Visão Brasileira #36 – Royal Rumble (Parte 2)

Pessoal, chegamos a mais uma semana, e conforme programado nesta semana, continuarei a descrever o histórico do próximo PPV da WWE, o Royal Rumble. Se quiser saber do histórico dos primeiros doze anos deste PPV, clique aqui. Nesta segunda parte, estarei reportando e relembrando a todos as últimas doze edições deste PPV. Portanto na crônica desta semana falarei sobre os anos de 2000 a 2011 deste PPV.

Começamos em 2000, quando o Royal Rumble ocorreu em Nova Iorque, no Madison Square Garden. Deste evento destaco a estréia de Tazz, que derrotou Kurt Angle. Também vale ressaltar a Tag Team Tables match, em que The Hardy Boyz, formados por Matt e Jeff Hardy venceram os Dudley Boyz, formados por Bubba Ray e D-Von Dudley.

Nas lutas por títulos, inicialmente tivemos uma Triple Threat match para definir quem seria o Undisputed Intercontinental Champion, pois haviam dois campões, Chyna e Chris Jericho. Chris Jericho derrotou Chyna e Hardcore Holly e assim ficou com o título. Depois em uma Street Fight pelo WWF(E) Championship Mick Foley como Cactus Jack foi derrotado pelo campeão Triple H.

No main event, tivemos a Royal Rumble Match, que teve como primeiros participantes D’Lo Brown e Grandmaster Sexay. No início do combate, quem eliminou diversos lutadores foi Rikishi, que depois foi eliminado ao mesmo tempo por Big Boss Man, Test, British Bulldog, Gangrel, Edge e Bob Backlund. Ao final deste grande combate, restaram apenas The Rock e Big Show. Em um final controverso para o Royal Rumble Match, The Rock foi o vencedor. Big Show, afirmou que venceu o Royal Rumble 2000, pois os pés de The Rock haviam tocado ao chão primeiro. Mais tarde ele mostrou um vídeo que provava sua afirmação.

Para mim o ano de 2001 tivemos um grande PPV, neste ano destaco a Tag Team Match pelo World Tag Team Championship, onde The Dudley Boyz derrotaram Edge e Christian e tornaram-se os novos campeões. Depois tivemos uma Ladder match pelo Intercontinental Championship, onde  Chris Jericho derrotou Chris Benoit, para se tornar o novo Intercontinental Champion. Outro grande combate, foi a singles match pelo  WWF(E) Championship, onde o WWF(E) Champion Kurt Angle foi aocmpanhado por Trish Stratus, venceu Triple H que estava com sua esposa Stephanie McMahon. Angle venceu após a interferência de  “Stone Cold” Steve Austin que atingiu Triple H com o cinturão seguido de um Stunner.

No Main Event, a Royal Rumble Match, onde os dois primeiros lutadores a entrar foram Jeff Hardy e Bull Buchanan. Grande destaque neste ano, para as 11 eliminações de Kane no combate. Stone Cold estava entrando como número 27 no combate, mas foi atacado por trás por Triple H. Austin ficou fora do ringue até o último lutador a entrar no ringue, que foi Rikishi. Ficaram como os dois últimos lutadores no ringue, Stone Cold e Kane. Austin jogou Kane para fora do ringue após várias cadeiradas e assim venceu seu terceiro Royal Rumble Match.

No ano de 2002, destaco inicialmente o combate em que William Regal derrotou o Intercontinental Champion Edge por DQ, desta forma, Edge reteve seu cinturão. Também tivemos uma Street Fight, onde Ric Flair venceu Mr. McMahon. E no combate pelo WWF(E) Undisputed Championship, o campeão Chris Jericho venceu The Rock e reteve seu cinturão.

No main event, a Royal Rumble Match, teve como dois primeiros lutadores, Rikishi e Goldust. No inicio do combate, Undertaker eliminou seis lutadores e estava em um grande momento, mas foi eliminado por Maven. Após sua eliminação Taker irritou-se e retornou ao ringue e eliminou Maven. Os dois últimos lutadores no ringue foram o regressado Triple H, que estava a oito meses longe dos ringues e Kurt Angle. Angle fez um back drop em Triple H e pensou que havia vencido o combate. Porém, Triple H não chegou a tocar com os pés no chão e voltou ao ringue para lançar Angle sobre as cordas e tornar-se o vencedor do combate.

