Visão Brasileira #39 – História do Elimination Chamber

Pessoal chegamos a mais uma semana, estamos rumo ao Wrestlemania, mas antes disso teremos ainda o PPV Elimination Chamber, que todos temos grandes expectativas, pois nos mostrará os combates que serão formados para o grande PPV do ano. Como estamos prestes a ter mais dois combates no formato Elimination Chamber, na crônica desta semana farei o histórico de todos os combates no formato Elimination Chamber.

Em relação ao formato de PPV, este evento surgiu em fevereiro de 2010, substituindo o No Way Out. Mas como seu histórico é muito recente, achei melhor refazer o histórico dos combates EC, do que o histórico do PPV. Sobre esta modalidade de luta, a Elimination Chamber é uma gigantesca estrutura de aço, que fica em torno do ringue, que possui quatro cabines, onde ficam dentro de cada uma dessas cabines, um lutador.Participam desta modalidade de combate, seis lutadores, onde dois iniciam o combate no ringue e os outros quatro lutadores ficam dentro de cada um dos compartimentos no interior e são liberados após intervalos de cinco minutos. As entradas são feitas de forma aleatória entrando um de cada vez.

O objetivo é eliminar cada adversário seja por pinfall ou submissão. O vencedor é o último a ficar no ringue, após todos os outros lutadores serem eliminados. Até hoje apenas 21 lutadores participaram na jaula com 16 metros de altura, e de 10 toneladas. Composta de dois quilômetros de grades de aço. Ajaula foi Idealizada pelo ex-Raw General Manager Eric Bischoff.

A primeira Elimination Chamber, ocorreu no PPV Survivor Series e ocorreu em 17 de Novembro de 2002 no Madison Square Garden em Nova Iorque. Neste primeiro combate, foi pelo World Heavyweight Championship da Raw, onde o campeão de momento era Triple H. Triple H iniciou o combate, contra Rob Van Dam e nas câmaras de eliminação encontravam-se Chris Jericho, Booker T, Kane e Shawn Michaels.

O primeiro lutador a sair de sua cabine foi Chris Jericho, depois quem entrou foi Booker T, que acabou eliminando Rob Van Dam. Kane foi o quinto a entrar no combate e o sexto e entrar no combate foi Shawn Michaels. Jericho acabou eliminando tanto Booker T, que havia sofrido um chokeslam de Kane, quanto Kane, que foi eliminado após uma sequência de um Sweet Chin Music de Michaels, o Pedigree por Triple H, e o Lionsault por Jericho. Depois Jericho acabou sendo eliminado por Shawn Michaels. Portanto para o final do combate, restaram o WHC Triple H e HBK. Após um Sweet Chin Music, Michaels alcançou a vitória e tornou-se Campeão.

Link do Combate:

A segunda Elmination Chamber Match, ocorreu no SummerSlam em agosto de 2003. O combate mais uma vez era pelo World Heavyweight Championship da Raw e novamente o campeão era Triple H. Desta vez os lutadores que iniciaram o combate foram Chris Jericho e o vencedor da primeira Elimination Chamber Match, Shawn Michaels. Além de Triple H encontravam-se nas cabines, Randy Orton, Kevin Nash e Goldberg.

Randy Orton foi o primeiro lutador a sair da cabine, depois quem entrou no combate foi Kevin Nash e depois o campeão Triple H. Após isso tivemos a eliminação de Kevin Nash por Jericho. E o último a entrar foi Goldberg, que eliminou respectivamente Orton, Shawn Michaels e Chris Jericho, restando apenas no ringue Goldberg e Triple H. No final do combate, Triple H atingiu com a Sledgehammer a nuca de Goldberg e alcançou a vitória e assim reteve seu cinturão de World Heavyweight Champion.

Link do Combate:

Voltamos a ter um combate no formato Elimination Chamber, apenas em 2005, no PPV New Year’s Revolution, onde mais uma vez era pelo World Heavyweight Championship da Raw, porém desta vez o cinturão estava vago devido a uma polêmica após uma Triple Threat entre Triple H, Edge e Chris Benoitna Raw no mês anterior. Para este combate também teríamos uma presença especial, onde tivemos  Shawn Michaels como árbitro especial.

Começaram este combate no ringue, Chris Jericho e Chris Benoit. Depois tivemos a entrada de Triple H, Edge, Randy Orton, respectivamente. Após tivemos Edge como primeiro eliminado, após discutir com HBK e levar um Sweet Chin Music do árbitro e ser eliminado por Jericho.

