www.youtube.com/watch?v=tnQqiSEdk98
Royal Rumble Match 1999: http://www.youtube.com/watch?v=YddsqfHnYMQ

Sobre o Autor

- Autor da Coluna Visão Brasileira e da pesquisa dos combates em listas elaboradas pela WWE. Um grande fã da WWE, desde os anos 90. Geógrafo de formação, um riograndino, que vive em Porto Alegre.

11 Comentários

  1. edge_forever - há 5 anos

    bem exelente artigo , to desejoso pelo proximo , e os links que ai pões sao mt fixes td completo n tinha visto

  2. Master of Chaos - há 5 anos

    Ótimo artigo gente. Mosrram um pouco de cada Royal Rumble.

  3. WWE Universe - há 5 anos

    Em 2 partes

    Espero que quem compita no combate pelo World Heavywegeith Title na Wrestlemania, nao tenha ex-rookies/rookies do NXT pois nao seria a 2º vez que isso acontece

  4. André "Awesome" Gomes - há 5 anos

    Muito bom o texto, muito bem escrito e explicado. Destas Rumbles que você citou só assisti a de 1988, aliás mesmo não tendo acompanhado aquela época, fico indignado pelo Jim Duggan nunca ter ganho um título mundial sequer.

    Tentarei fazer o download dessas Royal Rumble Matches desta primeira parte, só que vai ser complicado pois só a de 88 que nem é tão grande assim foi 4 HORAS para mim baixar. :(

    De resto ótimo texto, continue assim e parabéns!

  5. Edu Oliveira - há 5 anos

    Muito legal, eu vou ver essas partidas.

  6. Flavio Bruniera - há 5 anos

    Belo artigo.
    Os links então me fazem ter vontade de ver os que aind não assisti. Parabéns…

  7. Frederico_WWE - há 5 anos

    Muito bom artigo!
    E atenção que temos aqui matéria para poder eventualmente usar numas respostas que eu cá sei… mas não digo mais nada amigos xD

  8. WWE Universe - há 5 anos

    Era descurioso se dissesses mais alguma coisa Frederico

  9. Frederico_WWE - há 5 anos

    Na na não digo mais nada xD o máximo que posso dizer é que este artigo pode me ajudar a dar respostas para uma vitória num determinado coiso… e a vocês também…

  10. Henrique Moura - há 5 anos

    Muito bom artigo!
    Valew por ter colocado os links ali, estava mesmo a procura destes combates ;)

Comentar

Login com Facebook

Editar avatar »

Notificações por email:

Wrestling.PT © 2006-2016 / Política de Privacidade / Disclaimer / Sobre Nós / Contactos / RSS Feed / Desenvolvido por Luís Salvador