No ano de 2003, no inicio do PPV, tivemos uma Royal Rumble Qualification match, onde Brock Lesnar derrotou Big Show e qualificou-se para a Royal Rumble Match. Na Tag team match pelo World Tag Team Championship, The Dudley Boyz, formados por Bubba Ray e D-Von Dudley, venceram William Regal e Lance Storm para tornarem-se os novos campeões. na luta pelo World Heavyweight Championship, Scott Steiner derrotou o World Heavyweight Champion Triple H por DQ, pois Triple H foi desqualificado depois de acertar Steiner com o sledgehammer e manteve seu cinturão. Na Singles match pelo WWE Championship, Kurt Angle venceu Chris Benoit e reteve seu título.

Neste ano, tivemos o primeiro Royal Rumble Match após as separações das brands Raw e Smackdown, em um grande combate, tivemos como primeiros lutadores, Shawn Michaels e Chris Jericho, ambos da Raw na oportunidade. Os dois primeiros lutadores da Smackdown a entrarem no ringue foram Rey Mysterio e Edge. Os dois últimos lutadores e entrarem no combate, foram os mesmo que permaneceram até o seu final, Brock Lesnar e Undertaker. Em seu final, Lesnar eliminou Undertaker e venceu o combate.

Em 2004, tivemos quatro títulos em jogo, mas nenhum deles mudou de mãos. Pelo  World Tag Team Championship, em uma Tables Match, a Evolution, formada por Ric Flair e Batista venceram Bubba Ray e D-Von Dudley. Pelo Cruiserweight Championship, Rey Mysterio derrotou Jamie Noble. Pelo  WWE Championship, Brock Lesnar derrotou Hardcore Holly. Em um grande combate, Triple H manteve o World Heavyweight Championship após uma Last Man Standing Match, contra Shawn Michaels em uma luta que acabou em empate.

Na Royal Rumble Match, tivemos entrando como primeiros lutadores no combate, Chris Benoit e Randy Orton. Neste ano cabe ressaltar que durante o combate, a famosa música do gongo de Undertaker tocou na entrada do lutador de número 13. Kane, que havia  pensado que Undertaker estava morto, depois de seu ataque no Survivor Series 03, preocupa-se com a música e acaba sendo eliminado por Booker T. Furioso por sua eliminação, ele ataca o verdadeiro 13º participante, que era Spike Dudley, que nem consegue entrar no ringue.

Ao final do combate, Benoit, Chris Jericho, Kurt Angle, John Cena e Rob Van Dam tentaram em conjunto eliminar Big Show. Contudo, Big Show continuava eliminar um por um os seus adversários até ficar somente ele e Benoit. Que restaram como os dois últimos lutadores. Big Show tentou um press-slam em Benoit por cima da corda superior mas Benoit contra-atacou com um standing guillotine choke, lançando Big Show por cima da corda superior e alcançando assim sua vitória.

O PPV no ano de 2005, teve grandes combates, para começar, em uma singles match, Edge venceu Shawn Michaels. Em uma casket match, The Undertaker derrotou Heidenreich. Nas lutas por títulos, inicialmente tivemos uma Triple Threat Match pelo WWE Championship, onde JBL venceu Big Show e Kurt Angle e reteve o cinturão. Pelo World Heavyweight Championship, Triple H venceu o ex-membro da Evolution Randy Orton para manter o cinturão.