O último a entrar foi Batista, que elminou Jericho e Benoit. Mas mesmo protegendo Triple H, Batista acabou sendo eliminado por Randy Orton. Restando apenas Triple H e Orton, The Game alcançou a vitória após um Clothesline de Batista e Pedigree de Triple H, que alcançou a vitória e tornou-se World Heavyweight Champion.

Link do Combate: http://www.dailymotion.com/video/xncsym_wwe-new-year-s-revolution-05-hhh-vs-batista-vs-randy-orton-vs-edge-vs-chris-benoit-vs-chris-jericho_sport

No ano de 2006, tivemos por duas vezes a Elmination Chamber, em PPVs distintos. O primeiro combate ocorreu novamente no PPV New Year’s Revolution, desta vez pelo WWE Championship da Raw, onde o campeão era John Cena. John Cena Iniciou o combate, juntamente com Shawn Michaels. Entraram depois pela ordem Carlito, Kurt Angle, e Chris Masters. Após tivemos a eliminação de Kurt Angle por Shawn Michaels.

Após tivemos a entrada do último lutador, que era Kane, mas Kane acabou sendo eliminado por Carlito e Chris Masters. E Carlito ainda eliminou Shawn Michaels e Chris Masters. Ao final do combate, ficaram John Cena e Carlito e o WWE Champion Cena alcançou a vitória e reteve seu cinturão por instantes. Pois para surpresa geral, quem surgiu foi Edge, com a mala e fez o primeiro cash-in na história e assim tornou-se o novo WWE Champion.

Link do Combate: http://www.dailymotion.com/video/xmu0zc_john-cena-vs-kane-vs-carlito-shawn-michaels-vs-kurt-angle-vs-chris-masters-cash-edge-new-year-s-revo_sport

A segunda vez que ocorreu a Elimination Chamber, foi no PPV December to Dismember, e pela primeira vez a Elmination Chamber não era da Raw e sim da ECW. Para ter um adicional, armas foram adicionadas nas cabines da câmara para ser utilizados pelos lutadores. Portanto este combate foi uma Extreme Elimination Chamber pelo ECW Championshiponde o campeão era Big Show.

Iniciaram o combate, Hardcore Holly e Rob Van Dam. O primeiro lutador a deixar uma cabine, foi CM Punk, que pegou como objeto uma cadeira de aço. O segundo a entrar foi  Test, com um pé-de-cabra. Depois Rob Van Dam eliminou CM Punk, e Test eliminou Hardcore Holly e Rob Van Dam respectivamente.

O terceiro a entrar foi Bobby Lashley, que tinha uma mesa e elminou Test. Com isso o último a entrar foi o ECW Champion Big Show, que tinha em sua cabine um bastão de beisebol com arame enfarpado. Ao final do combate, Lashley alcançou a vitória após um spear e assim tornou-se o novo ECW Champion.

Links do Combate:

2006 – December to Dismember
Parte 1 – http://www.dailymotion.com/video/x55nln_ecw-extreme-elimination-chamber-200_sport
Parte 2 – http://www.dailymotion.com/video/x55ns9_ecw-extreme-elimination-chamber-200_sport

Os próximos dois combates no formato Elimination Chamber, ocorreram no PPV No Way Out em 2008. Neste ano pela primeira vez, o combate não tinha nenhum título em jogo, mas sim um lugar na luta pelos títulos no Wrestlemania XXIV.

Na primeira luta que era da Smackdown/ECW, o que tinhamos em jogo era um lugar pelo combate do World Heavyweight Championship, que neste momento era de Edge. Tivemos dois grandes lutadores iniciando o combate, The Undertaker e Batista. O primeiro a deixar uma das cabines, foi Big Daddy V, e depois foi The Great Khali a deixar sua cabine. Após Batista eliminou Big Daddy V, e tivemos a entrada de Finlay e depois Undertaker eliminou The Great Khali.

Tivemos entrando como último lutador MVP, que foi eliminado por Finlay, que no decorrer do combate, foi eliminado por Undertaker, restram apenas de Deadman e Batista e vitória foi para Taker, após um Tombstone piledriver. Com a vitória Undertaker assegurou um lugar no Wrestlemania e o direito de disputar o World Heavyweight Championship.