Na Royal Rumble Match, tivemos inicialmente para as entradas de Eddie Guerrero e Chris Benoit. Cabe destacar neste combate, que Shawn Michaels fez um Sweet Chin Music em Kurt Angle, eliminando-o. Mais tarde, Angle regressou ao ringue e lançou Michaels por cima das cordas. Após isto, Angle atacou HBK, lançando-o contra as escadas do ringue e fazendo o Ankle Lock. No final do combate tivemos como os dois últimos lutadores, John Cena e Batista. Ao final do combate, Batista tentou atingir Cena com um Batista Bomb mas foi contra-atacado com um headscissors takedown por Cena, fazendo-os sair do ringue por cima da corda superior e tocarem no chão ao mesmo tempo. Enquanto os árbitros tinham uma decisão dividida, onde cada árbitro decretava um vencedor, Vince McMahon apareceu e determinou o recomeço do combate. Após o recomeço, Batista lançou Cena por cima da corda superior após um Spinebuster e venceu a Royal Rumble Match.

No ano de 2006 na Royal Rumble Match,tivemos uma grande emoção logo em seu início, quando Rey Mysterio entrou como segundo participante, entrando com o lowrider de Eddie Guerrero, a quem Mysterio dedicava este combate, antes dele quem havia entrado era Triple H. Durante o combate,  Shane McMahon, que não estava na luta, entrou no ringue e eliminou Shawn Michaels após ester ser distraído por Mr. McMahon. Randy Orton foi o lutador de número 30 a entrar no combate e ficou com Mysterio como os lutadores ao final do combate. Rey Mysterio reverteu a tentativa de Orton de lançá-lo para fora do ringue com um Head Scissors Takedown por cima da corda superior para ganhar o Royal Rumble.

Após a Royal Rumble Match, tivemos as lutas pelos títulos principais da WWE. Pelo WWE Championship, John Cena venceu Edge para vencer pela segunda vez o WWE Championship. E no main event, tivemos o combate em que Kurt Angle venceu Mark Henry e manteve o World Heavyweight Championship. Após a luta, quem reapareceu foi Undertaker, que atingiu o ringue com um relâmpago.

angle.jpg

Em 2007, destaco as lutas pelos três principais títulos da WWE. Começando pela Singles match onde o ECW World Champion Bobby Lashley venceu Test por countout. Na luta pelo World Heavyweight Championship, Batista venceu Mr. Kennedy e reteve seu título. Na luta pelo WWE Championship, tivemos uma Last Man Standing match, entre o WWE Champion John Cena e Umaga e Cena saiu como vencedor em um grande combate.

No main event, tivemos mais uma vez a Royal Rumble Match, este é um dos meus combates preferidos nesta modalidade. Os dois primeiros lutadores no combate foram Ric Flair e Finlay. Nesta combate cabe ressaltar que Kane durante a luta eliminou King Booker, porém revoltou-se com sua eliminação, retornou ao ringue e eliminou Kane, continuando a atacá-lo fora do ringue. Outro momento de destaque do combate foi a eliminação de Viscera por 8 lutadores, sendo estes, Chris Benoit, CM Puk, Edge, Hardcore Holly, Johnny Nitro, Kevin Thorn, Rob Van Dam e Shelton Benjamin.

Pela primeira vez na história, o Royal Rumble Match foi vencida pelo participante de número 30. The Undertaker entrou e conseguiu eliminar a The Great Khali, que estava eliminando a diversos lutadores. Taker, alcançou sua primeira partida vitória no Royal Rumble Match, após eliminar Shawn Michaels.

No PPV em 2008, tivemos o combate em que Ric Flair derrotou MVP em uma Career Threatening match. Nas lutas por títulos, em uma singles match for the World Heavyweight Championship, o campeão Edge, acompanhado por Vickie Guerrero, Curt Hawkins e Zack Ryder venceu Rey Mysterio. na luta pelo WWE Championship, o campeão Randy Orton venceu o Intercontinental Champion Jeff Hardy e reteve seu cinturão.

No main event, tivemos um grande combate, que se iniciou com os finalistas do ano anterior na Royal Rumble Match, Undertaker e Shawn Michaels. Durante o combate Shawn Michaels eliminou Undertaker, mas foi eliminado em seguida por Mr. Kennedy. Um momento muito legal do combate, foi a presença no combate das lendas Jimmy Snuka e Roddy Piper, que acabaram sendo eliminados por Kane.