Links do Combate:

ECW/Smackdown Elimination Chamber
Parte 1 – http://www.dailymotion.com/video/x4mtl2_no-way-out-2008-par1_news
Parte 2 – http://www.dailymotion.com/video/x4mudc_no-way-out-2008-par2_news
Parte 3 – http://www.dailymotion.com/video/x4muns_no-way-out-2008-par3_news

No outro combate da noite na Raw Elimination Chamber, o que estava em disputa era um combate pelo WWE Champion na Wrestlemania, onde o campeão naquele momento era Randy Orton. Tivemos um combate iniciou com Shawn Michaels e Chris Jericho. O primeiro lutador a deixar a cabine foi Umaga, e logo foi segundo de JBL. A terceira entrada foi de Triple H, depois tivemos a eliminação de JBL.

Jeff Hardy foi o último a entrar e com cinco lutadores no ringue, Jericho prontificou-se a eliminar Umaga, mas depois foi eliminado por Hardy. Depois Triple H eliminou Shawn Michaels, restando apenas The Game e Jeff Hardy, e mais uma vez Triple H alcançou a vitória, após aplicar em Hardy um Pedigree numa cadeira e assim alcançar um lugar na Wrestlemania no combate pelo WWE Championship.

Links do Combate:

Raw Elimination Chamber
Parte 1 – http://www.dailymotion.com/video/x4f82h_raw-elimination-chamber-part-1_sport
Parte 2 – http://www.dailymotion.com/video/x4f991_raw-elimination-chamber-part-2_sport
Parte 3 – http://www.dailymotion.com/video/x4f9j0_raw-elimination-chamber-part-3_sport

Em 2009, mais uma vez tivemos os dois combates da Elimination Chamber no PPV No Way Out, desta vez, novamente com os cinturões em jogo, tanto o WWE Champion, quanto o World Heavyweight Champion. No primeiro combate da noite, pelo WWE Champion, onde o campeão era Edge, o combate iniciou-se com o próprio Edge e Jeff Hardy. Para surpresa geral, após um small package, Jeff conseguiu eliminar o campeão.

O primeiro lutador a deixar uma das cabines, foi Vladimir Kozlov, e o segundo Big Show e mais adiante saíram Triple H e Undertaker. Após a entrada de Taker, seguiram-se as eliminações de Kozlov, por Undertaker, Big Show por Triple H e Jeff por Undertaker. Com The Game e The Deadman no ringue, tivemos um garnde final de combate, onde mais uma vez tivemos a vitória de Triple H, sendo sua quarta vitória na Chamber, sagrando-se assim o maior vencedor deste tipo de combate.

Links do Combate:

Parte 1 – http://www.myvideo.de/watch/6084498/WWE_No_Way_Out_2009_Smackdown_Elimination_Chamber_Part_2_5
Parte 2 – http://www.myvideo.de/watch/6084681/WWE_No_Way_Out_2009_Smackdown_Elimination_Chamber_Part_3_5
Parte 3 – http://www.myvideo.de/watch/6084834/WWE_No_Way_Out_2009_Smackdown_Elimination_Chamber_Part_4_5
Parte 4 – http://www.myvideo.de/watch/6085018/WWE_No_Way_Out_2009_Smackdown_Elimination_Chamber_Part_5_5

No segundo combate da noite, estava em jogo o World Heavyweight Championship, que tinha como campeão, John Cena, neste combate, no momento em que Kofi Kingston realizava sua entrada, foi brutalmente atacado por Edge, que no primeiro combate na Chamber, havia sido derrotado rapidamente e assim ele acabou assumindo o lugar de Kofi no combate. Os dois primeiros lutadores no ringue foram Rey Mysterio e Chris Jericho.

O primeiro lutador a deixar sua cabine, foi Kane e o segundo Mike Knox, e na sequência Kane foi eliminado por Mysterio e Knox foi eliminado por Jericho. Depois tivemos a entrada de Edge e por último do World Heavyweight Champion John Cena. Cena acabou sendo pinado por Edge. Mysterio elminou Jericho, restando apenas Mysterio e Edge no combate. Após um spear, Edge alcançou a vitória e assim tornou-se o novo World Heavyweight Champion.