Os dois últimos lutadores a entrarem no ringue, foram Triple H e John Cena e também foram os dois últimos a permanecerem no ringue. Em um dos maiores choques na história da WWE, John Cena retornou para surpresa geral, após ter sofrido uma lesão e estar afastado a quatro meses. Cena venceu o Royal Rumble Match em um Madison Square Garden que entrou em delírio.

No ano de 2009, tirando a Royal Rumble Match, todos os combates, foram por títulos. Destes destaco a Singles match pelo ECW Championship, onde o campeão Jack Swagger venceu Matt Hardy. Pelo World Heavyweight Championship, John Cena venceu JBL, que neste período estava acompanhado por Shawn Michaels, para reter seu cinturão.  Na luta pelo WWE Championship, tivemos uma no Disqualification match, onde Matt Hardy interferiu no combate, traindo seu irmão Jeff e permitiu que Edge se tornasse o novo WWE Champion.

No main event, na Royal Rumble match, tivemos mais um grande combate, onde inicialmente tivemos a presença de Rey Mysterio e John Morrison, como os dois primeiros lutadores. Neste ano tivemos a quebra de recorde por Santino Marella, que ficou por apenas um segundo e tornou-se o lutador a menos tempo em um Royal Rumble match, ao ser eliminado por Kane.Próximo ao final do combate, após Big Show ser elminado por Randy Orton, Show acabou eliminando Undertaker, mesmo já estando fora do combate.

Como os últimos lutadores no ringue, tivemos os três membros da Legacy, Randy Orton, Cody Rhodes e Ted DiBiase e também Triple H. The Game conseguiu eliminar primeiro DiBiase e depois Rhodes, mas acabou sendo eliminado por Orton, que desta forma sagrou-se vencedor da Royal Rumble Match.

Em 2010, mais uma vez tivemos somente combates por títulos, exceto a Royal Rumble Match. Na Singles match pelo ECW Championship, Christian defendeu com sucesso seu cinturão e derrotou Ezekiel Jackson. O United States Champion The Miz venceu MPV e manteve seu título.Pelo WWE Championship,  Sheamus venceu Randy Orton por desqualificação e reteve o WWE Championship, pois Orton foi desqualificado quando Cody Rhodes interferiu atacando Sheamus. Em outro combate da noite, o World Heavyweight Champion The Undertaker venceu Rey Mysterio.

Na Royal Rumble match deste ano, tivemos como primeiros lutadores no ringue, Dolph Ziggler e Evan Bourne. Neste combate, Beth Phoenix participou e foi a segunda mulher a entrar em um Royal Rumble e eliminou Great Khali. Também nesta edição, Shawn Michaels quebrou o recorde de maior número de eliminações acumuladas no Royal Rumble, chegando a 41 eliminações em 15 anos de participações. Ao final do combate, tivemos como dois últimos lutadores a permanecer no ringue, John Cena e Edge, que retornara após uma ausência de sete meses devido a lesão, ao seu final Edge conseguiu elminar Cena e venceu a Royal Rumble Match.

No ano passado, destaco os combates em que na Singles match pelo World Heavyweight Championship, onde o campeão Edge estava proibido de utilizar o spear, venceu  Dolph Ziggler que estava com Vickie Guerrero. Outro bom combate foi a luta pelo WWE Championship, onde The Miz acompanhado por Alex Riley, venceu Randy Orton e manteve seu título.

Na maior Royal Rumble Match na história, onde tivemos um combate com 40 lutadores, o combate iniciou-se com CM Punk e Daniel Bryan. Neste ano tivemos os retornos a WWE de Booker T e de Diesel. Como histórico lutador de número 40 neste combate, tivemos a entrada de Kane, que entrou e eliminou apenas Ezekiel Jackson. Como últimos lutadores tivemos no ringue Randy Orton, Santino Marella e Alberto Del Rio. Del Rio ao eliminar Orton, pensou que tivesse vencido oe chegou a ser declarado vencedor, mas Santino Marella ainda não tinha sido realmente eliminado. Retornou ao combate e atacou Alberto Del Rio, porém sem sucesso. Del Rio eliminou Santino e Alberto Del Rio continuou seu caminho para seu destino.