Links do Combate:

Parte 1 – http://www.myvideo.de/watch/6085171/WWE_No_Way_Out_2009_RAW_Elimination_Chamber_Part_1_4
Parte 2 – http://www.myvideo.de/watch/6085314/WWE_No_Way_Out_2009_RAW_Elimination_Chamber_Part_2_4
Parte 3 – http://www.myvideo.de/watch/6085462/WWE_No_Way_Out_2009_RAW_Elimination_Chamber_Part_3_4
Parte 4 – http://www.myvideo.de/watch/6085614/WWE_No_Way_Out_2009_RAW_Elimination_Chamber_Part_4_4

Em 2010, pela primeira vez tivemos o PPV Elimination Chamber, formato o qual permanece até hoje, e tivemos mais uma vez dois combates no formato EC. O primeiro foi uma Elimination Chamber match pelo WWE Championship, onde o campeão era Sheamus. O combate iniciou-se com Kofi Kingston e o WWE Champion Sheamus.

O primeiro lutador a deixar uma cabine, foi Triple H, seguido de Randy Orton, depois Ted DiBiase e pelo último a sair que foi John Cena. O primeiro a ser elminado foi Randy Orton, que foi eliminado por Ted DiBiase, depois foi o próprio DiBiase que saiu pinado por Kofi Kingston e este foi eliminado por Sheamus.

O WWE Champion, acabou sendo eliminado por Triple H e restaram apenas The Game e John Cena, e a vitória acabou sendo de Cena, que fez Triple H desistir, após um STF, assim Cena venceu e tornou-se WWE Champion mais uma vez na Elimination Chamber, mas novamente apenas por instantes. Pois quem surgiu após o combate, foi Vince McMahon que disse que Cena somente iria para o WrestleMania XXIV após defender o título contra Batista imediatamente. Batista entrou e fez o pin após uma Batista Bomb para se tornar o novo WWE Champion.

Links do Combate (falta uma parte):

Parte 1 – http://www.youtube.com/watch?v=M5ys0bWc988
Parte 2 – http://www.youtube.com/watch?v=ukH9Ye-5i9w
Parte 3 – http://www.dailymotion.com/video/xcbm97_elimination-chamber-2010-raw_animals

No combate pelo World Heavyweight Championship, o campeão de momento era The Undertaker. Começaram o combate, CM Punk e R-Truth, que foi rapidamente eliminado por Punk. O primeiro lutador e deixar sua cabine foi Rey Mysterio, que eliminou Punk. Após tivemos as entradas de Chris Jericho, John Morrison que eliminou Rey Mysterio.

Por último tivemos a entrada de The Undertaker, eliminação de John Morrison, que Taker eliminou. Restaram apenas Chris Jericho e Undertaker, quando todos esperavam uma vitória do Deadman, quem surgiu foi Shawn Michaels, que queria sua revanche contra Taker, que havia sido rejeitada, então Michaels aplicou o  Sweet Chin Music, o que permitiu que Jericho fizesse o pin e alcançasse a vitória para se tornar o novo World Heavyweight Champion.

Links do Combate (falta uma parte):

Parte 1 – http://www.youtube.com/watch?v=-0FZC9gAQGI&feature=related
Parte 2 – http://www.youtube.com/watch?v=fdJ5fG5lh-o&feature=related
Parte 3 – http://www.youtube.com/watch?v=lFLBqncdSW4&feature=related

No ano passado, mais uma vez no PPV Elimination Chamber, dois combates novamente, porém desta vez sendo um por título, e o outro por um lugar no combate ao título no Wrestlemania. O primeiro combate foi o que estava em jogo o World Heavyweight Championship, onde o campeão de momento era Edge. O próprio Edge e Rey Mysterio foram os lutadores que iniciaram este combate.

Após tivemos as entradas de todos os outros lutadores do combate, que foram respectivamente, Wade Barrett, Kane, Drew McIntyre e Big Show, sem termos nenhuma eliminação. Show acabou eliminando Wade Barrett e depois foi eliminado por Kane, que também eliminou Drew. McIntyre. Kane acabou sendo pinado por Edge. Assim restaram ao final do combate Edge e Mysterio. Após um spear, Edge alcançou a vitória e assim reteve seu cinturão.

Links do Combate:

Parte 1 – http://www.dailymotion.com/video/k3J0x2Nk3xRBPm1WJeB
Parte 2 – http://www.dailymotion.com/video/k4bbPTrDwqljDz1WJeD
Parte 3 – http://www.dailymotion.com/video/k5nRGY9GfSP7oF1WJn9

Na luta por um lugar no Wrestlemania, pelo combate do WWE Championship, contra o campeão The Miz, tivemos a elimination chamber da Raw, que definiria quem seria seu adversário. Os primeiros lutadores a estarem neste combate, foram Sheamus e John Morrison. Depois tivemos as entradas de Randy Orton, CM Punk, John Cena e como último a entrar no ringue, de R-Truth.