Para este ano temos grandes expectativas, mas isto ficará para a crônica da próxima semana, que retratará sobre as minhas opiniões sobre o PPV deste ano. Espero que tenhamos grandes combates  este ano no PPV. Para encerrar, coloco a disposição os links dos combates Royal Rumble match, dos últimos 12 anos. Peço desculpas por não ter localizado os combates dos anos de 2008 e 2010 em links únicos, mas estão completos em seis e três links respectivamente. Desejo uma ótima semana a todos e até a próxima semana.

Royal Rumble Match 2000: http://www.youtube.com/watch?v=Lhs21P3VfCo
Royal Rumble Match 2001: http://www.youtube.com/watch?v=t4HNaTvJSII
Royal Rumble Match 2002: http://www.youtube.com/watch?v=3zPoSbyaH_o
Royal Rumble Match 2003: http://www.youtube.com/watch?v=MHu6-U1RO_Y
Royal Rumble Match 2004: http://www.youtube.com/watch?v=_kOurQjfO_M
Royal Rumble Match 2005: http://www.youtube.com/watch?v=nFsLDXrvQGw
Royal Rumble Match 2006: http://www.youtube.com/watch?v=y9qFnM4JCzI
Royal Rumble Match 2007: http://www.youtube.com/watch?v=axSlJRLeE7k

Royal Rumble Match 2008:
Parte 1 http://www.dailymotion.com/video/x47fmi_royal-rumble-2008-royal-rumble-matc_sport
Parte 2: http://www.dailymotion.com/video/x47ggx_royal-rumble-2008-royal-rumble-matc_sport
Parte 3: http://www.dailymotion.com/video/x47jh4_royal-rumble-2008-royal-rumble-matc_sport
Parte 4: http://www.dailymotion.com/video/x47l3r_royal-rumble-2008-royal-rumble-matc_sport
Parte 5: http://www.dailymotion.com/video/x47mah_royal-rumble-2008-royal-rumble-matc_sport
Parte 6: http://www.dailymotion.com/video/x47sdj_royal-rumble-2008-royal-rumble-matc_sport

Royal Rumble Match 2009: http://www.youtube.com/watch?v=VxFIMmG_XEc

Royal Rumble Match 2010:
Parte 1 http://www.dailymotion.com/video/xc35a0_royal-rumble-2010-match-part-1_sport
Parte 2: http://www.dailymotion.com/video/xc3967_royal-rumble-2010-match-part-2_sport
Parte 3: http://www.dailymotion.com/video/xc398u_royal-rumble-2010-match-part-3_sport

Royal Rumble Match 2011: http://www.youtube.com/watch?v=PNCs5qNVOfY

Sobre o Autor

- Autor da Coluna Visão Brasileira e da pesquisa dos combates em listas elaboradas pela WWE. Um grande fã da WWE, desde os anos 90. Geógrafo de formação, um riograndino, que vive em Porto Alegre.

6 Comentários

  1. Master of Chaos - há 5 anos

    Bom artigo, será dividido em quantas partes?

    • Nem o leste de certeza…

      • Master of Chaos - há 5 anos

        Claro que li, e se não sabes, eu não havia lido que esta é a parte 2, achei que fosse a 1 por isso perguntei, confundi a 1 e a 2.
        Agora que prestei atenção que vc me falou.

  2. Tobias - há 5 anos

    Se vc nao percebeu tamos em 2012 e o artigo ja descreveu os RRs ate 2011

    • Master of Chaos - há 5 anos

      Eu li é lógico se não eu diria: “Mal artigo” eu não percebi que eu me enganei achei que era a parte 1.

  3. Frederico_WWE - há 5 anos

    Bom artigo quando chegamos há noite do Royal Rumble é dos PPV’s mais aguardados da wrestling de todo o ano.

Comentar

Login com Facebook

Editar avatar »

Notificações por email:

Wrestling.PT © 2006-2016 / Política de Privacidade / Disclaimer / Sobre Nós / Contactos / RSS Feed / Desenvolvido por Luís Salvador