Truth acabou sendo o primeiro eliminado do combate, por Sheamus. Na sequência Orton foi eliminado por CM Punk e Sheamus por Morrison, este acabou sendo eliminado por Punk, restando assim apenas CM Punk e John Cena. Com um grande combate, ao seu final,  vimos Cena alcançar a vitória, após Após um Attitude Adjustment, sendo assim ele seria o adversário de The Miz no WrestleMania XXVII.

Links do Combate:

Parte 1 – http://www.dailymotion.com/video/k4G9evRKKrPoXd1WJgQ
Parte 2 – http://www.dailymotion.com/video/k5L0cWBRVFObhV1WJjA

Assim chegamos ao final do histórico de todos os 13 combates que ocorreram até hoje no formato Elimination Chamber. O maior vencedor é Triple H com quatro vitórias, seguido de John Cena com três, e Edge com duas, mas nenhum destes lutadores estará presente nos combates deste ano. O único que já foi vencedor deste tipo de combate, que estará presente no combate Elimination Chamber, será Chris Jericho.

Mas sobre os combates do PPV deste ano, deixarei para discutir na crônica da próxima semana. Sempre fui admirador dos combates no formato EC, pois sempre temos grandes combates, com finais muitas vezes surpreendentes, estou muito ansioso por este PPV. Para finalizar, desejo uma excelente semana a todos nós e até a semana que vem, com as expectativas para o PPV Elimination Chamber.

Sobre o Autor

- Autor da Coluna Visão Brasileira e da pesquisa dos combates em listas elaboradas pela WWE. Um grande fã da WWE, desde os anos 90. Geógrafo de formação, um riograndino, que vive em Porto Alegre.

10 Comentários

  1. Master of Chaos - há 5 anos

    O eterno fenômeno Undertaker venceu Batista, mas Edge venceu 3 vezes.
    Ótimo artigo, muito bem explicado.
    Triple H tabém foi ótimo em EC.

  2. Triple H tem uma grande história na Elimination Chamber. Nos três primeiros combates do genero esteve sempre a lutar pelo Título Mundial e em todas carregou o título. Na 1ª entrou como campeão, na 2ª entrou e saiu como campeão e na 3ª saiu campeão, curioso, sem falar que mais para a frente viria a participar em mais Chambers.

    Contas muito bem a história deste evento ^^

  3. R-Lucas - há 5 anos

    Torço pra q este ano R-Truth Não seja mais uma vez o primeiro a ser eliminado

  4. Frederico_WWE - há 5 anos

    Parabéns este artigo está fabuloso!
    E ainda bem que o Elimination Chamber ainda se mantém nos dias de hoje!

  5. WWE Universe - há 5 anos

    Triple H que era o master da Chamber desitiu contra John Cena!!

  6. Foto de perfil de Facebook

    Flavio Bruniera - há 5 anos

    Podiam Cena e Kane “invadir” a chamber, hehe…
    Essa rivalidade dentro da “gaiola” ficaria muito mais interessante!

    • Frederico_WWE - há 5 anos

      Mas melhor que dentro da gaiola será na ambulância caro amigo Flávio.
      E realmente como dizes Ambulance Match é muito pouco PG.

      • Foto de perfil de Facebook

        Flavio Bruniera - há 5 anos

        É, alguma coisa teriam que fazer.
        Pra alguém sair de ambulância, tem que estar lesionado.
        Tomara que tenhamos ações pelo menos um pouco mais stiff…

  7. Joao Marcos - há 5 anos

    Este é um dos meus PPV’S favoritos! Ainda me lembro da EC de 2006, quando o Edge deu a sua mala e conquistou o WWE Champion. Na altura via o Edge com a mala, mas não sabia para que servia, por isso fiquei mesmo atoa a olhar para aquilo LOL. Nesta EC quem deve vencer é o CM Punk. Acho que este, vai até a Wrestlemania com o WWE Champion

  8. TheGreatWhiteDiowzer - há 5 anos

    tomara q o cena fike mau e fike um ano fora xD

Comentar

Login com Facebook

Editar avatar »

Notificações por email:

Wrestling.PT © 2006-2016 / Política de Privacidade / Disclaimer / Sobre Nós / Contactos / RSS Feed / Desenvolvido por Luís Salvador